Caldeiras para aquecimento de uma casa privada: tipos, características + como escolher a melhor
A escolha correta das caldeiras para aquecimento de uma residência particular é necessária para a instalação de um sistema autônomo.É o equipamento de aquecimento que irá fornecer calor e água quente à habitação. Criará o microclima necessário para a habitação humana. Além disso, funcionará perfeitamente. É assim?
Diremos como comprar uma caldeira que atenda às suas necessidades e desejos. Analisamos todos os critérios aos quais você deve prestar atenção ao consultar catálogos de lojas online ou um sortimento de pontos de venda especializados. Os problemas que você pode encontrar antes e depois da compra estão listados.
O conteúdo do artigo:
- Critérios básicos para escolha de caldeiras
- Regras para calcular a potência do equipamento
- Características dos principais tipos de caldeiras
- Características de caldeiras de circuito simples e duplo
- Selecionando um local para equipamento de aquecimento
- Sutilezas do uso de caldeiras
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Critérios básicos para escolha de caldeiras
Centenas de fabricantes nacionais e estrangeiros oferecem milhares de modelos de equipamentos de aquecimento. Não é fácil para um comprador despreparado navegar por toda essa variedade de produtos. Quero que seja mais barato e que a qualidade seja alta.
Todas as caldeiras de aquecimento diferem no tipo de combustível e estão divididas nas seguintes categorias:
- combustível sólido (processamento de lenha, turfa, pellets, carvão);
- combustível líquido (unidades movidas a óleo diesel);
- gás (regular e condensação);
- elétrico (exigindo fornecimento de eletricidade);
- universal (usando gás ou eletricidade).
Antes de escolher uma opção, seria uma boa ideia fazer uma pequena análise e descobrir qual fonte de energia é rentável para usar na sua região. Então você precisa decidir quão segura, confiável e confortável a caldeira deve ser em termos de cada centavo investido nela.
Para não cometer erros e não desperdiçar o dinheiro suado, é preciso considerar cuidadosamente o processo de escolha do equipamento. Para isso, é necessário levar em consideração uma série de nuances que afetam significativamente o resultado final.
Ao escolher uma caldeira você deve:
- compreender detalhadamente as vantagens e desvantagens de cada tipo de caldeira;
- calcule a potência de aquecimento ideal para sua casa;
- decidir o número de circuitos;
- escolha o local onde o equipamento será posteriormente colocado.
As dimensões e peso máximos permitidos dependem da futura localização da caldeira. Afinal, para uma sala pequena não é aconselhável escolher um móvel pesado de ferro fundido.
Regras para calcular a potência do equipamento
Vale lembrar desde já que o desejo de economizar dinheiro no projeto de um sistema de aquecimento e na realização de cálculos térmicos, na maioria dos casos, sai pela culatra para o cliente. Se você pensar tudo com cuidado e confiar em um especialista altamente qualificado, o custo da caldeira, dos radiadores e de outros equipamentos será muito mais barato.
Para aproximar a potência do equipamento de aquecimento necessária para aquecer um edifício e fornecer água quente, você pode usar padrões de projeto especiais.
Também é imperativo levar em consideração:
- a quantidade de pessoas que irão morar na casa;
- materiais de construção utilizados na construção de habitação;
- zona climática;
- número de janelas e portas;
- número de andares e outros fatores.
É bastante comum a opinião de que a potência da caldeira é selecionada na proporção de 0,1 kW por metro quadrado. Mas graças aos materiais de construção modernos e aos equipamentos de engenharia inovadores, as perdas de calor podem ser significativamente menores e, consequentemente, o desempenho dos equipamentos de aquecimento pode ser superior.
Características dos principais tipos de caldeiras
Todos os modelos de caldeiras oferecidos no mercado diferem não só na aparência e no custo, mas também no combustível utilizado para seu funcionamento. Eles podem ser divididos em categorias separadas dependendo do tipo de material combustível.
Além disso, o transportador de energia que será utilizado para aquecer a água no sistema de aquecimento desempenha um papel importante. Afeta diretamente a eficiência da caldeira, a eficiência energética e a facilidade de operação.
1. Qualidades úteis de caldeiras de combustível sólido
Nos países da CEI, o combustível sólido é considerado o mais acessível e mais barato. Isso explica a popularidade dos equipamentos que utilizam esse tipo de portador de energia em seu funcionamento.
Deve-se lembrar que em caldeira de combustível sólido Você não pode queimar tudo o que queima.É necessário utilizar apenas o portador de energia para o qual o equipamento foi projetado.
A lista de vantagens do equipamento de aquecimento a combustível sólido deve incluir:
- autonomia;
- boa eficiência energética. A eficiência destas caldeiras aproxima-se da dos dispositivos que funcionam com combustíveis fósseis (gás, gasóleo, etc.);
- baixos preços da energia.
Ao comprar unidades de combustível sólido, você precisa entender que de vez em quando terá que colocar lenha na caldeira. Ou seja, a cada 6 a 18 horas é necessário abastecer a caldeira com lenha ou resíduos das estruturas produtivas do processamento da madeira.
Embora hoje existam sistemas que possuem colocação automatizada de toras ou aparas de madeira, este tipo de equipamento destina-se principalmente a empresas que trabalham na indústria da madeira, e não a casas particulares e chalés.
2. Princípio de funcionamento das caldeiras a pellets
Pellets ou pellets de madeira são resíduos de madeira comprimidos em um pequeno cilindro. Por exemplo, podem ser aparas ou serragem de madeira macia.
O produto é formado sem quaisquer aditivos ou cola adicionais; apenas é aplicada uma pressão de cerca de 300 atmosferas. O diâmetro dos grânulos é geralmente de 6 a 10 mm e o comprimento é de 10 a 30 mm.
Principal vantagem caldeiras a pellets reside no seu modo de operação autônomo. Hoje em dia é fácil encontrar equipamentos com um pequeno bunker, onde existe um fornecimento helicoidal de pellets de combustível. Em média, os suprimentos duram vários dias.
Muitas vezes, para aumentar o período de funcionamento autónomo dos equipamentos, é organizado outro pequeno bunker de alguns metros cúbicos na cave ou em alguma divisão exterior. A partir dessas salas, os pellets de combustível são fornecidos ao bunker e depois diretamente à caldeira.
A vida operacional desse sistema pode chegar a um mês. Quanto à eficiência, as caldeiras a pellets podem apresentar uma eficiência muito maior do que os dispositivos convencionais e até mesmo de pirólise.
A desvantagem de tal equipamento de aquecimento é a complexidade do projeto do equipamento. Por isso, a caldeira a pellets é sensível à qualidade do combustível. Para que a unidade dure muito tempo e evite problemas durante seu funcionamento, é necessário utilizar pellets de combustível classe A ou B, fabricados por fabricantes estrangeiros.
Outra desvantagem das caldeiras a pellets, que impede sua popularização no mercado nacional, é o alto custo. Em média, o preço desses dispositivos começa em US$ 2.200.
A instalação de uma caldeira a pellets deve ser efectuada tendo em conta os seguintes requisitos:
3. Prós e contras das caldeiras de combustível líquido
As caldeiras a combustível líquido são consideradas equipamentos simples e confiáveis que, com os devidos cuidados, durarão décadas.São adquiridos para instalação em casas de campo e residências particulares.
As principais vantagens desta categoria de caldeiras:
- nenhuma dependência do equipamento da rede de gás;
- facilidade de instalação do equipamento;
- não há necessidade de obter licenças para instalação da caldeira;
- indicadores de eficiência energética bastante elevados;
- Alguns modelos de caldeiras a diesel podem ser adaptados para funcionar a gás.
Além dessas vantagens óbvias, o equipamento apresenta algumas desvantagens, uma delas é a necessidade de aquecer a linha de combustível no inverno para que a temperatura do portador de energia não desça abaixo de +5 graus Celsius.
Além disso, as desvantagens do equipamento de aquecimento com combustível líquido incluem:
- presença obrigatória de compartimento destinado ao armazenamento de combustível:
- o equipamento gera bastante ruído devido ao queimador em constante funcionamento;
- a necessidade de fornecimento periódico de combustível líquido de alta qualidade;
- odor desagradável vindo do depósito de combustível;
- custos operacionais bastante elevados.
Mesmo apesar da grande lista de desvantagens, o equipamento de combustível líquido é muito procurado pelos proprietários de casas de veraneio. Especialmente se o acesso a outros recursos energéticos for limitado na área.
4. Viabilidade de aquisição de caldeiras elétricas
As caldeiras elétricas são frequentemente instaladas quando a aldeia em construção ainda não está equipada com uma rede de gás completa. Posteriormente, porém, essas unidades são substituídas por unidades a gás.Esta utilização de equipamento de aquecimento representa cerca de um quarto de todas as vendas caldeiras elétricas.
Os modelos mais comuns, cuja potência é de 5 a 10 kW, podem manter uma temperatura de cerca de 6 graus Celsius quando está -20ºC lá fora. Isso é suficiente para continuar os trabalhos de acabamento em uma casa recém-construída.
Os diferenciais das caldeiras elétricas são o baixo custo do equipamento, facilidade de instalação, pequenas dimensões, leveza, ausência de chama aberta, facilidade de manutenção e dispensa de organização de sala separada para a unidade.
Ao adquirir esse equipamento de aquecimento, é preciso lembrar o alto custo da eletricidade, a necessidade de conectar dispositivos de alta potência a uma rede trifásica e a sensibilidade do dispositivo a quedas de energia.
5. Características do equipamento a gás
Se compararmos as caldeiras a gás com todos os outros tipos de equipamentos de aquecimento, então este tipo é a melhor escolha para a maioria dos consumidores.
Afinal, as unidades a gás são mais econômicas e fáceis de operar. Tais equipamentos não requerem cuidados especiais e seu processo de operação é totalmente automatizado. E você não precisa armazenar combustível.
Se você está planejando instalar um piso ou caldeira a gás de parede, você precisa saber que antes de instalar esse equipamento é necessário obter a licença adequada. O certificado é emitido pela autoridade reguladora estadual.
As desvantagens deste tipo de aquecimento equipamento tipo piso deverá incluir a necessidade de instalação de automação que irá desligar o gasoduto em caso de vazamento de energia ou ventilação insuficiente. Além disso, devido a picos de pressão sazonais, o equipamento pode falhar e exigir reparos.
Embora o custo do gás não seja muito elevado atualmente, o transportador de energia é um combustível fóssil. Isso significa que seu valor provavelmente poderá aumentar com o tempo. Portanto, os fabricantes estão tentando adaptar caldeiras a gás para operar em combustível biogás.
Por exemplo, no mercado moderno existem modelos de equipamentos que funcionam sem problemas numa mistura onde cerca de 15% é biogás.
6. Quão eficazes são as caldeiras universais?
A principal vantagem dos sistemas de aquecimento universais é a sua conveniência. Na maioria das vezes, eles são instalados em vilas rurais onde não há fornecimento permanente de gás. As pessoas são forçadas a sair de alguma forma, então usam o método do tanque de gás, cuja essência é aquecer a casa com gás liquefeito.
Após o assentamento ser abastecido com quantidade suficiente desse portador de energia, as caldeiras passam a utilizá-lo.
O mercado de equipamentos de aquecimento oferece uma ampla variedade de modelos de caldeiras, utilizando diversos tipos de combustível em seu trabalho. Um exemplo notável é um sistema que pode queimar gás e combustível líquido.
A sua vantagem é que, independentemente do tipo de portador de energia actualmente utilizado, a potência térmica da caldeira permanecerá praticamente inalterada.
Características de caldeiras de circuito simples e duplo
Ao pensar em como escolher a caldeira de aquecimento adequada para a sua casa, atenção especial deve ser dada a uma característica como o número de circuitos. A tecnologia de circuito único destina-se exclusivamente ao aquecimento do refrigerante que circula pelos tubos de aquecimento.
Neste caso, para aquecer a água da torneira será necessária a instalação adicional de uma caldeira. Sim, uma caldeira de circuito único é cómoda, mas a desvantagem desta solução é o seu elevado custo - terá de comprar não só equipamento de aquecimento, mas também uma caldeira. Além disso, ambos os dispositivos ocuparão muito espaço.
Relativo caldeira de circuito duplo, então aqui o equipamento de aquecimento e o esquentador são montados em uma única estrutura. Graças a esta estrutura, você pode resolver dois problemas ao mesmo tempo, adquirindo apenas uma unidade.
Além disso, na ausência de água quente, o refrigerante pode ser redirecionado para o segundo circuito e utilizado alternadamente - para aquecer a casa e fornecer água quente.
Princípio de funcionamento de equipamentos de circuito único
O equipamento de aquecimento de circuito único é mais frequentemente usado por proprietários de casas de campo luxuosas.Em essência, uma caldeira de circuito único é o mesmo aquecedor de água, mas fornece água para o sistema de aquecimento.
O princípio de funcionamento deste tipo de equipamento baseia-se na queima do combustível em um compartimento especial e no aquecimento do líquido. A rede de aquecimento é conectada à saída por onde entra o refrigerante quente. A seguir, a água começa a circular pelas tubulações e aquecer os ambientes.
A etapa final da circulação é a chegada dos resíduos refrigerante de volta à caldeira através do tubo de entrada.
O custo de uma caldeira de circuito único pode ser superior ao de um sistema de circuito duplo. Mesmo com menor funcionalidade, este tipo de equipamento é mais barato de instalar, mais fácil de operar e mais eficiente em termos energéticos.
Os equipamentos de circuito único são adequados para aqueles compradores que desejam gastar dinheiro uma vez e comprar equipamentos confiáveis que não requerem cuidados especiais. Este tipo de caldeira será a escolha ideal e única quando não houver necessidade de abastecimento de água quente em casa.
Especificações de projeto de uma unidade de circuito duplo
Uma caldeira de circuito duplo é um sistema onde, além do trocador de calor primário, existe um adicional projetado para aquecer água e depois fornecê-la ao sistema de abastecimento de água. O movimento do refrigerante é controlado por uma válvula de três vias. Direciona a água aquecida para o circuito AQS ou para o sistema de aquecimento.
Ressalta-se que no primeiro caso o refrigerante só será fornecido se a torneira da água quente estiver aberta.A peculiaridade desses equipamentos de aquecimento é que enquanto a torneira responsável pelo fornecimento de água quente estiver aberta, o sistema não funciona.
As desvantagens do projeto da caldeira de circuito duplo incluem a necessidade de manutenção cuidadosa e cuidadosa. Isso se deve ao fato de que o trocador de calor secundário pode ficar coberto de vegetação devido ao uso de água contendo partículas orgânicas e minerais suspensas nele e ao pequeno diâmetro das tubulações.
Se você planeja consumir ativamente água quente, instalar uma caldeira de circuito duplo não é a melhor solução. Afinal, a casa não aquecerá bem. Você só deve pensar em instalar este sistema em uma pequena casa ou apartamento, onde não há espaço suficiente para organizar uma sala de caldeira completa.
Selecionando um local para equipamento de aquecimento
Todos os tipos de caldeiras de aquecimento são produzidos principalmente na versão de piso, elétricas na versão de parede e a gás na versão de parede e no chão. A variação mais recente é melhor instalada em uma espaçosa sala separada. Esse equipamento de aquecimento é caracterizado por grande potência e solidez.
E devido ao fato de o peso das caldeiras de piso não ser limitado de forma alguma, os fabricantes instalam nelas um trocador de calor em ferro fundido, que é muito mais confiável do que o de aço.
O equipamento de aquecimento montado na parede é compacto em tamanho e bastante leve. Mas este tipo de caldeira tem potência limitada.Este sinal negativo é especialmente relevante para sistemas de circuito duplo - o desempenho dos circuitos de aquecimento será bastante baixo.
Você deve escolher caldeiras de parede somente se a área aquecida não exceder 200 m2, e o consumo de água quente não ultrapassa 14 l/min. Se as necessidades forem maiores, então é melhor dar preferência à variação do equipamento de aquecimento montado no chão.
Deve-se notar que muitos compradores, independentemente do tamanho de sua área residencial, preferem sistemas montados no piso equipados com trocador de calor em ferro fundido. Afinal, tais dispositivos são menos exigentes quanto à qualidade da fonte de alimentação.
Sutilezas do uso de caldeiras
A grande maioria dos modelos de caldeiras necessita de eletricidade para funcionar corretamente. A única exceção são os equipamentos de aquecimento a combustível sólido que queimam carvão ou madeira. Esses dispositivos podem funcionar de forma autônoma.
Por que a eletricidade é necessária? A corrente é necessária para o funcionamento da automação do sistema da caldeira e suas bombas. Portanto, uma boa solução seria encomendar um gerador elétrico junto com o equipamento de aquecimento. Esta solução é especialmente relevante para regiões onde a energia é frequentemente desligada.
Independentemente do tipo de caldeira utilizada, o fabricante faz todo o possível para garantir que o funcionamento dos seus equipamentos seja o mais seguro possível.
Portanto, quase todos os modelos modernos de equipamentos de aquecimento estão equipados com os seguintes sistemas de proteção:
- um sensor que detecta a presença ou ausência de chama;
- sensor de controle de tração;
- dispositivo que interromperá o funcionamento da caldeira caso a pressão no gasoduto caia abaixo do nível permitido;
- dispositivo que desliga a caldeira em caso de falta de energia elétrica;
- um sistema que protege os equipamentos contra superaquecimento;
- um sensor que interrompe o funcionamento do equipamento de aquecimento em caso de diminuição do volume do refrigerante.
Todos os detalhes listados acima são o mínimo que protegerá a caldeira contra avarias e a própria casa contra incêndios.
Quanto à localização do equipamento, alguns modelos de caldeiras, cuja potência da caldeira não exceda 100 kW, podem ser instalados diretamente na cozinha.
Outros tipos de equipamentos de aquecimento devem ser colocados em sala especialmente equipada uma certa capacidade cúbica, com um sistema de ventilação bem pensado e bem projetado, com dispositivos de segurança contra incêndio, etc.
As caldeiras mais utilizadas nos países da CEI atualmente são as caldeiras a gás. Esta procura é explicada pelo baixo custo deste portador de energia, bem como pela fiabilidade e durabilidade das caldeiras deste tipo. Mas devido às características regionais, o equipamento de aquecimento a gás nem sempre é a solução mais ideal e rentável.
O consumo econômico de combustível e a redução nos custos de manutenção do equipamento são um componente importante na escolha da unidade ideal para um sistema de aquecimento independente. Regras de organização aquecimento economizador de energia são fornecidos em nosso artigo recomendado.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Os recursos de escolha de caldeiras são discutidos no videoclipe:
Os erros mais comuns na escolha de caldeiras de aquecimento são mostrados no vídeo:
Este vídeo fala sobre fogões de longa duração:
Para decidir qual caldeira é melhor escolher para uma casa particular, é necessário considerar detalhadamente todos os aspectos positivos e negativos de cada tipo de equipamento de aquecimento.
Se você gastar um pouco de tempo, realizar uma análise simples da disponibilidade de combustível, calcular corretamente a potência e adotar uma abordagem responsável na instalação do sistema, você poderá não apenas aquecer sua casa, mas também economizar no aquecimento.
Gostaria de compartilhar fatos interessantes sobre a escolha de caldeiras para dispositivos de aquecimento autônomos? Você tem alguma dúvida ao ler as informações que oferecemos? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo e poste fotos temáticas.
Só posso dizer por experiência própria que não importa como você calcule a potência da caldeira (estou falando de uma caldeira a gás), é sempre melhor levá-la com reserva. Porque na verdade muitas vezes acontece que nem tudo foi levado em consideração, ou o inverno é rigoroso e a casa está fria. Eles próprios o trocaram há um ano por um mais potente, pois o anterior, embora estivesse em bom estado de funcionamento, não proporcionava a temperatura desejada nos ambientes sob fortes geadas. Mas, claro, consome muito gás e o aquecimento é caro.
Olá. Obrigado por compartilhar. Vou te contar sobre minha experiência. Temos caldeira elétrica, mas, em princípio, a única diferença é o tipo de combustível. A casa é relativamente pequena, 43 metros quadrados. Aquecido a uma potência de 4 kW. No verão, os pisos foram totalmente refeitos, as paredes externas e encostas foram isoladas.Eles instalaram boas portas. Como resultado, no inverno seguinte o aquecimento já estava em 2 kW, mesmo em geadas severas. Então depende muito do isolamento da casa.
Bom artigo! Diz que as caldeiras de combustível sólido queimam de 6 a 18 horas. Nossa pulseira de queima de madeira de longa duração queima por 24 horas. No carvão por pelo menos 4-5 dias. Colocar lenha constantemente na caldeira do dia é coisa do passado, guardamos principalmente para o churrasco. Existem diferentes tipos de caldeiras a combustível sólido, o melhor é comprar aquelas universais que não estejam vinculadas a um tipo específico de combustível. Os preços mudam, então às vezes compramos carvão e às vezes pelotas.
Quando escolhi o aquecimento para minha casa, demorei muito para decidir. É verdade que descartei imediatamente o gás - não temos linha principal e não podemos estocar cilindros (e isso não é seguro, na minha opinião). A eletricidade era cara, então comprei uma caldeira de combustível sólido Stropuva de longa queima. Uma opção muito boa, a mina pode funcionar tanto com carvão quanto com madeira. Eu costumo aquecê-lo com carvão e ele queima por cerca de 3-4 dias com um estoque.
Também decidi pela produção de pellets, comprei Dozatekh. Pensei, refleti e calculei tudo por muito tempo. E foi esta caldeira de 20 kW que acabou por ser a mais barata para instalar e aquecer a minha casa. A eficiência é alta devido às 5 linhas no trocador de calor, o receptor de pellets é grande. O aço é grosso, tudo é feito com cuidado, com certeza não vai queimar. Bem, o primeiro inverno mostrou que eu realmente não estava enganado.
Uma textura interessante, mas ainda não encontrei a resposta para minha pergunta.
Eu tenho uma casa de madeira no campo. Um andar e meio de altura. Paredes 15 cm Pisos 20 cm Área de cada andar 35 m2.
Como a casa é pequena, quero ter uma sala de caldeira separada usando combustível sólido - madeira ou carvão.Exclusivamente para aquecimento doméstico. Eu não preciso de água quente.
Não há poço e o abastecimento de água local é altamente ferroso. Isto significa que a caldeira serve apenas para aquecer a casa. Também há cortes de energia. Eu gostaria de total autonomia. Qual caldeira devo escolher? Qual sala é adequada para isso? E a que distância de casa? Poderia ser um pequeno recipiente de metal? Obrigado.
Em relação às interrupções de energia, recomendo o uso de um gerador elétrico a gasolina se houver interrupções. Isto ocorre na instalação de uma caldeira com automação e controle eletrônico, que requer conexão à rede.
Existem caldeiras a combustível sólido com comando mecânico, não necessitando de ligação à rede eléctrica. Por exemplo, uma caldeira de combustível sólido MAXITERM 12P, cuja eficiência é de 80%, e lenha, briquetes de turfa/turfa e carvão são usados como combustível. Opera até 6 horas em modo autônomo com uma carga de combustível sólido. Acho que para o seu caso esta é a melhor opção. A área de aquecimento é de até 120 m2, o que significa que há bastante para a sua casa. Tenha em atenção que a altura mínima da chaminé deve ser de pelo menos 7m.
Existem caldeiras de aquecimento que não requerem presença e atenção humana constante? Para poder ligar o aquecimento da casa e sair por um ou dois meses?
Olá. A máquina de movimento perpétuo ainda não foi inventada e podem surgir problemas com qualquer caldeira. Mas, em geral, a maioria das caldeiras automáticas modernas possui um sistema para apagar o queimador em caso de emergência e ligá-lo/reiniciar quando o sistema voltar a funcionar.Além disso, existem caldeiras que podem ser controladas usando o “Casa inteligente” remotamente. Mesmo assim, ao sair, aconselho que deixe alguém para cuidar do sistema de aquecimento.
Se necessita de uma caldeira totalmente automática para aquecimento, existem apenas duas opções a considerar: gás e elétrica. A última opção será preferível, pois é necessário deixar a caldeira em modo autônomo por 1 a 2 meses.
Por exemplo, posso recomendar a caldeira elétrica Bosch Tronic 5000 H 45kW em combinação com um termostato ambiente digital Vaillant VRC 370 0020108147. Para maior clareza, anexei uma foto do termostato, com sua ajuda você programa a caldeira para operar em um determinado modo por um período específico. Ou seja, você ajusta a temperatura para 18*C, por exemplo, não precisa de mais se não tiver ninguém em casa. Em seguida, o termostato controla a temperatura, enviando comandos à caldeira para que esta mantenha a temperatura definida.
Instalei uma caldeira na minha casa, no começo estava tudo bem. Quando começaram a chegar ENORMES contas de eletricidade, decidi procurar maneiras de economizar dinheiro. Pesquisei diversos canais temáticos no YouTube e descobri todas as opções possíveis. Como resultado, escolhi a empresa Rustesla (há todas as instruções em vídeo). Entrei em contato com eles e eles me deram conselhos de qualidade e resolveram meu problema.