Que tipo de água você deve colocar no umidificador: normal ou destilada? Regras para operar o dispositivo

O nível de umidade do ar afeta muito o seu bem-estar.Durante a estação de aquecimento, os fluxos de ar dos radiadores e aquecedores elétricos secam impiedosamente o ar já seco. É difícil estar nesse ambiente, difícil respirar e quase impossível trabalhar, não concorda? Pessoas com resfriados e alérgicos sofrem ainda mais, pois a superfície mucosa irritada do trato respiratório e dos olhos torna-se muito sensível à qualidade do ar.

Felizmente, esses problemas podem ser resolvidos com a ajuda de um umidificador ergonômico, que repõe rapidamente a quantidade de umidade que falta no microclima. Porém, como qualquer equipamento, este dispositivo requer uma manutenção cuidadosa. Água de alta qualidade adequada para o dispositivo não só prolongará sua vida útil, mas também terá um efeito benéfico na saúde dos membros da família.

Neste material, diremos que tipo de água colocar em um umidificador, veremos os tipos dessa técnica e os princípios de seu funcionamento e descobriremos como preparar de forma independente um líquido aceitável para reabastecer em casa.

Por que a umidade do ar é importante?

A umidade é uma das principais características da qualidade do ar interno. De acordo com os padrões sanitários, o nível aceitável de umidade relativa em uma sala na estação quente é de 30 a 60%, na estação fria - 30 a 45%.

Para as crianças, os médicos recomendam aumentar esse valor para 50-60%, uma vez que um organismo jovem em desenvolvimento é mais sensível aos parâmetros do ar. Recomendamos que você se familiarize com os prós e contras do uso umidificador para bebê.

Estação meteorológica sem fio doméstica
Para medir a umidade, é usado um dispositivo especial - um higrômetro. No entanto, comprá-lo para uso doméstico não é totalmente aconselhável. Uma compra muito mais lucrativa seria uma estação meteorológica sem fio, que, além da temperatura do ar e da pressão atmosférica, também mostra o nível de umidade relativa. Modelos avançados exibem informações não apenas sobre as condições climáticas fora de casa, mas também analisam o microclima no próprio ambiente

O nível de umidade do ar afeta claramente o estado do corpo:

  1. O ar excessivamente seco torna-se companheiro de doenças respiratórias de longa duração - uma superfície mucosa esgotada não resiste a infecções virais ou bacterianas. Portanto, o processo de recuperação é retardado e os sintomas indesejáveis, na forma de coriza e tosse, manifestam-se ainda mais claramente.
  2. A baixa umidade dificulta a respiração. Devido à falta de oxigênio, podem ocorrer tonturas e outras doenças. É extremamente difícil concentrar-se no trabalho em tal ambiente.
  3. A pele e os cabelos são os primeiros a sofrer com o ar seco, privados da própria umidade.. A superfície dos olhos também fica seca, causando desconforto na pessoa.

Além disso, o ar seco pode causar danos a móveis de madeira, diversos materiais de acabamento, instrumentos musicais e afetar negativamente as plantas de interior. Durante a operação intensiva de dispositivos de aquecimento, o nível de umidade cai para pelo menos 20%.Para evitar esses problemas, é necessário comprar um modelo adequado de umidificador e enchê-lo com água de boa qualidade.

Maneiras de verificar os níveis de umidade do ar

A melhor maneira de verificar é usar higrômetro ou Estação meteorológica, lendo informações também dentro de casa.

No entanto, se tal equipamento não estiver disponível, você poderá calcular aproximadamente o nível de umidade usando copos de água.

Copo de água
O método de verificação do nível de umidade do ar por meio de vidro não fornece porcentagens específicas. No entanto, desta forma você pode descobrir claramente se o microclima na sala é suficientemente úmido

Um copo de vidro deve ser enchido com água fria e colocado na geladeira para que a temperatura do líquido caia para aproximadamente 3-5 graus Celsius. Depois disso, o contêiner é instalado na sala o mais longe possível dos radiadores de aquecimento.

Se o vidro ficar coberto com condensação que seca em cinco minutos, a umidade do ambiente é considerada baixa. A umidade média é indicada pela persistência da condensação nas paredes do vidro mesmo após cinco minutos. Se o vidro ficar coberto com pequenos jatos e gotas, o nível de umidade do ambiente aumenta, não há necessidade de comprar um umidificador.

Tipos de umidificadores e seu funcionamento

Os fabricantes oferecem modelos extremamente ergonômicos e funcionais que funcionam com princípios ligeiramente diferentes. O que exatamente precisa ser colocado no umidificador depende fundamentalmente do tipo de equipamento. Existem vários tipos desses dispositivos atualmente disponíveis no mercado.

Tipo #1 – umidificadores a vapor

Os umidificadores a vapor evaporam a água por meio de processos naturais de aquecimento. O líquido é levado à fervura e depois se transforma em vapor.

Estes são os modelos mais eficazes, no entanto, apresentam algumas desvantagens, entre as quais estão:

  • alto consumo de energia;
  • a necessidade de controlar o nível de umidade.

Porém, algumas modificações podem até ser usadas como inalador se o kit incluir um bico especial.

Princípio de funcionamento de um umidificador a vapor
O princípio de funcionamento de um umidificador a vapor é mostrado no diagrama acima. O projeto pode incluir um compartimento separado para óleos. Isso permite tornar o ar não apenas mais úmido, mas também perfumado. Além disso, alguns óleos essenciais, como o da árvore do chá, têm propriedades antibacterianas que podem neutralizar patógenos transportados pelo ar.

Uma vantagem significativa desse umidificador são as baixas exigências do aparelho quanto à qualidade da água, já que qualquer líquido limpo é adequado para ele: artesiano, nascente, desmineralizado ou destilado. Porém, vale lembrar que o vapor gerado será inalado pelas pessoas, portanto não se deve encher o umidificador com água pura da rede pública.

Tipo #2 – umidificadores de tipo frio

Os umidificadores tradicionais do tipo frio requerem cartuchos especiais que saturam o ar soprado com a umidade necessária. Esses modelos são preenchidos com líquido, que o ventilador embutido conduz através da unidade de limpeza.

Os cartuchos são extremamente suscetíveis a entupimentos, por isso deve-se utilizar água destilada, livre de quaisquer impurezas.

O design de um umidificador de ar tradicional do tipo frio
O diagrama mostra um dispositivo umidificador do tipo frio. Além dos componentes principais, o aparelho pode ser equipado com ionizador de ar, filtro antibacteriano adicional ou até lâmpada ultravioleta, que também combate microorganismos

No entanto, o cartucho ainda requer substituição regular: em média, ele é atualizado pelo menos uma vez por trimestre. Se você não usar destilado, o cartucho removerá parcialmente as impurezas dos sais de metais pesados ​​e tornará a água mais macia, mas rapidamente se tornará inutilizável.

Tipo #3 – umidificadores ultrassônicos

Os modelos ultrassônicos produzem umidade devido a vibrações mecânicas em uma membrana especial. A água que entra nesta unidade é dividida em partículas finas, que são transportadas pelo fluxo de ar gerado pelo ventilador. O processo é realizado sem aquecimento, porém, junto com a água, as impurezas contidas no líquido são divididas em frações.

Portanto, embora o umidificador ultrassônico seja extremamente conveniente e produtivo, o aparelho continua sendo o mais sensível à qualidade da água. Somente um destilado que não contenha minerais ou metais indesejados é adequado para isso.

Discutimos com mais detalhes os recursos dos umidificadores ultrassônicos, seus prós e contras em este material.

Dispositivo umidificador ultrassônico
A figura mostra a estrutura de um umidificador ultrassônico. Além da membrana, o aparelho pode possuir cartuchos adicionais e filtros grossos de água, que melhoram a qualidade do vapor gerado

Os mais primitivos e menos exigentes em termos de água são os umidificadores de spray, que simplesmente borrifam pequenas gotas de água no ar. Qualquer água purificada é adequada para eles, mas não se esqueça de suas características, pois as microgotículas entrarão nos pulmões.

Outro tipo de umidificador são os equipamentos com função de purificação do ar. Falamos mais sobre limpadores de umidificadores em nosso próximo artigo.

Requisitos de água para um umidificador

Como fica claro pelo exposto, o grau de purificação e desmineralização da água adequado para um determinado umidificador depende do seu tipo. Na maioria das vezes, os fabricantes indicam essas informações na folha de dados ou nas instruções do dispositivo.

Porém, se você planeja colocar água engarrafada comum no aparelho, vale lembrar que suas partículas entrarão no corpo praticamente inalteradas. Se a qualidade do líquido for ruim, isso pode causar problemas de saúde.

A água tem muitos indicadores, mas para um umidificador o mais significativo é a dureza.

Existem dois tipos de dureza da água:

  • temporário caracterizado pela presença de sais de magnésio e carbonato;
  • constante – a presença de não carbonatos, por exemplo, cloretos ou sulfatos.

Água com alta dureza temporária forma um precipitado de sal carbonatado quando fervida. Isto é o que vemos na superfície de panelas e chaleiras elétricas após uso prolongado.

Escala na panela
As incrustações na loiça são o principal indicador de água excessivamente dura. Definitivamente, você não deve usar esse líquido como um umidificador.

A sua suavidade depende diretamente da dureza temporária da água. Dureza ou calcário constante indica o grau de mineralização do líquido e caracteriza suas qualidades de consumo.

A dureza temporária pode ser parcialmente reduzida fervendo ou congelando. Além disso, as altas temperaturas destroem vírus e patógenos. No entanto, se o seu umidificador exigir água desmineralizada, simplesmente fervê-la não ajudará.

A dureza da água é calculada em graus de dureza °W (°W = 1 mg-eq/l = 1/2 mol/m3):

  • macio possui indicadores de até 2°F;
  • meio duro – 2-10°F;
  • difícil – mais de 10 °F.

A dureza normal da água de uma fonte central de abastecimento de água não deve exceder 7 °F, em alguns casos – 10 °F. No entanto, já a um nível de 4-5 °F, os utilizadores observarão incrustações nos pratos, uma película na superfície do chá acabado de fazer, manchas nos pratos, etc.

Portanto, você não deve de forma alguma derramar essa água, mesmo em um umidificador de ar que use água não destilada. A melhor solução para qualquer umidificador é o destilado.

Características da preparação de destilado

Para não comprar constantemente água destilada para um umidificador doméstico, você mesmo pode prepará-la. Este destilado é adequado para todos os tipos de umidificadores e é totalmente seguro para os membros da família.

No entanto, o processo é bastante demorado e não permite obter um volume muito grande de líquido de uma só vez.

Destilando água em uma panela
Para destilar água em casa não é necessário o uso de aparelho especial. Uma panela com tampa côncava é perfeita para esses fins.

Para começar, a água deve repousar por 6 a 8 horas. Durante esse período, as impurezas voláteis, como o sulfeto de hidrogênio e o cloro, serão removidas naturalmente e os sais de metais pesados ​​irão afundar no fundo dos pratos utilizados. É essa camada inferior de líquido que deve ser bombeada cuidadosamente com um tubo, retirando cerca de um terço da água.

Depois disso, a água está pronta para o processo de destilação, que é realizado da seguinte forma:

  1. A água sedimentada é despejada em uma panela esmaltada, cujo volume é o dobro do volume do líquido preparado.
  2. Acima da superfície da água é fixada uma grelha, sobre a qual é instalado um recipiente para coleta do destilado.
  3. A panela é coberta por uma tampa côncava, com a cúpula da tampa voltada para o recipiente coletor.
  4. Depois disso, inicia-se o próprio processo de evaporação.Após a fervura, a água se transforma em vapor que, depositando-se na superfície da tampa, volta a ser água e flui para o recipiente preparado.

Para acelerar o processo de destilação, é melhor resfriar constantemente a superfície da tampa.

Resfriando a tampa com gelo durante a destilação
O gelo funciona muito bem para resfriar a tampa. Após contato com uma superfície fria, o vapor é rapidamente convertido em água purificada

Após o preparo, a água destilada deve ser resfriada e congelada. Parte do líquido que não congela deve ser drenado antes do uso.

Como adicionar água a um umidificador?

O enchimento do umidificador com água segue sempre as instruções do aparelho. Em caso de perda dos documentos do equipamento, você pode procurar as informações necessárias online ou no site oficial do fabricante.

No entanto, existem princípios gerais para reposição de água no aparelho que todos os proprietários devem seguir:

  1. Qualquer líquido remanescente no reservatório deve ser completamente drenado.
  2. O recipiente de água é cuidadosamente limpo e lavado.
  3. Se houver nas paredes depósito em escala, deve ser removido com uma solução fraca de vinagre.

Tais medidas permitem manter a máxima limpeza do tanque do umidificador, do qual depende em grande parte a segurança de uso do aparelho.

Filtro umidificador
Um filtro sujo deve ser substituído, pois o uso continuado de uma membrana entupida é prejudicial à saúde e pode causar danos ao aparelho.

Se o recipiente não puder ser lavado para remover sujeira ou mofo, o umidificador não deve ser iniciado. Esporos e microorganismos de um umidificador podem ser transmitidos pelo ar e causar certas doenças.

Sinais de uso de água de má qualidade

Você pode entender que a água colocada no tanque não atende aos requisitos do dispositivo pelos seguintes sinais:

  • o recipiente tem um cheiro desagradável;
  • a água restante mudou de cor ou ficou turva;
  • surgiram bolsas de mofo ou placa verde nas paredes;
  • existe escala;
  • Uma camada branca inestética apareceu nos móveis da sala.

Vestígios de incrustações indicam aumento temporário da dureza da água, que pode ser removido por pré-fervura. O mofo e o crescimento verde indicam a presença de esporos e bactérias na água, que podem ser prejudiciais à saúde. A placa em móveis e outras superfícies aparece com mais frequência após o uso de umidificadores ultrassônicos, durante os quais, além da água, os sais também são decompostos.

Todos esses fatos indicam que a seleção e o preparo da água para um umidificador precisam ser abordados de forma mais responsável.

Como umidificar o ar sem umidificador?

Os métodos para aumentar o nível de umidade em uma sala sem o uso de um umidificador especial são bastante primitivos, mas ainda bastante eficazes. Esses métodos são adequados para o usuário se o dispositivo ficar inutilizável repentinamente.

Vamos dar uma olhada nesses métodos e também recomendar que você se familiarize com dez modelos mais populares entre os usuários para que você possa escolher um novo umidificador para substituir o quebrado.

Viajar com pouca bagagem
Numa viagem, quando for inconveniente levar equipamentos adicionais, o conhecimento dos métodos tradicionais de aumento da umidade também não será supérfluo.

Para aumentar o nível de umidade do ar, basta encher a panela com água e, após ferver, retirar a tampa, deixando o líquido ferver em fogo baixo. Porém, vale monitorar o nível de água no recipiente para evitar riscos de incêndio. Para economizar gás, basta ferver a água e deixar a panela no parapeito da janela ou na mesa.

Colocar recipientes com água perto de aparelhos de aquecimento também aumentará a umidade do ambiente. Para aumentar a eficácia desses umidificadores naturais, escolha pratos com gargalo largo, pois isso aumentará a área de evaporação.

Secar as coisas após a lavagem no ambiente próximo ao radiador também aumenta a umidade. Porém, vale lembrar que as roupas devem ser bem enxaguadas dos detergentes, pois seus componentes também entrarão no ar e nos pulmões durante o processo de evaporação. Além disso, os radiadores podem ser cobertos com toalhas úmidas, o que também aumentará a umidade relativa.

Planta Chlorophytum no peitoril da janela
As plantas de interior também têm um efeito benéfico nos níveis de umidade. O mais famoso e despretensioso deles é o clorofito. Esta flor exuberante limpa o ar com eficiência e melhora o microclima.

A ventilação e a limpeza úmida são a chave para uma imunidade forte e uma forma de neutralizar as chances de resfriado. Estas mesmas medidas obrigatórias melhoram o microclima interno da sala e aumentam a umidade dentro dos padrões exigidos.

Abrir a porta do banheiro após tomar banho é outra forma de aumentar a umidade do apartamento. A evaporação do banheiro irá para outros cômodos, estabilizando o ar seco. Vimos mais maneiras de umidificar o ar sem um umidificador em próximo artigo.

Porém, vale lembrar que todos esses métodos artesanais de aumentar a umidade podem ser uma piada desagradável para a sua saúde. Se o umidificador evaporar água purificada de alta qualidade sem impurezas e patógenos indesejados, então, nos métodos descritos acima, quaisquer bactérias ou vírus, bem como sais de metais pesados, partículas de cloro e outros elementos nocivos contidos na água comum, podem entrar na atmosfera interna da casa.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Os 7 melhores umidificadores de ar foram compilados pelo autor do vídeo abaixo. A revisão descreve as principais características dos modelos, suas vantagens e desvantagens:

O processo de preparação de água destilada usando panela e tampa é claramente mostrado pelo criador do vídeo a seguir:

A diferença nos resultados do uso de um umidificador ultrassônico cheio de água destilada e comum foi revelada pelo autor do vídeo abaixo. Por meio de um dispositivo especial, foi registrado o teor de impurezas indesejáveis ​​​​ao usar líquido comum e seu baixo nível ao despejar o destilado:

Um umidificador de ar é um dispositivo quase indispensável para a estação de aquecimento, quando o nível de umidade no ambiente cai para valores criticamente baixos. A manutenção de um microclima favorável nas habitações ajudará a evitar uma série de problemas de saúde, a melhorar o estado geral do corpo e o desempenho das pessoas. Por isso, é muito importante encher o reservatório do aparelho com água de boa qualidade e devidamente preparada, da qual dependerá não só o conforto, mas também o bem-estar da pessoa.

Que tipo de umidificador você usa e que tipo de água você coloca no tanque? Compartilhe sua experiência com outros usuários operação do umidificador. Se você tiver dúvidas ou quiser complementar o material acima com informações úteis, deixe seus comentários no bloco especial localizado abaixo desta publicação.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica