Termostato para geladeira: dispositivo, verifique + detalhes de substituição se necessário
É difícil imaginar sua vida sem eletrodomésticos.Existem dispositivos sem os quais poderíamos prescindir, e há aqueles sem os quais a disposição de um espaço residencial é, com razão, considerada incompleta. Um desses itens vitais é a geladeira. Você concorda?
O conserto de eletrodomésticos faça você mesmo é uma boa ajuda para o orçamento familiar. Se desejar, você pode dominar muitas operações de reparo. Por exemplo, substituir o termostato de uma geladeira não é tão difícil. Você só precisa compreender os recursos de design e os princípios operacionais do dispositivo.
Diremos a você como detectar um termostato com defeito. O artigo que propomos descreve detalhadamente como ele é substituído durante o conserto de um refrigerador da marca Stinol. As informações são acompanhadas por uma seleção temática de materiais fotográficos e de vídeo com assessoria especializada.
O conteúdo do artigo:
Recursos de design e princípio de operação
O termostato ou termostato é um dos principais elementos sem os quais o funcionamento normal do refrigerador é impossível. Ele registra as leituras dos sensores de temperatura nos compartimentos refrigerador e freezer e envia um sinal ao relé de partida do compressor.
De acordo com estes sinais, o compressor liga se a câmara não estiver suficientemente fria e desliga quando a temperatura atinge um nível definido.Tecnicamente, o termostato é um relé, em uma extremidade do qual há um tubo selado cheio de freon.
Do outro lado estão os contatos, cuja abertura e conexão enviam um sinal ao compressor. A extremidade do tubo com freon, também chamado de tubo capilar, é fixada no evaporador.
O refrigerante colocado no interior reage sensivelmente ao aquecimento e ao resfriamento. Quando a temperatura diminui ou aumenta, o nível de pressão dentro do tubo muda, fazendo com que os contatos do relé se conectem ou abram.
O movimento dos contatos é controlado por uma pequena mola. É utilizado para definir o nível de temperatura que deve estar dentro do compartimento frigorífico. Um botão de ajuste de temperatura está preso à mola. Girar este botão altera a tensão da mola.
Como resultado, mais ou menos força deve ser aplicada para fechar e abrir os contactos. Isso afeta o nível de pressão no tubo capilar no qual os contatos são acionados.
Isso regula o grau de resfriamento do ar na geladeira. Ao utilizar um regulador eletrônico, esse processo é realizado de forma um pouco diferente, mas o princípio permanece aproximadamente o mesmo: o nível de temperatura desejado é definido com base nos indicadores reais registrados pelo tubo capilar.
Mas esses modelos usam um módulo de controle eletrônico que pode gerenciar simultaneamente dados de vários sensores.Nem sempre é possível reparar ou substituir esse termostato em casa. O manuseio de eletrônicos complexos requer conhecimento e equipamento especial.
Normalmente, o termostato é instalado dentro ou fora do compartimento do refrigerador. Antes de iniciar os reparos, não faria mal nenhum estudar dispositivo de geladeira e ficha técnica do aparelho. Pode haver muitas informações úteis sobre o design de um modelo específico de termostato, bem como sua localização.
Normalmente, o termostato está localizado próximo à alça de ajuste da temperatura. A disposição interna é típica de modelos relativamente antigos. Dentro da câmera, o elemento geralmente é colocado em uma caixa protetora de plástico.
O botão de ajuste está localizado diretamente nele. Para remover o relé térmico, é necessário remover esta alça e desparafusar os parafusos de montagem para remover a caixa.
Mas você também precisa procurar o termostato próximo ao botão de controle, geralmente embaixo do corpo da geladeira, em algum lugar na parte superior. A alça é retirada da mesma forma, os fechos são desparafusados e o que você procura encontra-se atrás do painel de proteção.
Maneiras de detectar o problema
Se o termostato quebrar, isso não significa que toda a unidade de refrigeração irá parar de funcionar imediatamente. Mas a falta de informações corretas sobre a temperatura atual afetará o seu funcionamento.
Opção nº 1 - verifique o funcionamento do equipamento
Os sintomas de operação incorreta do equipamento de refrigeração podem ser os seguintes:
- o compressor funciona sem interrupções ou com interrupções muito curtas e raras;
- a temperatura dentro da câmara do refrigerador cai para zero e às vezes até mais;
- uma grande quantidade de geada ou mesmo gelo aparece nas paredes;
- Está muito quente dentro da geladeira;
- A geladeira não liga depois de ser desligada, etc.
É claro que esses sinais podem estar associados não apenas a falhas no relé térmico, mas também a mau funcionamento de outros elementos.
Opção nº 2 - diagnóstico usando um termômetro
Para fazer isso, desconecte completamente o refrigerador da fonte de alimentação e descongele-o completamente de acordo com as instruções. Claro, o conteúdo terá que ser removido.
Depois disso, é necessário ligar o aparelho e mover o botão do termostato para a posição que permitirá obter a temperatura mais baixa possível. Se o modelo da sua geladeira possui modo de congelamento, é recomendável utilizá-lo.
No compartimento da geladeira, aproximadamente no meio, é necessário colocar um termômetro projetado para medir a temperatura do ar. É melhor usar um dispositivo que permita fazer medições abaixo de zero. A geladeira fica neste modo por cerca de duas horas. Depois disso, você precisa verificar as leituras do termômetro.
Se a temperatura no compartimento do refrigerador cair para cerca de seis graus a essa altura, não há problema com o termostato. Mas quando o interior ficar visivelmente mais quente ou mais frio do que esse nível, o termostato terá que ser substituído.
Opção nº 3 - inspeção visual da câmara frigorífica
Se depois de descongelar Uma chamada camada de neve se forma muito rapidamente dentro da câmara; o diagnóstico inicial da integridade do termostato pode ser realizado de maneira muito simples.
Para isso, quando o compressor está funcionando, o botão de ajuste começa a ser girado no sentido de aumentar a temperatura no interior da câmara. Se o relé estiver funcionando corretamente, em determinado momento os sensores registrarão o nível de temperatura desejado, após o qual o compressor será desligado. Se o motor continuar funcionando, o termostato precisará ser trocado.
Após esses diagnósticos e se o relé térmico estiver funcionando, recomenda-se retirar todo o conteúdo da câmara e deixar o aparelho funcionar ocioso por cerca de seis horas. Durante este período, é necessário estar atento à duração das pausas no funcionamento do compressor.
Se demorar cerca de 40 minutos está tudo bem, você pode usar a geladeira normalmente. Se o compressor ligar com muita ou pouca frequência, você deve tentar ajustar esse momento usando as configurações do relé. Se isso falhar, provavelmente você terá que instalar um novo termostato.
Regras para desmontar o relé térmico
Se o refrigerador não ligar, será impossível realizar os diagnósticos descritos acima. A causa provável da avaria é uma falha eléctrica deste elemento.
Mas também pode ser um problema mau funcionamento do compressor, por exemplo, um enrolamento de motor queimado. Para determinar se o termostato precisa ser substituído, ele deverá ser retirado da geladeira para exame.
Primeiro você precisa desligar a geladeira. Agora você deve encontrar o local onde ele está localizado, conforme descrito anteriormente. Normalmente é necessário remover o botão de ajuste, remover os fixadores e remover os elementos de proteção.
Então você precisa inspecionar cuidadosamente o dispositivo, prestando muita atenção aos fios através dos quais a energia é fornecida.
Todos eles possuem marcações de cores diferentes dependendo de sua finalidade. Normalmente, um fio amarelo com uma faixa verde é usado para aterramento. Este cabo deve ser deixado sozinho, mas todos os outros devem ser desconectados e colocados em curto.
Agora a geladeira está ligada novamente. Se o aparelho ainda não ligar, provavelmente o termostato está funcionando corretamente, mas há sérios problemas com o compressor.
Se o motor começar a funcionar, podemos concluir claramente que o relé precisa ser substituído. Antes de começar a trabalhar, não custa nada se munir de um smartphone ou câmera para registrar de forma consistente todas as operações. Ao instalar um novo termostato, essas imagens podem ser muito úteis, especialmente para iniciantes.
Você precisa lembrar claramente qual núcleo do cabo foi usado e para qual finalidade. Normalmente, um fio preto, laranja ou vermelho é usado para conectar o relé térmico ao motor elétrico. Um fio marrom leva a zero, um fio amarelo-verde fornece aterramento e um fio amarelo, branco ou verde puro é conectado a uma luz indicadora.
Às vezes, remover um regulador danificado pode ser difícil, especialmente quando ele é colocado ao ar livre. Por exemplo, em alguns modelos de refrigeradores Atlant é necessário remover completamente a porta da câmara das dobradiças. Para fazer isso, remova a guarnição instalada acima da dobradiça superior e desparafuse os parafusos escondidos sob ela.
Antes de remover o botão de ajuste, você também deve remover os bujões e desparafusar os fixadores. Todas essas operações devem ser feitas com cuidado. É melhor guardar os fechos e forros em um recipiente pequeno para que não se percam. O próprio termostato geralmente é aparafusado ao suporte, devendo ser cuidadosamente removido, desapertado e removido.
Em seu lugar é instalado um novo termostato, seguindo a ordem inversa de montagem. Às vezes, a quebra do termostato está associada ao mau funcionamento do chamado tubo capilar ou fole. Se você substituir apenas este elemento, o relé poderá ser deixado.
Para realizar este procedimento será necessário retirar o relé térmico, seguindo o método descrito acima. O fole deve ser desconectado do evaporador e cuidadosamente removido do corpo do dispositivo. Agora é instalado um novo tubo capilar, conectado ao evaporador, e o relé é montado em seu lugar original, e os fios desconectados são conectados.
Substituição usando o exemplo de uma geladeira Stinol
Para Geladeiras Stinol A falha do relé é uma ocorrência bastante comum, especialmente após cinco a sete anos de operação.
Na maioria das vezes, o tubo do fole falha aqui, pois esta é a opção fornecida pelo fabricante deste elemento. O modelo Stinol-101 possui apenas um compressor, mas o Stinol-103 possui dois: separadamente para os compartimentos de refrigeração e freezer.
A automação dos diferentes modelos é um pouco diferente, o que se reflete nos diagramas elétricos correspondentes, mas por outro lado esses refrigeradores são muito semelhantes, por isso faz sentido considerar o procedimento para repará-los ao mesmo tempo.
Para entender que a geladeira Stinol precisa de conserto ou troca do termostato, é preciso ficar atento aos seguintes sinais:
- o compressor funciona sem parar e não responde quando o regulador está na posição OFF;
- ao mover o botão de ajuste para a marca OFF, não há clique característico;
- a temperatura nas câmaras frigoríficas excede visivelmente os parâmetros definidos durante o ajuste.
A câmara frigorífica Stinol-103 utiliza relé térmico K-59, é fácil verificar as marcações, elas estão indicadas no corpo. Para remover os botões de ajuste, você precisa usar um furador fino. Você só precisa levantá-los e removê-los. O modelo Stinol-101 possui apenas um botão de ajuste, enquanto o Stinol-103 possui dois, um para cada compressor.
Após a retirada da alça, é necessário retirar o acabamento decorativo, que possui seis saliências. Este é um item frágil e deve ser manuseado com cuidado para não danificá-lo. Existem porcas sob a tampa que precisam ser desparafusadas. Depois disso, é necessário desapertar os parafusos que fixam o painel de controle.
É melhor remover os parafusos que prendem a dobradiça da porta do refrigerador por último. Para evitar possíveis danos, a porta deve ser segurada. Agora você pode levantar o painel e remover a porta das dobradiças.
O próximo passo é remover a tampa superior da geladeira.
Os fixadores necessários estão localizados na parte traseira. Eles são desparafusados e a tampa é removida. Isso lhe dará acesso gratuito ao termostato.
Primeiro você precisa desconectar os conectores de contato do relé, após o que você pode remover o elemento do painel de controle do refrigerador.
Nesta fase, você precisa lembrar ou anotar o código de cores de cada fio. Para remover um tubo capilar desgastado, remova a tampa plástica.
Agora você precisa desapertar o parafuso de fixação e remover a unidade de iluminação. O tubo é retirado através do orifício previsto para esse fim.
O novo elemento é instalado de forma que a área não isolada em sua parte inferior fique bem escondida sob o revestimento. O orifício é fechado com um tampão de plástico para restaurar a vedação da câmara.
Normalmente, o tubo capilar se projeta além do termostato. Deve ser colocado com cuidado sob a tampa superior da geladeira, pois há espaço suficiente.
Agora você precisa remontar o termostato e a geladeira: conectar todas as conexões necessárias, instalar e fixar a tampa da geladeira e pendurar a porta.
E, novamente, o aparafusamento dos fixadores das dobradiças da porta é feito por último, quando outros parafusos semelhantes já estão instalados.
Para verificar o estado do termostato do refrigerador Stinol em casa, você pode usar diagnósticos simples. Os contatos 3 e 4 desse dispositivo devem permanecer fechados à temperatura ambiente.
Se após conectá-los com um jumper o compressor ligar, o relé térmico está com defeito e precisa ser substituído. Caso as configurações do termostato sejam perdidas, elas podem ser corrigidas girando os parafusos de ajuste, mas isso deve ser feito em um centro de serviço que possua o equipamento necessário.
Uma unidade funcional igualmente importante no design do refrigerador é iniciar relé, cujo dispositivo, finalidade e métodos de reparo serão apresentados em nosso artigo recomendado.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O processo de substituição do termostato é claramente demonstrado no vídeo a seguir, no qual o mestre compartilha as nuances do reparo de equipamentos de refrigeração do tipo Stinol:
Dicas interessantes para diagnosticar o estado do relé e substituí-lo usando o exemplo de dois modelos de geladeiras estão contidas neste vídeo:
O procedimento para substituir um termostato não pode ser considerado muito complicado. No entanto, se você manusear mal esse elemento, só poderá piorar a situação. Um estudo detalhado do procedimento de reparo e atenção aos detalhes ajudarão a restaurar a funcionalidade do refrigerador.
Conte-nos como você selecionou um termostato para restaurar a funcionalidade do refrigerador. Compartilhe informações úteis e valiosas sobre o tema do artigo que podem ser úteis para os visitantes do site. Deixe comentários, poste fotos e tire dúvidas no bloco abaixo.
Sim, ele pode voar com muita facilidade e você não entenderá imediatamente o que está acontecendo. Parece que a temperatura na minha geladeira estava normal, mas depois de ficar na geladeira, leite e kefir sempre pareciam leite e kefir, nem sorvete, mas como um grande pingente de gelo :) Tive que resolver o problema usando um dos os métodos indicados aqui - desmontei e troquei o termostato, agora está tudo bem.
Você mesmo mudou, Igor? Para ser sincero, não ousei. Tive que ligar para um reparador e pagar em dinheiro. Os sintomas eram quase os mesmos que os seus.E o último sinal foi que a geladeira começou a congelar sem parar por muito tempo, até que você a desligou manualmente. Tentei girar o botão de controle de temperatura e ativar o modo de congelamento, mas nenhuma das manipulações simples ajudou. Bom, pelo menos agora, depois que o técnico trocou o termostato, está tudo funcionando.
Roman, diga-me quanto custou consertar (substituir) o termostato?
A geladeira possui termostatos (termostatos) de diversos tipos, o custo desta peça depende do modelo da geladeira e, portanto, pode variar significativamente. Mas, em média, o preço é de cerca de 2 a 4 dólares.
Posso fornecer instruções fotográficas para substituir o termostato usando o exemplo de uma geladeira Indesit:
1. Remova o painel frontal;
2. Retire os fixadores tecnológicos de acesso ao termostato;
3. Desconecte os terminais e instale um novo termostato (você pode tirar uma foto primeiro para conectar tudo corretamente).
Não há nada complicado, basta uma chave de fenda.
Geladeira Minsk-15m Ao substituir o termostato K-59, é estritamente necessário colocar o Kemric no tubo do fole?