Por que o medidor de gás oscila muito: análise dos motivos e recomendações para eliminá-los
Apesar de, desde 2014, os preços do combustível azul na Federação Russa não terem realmente mudado, as pessoas estão tentando economizar de todas as maneiras possíveis e pagar apenas pelos metros cúbicos realmente usados. No entanto, você deseja cortar até mesmo despesas menores. Você concorda?
Naturalmente, o consumidor pensa porque o medidor de gás se move tanto se o aparelho registra um consumo muito alto de combustível gasoso.
[adinserter name=»móvel: inserir no texto — 1″]
Diremos a você o que fazer se for detectada uma exibição incorreta de leituras. Diremos a você qual organização entrar em contato para que você não precise pagar a mais por volumes inexistentes. Você também aprenderá uma lista de possíveis motivos do mau funcionamento do medidor de vazão e quais medidas você mesmo pode tomar.
O conteúdo do artigo:
Como verificar o funcionamento do medidor?
Você pode verificar por si mesmo se o medidor realmente se move muito.
Para ter certeza de que o dispositivo de contabilidade não está enganando você, você precisa:
- desligue todos os aparelhos a gás da casa e verifique se o medidor está se movendo (se sim, há vazamento de gás ou seu medidor foi conectado ilegalmente);
- ligue o aparelho a gás na potência máxima por 15 minutos e compare as leituras obtidas com os dados do passaporte do aparelho;
- se o medidor de gás estiver equipado com um display eletrônico e mesmo quando a torneira do gás for fechada, as leituras continuarem a mudar, então o motivo provavelmente são correntes parasitas.
É proibido realizar outras manipulações para descobrir a causa.
Alguns modelos de equipamentos contábeis (SRS ou SGB, MKM, SGMN) não estão protegidos contra hackers. Se desejar diminuir as leituras do medidor, lembre-se que após interferir no seu funcionamento, vestígios permanecem no aparelho na forma de pequenas rachaduras, arranhões e lascas. O mau funcionamento do dispositivo também é indicado por peças que não são de fábrica, danos na vedação, etc.
Por mais que os “artesãos” tentem esconder vestígios de interferência no funcionamento do dispositivo de medição, especialistas com experiência na área de verificação serão capazes de detectá-los. Se for detectada uma violação da caixa e do design do dispositivo, o dispositivo será considerado defeituoso e seu proprietário receberá uma multa considerável.
Por que o novo medidor de gás muda mais?
Pessoas que possuem medidores de gás individuais instalados costumam reclamar que recebem leituras inflacionadas todos os meses. Os dados obtidos são muito diferentes daqueles registrados pelo dispositivo antigo.
Os funcionários do serviço de gás explicam isso dizendo que o aparelho antigo não funcionava corretamente devido ao desgaste dos mecanismos. Como resultado, mostrou que o consumo mensal de combustível azul era inferior ao consumo real. Depois de instalar novos dispositivos, as leituras são verdadeiras.
Muitas vezes o problema não está no medidor em si, mas no equipamento de gás. Por exemplo, se um poderoso caldeira a gás de chão, seu queimador de gás consome 0,5 metros cúbicos por dia. Há um gasto excessivo decente por mês. Neste caso, as leituras mudam mesmo quando o equipamento a gás está desligado.
O medidor não está funcionando corretamente ou está quebrado?
Na maioria das vezes, se perceber que as leituras dos medidores não correspondem à realidade, os consumidores correm para verificar seus medidores de gás. Como resultado, na maioria das vezes acontece que os medidores estão funcionando corretamente.
Como esse procedimento é pago, não há necessidade de pressa. Em primeiro lugar, se verificar que o medidor de consumo de gás não está a funcionar correctamente (move-se muito rápido/lento, os números não mudam quando o gás está ligado), deve avisar o serviço de gás.
As principais razões pelas quais o medidor de gás funciona excessivamente alto:
- problema com equipamento de gás;
- um vazamento;
- aparelhos elétricos próximos.
No primeiro caso, é preciso calcular quantos metros cúbicos de gás você utiliza por mês. Se na casa for instalada uma caldeira a gás de circuito único, cujo funcionamento envolve apenas um trocador de calor, enquanto o consumo de combustível azul é de 10 a 20 metros cúbicos, então devem ser analisadas as razões para um consumo tão grande.
Recomenda-se verificar primeiro a eficiência energética em termos de retenção de calor. Isolar a sua casa pode resolver este problema e o consumo de gás será significativamente reduzido.
Um de a maioria comum razões enrolamento extra cubos é um vazamento. É por isso verificar sistema custos até no ausência cheiro. Afinal no vazar cheiro gás Talvez E Não ser sentido.
Você mesmo pode verificar se há vazamentos. Para isso, cubra todas as conexões e a válvula de gás com água e sabão. A presença de vazamento é indicada pelo aparecimento de bolhas. Neste caso, é necessário ligar com urgência para o serviço de emergência de gás.
A operação do medidor de gás também pode ser afetada por aparelhos elétricos localizados nas proximidades. Para descartar esta opção, basta tentar desligar o dispositivo ou movê-lo para outro local. Muitos usuários observam a operação incorreta do equipamento de medição de gás se houver um micro-ondas por perto.
O que fazer se você achar que o medidor de gás está se movendo muito:
- É terminantemente proibido abrir o medidor, interferir no seu funcionamento e romper o lacre;
- após a chegada, a equipe de reparos deverá atestar a integridade do lacre;
- dependendo do resultado da inspeção, o dispositivo pode ser desmontado e levado para inspeção;
- Se não houver vazamento de gás, você poderá usar aparelhos a gás com segurança até a chegada do serviço de gás.
Se o medidor não puder ser reparado, você deverá receber um documento segundo o qual será mostrado substituição do medidor.
Durante o período em que não são feitas leituras do medidor de vazão de gás, o pagamento do gás é feito de acordo com o contrato geralmente aceito para fornecimento de combustível azul.Na maioria das vezes, esta é a taxa média de consumo de gás, que começa a ser calculada a partir do dia em que você entra em contato com o serviço de gás.
Se o medidor de gás apresentar defeito durante a inspeção, a mensalidade será recalculada para os seis meses anteriores. Em ambos os casos, os padrões de consumo são demasiado elevados.
Para evitar tal situação, o consumidor deve monitorar cuidadosamente o funcionamento do medidor de gás e dos equipamentos. A responsabilidade pela manutenção de todos os aparelhos nas instalações residenciais é dos seus proprietários.
Como reportar uma falha
Tendo decidido verificar quanto está acabando um medidor de gás pessoal e suspeitando que algo está errado, a maioria dos usuários recorre ao serviço de gás. Existem várias nuances neste procedimento, sabendo quais você pode economizar dinheiro e nervosismo.
Vamos considerar a situação. O proprietário do apartamento percebeu que o novo medidor de gás bombeava muito mais que o antigo, não funcionava corretamente ou estava com defeito e contatou os trabalhadores do gás. As chamadas para o serviço de gás são ignoradas. Os especialistas não vêm.
Uma semana ou até um mês depois, um inspetor vem verificar e descobre um defeito. É elaborada uma lei e logo chega uma conta para pagamentos de gás dos últimos seis meses a uma tarifa média com padrões inflacionados. Não tendo vontade de se envolver com os tribunais, a maioria dos consumidores paga o recibo porque entende que o equilíbrio de direitos é transferido para os trabalhadores do gás e não para os consumidores.
Aqui está outro exemplo. Você descobriu um problema e ligou para o número “04”. Uma inspeção chegou até você, identificou e corrigiu o problema.Posteriormente, você receberá uma conta de gás com base nas tarifas médias dos últimos seis meses. Em qualquer situação, os consumidores são aconselhados a estar atentos e a tomar uma série de medidas preventivas.
Algoritmo de ações para evitar gastos financeiros desnecessários:
- comunicar a avaria à entidade que lhe envia os pagamentos (os dados de contacto estão indicados nos recibos);
- ao se comunicar com um representante do serviço de gás, descubra se o seu recurso foi registrado e em que formato;
- a melhor solução é reportar por escrito o mau funcionamento do medidor;
- quando os trabalhadores do gás vierem até você para uma inspeção, descubra se a visita deles é uma reação à sua solicitação ou se é uma inspeção planejada (se você não receber uma resposta clara, ligue para o serviço de gás).
Tente se proteger dos problemas com antecedência.
Você aprenderá como instalar um medidor de vazão de gás em próximo artigo, que descreve detalhadamente todas as nuances de instalação e conexão.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Guia de vídeo para proprietários zelosos que decidem que o medidor de gás registra muito consumo:
Se você notar que o medidor de gás está se movendo muito, está danificado ou com defeito, você deve notificar imediatamente a organização fornecedora de gás. Se você não fizer isso, problemas sérios e despesas financeiras consideráveis o aguardam pela frente. A causa da operação incorreta do medidor é geralmente um vazamento, um problema com o equipamento de gás ou um mau funcionamento do próprio medidor.
Escreva suas histórias sobre casos de mau funcionamento do medidor de gás e como o equipamento foi verificado. Compartilhe sua experiência de “comunicação” com o serviço de gás no bloco de comentários abaixo. Tire dúvidas sobre assuntos polêmicos, publique uma foto temática.
Diga-nos como evitar problemas ao lidar com trabalhadores do gás. Por favor, informe como não fazer parte de um esquema fraudulento, evitar extorsão por parte das autoridades fiscalizadoras e economizar fundos pessoais. É possível que suas recomendações sejam úteis na prática para os visitantes do site.
Bem, quem escreveu isso? Que tipo de caldeira a gás de piso consome meio metro cúbico por dia? O autor está completamente fora de tópico, não leia esta heresia! Uma caldeira mural de 24 quilowatts, segundo seu passaporte, consome até 3 metros cúbicos por hora! À uma hora! E os de chão são ainda maiores.
Temos um de piso, o consumo no inverno é em média de 20 metros cúbicos por dia a uma temperatura de -10-25ºC e uma área de 90 metros quadrados.
Na nossa família o consumo de gás é de 1,5 metros cúbicos por mês e isso é estável. E quando chegou a conta seguinte, fomos “agradavelmente” surpreendidos com o consumo de 24 metros cúbicos. E isso é em um mês, quando gastamos 18 metros cúbicos por ano. Nós mesmos descobrimos o motivo. Há duas semanas, retiraram a geladeira para retirar o pó acumulado e, ao empurrá-la, colocaram a parede lateral próxima ao medidor de gás. E a partir desse dia nosso medidor eletrônico passou a ser alimentado por correntes parasitas, esvaziando nosso orçamento familiar.As válvulas foram fechadas à noite e pela manhã houve um aumento de 1,5 metros cúbicos nas leituras. Assim que a geladeira foi afastada do medidor em 1 cm. tudo voltou ao normal. Amanhã ligaremos para o mestre, mas não sabemos como isso vai acabar. Conselho, verifique se o medidor eletrônico e a geladeira estão funcionando contra você?! Tudo de bom.
Percebi que estávamos falando de um pavio.
No ano passado, o serviço de gás Borisov realizou manutenção na caldeira.Com isso, por todas as minhas manipulações para desparafusar e aparafusar todas as ligações da rua, paguei 70 bel para verificar a própria caldeira e o fogão a gás. esfregar. Mais para desmontar o medidor para verificação, mais 16. Ao mesmo tempo, os gasistas roubaram 0,5 m de mangueira do meu fogão a gás porque tinha 2 m e precisava de 1,5. E conectaram no fogão com uma braçadeira, então agora não pode ser afastado da parede. Este ano voltaram e desligaram o gás porque não havia relatório de inspeção da chaminé. O ato foi concluído no dia seguinte por 15 rublos. Não sei quanto eles vão arrancar agora. A mangueira nunca chegou. Quero que todos saibam que bons especialistas trabalham em Borisov. A propósito, concluí o treinamento em inspeção de chaminés em 20 e recebi um certificado.
Meu medidor de gás Itron Gallus tem leituras eletrônicas e mecânicas, mas os mecânicos começaram a mostrar mais números que os eletrônicos, por quê??? e quais leituras são consideradas corretas?
Olá, meu medidor Prince G6 começou a dar corda periodicamente quando eu o coloquei no mínimo e acabei queimando alguns milhares de metros cúbicos extras de gás enquanto eu resolvia esses serviços e esperava por um novo medidor de reposição. Por isso, sinto que ninguém vai contar nada para mim, pois de acordo com a norma tenho ainda mais e, paralelamente a todos, utilizo parcialmente o aquecimento. Conselho: não se envolva com medidores ultrassônicos em hipótese alguma, então você terá que justificar que a culpa não é sua e não entenderá o que pagar!
O medidor de gás Prince G6 e toda a linha desse tipo são ultrassônicos (os sensores são adquiridos na China) e não possuem direção de movimento, ou seja, eles podem ser conectados em qualquer direção. E se você estudou física, o efeito da convecção (movimento do ar do frio para o quente) não foi cancelado.O resultado é que o gás não é consumido, mas se movimenta dentro do gasoduto e o medidor conta. E o mais interessante é que são programáveis e não se sabe quais correções a organização fornecedora de gás fez no sistema de correção. No momento da verificação, o erro aumenta e você paga novamente pelo que consumiu. As conclusões que você tirou são completamente razoáveis. Em alguns países nossos amigos, a instalação deste tipo de medidor é geralmente proibida.
Eu lhe dou um truque para um medidor eletrônico de gás. Atenção: siga as instruções. Não sei por quê. Mas se você reduzir o fornecimento de gás através da válvula comum, o medidor eletrônico calcula 4-5 vezes menos consumo para ferver 250g de água. Claro, para todo o resto, MAS. tenha cuidado. Acenda todos os queimadores e o forno na potência máxima. Em seguida, comece a reduzir a válvula comum até que aparentemente o suprimento de gás diminua. Depois reduza o queimador menor até a trava. Se não apagar, tudo sai normalmente. o mesmo truque continua até que pare de apagar no mínimo, isto é para sua segurança, para não apagar acidentalmente um fogão em funcionamento. Você não precisa fazer nada nos outros queimadores e no forno. Todos. Acredite, o consumo do fogão vai diminuir significativamente.
A discrepância do medidor Prince Gallus 6 entre as leituras mecânicas e eletrônicas é de 35.000.Inspeção anual de equipamentos de gás sob contrato, mas foi descoberta apenas outro dia. Mas de alguma forma não sabíamos onde procurar, apenas olhávamos o quadro, quanto dinheiro havia no cartão...