Esmaltar banheira com as próprias mãos: como tratar uma banheira com acrílico líquido em casa

O revestimento esmaltado de uma banheira não é apenas uma camada decorativa. Protege o material da tigela contra danos e prolonga sua vida útil.Além disso, o revestimento liso permite remover com eficácia vários contaminantes da superfície. Você mesmo pode restaurar a camada danificada se souber como obter um resultado impecável.

Nós lhe diremos como esmaltar uma banheira você mesmo. Listaremos tudo o que um faz-tudo doméstico precisará e descreveremos a ordem em que o trabalho deve ser executado. Tendo em conta as nossas recomendações, poderá restaurar o revestimento protetor e decorativo sem problemas.

O que é acrílico líquido?

Acrílico líquido significa uma substância polimérica especial que está no estado líquido antes do uso.

Após aplicação na superfície, o material é distribuído uniformemente sobre a superfície tratada e endurece à medida que seca. O resultado é um revestimento uniforme, liso e durável que protege a banheira contra danos de forma confiável.

Normalmente, o acrílico líquido é uma composição de dois componentes. Antes do uso, deve ser misturado estritamente de acordo com as instruções do fabricante. Alguns fabricantes fornecem uma composição pronta que não precisa ser misturada.

Entre os tipos mais populares de acrílico líquido estão:

  • Plastrol — é considerado um dos materiais da mais alta qualidade para restauração de banheiras, não apresentando o odor desagradável característico desses materiais.
  • Stakryl — uma composição de dois componentes que permite concluir todos os trabalhos de restauração em 3-4 horas.
  • Ecovanna - uma boa fórmula que permite obter um revestimento de alta qualidade, mas o trabalho será acompanhado por um odor desagradável característico.

Essas marcas de acrílico autonivelante estão em constante aprimoramento. Além disso, cada vez mais novas variedades de composições de enchimento acrílico com características melhoradas estão surgindo no mercado.

Acrílico autonivelante
O acrílico autonivelante é geralmente vendido na forma de dois componentes: um produto acrílico semiacabado e um endurecedor. Os componentes devem ser bem misturados e não se esqueça da vida útil da composição acabada

Características do processo de restauração

Embora o processo de restauração de uma banheira com acrílico líquido pareça simples, é necessário cumprir com precisão todos os requisitos da tecnologia. O manuseio descuidado da composição pode levar à formação de bolhas na superfície do revestimento. Neste caso, o reparo deverá ser totalmente refeito. Mas você deve começar com a preparação adequada da base.

Preparando a superfície do banho

Você não pode simplesmente derramar a composição na superfície da banheira e esperar que todas as falhas fiquem escondidas sob uma camada de acrílico. Ao longo dos anos de uso, contaminantes acumularam-se na superfície do esmalte e possivelmente surgiram áreas de corrosão. Mesmo que a base pareça sólida e limpa, ela ainda precisa de preparação.

É produzido da seguinte forma:

  1. Primeiramente, toda a superfície da banheira deve ser polvilhada com um agente de limpeza contendo partículas abrasivas.
  2. Depois é necessário limpar o esmalte com este produto e lixar ou lixar a superfície com furadeira elétrica (opcional com esmerilhadeira) sobre a qual está instalada uma roda abrasiva.
  3. Agora é utilizado um conversor de ferrugem, que deve ser utilizado para tratar todas as áreas que são pelo menos levemente afetadas por esse tipo de corrosão.
  4. O conversor é deixado na superfície por algum tempo especificado nas instruções do medicamento, geralmente o período é de cerca de meia hora.
  5. Em seguida, a superfície é cuidadosamente tratada novamente com lixa.
  6. Depois disso, os contaminantes pulverulentos acumulados no interior do banho são completamente lavados com água.
  7. Agora a superfície da banheira deve ser desengordurada com um produto especial e um pano sem fiapos, isso protegerá a base de novas contaminações.
  8. A banheira é enchida com água quente e deixada neste estado por cerca de 10-15 minutos para que a superfície da base aqueça.
  9. Em seguida, a água é drenada e a banheira é novamente enxugada com um pano limpo e sem fiapos.
  10. Agora a superfície precisa ser inspecionada cuidadosamente novamente para garantir que não haja contaminação, mesmo a menor.

A base assim preparada ficará lisa, limpa e quente. Estas condições garantirão a máxima adesão da superfície reparada à composição acrílica.

Não é necessário usar esmeril com abrasivo, tudo depende do estado inicial do banho.

Preparando um banho para reforma
Antes de iniciar os reparos, a base deve ser preparada: retirar a camada de esmalte antigo, retirar a ferrugem, desengordurar, aquecer e secar bem a superfície da banheira

Se o esmalte apresentar apenas pequenos danos, mas no geral parecer liso, basta lixar a superfície com uma lixa. A retificadora é utilizada nos casos em que os danos na base são profundos e perceptíveis.

Não é possível prescindir desta operação mesmo quando há áreas da banheira afetadas pela ferrugem. Quanto mais grave a situação, mais profunda deve ser a limpeza da base.

Ferramentas para renovar banheiras
Estas ferramentas auxiliares e equipamentos de proteção podem ser necessários ao preparar a superfície da banheira para restauração com acrílico autonivelante

Esmerilar com disco abrasivo é um trabalho sujo e empoeirado. Essas operações são melhor realizadas com roupas de proteção especiais e respirador.

Se o banheiro possuir móveis e louças sanitárias, antes de iniciar os trabalhos é melhor cobri-los com filme ou pano, caso contrário todas as superfícies do banheiro deverão ser lavadas.É muito importante que no futuro esse pó não caia na superfície seca e sem gordura da base.

Acontece que em algumas áreas da banheira não é possível remover o esmalte antigo por lixamento. Neste caso, você pode usar um solvente especial à base de ácido.

Você pode usar um solvente para desengordurar a superfície, mas o bicarbonato de sódio comum funcionará perfeitamente. O refrigerante é misturado com água para formar uma pasta.

Removendo o ralo da banheira
No preparo da base, todos os elementos adicionais são retirados da banheira e o ralo é desmontado. Coloque um pequeno recipiente sob o orifício de drenagem

Será difícil reparar grandes lascas e rachaduras com acrílico líquido; você pode precisar de muito desse material caro. Alguns artesãos usam um truque: rachaduras profundas são preenchidas com massa automotiva. É claro que, após esses reparos, você deve esperar até que a composição seque e depois lixar cuidadosamente a superfície.

A adesão da superfície do substrato melhora se for aquecida. Para evitar que a superfície esfrie antes de começar a esmaltar a banheira com acrílico líquido, você pode fazer o seguinte: encher a banheira com água, misturar a composição e prepará-la para aplicação, depois escorrer a água e limpar a superfície com um guardanapo.

Claro, deve-se lembrar que o prazo de validade da composição acabada é limitado, geralmente é de uma hora ou um pouco mais. Isso é suficiente para realizar todas as operações necessárias.

Resta a última etapa preparatória - desmontagem do ralo. Caso contrário, o excesso de acrílico cairá no ralo e endurecerá, o que pode causar danos. Coloque um pequeno recipiente desnecessário sob o buraco para coletar a composição derramada.

Derramando a camada acrílica

Ao preparar a composição para aplicação, dois pontos devem ser levados em consideração. Em primeiro lugar, siga rigorosamente todas as recomendações do fabricante. Após a mistura, o material deve estar homogêneo, caso contrário aparecerão bolhas e irregularidades na superfície após a secagem.

Em segundo lugar, você precisa preparar imediatamente uma quantidade suficiente de acrílico líquido. O processo de vazamento não deve ser interrompido para misturar uma porção adicional da composição. É melhor fazer um pouco mais de acrílico líquido.

O material deve estar em um recipiente, isso também ajudará a encher continuamente. Se for inconveniente manusear um recipiente grande, você pode despejá-lo em porções em um pequeno recipiente de plástico.

Aplicação de acrílico líquido
O acrílico começa a ser aplicado de forma que o jato atinja a altura média da lateral. Quando o círculo de vazamento estiver concluído, o processo é repetido, preenchendo a superfície do meio da lateral até o fundo

Então, enchendo uma banheira com acrílico líquido comece do topo da lateral. Assim que o jato atinge o meio da lateral, o recipiente começa a se mover suavemente em círculo, preenchendo cuidadosamente a superfície com a composição. Quando o vazamento da parte superior estiver concluído, mova o recipiente para o meio da lateral e continue despejando em círculo até fechar.

O jato de acrílico líquido deve ter intensidade moderada, não tenha pressa. Se tudo for feito corretamente, a camada de material será de aproximadamente 4 a 6 mm.

Restauração de banheira derramando acrílico líquido
O acrílico não deve ser derramado em jato muito largo para que o material seja distribuído de maneira mais uniforme. Uma espátula é usada para empurrar levemente o material para o lado

Na verdade, neste ponto a etapa principal do reparo pode ser considerada concluída. Se parecer que em alguma área a camada é muito fina e em algum lugar muito espessa, você não deve tentar corrigir o processo. As propriedades do acrílico líquido são tais que durante o processo de secagem o material será automaticamente distribuído em uma camada uniforme.

Interferências externas podem danificar a camada acabada. A única coisa que pode ser feita é usar uma espátula logo no início do trabalho para que o acrílico preencha completamente a lateral.

Reparação de banheira com acrílico líquido
Usando uma espátula ou pincel, você pode alterar levemente a posição do acrílico líquido na parte superior da lateral. A composição será distribuída uniformemente nas paredes e no fundo da banheira sem interferências externas.

Agora é melhor fechar o banheiro e deixá-lo sozinho por cerca de um dia e meio. Durante esse tempo, a superfície da banheira terá tempo de secar.

É muito importante evitar que qualquer contaminação atinja a superfície da banheira durante este período. Os tempos de secagem dependem das recomendações do fabricante. Artesãos experientes recomendam esperar mais alguns dias para melhorar a qualidade do revestimento.

Camada de acrílico líquido
O revestimento acrílico acabado deve ser uniforme, liso e brilhante. O tempo de secagem pode variar de um dia a quatro

Agora você pode remover o recipiente com o acrílico restante sob o orifício de drenagem. Resta conectar o ralo da banheira à rede de esgoto e verificar as características do novo revestimento em ação.

Lista de vantagens e desvantagens

O acrílico autonivelante é um dos métodos mais populares restauração de revestimento de esmalte banho Este material é extremamente fácil de usar. O trabalho real de aplicação da camada de reparo leva apenas algumas horas.

Não são necessárias ferramentas ou habilidades especiais, basta seguir as instruções. As propriedades da composição são tais que após a aplicação ela preenche todas as fissuras e depressões que surgiram no esmalte durante o funcionamento, e sua superfície é automaticamente alisada, tornando-se lisa e brilhante.

Banheira antes da reforma com acrílico líquido
Usando acrílico autonivelante, você pode restaurar com eficácia até mesmo a superfície de uma banheira que foi gravemente corroída. Essa base deve ser completamente limpa de todos os contaminantes.

A camada resultante tolera o contato com água quente, detergentes e esforços mecânicos significativos. A vida útil de uma banheira restaurada pode ser de 10, 15 ou até 20 anos. Ao mesmo tempo, o custo dos reparos é relativamente baixo. Remover a banheira antiga e instalar uma nova custará várias vezes mais.

A camada acrílica melhora as propriedades de isolamento acústico de uma banheira de metal. A água fluirá para dentro do recipiente, produzindo menos sons. A capacidade do banho de reter o calor da água também aumentará.

Este tipo de revestimento é resistente a corantes. Com os devidos cuidados, a tinta ou ferrugem que atingir a superfície não deixará marcas ou riscos desagradáveis. O acrílico resiste perfeitamente à corrosão e mudanças extremas de temperatura. Em geral, os reparos com acrílico autonivelante melhoram o desempenho da banheira.

Porém, deve-se lembrar que o kit de reparo padrão foi projetado para eliminar danos ao esmalte, cuja profundidade não ultrapassa um centímetro. Falhas mais graves podem ser reparadas usando uma porção adicional de acrílico líquido, o que implicará uma ligeira redução no volume útil do banho.

Embora o trabalho em si leve relativamente pouco tempo, preparar a superfície é um processo longo, trabalhoso e bastante sujo. Esta circunstância geralmente não é mencionada em folhetos publicitários.

Além disso, após a conclusão da obra, você poderá utilizar o banheiro reformado somente após 24 horas.Em alguns casos, o período de espera pode ser de quatro dias. E se for necessário aplicar um revestimento de duas camadas, demorará ainda mais para concluir o reparo.

De uma forma ou de outra, a maioria das composições acrílicas autonivelantes emitem um odor específico que nem todos podem tolerar facilmente. Pode ser melhor que os moradores da casa saiam de casa enquanto os reparos estão sendo realizados. Durante a secagem, a porta da banheira deve ser bem fechada para proteger contra vapores desagradáveis.

Alternativas à tecnologia em massa

Existem outras maneiras de tornar a superfície da sua banheira lisa, bonita e durável. Isso é restauração do esmalte ou uso forro acrílico. No primeiro caso, o procedimento dos trabalhos preparatórios praticamente não difere da tecnologia descrita acima utilizando material a granel.

Da mesma forma, é necessário eliminar toda sujeira e desníveis para aumentar a aderência da base ao material. Mas neste caso, o esmalte líquido é aplicado com pincel. Você precisará de duas camadas de material. Esta é uma forma menos confiável de esmaltar uma banheira em casa, pois após cerca de 6 a 8 anos o trabalho de restauração deverá ser repetido.

À primeira vista, a instalação de um liner acrílico parece muito simples. Está colado na superfície da banheira. Mas é preciso escolher um forro que siga exatamente os contornos da banheira, e isso nem sempre é possível.

Normalmente o liner é encomendado a uma empresa especializada, sendo quase impossível produzir tal elemento em casa. Resta cortar o excesso na borda da banheira e colar na superfície. A instalação de um liner acrílico requer menos tempo e esforço do que a tecnologia de restauração por vazamento, mas sua vida útil raramente excede 10 anos.

Algumas dicas úteis

Há situações em que revestimento acrílico líquido aplicado não em uma camada, mas duas vezes. Por exemplo, isso é feito se o dano à base for extenso e exigir reparos adicionais. Neste caso, deve-se lembrar que o vazamento da segunda camada deve ser feito somente após a secagem completa da camada inicial.

Isso significa que o tempo de reparo aumentará vários dias. Caso contrário, a tecnologia de vazamento da segunda camada de acrílico líquido é realizada da mesma forma que na aplicação da primeira camada.

O revestimento acrílico branco parece muito atraente, mas o design da banheira pode ser ligeiramente alterado, se desejado. Se você adicionar um pouco de pasta matizadora ao misturar o material, ele adquirirá uma certa tonalidade.

Acrílico líquido colorido
Uma pasta matizadora especial, introduzida no acrílico líquido durante a mistura, permite dar à superfície a tonalidade desejada. Mas a quantidade de cor não deve ultrapassar 3% do volume total do material

A paleta de cores é bastante diversificada, mas a quantidade de corante na massa total do acrílico líquido não deve ultrapassar 3%. se você adicionar muita pasta de tingimento, piorará as características de desempenho do revestimento e o tornará menos durável.

Apresentará as regras tecnológicas para pintar uma banheira de ferro fundido próximo artigo, que descreve detalhadamente as etapas para realizar um trabalho difícil.

Recomenda-se cuidar do novo revestimento seguindo as mesmas regras de uma banheira de acrílico maciço. Para limpar regularmente a superfície acrílica, basta usar uma esponja e água com sabão. Mas não se deve usar produtos de limpeza que contenham partículas abrasivas, pois podem riscar o esmalte.

Também vale a pena ter cuidado ao usar produtos de limpeza ácidos ou alcalinos. O revestimento acrílico nem sempre tolera bem o contato com esses produtos químicos agressivos.

Acredita-se que o revestimento acrílico resiste perfeitamente a danos mecânicos. Isto é verdade. Mesmo assim, o esmalte deve ser manuseado com cuidado, tentando não deixar cair objetos pesados ​​em sua superfície. Seguir estas recomendações simples pode aumentar significativamente a vida útil da banheira.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

A restauração do revestimento de esmalte de uma banheira usando o exemplo do acrílico líquido PlastAll é claramente apresentada no vídeo a seguir:

Antes de iniciar o trabalho, não custa nada conhecer os resultados da instalação inadequada do acrílico autonivelante:

A experiência prática de encher uma banheira com acrílico líquido pode ser conferida aqui:

O acrílico autonivelante é um material fácil de usar que permite restaurar o revestimento de uma banheira de maneira eficaz e relativamente barata. As características de desempenho de uma nova banheira atenderão às expectativas somente se a tecnologia de reparo for rigorosamente seguida.

Conte-nos como você restaurou o revestimento de esmalte da banheira com suas próprias mãos. Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Tire dúvidas, compartilhe sua opinião e sutilezas tecnológicas úteis, publique fotos sobre o tema do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Nossa banheira também precisava de reforma. Os caras que fazem banho disseram que aceitariam o trabalho por 5 mil. Fiquei com pena e decidi fazer isso sozinho. Mandei a família passar alguns dias com minha sogra, porque não podemos usar o banheiro até que tudo esteja seco. Limpei o revestimento antigo da banheira. Felizmente tenho um amolador e depois lixei com uma lixa.O mais difícil, me pareceu, foi distribuir o acrílico de maneira uniforme para que não houvesse respingos ou riscos. Você precisa derramar em um jato fino, não tenha pressa para lugar nenhum. Havia alguns lugares duvidosos aqui e ali, mas não toquei neles; o acrílico então se distribuiu. Fiquei 2 dias sem tocar na banheira e depois enrosquei o ralo. Claro que parece legal, como novo. Espero que dure muito tempo.

  2. Esmaltar uma banheira não é um processo tão simples, observei como fizeram isso para nós e tenho certeza que meu marido não teria conseguido. Em primeiro lugar, a dificuldade é que temos uma casa antiga com canos velhos, então inicialmente tivemos que trocar o ralo. Em segundo lugar, o banho é tratado com produtos de cheiro muito desagradável, não queríamos respirar estes vapores. Em terceiro lugar, este é um processo trabalhoso. Portanto, é melhor confiar este assunto a um especialista. Depois de pintar a banheira, não tomamos banho nela por mais 2 dias.

    • Romance

      E por que você tem certeza de que seu marido não conseguiria esmaltar o banheiro sozinho com acrílico líquido? A única parte difícil de todo o processo para um iniciante é a distribuição uniforme. Nem sempre tudo sai bem no início. Se você não queria respirar os vapores, existe uma máscara especial para isso, na qual é feita a esmaltação. Em geral, se houver desejo, qualquer um pode descobrir e fazer tudo sozinho.

  3. Eugênio

    Ontem enchi a banheira pela primeira vez. Felizmente, o arnês foi originalmente planejado para ser substituído - foi concretado até a morte))) Caso contrário, gostei de tudo. Não foram observadas dificuldades ou cheiros durante a obra. Eu usei Stakryl.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica