Aquecimento em casa inteligente: estrutura e princípio de funcionamento + dicas para organizar um sistema inteligente

O termo “casa inteligente”, que recentemente surpreendeu a sociedade, é hoje bastante comum.Na verdade, se considerarmos o nível de eletrodomésticos utilizados em quase todas as casas, podemos tirar uma conclusão inequívoca - o grau de automação é muito elevado.

Não é de surpreender que o controle automático também tenha afetado o aquecimento de uma casa inteligente, que se tornou significativamente mais inteligente graças às inovações. Vamos dar uma olhada nesta opção para conhecer o aparelho e todas as vantagens do aquecimento inteligente.

Estratégia de sistema de aquecimento inteligente

Não há necessidade de falar mais uma vez sobre o quão controversa é a questão do aquecimento de instalações residenciais. Está diretamente relacionado com os custos do consumo de energia e estes custos oneram significativamente o orçamento familiar.

Portanto, a estratégia de aquecimento inteligente é um tema realmente importante e que vale a pena não só considerar, mas também tentar implementar.

Aquecimento inteligente em casa
Basta definir o parâmetro de temperatura em um termostato separado e o aquecimento “inteligente” fará todo o trabalho necessário para proporcionar condições de conforto ao proprietário do apartamento (casa particular).

Se você se inscrever estratégia de casa inteligente ao sistema de aquecimento em sua totalidade, há todas as chances de reduzir significativamente os custos. O controle preciso do consumo e a distribuição racional dos recursos térmicos contribuirão para a economia.

A estratégia de casa inteligente em relação ao sistema de aquecimento foi calculada e testada na prática. O resultado promete a adoção generalizada desta abordagem.

Opções para implementar o fornecimento de calor inteligente

Na verdade, o princípio é óbvio - construir um diagrama do circuito de aquecimento tendo em conta a introdução de sensores de controlo, bem como actuadores em pontos de distribuição de energia.

Ponto de distribuição de energia
Ponto de distribuição de energia – controle de temperatura em um dispositivo de aquecimento individual. Pode haver vários desses pontos no total dentro do circuito de aquecimento

Os sensores e a mecânica de controle, por sua vez, são conectados às linhas de um controlador equipado com software de controle.

Em princípio tudo é simples, dado o desenvolvimento de tecnologias de monitoramento e controle por meio de controladores.

Controlador doméstico inteligente
Uma opção de controlador de uma série de equipamentos digitais projetados para equipar uma casa “inteligente”. Tais dispositivos são desenvolvidos em diferentes designs e formas arquitetônicas, diferentes em capacidades técnicas.

Ao considerar possíveis opções de esquema, é claro, deve-se levar em consideração a sua aplicação dependendo do tipo de habitação e da sua localização.

Tradicionalmente existem duas opções:

  1. Setor urbano.
  2. Setor suburbano.

Os sistemas de fornecimento de calor para estas duas opções são um pouco diferentes, porque em ambientes urbanos o fornecimento de calor centralizado tem cada vez mais prioridade.

O setor suburbano é caracterizado por um sistema de aquecimento autônomo. Portanto, a solução de aquecimento “inteligente” para estas duas opções pode ser diferente.

Solução #1 – para um apartamento na cidade

Consideremos um possível esquema de fornecimento de calor “inteligente” em relação ao setor urbano residencial. Hoje em dia, a maior parte da infraestrutura urbana já está parcialmente automatizada.

Como regra, existem sistemas de controle de refrigerante em cada prédio de apartamentos. O que resta ao proprietário de um apartamento individual fazer?

Unidade térmica de uma casa na cidade
Unidade térmica de um dos edifícios de apartamentos da cidade, onde foi estabelecido o princípio de regulação automática do fornecimento de refrigerante ao circuito da casa, em função das condições de temperatura (clima) exteriores

Dentro de um apartamento específico de um prédio de apartamentos, você pode usar um sistema de controle automatizado levando em consideração o consumo de calor. No entanto, o esquema geral (doméstico) de distribuição do refrigerante é importante.

Caso este esquema tenha caráter sequencial de acionamento de dispositivos, não será possível a medição individual do consumo de energia, bem como o ajuste separado.

Ligação sequencial do dispositivo
Com esta opção de ligar um dispositivo de aquecimento no circuito de um prédio de apartamentos, é quase impossível instalar um circuito “inteligente”. É verdade que existe uma opção se você ligar o jumper e instalar a automação após o jumper

A conexão paralela de dispositivos de aquecimento permite controlar o consumo e manter registros. Isso é feito usando a instalação sensores de temperatura, reguladores e controladores.

Fácil ativação do termostato
Um exemplo de automação simples em um apartamento na cidade, ligando o termostato na linha de fornecimento de refrigerante. Um sistema paralelo para conectar o circuito da casa é usado aqui, então o circuito é mais fácil de implementar

Os sensores de temperatura são instalados diretamente nas linhas de abastecimento e retorno de água, além de ser necessário um sensor de temperatura interna.

Montado na tubulação de retorno de dispositivos de aquecimento válvulas de controle. Todos estes dispositivos são combinados com um controlador de gerenciamento.

Solução #2 – para uma casa de campo

A solução para uma casa privada autónoma de campo ou cidade caracteriza-se por possibilidades ilimitadas.

Os domicílios autônomos, em regra, operam com sistema próprio de fornecimento de calor, por exemplo, a partir de uma caldeira.Nesta opção, a automação é mais fácil em termos de independência, mas do ponto de vista técnico é um pouco mais difícil.

Diagrama de blocos de uma casa inteligente
Diagrama de blocos da automação do aquecimento (uma das opções), onde, juntamente com dispositivos de aquecimento externos (baterias), também é utilizado um piso “quente”. Duas opções de automação de bateria, uma sem fio

A complexidade se deve ao uso de automação e controle não só dos aparelhos de aquecimento doméstico, mas também diretamente da fonte de calor - a caldeira.

Os projetos propostos de equipamentos modernos de caldeiras suportam automação total, incluindo:

  • carregamento de combustível;
  • intensidade de combustão;
  • circulação midiática;
  • limites de temperatura;
  • temporizador de ação ativo.

Se for utilizado um dispositivo com esta configuração específica, basta coordenar o sistema de controle de aquecimento interno de uma casa inteligente com o controlador do equipamento da caldeira. Caso contrário, se houver características de projeto da caldeira, será necessário inicialmente automatizar a instalação da caldeira.

Então, por exemplo, o valor de temperatura definido num sensor localizado no interior servirá como um ponto de referência adicional para o controlador da caldeira.

Com base nesta diretriz, serão realizados consumo de combustível, intensidade de combustão e demais operações dos equipamentos da caldeira.

Ajuste separado por sala
Automação separada do fundo térmico para cada cômodo de um edifício residencial (exemplo de esquema): 1, 2 – painel de controle individual (controlador) com válvulas individuais e sensores de temperatura; 3 – controlador para controle de pisos “quentes”

No entanto, é permitido criar diferentes condições de temperatura em cada divisão individual, desde que seja garantida uma vedação aceitável entre uma divisão e outra.

Nesta opção, o fluxo de calor é regulado adicionalmente com a ajuda de termostatos e reguladores individuais que controlam o fluxo do refrigerante através de dispositivos (baterias, sistema de aquecimento por piso radiante).

Benefícios da automação completa do aquecimento

Antes de discutir os benefícios do aquecimento inteligente, existe uma desvantagem inicial para o usuário final.

Ao configurar um sistema deste tipo, você terá que gastar dinheiro na compra dos componentes necessários, bem como na instalação e configuração.

Kit de aquecimento inteligente
Não é o conjunto mais caro e avançado de aquecimento “inteligente”, mas permite organizar um sistema de controle automático doméstico totalmente eficaz

Claro, a possibilidade de fazer tudo sozinho não pode ser descartada. No entanto, para implementar esta opção, você deve ter o status de um especialista altamente qualificado ou de um pau para toda obra. Mas os custos de criação do sistema são, em última análise, totalmente compensados.

Cálculos estatísticos médios mostraram economia de até 30% nos custos de aquecimento durante a estação fria. Assim, o dispositivo de aquecimento “inteligente” se paga no curto prazo.

Entre as vantagens óbvias da tecnologia está a capacidade de controlar todos os parâmetros diretamente do seu telefone ou tablet.

Os smartphones modernos permitem a instalação de aplicações especiais através das quais é realizado o monitoramento e ajuste dos parâmetros do sistema de aquecimento.

Controle de aquecimento do seu telefone
Um smartphone e a capacidade de criar remotamente um ambiente confortável em casa são uma realidade da vida moderna. Ao mesmo tempo, é possível controlar o aquecimento a partir de outros dispositivos digitais populares

Uma vantagem óbvia de tais sistemas é o fator de temperatura de fundo precisa e estável.

Além disso, através do aplicativo, você pode definir o modo desejado em um determinado horário do dia: mais frio à noite para um sono reparador e aumento gradual da temperatura uma hora antes de retornar do trabalho.

Quando o interior da sala “não está frio - nem quente”, ou seja, observa-se a temperatura ambiente ideal para o corpo, o risco de resfriados é drasticamente reduzido. Nessas condições, o corpo está em fase ativa, a pessoa sente um estado de conforto.

O fator conveniência também é uma vantagem. Não há necessidade de abrir torneiras ou medir a temperatura com termômetro. Todas essas ações serão executadas automaticamente com alta precisão. Além disso, é possível levar em consideração a energia consumida. E isso, novamente, é economia.

Características do arranjo de aquecimento “inteligente”

O mais importante que pode ser classificado como recomendação para instalação de sistemas térmicos em uma casa inteligente é a utilização de equipamentos de controle de alta qualidade, além de filtros confiáveis.

A filtragem eficaz do fluxo do refrigerante e o uso de mecanismos de ajuste confiáveis ​​contribuem para a operação precisa e perfeita do sistema.

Filtragem do sistema de aquecimento
Mesmo o sistema mais automatizado não poderá funcionar normalmente sem a presença de um elemento simples e familiar - um filtro. Este ponto deve ser levado em consideração na resolução de um problema de automação.

Módulos automatizados baseados em controladores fornecem um alto grau de sensibilidade e permitem regular processos com precisão de até um por cento.

Contudo, na ausência de módulos de filtro, a operação dos reguladores de fluxo pode ser interrompida após um curto período de operação.

Recomenda-se calcular e selecionar tecnicamente corretamente os pontos de instalação dos termostatos (sensores), pois o local de instalação corretamente escolhido permite obter o máximo efeito da regulação como um todo. Informações sobre pontos de posicionamento efetivos sempre podem ser encontradas na folha de dados do dispositivo.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O vídeo a seguir oferece uma opção bastante interessante para introduzir a automação do sistema de aquecimento:

A tecnologia move a sociedade para frente. O nível de conforto e conveniência aumenta. Um exemplo marcante disso é o sistema de aquecimento de uma casa ou apartamento particular, dotado das funções de controle total do processo sem intervenção humana. O usuário só precisa determinar o nível de conforto para obter o desejado microclima em toda a casa e, além disso, poupanças substanciais.

Se você tiver informações valiosas sobre como organizar o aquecimento em um sistema doméstico inteligente, compartilhe-as com nossos leitores. Deixe seus comentários e tire dúvidas no bloco abaixo do artigo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica