Torneiras de gás: tipos, principais características + critérios de seleção

Todas as tubulações que fornecem gás a uma caldeira ou fogão devem possuir válvulas de gás, que servem para desligar ou fornecer combustível natural aos objetos. As válvulas de gás também servem para desligar o fornecimento de gás caso haja suspeita de vazamento de gás ou outro mau funcionamento do aparelho a gás.

É importante notar que as válvulas de esfera são mais frequentemente utilizadas para tais fins. Embora o tipo de válvula não seja tão importante, o principal é que seja confiável e esteja em boas condições de funcionamento. A seguir falaremos detalhadamente sobre os tipos de válvulas de gás e traçaremos os principais critérios para sua seleção.

Classificação das torneiras de gás

Desde a infância fomos ensinados que não devemos brincar com gases. Ainda hoje, todo aluno sabe o telefone do serviço de gás: 104. Na escola, desde a mais tenra infância, explicam para onde ligar se sentir cheiro de gás em casa.

Trabalhadores do serviço de gás
Ao receber informações sobre vazamento de gás, os funcionários da empresa de gás verificarão a operacionalidade do equipamento. Eles sempre prestam atenção especial à confiabilidade das comunicações

Tubos, válvulas e outros materiais componentes para fornecimento de gás devem ser de qualidade especial. Esses elementos estruturais devem servir a uma pessoa por pelo menos dez anos, devendo ser verificados periodicamente e, se necessário, substituídos.

No entanto, o proprietário das instalações terá de adquirir ele próprio o equipamento de gás. Não será difícil escolhê-lo se você estudar quais requisitos ele deve atender. Assim, quase todas as principais características das torneiras de gás se resumem à confiabilidade das válvulas.As dimensões dependem do diâmetro do tubo. É por isso que os diâmetros das torneiras de gás devem corresponder ao tamanho do tubo.

Na maioria das vezes é 24, 27 mm. Os fabricantes produzem válvulas e válvulas de gás, o tamanho da rosca das torneiras de gás pode ser de três tipos. Se você olhar a rotulagem do produto, então de acordo com GOST as seguintes informações devem ser indicadas: tipo de produto e tipo de torneira

De acordo com o princípio de funcionamento

A seguir, consideraremos quais tipos de válvulas de gás existem. A julgar pelo princípio de funcionamento, podem ser divididos em cortiça e bola.

Conecte as válvulas de gás — o seu princípio de funcionamento baseia-se no funcionamento de um mecanismo de cortiça. O princípio é bastante simples: basta girar a manivela da torneira e o plugue também girará dentro do corpo. E há uma estrutura oca, graças à qual o gás pode passar facilmente dentro da caixa através do tubo até o seu destino.

Válvula de gás
Até recentemente, válvulas macho para gás eram usadas em todos os lugares. Agora eles foram substituídos por válvulas de esfera mais modernas

Ao girar a manivela da válvula para trás, já haverá um espaço fechado ali e portanto o gás não passará mais pelo obstáculo. A única coisa é que o corpo da válvula e o obturador devem se encaixar perfeitamente. O papel do selante é desempenhado pela vedação da válvula.

Válvulas de gás de esfera Diferem um pouco dos de cortiça porque no seu interior existe uma bola que desempenha a função de sistema de fecho. Se a bola for girada em uma direção, o gás passará pelo orifício nela, abrindo assim a válvula. Se for na outra direção, a superfície fechada não permitirá a passagem de fluxos de gás. Normalmente essa bola é feita de metal. Além disso, o material utilizado é durável.

O produto dura muito tempo e não requer cuidados especiais com a válvula esfera, ao contrário da válvula cortiça, que requer manutenção periódica. As estruturas esféricas surgiram no mercado há pouco tempo, mas são especialmente populares porque têm suas próprias vantagens. Em particular, o baixo custo do produto, facilidade de uso, resistência e confiabilidade e longa vida útil.

Válvula de gás de esfera
Girar com a manopla é bastante difícil, e a válvula pode ser girada em uma direção ou outra apenas em determinadas posições, que são fixas

Estas torneiras também podem funcionar em baixas e altas temperaturas, mais precisamente na faixa de -55 a +75 graus Celsius. É por isso que os especialistas aconselham o uso dessas torneiras de gás para fins domésticos.

Por método de conexão de tubo

Se você observar o método de conexão de torneiras a tubos, eles podem ser divididos nos seguintes tipos:

  • torneiras com conexão rosqueada — eles são conectados ao tubo rolando até fazerem contato total. Para evitar o envenenamento por gás, são utilizadas juntas especiais;
  • válvulas montadas em flange - são conectados por flanges especiais, que são discos metálicos, mas já fixados com parafusos;
  • válvulas com método de conexão soldada — tais mecanismos de travamento são instalados simplesmente por meio de uma máquina de soldar, sem roscas ou discos e parafusos auxiliares flangeados.

Válvulas dos dois primeiros métodos de fixação (roscada e flangeada) podem ser utilizadas reutilizável, eles podem ser removidos dos tubos e recolocados. Mas os mecanismos soldados são usados ​​apenas uma vez; o uso repetido é impossível.

De acordo com o material do produto

Na hora de adquirir uma torneira de gás é imprescindível estar atento ao material do produto.Este é um componente importante, pois quanto mais resistente for o material com que são feitos os mecanismos de travamento, maior será sua vida útil. E para tubulações de gás, as torneiras devem ser da mais alta qualidade.

É da matéria-prima com que são feitas as torneiras que elas ganham o nome. Torneiras de latão, talvez os produtos mais comuns no mercado.

Válvula de latão
As válvulas de latão são usadas principalmente para estruturas de gás. Porque as suas torneiras de gás têm uma vida útil de dez anos. Os mecanismos de travamento em latão são resistentes a diversas influências mecânicas e ao ambiente natural

É verdade que esses designs também apresentam algumas desvantagens. Se você precisa de uma torneira para fornecer gás a um fogão ou caldeira, então sim, você encontrará essas torneiras feitas com este material. Para tubos de pequeno diâmetro existe uma pequena seleção de produtos e não para todos. O latão também reage a altas temperaturas. Se aquecer o produto acima de 200 °C, não será mais possível utilizá-lo. O latão também não é utilizado na indústria petroquímica.

Além disso, muitos fabricantes substituíram recentemente o latão por silumin quebradiço para economizar dinheiro e nem sempre alertam sobre isso, por isso o comprador deve ter cuidado com os produtos, escolhendo-os nos locais onde não há certificação do produto. Silumin torneiras Durante os reparos, o gás pode vazar devido a microfissuras; isso é inaceitável e inseguro.

Torneira silumin
As torneiras Silumin diferem dos produtos de latão em peso, são leves e o preço é inferior ao de torneiras semelhantes feitas de latão

Na URSS eles usaram com mais frequência do que outros torneiras de gás em ferro fundido. A qualidade desses produtos era excelente, mas agora os fabricantes pararam de produzi-los, porque essa indústria não está parada, mas está se desenvolvendo.Estão surgindo novos tipos de aço, que não são tão caros quanto o ferro fundido, mas possuem propriedades semelhantes a ele. É por isso que não fabricam mais mecanismos de ferro fundido para controlar o fornecimento de gás.

Hoje em dia, além dos produtos de latão, você pode encontrar frequentemente:

  • Válvulas de carbono - têm uma grande variedade de diâmetros, mas são mais usados ​​​​para água, nem servem para servir levemente agressivo média. Além disso, se a temperatura for menos quarenta, o material perde suas propriedades e não é adequado para uso.
  • Torneiras de liga - são bastante semelhantes aos de carbono no tipo de aplicação, a única diferença é que suportam temperaturas de até -60 ° C.
  • Torneiras de aço inoxidável - mais frequentemente utilizado em grandes indústrias. São resistentes a diversas mudanças de temperatura, não têm medo de ambientes agressivos e não enferrujam.

Atenção especial deve ser dada à válvula da válvula. Deve ser suave. Afinal, os fabricantes utilizam tecnologias de corte diamantado para reduzir o atrito entre as peças, minimizando assim o risco de vazamentos.

Um ímã pode ser usado para determinar o material
Na hora de comprar uma torneira de gás, para não levar uma falsificação de metal, leve um ímã. Se não atrai o produto, então é latão

As torneiras de gás de boa qualidade são feitas com válvulas de latão. E ainda por cima o material também é revestido com níquel ou cromo. Isso prolonga a vida útil do mecanismo de travamento. As torneiras de menor custo são feitas de metal. É bom quando é novo, mas com o tempo o metal começa a enferrujar.

Critérios básicos para escolha de equipamentos

Se houver alguma dúvida sobre a substituição da torneira do gás, não é recomendável fazê-lo sozinho. Somente especialistas têm o direito de realizar esse tipo de trabalho, devendo possuir licença para esse tipo de trabalho. Fazer substituição de tubos de gás, os próprios guindastes são simplesmente inaceitáveis. Você pode colocar em risco não apenas a sua vida, mas também a vida de sua família e vizinhos.

Todo proprietário e inquilino deve saber esta informação. São os gasistas que realizam inspeções periódicas do estado dos equipamentos de gás ou, em caso de problemas, o proprietário do imóvel aciona o serviço emergencial de gás. Eles, por sua vez, determinam o que está fora de serviço e os moradores compram tudo o que precisam para consertar as avarias. Neste caso, descobriremos quais são os melhores critérios para a escolha de uma torneira de gás.

Como mencionado anteriormente, as válvulas de esfera são populares, embora os especialistas do setor afirmem que as válvulas macho duram mais - sua vida útil é de cerca de 20 anos. Eles só precisam ser mantidos e ocasionalmente lubrificados. Mas os de bola não.

Torneira com defeito
A qualidade do produto em si deve ser levada em consideração. Infelizmente, às vezes são encontrados defeitos até mesmo em lojas de ferragens, apesar da certificação de tais produtos. Há alturas em que a torneira do gás tem de ser substituída após apenas um ano de utilização.

Por isso, na hora de escolher, você deve prestar atenção em todas as pequenas coisas, até na aparência do produto e levar em consideração as seguintes circunstâncias:

  1. O diâmetro da válvula de gás deve corresponder ao diâmetro do tubo. É claro que válvulas de diâmetros menores ou maiores simplesmente não são adequadas para o trabalho.
  2. Passo da linha. Se você usar um mecanismo de travamento roscado, ele deverá corresponder ao passo da rosca no tubo de gás. Dessa forma, você não precisa comprar nenhum adaptador que aumente a estrutura.
  3. Preste atenção ao material do produto. Mesmo assim, para o gás é melhor usar torneiras de latão. Este é um material testado pelo tempo. Irá atendê-lo por muito tempo e sem problemas.O latão tem um tom amarelado e uma torneira de latão é mais pesada que vários tipos de aço.
  4. Observe atentamente a aparência. O produto deve estar livre de arranhões, rachaduras e lascas. Não deve haver defeitos na superfície ou no interior. Não hesite em dar uma olhada na válvula de gás; você não quer trocá-la com frequência. Você também não deve economizar na compra.

Escolha torneiras de empresas conhecidas, pois esses fabricantes assumem a responsabilidade por seus produtos porque não querem perder clientes. E a reputação da sua empresa é importante para eles. Esses fabricantes incluem a empresa alemã Estrume, uma empresa italiana Bugatti.

Dicas para substituir torneiras de gás

Em apartamentos ou casas comunicações de gás servir por muitos anos. A única coisa é que requerem inspeções e manutenções periódicas (pintura de tubulações). As partes mais vulneráveis ​​de tais estruturas são as válvulas de gás. Claro, eles são usados ​​várias vezes ao dia, ou até mais. É devido a cargas pesadas que as válvulas de gás quebram. As avarias nas torneiras de gás feitas com matérias-primas de baixa qualidade ocorrem com especial frequência. Os produtos plásticos se decompõem mais rapidamente do que outros.

Nem todo mundo sabe quando a torneira precisa ser substituída. A resposta é simples - quando você sente um cheiro desagradável característico de gás, é preciso verificar onde o cheiro é mais rico. Se o vazamento estiver na área da válvula de gás, ela deverá ser substituída.

Inspecione o produto, você poderá notar rachaduras ou outros danos nele. Talvez a torneira gire com força ou, pelo contrário, gire muito livremente, então podemos dizer com segurança que o aparelho está com defeito. Mas você não pode substituir o dispositivo de travamento sozinho. Não desafie o destino - ligue para um funcionário do serviço de gás.

É grátis para você substituirá a válvula de gás, sua única tarefa é comprar o mecanismo certo que se encaixe em seus canos de gás e dure muitos anos. Descrevemos as regras de seleção acima.

Substituindo a torneira do gás
A substituição da torneira do gás é realizada com tecnologia especial e deve ser realizada por pessoa que tenha autorização para realizar esse trabalho

Se houver necessidade de trocar o dispositivo, faça o seguinte:

  1. Primeiro, disque o número da concessionária de gás e relate seu problema ao despachante.
  2. Compre uma torneira adequada, leve em consideração o diâmetro dos tubos, passo da rosca e outras nuances. Não escolha o produto mais barato.
  3. Preparar documentação para especialistas em gás. Provavelmente você precisará de: passaporte técnico, documentação de fornecimento de gás.
  4. Quando o funcionário chegar, ele pedirá que você acenda o queimador e feche a válvula que controla o fornecimento de gás. Isso permitirá que o combustível saia do tubo.
  5. Todos os trabalhos de substituição ou reparação de equipamentos de gás devem ser realizados em área bem ventilada.
  6. O técnico substituirá a torneira e verificará o seu funcionamento, devendo também verificar se há vazamentos de gás.
  7. Terminada a reparação das comunicações de gás, o especialista solicitará o passaporte técnico e fará um registo dos trabalhos realizados.

Um vazamento natural de combustível é detectado usando espuma de sabão. A espuma é aplicada nas juntas e na torneira e, em seguida, a espuma é monitorada cuidadosamente. Se houver vazamento de gás, bolhas começam a se formar nesta área.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Como você pode ver, escolher e substituir uma válvula de gás não é uma tarefa tão difícil. E para não expor você e seus vizinhos ao perigo, você deve tratar o processo com responsabilidade.Mesmo um pequeno detalhe como uma torneira para canos de gás em um apartamento desempenha um papel importante nas comunicações gerais de gás.

Como escolher uma válvula de gás de alta qualidade será discutido no vídeo a seguir:

Informe aos outros visitantes do nosso site se você já teve que lidar com a escolha e substituição de válvulas de gás. Talvez existam sutilezas que não mencionamos neste material? Deixe seus comentários, compartilhe sua experiência, tire dúvidas - o bloco de contato está localizado abaixo do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Constantino

    Cilindro na rua, aquecedor em casa. Não há torneira no aquecedor (desligo com a torneira do cilindro). Conexão com mangueira de 9 mm. Quero instalar uma torneira em casa para não ter que correr para fora. Existe torneira para o rompimento da mangueira (com saídas para braçadeiras), ou apenas conexões com 1/2 transição e torneira para elas?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica