Grupos de segurança elétrica: especificidades de atribuição e apresentação de admissão de acordo com as novas regras
Para ter o direito de trabalhar em qualquer instalação elétrica, você deve ter as qualificações adequadas e conhecimentos especiais. O diploma indica formação especializada, mas não basta.A peculiaridade desse trabalho é que para realizá-lo é necessário um certificado do grupo de segurança elétrica e a devida autorização.
O que estes termos significam, o que é necessário para obter tal permissão - tudo isso será discutido na publicação abaixo. Também veremos as características de atribuição do primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto grupos de tolerância e analisaremos as informações contidas no certificado do grupo de acesso.
O conteúdo do artigo:
A quem pode ser atribuído um grupo de qualificação?
A obtenção de um grupo de admissão pressupõe que o colaborador possua um nível de conhecimento suficiente na área de manutenção e operação segura de instalações elétricas. É atribuído ao pessoal envolvido em trabalhos em instalações elétricas.
A atribuição do grupo é precedida por:
- treinamento (instrução);
- passar no exame;
- emissão do certificado apropriado (se o exame for aprovado).
Em primeiro lugar, é necessário saber que todo o pessoal directo ou indirectamente relacionado com as instalações eléctricas pertence a uma de três categorias ou classes:
- Engenharia elétrica;
- eletrotecnológico;
- não elétrico.
Cada grupo de pessoal resolve uma área específica de tarefas especificadas no Regulamento de Segurança Intersetorial para a operação de instalações elétricas. De acordo com este documento, existem apenas cinco grupos de segurança elétrica. Quanto mais complexa for a tarefa, maior será o nível de autorização de segurança elétrica que o pessoal de serviço deve ter.
Vejamos os critérios pelos quais os trabalhadores são divididos em categorias.
Categoria #1 - pessoal elétrico
O pessoal elétrico, em primeiro lugar, inclui uma subcategoria como os trabalhadores administrativos, começando pelo capataz e terminando com o engenheiro-chefe. Suas responsabilidades incluem o planejamento de processos, bem como a implantação de instalação, ajuste e reparo de equipamentos elétricos.
A próxima subcategoria é operacional. Os trabalhadores que lhe são atribuídos dedicam-se à manutenção operacional e técnica dos equipamentos eléctricos da empresa. Suas responsabilidades incluem inspeções, preparação preliminar das áreas de trabalho e mudanças operacionais.
Se o treinamento apropriado estiver disponível, o pessoal desta subcategoria pode participar diretamente na eliminação de danos, na resposta a emergências e auxiliar os funcionários na execução de trabalhos de reparo.
A terceira subcategoria são os especialistas especializados.Estes incluem ATP e soldadores, eletricistas, eletricistas. O pessoal designado para a classe elétrica recebe grupos de segurança elétrica do primário (segundo) ao quinto. Cada grupo limita as funções do seu proprietário - os poderes mais amplos são atribuídos ao pessoal do Grupo V.
Categoria #2 - pessoal de engenharia elétrica
O pessoal de manutenção, reparação, operação de instalações eletrotecnológicas - galvânica, eletrólise, soldagem, fundição elétrica - pertence à eletrotecnologia.
Esta categoria também inclui pessoal cujas descrições de cargos exigem conhecimento de segurança industrial:
- Trabalhadores administrativos e técnicos, relacionados a serviços operacionais e técnicos, trabalhos de ajuste, instalação e reparo em usinas.
- Equipe de operações, que se dedica à gestão de instalações e à sua manutenção contínua. Suas responsabilidades incluem preparar áreas de trabalho, supervisionar outros funcionários e realizar trabalhos exigidos pela operação atual do equipamento.
- Pessoal de operações e reparos, treinado para atender os equipamentos que lhe foram atribuídos.
- Trabalhadores de reparos. Eles são responsáveis pela instalação, teste, manutenção e comissionamento.
Pertencer à categoria eletrotecnológica implica a presença de um grupo de qualificação de segurança de pelo menos segundo.
Categoria #3 - pessoal não elétrico
Os funcionários que não estão incluídos em nenhuma das categorias acima são classificados como pessoal não elétrico.Porém, não se pode afirmar que seu trabalho elimine 100% a probabilidade de choque elétrico.
O empregador deve aprovar a lista desses empregados. Eles têm o primeiro grupo de admissão. Eles devem conhecer as regras de segurança e os fundamentos da engenharia elétrica, pelo menos na medida mínima suficiente para realizar o trabalho que lhes foi atribuído sem risco para si próprios.
Regras de atribuição de comissão e grupo
Desde 2018, a atribuição de grupo de segurança elétrica ocorre de acordo com novas regras, legalizadas por despacho RTN nº 00-08-05/388. Mas as mudanças dizem respeito à obtenção de grupos de admissão mais elevados. A partir deste momento, os centros de formação não têm autoridade para realizar a certificação, apenas têm o direito de estudar. Ao final do processo, Rostechnadzor aceita os exames.
Existe uma segunda opção - de acordo com o Despacho, a partir de 29 de julho de 2018, as empresas deverão criar suas próprias comissões e testar conhecimentos no local.
As comissões de certificação são formadas com base nas especificações técnicas das instalações elétricas dos consumidores de 13/01/2003 nº 6.
Todos os requisitos estão especificados nas Regras em cláusula 1.4.33. Requisitos mais rigorosos são impostos ao presidente da comissão - se estamos falando de trabalhos em usinas com tensões até 1000 V e acima, então é necessário um quinto grupo.
Caso um empreendimento possua instalações elétricas que operem exclusivamente em tensões até 1000 V, 4 grupos são suficientes.
Na formação de uma comissão, eles se baseiam no nível da pessoa que está sendo certificada.O pessoal de engenharia elétrica e elétrica é testado pela comissão. Neste caso, o funcionário responsável pelos equipamentos elétricos é nomeado presidente.
Geralmente inclui um engenheiro de segurança que monitora o funcionamento das instalações elétricas, um engenheiro-chefe ou líder. Com base nos resultados dos exames de certificação, a comissão elabora um protocolo. Todos os membros da comissão assinam. Aqui há uma nota sobre a avaliação de conhecimentos, sobre o grupo de admissão atribuído, sobre a data da próxima certificação.
Cada empresa deve desenvolver listas de profissões e cargos de pessoal técnico elétrico e funcionários de gestão, bem como de trabalhadores com o primeiro grupo de admissão.
O empregador é responsável pelo recrutamento de trabalhadores não certificados para trabalhar no estabelecimento. Pode ser administrativo e criminal.
Requisitos para obter um grupo
O grupo de admissão descreve as tarefas que o seu titular pode resolver num determinado segmento de equipamentos elétricos - as conclusões são tiradas pela comissão que certifica o colaborador.
Atribuindo um grupo inicial ou primeiro
Nenhuma preparação especial é necessária para receber o primeiro grupo. O funcionário recebe instruções e, em seguida, uma breve pesquisa - oral ou escrita. Basta que o examinado tenha conhecimento de segurança elétrica, primeiros socorros em caso de choque elétrico e esteja familiarizado com as instruções de segurança. Recomendamos que você se familiarize com o significado dos cartazes segurança elétrica e características de seu uso.
Tanto a instrução como a emissão da licença são confiadas a um especialista com um grupo de pelo menos um terceiro. Mesmo uma pessoa que se formou em uma universidade e se formou em engenharia elétrica não conseguirá obter imediatamente um grupo superior ao segundo ou primeiro. Os grupos subsequentes são atribuídos dependendo do tempo de serviço na instalação de energia.
O procedimento para obtenção do segundo grupo de admissão
A Comissão de Qualificação atribui o segundo grupo de admissão aos eletricistas que se dedicam à manutenção de equipamentos e instalações com acionamento elétrico. Este grupo inclui operadores térmicos de instalações HDTV, soldadores, operadores de elevadores, operadores de equipamentos de elevação, entre outros.
O segundo grupo pressupõe que o colaborador possua conhecimentos básicos sobre o projeto da instalação elétrica e seus equipamentos. Ele deve estar claramente ciente das ameaças criadas pela corrente elétrica e do perigo da proximidade de partes energizadas.
Tendo uma licença de nível 2, um funcionário pode fazer manutenção em instalações elétricas, mas não conectá-las. Este grupo de tolerância é atribuído com base nos resultados dos testes na Rostechnadzor ou por uma comissão empresarial. Neste caso, a pessoa a ser certificada deve ter pelo menos um mês de experiência profissional na UE por profissão.
Ao realizar o exame pela primeira vez, o colaborador deverá primeiro passar por um treinamento de no mínimo 72 horas.
Como se tornar dono do terceiro grupo?
O candidato ao terceiro grupo de admissão deve possuir um nível superior de conhecimentos teóricos e práticos. Com isso, ele pode conectar dispositivos elétricos de até 1000 V e trabalhar com eles.É permitido incluí-lo na equipe que trabalha com equipamentos elétricos acima de 1000 V.
Seu certificado deve conter a notação “até e superior a 1000 V”. Um grupo é atribuído aos funcionários que obtiveram a certificação adequada na supervisão ou comissão da empresa com resultado positivo.
Para que os testes do terceiro grupo de tolerância tenham resultado positivo, é necessário ter conhecimentos didáticos na área de engenharia elétrica geral, compreender o projeto da usina e conhecer o procedimento para sua manutenção. É também necessária uma compreensão clara das regras gerais de segurança, em particular das regras de autorização de trabalho.
Quanto ao trabalho executado diretamente, é necessário conhecimento dos requisitos especiais para o mesmo, bem como das regras de utilização e teste de equipamentos de proteção.
O terceiro grupo requer a capacidade de monitorar quem trabalha em instalações elétricas para garantir sua segurança. Numa situação inusitada, tal trabalhador deve, obedecendo às normas, ser capaz de retirar a vítima da área da corrente elétrica e prestar-lhe os primeiros socorros.
O funcionário que ainda não completou 18 anos não pode receber o terceiro grupo.
Nível de liberação quatro
O quarto grupo de acesso pode ser atribuído a funcionários classificados como eletricistas. O procedimento para a sua atribuição é o mesmo do terceiro grupo de admissão. Um funcionário do quarto grupo tem limites de direitos muito mais amplos.
Ele pode atender instalações acima de 1000 V e emitir ordens com base na lista aprovada de obras nessas instalações. Ele também pode emitir ordens de serviço para qualquer trabalho no estabelecimento até 1000 V. Caso haja lançamento no certificado “até e superior a 1000 V”, o funcionário poderá ser nomeado gerente, produtor de trabalho, e uma permissão.
Antes de receber oficialmente este grupo responsável pela segurança elétrica, um especialista com formação superior deve atuar no terceiro grupo por dois meses. Se a pessoa não possui essa formação, mas possui a terceira turma e nela trabalha há pelo menos seis meses, também pode ser certificada para a quarta turma. Os estagiários não são atribuídos ao quarto grupo.
Para o quarto grupo, o conhecimento necessário inclui o programa dos três grupos anteriores, bem como:
- conhecimentos em engenharia elétrica que atendam ao currículo completo de uma escola profissional especializada;
- conhecimento de segurança elétrica e contra incêndio, instalações elétricas na medida adequada ao cargo ocupado;
- experiência em leitura de diagramas e condução de briefings;
- capacidade de treinar funcionários em um programa aprovado de segurança elétrica e técnicas reais para fornecer cuidados médicos iniciais.
Requisitos mais rigorosos e maiores são aplicados a esse funcionário durante o exame.
Quinto grupo de admissão
O quinto grupo é atribuído ao contingente que gere todo o equipamento eléctrico de uma empresa, organização, suas divisões estruturais, organiza trabalhos operacionais e de reparação, supervisiona a reconstrução e planeia perspectivas de desenvolvimento energético.
Este grupo pode ser atribuído com base na certificação final em Rostechnadzor. Um funcionário com o 5º grupo de acesso emite ordens e ordens, atua como licenciador, gestor e executor de trabalhos em quaisquer instalações elétricas. Um pré-requisito é a presença no certificado da entrada “até e acima de 1000 V”.
O ensino superior em engenharia electrotécnica dá direito à tentativa de obtenção do quinto grupo após um período de trabalho de três meses. Uma pessoa que não tenha um motivo tão convincente pode ser certificada para o quinto grupo depois de trabalhar 24 meses no quarto grupo.
O grupo número cinco pressupõe que o especialista possua um grande conhecimento:
- no layout dos equipamentos elétricos atribuídos à sua jurisdição;
- leitura minuciosa de diagramas;
- regras de segurança e uso prático de equipamentos de proteção;
- momento dos testes dos equipamentos de proteção;
- requisitos das normas de segurança contra incêndio e elétrica.
O funcionário deve ser capaz de explicar os padrões existentes durante o treinamento. O especialista também é obrigado a organizar e gerenciar trabalhos de qualquer complexidade em instalações elétricas.
A recertificação é realizada uma vez por ano ou a cada três anos. Tudo depende do cargo ocupado.
Conteúdo do certificado do grupo de admissão
Um documento que confirma a posse de uma licença é um certificado.Indica a profissão ou cargo ocupado, o grupo, o número e o resultado das provas e a data da próxima certificação.
Em primeiro lugar, o documento emitido pela comissão competente contém informações sobre a certificação de segurança elétrica.
A categoria significa pessoal de reparo ou operacional, AT, operacional e reparo, ATP, tendo direito de acordo com sua posição.
A primeira folha deve conter o selo do empreendimento e a assinatura do responsável pelos equipamentos elétricos. O certificado deste último é certificado pelo chefe da empresa com a sua assinatura.
Na página principal é feito o registro de que o funcionário está autorizado a realizar trabalhos especiais – em altura, por exemplo, ou a realizar medições e testes em instalações elétricas.
Para o efeito, na última página do alvará de eletricista existe uma tabela intitulada “Certificado de direito à realização de trabalhos especiais”.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como autorizar adequadamente uma equipe para trabalhar em uma instalação elétrica:
Condições para atribuição do primeiro grupo:
Nenhuma empresa poderá operar com sucesso no setor de energia elétrica se sua administração não prestar atenção suficiente aos requisitos estabelecidos por lei quanto ao nível de certificação de pessoal.
Um ponto muito importante no domínio da segurança eléctrica é tanto a formação atempada dos trabalhadores como a atribuição de grupos de acesso. O principal é que os grupos atribuídos correspondam claramente às responsabilidades profissionais de um determinado funcionário.
Você passou recentemente na recertificação e recebeu um grupo de acesso? Compartilhe sua experiência com iniciantes nos comentários abaixo deste artigo.
Se você tem conhecimento profissional do tópico de atribuição de grupos de segurança elétrica e deseja complementar o material acima com comentários ou correções úteis, escreva todos os acréscimos no bloco de comentários.
O tema não foi abordado quando nos grupos 3 e 4 pode haver entradas “até 1000v”, e quando “até e acima de 1000v”