Contrato de manutenção de equipamentos de gás: características da escolha de uma empresa de gás
Você já se viu em uma situação em que teve que procurar especialistas às pressas para diagnosticar ou consertar equipamentos de gás? Concordo, não é muito conveniente perder tempo procurando sempre uma organização adequada, especialmente quando se trata de uma avaria grave no sistema de gás.
A única saída segura é celebrar um contrato de manutenção de equipamentos de gás com uma empresa fornecedora de gás. Mas nem toda organização especializada que presta serviços de manutenção de equipamentos de gás tem reputação de empresa confiável.
Identificamos os principais critérios de seleção, com base nos quais você pode celebrar um acordo com especialistas qualificados. Mas antes vale entender o que está incluído no conceito de manutenção, quem a realiza e qual é o pagamento do serviço para a população.
O conteúdo do artigo:
Por que é necessário concluir um acordo?
Hoje, a celebração de um contrato de manutenção do sistema de gás e dos eletrodomésticos é um procedimento obrigatório para todos os cidadãos da Federação Russa.
O acordo entre o cliente e a empresa especializada prestadora de serviços de fornecimento de gás implica inspecções sistemáticas aos equipamentos de gás no interior do apartamento.
Isso permite detectar atempadamente uma avaria, por exemplo, de um fogão a gás, evitando assim uma emergência.A maioria das emergências ocorre devido a um mau funcionamento do equipamento de gás dentro do apartamento.
De acordo com a lei, o proprietário é obrigado a assinar um contrato de reparo e manutenção de equipamentos de gás, independentemente de residir nele ou não. Todo proprietário é obrigado a fazer isso, pois mesmo que um deles não feche um acordo, não haverá garantia de segurança para todos os moradores da casa.
O diagnóstico ou reparo tardio de equipamentos de gás muitas vezes faz com que falhas graves no sistema sejam ignoradas, o que pode levar a consequências catastróficas para todos os moradores da casa. Um acordo assinado com cada proprietário de apartamento é uma garantia de manutenção dos equipamentos nele localizados.
Ajudaremos você a escolher uma empresa confiável, cuja cooperação lhe proporcionará a máxima segurança na utilização de equipamentos a gás.
Classificação de equipamentos de gás
A entidade com a qual o proprietário celebra um acordo realiza todos os tipos de trabalhos de manutenção de equipamentos no interior do edifício. Todos os equipamentos a gás podem ser divididos em duas partes.
Equipamento interno de gás (VDGO). Inclui gasodutos de fachada e risers com torneiras localizadas nas entradas. As sociedades gestoras de casas são responsáveis pela segurança dos VDGOs e celebram de forma independente contratos de manutenção com organizações especializadas.
Os residentes da casa não assumem qualquer responsabilidade pelo equipamento de gás interno.
Equipamento de gás interno (VKGO). Isto inclui todos os equipamentos consumidores de gás localizados no interior do apartamento: condutas, fogões e colunas de aquecimento de água, caldeiras. De acordo com a lei, o proprietário do apartamento ou o inquilino é responsável pelo estado técnico do VKGO.
Os moradores de prédio de apartamentos são obrigados a firmar convênio com empresa especializada. O pagamento de todas as manutenções programadas e não programadas fica a cargo do proprietário do apartamento, que é responsável pela segurança dos equipamentos instalados no apartamento.
Se antes o custo da manutenção dos aparelhos a gás estava incluído no preço do gás, hoje o pagamento deste serviço é feito por conta de uma entidade especializada.
O que está incluído na manutenção do equipamento?
A fiscalização VKGO é realizada por empresa especializada, com a qual o proprietário celebra contrato de manutenção de equipamentos consumidores de gás.
A lista de responsabilidades dos especialistas da organização autorizada inclui o seguinte:
- inspeção visual dos equipamentos de gás, incluindo o gasoduto e suas fixações;
- verificar o aperto das conexões da tubulação e guindastes utilizando emulsão de sabão ou equipamento especial;
- ajustar o processo de acendimento dos queimadores para identificar mau funcionamento do sistema, limpando mecanicamente os queimadores de contaminantes;
- verificar o desempenho dos aparelhos a gás, ajustando e lubrificando os dispositivos projetados para desligar automaticamente o gás ao menor desvio no funcionamento do equipamento;
- ligar o equipamento para verificações de pressão de gás e a presença de impurezas de ar na tubulação;
- verificando a tração em dutos de ventilação, inspeção de tubos de ligação com duto de fumaça;
- fornecendo instruções sobre a operação segura de aparelhos a gás em casa.
Caso o equipamento a gás tenha vida útil não superior a 15 anos, é realizada uma inspeção programada por especialistas da empresa de acordo com as exigências do fabricante. Se não houver requisitos, recomenda-se realizar a manutenção pelo menos uma vez a cada 3 anos.
Ao utilizar equipamentos que utilizam gás há mais de 15 anos, a inspeção é realizada uma vez por ano.
A lista VKGO inclui os seguintes aparelhos a gás:
- fogões domésticos;
- caldeiras de aquecimento;
- aquecedores de água;
- parte da fiação;
- fixações, válvulas de corte.
O proprietário do apartamento é obrigado a monitorar de forma independente o estado do equipamento do apartamento.
Se for detectada uma avaria, ele é obrigado a contactar a empresa de manutenção do equipamento de gás e pagar todas as reparações.
Como escolher a empresa certa?
O contrato de manutenção de equipamentos consumidores de gás pode ser celebrado com qualquer entidade especializada, por exemplo, a Gorgaz, que presta serviços de manutenção de equipamentos de gás.
Se ainda não decidiu qual a melhor empresa de gás para celebrar um contrato de VKGO, será útil saber que todos os trabalhos só podem ser realizados por empresas especializadas.
Antes de fechar um contrato, é importante certificar-se de que a empresa está no cadastro de notificações de início de atividades de manutenção em sua região.
Existem dois requisitos obrigatórios para empresas especializadas:
- A organização deve incluir um serviço de expedição que possa ser contactado a qualquer hora do dia.
- Os funcionários da empresa são obrigados a passar pela certificação em tempo hábil e, com base nos resultados, receber uma autorização de trabalho.
A enorme concorrência obriga muitas empresas a oferecer aos seus clientes vários truques que lhes permitem se destacar de organizações semelhantes.
Portanto, antes de assinar um contrato, é importante ler atentamente o seu conteúdo para não se tornar cliente de uma empresa incompetente.
Celebração de um contrato de manutenção
Se você decidiu pela escolha de uma empresa de gás e está confiante em sua confiabilidade, precisará firmar um contrato para manutenção regular de equipamentos internos. O procedimento de assinatura do acordo é realizado em várias etapas.
Os funcionários da empresa conversam com cada morador sobre as regras para o uso seguro de aparelhos a gás, após a qual ele recebe um livro de assinaturas no seu local de residência. Registra todos os aparelhos a gás instalados no apartamento, e também registra o cumprimento de instruções, inspeções e reparos.
O arquivo deverá verificar a conformidade dos equipamentos existentes com a lista cadastrada na empresa distribuidora de gás. É nesta fase que muitos residentes têm maiores problemas, uma vez que muitos deles substituíram e repararam de forma independente equipamentos de gás, o que é ilegal.
Devido ao recadastramento intempestivo dos equipamentos de gás, os clientes muitas vezes se deparam com uma discrepância entre os equipamentos instalados e os lançamentos na carteira de assinantes.
Em seguida, é celebrado um contrato de manutenção entre o proprietário e a empresa especializada. Para isso, o morador de um prédio de vários andares precisará ter passaporte e documentos de moradia.
O contrato é celebrado por pelo menos 3 anos. A organização executora deve inspecionar o equipamento uma vez por ano e, com base nos resultados do trabalho executado, o cliente recebe o certificado correspondente.
A celebração de um acordo com uma empresa de gás é um procedimento obrigatório para todo proprietário. Isso é necessário para garantir a segurança durante o funcionamento dos aparelhos a gás para todos os moradores.
Ao escolher uma empresa confiável, é importante estar atento à presença de documento que comprove a conclusão com sucesso da certificação pelos funcionários da organização, e também certificar-se de que o pessoal conta com serviço de despacho emergencial.
Direitos e obrigações das partes
Antes de assinar o contrato, o cliente deve estudar cuidadosamente cada cláusula do acordo para compreender claramente os direitos e obrigações de ambas as partes.
Primeiramente, você deve considerar as responsabilidades diretas da empresa, que estão incluídas no contrato de manutenção de equipamentos de gás:
- prestação de todos os serviços especificados no contrato;
- assumir responsabilidade direta pela qualidade do trabalho executado;
- Aceitação 24 horas por dia de solicitações de emergências por parte dos funcionários do serviço;
- mobilização de funcionários e moradores do prédio em caso de situações de força maior;
- garantindo que os funcionários concluam os cursos no prazo.
Em caso de violação das obrigações previstas no contrato, o contratante é responsável pela discrepância na qualidade dos serviços prestados, prejuízos e danos causados ao cliente durante a execução da obra. A Contratada é obrigada a compensar integralmente o cliente por todas as perdas sofridas.
Antes de assinar o contrato, o assinante deverá entrar em contato com o escritório da entidade de gás com um requerimento e fornecer todas as informações necessárias sobre o equipamento interno. A última etapa é a assinatura de um contrato por um período de 3 anos, sendo que durante o período de vigência do contrato o contratante não tem o direito de aumentar o custo dos serviços prestados.
Por sua vez, a empresa de gás está autorizada a: fornecer ao cliente o certificado do serviço técnico prestado, bem como exigir do cliente o pagamento atempado dos trabalhos executados.
Antes de assinar um acordo com a primeira empresa de sua preferência, é importante prestar atenção à sua reputação, incluindo há quanto tempo ela existe e sua política de preços. O custo suspeitamente baixo dos serviços prestados torna-se um atrativo para muitos clientes, razão pela qual a qualidade do trabalho executado muitas vezes é prejudicada.
Ao celebrar um contrato, o proprietário tem o direito de solicitar um anexo ao documento, que contém a relação das obras que estão a ser executadas.Caso o contratante não cumpra as obrigações especificadas no contrato, o cliente tem o direito de não assinar o ato e entrar em contato com a empresa de gás para fazer uma reclamação. O pagamento da manutenção dos equipamentos de gás só é feito após a assinatura do ato.
As responsabilidades do cliente incluem as seguintes condições:
- aderir às regras de segurança ao usar aparelhos a gás;
- não interfira no acesso dos funcionários da organização aos equipamentos de gás;
- notificar prontamente os serviços sobre a necessidade de desligar o gás;
- não repare ou desmonte sistemas de gás por conta própria;
- pagar as contas pelo trabalho realizado dentro do prazo.
O proprietário deve firmar convênio com qualquer entidade especializada que preste serviços de manutenção de equipamentos de gás.
Isso garante o bom funcionamento dos aparelhos a gás no interior do apartamento, o que garante a segurança de cada morador da casa.
Em caso de emergência, o proprietário do apartamento é obrigado a avisar o serviço de despacho de emergência. Ignorar o fato de um vazamento de gás coloca em risco todos os moradores de um prédio de vários andares e acarreta consequências catastróficas.
Assim, o cliente tem o direito de deixar pedidos ligando para o serviço de urgência a qualquer hora do dia e solicitar trabalhos adicionais para melhoria do estado do equipamento.
Ambas as partes são obrigadas a cumprir as regras listadas previstas em um acordo por escrito.Caso contrário, o contrato prevê a responsabilidade que caberá à parte que violou as regras estabelecidas.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Você pode encontrar informações mais detalhadas sobre por que é importante celebrar um contrato para equipamentos de gás no vídeo:
As consequências da celebração tardia de um contrato podem ser drásticas:
Cada residente de um edifício de vários pisos é obrigado a celebrar um contrato de gás, mesmo que tenha dúvidas se isso é necessário. Ao assinar um contrato com uma empresa de manutenção especializada, você terá a certeza do funcionamento seguro dos aparelhos a gás do seu apartamento. Além disso, em caso de emergência, você não terá que se preocupar se os trabalhadores da companhia de gás chegarão a tempo.
Se você já firmou convênio com empresa especializada, pode compartilhar sua experiência no formulário de feedback abaixo. Tire suas dúvidas nos comentários do artigo e obtenha muitas informações úteis de nossos especialistas.
O que fazer se um acordo foi concluído, mas a agência municipal de gás categoricamente não quer cumpri-lo, apenas arrecada dinheiro e responde aos pedidos com cancelamentos, e todas as ações dos funcionários da organização se resumem à quebra de equipamentos. Além disso, recusam categoricamente quaisquer certificados de trabalho realizado e os recibos (demonstrações financeiras) são geralmente ilegíveis. Durante as reparações e manutenções, ignoram categoricamente todas as recomendações e instruções do fabricante constantes dos passaportes dos equipamentos, os “especialistas” não possuem as ferramentas adequadas, nem, desculpe, conhecimentos básicos.Em particular, foi uma revelação para os trabalhadores da Tulgorgaz que a válvula de bronze DU-25 não pode ser puxada do tubo com uma chave de gás para evitar deformações irreparáveis, mas não deve mais ser apertada com uma chave de boca (de preferência dinamométrica). de 60 Newtons.
E mais uma coisa: se de acordo com a regulamentação é necessária a substituição das vedações e o “aperto” é inaceitável, se “não foi detectada” fissura na válvula em decorrência de inspeções durante anos, e para “manutenção” da válvula por 6 anos, o dinheiro foi levado para três novas válvulas (a válvula de esfera custa 750-800 rublos e eles cobram 380 rublos por ano) referindo-se aos preços oficiais se o comprimento de inserção for de apenas 1232 mm, e para um “exame superficial” de acordo ao princípio “Você é ginecologista? Não, mas por um bom dinheiro vou dar uma olhada se precisar…” eles cobram 1.725 rublos, isso é normal? E que tipo de responsabilidade pela qualidade, que tipo de organização especializada? Sim, as pessoas esperam a chegada de “especialistas” como se fosse um desastre natural, e também somos obrigados a pagar por isso por lei... Você sabe, depois que tentaram remover e desmontar a unidade de automação Honwell, que funciona perfeitamente e não pode ser consertado, eu, por Deus, penso em deixá-lo ir sempre “especialistas" ou economizar 15.000 rublos?
Sim, aliás, porque é que nós, consumidores, somos obrigados a pagar às nossas próprias custas todos os “ombreiras” dos trabalhadores do gás urbano e é possível tornar público se temos o direito de exigir um certificado de trabalho realizado indicando a obra e os executores, bem como a data e o custo, por exemplo, me foi negado um, referente a: o ato de conclusão da obra é um documento contábil, o contrato é um contrato de prestação de serviços mediante pagamento, é regulamentado pelo Capítulo 39 do Código Civil da Federação Russa, e as disposições gerais sobre o procedimento (artigos 702-729 do Código Civil da Federação Russa) não são aplicáveis a ele devido às especificidades do objeto do contrato para o prestação de serviços mediante pagamento (artigo 783 do Código Civil da Federação Russa) em termos de volume (composição do trabalho e sua quantidade), pagamento pelo trabalho sob o contrato e requisitos para a qualidade do trabalho executado. Citei literalmente, ou seja, oficialmente me deixaram claro que farão o que quiserem, mas ainda assim pagarei e não provarei nada! Se for esse o caso, comente como isso se enquadra no seu artigo e o que os consumidores devem fazer para salvar suas vidas e propriedades?
Boa tarde
Diga-me o que fazer nesta situação: a sociedade gestora celebrou um acordo com uma empresa que presta serviços de manutenção a equipamentos de gás comunitários (a empresa não me inspira confiança) por desconfiança, apresentei um pedido de acordo para a manutenção de interiores equipamento de gás como proprietário da Mosoblgaz, recebi uma recusa na minha conta pessoal, não havia motivo para isso.