Componentes para tubos de polipropileno - regras de seleção e instalação
Compra bem-sucedida espaços em branco para tubos de polipropileno para a instalação de um sistema de abastecimento de água pode ser considerado metade do sucesso. Além disso, você precisará de acessórios, fixadores, torneiras e outros componentes para tubos de polipropileno. Ao mesmo tempo, a qualidade do futuro abastecimento de água depende diretamente da correta seleção e instalação de todos os elementos.
O conteúdo do artigo:
Características dos tubos de polipropileno
Para canalização e aquecimento doméstico, são utilizados dois tipos de tubos - reforçados e não reforçados. No segundo caso, os esboços dos tubos são feitos extrusando o fundido através de uma matriz. São tubos monolíticos comuns feitos de massa de polipropileno com aditivos de copolímero.
Os blanks reforçados são feitos colando uma camada intermediária de alumínio ou soldando uma subcamada com adição de microfibra de vidro. Isso deverá ser levado em consideração ao escolher componentes para tubos de aquecimento de polipropileno.
Os espaços em branco dos tubos de polipropileno são marcados dependendo da pressão permitida de água ou fluido de trabalho:
- PN10 – pressão até 10 bar em temperatura não superior a 45 ℃;
- PN16 – pressão até 16 bar até 60 ℃;
- PN20 – pressão até 20 bar até 80 ℃;
- PN25 – pressão de até 25 bar até 95 ℃.
Os blanks para tubos de polipropileno PN16-25 estão disponíveis em versões reforçadas e não reforçadas. PN16 com subcamada de alumínio são utilizados em sistemas de aquecimento de apartamentos com caldeiras de circuito duplo.
PN10 | PN16 | PN20 | PN25 |
para abastecimento de água fria | para ambientes com temperaturas não superiores a 60 ℃ | universal, para água fria e água quente até 80 ℃ | para aquecimento |
não reforçado | não reforçado | reforçado | reforçado |
0-45 ℃ | 0-60 ℃ | 0-80 ℃ | 0-95 ℃ |
até às 10h | até 26 às | até 20 às | até 25 às |
Os blanks de tubos com adição de fibra de vidro são utilizados em:
- completo com caldeiras de chão com temperatura máxima da água;
- sistemas de piso aquecido;
- em tubulações de água de alta pressão.
Os blanks de polipropileno podem ser feitos de diversos materiais. O tipo mais acessível de PPH é o polipropileno puro. Usado para fornecer água fria. PPV é um copolímero complexo à base de polipropileno com adição de polietileno de baixa densidade. Possui alta elasticidade, portanto é utilizado em componentes de tubulações de água fria e pisos aquecidos.
A marca mais comum de PPR é a base de polipropileno, na qual o etileno é “costurado” de forma especial durante o processo de polimerização. Suporta aquecimento constante até 70°C. É utilizado para fornecimento de água quente e em sistemas de aquecimento de baixa temperatura. O material mais resistente ao calor - PPs - é usado para aquecer componentes do circuito.
Os componentes para montagem do circuito de abastecimento de água ou aquecimento devem ser da mesma marca e do mesmo material das tubulações. Caso contrário, existe o risco de danificar a costura de solda. Não é aconselhável soldar componentes de polipropileno de composições diferentes. Por exemplo, o coeficiente de expansão térmica de um tubo vazio de polipropileno reforçado com fibra de vidro é 2 a 3 vezes menor do que o de um tubo PPR convencional para sistemas de abastecimento de água. Portanto, uma junção confiável não funcionará.
Tipos de componentes
Para montar um sistema de abastecimento de água, são utilizados dezenas de modelos de ferragens e elementos adicionais.
Convencionalmente, eles podem ser divididos em vários grupos de acordo com a aplicação:
- Acessórios para unir peças. Esses incluem acoplamentos, ferragens, adaptadores, triângulos, simples e com encaixe metálico.
- Válvulas de corte, torneiras, filtros.
- Apropriado para fazer ramais e conectar consumidores de água ou calor.
- Elementos para fixação de linhas de polipropileno na parede.
Dentro da linha de produtos de um fabricante, todos os componentes são agrupados, sistematizados e rotulados para um tipo específico de tubo de polipropileno. A empresa coloca o código do produto na lateral da caixa.
No varejo, os componentes podem ser oferecidos em grupos, por exemplo, para montagem de abastecimento de água ou circuito de aquecimento. Porém, mais frequentemente é necessário montar um conjunto de elementos adicionais a granel, por isso é importante conhecer cada detalhe “pessoalmente” ou pelo menos ter uma ideia da estrutura dos componentes do sistema de abastecimento de água.
Acessórios para união de tubos de polipropileno
Para uniões simples, são utilizados acoplamentos retos e angulares. A conexão utilizada para soldar um tubo de polipropileno em uma linha é um cilindro cilíndrico com cavidades de assentamento na entrada e na saída.
A grande maioria das empresas fabricantes marca a superfície final ou lateral dos componentes com informações sobre a classe do tubo PN10-PN25, diâmetro do furo e qualidade do polipropileno.
Para conectar tubos de diferentes diâmetros, para passar do polipropileno para um tubo de aço ou uma porca de união metálica, são utilizados componentes de formato mais complexo. Dependendo do método de montagem, tal acoplamento pode ter roscas metálicas internas ou externas.
Além de conexões retas, são usados acoplamentos de canto de polipropileno - eles são usados para girar a tubulação em 45 e 90 graus.
Esses componentes também podem ser feitos para soldar duas peças de diâmetros diferentes, e possuem elementos metálicos com roscas externas ou internas.
Para a montagem final de uma rede de abastecimento de água em polipropileno, são utilizados componentes que desempenham funções de serviço:
- contornos se vários tubos se cruzarem no mesmo plano. Normalmente são instalados na fase final da montagem, quando é possível medir o raio de arredondamento de um trecho sobre outro;
- compensadores em tubo de polipropileno. Este anel de tubo é utilizado para compensar a dilatação térmica do polipropileno quando aquecido;
- plugues e colares adaptadores do tubo à conexão do flange.
Acessórios para ramificação de tubos, curvas para conexão de mangueiras flexíveis
O sistema de tubulação não é necessariamente construído na forma de uma linha quebrada ou reta. Para sistemas complexos de abastecimento de água ou, mais frequentemente, para aquecimento, é necessário fazer várias saídas. Por exemplo, para ligar vários radiadores de aquecimento à linha de alimentação. O problema de ramificação de tubulações de água ou de aquecimento pode ser resolvido usando componentes de formatos complexos.
Por exemplo, ao colocar tubos horizontalmente, é necessário fazer uma drenagem vertical da água acima ou abaixo do nível principal, ou ramificar a partir de seções verticais do sistema de abastecimento de água. Neste caso, você pode usar tês de polipropileno para ramificar o tubo perpendicularmente à linha de entrada e saída.
Eles também são chamados de redutores. Todos os três furos estão localizados no mesmo plano ou em dois ao mesmo tempo.
A saída pode ter rosca interna ou externa, o que é conveniente se você deseja conectar o circuito a um tubo de metal.
Os tees podem ser transitórios com furos para tubos de diferentes diâmetros.
Acessórios com conexão roscada também são usados para conectar conexões flexíveis para torneiras, tanques de resíduos ou caldeiras.
Para torneiras de banheira ou chuveiro, os componentes conhecidos como saída de água são mais usados. Este pode ser um ângulo com um encaixe roscado.
Ou uma versão mais complexa dos componentes - uma faixa dupla com fixação para embutir na parede do banheiro.
Para a cozinha, você pode usar um kit de parede universal.
Torneiras e acessórios para tubulações de água em polipropileno
Além de acoplamentos e adaptadores, as estruturas de dutos utilizam componentes como torneiras e válvulas. Para água fria, você pode instalar uma torneira de fluxo total para soldar tubos.
Nos circuitos de aquecimento, um tubo de polipropileno é conectado aos radiadores por meio de uma válvula adaptadora para soldagem e encaixe.
Ao escolher componentes para um sistema de aquecimento ou encanamento, adquira um filtro grosso.
Normalmente são utilizados modelos com plugue de metal, mas também existem opções com polipropileno. Componentes plásticos são usados para linhas de baixa pressão, não mais que 1,5 bar.
Fixadores de tubos
Seleção de componentes usados para fixação de linhas de polipropileno em paredes, pequeno.
Existem dois tipos de fixadores usados para encanamento doméstico:
- clipes de polipropileno;
- braçadeiras tipo castor.
Ambas as versões dos componentes são fixadas à parede com parafuso auto-roscante e bucha.
A fixação dos tubos de polipropileno deve ser deslizante - não são permitidas pinças rígidas.Caso contrário, quando a linha aquecer, os fixadores de qualquer componente poderão quebrar.
Os clipes são colocados ao longo da linha de colocação do tubo de polipropileno.
O segundo tipo de componentes é colocado antecipadamente no tubo.
Após soldar os tubos, você pode selecionar um local para instalação e fixar a peça com buchas.
Como escolher componentes
A melhor solução na hora de selecionar peças para montagem de um sistema de encanamento ou aquecimento é utilizar o catálogo de um fabricante. Esta abordagem garantirá que os componentes correspondam entre si tanto em termos de material como de dimensões do produto.
O que você precisa prestar atenção:
- Os componentes devem ser selecionados corretamente de acordo com as dimensões de montagem. Portanto, é necessário traçar um diagrama da fiação futura e marcar nele os tipos de peças. É importante determinar corretamente as dimensões dos componentes. Depois disso você pode fazer uma lista.
- Para sistemas de abastecimento de água e aquecimento, os componentes são feitos de materiais diferentes. As peças de polipropileno reforçado com fibra de vidro só devem ser soldadas em tubos vazios do mesmo material.
Uma exceção pode ser a situação quando tubos vazios com uma subcamada de reforço de alumínio são usados para água quente. Neste caso, os componentes podem ser adquiridos em uma lista, tanto para água fria quanto para água quente.
A espessura da parede do corpo de polipropileno dos componentes é muito maior que a do tubo. Portanto, não há problemas especiais com a resistência ao calor.
Para abastecimento de água
Em primeiro lugar, é necessário instalar uma torneira e um filtro na parte de entrada. Na entrada em frente ao hidrômetro é montada uma torneira tipo válvula de polipropileno com gaxeta de borracha e porca de fixação na haste. Este tipo é considerado mais confiável e durável.É melhor não economizar nos componentes da parte introdutória.
Tees, acessórios de transição e acoplamentos são adquiridos de acordo com a lista. É aconselhável comprar componentes de um fabricante. Se o sistema de abastecimento de água requer a instalação de torneiras de bloqueio, por exemplo, na ligação de canalização ou caldeira, então é melhor pegar componentes de latão e instalá-los em acoplamentos adaptadores de polipropileno.
Para sistema de aquecimento
Planejar um circuito de aquecimento não é diferente de um processo semelhante para um sistema de abastecimento de água. A única diferença é que o desenvolvimento começa com a escolha de um local para o grupo de segurança e a seleção de componentes para ele.
A segunda característica é que a lista de componentes para tubos de aquecimento de polipropileno deve incluir um compensador de expansão. Você pode usar um anel ou compensador Kozlov.
Se desejar, este tipo de componente pode ser fabricado de forma independente.
Instalação de componentes
A soldagem do abastecimento de água começa na entrada. O sistema de aquecimento começa a ser montado pela equipe de segurança.
Ao soldar componentes em peças de polipropileno, duas regras devem ser seguidas:
- Você não pode cortar ou cortar nada com antecedência. Todos os componentes são soldados ao tubo sequencialmente conforme você avança no diagrama de montagem.
- Unidades complexas são montadas separadamente. Somente depois de certificar-se de que um tipo de componente particularmente valioso está soldado corretamente ao tubo vazio, você poderá instalar a unidade no abastecimento de água.
Ao usar um bom ferro de solda O processo de soldagem de peças está progredindo rapidamente. É necessário colocar os componentes a serem soldados nos bicos de aquecimento, aquecê-los por um certo tempo e conectá-los.
Diâmetro do tubo, mm | 20 | 25 | 32 | 40 | 50 | 63 | 75 | 90 |
Tempo de aquecimento, s | 5 | 7 | 8 | 12 | 18 | 24 | 30 | 40 |
Tempo de soldagem, s | 4 | 4 | 6 | 6 | 6 | 8 | 8 | 8 |
Tempo de resfriamento, s | 120 | 120 | 220 | 240 | 250 | 360 | 360 | 360 |
Se alguma peça foi soldada sem sucesso, não é necessário jogá-la fora. Basta cortar a parte externa do blank do tubo com uma serra, tudo dentro do acoplamento pode ser cortado com uma furadeira para madeira.
O aquecimento de curto prazo não afeta de forma alguma as características dos componentes, incluindo torneiras e acoplamentos roscados.
A seleção de componentes para tubos de polipropileno é um processo importante que possui muitas nuances. É preciso levar tudo em consideração – desde o tipo de sistema onde serão instalados, até o material e dimensões. Portanto, é importante estudar previamente as características dessas peças e estudar o leque de empresas renomadas.
Elementos de conexão de tubos de polipropileno: vídeo.
Você conhecia todas as nuances da escolha dos componentes? Escreva nos comentários. Salve o artigo nos seus favoritos para não perder informações úteis. Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
Meu conselho: pegue os adicionais em uma lista com tubos, fixadores e torneiras. Plástico, costuras de fundição, marcações - tudo será igual. Se algo num conjunto de marca for substituído por bens de consumo chineses, isso se tornará imediatamente óbvio. Isso acontece principalmente em supermercados de construção.
Polipropileno de diferentes fabricantes é soldado em tempos diferentes, então a mesa é uma mesa, mas é preciso praticar. Caso contrário, os tubos de polipropileno ficarão tortos.