Características da produção de tubos e conexões de polipropileno - uma revisão dos melhores fabricantes

Nos últimos anos, o negócio de produção de tubos de polipropileno tornou-se um dos mais populares em termos de estabilidade financeira. Essa estabilidade poderia causar inveja a indústrias como a produção de alimentos e medicamentos. A procura de tubos de polipropileno só irá crescer; a situação claramente não mudará durante pelo menos mais 20 anos.

produção de tubos

informações gerais

A atratividade da produção de tubos de polipropileno se baseia em dois fatores:

  • superioridade das comunicações de polipropileno em critérios tecnológicos, produtivos e operacionais sobre dutos de aço;
  • os custos de produção, instalação de equipamentos e manutenção do processo técnico são muito inferiores aos do aço tradicional.

Outra vantagem importante é a simples montagem de comunicações baseadas em blanks de polipropileno, não havendo necessidade de treinar um trabalhador, melhorar ou manter suas qualificações, como, por exemplo, um soldador ou eletricista, gastando muito dinheiro com ele. A tecnologia de acoplamento é tão simples que você mesmo pode dominá-la em poucas horas de treinamento prático.

A produção dos produtos em si não requer investimentos de capital significativos, mesmo uma pequena empresa que tenha adquirido a linha e a matéria-prima pode produzir blanks de polipropileno.

Propriedades positivas de produtos de polipropileno

Principal vantagens dos tubos de polipropileno – durabilidade, resistência e respeito ao meio ambiente do material. Sujeito às condições de operação, o polipropileno não reage com soluções alcalinas ou ácidas e não emite substâncias voláteis contendo cloro quando aquecido fortemente, como é o caso do cloreto de polivinila. Outra vantagem é que o material não emite poeira fina, como espuma de poliestireno ou espuma de poliuretano.

A produção é frequentemente focada em quatro áreas principais de aplicação:

  • sistemas de abastecimento de água, abastecimento de gás e aquecimento;
  • fornecimento de ar comprimido ou gases inertes;
  • dutos para bombeamento de água, líquidos, soluções tecnológicas, linhas de drenagem de águas residuais, tanto na produção quanto na vida cotidiana;
  • uso de blanks como capa protetora ao colocar cabos elétricos no solo.

A tubulação de polipropileno pode suportar aquecimento de até 90 ÓC por 1-2 minutos sem perder a forma original. Normalmente, o aquecimento sob pressão interna da água é limitado a 75 ÓC em 5-6 Às. Sob tais condições, um gasoduto de polipropileno durará várias décadas.

Os canos de esgoto são menos resistentes ao estresse mecânico e ao choque térmico. Mas se você não derramar líquidos ferventes no esgoto e escolher a profundidade certa, os tubos de polipropileno durarão facilmente pelo menos o dobro dos famosos sistemas de resíduos de ferro fundido.

Além de tubos feitos de copolímeros e homopolímeros de polipropileno, está consolidada a produção de produtos com cargas minerais e de fibra de vidro. Por exemplo, a adição de talco fundido ou carbonato de cálcio 20-55% em peso permite obter tubos acessórios, acoplamentos com altas qualidades decorativas e maior resistência mecânica.

A adição de fibra de vidro 20-45% do volume é utilizada na produção de blanks para construção de linhas de abastecimento de água sob pressão. Plastificantes e elastômeros conferem ao polipropileno alta resistência a baixas temperaturas. Tais produtos são adequados, por exemplo, para a instalação de linhas de esgoto externas.

De acordo com o esquema de produção, podem ser adicionados sais de metais pesados ​​​​e retardadores de chama à massa de polipropileno. Consequentemente, o polímero torna-se autoextinguível. Esses tubos não são usados ​​​​para abastecimento de água, mas são perfeitos como capa protetora de polipropileno para fiação elétrica.

Você tem tubos de polipropileno instalados?
Sim
100%
Não
0%
Não, mas estamos planejando uma substituição
0%
Votado: 2

Recursos de produção

O mercado de tubos de polipropileno é responsável por aproximadamente 1/5 do volume de tubos brutos de polietileno reticulado vendidos. Isso não significa que o polipropileno seja inferior ao PE em vários critérios. Pelo contrário, os tubos de polipropileno são de qualidade muito superior aos seus homólogos feitos de polietileno x reticulado.

O único aspecto negativo é que as matérias-primas e os equipamentos de produção são mais caros e exigem tecnologias mais avançadas e pessoal treinado.

produção de tubos

Hoje, quase todo o mercado de tubos de polímero está inundado com peças brutas de polietileno baratas fabricadas na China, em parte na Europa. À medida que a produção de materiais de polipropileno aumenta, prevê-se que a procura de PE irá cair, ou mesmo “colapsar”. O preço das comunicações em polipropileno, à medida que aumentam os volumes de produção, se aproximará do nível dos produtos em PE.

O negócio de produção de blanks para tubos de polipropileno é interessante porque está focado na reforma dos sistemas existentes de comunicações, abastecimento de água, gás, aquecimento e água quente. Esta parte do mercado só cresce à medida que o parque habitacional envelhece.

Aprender mais sobre instalação de tubos de polipropileno possível em nosso site.

Produção de tubos

A tecnologia para fabricação de blanks para tubos é baseada no processo de extrusão de uma massa fundida superaquecida sob alta pressão através de um bico de matriz especial. Em tese, a produção de tubos de polipropileno pode ser instalada até em uma garagem, como fizeram as empresas chinesas ao longo da década de 90 do século passado.

A qualidade dos produtos de polipropileno era extremamente baixa, então eles os abandonaram em favor de linhas modernas que fornecem controle, calibração e correção em vários estágios tamanhos de tubos.

O moderno processo tecnológico para fabricação de blanks para tubos de polipropileno é o seguinte:

  1. O produto semiacabado granulado com aditivos é aquecido a uma temperatura de 240-250 ℃. Os grânulos de polipropileno derretem e passam para um estado semilíquido. O fundido é constantemente agitado para melhorar a fluidez.
  2. Usando uma extrusora, a massa é pressionada através dos orifícios da matriz. A saída é um tubo vazio, mas não endurecido. Para manter sua forma, água é aplicada nas paredes da peça. A camada externa de polipropileno endurece, mas o material ainda mantém sua plasticidade.
  3. Um tubo vazio ligeiramente resfriado é calibrado por crimpagem ou vácuo. Nesta fase da produção, o tubo de polietileno esfria e assume as dimensões finais.

Uma linha produz cerca de 200 kg de tubos por hora.O tubo é inspecionado visualmente, marcado, cortado em pedaços e armazenado. Em geral, o processo de produção parece simples, mas a situação real sempre apresenta nuances.

Linha de produção

A qualidade depende diretamente do equipamento e do nível de treinamento do pessoal

As características de durabilidade e desempenho do tubo são 60% determinadas pela qualidade dos grânulos de polipropileno. Qualquer tentativa de acelerar o processo de produção, alterar a receita para aumentar a participação do polipropileno chinês ou substituir o equipamento original por um análogo mais barato leva a uma acentuada deterioração na qualidade do tarugo do tubo.

Qual equipamento é usado para produzir produtos?

Qual é o custo de uma linha de fabricação de tubos?
Uma linha padrão para produção de tubos de polipropileno em versão econômica inclui de 10 a 12 unidades tecnológicas para diversos fins. Custa pelo menos 250-300 mil rublos. As linhas modernas para produção automatizada de tubos de polipropileno custam entre 1.900 e 2.500 mil rublos, mas isso já é uma garantia de qualidade e produção sustentável de produtos.

A linha de configuração mínima consiste nas seguintes unidades:

  • câmara de aquecimento com tremonha de recebimento de matéria-prima. Normalmente trata-se de um recipiente de aço resistente à corrosão com isolamento térmico das paredes, com aquecedor a gás ou elétrico;
  • extrusora com bloco de matriz substituível. Um parafuso é usado para criar pressão. Se vários componentes forem usados ​​na receita, será usado um soprador de disco;
  • um dispositivo para transportar tubos não endurecidos para a zona de resfriamento e calibração. Vários rolos cônicos revestidos de Teflon giram para empurrar a peça quente para a zona de resfriamento;
  • banhos-maria fechados - na maioria das vezes são recipientes cilíndricos horizontais com aberturas de entrada e saída fechadas com vedações isolantes;
  • corte automático de tubos em comprimentos padrão - disco com ponta de metal duro de alta velocidade com resfriamento da linha de corte;
  • recipiente de calibração a vácuo ou calibrador de rolo;
  • aparelho de marcação - um eixo coaxial ao tubo com um carimbo substituível e um disco que aplica listras longitudinais de uma determinada cor;
  • empacotador em branco – forma pacotes a partir de tubos;
  • transportador para carregamento;
  • estoque.

Normalmente, um fio de uma peça bruta de polipropileno é enrolado em um carretel pesando não mais que 1.200 kg. Os furos são fechados com tampões e o próprio material é coberto com filme de PVC.

Os blanks de grande diâmetro são cortados em pedaços de 5 m e colocados em feixes. O prazo de validade total dos produtos em armazém não é superior a um ano, com prazo de validade de 2 anos. As informações sobre a data de fabricação e lote devem ser colocadas no tubo junto com as marcações.

produção de tubos de polipropileno

O polipropileno, tanto em grânulos quanto na forma de produtos acabados, se decompõe sob a influência da radiação ultravioleta, portanto o local de armazenamento do material deve ser protegido da luz solar, raios diretos de lâmpadas halógenas ou de mercúrio.

O segundo problema de produção é a umidade do ar. A produção de tubos de polipropileno é ajustada a um determinado teor de vapor d'água. Qualquer desvio da norma leva ao aparecimento de cáries, fístulas e estrias. Portanto, as instalações para produção de blanks de polipropileno estão equipadas com sistema de ventilação.

Matérias-primas para fazer tubos

Como matéria-prima fabricantes são utilizados grânulos preparados de polipropileno primário e polietileno reticulado.Dependendo da natureza do produto acabado, dois tipos de receitas são utilizados na produção:

  • para tubulações de esgoto, o granulado inicial consiste em um homopolímero de polipropileno. Este é um polímero 100% altamente purificado;
  • Para linhas de pressão, sistemas de abastecimento de água, sistemas de aquecimento e abastecimento de água quente, é utilizada uma mistura de polipropileno e etileno reticulado.

No primeiro caso, as matérias-primas são adquiridas de fabricantes nacionais com uma pequena adição de material importado, na maioria das vezes fabricado na Turquia e na China. Em segundo lugar, são utilizadas misturas prontas importadas.

Famosos fabricantes russos de tubos de polipropileno

A produção de tubos de polipropileno costuma utilizar equipamentos estrangeiros, portanto a qualidade do produto depende da escolha correta do fornecedor de matéria-prima. A lista dos mais famosos fabricantes russos de tubos à base de polipropileno é a seguinte:

  1. Empresa Cosmoplast. Produz tubos de polipropileno, conexões, acoplamentos para sistemas de abastecimento de água e sistemas de aquecimento. As matérias-primas e os equipamentos foram adquiridos na União Europeia.
  2. "YarInterPlast". Produz tubos de polipropileno para abastecimento de água e esgoto. Utiliza equipamentos da Cincinnati Extrusion;
  3. "Politron". Grande fabricante de tubos não inflamáveis ​​​​de polipropileno, conexões para esgoto, comunicações de água sem pressão. Utiliza equipamentos importados dos principais fabricantes europeus ZWICK, BINDER, SCITEQ.

A maior parte das linhas tecnológicas foi adquirida há mais de 10 anos, portanto a produção é realizada com tecnologias e receitas desatualizadas. As matérias-primas são predominantemente russas.

matérias-primas para tubos

Fabricantes estrangeiros de tubos

Os itens a seguir são populares entre as empresas de manufatura estrangeiras:

  • Ekoplastik, República Tcheca.A empresa produz materiais PP para dutos industriais e domésticos. Os tubos caracterizam-se pela boa soldabilidade e resistência a baixas temperaturas;
  • Empresas manufatureiras alemãs - Rehau, Wefatherm, Banninger. Os produtos se diferenciam pelo polipropileno de alta qualidade, mas claramente superfaturados;
  • Valtec, Itália. Material de alta qualidade. A instalação é possível usando acessórios de prensa de latão crimpados.

Além dos produtos da União Europeia, são populares os tubos de polipropileno fabricados na China, mas sob a marca britânica Blue Ocean. A qualidade é praticamente a mesma da Europa, embora o preço seja menor, além de garantia de 10 anos nos produtos.

Conclusão

A produção de tubos de polipropileno depende diretamente do funcionamento preciso dos equipamentos e da tecnologia utilizada. Via de regra, o mundo utiliza os desenvolvimentos das empresas químicas e fábricas alemãs. Portanto, é melhor comprar tubos PP produzidos com equipamentos originais ou licenciados da Alemanha, República Tcheca e Áustria.

O que você acha, que tipo de tubo é melhor comprar - doméstico ou europeu? Escreva nos comentários. Salve o artigo nos seus favoritos. Compartilhe nas redes sociais.

Comentários dos visitantes
  1. Sergei

    Se você comprar um tubo PP, revise e verifique você mesmo cada peça. Em todos os atacadistas, para cada cinco de qualidade mais ou menos alta, há um com cavidades e paredes enfraquecidas. Funciona muito bem como substituto do aço, mas você precisa saber fazer a cintagem corretamente. Não vou falar nada sobre congelamento, está mais relacionado ao sistema de esgoto se for escavado superficialmente.

  2. Victor Stepanovich

    Eu estava em uma dessas produções, não dava para invejar a galera, o cheiro de plástico queimado estava por toda parte.Aconselho quem está envolvido na substituição de canos de água a ir até a fábrica e comprar deles. Você pode escolher, fica mais barato, e eles também lhe darão uma escolha.

  3. Sergei Drozdov

    Isto é verdade com a luz ultravioleta. Meu retorno de aquecimento ficava próximo às flores, e ali elas eram iluminadas com uma lâmpada ultravioleta para que crescessem melhor. Dentro de um ano, apareceram microfissuras e dois metros tiveram que ser soldados novamente.

Adicione um comentário

Qual é o custo de uma linha de fabricação de tubos?
Uma linha padrão para produção de tubos de polipropileno em versão econômica inclui de 10 a 12 unidades tecnológicas para diversos fins. Custa pelo menos 250-300 mil rublos.As linhas modernas para produção automatizada de tubos de polipropileno custam entre 1.900 e 2.500 mil rublos, mas isso já é uma garantia de qualidade e produção sustentável de produtos.

Aquecimento

Ventilação

Elétrica