Ionizador de ar para apartamentos e casas: finalidade e princípio de funcionamento + cinco modelos populares

Os íons carregados negativamente foram chamados de vitaminas elétricas pelo cientista russo A.L. Chizhevsky no início do século passado. De acordo com sua pesquisa, essas partículas não são menos benéficas para o corpo do que as vitaminas A, B e C usuais.

Vamos dar uma olhada mais de perto no que é um ionizador de ar para um apartamento ou casa e para que ele é necessário. Estaremos também atentos às suas principais vantagens e desvantagens, consideraremos os critérios de seleção e o TOP 5 melhores ofertas do mercado.

Principais características do ionizador

Em 1967, surgiram os primeiros dispositivos industriais capazes de saturar gases e líquidos com grupos negativos de átomos. Posteriormente, foi desenvolvido um ionizador de ar, que hoje pode ser adquirido e instalado gratuitamente em qualquer ambiente. Para saber mais sobre os perigos e benefícios do ar ionizado, acesse esse link.

Se você ainda não sabe o que é um ionizador de ar doméstico e como escolhê-lo corretamente, sugerimos estudar detalhadamente esse assunto, começando pelo design do aparelho.

Como o dispositivo funciona e funciona?

Dependendo do princípio de operação e da estrutura interna, os ionizadores de ar são divididos em dois grandes grupos.Alguns trabalham com radiação ionizante (ultravioleta, isótopos radioativos), outros usam alta tensão com descarga corona.

Se estamos falando de um dispositivo para uso doméstico, estamos nos referindo a um representante do segundo grupo. O dispositivo produz descargas elétricas bastante poderosas, semelhantes a raios.

Todos os projetos de ionização do ar, independente do modelo, funcionam aproximadamente da mesma forma. Eles criam elétrons livres que são enviados para o espaço circundante, onde se ligam às moléculas de oxigênio.

O resultado dessa interação é o aparecimento de íons negativos.

Esquema de formação de íons
O princípio da formação de íons leves com sinais de mais e menos. Os elétrons são arrancados das moléculas devido à exposição à eletricidade atmosférica e a vários tipos de radiação

A corrente elétrica está envolvida na formação desses íons, por isso os dispositivos são equipados com fontes de corrente de alta tensão. A finalidade das fontes é fornecer descarga ou manter uma corrente constante nos elementos que criam a corrente elétrica.

Vamos dar uma olhada mais de perto em como isso acontece dentro do dispositivo. A descarga corona é formada nos eletrodos, eles são o principal elemento estrutural do produto.

Eletrodos Existem ionizadores de fio e agulha. Estes últimos agem com mais rapidez e eficiência. Estruturalmente, eles são colocados em um trilho do tipo “pente”.

Além dos eletrodos, os aparelhos são equipados com:

  • Alisador com filtro — a tensão fornecida aos eletrodos pode ser alternada ou constante; no primeiro caso, é equalizada.
  • Sistema de controle de diodo ou íon — fornece a criação e manutenção de tensão e corrente.
  • Dispositivos de proteção — automação, mecanismos de segurança do próprio ionizador e diversos elementos que garantem a segurança humana na utilização dos produtos.

Para que os íons se espalhem pela sala, dispositivos são integrados sopradores. Eles podem ser internos e externos.

Ionizador de ar ajustável
O ionizador pode proporcionar a regulação do fluxo de formação de partículas carregadas. Nesses dispositivos, a tensão nos eletrodos muda de acordo com a magnitude do campo elétrico ao redor

Os dispositivos são equipados adicionalmente com lâmpadas LED ou ultravioleta. Falamos mais sobre lâmpadas UV para uso doméstico em Este artigo.

Se houver opção de limpeza, filtros serão incluídos no projeto. Mas esses dispositivos são mais frequentemente chamados de purificadores com função de ionização.

Elementos fotocatalíticos, de malha, carbono e HEPA são usados ​​como filtros. Alguns dispositivos são equipados com um sistema multiestágio que utiliza diversos tipos de filtros.

Escopo de aplicação de ionizadores

Para que mais são necessários os ionizadores de ar além do uso na vida cotidiana e em instituições médicas? Esses dispositivos são integrados ao equipamento de cópia e fornecem carregamento sem contato de rolos fotográficos.

Ionizador dentro do ar condicionado
Ionizadores também são instalados em alguns modelos de ar condicionado. O bloco em si está localizado no interior; apenas as saídas da peça podem ser vistas do lado de fora

Minidispositivos que podem liberar partículas carregadas também são encontrados em teclados, secadores de cabelo e umidificadores. Às vezes, eles também desempenham uma função antiestática.

Prós e contras de usar

Se compararmos a concentração de íons carregados negativamente entre locais com melhor clima (montanhas, litoral, floresta) e o ambiente urbano, o número de partículas nos primeiros será 10-15 vezes maior.Dentro de casa, o desequilíbrio é causado por aparelhos elétricos que produzem átomos carregados positivamente.

Então, um ionizador de ar é útil ou prejudicial? Não existe uma resposta certa. Existem estudos científicos convincentes, mas também existe uma opinião sobre o efeito placebo do uso de tais dispositivos.

Os benefícios do uso incluem:

  • saturação de ar com íons em quantidades próximas aos parâmetros nas costas marítimas, nas florestas de coníferas e nas áreas montanhosas;
  • efeito benéfico no corpo — a imunidade e o desempenho aumentam, o bem-estar melhora, o metabolismo normaliza;
  • neutralização do impacto negativo de aparelhos elétricos — TVs, computadores;
  • eliminação de odores desagradáveis;
  • aumentando a eficácia da terapia no tratamento de doenças do aparelho respiratório - pneumonia, asma, bronquite.

Os ionizadores de ar trabalham em sanatórios e hospitais há muitos anos. Experimentos comprovam um efeito preventivo benéfico no corpo humano e um efeito no tratamento de doenças.

Ionizador de ar na sala
O aparelho é recomendado para uso por pessoas com problemas de saúde, idosos, famílias com crianças pequenas, que trabalham em computador e em espaços confinados

Mas antes de usar o dispositivo, você deve estudar cuidadosamente as recomendações do fabricante quanto ao funcionamento adequado. Caso contrário, os átomos libertados serão prejudiciais.

As principais desvantagens dos ionizadores:

  • Partículas sólidas do ar (poeira, fumaça, bactérias, pólen) são atraídas para os eletrodos positivos e depositam-se sobre eles. Esses objetos incluem paredes, pisos e móveis, que requerem limpeza úmida adicional frequente.
  • O aparecimento de um alto nível de eletricidade estática quando diferentes superfícies começam a “chocar”.O efeito ocorre com o uso prolongado e frequente do aparelho.
  • Se a sala estiver muito empoeirada, a pessoa inala poeira junto com íons, o que é prejudicial à saúde.
  • Não se pode fumar com o ionizador ligado - o alcatrão se acumula na garganta e pode desencadear um processo inflamatório na forma de faringite, laringite ou outras patologias.
  • Você não deve usar um ionizador durante um período agudo de doença com alta temperatura - a operação deste dispositivo pode agravar a condição.

Com base nos prós e contras do ionizador, é impossível dizer inequivocamente qual será o efeito de seu uso. Depende das características individuais de uma determinada pessoa.

Não deve instalar o dispositivo em ambientes onde vivam crianças menores de um ano, asmáticos com crises agudas ou pacientes com artrite reumatóide.

Asmáticos e alérgicos precisam de ar puro como nenhum outro. Portanto, um purificador de ar doméstico é mais adequado para eles do que um ionizador. Recomendamos que você se familiarize com os critérios de seleção purificador de ar para apartamentos para quem sofre de alergias.

Critérios para escolha de tecnologia

Depois de analisar todos os prós e contras, surge a pergunta - como escolher um ionizador? Os espaços residenciais são geralmente preenchidos com materiais macios e podem conter pêlos de animais, por isso a purificação do ar de alta qualidade é importante.

Tipo de dispositivo de ionização de ar

Existem dois tipos de ionizadores - unipolar E bipolar. Os primeiros são capazes de gerar exclusivamente íons com carga negativa. Eles são usados ​​principalmente em instituições médicas, mas não o tempo todo.

Os bipolares produzem partículas positivas e negativas na proporção necessária. Com a ajuda deles, o efeito do “ar da montanha” é alcançado.

Ionizador doméstico
Os ionizadores são divididos em passivos e ativos.No primeiro, as partículas produzidas se afastam de forma caótica e não muito longe do aparelho. Estes últimos são equipados com um ventilador embutido para “acelerar” os íons por toda a sala, mas esta ação produz ruído adicional

Principais parâmetros técnicos

Os indicadores essenciais ao escolher um ionizador são potência, desempenho e área coberta. Assim, quanto maior a potência, mais íons o dispositivo gera.

O desempenho do ionizador é expresso na concentração de íons de ar a uma certa distância do dispositivo. O valor mínimo para íons positivos é 400 unidades. por cm3, média - cerca de 1,5-2 mil, o máximo chega a 50 mil.

Para os negativos, o valor mínimo é definido entre 600 íons, a média é de 3 a 5 mil, o máximo coincide com os positivos.

Na hora de escolher, você também deve ficar atento à área de cobertura do aparelho, comparando-a com as dimensões da sala onde o ionizador irá funcionar.

Se você precisa de um dispositivo para quarto, cabeceira de berçário, um produto com curto alcance de ação é adequado. Basta fornecer um local para dormir com ar puro.

Ionizador para salas grandes
Uma casa grande precisa de um aparelho potente com área de cobertura de 100 m2. m. Esses dispositivos também operam através de paredes

Para ionizar um local de trabalho doméstico ou um cômodo onde a família passa mais tempo, basta um aparelho com parâmetros médios. Sua área de cobertura é de 15 a 25 metros quadrados. m.

Todos os indicadores de desempenho devem ser confirmados por certificados apropriados. Isso garante a segurança de uso do dispositivo.

Funcionalidade adicional de dispositivos

O ionizador pode ser combinado com outros equipamentos: umidificador ou purificador de ar, monitor de bebe. Os usuários observam a conveniência de tais dispositivos.

O dispositivo pode ser equipado com filtro - eletrostático ou HEPA. O primeiro cria um campo elétrico semelhante a um raio, que neutraliza o efeito dos íons pesados. Basta limpar ou enxaguar periodicamente.

O segundo - HEPA - filtra o ar com a mais alta qualidade e é considerado o purificador moderno mais eficaz, mas precisa ser trocado regularmente.

Ionizador com filtro HEPA
O custo do HEPA é baixo, mas encontrar o elemento na cadeia de varejo é problemático devido à constante mudança na gama de modelos pelos fabricantes

Verificando a funcionalidade usando métodos simples

Não há problemas com outros equipamentos - você liga e vê imediatamente se funciona ou não. É impossível determinar o que o ionizador faz depois de ser conectado e/ou apertar um botão: a maioria dos eletrodomésticos não faz barulho e não possui indicadores no painel.

Dispositivo para verificar o funcionamento do ionizador
Para testar o funcionamento do dispositivo, você pode criar um dispositivo simples a partir de um recipiente de vidro, uma bola condutora e duas pétalas de filme metalizado. Se as pétalas se afastarem, o ionizador está funcionando

Você pode verificar a funcionalidade do dispositivo sem um contador de íons de ar de outra maneira. Corte uma tira fina de papel, pegue um bastão de plástico, passe nos cabelos secos e tente levantar a tira com a ponta “eletrificada”.

Em seguida, mova o stick para a área de cobertura do dispositivo e tente levantar a tira novamente. Caso isso não aconteça, a carga é neutralizada e tudo funciona. Essas verificações podem ser utilizadas não apenas imediatamente após a compra do ionizador, mas também se ele cair no chão.

TOP 5 melhores ofertas do mercado

A classificação inclui dispositivos de marcas russas e estrangeiras com ótimo preço e qualidade. O custo dos dispositivos varia de 1,7 a 10 mil rublos. e depende do conjunto de funções e do país de origem.

Lugar #1 – Milldom M900 Premium

O dispositivo foi projetado e fabricado na Rússia, mas com componentes japoneses. Este ozonizador-ionizador é o análogo mais produtivo do mercado.

O aparelho é capaz de atender grandes áreas, o que é benéfico para proprietários de grandes espaços residenciais e comerciais. Milldom M900 Premium também pode ser usado como ozonizador para água, alimentos e itens de interior.

Características:

  1. Potência (W) - 10.
  2. Dimensões totais (mm) - 268x188x69,5.
  3. Volume atendido (m2) — 160.
  4. Peso (kg) - 0,94.
  5. Poder - rede.

O dispositivo está equipado com um temporizador de 5 a 30 minutos, o tempo até o desligamento é exibido no painel frontal. Você pode dar comandos ao ionizador por meio de sensores.

O dispositivo compacto não ocupa muito espaço e é conveniente para transporte em viagens. O recurso do ionizador foi projetado para 17 anos de serviço.

Localização #2 – Yantar-5M

Este ionizador de agulha foi fabricado na Yantar Research and Production Company, localizada em Kazan. Desde 1996, a empresa produz dispositivos, entrega na Europa, nos EUA e atende pedidos governamentais de empresas russas.

O dispositivo pode operar em três modos e pode ser configurado individualmente. A unidade de controle é o microprocessador ATMEL, que garante estabilidade e precisão de operação.

Características:

  1. Potência (W) - 3.
  2. Dimensões totais (mm) - 170x100x125.
  3. Volume atendido (m2) - até 20.
  4. Peso (kg) - 1,2.
  5. Poder - rede.

O dispositivo é feito com um design interessante a partir de materiais ecológicos - alumínio e pinho maciço. A caixa não emite substâncias nocivas e não é eletrificada.

Se um ionizador bipolar for usado em um escritório doméstico, ele deverá ser instalado a uma distância de 2 a 3 m do local de trabalho. Um dispositivo compensa a deficiência de íons aéreos em uma área de 15 a 20 metros quadrados. m.

Lugar #3 - AIC XJ-2100

O aparelho foi fabricado pela empresa italiana AIC, que possui diversos laboratórios de design e engenharia. Os produtos da marca passam por um nível de controle em 4 etapas e, por isso, recebem boas críticas dos consumidores pela sua confiabilidade.

O ionizador está equipado com um ventilador. O dispositivo pode ser instalado em um carro; as baterias e fitas adesivas necessárias estão incluídas.

Características:

  1. Potência (W) - 8.
  2. Dimensões totais (mm) - 350x220x126.
  3. Volume atendido (m2) — 25.
  4. Peso (kg) - 1,4.
  5. A fonte de alimentação é da rede elétrica e do acendedor de cigarros.

O modelo AIC XJ-2100 pode operar em dois modos. Em alto nível de potência ioniza o ar continuamente, em baixo nível de potência liga por um minuto e faz uma pausa de 3 minutos.

O aparelho está equipado com um bloco removível com placas metálicas de fácil manutenção. Eles precisam ser limpos periodicamente para remover a poeira acumulada.

Lugar #4 - AirTec XJ-110

O dispositivo é fabricado em Taiwan. Os equipamentos de climatização da marca pertencem à classe econômica e são multifuncionais.

O corpo vertical do dispositivo em miniatura possui apenas um elemento removível - o compartimento da bateria. O status operacional do dispositivo pode ser determinado pelo indicador LED no painel frontal.

Características:

  1. Potência (W) - 1,2.
  2. Dimensões totais (mm) - 132x73x140.
  3. Volume atendido (m2) — 15.
  4. Peso (kg) - 0,28.
  5. Alimentos – 6 (tipo “D”, 4 unid.).

O dispositivo pode ser usado em instalações residenciais e de escritório, pode ser instalado em armários, geladeiras e interiores de automóveis. Funciona quase silenciosamente e consome pouca energia.

Além da ionização do ar, o AirTec XJ-110 pode atrair poeira, destruir odores desagradáveis ​​e matar germes e bactérias.

Deve ser limpo periodicamente com pano macio úmido.O aumento do ruído durante a operação indica a necessidade dessa manutenção.

Assento #5 – iBaby Air A1

O produto foi criado pela empresa americana iBaby Labs. A marca é conhecida por seus desenvolvimentos únicos na área de gadgets “parentais” de alta tecnologia.

O dispositivo pode analisar o ar ao seu redor e ativar de forma independente a opção de ionização, se necessário. Conecta-se ao Wi-Fi, a climatização do berçário é controlada por meio de um aplicativo.

Características:

  1. Potência (W) - até 3.
  2. Dimensões totais (mm) - 127x152x152.
  3. Volume atendido (m2) — 5.
  4. Peso (kg) - 0,9.
  5. A fonte de alimentação é da rede.

Este ionizador é equipado com sistema de áudio bidirecional para monitoramento da criança, sensores de temperatura e umidade, podendo funcionar como luz noturna com opção de cores de iluminação.

O aparelho iBaby Air A1 orienta os pais sobre como melhorar o ar do ambiente, fornece um gráfico da evolução dos indicadores ao longo de um determinado período e um número ilimitado de usuários pode estar envolvido no monitoramento das condições climáticas.

Além dos produtos considerados, estão à venda dispositivos com parâmetros semelhantes e lâmpadas clássicas Chizhevsky, mas estas últimas são unipolares e não atendem aos requisitos SanPiN 2.2.4.1294-03. De acordo com a regulamentação, o dispositivo deve produzir íons de ambas as polaridades.

Dicas de uso

Para escolher a localização do dispositivo, lembre-se de que a poeira grudará nas superfícies próximas ao dispositivo. Paredes e tetos são mais difíceis de limpar do que uma mesa ou mesa de cabeceira. A melhor opção é ao lado da cama ou do local de trabalho.

Colocação correta do ionizador
Coloque o ionizador a uma distância de 2 a 4 metros do sistema respiratório. Pela primeira vez bastam 5 a 10 minutos de trabalho, recomenda-se aumentar o tempo gradativamente

Todos os anos é necessário desmontar o ionizador e limpar todas as peças. É melhor confiar este trabalho aos especialistas dos centros de serviço para não danificar os mecanismos.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Uma demonstração visual do processo de ionização do ar.

Algumas informações sobre como escolher ionizadores.

Entrevista com o cientista S. G. Bolotov sobre a ionização do ar.

Conhecendo o aparelho, princípio de funcionamento, tipos e modelos de ionizadores existentes no mercado, fica mais fácil escolher um aparelho para seu apartamento ou casa. Quer seja necessário ou não - a decisão é individual para cada um.

A julgar pelas avaliações, os doentes sentem uma melhora em seu estado, os usuários saudáveis ​​​​não notam nenhum efeito com o uso do produto.

Você está pensando em comprar um ionizador doméstico, mas ainda tem dúvidas sobre a conveniência de adquirir tal aparelho? Faça suas perguntas aos nossos especialistas e outros visitantes do site - os proprietários de ionizadores terão prazer em compartilhar com você sua experiência de uso pessoal do dispositivo.

Comentários dos visitantes
  1. Natália

    Levamos um ionizador Super Plus Turbo para o escritório. Uma coisa bastante compacta, até um bebê consegue descobrir os botões. Quando chegamos depois do fim de semana, porque as janelas estão fechadas em todos os lugares, o ar da sala fica tão bolorento que fica difícil respirar. Eu ligo, depois de um minuto posso respirar com facilidade e trabalhar com mais facilidade. A única coisa é que parece haver mais poeira. Tenho que limpar com mais frequência. Mas no geral, uma coisa boa.

  2. Hmm, existe (agora, talvez houvesse) um desejo de instalar um ionizador, mas depois de ler sobre suas desvantagens, provavelmente desistirei dessa ideia. Já temos um risco aumentado de várias doenças; não há necessidade de aumentá-lo ainda mais, a menos que seja absolutamente necessário.Eu nem conseguia pensar que tais dispositivos carregassem não apenas partículas úteis.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica