Como escolher uma chave de passagem: dispositivo e finalidade de vários tipos + marcações
Para controlar dispositivos de iluminação numa escada ou num longo corredor, o circuito habitual com um dispositivo “on/off” não é adequado. Para desligar a luz em tal situação, você terá que voltar ao único interruptor da sala. Não é muito conveniente, você não concorda?
Ao instalar um interruptor de passagem que permite controlar lâmpadas de dois locais, você aumentará significativamente o nível de conforto em sua casa ou escritório. Diremos como escolher o dispositivo certo e como instalá-lo corretamente. Nosso artigo discute opções de conexão populares.
O conteúdo do artigo:
Selecionando dispositivos: switches vs switches
Antes de ir a uma loja de iluminação para comprar os materiais necessários, primeiro você precisa entender a terminologia e os vários dispositivos de comutação elétrica.
Para a maioria dos eletricistas novatos, um interruptor e um interruptor são a mesma coisa. No entanto, eles são apenas superficialmente semelhantes entre si. De acordo com o princípio de funcionamento, esses dispositivos diferem radicalmente.
Um “SWITCH” normal é a chave mais simples que abre/fecha um circuito elétrico. Tem um fio de entrada e um de saída. Além disso, existem dispositivos de duas e três teclas com um grande número de contatos.No entanto, estes são simplesmente dois ou três interruptores montados em um único invólucro.
Um “SWITCH” é um dispositivo de comutação no qual um circuito elétrico de entrada é comutado para um dos vários circuitos de saída. Muitas vezes, esse dispositivo também é chamado de “chave comutadora”, pois possui uma chave para alternar os contatos de uma posição para outra.
No mínimo, esse dispositivo de chave única possui três contatos (um de entrada e um par de saída). Se houver duas chaves, já existem seis terminais (um par na entrada e quatro na saída).
O termo “SWITCH PASS-THROUGH” refere-se a vários interruptores conectados entre si de acordo com um circuito específico. Esse interruptor foi projetado para ligar/desligar uma única fonte de luz de vários pontos em uma sala ou área cercada com iluminação ao mesmo tempo.
Como resultado, um interruptor de dois pinos é projetado para interromper um circuito elétrico com a fase através da qual a lâmpada é alimentada. E um interruptor de três pinos é usado para criar novos circuitos de alimentação separados.
A primeira opção é necessária para interromper o fluxo de corrente através de qualquer circuito, e a segunda opção é necessária para alternar entre os circuitos. Externamente, os dois dispositivos parecem exatamente iguais. Esta é uma caixa com uma ou mais chaves. Nesse caso, o switch pode ser usado no modo switch, mas vice-versa não.
É impossível transformar um dispositivo de dois pinos em um de três pinos. Mas eliminar o uso de um dos circuitos é bastante aceitável.Mas para organizar o controle da luz a partir de vários pontos, você precisa comprar apenas dispositivos de comutação com três ou mais contatos.
Tipos de dispositivos de comutação domésticos
Os interruptores vêm nos tipos botão, chave e rotativo. A primeira opção costuma ser usada apenas como campainha na porta da frente. Não é adequado para controle de iluminação.
Mas o segundo tipo de ligar/desligar luzes em um edifício residencial é exatamente o que você precisa. A versão rotativa é mais destinada a salas de produção e utilidades. Esses produtos não apresentam uma aparência muito apresentável.
Dependendo do número de chaves, os interruptores são:
- chave única;
- duas teclas;
- três teclas.
Eles são divididos em comuns (pass-through), combinados e cruzar (intermediário). Os primeiros possuem três contatos. Para este último, estes três terminais são aumentados multiplicando-se pelo número de chaves. E o terceiro tem duas entradas e saídas. Estes últimos destinam-se a circuitos com não dois, mas vários pontos de comutação de luz.
De acordo com o diagrama de fiação, os interruptores são abertos (produtos indiretos) e fiação oculta (analógicas integradas). Os primeiros são fixados na parede com buchas auto-roscantes e os segundos são fixados nas caixas de encaixe com o auxílio de pernas expansíveis.
Ao escolher chaves para conexão de acordo com o circuito de chaveamento de passagem, é necessário selecionar corretamente a quantidade de chaves (uma para cada grupo conectado). Se você planeja fazer dois pontos de controle, precisará apenas de um par de dispositivos comuns de três pinos.
Se mais desses pontos forem necessários, para cada local você terá que levar adicionalmente um dispositivo de crossover intermediário para ser incluído em um único sistema.
Na grande maioria dos casos, a chave de um interruptor doméstico possui duas posições para fechar um dos circuitos. Mas também existem modificações com estado intermediário zero. Nesta situação, ambos os circuitos estão quebrados.
Marcação no corpo do interruptor
A parte da chave onde os contatos estão localizados geralmente possui marcações especiais que indicam as características do produto de comutação. No mínimo, estas são a tensão e a corrente nominais, bem como grau de proteção IP e designações de terminais de fios.
Quando a luz das lâmpadas fluorescentes é ligada, ocorre um forte aumento na corrente de partida no circuito. Se forem utilizadas lâmpadas LED ou incandescentes, esse salto não é tão grande.
Caso contrário, a chave deve ser projetada para cargas tão elevadas, caso contrário existe o risco de queimar os contatos em seus terminais. Por isso é tão importante escolher interruptores especiais para lâmpadas elétricas fluorescentes.
Para instalação em quarto ou corredor, um switch com IP03 é bastante adequado. Para banheiros, é melhor aumentar o segundo dígito para 4 ou 5. E se o produto de comutação for instalado ao ar livre, o grau de proteção deve ser de pelo menos IP55.
Os grampos de contato para fios elétricos no interruptor podem ser:
- parafuso com e sem placa de pressão;
- mola sem parafusos.
Os primeiros são mais confiáveis, enquanto os últimos simplificam bastante as instalações elétricas. Além disso, a melhor opção são os grampos roscados com acréscimo em forma de placa de pressão. Quando apertados, não destroem o núcleo do fio com a ponta do parafuso.
Também nas marcações dos interruptores existem designações de terminais:
- “N” – para o condutor neutro de trabalho.
- “L” – para condutor com fase.
- “TERRA” – para o condutor de proteção neutro ser aterrado.
Além disso, normalmente usando “I” e “O” é indicada a posição da chave nos modos “ON” e “OFF”. Logotipos de fabricantes e nomes de produtos também podem estar presentes na caixa.
Controle de iluminação de vários lugares
Existem vários esquemas de instalação de interruptores para acender a luz em diferentes extremidades do corredor. O mais simples deles envolve a presença de chaves em dois locais da sala distantes um do outro e uma linha de energia para as lâmpadas.
Se for necessário fazer mais de dois pontos de comutação de iluminação, a fiação dos fios elétricos será um pouco mais complicada. Mas também não há nada particularmente sábio aqui.
Se, usando uma chave de passagem, você planeja fornecer tensão a um lustre com dois ou três conjuntos separados de lâmpadas, o circuito se tornará um pouco mais complicado.Aqui você terá que montar interruptores com várias chaves, e há muito mais terminais para fios.
Esquema #1: acender a luz em dois pontos
A maneira mais fácil é organizar o controle da luminária em dois locais diferentes da sala. Para fazer isso, você só precisa de alguns interruptores padrão e alguns metros de fiação elétrica.
Além disso, você precisará seguir as regras mais simples de instalação elétrica para evitar choques elétricos e garantir a operação segura de todo o sistema no futuro.
Ao implementar diagramas de conexão de vários lugares as saídas de ambos os interruptores são conectadas por um par de fios para produzir dois circuitos de alimentação separados. Em seguida, um fio com uma fase é conectado à entrada de um produto de comutação e um fio para uma lâmpada é conectado à entrada do segundo.
Como resultado, em qualquer posição de ambas as chaves, o circuito de alimentação comum da “chave de passagem” será quebrado ou conectado. A luz pode ser ligada e desligada em dois pontos diferentes.
Esta solução permite fornecer tensão ao dispositivo de iluminação quando apenas uma chave está ligada. A segunda, do outro lado da sala, comuta sempre uma das linhas existentes.
Esquema #2: para duas lâmpadas
O primeiro esquema é o mais simples e barato de implementar. É usado com mais frequência. No entanto, se houver várias lâmpadas na sala ou se as lâmpadas do lustre estiverem divididas em dois grupos, uma versão semelhante de um interruptor de passagem não funcionará.
Em termos de tecnologia de instalação e dispositivos utilizados, este esquema praticamente repete a primeira opção básica. Só neste caso você terá que colocar mais fios.
E para economizar pelo menos um pouco com eles, é recomendável fazer o fio de alimentação da primeira chave do circuito com um jumper. Puxar alguns fios separados da caixa de distribuição será muito caro.
Se houver três linhas com lâmpadas, então interruptores de duas teclas mude para análogos de três teclas. Em todos os outros aspectos, o diagrama de fiação permanece o mesmo, apenas o seu número aumenta.
Esquema #3: para vários switches
Com dois pontos de comutação de luz e um ou mais grupos de iluminação, tudo é bastante simples. Precisa de alguma fiação e alguns interruptores. Mas se você precisar organizar o controle de vários lugares, terá que adquirir outro tipo de dispositivo de comutação.
Em tal Diagrama de conexão os interruptores extremos são instalados como os de passagem normais, como no primeiro caso. E entre eles é então montado um crossover analógico com quatro terminais para conectar a fiação elétrica.
Quando você pressiona uma tecla em tal dispositivo de comutação, os contatos conectados são abertos e imediatamente conectados em um novo circuito de alimentação. Além dos interruptores cruzados de tecla única, existem dispositivos com um grande número de chaves.Eles são projetados para circuitos com vários grupos de lâmpadas.
Porém, neste caso, muito mais núcleos deverão ser conectados aos terminais. E aqui é extremamente importante não confundir nada. É necessário prestar atenção especial à correta instalação elétrica durante essa fiação.
Os eletricistas recomendam conectar os interruptores entre si por meio de uma caixa de junção. No entanto, é muito mais fácil fazer isso diretamente usando um fio de dois fios. A prática mostra que tal conexão é mais conveniente e não viola os padrões de engenharia elétrica. E o consumo de fios elétricos é seriamente reduzido.
Diagramas de conexão de switch cruzado testados em campo são fornecidos em próximo artigo, cujo conteúdo aconselhamos que você se familiarize.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Existem poucas nuances na conexão de interruptores para que a iluminação possa ser controlada a partir de vários pontos. Mas eles existem. E você não pode perdê-los por desconhecer seu tipo ao realizar a instalação. Para facilitar a compreensão de todos os meandros dos esquemas descritos acima, recomendamos que você assista aos vídeos abaixo.
Tudo sobre interruptores walk-through - princípios de operação e instalação:
Como conectar um interruptor de duas chaves:
Diagrama de conexão para chaves de passagem (comutação) através de uma caixa de distribuição:
O uso de interruptores de passagem simplifica muito o controle da iluminação em uma sala grande, tornando esse processo mais conveniente. Não é difícil instalar tal sistema de forma independente a partir de vários interruptores e fios.Você só precisa escolher o conjunto certo de dispositivos de comutação necessários.
Como você escolheu um switch pass-through para instalação em uma casa de campo, escritório ou apartamento? Qual foi o argumento decisivo para você na escolha de um aparelho? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos relacionadas ao tema do artigo, compartilhe informações úteis e tire dúvidas.
Preciso conectar duas fontes de luz separadas nas escadas para que possam ser acesas no primeiro e no segundo andar. Uma chave de passagem de duas teclas será adequada nesta situação ou será necessário fazer duas chaves de chave única? Gostaria que tudo parecesse mais compacto e bonito, e com interruptores de tecla única você obterá um grande bloco de interruptores que chamará sua atenção.
Você pode montar interruptores de chave única e de duas teclas; eles ocupam quase o mesmo espaço. É tudo uma questão de número de lâmpadas, se houver várias delas justifica-se totalmente a instalação de um interruptor de duas teclas.
Em relação à conexão. Definitivamente, você precisará de uma caixa de junção. Você também precisa usar uma chave de passagem, não uma chave comum, portanto, tome cuidado ao comprar. É melhor usar um cabo VVGng-Ls de três núcleos, 3 * 1,5 mm será suficiente. Estou anexando também um diagrama visual que não é difícil de implementar, além de exemplos com diferentes tipos de switches, além de uma implementação pronta.