Lâmpada LED E40: dispositivo, características, escopo
Os LEDs estão substituindo metodicamente não apenas as lâmpadas incandescentes domésticas, mas também os equipamentos de iluminação industrial.O desejo de economizar dinheiro obriga os empresários e as autoridades municipais a procurarem dispositivos que consumam menos energia.
Uma excelente opção para organizar a iluminação de uma grande área é a lâmpada LED E40, cujo design é compatível com diversas lâmpadas em uso.
Neste material falaremos sobre o design das lâmpadas LED, seus tipos e escopos de aplicação.
O conteúdo do artigo:
Dispositivo de lâmpada LED
Devido ao grande diâmetro da base, a lâmpada LED E40 acomoda facilmente muitos componentes eletrônicos em seu interior. E seu maior volume corporal permite uma distribuição uniforme do calor, evitando o superaquecimento do produto.
Graças às suas características de design, a lâmpada LED E40 recebe muitas outras vantagens.
Elementos estruturais gerais
As lâmpadas LED E40 podem variar bastante na aparência. Todos eles são unidos apenas pelo tipo de base roscada, cujo diâmetro é de 40mm. Apesar das diferenças externas, o design dessas lâmpadas possui características comuns.
Seus principais componentes são os seguintes:
- Difusor. É um invólucro de plástico volumétrico fosco localizado ao redor dos LEDs. Garante a distribuição mais uniforme da luz em toda a circunferência da lâmpada.
- Cristais LED, que são emissores diretos de luz. Eles estão localizados em uma placa de circuito impresso e podem ser de três tipos: SMD, COB, Filamento.
- Placa de circuito impresso. Tem a forma de uma placa metálica condutora de calor, o que facilita a transferência de calor dos cristais de LED em funcionamento para o radiador.
- Radiador de alumínio ou metal-plástico. Geralmente está localizado entre a base e a lâmpada e possui formato estriado projetado para aumentar a área de transferência de calor da lâmpada.
- Motorista. É um microcircuito que fornece baixa tensão e corrente constante aos cristais de LED. Um driver de alta qualidade não deve fazer a lâmpada piscar durante a operação.
- Plástico dielétrico ou revestimento cerâmico, que separa a base energizada dos demais elementos estruturais da lâmpada LED.
- Parafuso base metálica E40, com diâmetro de 40 mm. Serve para montar a lâmpada na lâmpada e garante a transmissão da corrente da tomada para o driver.
Se a base de uma lâmpada LED tipo E40 for sempre a mesma, o formato externo da lâmpada e do radiador pode variar muito.
O poderoso cristal emissor de luz gera muito calor residual. Para manter uma temperatura operacional aceitável dentro do invólucro de tais lâmpadas, é necessário um dissipador de calor com uma grande área de superfície.
Portanto, o tamanho e a forma dos dispositivos LED são em grande parte determinados pela sua poder e outras características técnicas.
Características da base Edison
A letra E na marcação da base roscada deve sua origem ao inventor das lâmpadas, Thomas Edison, que patenteou esta solução de engenharia há mais de 100 anos.
Seu design não mudou ao longo de um século devido a uma série de vantagens:
- simplicidade e durabilidade de instalação;
- grande área de contato com a superfície interna do cartucho;
- facilidade de produção;
- possibilidade de instalação de peças adicionais no interior da base.
Os formatos de base de parafuso mais comuns são E14, E27 e E40. O número de dois dígitos na marcação indica seu diâmetro externo.
A base E40 foi usada anteriormente em lâmpadas de arco de mercúrio e lâmpadas incandescentes. Seu grande tamanho se deveu à necessidade de aumentar a área de contato com o cartucho, bem como ao desejo de reduzir o aquecimento da base de vidro em local estreito.
As lâmpadas LED E40 são fabricadas apenas para garantir compatibilidade com luminárias mais antigas. Actualmente não existem razões objectivas para a utilização de rodapés tão grandes.
Diagramas de circuito
O custo e a confiabilidade das lâmpadas LED E40 dependem em grande parte da quantidade e qualidade das peças do driver. E é baseado em um microcircuito que pode ser fabricado em diversas versões funcionais.
Na sua forma mais simples, o driver consiste em um pequeno capacitor e um retificador de tensão. O limitador de corrente de carga é um resistor SMD localizado na placa de LED. Este circuito elementar nem sequer contém transformador, o que o obriga a utilizar um número estritamente definido de LEDs.
Em uma opção tão barata, a luz da lâmpada pulsará, o que pode afetar negativamente a saúde geral das pessoas próximas.
O mais difícil Drivers de lâmpadas LED incluem os seguintes elementos estruturais:
- retificador de tensão em ponte com reator capacitivo que limita a corrente de entrada;
- vários capacitores de alta capacidade localizados em diferentes níveis do circuito;
- um sistema de feedback que permite ajustar os parâmetros de tensão e corrente;
- circuito de dimerização, que permite controlar suavemente a luminosidade da lâmpada.
Um driver de alta qualidade elimina completamente a ondulação da lâmpada LED e estabiliza a tensão fornecida aos LEDs.
Isso aumenta a vida útil geral do produto e aumenta sua eficiência. Esquemas complexos também apresentam desvantagens:
- tamanho grande;
- dificuldade de reparo;
- alto custo.
Além dos dois circuitos elétricos discutidos, existem muitas opções intermediárias para o design interno do driver. Os consumidores exigem lâmpadas de vários designs. Por exemplo, para iluminação noturna de instalações industriais desertas, uma lâmpada com um driver simples será suficiente.
Variedades de lâmpadas LED E40
Os equipamentos de iluminação industrial são estruturalmente muito mais diversificados do que os equipamentos de iluminação doméstica. Conseqüentemente, requer características diferentes da lâmpada. A direção da luz, a capacidade de operar em modo contínuo e a segurança da habitação são de grande importância.
Os fabricantes acompanham a demanda e oferecem aos consumidores as seguintes modificações de lâmpadas LED:
- à prova de poeira e umidade;
- com tensão de operação 110 ou 220 V;
- ângulo de iluminação de 120 a 360 graus;
- potência de 10 a 500 W;
- feito de plástico, alumínio e materiais resistentes ao calor;
- com lâmpada fosca e transparente, com LEDs abertos;
- com sensores de luz e movimento;
- regulável;
- resistente a vibrações e à prova de explosão.
Para fabricantes pouco conhecidos de lâmpadas LED, opções adicionais podem ser mais uma jogada de marketing do que uma vantagem real. Portanto, a prioridade na compra deve ser dada a produtos de iluminação de marcas conhecidas.
Características das lâmpadas LED industriais
Os dispositivos de iluminação com tomada E40 são utilizados apenas em áreas industriais e públicas. Produtos domésticos com este design simplesmente não são produzidos.
As lâmpadas industriais estão sujeitas a requisitos crescentes de confiabilidade e resistência a fatores externos. Portanto, as lâmpadas LED E40 que funcionam nelas também possuem uma série de características:
- O valor do fator de potência é 0,9-0,95 e para lâmpadas domésticas é 0,7-0,9.
- Os LEDs geralmente possuem lentes individuais que alteram a direção do fluxo luminoso.
- Faixa de temperatura operacional estendida. O driver nas lâmpadas E40 foi projetado para aquecer até 110-120 °C e resfriar até -50 °C abaixo de zero.
- Maior vida útil - até 10 anos de brilho contínuo.
- A caixa geralmente possui proteção antivandalismo para evitar danos mecânicos aos LEDs.
- A colocação dos LEDs na placa sugere a possibilidade de substituí-los durante os reparos.
- A maioria das lâmpadas E40 são protegidas do vento, chuva e poeira.
- Um radiador reforçado permite a remoção ativa de calor durante a operação 24 horas por dia.
- Maior coeficiente de reprodução de cores.
- Ao contrário das lâmpadas de mercúrio, as lâmpadas LED não requerem a instalação de dispositivos de partida adicionais.
As vantagens acima aumentam significativamente o custo das lâmpadas LED com soquete E40. Porém, devido ao aumento da confiabilidade e ao prolongamento da vida útil, esses produtos reduzem os custos operacionais das empresas.Depois de instalar essas lâmpadas LED em suas lâmpadas, você não precisará se preocupar com elas por vários anos.
Os equipamentos de iluminação com tomada E40 estão sendo substituídos por modelos modernos de forma bastante lenta. O motivo é a falta de novos padrões alternativos para conexão de lâmpadas LED removíveis. Outro obstáculo à renovação dos equipamentos é a indiferença dos consumidores industriais ao design e à obsolescência dos dispositivos.
Áreas de aplicação para lâmpadas E40
O nicho de dispositivos com fluxo luminoso direcional no setor industrial há muito é ocupado por refletores LED. As lâmpadas com casquilho E40 têm um nicho para iluminação difusa de grandes áreas e divisões.
Os principais locais de sua utilização são:
- Território viário de instalações industriais, armazéns, bases de transporte, instituições públicas.
- Postes de iluminação à beira da estrada.
- Quintais de casas particulares, dachas.
- Centros comerciais e de entretenimento.
- Oficinas de produção com tetos altos.
- Estádios.
- Hangares.
- Parques infantis.
No inverno, as lâmpadas LED são boas porque, quando a neve cai sobre elas, não cria diferença de temperatura nas diferentes partes do corpo. Graças a isso, as características de resistência dos seus frascos não são comprometidas.
A base E40 é uma relíquia do passado, por isso é pouco provável que seja utilizada em novas aplicações no futuro.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Os vídeos mostram as lâmpadas LED E40 em ação e também observam sua estrutura interna.
Comparação de lâmpadas LED com diferentes bases:
Visão geral e estrutura interna da lâmpada LED E40:
Teste de lâmpadas LED de milho E40 de alta potência:
A base E40 nativa em lâmpadas LED está sendo cada vez menos usada. A razão para isso é o desejo dos fabricantes de agradar o máximo de consumidores. Freqüentemente, eles simplesmente completam os produtos no formato E27 com um adaptador para um diâmetro maior. No entanto, isso não impede que as lâmpadas LED com diâmetro de base de quarenta milímetros forneçam iluminação de alta qualidade para salas grandes e economizem dinheiro para empresas municipais e comerciais.
Você tem alguma dúvida sobre o tema deste artigo? Você pode defini-los no bloco de comentários, localizado abaixo do artigo. Você também tem a oportunidade de complementar este material com informações e fatos interessantes que conhece sobre as lâmpadas LED E40.
Há muito tempo que usamos lâmpadas LED no dia a dia. Eles realmente economizam o orçamento familiar. É interessante que também houve algumas lâmpadas que não fizeram muito sucesso. O soquete da lâmpada, por exemplo, não funcionou mais de uma semana após a compra. O desenho do lustre envolve o funcionamento de 5 lâmpadas, instalamos todas iguais. E depois de uma semana um começa a piscar e todas as luzes se apagam. O eletricista olhou e disse que uma das lâmpadas estava com defeito, mas isso é raro. A borda da base adquiriu uma cor acastanhada e o processo de fusão foi iniciado. O mestre também passou pela tomada e pelos fios onde essa lâmpada estava instalada, e foi necessário trocar o que estava queimado ali. Ele afirmou que a fiação não estava errada.
Não entendo quando falam da base moralmente ultrapassada de uma lâmpada. Que diferença faz como essa mesma lâmpada entra em contato com o soquete? Será parafusado ou inserido? Para mim, eu realmente não me importo. E para sermos absolutamente objetivos, novos grupos de contato aparecerão somente quando uma fonte de iluminação fundamentalmente nova for inventada, mas não antes.
Daniil, geralmente acho que as bases E são uma das mais convenientes e práticas. Eles têm todas as vantagens: padronização, simplicidade, confiabilidade. Por que inventar mais alguma coisa?