Sistema “Smart Home” para uma casa de campo: dispositivos avançados para controle automático
Você já enfrentou o problema de ter que ajustar constantemente seu sistema de aquecimento, iluminação, ventilação, alarme ou videovigilância? Configurar as comunicações domésticas não só requer muito tempo, mas também obriga o proprietário a estudar e se aprofundar profundamente na operação e interconexão de todos os sistemas domésticos.
Um sistema Smart Home instalado corretamente para uma casa de campo resolverá para você todos os problemas de gerenciamento de eletrodomésticos e comunicações. Diremos a você em quais componentes ele consiste. Diremos quais equipamentos são necessários para garantir a operação coordenada de todos os componentes.
O conteúdo do artigo:
Sistemas passíveis de automação
Uma casa inteligente é um equipamento para uma casa de campo e ao mesmo tempo um sistema eficaz de gestão centralizada das comunicações nos apartamentos e em quaisquer outras instalações. Inclui muitos sensores, mecanismos de controle e dispositivos que executam tarefas de acordo com os parâmetros especificados durante a configuração.
Assim como o corpo humano funciona eficazmente quando todos os seus órgãos interagem bem, uma casa em que todos os sistemas funcionam suavemente e sem interferências proporcionará as condições de vida mais confortáveis aos seus residentes.
Graças ao uso de equipamentos inteligentes, é possível coordenar todos os sistemas de suporte à vida, exercer total controle e vigilância da casa via Internet a partir de um laptop ou celular e programar a conexão de todos os sistemas domésticos importantes.
A introdução de sistemas inteligentes na vida cotidiana permite configurar alterações em seus parâmetros dependendo do seu desejo ou de outros fatores. Por exemplo, como dia ou noite, nível de umidade do ar e muitos outros parâmetros.
Porém, existem muitas opções no mercado Sistemas de "casa inteligente". Para fazer a escolha certa, você precisa saber quais tipos de sistemas existem, no que você deve prestar atenção primeiro na hora de comprar e quais parâmetros o sistema deve ter.
Você também deve se familiarizar detalhadamente com as vantagens e desvantagens de fabricantes específicos.
Realizamos uma análise e estamos prontos para falar sobre os princípios gerais de funcionamento dos sistemas e quais sistemas podem ser automatizados. Também foi realizada uma análise comparativa de vários sistemas de marcas populares.
Quase todos os sistemas existentes numa casa podem ser automatizados e controlados remotamente.
Isso pode incluir:
- Regulamento aquecedor;
- Controlar o acesso de pessoas às diversas instalações, gerindo o sistema de segurança e proteção contra incêndios e incêndios;
- Configurações sistemas de ventilação e climatização;
- Prevenir consequências em caso de emergências, por exemplo, ruptura de canalização de gás ou água, interrupção no fornecimento de energia;
- CFTV fora de casa, tanto local como remotamente;
- Controle de iluminação no interior da casa e na propriedade;
- Gerenciamento centralizado e integração de streams de vídeo e áudio;
- Seleção da faixa de temperatura para aquecimento de piso, drenagem pluvial;
- Limitação e distribuição de cargas de consumo de energia;
- Gestão de recursos energéticos adicionais: geradores, baterias;
- Controle remoto e adaptativo de mecanismos controlados por motor elétrico, ou seja, estações elevatórias, sistemas de rega automática, barreiras, portões, persianas;
- Gestão e monitorização de todos os sistemas acima referidos através da Internet remotamente ou a partir de casa.
Para uma compreensão mais clara, devem ser descritos os principais sistemas que podem ser automatizados, suas características e vantagens.
Aquecimento usando o sistema Smart Home
A maioria dos proprietários não configura e instala o sistema de aquecimento por conta própria. Na maioria das vezes, caldeiras, bombas e outros equipamentos de aquecimento necessários estão localizados no porão ou em uma sala especialmente projetada para esse fim. sala da caldeira.
Dispositivos de aquecimento chamam a atenção:
- Durante a instalação;
- realizar manutenção se necessário;
- em caso de qualquer problema;
- quando a estação muda, quando você mesmo precisa ajustar manualmente a temperatura apropriada e outros parâmetros.
Cada vez é preciso perder tempo, nervosismo e, em alguns casos, chamar um especialista até sua casa e pagar uma quantia decente por reparos e manutenção.
O sistema Smart Home difere do controle e configuração manual pela capacidade de ajustar automaticamente a temperatura ambiente em função dos parâmetros programados da curva de aquecimento, o que reduz significativamente a necessidade de participação humana nos processos de controle.
Neste caso, é observado o modo de consumo mínimo de energia. O custo do equipamento e de sua instalação é relativamente pequeno e a instalação em um sistema existente não é um problema para profissionais experientes.
O sistema de aquecimento inteligente funciona graças a cabeças e válvulas termostáticas, sensores de temperatura, termostatos, radiadores e programadores. Cada elemento desempenha sua própria função. De acordo com os cálculos mais gerais, as opções econômicas de montagem podem reduzir os custos de aquecimento em cerca de 20%.
Os sistemas da categoria “Smart Home” com novos equipamentos tecnológicos para decoração de casas de campo são controlados em rede através do telemóvel, o que permite ajustar remotamente todos os parâmetros de aquecimento.
A funcionalidade adicional de sistemas avançados inclui várias configurações, por exemplo, redução automática da temperatura se não houver residentes na casa ou desligamento dos sistemas de aquecimento durante a ventilação das instalações.
As modernas tecnologias digitais garantem uma utilização económica dos recursos. Graças ao controle compensado pelo clima, o aquecimento inicia ou para dependendo das leituras dos sensores que leem as condições climáticas fora da sala. Também é possível manter a temperatura ambiente dentro dos limites especificados.
O conforto na utilização de sistemas de aquecimento inteligentes é garantido pelo controle automático e sem necessidade de ajuste manual constante. O controle remoto permite regular remotamente a potência dos equipamentos de aquecimento e preparar um ambiente aquecido para a chegada iminente dos proprietários diretamente do seu smartphone.
Ventilação e ar condicionado automatizados
O ar condicionado usando o sistema Smart Home é realizado através da instalação de configurações detalhadas de dispositivos de controle climático, sensores e controlador.Quase todos os equipamentos de controle climático controlados remotamente podem ser instalados em um sistema inteligente. Sensores de temperatura, umidade do ar e presença são muito populares.
O princípio de funcionamento do sistema climático é que todos os sensores que leem informações sobre o meio ambiente, bem como condicionadores de ar e outros dispositivos de ventilação, estejam conectados ao controlador principal.
Tendo assim reunido todos os principais links em um único centro de controle, é possível definir diversos cenários e configurar o funcionamento do equipamento de acordo com os indicadores dos dispositivos de leitura.
O painel de controle, através do qual é realizado o controle direto, é geralmente instalado na entrada da casa ou em qualquer local conveniente. A possibilidade de controle remoto através de smartphone ou tablet aumenta significativamente a facilidade de uso do sistema.
A instalação do sistema “Smart Home” para ar condicionado confere ao proprietário as seguintes vantagens:
- Graças à integração de todos os dispositivos em uma única central, não há necessidade de utilizar controles remotos projetados para aparelhos de ar condicionado individuais;
- O início e a parada do funcionamento do equipamento podem ser feitos de qualquer lugar da sala ao alcance do sinal, não apenas a partir do painel de controle, mas também por meio de softwares instalados em um computador, laptop, tablet ou telefone;
- A criação de scripts permite que você configure o sistema uma vez e nunca mais precise retornar a esse problema. Assim, você pode configurar parâmetros individuais para cada dispositivo individual, definir a função de ventilação automática;
- O sistema de ar condicionado e ventilação é facilmente combinado com outros elementos do sistema Smart Home - aquecimento, iluminação, segurança contra incêndio e outros.
Graças aos sensores que leem os parâmetros ambientais, é possível o funcionamento totalmente automático de todo o complexo de equipamentos após ajustar a resposta do sistema às informações recebidas.
A ventilação inteligente garante ao proprietário da tecnologia inteligente:
- Segurança, que possui criptografia e senha que limita o acesso ao gerenciamento;
- Notificação e alarme oportunos sobre a ocorrência de uma emergência;
- Conforto, graças a muitas configurações diferentes, inclusive levando em consideração a quantidade de dióxido de carbono na sala;
- Saúde, visto que a limpeza e a frescura do ar com um nível normal de humidade garantem uma boa saúde durante a estadia neste tipo de quarto;
- Econômico é assegurada pela possibilidade de configurar o equipamento para funcionar apenas na presença de uma pessoa, o que elimina o consumo excessivo de energia quando esta não é necessária.
O mercado oferece ventilação inteligente com boa funcionalidade e diversos parâmetros. Não é difícil para o usuário escolher o modelo adequado para o interior de qualquer casa ou apartamento.
Sistemas de controle de abastecimento de água
Muitas propriedades residenciais não possuem um bom sistema de abastecimento de água que atenda aos padrões. Além disso, muitas vezes requer atenção adicional dos moradores, o que leva muito tempo.
Assim, para regar um terreno pessoal, alguém pode simplesmente não ter tempo para o procedimento necessário, enquanto outra pessoa inundará o terreno com água além do normal. Para evitar esses aspectos negativos, é instalado um sistema inteligente de abastecimento de água.
A umedecimento do solo para fornecer água às plantas cultivadas pode ser totalmente automatizada de acordo com um determinado cenário. Um sensor de umidade mede seu nível na camada fértil do solo e, se não houver umidade suficiente, o sistema libera água.
A rega pode ser ajustada dependendo da hora do dia, dia da semana e outros parâmetros. Um sistema de irrigação automatizado é frequentemente protegido pelos fabricantes contra temperaturas congelantes. Portanto, não corre o risco de congelar no inverno.
Confidencial sensores de vazamento detecta instantaneamente o aparecimento de água no chão do banheiro, cozinha e outros locais, e válvulas especiais fecham o abastecimento de água, o que evita consequências negativas de vazamentos.
Nesse caso, o proprietário recebe instantaneamente uma notificação para o aplicativo em seu smartphone ou tablet. As mesmas notificações surgem sobre a alteração de filtros.
Se gosta de tomar banho ou mergulhar no jacuzzi depois de um árduo dia de trabalho, mas quer fazê-lo imediatamente após chegar ou após o jantar, então um sistema inteligente de abastecimento de água será útil nesta situação. Basta definir os cenários e o algoritmo de captação de água.
Por exemplo, preenchimento por hora, na chegada ou com vários parâmetros ao mesmo tempo. Você pode encher qualquer recipiente com água da mesma maneira.
O complexo de abastecimento de água regula o sistema de abastecimento de água de acordo com os seguintes parâmetros básicos:
- Pureza da água;
- Presença de vazamentos;
- Temperatura da água;
- Pressão do sistema;
- Consumo de energia.
O sistema proporciona aos usuários economia, racionalidade e conforto. Sensores que medem diversos parâmetros do sistema de abastecimento de água identificam eventuais discrepâncias com o valor exigido e sinalizam prontamente ao proprietário sobre a necessidade de substituição de filtros ou outros elementos.
Assim, se o abastecimento de água fria for interrompido e a temperatura da água quente for muito alta para uma pessoa tomar banho, o sistema desliga a água para proteger o usuário de consequências adversas.
A primeira linha de segurança doméstica
Um sistema de controle de acesso é a primeira defesa da sua casa contra invasões de terceiros.
O controle de acesso Smart Home inclui os seguintes elementos:
- Fechaduras elétricas mecânicas ou magnéticas que podem ser abertas remotamente;
- Sensores e sensores para utilização de chaves com e sem contacto, bem como cartões magnéticos sem contacto para acesso a instalações;
- Sistemas projetados para monitorar o tempo gasto no trabalho;
- Intercomunicadores e videoporteiros de diversas configurações;
- Abertura automática de portões e barreiras.
Uma fechadura magnética é mais barata que uma fechadura eletromecânica e possui um dispositivo mais simples e confiável. A operação requer uma fonte de alimentação contínua de 12 volts. É aconselhável adquirir uma fonte de alimentação ininterrupta adicional, pois em caso de queda de energia a fechadura deixará de funcionar.
Devido à sua resistência a baixas temperaturas e alta umidade, as fechaduras magnéticas são recomendadas para instalação em portas externas.
A fechadura eletromecânica também não é ruim. É acionado por impulso elétrico e pode ser aberto mecanicamente por meio de chave. No entanto, a baixas temperaturas, os seus mecanismos muitas vezes congelam e requerem cuidados adicionais.
Para usar chaves com e sem contato, um leitor de informações importantes é instalado de um lado e outro leitor ou botão de saída do outro.
O controle do tempo geralmente é necessário em empresas e grandes organizações. Um controlador especial lê as informações e as transfere para o cartão de memória do computador. Assim, é fácil acompanhar quantas vezes as pessoas entraram e saíram pela porta e determinar quanto tempo o funcionário passou em seu local de trabalho.
Nas portas de entrada são instalados intercomunicadores com sistemas de transmissão de áudio e vídeo. Após a chamada, o proprietário pode abrir a porta pressionando um botão no painel de controle. Diferentes modelos diferem não apenas no design, mas também na qualidade das informações de áudio e vídeo transmitidas.
A automação de abertura e fechamento de portões, bem como de elevação e abaixamento de barreiras, é popular entre proprietários de grandes casas de campo e empresas. Os portões automáticos vêm nos tipos deslizante, giratório e de elevação e seção.
Sistema de iluminação automática
O controle e monitoramento da iluminação são recursos muito populares. Graças ao sistema de iluminação Smart Home, muitas funções ficam disponíveis: acender as luzes de forma programada, por voz ou remotamente.
Todas estas funções são possíveis graças à tecnologia bus, que ganhou reconhecimento nos países europeus e conecta todos os interruptores da casa através de uma única linha tronco.
Existem cinco tipos de iluminação inteligente:
- Controle local, realizado por meio de teclas switch;
- Controle de iluminação programado, ou seja, é ligado em períodos de tempo pré-determinados;
- Aplicação de sensores de movimento, ao detectar alterações no espaço atendido sensores de movimento dê um sinal para acender a luz;
- Controle remotoquando o usuário pode acender a luz por meio de um aplicativo através de um dispositivo móvel, mesmo sem estar em casa;
- Cobertura de eventos, acendendo a luz quando ocorre um evento programado.
O controle remoto é especialmente popular. Isso é feito de várias maneiras.
Primeira opção - trata-se da instalação de um aplicativo especial em um computador localizado em uma área iluminada. Usando este aplicativo, você pode ajustar o brilho da luz, ligá-la e desligá-la.
Segunda via — uso do controle remoto. Tem quase a mesma funcionalidade de um aplicativo de computador. Existem botões para controlar grupos de interruptores.
Terceira via — controle de iluminação usando sistemas móveis Android e iPhone. Você pode baixar aplicativos especiais no site do criador ou em plataformas especiais.
Quarto método é controlado por um controlador de parede alimentado por bateria e fácil de instalar.
Marcas populares de sistemas Smart Home
A tecnologia Smart Home é muito procurada devido ao seu custo acessível, facilidade de instalação e conforto de uso indiscutível. O mercado está repleto de muitos fabricantes que oferecem diferentes versões de sistemas inteligentes com características e desvantagens inerentes a estas organizações.
Muitas vezes, as diferenças de preços entre produtos de alta tecnologia deixam os compradores em dúvida. Selecionamos três das que consideramos as melhores marcas que oferecem sistemas inteligentes a um preço razoável.
“Casa inteligente” da marca Xiomi
Xiomi é uma das empresas mais famosas que oferece soluções de alta tecnologia. O equipamento associado é de boa qualidade a preços razoáveis. Além dos conjuntos básicos, o comprador pode escolher entre muitos dispositivos independentes que podem expandir significativamente o conjunto padrão.
O dispositivo Gateway multifuncional Xiaomi Mi Smart Home é o principal elo de conexão de todos os dispositivos do sistema: sensores de movimento, sensores de portas e janelas, sensores de temperatura e umidade do ar. Além disso, sistemas de iluminação, vigilância por vídeo e muito mais são frequentemente adquiridos como dispositivos adicionais.
"Casa Inteligente" da Rostelecom
A Rostelecom é um dos mais renomados fabricantes de sistemas nacionais de alta tecnologia. O principal objetivo da empresa é garantir a segurança dos usuários. A empresa oferece conjuntos de versões básicas e estendidas. Apesar do custo, os produtos Rostelecom são de alta qualidade e durabilidade.
O kit básico inclui um controlador que funciona através do protocolo Z-Wave Plus, sensores de movimento, abertura/fechamento, iluminação e temperatura. O kit especial inclui detectores de fumaça e vazamento, sendo também possível adquirir uma câmera wi-fi.
Vale ressaltar que muitas vezes há promoções no site oficial e é possível adquirir conjuntos por um preço favorável. A principal vantagem do sistema é a facilidade de aprendizado e operação, além de montar cenários.
Sistema Google Home
O Google está desenvolvendo assistentes inteligentes que podem ser controlados não apenas por meio de um aplicativo móvel, mas também por comandos de voz. Para fazer isso, você precisa iniciar o sistema dizendo a frase “Oh,Olá, Google." Então você precisa pedir para realizar alguma tarefa.
Por exemplo, você pode pedir para ligar a TV ou o rádio, uma composição musical ou um documentário, acertar o despertador para o horário desejado ou apagar a luz do corredor. O Google Speaker exige menos pronúncia do que o Amazon Alexa.
A tecnologia Smart Home do Google certamente agradará aos amantes da música, já que o elo central no controle de todo o sistema Google Home é o alto-falante musical.
Uma característica especial do desenvolvimento do Google é que o único elemento da “Casa Inteligente” da empresa é a coluna de controle. Muitos outros dispositivos são desenvolvidos por outros fabricantes e adquiridos separadamente. Portanto, o comprador terá que ter paciência e adquirir empreendimentos de outras marcas.
Porém, este aparelho é compatível com um grande número de equipamentos, o que permitirá ao comprador escolher apenas os aparelhos de sua preferência em uma faixa de preço adequada.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo demonstrará claramente os recursos do sistema Smart Home:
Um instalador de equipamento inteligente irá informá-lo sobre como instalar o sistema Smart Home com suas próprias mãos:
O artigo examinou os recursos do moderno sistema Smart Home de alta tecnologia. Entre as principais comunicações que podem ser automatizadas estão os sistemas de aquecimento, iluminação, abastecimento de água e controlo de acessos.
É claro que outros sistemas também merecem atenção. Assim, a videovigilância inteligente requer uma consideração mais atenta, porque cada vez mais consumidores utilizam este serviço todos os anos.
Gostaria de falar sobre sua própria experiência em mobiliar sua casa com equipamentos inteligentes? Você tem informações úteis sobre o tema do artigo que podem ser úteis para os visitantes do site? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas e poste fotos temáticas.