Como descongelar uma geladeira de forma rápida e correta: instruções passo a passo
Felizes proprietários de refrigeradores com sistema No Frost raramente pensam em descongelá-los, mas nem todos têm a mesma sorte.Se o modelo não tiver opção antigelo, uma espessa camada de gelo crescerá muito rapidamente na geladeira e no freezer.
Aparelhos com sistemas de degelo também requerem cuidados especiais, mas com menos frequência. Vamos descobrir o que pode provocar a formação de gelo e como descongelar a geladeira com o mínimo de tempo.
O conteúdo do artigo:
Por que o gelo é perigoso?
Todos os refrigeradores devem ser descongelados - com e sem sistema de descongelamento automático. A única diferença é a frequência, complexidade e duração do procedimento em si. Em qualquer caso, você não pode viver sem isso.
O maior erro que um proprietário de geladeira pode cometer é ignorar o problema do gelo. Isso só leva a resultados negativos.
O gelo no congelador é feio, inconveniente e, o que é mais desagradável, caro. O acúmulo interfere na operação normal da câmera. Seu volume é significativamente reduzido, por isso os produtos devem ser colocados mais afastados das paredes.
Se o produto estiver no freezer em filme plástico ou em um saco plástico fino, a embalagem pode congelar e formar uma camada de gelo.
Você terá que arrancá-lo com força, rasgando a casca e espalhando pedaços de gelo no chão ao lado da geladeira. Um pouco mais tarde, formar-se-ão poças e será necessária a limpeza.
A aparência desagradável e a inconveniência de usar uma câmera congelada não são os principais problemas.
Uma espessa camada de gelo torna mais difícil manter a temperatura desejada. A geladeira liga com mais frequência, funciona mais, pior e consome eletricidade adicional.Percebe-se que as donas de casa que cuidam do freezer em tempo hábil pagam menos pela luz. Conversamos sobre o consumo de energia de uma geladeira e métodos de economia em este material.
Um compressor de geladeira com grande quantidade de gelo desgasta-se mais rapidamente e sua vida útil é reduzida. Substituí-lo é um tipo de reparo caro, que custa quase metade do custo do próprio dispositivo.
Existem certas recomendações quanto à frequência de descongelamento da geladeira, mas você não deve se concentrar tanto na teoria, mas na quantidade real de gelo.
Os motivos e a velocidade de formação de gelo são diferentes, por isso às vezes é necessário limpar o freezer com mais frequência do que o recomendado pelos fabricantes de eletrodomésticos.
Razões para a formação de gelo na geladeira
Quando a porta é aberta, a umidade entra no freezer e também evapora dos alimentos armazenados. O vapor condensa nas paredes do dispositivo e as gotas de água resultantes congelam. É assim que o freezer e a geladeira ficam cobertos de gelo.
Aos poucos, sua camada cresce, fica mais espessa e se transforma em gelo poderoso, que começa a atrapalhar o funcionamento normal do compressor.
No verão, o processo de formação de gelo na geladeira se acelera, pois... o ar quente entra na câmara. O compressor já funciona em modo aumentado e o gelo cria carga adicional.
Prevenir avaria do compressor, é melhor reduzir os intervalos entre os descongelamentos do aparelho. Mas no inverno você pode relaxar e cuidar da geladeira com menos frequência.
Acontece que o gelo aparece muito rapidamente e este é um sinal alarmante.
A taxa de formação de gelo aumenta acentuadamente se:
- Quando está quente, a geladeira liga no máximo. O desejo de preservar o frescor dos alimentos em climas quentes é compreensível, mas ainda assim você não deve executar o modo de resfriamento “ao máximo”. Quanto mais baixa a temperatura na câmara, mais umidade se deposita quando o ar quente entra quando a porta é aberta. O grau de resfriamento dos produtos ainda depende apenas das configurações do aparelho, e não do ambiente.
- A opção de supercongelamento funciona. A função supercongelamento é ativada manualmente quando você precisa congelar com urgência um grande volume de alimentos (por exemplo, se estiver fazendo preparativos para o inverno). Existem modelos onde a opção funciona automaticamente, mas na maioria dos casos é controlada pelo próprio usuário. Se você esquecer de desligar o supercongelamento, a geladeira funcionará intensamente e ficará muito gelada.
Se você precisar descongelar constantemente o refrigerador, certifique-se de que as configurações do modo de resfriamento estejam definidas corretamente e ajuste-as se necessário.
Se você suspeitar de um mau funcionamento, verifique primeiro a fita de vedação na porta do refrigerador.Se a causa do gelo estiver no elástico, que está danificado ou não garante mais o encaixe perfeito da porta no corpo do refrigerador, é preciso pensar em substituindo o selo.
Se tudo estiver em ordem com a vedação e o motivo do congelamento não for devido às condições de operação, existe uma grande probabilidade de danos mais graves.
O congelamento intenso do freezer nem sempre está associado ao “fator humano”.
Muitas vezes isso é um sinal separação, especialmente se após o descongelamento a função de refrigeração do dispositivo for interrompida.
Sinais de mau funcionamento e suas possíveis causas:
- Aparece gelo na parede traseira do compartimento do refrigerador e a temperatura na própria câmara está muito baixa. Isso acontece se O termostato quebra. O aparelho deixa de manter a temperatura desejada, liga com frequência e funciona por muito tempo. A parede do compartimento frigorífico não tem tempo para descongelar, acumula-se uma camada de gelo.
- A geladeira não desliga, mas a temperatura no compartimento ainda está muito alta e forma-se gelo na parede posterior. Tais sinais aparecem se a circulação normal do refrigerante através da tubulação capilar for perturbada. Às vezes fica entupido devido ao óleo de máquina condensado, que forma um caroço e bloqueia a lacuna no tubo.
- A geladeira funciona intensamente e raramente desliga, e aparece gelo nos cantos. Estes são sinais de vazamento de freon. Uma das avarias mais desagradáveis, porque... É improvável que você consiga lidar com a situação sozinho. Você precisa chamar um profissional para consertar o vazamento e reabastecendo o sistema com freon.
- Congelamento local em parte da parede traseira do compartimento do refrigerador. Existe a possibilidade de que se trate de uma manifestação de violação da camada de isolamento térmico do dispositivo. Esta seção deve ser substituída.
- A temperatura no compartimento frigorífico está muito baixa, a temperatura no congelador está muito alta e a parede do aparelho está coberta de gelo.. Isso acontece se a válvula solenóide que controla o resfriamento quebrar e “congelar” em uma posição. Normalmente, deve resfriar ambas as câmaras alternadamente.
O refrigerador, mesmo equipado com o melhor sistema de degelo automático, deve ser descongelado na hora certa, monitorar seu funcionamento e controlar o grau de congelamento. Prestar muita atenção aos seus eletrodomésticos ajudará a evitar muitos problemas.
Instruções passo a passo para um descongelamento adequado
Para um refrigerador em funcionamento com sistema de degelo moderno, o degelo é um procedimento de rotina que leva um mínimo de tempo.
Deveria ser realizado duas vezes por ano, e mais “para exibição”, porque uma pequena quantidade de gelo acumula-se apenas no congelador. Podem aparecer gotas de água no compartimento frigorífico, mas não há gelo.
Modelos desatualizados sem descongelamento automático ficam cobertos de gelo mais rapidamente.Assim que isso acontecer, é necessário cuidar imediatamente da geladeira - descongelar, lavar e secar bem.
Passo #1 - desconecte da fonte de alimentação
O regulador de temperatura é colocado no número 0 e basta desconectar o plugue da tomada. O descongelamento deve ser realizado com o aparelho completamente desconectado da rede elétrica.
Passo #2 – liberando as câmaras da unidade
É necessário retirar todos os alimentos dos compartimentos congelador e frigorífico. Se estiver planejado um descongelamento, é melhor tomar cuidado com antecedência para que não reste nada perecível e que o freezer esteja vazio.
No inverno, a comida é transferida para a varanda e, no verão, é colocada em uma bacia e colocada em uma banheira com água fria. Isso ajuda a mantê-los atualizados nas próximas horas.
Se você tiver que descongelar a geladeira em um dia quente, faz sentido comprar uma sacola isolada em uma loja de ferragens especialmente para essa ocasião. As bolsas de gelo ajudam a baixar a temperatura e evitam que os alimentos estraguem.
Uma alternativa é embalar alimentos congelados em polietileno revestido com papel alumínio ou material isolante com camada reflexiva.
Quando a geladeira está vazia, resta retirar as prateleiras, prateleiras, bandejas, recipientes para ovos e outros elementos removíveis.
Não devem ser removidos juntamente com produtos armazenados. Sob a influência do peso do conteúdo e das mudanças de temperatura, o plástico pode estourar.
Passo #3 - coletando água derretida
Alguns modelos possuem bandejas para água derretida. Se estiverem, o problema da coleta de líquido está resolvido. Basta colocar toalhas higroscópicas sob o recipiente e deixá-lo descongelar.
Passo #4 – procedimento de descongelamento
Nenhum esforço adicional é necessário para descongelar. Basta deixar a porta da geladeira aberta e tomar cuidado para coletar a água. Em algumas horas o gelo derreterá.
A opção ideal é deixar a geladeira descongelar durante a noite.
Se a camada de gelo for espessa e a geladeira precisar ser ligada o mais rápido possível, o processo será acelerado.
Existem vários métodos simples e seguros:
- Mais quente. Se você tiver uma almofada térmica médica de borracha em casa, encha-a com água e coloque-a no fundo do freezer em cima de uma toalha.
- Recipiente de água quente. O vapor aquecido causará derretimento acelerado. Se houver muito gelo e a água esfriar rapidamente, o procedimento poderá ser repetido. Dentro de uma hora, pedaços de gelo começarão a se quebrar.
- Pulverização. Você pode simplesmente borrifar as paredes do freezer com um spray especial ou água quente de um borrifador. Uma alternativa é limpar o gelo com um pano embebido em água quente. O principal é não se queimar.
- Fã. Se a cozinha estiver quente, você pode instalar um ventilador apontando para o freezer.Você também pode usar aquecedor ou secador de cabelo, mas tome muito cuidado para que o ar quente não resseque a vedação e para que o cabo elétrico não entre em contato com água.
O método de descongelamento mais polêmico é usar secador de cabelo, aquecedor ou termoventilador. Por um lado, funciona.
Mas, por outro lado, os riscos são muito elevados: se o ar quente entrar em contacto com a borracha de vedação, esta perderá elasticidade e deixará de desempenhar as suas funções.
É estritamente proibido cortar pedaços de gelo com faca. Ele pode penetrar no plástico e na tubulação fina por onde circula o refrigerante. Isso levará a um vazamento de freon e a reparos caros.
Haverá uma grande quantidade de água no recipiente ou panela que foi drenada durante o descongelamento. Deve ser recolhido e as superfícies molhadas cuidadosamente limpas.
Passo #5 – lavar e limpar a geladeira
Se alguma prateleira ou rack não tiver sido removida anteriormente, ela deverá ser removida. Todos os elementos são cuidadosamente lavados com produtos comprados em loja ou caseiros detergentes. Pode ser lavado na máquina de lavar louça.
Após a limpeza, as peças são deixadas secar e as embalagens dos produtos que apresentam sinais de contaminação são enxugadas. Você só pode colocá-los de volta na geladeira se estiverem limpos, caso contrário, um cheiro desagradável aparecerá na geladeira.
A geladeira é lavada de cima para baixo. A mesma solução pode ser usada para superfícies internas e externas.
O orifício de drenagem localizado na parede posterior do compartimento não só é lavado, mas também totalmente desinfetado, pois É aqui que pode cheirar mal. O detergente é derramado em reentrâncias de difícil acesso usando uma seringa.
Migalhas e líquidos residuais se acumulam na fita de vedação, por isso suas dobras também devem ser limpas.
Uma ótima ferramenta é uma escova de dentes. É melhor escolher um produto à base de refrigerante, porque... O vinagre pode fazer com que a borracha resseque. É importante que não fique água na vedação. Após a limpeza e lavagem, seque-o.
Passo #6 – secagem total e enchimento
Todas as superfícies são cuidadosamente limpas e deixadas secar completamente. Você pode usar um ventilador para soprar ar sobre uma geladeira aberta. Isso irá acelerar o processo.
As prateleiras e recipientes são recolocados no lugar quando o refrigerador estiver completamente seco. O dispositivo está conectado à rede e deixado funcionando por meia hora.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Existem muitos métodos de descongelamento. Oferecemos materiais de vídeo que demonstrarão claramente como acelerar adequadamente o descongelamento do gelo. Descongelamento adequado do refrigerador e posterior manutenção:
Descongelamento ultrarrápido usando vários potes de água quente:
Se você não “ligar” o refrigerador e monitorar seu estado técnico, todo o procedimento de descongelamento e limpeza não levará mais do que algumas horas.
Para evitar que as câmaras fiquem cobertas de gelo, armazene os alimentos em embalagens herméticas e recipientes especiais. Assim os alimentos permanecerão frescos por muito tempo e não haverá dificuldades para descongelar o aparelho.
Tentando descongelar sua geladeira, mas está com problemas? Descreva sua situação detalhadamente na seção de comentários e nossos especialistas tentarão ajudá-lo.
Se você usa o método de descongelamento seguro do autor e deseja compartilhar com outros usuários, conte-nos sobre isso abaixo neste artigo.
Acredito que só os preguiçosos conseguem ligar um freezer para que “meio metro” de gelo se forme nas paredes. Minha irmã é assim. Eu resmunguei para ela, sem entender como ela poderia estar tão decepcionada. Comecei a contar a ela, ela ficou ofendida por eu estar me intrometendo em algo que não era da minha conta. Mas aí ela comprou uma geladeira normal, na qual o “casaco” de neve e a geada não aparecem, senão isso teria continuado. Anteriormente, todos nós tínhamos que descongelar geladeiras assim. E eles descongelaram. Então o que fazer?
Hoje em dia você raramente vê geladeiras antigas que precisam ser descongeladas a cada poucos meses. A tecnologia No Frost ou congelamento a seco permite não descongelar a geladeira por um ano, sem falar no fato de que os alimentos ficam armazenados por mais tempo.
Se o gelo começar a se formar ativamente em um refrigerador com tecnologia de congelamento a seco, isso indica um problema técnico.Na maioria das vezes, o problema reside no funcionamento incorreto do elemento de aquecimento de degelo. Parece assim, mas não recomendo consertá-lo sozinho, a menos que você tenha experiência e as ferramentas certas.
Outras causas comuns incluem tubo de drenagem entupido e vedação danificada.
Temos uma geladeira NORD, 2005. Gosto muito, funciona silenciosamente, congela muito bem, mas não tem sistema anti-gelo. Ela simplesmente não estava lá naquele momento. É necessário descongelar pelo menos uma vez a cada 2 meses, caso contrário, uma grande camada de gelo se acumula no freezer. Para mim isso já é uma coisa comum. Desligo a geladeira e tiro toda a comida. É bom quando é inverno, você pode esconder tudo na varanda, mas no verão é pior, tem que colocar numa tigela por cima, cobrir com comida congelada e cobrir com uma espécie de casaco. Parece uma garrafa térmica. Pode durar algumas horas. Coloco uma tigela com água morna e recolho o gelo que lasca e cai. Espero até descongelar completamente e depois lavo. Geralmente levo cerca de 2 horas, nada menos.
Em geral, foi surpreendente para mim que os refrigeradores modernos precisem ser descongelados, e até periodicamente. Mas então me deparei com essa necessidade. Claro, vou descongelar, mas também vou ligar para o mestre. Deixe-o descobrir o que há de errado.