Como atualizar uma banheira antiga de ferro fundido: uma visão geral dos trabalhos de restauração e reparo

Banheiras de ferro fundido parecem “eternas” para muitos. Em certo sentido, isso é realmente verdade.Esses produtos são duráveis, não corroem e podem ser usados ​​por décadas. O único “elo fraco” é o esmalte, que, mesmo com os devidos cuidados, fica mais fino com o tempo.

Proprietários econômicos, percebendo que apenas a aparência se deteriorou, estão procurando maneiras de atualizar uma velha banheira de ferro fundido. Vejamos alguns deles.

Vale a pena restaurar uma banheira velha?

Geralmente enviamos nossos produtos usados ​​para um aterro sanitário sem arrependimentos. No entanto, uma banheira de ferro fundido que perdeu sua aparência atraente pode continuar a ser usada. Mas substituí-lo pode parecer irracional.

O grande peso do equipamento dificulta a sua desmontagem e retirada do apartamento, principalmente se estiver localizado acima do primeiro andar. Além disso, se tiverem sido colocados ladrilhos à volta da banheira ou tela cerâmica, tudo isso terá que ser desmontado.

O proprietário entende que simplesmente remover o dispositivo não funcionará; serão necessários reparos. Grande ou pequeno - tudo depende do grau de destruição iminente. Além disso, haverá custos com aquisição de novos equipamentos, seu transporte e instalação.

Assim, não será possível evitar graves perdas financeiras. Você deve entender que tudo isso é muito problemático e exigirá perda de tempo.

Talvez você deva economizar nervos e dinheiro cuidando da restauração de uma banheira velha. Existem três métodos fundamentalmente diferentes para restaurar acessórios hidráulicos: instalação de um revestimento acrílico, esmaltação a frio e o método de vazamento ou “banho de vazamento”. Cada um deles tem vantagens e desvantagens. Vamos dar uma olhada em todos os métodos de restauração.

Restauração de banheira de ferro fundido
As tecnologias modernas permitem restaurar uma antiga banheira de ferro fundido sem uma desmontagem trabalhosa

Instalando um forro acrílico

Este método envolve a instalação de um forro acrílico em uma banheira de ferro fundido. Como resultado, o proprietário recebe uma nova tigela de acrílico, cuja estrutura é um antigo equipamento de ferro fundido. O forro é firmemente inserido na banheira e fixado com uma massa adesiva especial. Depois disso, um novo chicote é instalado e o dispositivo pode ser operado.

Este método tem muitas vantagens:

  • Uma banheira com forro combina com sucesso as propriedades positivas dos equipamentos de ferro fundido e acrílico.
  • O acrílico tem baixa condutividade térmica, por isso a água quente demora muito para esfriar.
  • O material do liner é bastante resistente a danos mecânicos, pequenos arranhões que aparecem podem ser facilmente removidos com polimento.
  • O acrílico é fácil de cuidar, não absorve ferrugem e sujeira e não escurece. Para a limpeza são utilizados produtos especiais ou soluções de sabão.
  • A vida útil do revestimento é de cerca de 15 anos.

As desvantagens deste método incluem a pequena variedade de liners produzidos comercialmente. Existem apenas quatro tipos: para tigelas de 170 e 150 cm de comprimento, elípticas e retangulares.

Além disso, em alguns casos, por exemplo, se as laterais da banheira forem revestidas com cerâmica, podem ser necessários trabalhos adicionais.

Restauração de banheira de ferro fundido
Instalar um revestimento acrílico talvez seja a melhor maneira de restaurar equipamentos de ferro fundido. O resultado é uma tigela de acrílico cuja base é uma banheira velha

Como escolher o liner acrílico certo?

Os produtos são produzidos por estampagem e moldagem de massa polimérica aquecida.Este é um processo de alta tecnologia e bastante complexo. Mesmo pequenos desvios da tecnologia ou o uso de matérias-primas de qualidade insuficiente não têm um efeito positivo nas características de desempenho do liner.

Portanto, na hora de escolher um produto, é preciso prestar atenção especial a vários pontos.

A primeira é a cor do acrílico. O material de alta qualidade terá uma aparência branca e brilhante não natural. O plástico feito com materiais reciclados tem um tom acinzentado. Com o tempo, pode ficar amarelo.

A espessura do revestimento deve ser de pelo menos 4-5 mm. Para determiná-lo corretamente, você precisa olhar sob a borda da tigela. Aqui a camada plástica permanece inalterada, enquanto em outros lugares pode estar ligeiramente deformada.

Restauração de banheira de ferro fundido
Além dos forros de acrílico branco, você encontra à venda peças em diversos tons.

Também é importante avaliar a flexibilidade e resistência da tigela. Outro ponto importante é a seleção do produto exatamente no tamanho. Esta tarefa é melhor realizada por um medidor profissional que pode ser convidado para sua casa.

Alternativamente, você pode tirar uma foto da marca de fundição da sua banheira e enviá-la ao fabricante dos liners, que, com base nessas informações, poderá selecionar o produto com a maior precisão possível.

Preparando a tigela para atualização

A questão de como restaurar com competência uma velha banheira de ferro fundido deve começar descobrindo como prepará-la para a restauração. Você precisa começar removendo os contaminantes da superfície que impedem a adesão.

Para fazer isso, lave bem a tigela de qualquer solução de sabão restante e remova os depósitos de calcário. Depois disso, use uma lixa grossa para limpar cuidadosamente toda a superfície do recipiente. Os especialistas recomendam prestar atenção especial às bordas dos buracos tecnológicos.Aqui é aconselhável retirar todo o esmalte a uma distância de 3,5-5 cm das bordas.

Não deve haver vestígios de ferrugem nessas áreas. Uma faixa distanciadora precisa ser instalada ao redor do perímetro da banheira. Isso é necessário para que as laterais do liner se encaixem perfeitamente e não dobrem durante a utilização do equipamento. A espessura das ripas é selecionada individualmente.

Precisa ser medido com o inserto instalado para encaixe. Em média, a altura do elemento é de cerca de 20 mm.

Restauração de banheira de ferro fundido
A figura mostra um diagrama de fixação de um forro acrílico dentro de uma banheira de ferro fundido

Talvez seja necessário fazer algumas manipulações com o liner acrílico. Se houver revestimentos cerâmicos nas laterais de uma banheira de ferro fundido, eles deverão ser desmontados. Mas você pode fazer isso de forma diferente. O revestimento acrílico deve ser aparado. Mesmo que a borda cortada não seja esteticamente agradável, ela será coberta com um rodapé de drenagem. Mas os custos de mão-de-obra para instalação serão incomparavelmente mais baixos.

Normalmente o forro é cortado com uma pequena folga, cerca de 0,3-0,5 cm da parede. Isso é necessário para que o lado que dobra ao usar a banheira não emita sons desagradáveis ​​​​de raspagem. Para determinar as dimensões do rebaixo, você precisa descobrir quanto mais comprida é a lateral do forro do que a lateral da banheira.

O recorte é feito em valor igual ao tamanho da parede lateral do ladrilho mais metade da diferença entre a largura do forro e da banheira.

Também é necessário levar em consideração a curvatura das paredes, que pode afetar significativamente o tamanho do recorte. Portanto, os artesãos recomendam fazer medições com especial cuidado e cortar com uma folga grande, com a qual você pode ajustar o revestimento nas dimensões desejadas. Para isso, será necessário colocar periodicamente a peça no lugar e nivelar a folga com qualquer ferramenta abrasiva.

Restauração de banheira de ferro fundido
Ao instalar um liner acrílico, é muito importante escolher a cola certa e aplicá-la corretamente na superfície da tigela

A próxima etapa é fazer furos tecnológicos no liner. Ele precisa ser colocado no lugar e riscado com furador, ou seja, o local do ralo e do transbordamento deve ser marcado na tigela. Eles devem estar alinhados exatamente com os orifícios da tigela de ferro fundido.

Resta determinar os diâmetros dos futuros furos com uma bússola e perfurá-los com uma coroa do tamanho desejado. As bordas cortadas são cuidadosamente processadas com materiais abrasivos.

Instalando e selando o revestimento

Antes de instalar o produto acrílico, a cuba da banheira deve ser revestida com adesivo. Para isso, recomenda-se a utilização de mástique especial, mas também pode-se usar espuma de poliuretano comum.

Este último não só fixará o forro no lugar, mas também servirá como isolamento adicional para as paredes e o fundo. Ao usar espuma, é preciso lembrar que ela se expande durante o processo de polimerização.

Isto pode causar bolhas indesejadas na superfície do revestimento. Se você usar mástiques, isso definitivamente não acontecerá. Além desses materiais, o silicone também pode ser usado para vedar o transbordamento e o dreno.

Você precisa entender que este elastômero é um bom selante, mas não a melhor cola. Portanto, se você usá-lo, será necessário aplicar uma camada bastante grande de silicone.

Restauração de banheira de ferro fundido
Antes de instalar o liner, é necessário revestir cuidadosamente as áreas ao redor dos furos tecnológicos com silicone. Isso evitará que a umidade entre na massa adesiva.

Tanto que forma um círculo ao redor dos furos com diâmetro de pelo menos 15 cm.Caso contrário, quando aparecerem cargas dinâmicas, o material começará a descascar, a água começará a infiltrar-se sob o revestimento, o que levará à destruição da espuma e à formação de uma fonte de infecção bacteriana.

As melhores composições para colar o liner incluem mastiques de dois componentes feitos à base de epóxi e adesivos elásticos de alta resistência, como AT-Metal ou SikaBond.

Vejamos mais de perto a opção com espuma de poliuretano. Começamos aplicando o selante. É aplicado em um anel largo ao redor dos furos tecnológicos, recuando deles 15-20 cm, e em seguida a espuma é ativada. A composição é colocada na tigela em tiras a uma distância não superior a 25 cm.

Primeiro a espuma é colocada no fundo e depois nas paredes. Ao final do trabalho, a espuma deve ficar em uma camada de pelo menos 2,5 cm de altura.

Não deve haver alterações na altura ou depressões perceptíveis. Em média, isso requer uma garrafa de um quilo de espuma. Os especialistas aconselham levar dois recipientes de 750 g cada, quantidade de material com certeza será suficiente para todo o banho. Neste caso, será possível obter a densidade de ajuste ideal do liner e o espaço sob as laterais do produto ficará bem compactado. Imediatamente após a aplicação da espuma na banheira de ferro fundido, um forro é instalado nela.

Precisa ser pressionado com firmeza. Para isso, é colocado um pano no fundo da tigela, sobre o qual se senta uma pessoa, que com seu peso pressiona a estrutura plástica contra o metal. Deve-se pressionar bem as laterais e paredes, e depois retirar o excesso de espuma que aparecer. O sifão deve ser instalado na banheira o mais rápido possível. Deve-se observar que o comprimento do parafuso de fixação retirado de equipamentos antigos não será suficiente.

Restauração de banheira de ferro fundido
Após a instalação do dreno e do transbordamento, é necessário encher imediatamente a banheira com água fria.

Portanto, você terá que comprar um fixador novo e mais longo. Em seguida, o ralo é instalado em seu lugar e logo em seguida é enchido com água fria até a borda da banheira. Portanto, o equipamento deve durar pelo menos um dia. Deve-se levar em consideração que as laterais do liner podem subir ligeiramente, após 40-45 minutos. depois de colocar água na banheira, eles precisam ser cuidadosamente pressionados com uma tira plana.

Se você decidir por este tipo de restauração, recomendamos a leitura do artigo onde falamos detalhadamente sobre como fazer corretamente instalar forro acrílico.

Banho frio de esmalte

Outra forma de restaurar uma banheira de ferro fundido é a esmaltação a frio. Este é um processo bastante simples que envolve a aplicação de uma composição especial na tigela, que, após o endurecimento, se transforma em uma camada de esmalte.

A principal vantagem do método é o seu baixo custo em comparação com outros métodos de restauração. Além disso, a tigela pode ser revestida com esse esmalte um número ilimitado de vezes.

As desvantagens incluem a longa secagem da composição. Levará cerca de 4 dias para secar completamente. Além disso, o esmalte aplicado a frio é menos durável do que o usado para revestir tigelas na fábrica.

Sua vida útil é de no máximo cinco anos, após os quais o procedimento de restauração deverá ser repetido. Comparado ao acrílico, esse esmalte retém menos o calor, então a água do banho esfria mais rápido.

Restauração de banheira de ferro fundido
Você pode adicionar uma pasta matizadora à composição do revestimento do banho, para que o esmalte adquira a tonalidade desejada

Como escolher o esmalte certo?

As propriedades e durabilidade do futuro revestimento de esmalte dependem diretamente da qualidade da composição.

Os especialistas recomendam prestar atenção aos seguintes pontos ao escolher:

  • Método de aplicação de esmalte. À venda você encontra soluções destinadas à aplicação com rolo, pincel ou spray. A última opção é especialmente boa porque envolve uma aplicação uniforme.
  • Tonalidade endurecedora. A composição para esmaltação a frio é um produto de dois ou menos três componentes. Um dos componentes é um endurecedor. Se for amarelo escuro, marrom ou vermelho escuro, pode aparecer uma tonalidade indesejável no revestimento acabado.
  • Tom de esmalte. Se desejar, a composição do esmalte pode ser pintada em qualquer cor. Para isso são projetadas pastas tintométricas especiais, que podem ser vendidas completas com esmalte ou separadamente. Os especialistas aconselham a escolha da tonalidade do revestimento diretamente no ambiente onde o equipamento está instalado.
  • Conteúdo do kit de restauração. Quanto mais completo, melhor. Junto com o esmalte podem ser vendidas pastas tintométricas e produtos especiais para preparar a banheira para restauração.

A prática mostra que composições de dois componentes bastante espessas, como Epoxina 51C e Epoxina 51, são mais adequadas para aplicação com rolo ou pincel, pois preenchem muito bem pequenos defeitos na base.

A composição finlandesa Reaflex 50 ou Rust-Oleum Specialty é adequada para trabalhar com um borrifador. O spray NEWTON mais branco provou ser muito bom. Leia uma análise detalhada dos restauradores de banho Avançar.

Restauração de banheira de ferro fundido
Antes de pintar uma banheira de ferro fundido, é necessário remover a camada superior brilhante do revestimento de esmalte. Isso pode ser feito usando um moedor

Preparando a tigela para esmaltar

Você deve começar removendo a camada superior brilhante do esmalte. Para fazer isso, a superfície deverá ser cuidadosamente tratada com abrasivo para remover cerca de 30-50 mícrons de brilho.Para o trabalho, pode-se levar lixa, pós abrasivos ou uma esmerilhadeira com rebolo. Você pode obter resultados especialmente rápidos usando uma roda lamelar em combinação com uma pasta abrasiva. Este último pode ser preparado de forma independente.

Para fazer isso, você precisa pegar sabão em pó ralado e misturá-lo com pó abrasivo para jato de areia na proporção de 1:3. Os artesãos que sabem restaurar banheiras de ferro fundido recomendam o uso de escória de níquel moída, com fração não superior a 0,16-0,18 mm.

Os componentes são bem misturados e enchidos com água. A pasta envelhece cerca de um dia. O resultado é uma massa viscosa que lembra plasticina bastante dura.

Toda a tigela é tratada com ele e imediatamente passada em um círculo de pétalas. Isso é feito mais uma ou duas vezes até que a base fique áspera e fosca. Nota importante: o esmalte não deve ser totalmente removido. Se a superfície começar a escurecer visivelmente, o tratamento será interrompido.

Depois disso, a tigela deve ser bem lavada, o transbordamento e o sifão devem ser removidos, as áreas não tratadas devem ser limpas e o sifão deve ser colocado temporariamente no lugar.

Restauração de banheira de ferro fundido
Você pode preparar sua própria pasta abrasiva para trabalhar com uma esmerilhadeira

O próximo passo é desengordurar a superfície, mas é melhor fazer o ataque químico. Torna a estrutura do revestimento porosa, eliminando depósitos profundos de calcário e manchas de ferrugem. Como resultado, o novo revestimento adere muito melhor e a sua vida útil é significativamente prolongada.

Se houver manchas de ferrugem persistentes na superfície, você deve começar removendo-as. Eles são lubrificados com solventes especiais contra ferrugem, como Tsinkar ou FAS.

Assim que a reação for concluída, a mancha ficará borrada e pálida. Neste ponto, ele precisa ser lavado com água.É importante fazer isso antes que a solução seque, caso contrário a ferrugem permanecerá nos poros do revestimento. A gravação é realizada em três etapas.

Primeiro, uma solução de ácido clorídrico a 3,5% é aplicada na superfície. Esta operação é realizada várias vezes em intervalos de 6 a 7 minutos. Depois disso, a composição é bem lavada e aplicada água sanitária, diluída em água até formar uma pasta.

A solução é deixada na base por 20 minutos e depois lavada. Ao trabalhar com ácido e cal, deve-se usar respirador, pois seus vapores são venenosos. A superfície da tigela é seca com secador de cabelo. Depois disso, deve-se realizar o desengorduramento para remover todos os reagentes e matéria orgânica restantes. Para isso, um pano sem fiapos é impregnado com tricloroetileno, gasolina Galosh ou acetona. A tigela é cuidadosamente processada e depois seca.

Restauração de banheira de ferro fundido
A banheira pode ser pintada com pistola. Os especialistas afirmam que este método dá os melhores resultados.

Aplique esmalte na banheira

Imediatamente antes de pintar, você deve limpar o banheiro com água. Isso eliminará a poeira que pode se acumular na superfície do esmalte úmido. Neste caso, aparecerão manchas ásperas desagradáveis ​​​​na camada brilhante, o que é extremamente indesejável. Depois disso, a porta do banheiro deve ser mantida constantemente fechada ou a abertura deve ser coberta com polietileno.

Depois disso, se necessário, é preparada a composição para o trabalho. Neste caso, todas as instruções do fabricante devem ser rigorosamente seguidas. A solução preparada é aplicada na superfície da tigela. A maneira mais fácil de fazer isso é trabalhar com um borrifador. A tinta é pulverizada a uma distância de cerca de 30 cm e são feitos traços cruzados curtos. A solução deve umedecer levemente a superfície.

Você não precisa aplicar muita tinta. A tigela é coberta com várias camadas da composição.Isso precisa ser feito uniformemente. A segunda camada é aplicada à primeira após 15-20 minutos, todas as subsequentes são aplicadas em intervalos de 30 minutos. Após terminar o trabalho, a tigela deve secar completamente. Para isso, feche bem a porta do banheiro e só entre depois de um dia. Pintar com pincel é feito de forma um pouco diferente.

Ao pintar uma banheira, os pelos da escova podem permanecer em sua superfície. Eles devem ser removidos com agulha fina.

O pincel é mergulhado na solução, após o que são feitas várias listras verticais com ele. Eles são esfregados com movimentos horizontais. Esta técnica de aplicação de tinta permite minimizar o número de gotas. Quando aparecerem, pegue um pincel fino e puxe-os com cuidado. Alguns pincéis deixam pelos na superfície a ser pintada. Precisamos ter certeza de que este não é o caso.

Se sobrarem fios de cabelo, eles serão removidos com uma agulha. Toda a superfície da tigela é cuidadosamente pintada. A camada de esmalte deve ser uniforme, sem manchas ou manchas sem pintura. Depois disso, você pode começar a aplicar a segunda camada da composição. Pode ser aplicado “molhado” sem esperar a secagem da primeira camada.

A qualidade da aplicação também é controlada e as gotas são retiradas se necessário. Em seguida, o banho é deixado até secar completamente.

Restauração com acrílico líquido

Não faz muito tempo, surgiu outra maneira de consertar uma banheira de ferro fundido com as próprias mãos. Envolve a aplicação de uma camada de acrílico líquido na tigela. Também é chamado de vidro. A peculiaridade desse método é que o revestimento é derramado nas laterais e não aplicado com rolo ou pincel. Uma solução bastante espessa escorre e preenche todas as irregularidades e rachaduras da base.

Restauração de banheira de ferro fundido
No método de vazamento, a camada acrílica é bastante espessa e esconde todas as pequenas irregularidades e fissuras da base

Uma banheira assim restaurada obtém as propriedades atrativas características dos equipamentos com revestimento acrílico. Ele também retém bem o calor, é durável, resistente a choques e fácil de manter.Uma banheira autonivelante compara-se favoravelmente com equipamentos restaurados com esmalte frio e de superfície perfeitamente plana, já que o acrílico é aplicado em camada mais espessa.

O método de vazamento pode ser utilizado para tigelas de qualquer formato, o que não se pode dizer dos liners de acrílico, cuja gama é limitada a vários modelos. A vida útil dos produtos após a restauração é de cerca de 15 anos.

Uma desvantagem significativa do acrílico líquido é o longo tempo de secagem, que leva de 1 a 4 dias. Além disso, nada deve cair na superfície acrílica durante o processo de secagem. Mesmo uma gota d'água caindo deixará uma marca permanente.

Você pode ler sobre como escolher o acrílico autonivelante para uma banheira. este material.

Instruções para aplicação de acrílico líquido

O trabalho preparatório neste caso será semelhante ao preparo de uma banheira para esmaltação a frio. Ao final, certifique-se de remover a cinta e colocar um recipiente sob o orifício de drenagem por onde escorrerá o excesso de acrílico.A composição é preparada para funcionar estritamente de acordo com as instruções.

Se for assumido que o banho não será branco, mas sim colorido, adicione pasta matizadora ao copo e misture bem.

Restauração de banheira de ferro fundido
O acrílico de vidro é derramado em um círculo de um pequeno recipiente. Para que, quando você despejar pela primeira vez, a composição flua aproximadamente até o meio da tigela

A mistura finalizada é colocada em um pequeno recipiente e começa a trabalhar. O acrílico é derramado em uma tira fina na lateral da banheira e empurrado com uma espátula sob a borda do ladrilho. A composição é vertida em fluxo moderado de modo que a espessura da camada de enchimento seja de cerca de 4-6 mm. O copo deve fluir até o meio da tigela. Um fluxo de solução é movido lentamente ao longo das laterais do banho até que o círculo seja fechado.

Os mestres recomendam não fazer pausas longas e trabalhar com rapidez suficiente. Após a conclusão do primeiro círculo, o acrílico é derramado do meio da tigela. Movendo-se em espiral, eles cobrem gradativamente toda a superfície da banheira.

O excesso de composição flui para o orifício de drenagem. Qualquer inchaço que apareça não deve ser tocado. Quando secos, eles se endireitarão sozinhos. Ao final da obra, o banho é deixado até que o revestimento esteja completamente seco. Instruções detalhadas para restauração com acrílico líquido podem ser lidas em Este artigo.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Os vídeos abaixo discutem detalhadamente diferentes métodos de restauração de uma banheira de ferro fundido.

Como instalar corretamente um liner acrílico:

Restauração de uma banheira pelo método de vazamento:

Tigela de esmalte frio:

Uma banheira de ferro fundido que perdeu sua aparência atraente pode ser “trazida de volta à vida”. Isso custará muito menos do que desmontar equipamentos antigos e instalar novos equipamentos. É necessário escolher um dos três métodos de restauração e, seguindo rigorosamente as instruções, realizar todo o trabalho.A banheira atualizada irá deliciar-se com a sua brancura e durará bastante tempo, e quando voltar a ficar inutilizável, o procedimento poderá ser repetido.

Você tem alguma dúvida sobre o tema deste artigo? Ou talvez você já tenha restaurado uma banheira de ferro fundido? Diga aos nossos leitores qual método de restauração você escolheu. Você está satisfeito com o resultado? Deixe seus comentários, faça upload de fotos, compartilhe sua experiência no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Svyatoslav

    A maneira mais fácil de atualizar uma velha banheira de ferro fundido foi a esmaltação a frio. Não consegui encontrar o forro acrílico do tamanho certo. Não usei acrílico líquido por medo de não conseguir um revestimento bonito e uniforme. Restaurei com pistola e esmalte Reaflex 50. Ficou tudo ótimo e rápido. Só o processo de preparação em si é muito trabalhoso, enquanto eu arrancava o esmalte velho, desengordurava, cobria com filme tudo que não precisava ser pintado, estava exausto. E demorou muito para secar. Que bom que era verão e há uma chuva de verão. Mas a banheira está como nova.

  2. Lyudmila

    No antigo apartamento da minha avó, a banheira estava em mau estado e ainda não sabíamos da existência de forros de acrílico. Ou talvez eles não estivessem lá então, então os limparam da melhor maneira que puderam, usando lixa e produtos químicos. Tratado, desengordurado e pintado com esmalte normal. Depois de algum tempo, foi instalado um liner acrílico. A vovó está muito feliz, a água agora esfria mais devagar.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica