O que são acessórios para tubos de plástico de esgoto - uma breve folha de dicas
Com o desenvolvimento da tecnologia de materiais poliméricos, gradualmente tubos de plástico estão substituindo dutos de aço. O aço pode ser conectado por flanges, dobras ou soldagem. Enquanto as comunicações de polímero só podem ser emendadas com acessórios para tubos de plástico. Caso contrário, a junta não será suficientemente fiável para suportar cargas mecânicas.
O conteúdo do artigo:
- Quais são as vantagens das conexões para tubos de plástico?
- Tipos de acessórios para tubos de plástico
- Como funcionam as conexões para tubos de plástico
- O que são acessórios para tubos de plástico para esgoto?
- Que tipos de acessórios para tubos de esgoto são mais comumente usados?
- Como são instaladas conexões para tubos de plástico
- Características da fiação de linha plástica
- Como instalar acessórios para tubos plásticos de sistemas de esgoto
Quais são as vantagens das conexões para tubos de plástico?
A utilização de acessórios permite:
A principal vantagem é o aumento da resistência das juntas. Nas conexões, os tubos plásticos para sistemas de abastecimento de água podem suportar pressões de até 25 atm. As linhas de esgoto podem funcionar por muitos anos sem perder a estanqueidade.
Tipos de acessórios para tubos de plástico
Para comunicações plásticas, são usados dois tipos de acessórios - para união de tubos sob pressão e montagem de sistemas de esgoto. Os primeiros são produtos plásticos de paredes espessas, geralmente com inserções de metal.
As características e o design dependem das funções que as ferragens desempenham. Estes últimos, ao contrário, têm paredes finas, muitas vezes com ranhuras para anéis de vedação de borracha.
O grupo de tubos plásticos de alta pressão inclui:
- conexões para conexão simples de tubos de PP, PEAD e PVC. Isto inclui acoplamentos, adaptadores usados para emendar linhas de diferentes diâmetros;
- acoplamentos de transição para ligação de consumidores, ligação da linha ao colector, tubos de aquecimento central;
- cantos, tees, curvas que permitem girar ou ramificar tubos de plástico.
Dependendo da tecnologia de conexão, as conexões são divididas em soldadas, americanas, crimpadas, coladas e anel de borracha. A união por soldagem ou crimpagem por compressão é utilizada em comunicações de polipropileno e tubos de polietileno de baixa densidade. “Americano” pode ser utilizado em PVC e HDPE. Os colados são usados para acessórios de PVC. O encaixe sob o anel é usado exclusivamente na montagem de linhas de esgoto.
Como funcionam as conexões para tubos de plástico
Independentemente do tipo de dispositivo de conexão, se será utilizado para simplesmente unir dois tubos plásticos, giratórios ou ramificados, o corpo da conexão inclui uma base de polímero, além de uma ou duas peças que proporcionam uma conexão roscada. Com uma exceção - os modelos de solda mais baratos são inteiramente fundidos em plástico.
Compressão (crimpagem)
Este tipo inclui acoplamentos nos quais pelo menos um dos blanks de tubos conectados foi fixado por compressão mecânica das paredes sobre uma base metálica.
Em essência, trata-se de um acoplamento linear, em um dos lados do qual existe um espaçador plástico de polipropileno para uma junta de solda. Na extremidade oposta há um bico de metal com uma porca de crimpagem. O bocal é inserido com leve força no tubo de plástico que está sendo conectado e apertado com uma porca de crimpagem.
Os acoplamentos de compressão para unir tubos de plástico feitos de polietileno reticulado e polipropileno são construídos segundo o mesmo princípio.
Se forem utilizados tubos metal-plástico no sistema de aquecimento ou abastecimento de água, a ligação, a ligação às válvulas de corte ou às linhas de polipropileno podem ser feitas através de um acessório de plástico com um bocal cónico metálico e uma porca de capa.
Uma junta de borracha é colocada dentro da porca. O mamilo é feito com um “encaixe” para fora. Como resultado da crimpagem da conexão, a borda do tubo de metal-plástico é crimpada. Para evitar que a seção plástica soldada no verso gire, é feita uma chave sextavada no corpo do acoplamento.
Elenco
Para unir peças brutas de tubos, os acoplamentos fundidos em polipropileno ou polietileno reticulado são os mais usados. O conector de solda mais simples é um corpo moldado com duas ranhuras de anel.
Além do clássico “barril”, a conexão utiliza acessórios para soldar tubos de diversos diâmetros, por exemplo, conforme o esquema de união “interno-externo” ou um adaptador com solda interna para as seções conectadas.
Os acessórios de plástico também são moldados na forma de cantos, cruzes e contornos para permitir que os tubos contornem obstáculos.
Todas as conexões fundidas são montadas por soldagem, com exceção dos tubos de plástico e das uniões de PVC; podem ser unidas com cola.
Destacável
Além da simples união de tubos, os acoplamentos são usados para conectar tubulações de plástico a equipamentos de aquecimento ou bombeamento. Para isso, são utilizados adaptadores de polipropileno com ranhura de solda de um lado, niple e porca de união roscada do outro.
Se, de acordo com as condições técnicas, for necessário fazer uma conexão dobrável em uma seção arbitrária do tubo, use um acoplamento roscado. Essencialmente, são duas metades feitas de latão niquelado com roscas externas e internas, respectivamente.
Inserções de plástico são pressionadas para dentro. Cada metade é soldada na extremidade do tubo com um ferro de solda padrão. Se necessário, a conexão pode ser desmontada e remontada um número ilimitado de vezes.
Acoplamentos para conectar consumidores
Além de conexões simples, os acessórios são usados para remover acessórios e criar pontos de conexão para encanamentos e torneiras usando mangueiras flexíveis. Na versão clássica, a saída é feita em forma de tee plástico de polipropileno com inserto metálico lateral.
Mas também existem dispositivos mais complexos, por exemplo, com torneira embutida ou válvula de retenção para abastecimento de água.
O que são acessórios para tubos de plástico para esgoto?
O esgoto moderno é montado a partir de tubos de plástico de paredes finas com diâmetro de 50 mm ou 100 mm.Os segmentos individuais são unidos de acordo com um padrão de inserção, selando a junta com um anel de borracha ou emendados com cola.
A conexão do esgoto é uma moldagem por injeção de plástico de paredes finas. Mais como um pedaço de cano com saída soldada. As extremidades do minitubo têm diâmetros diferentes. Aquele com espaçador de anel é maior, a extremidade oposta é menor em duas vezes a espessura da parede. A superfície externa é feita com uma ligeira conicidade.
Existe uma saída no corpo da conexão de esgoto. Também será feito com anel espaçador. Este design permite inserir um encaixe no outro ou em uma tubulação de esgoto e coletar um número ilimitado deles. Concluída a montagem da rede de esgoto plástica, deverá ser instalado um tampão no corte da seção do tubo.
Três tipos de plástico são usados para fazer peças:
Para esgotos de líquidos agressivos, são utilizados tubos e conexões de poliisobutileno, mas são mais caros que PP, HDPE ou PVC, não são amplamente utilizados e não há necessidade especial de usar um polímero caro no esgoto doméstico. À venda você encontra produtos feitos a partir de um análogo mais barato à base de polibutileno.
A versão específica do par “tubo-encaixe” é selecionada em função da carga, da natureza do esgoto e do local de instalação, se será esgoto externo ou interno.
Que tipos de acessórios para tubos de esgoto são mais comumente usados?
Em uma casa ou apartamento particular de construção moderna, os elementos de conexão representam 15-20% de todo o plástico do esgoto.Quanto menor a área habitacional, maior a participação dos conectores na fiação plástica total do esgoto.
Lista dos acessórios mais usados:
- Tee com saída angular. Usado para conectar a risers de esgoto. Acessórios com diâmetro de 50 mm são usados para conectar corrugações plásticas de uma pia ou pia.
- Acoplamentos em T. Usado para conectar sifões de plástico de uma cabine de chuveiro ou banheira.
- Voltas angulares. Utilizado para estação de esgoto da casa.
- Bloco de revisão. Utilizado para limpeza de canos.
- Adaptador de tubo de 50 mm a 100 mm. É utilizado nas seções finais do sistema de esgoto.
- Tees com curvas para 30Ó e aos 45Ó. Usado no arranjo de seções ramificadas de esgoto.
Além do acima exposto, acoplamentos push-in, cruzes e plugues são usados com um pouco menos de frequência em esgotos domésticos.
Acessórios de anel de borracha para esgoto interno em PVC
Os acoplamentos de PVC para montagem de tubos de esgoto são facilmente distinguidos pela sua cor cinza característica. Para esgoto interno, são utilizadas conexões com paredes de camada única de até 2,2 mm de espessura. A superfície dos produtos plásticos de PVC possui superfície lisa, quase brilhante, o que facilita o escoamento do esgoto sem pressão adicional nas paredes dos tubos, principalmente nas juntas dos acoplamentos.
A vedação nas juntas é realizada com manguito de borracha. Uma característica do anel é a presença de ranhuras anulares na superfície interna. Diâmetro do anel 55-110 mm.
Acessórios de anel de borracha para esgoto externo
Existem dois tipos de sistemas externos de eliminação de esgoto - sob pressão e sem pressão.Eles diferem no material utilizado, na espessura da parede e no método de conexão. Para residências particulares, são utilizados sistemas sem pressão, respectivamente, as conexões com tubos são conectadas a uma vedação com anel de borracha.
As conexões e tubulações plásticas para esgoto externo são pintadas na cor laranja, o corpo pode ter diversas camadas de polipropileno, PVC ou polietileno reticulado de baixa densidade. Normalmente, a camada interna é feita de vinil mais durável. A espessura da parede é maior que a dos acoplamentos destinados a linhas internas de esgoto.
Acessórios para sistema de esgoto para instalação adesiva
A cola é usada para unir tubos de plástico sob pressão com conexões. Mais frequentemente, trata-se de linhas de esgoto externas instaladas em áreas com terreno complexo e acidentado. O método adesivo de ligação de acessórios à rede de esgoto também é recomendado para construção de moradias particulares com dois ou mais andares.
O desenho das conexões para conexão adesiva difere do desenho “vedação de borracha” apenas pela presença de tubos de montagem com comprimento não inferior a 50 mm, sem espaçadores ou ranhuras anulares para vedação. Caso contrário, o desenho dos acoplamentos corresponde ao desenho dos modelos “de borracha”.
Como são instaladas conexões para tubos de plástico
A montagem das peças de polipropileno e polietileno é feita por soldagem. A peça pré-cortada junto com o acoplamento é aquecida em um ferro de solda elétrico, após o qual as peças são colocadas em contato, pressionadas e mantidas por 10-15 segundos até esfriarem. Se a tecnologia for seguida, obtém-se uma conexão fundida forte; a estrutura da costura de solda não difere do material original.
Você também pode soldar canos de água com acessórios feitos de cloreto de polivinila. Este método não é recomendado para água potável, pois requer aquecimento a uma temperatura de 260 ℃, na qual o PVC pode liberar compostos organoclorados.
É mais fácil conectar a seção de PVC ao acoplamento com cola. Basta retirar levemente o brilho da extremidade da peça a ser colada, desengordurar, aplicar cola e inserir o tubo dentro do tee ou acoplamento. A conexão estará pronta para uso em 2,5 horas.
Características da fiação de linha plástica
Planejamento canos de água de plástico não é diferente de trabalhar com linhas de aço. Há apenas uma característica - ao fazer o layout das comunicações plásticas, é necessário levar em consideração o alto coeficiente de expansão térmica do polímero. Isso significa que o plástico se expandirá quando aquecido. Isso significa que será necessário fazer alças de compensação, “bolsões” que compensariam o alongamento do tubo.
Portanto, primeiro selecionamos locais para instalação e conexão de conexões, acoplamentos, torneiras, curvas e só depois soldamos ou colamos trechos de tubos de PVC ou PP entre eles. É claro que as peças devem ser cortadas com um comprimento permitido para cada ponto de solda.
É por causa da expansão térmica que o esgoto doméstico é realizado em anéis de vedação de borracha. Cada seção é cortada com uma pequena margem de 25-30 mm de comprimento, dependendo do comprimento do dreno. Assim, a ausência de uma ligação rígida permite que o plástico “brinque” sem romper a junta.
Não é possível montar sistemas de esgoto de longa distância usando elásticos com vedação adicional com selante ou adesivo. Se houver uma forte diferença de temperatura, a vedação pode ser espremida para fora da ranhura anular.
Como instalar acessórios para tubos plásticos de sistemas de esgoto
Inicialmente, é necessário coletar o esgoto a seco. Os blanks são cortados com comprimento de reserva, os acoplamentos e tês para juntas adesivas são assentados temporariamente sem cola. Se a conexão for nos punhos, os elásticos de vedação são colocados nas ranhuras e lubrificados com sabonete líquido.
Depois de montada a rede de esgoto, definidos os níveis de drenagem, determinado o comprimento de cada trecho, marcadas as marcas dos cortes, marcados os pontos para fixação dos grampos nas paredes, o sistema pode ser desmontado.
A seguir realizamos a montagem final. Cada peça deve ser cortada com serra no tamanho de acordo com o risco, retirar as rebarbas, passar cuidadosamente o sabão na borracha e inserir o corte. A seguir, estendemos a seção em 2-3 mm para que permaneça uma lacuna térmica, após o que fixamos a junta com fita adesiva e passamos para o próximo acoplamento ou tee.
Se o sistema de esgoto for montado com cola, cada junta do tubo é colada “firmemente”, fixada com fita adesiva e imediatamente fixada na parede com uma braçadeira. Ao mesmo tempo, a orientação e a direção das curvas são definidas.
Acessórios para tubos de plástico simplificam a instalação de canos de água e esgotos. Além disso, qualquer sistema técnico não está imune a avarias ou defeitos, neste caso o problema resolve-se simplesmente substituindo a ligação por um pequeno troço de tubo.
Elementos para conexão de tubos de polipropileno (acessórios de polipropileno): vídeo.
Você já montou um pipeline usando acessórios? Escreva nos comentários.Salve o artigo nos favoritos e compartilhe-o nas redes sociais.
Tubos e acessórios de plástico são fáceis de trabalhar. Tudo que você precisa é de um bom ferro de soldar. E então você pode conectá-los sem problemas. Eu mesmo já montei 2 dutos - no apartamento e no campo.
Não há substituto para tubos de aço. Eles são praticamente eternos. Mas não confio nesses de plástico.