O que fazer se o medidor de gás chiar durante a operação: as principais causas do ruído e métodos para eliminá-los
Concordo, sons agudos e rangentes são irritantes e interferem na concentração.Principalmente se o ruído permanecer no mesmo nível por muito tempo ou ocorrer muitas vezes durante o dia. Tais problemas surgem frequentemente na vida cotidiana. Imagine, seu novo medidor de gás range durante a operação, o que você deve fazer quando não consegue receber seu dinheiro de volta e o som é insuportável? Vale a pena mudar isso? Ele pode ser consertado e onde devo ir para fazer isso?
Se você é proprietário de um medidor que faz barulho, não precisa se preocupar muito. Você não está sozinho e alguns medidores de gás não podem operar silenciosamente. No artigo descrevemos todos os motivos pelos quais um medidor de gás pode chiar. Aqui você encontrará opções de ação em tal situação.
Os medidores começam a funcionar mais ativamente quando o equipamento a gás é ligado. Às vezes aparece um rangido específico e até um assobio. Às vezes, a intensidade do som não depende da velocidade do movimento do gás. O estado do dispositivo também influencia, assim como as características de sua estrutura. Antes mesmo de comprar, você pode saber o desempenho do produto durante a operação. Se um medidor antigo fizer barulho, por um lado isso não deve causar preocupação, mas por outro lado, pode indicar uma avaria iminente.
O conteúdo do artigo:
Princípio de funcionamento dos medidores de gás
Os medidores de gás mostram o volume de gás consumido, menos frequentemente a massa. Dentre os métodos de medição, são utilizadas 2 opções: direta e indireta.
O método direto significa contar a quantidade de gás através de ciclos de enchimento da câmara/câmaras. No método indireto, o volume determina a vazão. Sensores detectam o movimento de peças rotativas.Ruído desagradável é observado principalmente em dispositivos de baixa qualidade, mais frequentemente em dispositivos mecânicos.
Os fabricantes testam a proteção do dispositivo quanto à resistência à umidade, luz solar e contrastes de temperatura. Nenhum teste de laboratório garante um funcionamento 100% correto. Durante o 2º período de verificação, muitas vezes surgem problemas com ruídos altos durante a operação, especialmente com medidores com rotores.
Causas de ruído quando o medidor de gás funciona
O barulho do medidor atrapalha a vida cotidiana. O ruído costuma ser duradouro e lembra o som de peças não lubrificadas. Os medidores podem durar todo o período, apesar dos rangidos. Para medidores de vazão rotativos, o ruído é normal.
Os medidores são barulhentos devido a vários fatores:
- detritos e partículas estranhas;
- características de design;
- problemas com aperto nas articulações, aperto;
- vestir.
A poluição normal leva à formação de sons estranhos. Às vezes, a sujeira entra, insetos, folhas e detritos ficam presos na parte externa da caixa (se o medidor não estiver localizado dentro de casa). Devido à vibração do dispositivo, objetos estranhos podem ser completamente empurrados para dentro.
A qualidade do trabalho depende tipo de dispositivo. Medidores com elementos de conversão na forma de rotores em formato de oito produzem ruídos agudos em baixas temperaturas. Esses medidores de gás são baratos, por isso são muito procurados.
O problema de vedação também causa ruído. Uma inspeção completa indicará falta de isolamento. Se não houver objetos estranhos dentro ou fora, a causa do rangido é um vazamento nas partes internas da caixa.
Os problemas surgem devido a defeitos iniciais ou mudanças rápidas de temperatura. O gás que escapa emitirá um ruído característico. O isolamento do dispositivo também é afetado pelas deformações da caixa. Os danos ocorrem devido à instalação inadequada e impactos.
Devido à despressurização na área do mostrador, recorrem à substituição urgente. Os assinantes são por vezes obrigados a pagar com base em dados claramente imprecisos e, se os valores forem demasiado baixos, o fornecedor cobra valores com base no consumo dos primeiros meses do ano.
Além disso, os usuários muitas vezes se deparam com uma situação em que o medidor de gás começa a registrar um consumo de gás muito alto. Isto pode acontecer por várias razões.
Um som estridente no medidor de gás indica um problema temporário, falha ou a probabilidade de o medidor quebrar em um futuro próximo. Com equipamentos antigos e quase vencidos, observa-se desgaste de peças, atrito e perda de potência, o que gera sons desagradáveis.
Os medidores também rangem se combustível muito úmido entrar em uma sala fria. Às vezes, o som ocorre devido à oxidação dos fios que vão para o display eletrônico. Alguns medidores de gás emitem sons imediatamente após os aparelhos que utilizam gás serem desligados. O excesso de ruído desaparece por si próprio ou continua a aparecer periodicamente. Em alguns casos, após o rangido, ocorre um problema com a movimentação do gás.
Como remover sons perturbadores?
Você só pode se livrar do rangido se houver um problema externo. O dispositivo é inspecionado de perto e as fendas são limpas com uma escova fina. O cheiro de gás no ar indica um problema interno.
Os dispositivos tornam-se explosivos e várias inalações descuidadas de gases venenosos durante a inspeção podem, por vezes, levar à perda de consciência.
Se houver um problema de hardware, ligue empresas de gás. Estas organizações são geralmente partes em acordos de manutenção. A operadora aceitará a solicitação se o problema for apenas ruído. O técnico de gás inspecionará o medidor de gás por dentro e por fora, determinará por que ele está barulhento e tentará resolver o problema. O pessoal do serviço de emergência responderá em breve a uma chamada de vazamento de gás.
Antes da chegada do engenheiro de gás, você deve fazer o seguinte:
- desligar o fornecimento de combustível para aparelhos que utilizam gás;
- desligue todos os medidores de gás, bem como medidores de eletricidade localizados nas proximidades.
Se o problema estiver no próprio medidor rotativo, ele deverá ser substituído por um de membrana. Os dispositivos do tipo 2 produzem menos ruído e possuem melhor isolamento.
Isolamento acústico do medidor usando um gabinete
Existem produtos de metal e plástico à venda. Para reduzir o ruído e simplesmente em casa, é melhor montar você mesmo o armário, em gesso cartonado. São utilizados perfis metálicos, que são conectados e revestidos. A caixa absorverá quase completamente o ruído se não tocar no próprio medidor de vazão.
Instale 2 folhas de drywall de cada lado e faça uma camada de isolamento acústico entre elas. A porta do armário é feita em toda a fachada ou apenas em janela fechada. A segunda opção é melhor em termos de isolamento acústico.
A desvantagem de um gabinete à prova de som é a possibilidade de acúmulo de gás. A probabilidade de uma explosão aumentará e as aberturas de ventilação não ajudarão você a ouvir o cheiro a tempo.
Os trabalhadores do gás têm o direito de aplicar multas por tais instalações. A opção com armário será útil principalmente para quem acha que o som atrapalha o sono. A estrutura deve ser mantida aberta a maior parte do tempo.
Opções alternativas para eliminar ruído
Se a limpeza externa, a inspeção da operadora de gás e os reparos não trouxerem resultados e o gabinete não puder ser instalado, você deverá escolher uma das alternativas.
Se o dispositivo ainda estiver vibrando, existem 4 maneiras de sair da situação:
- Mover medidor de vazão.
- Reduza o ruído isolando os tubos de gás por onde passa.
- Organize o isolamento acústico da cozinha ou de outro cômodo.
- Compre outro medidor, que pode ser mais econômico do que reparos e reinstalações.
Um balcão rangendo não causará desconforto se você movê-lo para fora. A viabilidade técnica depende do projeto do gasoduto. Você precisará entrar em contato com a empresa de distribuição de gás. O nível de complexidade da operação determina se a organização concorda ou não com o trabalho.
Um medidor de gás na rua também requer proteção adicional, viseira ou o mesmo armário, além de isolamento de tubos de gás. A probabilidade de um medidor quebrar na rua aumentará. A ideia traz benefícios econômicos modestos e somente se o medidor de gás durar algum tempo. Você precisará de um corretor térmico e, além disso, os indicadores registrados aumentarão.
O som do medidor também viaja pelos canos. O problema se tornará menos perceptível depois que forem isolados termicamente. Como resultado, o consumo de gás também diminuirá. Na prática, costuma-se usar uma manta, e perto do metro. Idealmente, eles recorrem a um isolamento confiável de 3 camadas.
A base é formada por 2 camadas, incluindo um primer e um primer como adesivo. Os revestimentos iniciais protegem contra o descascamento do polímero do tubo de aço. Plásticos extrudados são usados diretamente como isolamento. Essas medidas também reduzem o risco de mudanças de umidade e temperatura nas tubulações, o que é bom para o medidor.
O som pode ser isolado da propagação por todo o apartamento, ao mesmo tempo que suaviza a sua intensidade na cozinha ou sala técnica. Espuma de borracha ou espuma de poliuretano à prova de som é fixada nas paredes e instalada em uma moldura. Painéis de absorção de som são montados na parte superior. O acabamento é então feito com gesso. Não há isolamento acústico suficiente para 1 parede com metro. Para potencializar o efeito, é melhor processar também o contrário.
Sem adesão à tecnologia, o resultado final será fraco. A primeira camada de isolamento acústico deve ser feita com estrutura ventilada, a segunda - pesada e densa. Não se pode deixar vãos entre os painéis de isolamento acústico, mas também não se pode fazer uma junta rígida com parede, piso ou teto.
Consertar ou movimentar o medidor custará muito dinheiro se o assinante morar em uma cidade pequena, a uma distância considerável das organizações que tratam do assunto. Um zumbido deve ser substituído por outro modelo, e você pode ler como fazer isso corretamente em este material.
A essência do trabalho é comparar a velocidade dos fluxos ultrassônicos direcionados ao longo e contra o movimento do combustível.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O ruído do medidor de gás vai para as tubulações:
Quais medidores você deve comprar e o que não dizem nas lojas:
Os medidores de gás falham por vários motivos. É ruim se todas as economias “desaparecerem” por causa disso. Se o medidor de gás estiver simplesmente zumbindo ou assobiando alto, você poderá encontrar uma saída. O primeiro passo é eliminar a causa do ruído.
Os funcionários da organização com a qual foi assinado o acordo de manutenção de equipamentos de gás ajudarão nisso. Eles devem inspecionar tudo e determinar quando e por que o medidor apita, se a caldeira a gás e o fogão estão funcionando normalmente. Se algo acontecer, uma equipe de emergência precisará aparecer. Se não houve problemas técnicos, nenhum som estranho, mas o medidor continua a zumbir, então você terá que reduzir o ruído em si.
Se você encontrou um problema com o ruído de um medidor de gás, escreva como conseguiu resolver o problema. Tire dúvidas sobre o funcionamento dos medidores de vazão de gás aos nossos especialistas e troque informações com outros leitores do nosso site. O formulário de contato está localizado abaixo.
O medidor foi alterado em 2019. Temos uma casa privada e além do fogão existe também uma caldeira a gás. Tudo estava bem. Em 2021, houve uma grande queda de gás por 12 horas.Após ligar o gás, o medidor começou a ranger e ao fazer a leitura do medidor descobriu-se que o consumo de gás havia triplicado. Liguei para Gorgaz e me disseram para trocar o medidor. Compramos, chamamos o gasista, ligamos, o rangido não passou. O que fazer?