Instalação de bomba de circulação: tipos, finalidade e características de sua instalação

Idealmente, o sistema de aquecimento deve garantir um aquecimento uniforme da divisão.Porém, acontece que, por exemplo, na cozinha os radiadores estão praticamente frios, na sala há uma verdadeira sauna.

Ao mesmo tempo, a caldeira a combustível funciona na sua capacidade máxima. Felizmente, a instalação de uma bomba de circulação tem um efeito positivo na eficiência do sistema de combustível.

A seguir, falaremos sobre os meandros da escolha de bombas, entenderemos seus tipos e características de design, além de destacar as vantagens e desvantagens do equipamento.

Quando é necessária uma bomba de circulação?

Quando surgem problemas com a distribuição uniforme do calor na casa, utiliza-se uma de duas opções para resolvê-los: substituição de tubulações ou instalação de equipamentos adicionais. Novos tubos de diâmetro maior que os anteriores permitem equilibrar a distribuição do calor.

Esta opção é eficaz e prática. No entanto, a substituição de tubos não é apenas demorada, mas também cara.

A segunda solução é adicionar uma bomba de circulação ao sistema de aquecimento. Permite equilibrar a temperatura nas divisões do edifício. Também evita a formação de bolhas de ar que dificultam o fluxo da água. E o custo de uma bomba de circulação é várias vezes inferior ao custo das tubulações, sua entrega e instalação.

O dispositivo também é fácil de instalar.Portanto, os proprietários de casas particulares tendem a instalar uma bomba de circulação.

A troca de tubos é demorada e cara
A substituição de tubos é demorada e cara. A instalação de uma bomba de circulação ajudará a economizar tempo e dinheiro

O planeamento do aquecimento doméstico inclui não só cálculo de potência da caldeira, seleção da localização do radiador, mas também análise do movimento do líquido refrigerante. É claro que um amplo espaço residencial é uma oportunidade para uma vida confortável para mais de uma pessoa. Mas a velocidade de circulação do refrigerante diminui. Portanto, é instalada uma bomba que faz a água circular mais rapidamente.

Finalidade do equipamento de circulação

Num sistema de aquecimento fechado, a caldeira aquece a água. No entanto refrigerante circula pelos tubos da bateria em baixa velocidade, retornando à caldeira em baixa temperatura. O dispositivo de aquecimento funciona na sua capacidade máxima, o que reduz a sua vida útil.

O objetivo da bomba de circulação é superar a resistência hidráulica e garantir o fluxo de água em circuitos estendidos e estruturalmente complexos. A inclusão de uma bomba no circuito ajudará a criar um aquecimento uniforme e uma temperatura aceitável nos alojamentos, permitindo que a caldeira funcione com potência média.

Além disso, no caso de utilização de bomba, não há necessidade de dispor inclinações da tubulação em direção à caldeira e torna-se possível reduzir significativamente o diâmetro das tubulações utilizadas na montagem. A diferença entre a temperatura da água que entra e sai da caldeira é de apenas alguns graus.

Separador de ar no sistema de aquecimento
O equipamento de circulação acelera o refrigerante no sistema. Para evitar o aparecimento de bolhas em altas concentrações de ar, é necessário instalar saídas de ar ou um separador de ar

Design e tipos de bombas

As bombas de circulação não têm um design particularmente complexo. Portanto, são fáceis de reparar.

Os principais elementos do equipamento são a carcaça, o impulsor e o motor elétrico. As lâminas giram, resultando em força centrífuga. Como resultado, formam-se áreas com diferentes níveis de pressão.

As bombas circulares são divididas em:

  • "molhado";
  • "seco".

O tipo de rotor faz a diferença. A estanqueidade da carcaça é garantida por um copo metálico especial, localizado entre o estator e o rotor.

Equipamento de rotor úmido
A peculiaridade do rotor “úmido” é a colocação do impulsor e do rotor na água. Menos ruído, mas também um indicador de eficiência mais modesto

A colocação do rotor em ambiente refrigerante garante uma diminuição constante da sua temperatura e lubrificação dos elementos estruturais. Além disso, os sons da bomba são praticamente inaudíveis, pois são absorvidos pela água. Por isso, esse tipo é utilizado em residências particulares.

No entanto, a eficiência das bombas “úmidas” é de 50%. Isso se deve à impossibilidade de vedar um rotor de grande diâmetro. Portanto, o equipamento não é utilizado quando é necessário aumento de produtividade, por exemplo, com uma tubulação estendida.

Projeto de dispositivo com rotor seco
Os rotores “secos” fazem barulho durante a operação. Portanto, são utilizados principalmente para tubos de aquecimento longos ou em instalações industriais.

Já no rotor “seco”, sua parte funcional não entra em contato com a água. O impacto deste último é bloqueado por anéis protetores. Este design é menor em tamanho. E a potência é 1,5 vezes maior - 80%.

Existem os seguintes tipos de dispositivos com rotor “seco”:

  1. Centrífuga, na qual o motor é flangeado.A caixa é fixada à laje de fundação por meio de um fixador especial.
  2. Grandes dispositivos centrífugos com conexão de acoplamento e motor. Se os pontos de entrada e saída de água estiverem localizados no mesmo eixo, eles são chamados de fluxo direto.

Para selecionar a bomba de circulação ideal, você precisa analisar vários parâmetros. Os mais importantes são área de uso, desempenho, custo e ruído.

Recomendamos também que você se familiarize com as dez principais bombas de circulação para aquecimento. Mais detalhes - acesse link.

Regras para escolha de equipamentos de circulação

A bomba de circulação do tipo “úmida” possui menor nível de ruído. A situação oposta ocorre com um rotor “seco”. Nesse caso, o ruído é gerado não só pelo funcionamento da própria bomba, mas também do ventilador, responsável por reduzir a temperatura do motor elétrico.

Os dispositivos “secos” são instalados em instalações industriais, enquanto os “úmidos” são relevantes para instalações residenciais. Afinal, um nível de ruído superior a 70 dB terá um impacto negativo no estado psicológico de quem mora na casa.

Na disposição de residências particulares, a prioridade é a versão “úmida” da bomba de circulação. Suas pás ficam constantemente no meio bombeado, as peças serão lubrificadas com água e durarão 5 anos ou mais.

Ao conectar o aparelho a um circuito de aquecimento aberto, deve-se prestar muita atenção à qualidade do refrigerante, não devendo reabastecê-lo com água contendo inclusões minerais e orgânicas.

 Estrutura interna da bomba
A opção com rotor “úmido” custa menos que a análoga com rotor “seco”. Você deve escolher o primeiro se o sistema de aquecimento não exigir muita energia

Outro critério é o indicador de pressão.Portanto, se para a operação ideal de um sistema de circuito fechado estiver dentro de 10 m, então um rotor “úmido” é adequado. Potência suficiente de 25-30 m3 à uma hora.

Quando o sistema de aquecimento necessita de mais pressão, a melhor opção é uma bomba com rotor “seco”. Em seu projeto, o rotor é separado da tubulação de aquecimento por um retentor de óleo. Este tipo consumirá menos eletricidade do que o seu equivalente “úmido” com a mesma eficiência operacional.

A fórmula a seguir o ajudará a descobrir a potência necessária da bomba:

Q=0,86*P/dt

Onde:

Q – potência da bomba, m3/hora;

P – potência térmica do sistema de aquecimento, quilowatt;

dt é a diferença entre a temperatura da água antes de entrar no aquecedor e depois de sair dele.

Vamos dar um exemplo específico. Deixe a área de um edifício residencial ser de 200 m2. Vamos fingir que sistema de aquecimento de dois tubos. Para manter a temperatura ideal no inverno, uma potência térmica de 20 quilowatts é suficiente.

O dt padrão é 20 graus Celsius. Este indicador é suficiente para cálculos aproximados em casa.

Como resultado, obtemos 0,86 m3/hora. Podemos arredondar para 0,9. É melhor estar protegido contra erros. E com o tempo, a bomba de circulação se desgasta, então a potência será menor.

Outro parâmetro do equipamento é a pressão. Todo sistema hidráulico possui resistência ao fluxo de água. Esta característica exige a utilização de um dispositivo para garantir a circulação do líquido refrigerante no sistema.

Bomba do sistema de aquecimento
Os parâmetros da bomba devem evitar resistência ao sistema de aquecimento e garantir a eficiência operacional necessária

Para obter o valor exato do indicador de resistência hidráulica, os cálculos são realizados utilizando a seguinte fórmula:

H=N*K

Onde:

N – número de andares do edifício (o subsolo é considerado andar);

K – custos hidráulicos médios por andar de uma casa.

K flutua na faixa de 0,7-1,1 metros de coluna de água para sistemas de aquecimento de dois tubos. E para feixe coletor, seu valor está na faixa de 1,16-1,85.

Por exemplo, uma casa de dois andares com porão tem três níveis. Se os cálculos forem realizados por um não profissional, então o valor máximo dos intervalos acima pode ser obtido. Para um sistema de dois tubos, isso equivale a 1,1 metros. Ou seja, calculamos K como 3 * 1,1 e obtemos 3,3 m de coluna d'água.

Numa casa de três andares, a altura total do sistema de aquecimento é de 8 metros. Porém, pela fórmula, recebemos apenas 3,3 metros de coluna d'água. Este valor será suficiente, pois a bomba não é responsável por elevar a água, mas apenas por reduzir os efeitos negativos da resistência do sistema.

Detalhes básicos de instalação

Primeiramente é necessário determinar a área de instalação da bomba na rede de aquecimento. É importante que seja neste local que seja conveniente fazer reparos ou substituir o dispositivo caso haja necessidade.

Anteriormente, as bombas “úmidas” eram montadas em um tubo de retorno através do qual circulava água visivelmente resfriada. Esta abordagem, de acordo com renomados especialistas em aquecimento, aumenta a vida útil das vedações, rolamentos e rotores.

Porém, os elementos estruturais das bombas modernas são constituídos por materiais que não têm medo da exposição à água quente. Portanto, o dispositivo pode ser instalado tanto em uma tubulação que transporta água resfriada até a caldeira, quanto em uma tubulação que transporta água já aquecida.

Piso quente no sistema de aquecimento
Se você instalar uma bomba de circulação na linha de abastecimento de água quente, o “piso quente” ficará muito quente. E isso permitirá que você obtenha o nível máximo de eficiência

Para normalizar a pressão, a bomba deve ser instalada no trecho da tubulação que fornece água à caldeira. Essa zona está localizada perto do ponto onde a água entra no tanque de expansão. Como resultado, será possível obter uma temperatura elevada nesta secção do sistema de aquecimento.

Existem regras simples que permitirão instalar corretamente o equipamento de circulação:

  • colocado abaixo e acima do tubo perto da bomba Válvulas de esfera. Estes últimos permitem suspender o abastecimento de água, reparar ou substituir o aparelho;
  • um filtro é instalado na frente da bomba, o que evita a entrada de sujeira e outros irritantes mecânicos no dispositivo;
  • Uma válvula de ar é montada no topo do bypass. Evita a formação de obstruções de ar;
  • Existe uma seta no corpo da bomba. Indica como, em relação ao sentido do fluxo de água, a bomba deve ser posicionada;
  • A “bomba úmida” é instalada na posição horizontal. Se o motor elétrico não estiver completamente na água, o dispositivo irá falhar mais rapidamente;
  • os terminais do dispositivo apontam para cima;
  • todas as conexões são protegidas com selante e gaxetas;
  • usar tomadas com aterramento para segurança.

Seguir estas recomendações simples permitirá que você instale a bomba de circulação no sistema da maneira mais correta possível. No futuro, sua obra trará conforto excepcional ao seu proprietário.

É importante lembrar uma característica do equipamento operado manualmente - para liberar o ar, é necessário abrir a válvula de ar por 5 minutos antes de cada partida da bomba.

Diagrama de conexão da bomba padrão
O resultado final é o seguinte esquema padrão.É importante seguir todas as regras de instalação da bomba para evitar problemas no futuro.

Enquanto o sistema de combustível não estiver abastecido com água e o ar não tiver sido liberado, é proibido ligar a bomba. Caso contrário, o dispositivo poderá queimar. Mas a bomba controlada automaticamente libera ar sem intervenção humana.

A sequência de instalação da bomba de circulação no sistema de aquecimento é a seguinte:

  1. Se o sistema de aquecimento já estiver em funcionamento, a água deverá ser escoada várias vezes. Dessa forma, eles se livram dos irritantes mecânicos.
  2. Ignorar a instalação. Abaixo e acima da bomba são instaladas torneiras especiais que retêm a água em caso de quebra da bomba e permitem a substituição do dispositivo.
  3. Monte o filtro.
  4. Instale uma linha de pipeline de desvio.
  5. Instale válvulas de corte para evitar o fluxo livre de água no sistema.
  6. Instale um tanque de expansão (relevante para um sistema de tipo aberto).
  7. Instale a bomba de acordo com as instruções e regras de instalação. São montados horizontalmente, pois na posição vertical perderão um terço de seu desempenho e falharão rapidamente.
  8. As juntas são tratadas com selante, o que terá um efeito positivo na eficiência operacional e na vida útil da bomba.
  9. Encha o sistema de combustível com água.

O número ideal de bombas de circulação é determinado pelo comprimento da tubulação. Por exemplo, se o comprimento total dos tubos for de até 80 m, um dispositivo com potência média será suficiente.

Porém, é melhor instalar um para trabalho constante e instalar o segundo “de reserva”. Isto permitirá, em caso de avaria do dispositivo de trabalho principal, iniciar imediatamente a circulação do refrigerante através do sistema.

Se a tubulação do sistema de aquecimento for estendida a uma distância superior a 80 m, serão necessários 3-4 dispositivos de circulação ou mais.

Bomba de circulação com acessórios
Para simplificar o procedimento de instalação de fixadores e conexões, é melhor adquirir uma bomba de circulação com conectores já selecionados

Você também pode solicitar instalação profissional. O custo dos serviços especializados é determinado pela prevalência do modelo do dispositivo, pela complexidade dos tubos de desvio e pelo número de circuitos de dutos.

Você pode ler instruções detalhadas sobre a instalação de uma bomba de circulação no sistema de aquecimento Aqui.

Vantagens e desvantagens das bombas

Muitos consumidores concentram-se exclusivamente nos pontos fortes da bomba de circulação. Não há dúvida de que este equipamento traz grandes benefícios ao proprietário da casa.

Suas principais vantagens são as seguintes:

  • Despretensão – o aparelho não tem requisitos especiais para o sistema de aquecimento. Vários tipos de dispositivos garantem a formação de um circuito de aquecimento com o comprimento necessário.
  • Velocidade ideal do refrigerante. O equipamento cria diferenças de pressão e garante melhor movimentação do fluxo de água.
  • Desempenho – ativação imediata do sistema de aquecimento. As baterias ficam cheias de água morna em questão de minutos.
  • Conveniência. As bombas são fáceis de instalar, manter e substituir.
  • Alta eficiência. Para garantir uma temperatura confortável, um mínimo de eletricidade é suficiente.

As bombas de circulação não aumentam apenas a eficiência do sistema de aquecimento. Eles também são fáceis de instalar e manter. Além disso, o equipamento, se instalado corretamente, durará muitos anos.

Mas, infelizmente, também tem várias desvantagens. As principais desvantagens dos sistemas de aquecimento com bombas são as seguintes:

  • Aumento dos custos de energia. Quanto mais potente for o dispositivo, maior será a conta.
  • Dependência do dispositivo em eletricidade.
  • Despesas adicionais. É impossível instalar a bomba sem adquirir as peças que a acompanham.
  • Custos de instalação. Se o sistema de aquecimento já estiver em funcionamento, não poderá prescindir de um especialista que fará a ligação da bomba de acordo com os requisitos técnicos.

Para reduzir sua dependência de energia elétrica, você pode adquirir um gerador a diesel projetado especificamente para um grupo de bombas específico.

Ou instale o dispositivo com inclinação para que o sistema funcione com base na circulação natural por um curto período.

O dispositivo tem muitas vantagens
As desvantagens do equipamento de circulação para sistemas de aquecimento são mínimas em comparação com as vantagens

As vantagens da bomba de circulação parecem mais significativas do que as suas desvantagens. Como resultado do uso do dispositivo, a eficiência do sistema de combustível aumenta significativamente. A maioria das desvantagens da unidade está relacionada a custos adicionais únicos ou regulares.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Sobre as regras de projeto e instalação da bomba no vídeo:

As características de instalação de equipamentos de circulação em um sistema de aquecimento são demonstradas no vídeo:

Depois de conhecer o princípio de funcionamento dos equipamentos de circulação e as principais diferenças entre o tipo úmido e o seco, você poderá escolher a opção mais adequada para o seu sistema de aquecimento. Se desejar, você mesmo pode instalar a bomba. Para fazer isso, você deve seguir as regras e recomendações úteis para a instalação de equipamentos de circulação.

Você tem experiência pessoal na instalação de equipamentos semelhantes? Por favor, compartilhe com nossos leitores. Conte-nos sobre as nuances de instalação que você conhece. Deixe seus comentários, tire dúvidas, compartilhe sua experiência na seção de comentários.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica