Instalação e ligação de tanque de expansão em versões abertas e fechadas de sistemas de aquecimento
Para dar ao refrigerante a oportunidade de se expandir quando aquecido, é necessário instalar um tanque de expansão no sistema de aquecimento. Este é um evento muito importante.Protegerá tubos e radiadores de cargas desnecessárias e aumentará significativamente a vida útil dos elementos funcionais do sistema de aquecimento autônomo.
Falaremos sobre como funciona o tanque de expansão em circuitos abertos e fechados. Mostraremos como instalá-lo corretamente em ambas as versões do sistema. Em nosso artigo você encontrará uma descrição da tecnologia para conectar esta capacidade de backup e recomendações úteis.
O conteúdo do artigo:
Tipos e funções de expansores de aquecimento
É necessário um tanque de expansão para compensar o efeito que um aumento no volume do líquido refrigerante durante o aquecimento tem no sistema de aquecimento. Um recipiente adicional conectado ao circuito torna-se um local de armazenamento para o excesso de água resultante. Quando a temperatura cai, parte do refrigerante sai do tanque e retorna para as tubulações.
O processo é repetido a cada ciclo de aquecimento e resfriamento. Se não existisse tal reservatório no sistema, quando a água dentro dos canos fosse aquecida, a pressão aumentaria e depois diminuiria.
Tais diferenças afetam negativamente o estado do sistema. Eles levam a vazamentos nas junções de dispositivos e tubulações e podem até causar falhas em equipamentos.
O tanque de expansão é selecionado em função das características do sistema de aquecimento.Para circuitos fechados, é necessária uma cápsula fechada especial com membrana, e para circuitos abertos, um recipiente não lacrado de configuração conveniente e do tamanho necessário é adequado.
Você deve escolher um tanque de membrana projetado para contato com água quente. Normalmente, o corpo desses dispositivos é pintado de vermelho. Você mesmo pode fazer um recipiente para instalação em circuito aberto, por exemplo, soldá-lo em chapa de metal. Mas é importante não apenas escolher o dispositivo certo, mas também instalá-lo corretamente.
Instalação do dispositivo de membrana
Um acumulador hidráulico deste tipo é instalado onde há probabilidade mínima de turbulência do líquido refrigerante, uma vez que é utilizada uma bomba para a circulação normal do fluxo de água ao longo do circuito.
Posição correta do recipiente
Ao conectar o tanque de expansão ao sistema de aquecimento fechado É imprescindível levar em consideração a localização da câmara de ar do aparelho.
A membrana de borracha se estica e depois se contrai periodicamente. Devido a esse impacto, com o tempo aparecem microfissuras, que aumentam gradativamente. Depois disso, a membrana deverá ser substituída por uma nova.
Se a câmara de ar desse tanque permanecer no fundo durante a instalação, a pressão na membrana aumentará devido à influência gravitacional. As rachaduras aparecerão mais rapidamente e os reparos serão necessários mais cedo.
Faz mais sentido instalar o tanque de expansão de forma que o compartimento cheio de ar fique por cima. Isso prolongará a vida útil do dispositivo.
Recursos de escolha de um local de instalação
Há uma série de requisitos que devem ser levados em consideração ao instalar um tanque de expansão de membrana:
- Não pode ser colocado perto da parede.
- O dispositivo deve ser de livre acesso para manutenção regular e reparos necessários.
- O tanque suspenso não deve ser posicionado muito alto.
- Uma válvula de corte deve ser colocada entre o tanque e os tubos de aquecimento, o que permitirá a remoção do dispositivo sem drenar completamente o líquido refrigerante do sistema.
- Ao instalar na parede, os tubos conectados ao tanque de expansão também devem ser fixados na parede para remover possíveis cargas adicionais do tubo do tanque.
Para um dispositivo de membrana, o ponto de conexão mais adequado é o trecho de retorno da linha entre a bomba de circulação e a caldeira. Teoricamente é possível colocar tanque de expansão e na tubulação de abastecimento, mas as altas temperaturas da água afetarão negativamente a integridade da membrana e sua vida útil.
Ao usar equipamentos de combustível sólido, tal colocação também é perigosa porque o vapor pode entrar no recipiente devido ao superaquecimento. Isto irá perturbar gravemente o funcionamento da membrana e pode até danificá-la.
Além da válvula de corte e da conexão “americana”, recomenda-se a instalação de um T e torneira adicionais na conexão, o que permitirá esvaziar o tanque de expansão antes de desconectar.
Configurando o dispositivo antes de usar
Antes da instalação ou imediatamente após, é necessário configurar corretamente o tanque de expansão, também denominado tanque de expansão. Isso não é difícil de fazer, mas primeiro você precisa descobrir qual deve ser a pressão no sistema de aquecimento. Digamos que um valor aceitável seja 1,5 bar.
Agora você precisa medir a pressão dentro da parte de ar do tanque de membrana. Deve ser inferior em cerca de 0,2-0,3 bar. As medições são realizadas com manômetro de gradação adequada através da conexão niple, localizada no corpo do tanque. Se necessário, o ar é bombeado para o compartimento ou o excesso de ar é expelido.
A documentação técnica geralmente indica a pressão de operação, que é definida pelo fabricante na fábrica. Mas a prática mostra que isso nem sempre é verdade. Durante o armazenamento e transporte, algum ar pode escapar do compartimento. Você deve fazer suas próprias medições.
Se a pressão no tanque não for ajustada corretamente, isso poderá causar vazamento de ar através do dispositivo de remoção de ar. Este fenômeno provoca um resfriamento gradual do líquido refrigerante no tanque. Não há necessidade de pré-encher o tanque de membrana com líquido refrigerante; basta encher o sistema.
Tanque como capacidade adicional
Moderno modelos de caldeiras de aquecimento muitas vezes já equipado com um tanque de expansão embutido. No entanto, as suas características nem sempre correspondem aos requisitos de um sistema de aquecimento específico. Se o tanque embutido for muito pequeno, será necessário instalar um tanque adicional.
Ele fornecerá normal pressão do refrigerante no sistema. Esta adição também será relevante se a configuração do circuito de aquecimento mudar. Por exemplo, quando um sistema de gravidade é convertido numa bomba de circulação e as tubagens antigas são deixadas para trás.
Isto é verdade para qualquer sistema com um volume significativo de refrigerante, por exemplo, em uma casa de dois ou três andares ou onde, além dos radiadores, haja piso aquecido. Se for utilizada uma caldeira com um pequeno tanque de membrana embutido, a instalação de outro tanque é quase inevitável.
O tanque de expansão também será apropriado quando usado caldeira de aquecimento indireto. Uma válvula de alívio, semelhante à instalada nas caldeiras elétricas, não será eficaz aqui, um expansomat é uma saída adequada para a situação.
Conectando o tanque de expansão
O local para instalação de tal tanque é escolhido onde a entrada do excesso de refrigerante seja o mais eficiente possível.
Ao descobrir como instalar corretamente um tanque de expansão em sistema de aquecimento aberto, você precisa prestar atenção a três pontos importantes:
- selecione o ponto mais alto do contorno;
- colocar o tanque diretamente acima da caldeira de aquecimento para que possam ser conectados por um tubo vertical;
- fornecer transbordamento em caso de acidente.
Os requisitos são explicados pelas peculiaridades de funcionamento dos sistemas de aquecimento por gravidade. O refrigerante quente sai da caldeira pelas tubulações e chega ao tanque de expansão, perdendo parte significativa da energia térmica.
A água resfriada flui naturalmente através dos tubos para o trocador de calor para novo aquecimento.A localização do tanque no ponto mais alto permite que as bolhas de ar presas no sistema sejam removidas do refrigerante.
Calcular capacidade tanque para sistema abertocrescimento. O volume total de refrigerante no circuito é medido, 10% deste indicador será o valor necessário. Na maioria das vezes, o tanque de expansão é instalado no sótão.
Isto é especialmente conveniente se você precisar de uma grande capacidade, porque uma quantidade significativa de líquido refrigerante pode ser necessária para a operação normal de um sistema de gravidade. Um pequeno tanque de expansão pode até ser colocado na cozinha por baixo do tecto, se isso permitir a sua ligação correcta à caldeira de aquecimento.
Se o aparelho tiver que ser colocado no sótão, é preciso cuidar do seu isolamento. Isto é especialmente importante se o sótão não for aquecido. Embora refrigerante e entra no tanque já resfriado, não se deve descurar a oportunidade de economizar parte da energia térmica. No futuro, o aquecimento exigirá menos tempo e combustível, o que reduzirá significativamente os custos de aquecimento.
Para conectar o tanque de expansão e o transbordamento, é necessário colocar dois tubos na sala da caldeira. O transbordamento geralmente é conectado ao esgoto, mas às vezes os proprietários decidem simplesmente levar o cano para fora e uma descarga de emergência é feita do lado de fora.
Depois do local para instalação de tanque de expansão Uma vez selecionado e calculado seu volume, você precisa encontrar e instalar um recipiente adequado.Pequenos tanques são montados na parede por meio de suportes ou grampos.
Grandes recipientes devem ser colocados no chão. Não há necessidade de vedar hermeticamente este tanque, mas você ainda precisará de uma tampa. É necessário proteger o refrigerante de detritos.
Parte da água de um sistema aberto evapora, o volume perdido deve ser reposto. O refrigerante geralmente é adicionado ao circuito aberto através do tanque de expansão.
Este ponto deve ser levado em consideração na hora de escolher o local para instalação do aparelho. Nem sempre é conveniente levar água para o sótão com um balde. É mais fácil prever antecipadamente a instalação de um tubo de alimentação que leva ao tanque de expansão.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Demonstração passo a passo da instalação e conexão de um tanque de membrana a um sistema de aquecimento:
Dicas interessantes para instalar um tanque de expansão em um sistema aberto:
Um tanque de expansão normal, como um acumulador de membrana, não é muito difícil de instalar. Isso não requer habilidades ou ferramentas especiais. Mas é necessário cumprir rigorosamente os requisitos relativos às características do sistema de aquecimento para o qual se realiza tal instalação.
Gostaria de falar sobre como instalou o tanque de expansão com suas próprias mãos? Você tem informações úteis que podem ajudar os visitantes do site na autoinstalação? Por favor, escreva comentários, tire dúvidas e poste fotos relacionadas ao tema do artigo no bloco abaixo.