Restaurando banheiras com acrílico líquido: como revestir adequadamente uma banheira velha com esmalte novo

Uma das vantagens mais importantes dos banhos de ferro fundido é a sua durabilidade.Esse encanamento pode servir fielmente por várias décadas, mantendo suas características técnicas. Porém, com o tempo, o banho pode perder sua brancura original.

Concordo, nem todo mundo está pronto para se livrar do ferro fundido de alta qualidade em favor de análogos de plástico ou aço. Uma solução alternativa é restaurar a banheira com acrílico líquido em casa. O trabalho é simples, mas exige o cumprimento de algumas nuances.

Diremos como escolher acrílico de alta qualidade para uma banheira, identificaremos fabricantes em que você pode confiar e também descreveremos em detalhes a sequência de atualização de encanamentos antigos. As informações fornecidas ajudarão os artesãos domésticos a restaurar o brilho anterior do revestimento e a prolongar a vida útil da fonte.

Qual acrílico escolher para o banheiro?

Primeiro, vamos entender os termos. O mercado nacional de produtos acrílicos destinados à restauração da cuba de uma banheira usada está repleto de marcas. "Plastol", "Yarly", "Padrão", "Stakril", Finnacryl e até "Eco-esmalte" - existem muitos nomes.

Todos os esmaltes são de dois componentes, com preço aproximadamente semelhante - 1.400-1.500 rublos. para um pote de 3,4 kg, o suficiente para cobrir com acrílico um recipiente de um metro e meio.

Todas as tintas e vernizes do grupo “acrílico líquido”, incl.Cada marca listada acima realiza restauração de banheiras. As paredes da bacia sanitária são vazadas com acrílico bicomponente, que polimeriza e endurece, transformando-se em um revestimento liso e durável em um dia.

O banho autonivelante não é um produto comercial, mas sim uma tecnologia de pintura. Consiste em derramar uma nova camada de tinta sobre a camada de tinta desgastada existente. Os fabricantes estão desenvolvendo sua própria série de materiais de restauração de esmalte acrílico para banheiras, cujas fórmulas são cuidadosamente escondidas das empresas concorrentes.

Entre os mestres que restauram recipientes de banheiras e seus clientes, o acrílico líquido de qualquer marca costuma ser chamado de acrílico de vidro. Embora “Stakril” seja uma marca da empresa “Ekolor” de São Petersburgo, rumores populares atribuem o nome de sua marca a todas as composições acrílicas líquidas.

Acrílico líquido para banheiro
O kit usual com acrílico líquido vem com um frasco de endurecedor. Alguns fabricantes oferecem
conjunto de três produtos - acrílico líquido, endurecedor e desengordurante

A razão é simples: “Stacryl” foi o primeiro material polimérico amplamente divulgado para restauração de banheiros, razão pela qual se tornou um nome familiar para acrílicos líquidos em geral. O nome tecnicamente correto para tintas de banho à base de acrílico é “acrílico autonivelante”.

Portanto, ao escolher uma tinta acrílica para banheiro, você precisa nomear uma marca específica do produto, e não “você tem acrílico”.

Agora sobre a qualidade. Os fabricantes de acrílicos a granel LLC "Ekolor" (marca "Stakril"), LLC "Plastol", LLC "Ekovanna" e CJSC NPK "YarLi" (marca "Yarli") são as maiores empresas da Rússia.

São os seus produtos que são reconhecidos como da mais alta qualidade no mercado nacional.Para reparar de forma independente o revestimento esmaltado de um banheiro, você deve escolher uma das marcas mencionadas.

Além de possuírem laboratórios técnicos próprios e muitos anos de experiência na produção e distribuição de produtos em toda a Rússia, os produtos dos quatro fabricantes de acrílico autonivelante listados têm mais uma vantagem - eles estão tentando imitá-lo.

Por um lado, isso é uma vantagem, porque não faz sentido produzir falsificações com marcas e produtos ruins. No entanto, há também uma desvantagem óbvia - a probabilidade de adquirir um produto de baixa qualidade.

Stakryl original
A empresa fabricante Stakril não altera o design de suas embalagens há muitos anos. Portanto, quaisquer outras cores
recipientes de acrílico significam apenas uma coisa - falsos

Acrílico falso derramado

Há cada vez mais proprietários interessados ​​​​em restaurar o esmalte de banheiras todos os anos. Acompanhando a crescente demanda, os fabricantes de acrílico autonivelante estão ampliando a produção e aprimorando uma série de esmaltes acrílicos para equipamentos hidráulicos. Mas vários tipos de “empreendedores” se esforçam para ganhar dinheiro com essa pintura.

Primeiro tipo: pequenas empresas que pretendem preencher um nicho no mercado local. Antes de chegar aos consumidores com o acrílico líquido de sua produção, eles compram os produtos de grandes empresas a granel, engarrafam em embalagens próprias e vendem com sua marca.

Tendo conquistado compradores para o “novo produto” após vários meses de vendas, essas empresas começam a engarrafar não os produtos de outras pessoas, mas os seus próprios. Sem fundos e equipamentos suficientes, estas empresas desenvolvem tecnologias acrílicas com “características óptimas”, utilizando matérias-primas de fornecedores duvidosos.

Segundo tipo: empresas similares também compram grandes quantidades de acrílico líquido com endurecedor de fabricantes conhecidos, mas apenas em embalagens originais com rótulo.

A seguir, cada recipiente é aberto, uma porção do produto é despejada e o solvente é adicionado. O acrílico diluído é levado ao mercado e vendido sob o disfarce do produto original.

Se o acrílico líquido for diluído com um solvente, seu desempenho diminuirá drasticamente. Este revestimento não adere bem à banheira, é muito líquido e quebradiço. Após um curto período de tempo, a banheira pintada fica amarela e o esmalte descasca. Observe que o acrílico líquido não pode ser diluído com nada além do endurecedor incluído.

Vidro falso
Essa falsificação pode ser facilmente reconhecida pela cor incorreta do rótulo e pelo plástico de baixa qualidade com que é feito seu recipiente. “Produtos” semelhantes aparecem regularmente em várias regiões da Rússia

Terceiro tipo: uma pequena empresa compra vários recipientes de acrílico líquido de marcas conhecidas e tenta copiá-los. Tendo desenvolvido uma fórmula e um processo tecnológico muito aproximados, esta empresa adquire as matérias-primas mais baratas possíveis. Começa a produção de produtos com rótulos e nomes brilhantes.

O fabricante não faz nenhuma tentativa de popularizar uma marca específica de produto, pois O produto é de baixa qualidade e em breve não haverá compradores para ele. Porém, a empresa muda frequentemente o formato das embalagens e o nome do produto, reiniciando assim as vendas continuamente. Esse acrílico líquido não pode ser chamado de alta qualidade, apenas barato.

Nikolai Fedorenko
Especialista na área de arranjo de sistemas de esgoto e sistemas de abastecimento de água
Seus maiores fabricantes nacionais trabalham no aprimoramento da fórmula e do processo tecnológico para produção de acrílico líquido há mais de cinco a oito anos cada. Somente seus produtos duram o máximo possível, são inodoros e resistentes ao amarelecimento. Portanto, é necessário escolher esmaltes de grandes empresas para reparos de banheiras.
-Nikolay Fedorenko Especialista na área de arranjo de sistemas de esgoto e sistemas de abastecimento de água

Nos mercados regionais da Rússia, as falsificações de esmaltes acrílicos aparecem com mais frequência "Stakril", "Ekovanna" E "Plastol". Para interferir nos imitadores, os fabricantes dessas marcas alteram periodicamente o desenho da cor e o formato das latas com acrílico líquido e endurecedor.

Você pode descobrir o tipo real da marca em que está interessado visitando o site do fabricante e estudando a página de descrição do produto.

Plastol Genuíno
Etiqueta sem distorções ou inchaços, marcações na tampa, recipiente de PVC de alta qualidade com cores ricas -
este é um produto original. O lacre da tampa está intacto, o que significa que o acrílico não foi moldado neste balde

No entanto, as mercadorias são distribuídas de forma diferente em diferentes regiões - alguns lotes ficam esgotados há meses. Dentro do período de garantia de fábrica e sujeito aos procedimentos adequados de armazenamento, o acrílico líquido embalado é totalmente adequado para uso.

Suponhamos que lhe seja oferecido um produto de marca, digamos, "Plastol" - o prazo de validade é bom, mas o balde foi projetado com um design desatualizado do fabricante. O vendedor explica: o lote de acrílico chegou antes da empresa Plastol mudar o design das latas, mas fora isso o produto é original.

Inspecione o balde de acrílico e o frasco de endurecedor:

  • Marcação na tampa. A Plastol imprime o número do lote nas tampas das latas por meio de litografia a laser. Os fabricantes de “Ekovanna” e “Stakril” marcam as tampas com etiquetas adesivas com o número do lote impresso. Não deve haver outras etiquetas nas tampas.
  • Cor da tampa. Certifique-se de que a cor das tampas do frasco e do frasco corresponda à imagem do produto no site do fabricante.
  • Logotipo da marca. As etiquetas nas laterais das latas e garrafas devem conter a própria logomarca do fabricante;
  • A exatidão do adesivo. As etiquetas nas laterais das latas de acrílico e nos frascos de solvente são aplicadas pelo fabricante original usando adesivo de máquina em linha. Distorções e áreas amassadas significam que a etiqueta foi colada à mão e é falsa;
  • Integridade do recheio. O fusível plástico nas tampas do frasco com endurecedor e do frasco de acrílico líquido deve estar intacto (não quebrado).

As tampas dos frascos que contêm endurecedor líquido costumam ser assinadas com marcador na liberação do lote - isso é normal. Não há espaço suficiente na tampa do frasco para imprimir totalmente ou colocar um rótulo.

Informações adicionais sobre os tipos de acrílico autonivelante, bem como dicas para a escolha do esmalte restaurador, são fornecidas nos artigos:

  1. Como escolher o esmalte para restauração de banho: uma revisão comparativa de produtos populares
  2. Acrílico autonivelante para banheiras: sete composições populares para restauração + o que procurar na hora de comprar

Restauração de banheira faça você mesmo

Restaurar você mesmo o revestimento de esmalte de uma banheira economizará em média 1.200-1.700 rublos (é o que os artesãos cobram). Porém, é necessário avaliar suas habilidades antes de iniciar o trabalho: é essencial um mínimo de experiência em montagem de instalações hidráulicas e execução de trabalhos de pintura.

O processo de preparação do banho e moldagem de um novo revestimento requer cuidados, caso contrário não será possível obter qualidade a longo prazo.

Materiais e ferramentas usadas

Então, você comprou uma quantidade suficiente de acrílico líquido e endurecedor. Atenção: você precisa de esmalte acrílico suficiente para finalizar seu banheiro. Os modelos fabricados na União Soviética têm um comprimento de 1400-1700 mm, os produtos europeus são fabricados com um comprimento máximo de 1800 mm.

Equipamento para trabalhar com acrílico líquido
Todas as ferramentas e equipamentos de proteção necessários devem ser preparados antes de iniciar o trabalho no “banho de enchimento”.
Avalie cuidadosamente sua prontidão para o trabalho. Na fase de decapagem, a interrupção do trabalho ainda é permitida, mas depois
Você não pode parar de misturar acrílico com endurecedor

Os fabricantes indicam nos recipientes com acrílico líquido o comprimento do banho para o qual é calculado o volume calibrado de material. Meça o comprimento da tigela ao longo do centro, da borda de um lado até a borda do outro. Se o seu objeto de trabalho for maior que o tamanho indicado no pote de acrílico, você precisará comprar mais material. É importante.

Para a esmaltação com tecnologia “fill banho”, são necessárias as seguintes ferramentas e materiais:

  1. Amassador. Ao misturar manualmente o acrílico com o endurecedor e a cor, você precisará de uma espátula de madeira ou plástico - largura da lâmina 40-60 mm, comprimento do cabo 500-600 mm. A mistura com furadeira e batedeira não deve ser feita, apenas manualmente.
  2. Lixa - 5 peças. (230*280mm). Você precisa de uma lixa P60 (conforme ISO-6344) ou 25-H (conforme GOST 3647-80) à base de tecido, à prova d'água.
  3. Solvente nº 646 ou 647. Será necessário desengordurar a superfície da bacia da banheira após lixá-la e lavá-la.
  4. Espátula – largura 100 mm.Uma espátula de metal serve, mas apenas uma nova, sem sujeira ou manchas de ferrugem.
  5. Fita adesiva - fita de 50 mm de largura. Você precisará de dois tipos de fita adesiva - fita adesiva (em papel) e fita adesiva (em filme).
  6. Faca de papel de parede. Necessário para cortar fita e aparar listras de acrílico secas do orifício de ralo do banheiro antes de reinstalar o ralo e transbordar.
  7. Chaves de fenda - reto e cruzado para remover o sifão de drenagem. Uma chave de gás também pode ser necessária;
  8. Banco. É muito mais conveniente misturar acrílico com um endurecedor e colocar o esmalte preparado em um recipiente para aplicação se você colocar um balde de acrílico líquido em um banquinho.

Em princípio, para preparar as paredes e o fundo da banheira para a fundição com acrílico, basta o processamento manual com lixa. Mas somente se não tiver sido pintado com nada antes, ou seja, Esmalte de fábrica na superfície. Caso contrário, você precisará limpá-lo com uma furadeira ou esmerilhadeira.

Para remover o esmalte secundário, a broca requer um velcro e rebolos de grau P40 (ou 40-H); para uma rebarbadora, são necessários rebolos da mesma marca.

Equipamento de proteção necessário:

  1. Roupas de trabalho – calças, camisa de manga comprida ou jaqueta. Gotas de acrílico na pele não são perigosas, mas depois de secas são bastante difíceis de remover.
  2. Cocar - pelo menos um lenço na cabeça. O cabelo não deve ficar preso no revestimento de esmalte durante o processo de fundição.
  3. Respirador – pelo menos uma “pétala”. Limpar a banheira causará uma forte liberação de poeira; você não deve respirar esse ar.
  4. Luvas descartáveis ​​de látex. As mãos devem ser protegidas do contato com acrílico líquido.

Você precisará de folhas de jornal ou filme de PVC para cobrir e pendurar as superfícies ao redor dos encanamentos restaurados.Lembramos: gotas de acrílico curado derramadas durante o processo de restauração são muito difíceis de remover.

Preparando o banheiro

Recolha e retire os itens normalmente encontrados nesta sala: escovas de dente, toalhas, cesto de roupa suja, outros itens cosméticos e de higiene. A cortina do chuveiro deve ser removida e, se possível, a barra da cortina também deve ser removida.

Preparando o banho para esmaltação
O ideal é que a banheira só seja cercada por paredes antes de iniciar os trabalhos. Primeiro, a esmaltação exige espaço para o trabalhador. Em segundo lugar, nada deve cair em uma banheira com revestimento totalmente acrílico não curado.

Se o armário da pia e a máquina de lavar estiverem localizados próximos à lateral do encanamento, eles deverão ser movidos ou, na impossibilidade, removidos completamente. Uma folga de 100 mm entre a parede da banheira e qualquer objeto próximo é suficiente.

Para evitar que partículas de poeira do esmalte antigo passem para os cômodos vizinhos, a abertura de ventilação do banheiro é coberta com filme de PVC. Não será possível abri-lo até o final das obras de restauração.

Caso exista no banheiro um gêiser não removível, bem como outros objetos e eletrodomésticos que possam ser danificados pelo excesso de poeira, é necessário cobri-los com folhas de jornal ou filme plástico fixadas com fita adesiva.

Limpando a tigela de uma banheira restaurada

A superfície interna da tigela deve ser cuidadosamente lixada à mão, com uma broca com acessório especial ou com uma esmerilhadeira equipada com disco de esmeril.

Para lixar manualmente, use uma lixa especial ou enrole-a em um pequeno pedaço de madeira de largura adequada.

Limpeza com lixa
Lixar uma banheira previamente limpa de contaminantes domésticos é uma etapa importante.O revestimento acrílico não adere a superfícies lisas. No entanto, você não pode riscar muito as paredes e o fundo. A camada de esmalte fundido deve ser uniforme

Toda a superfície esmaltada da banheira deve ser limpa, prestando especial atenção ao fundo, às zonas de encontro do fundo com as paredes e às suas curvas. Na hora de limpar, faça movimentos circulares e horizontais, alternando-os. Finalmente, você precisa caminhar por todas as superfícies em movimentos circulares.

Objetivo da limpeza: remover a ferrugem e formar um relevo raso (não mais que 0,5 mm) em sua superfície interna. Tais irregularidades garantirão uma fixação confiável do acrílico líquido e não causarão seu uso excessivo.

Se você já tentou restaurar a banheira pintando, será necessário remover completamente essa camada de esmalte. Lembramos que não se deve tentar retirar completamente o esmalte de fábrica da banheira - não há necessidade disso.

A limpeza é considerada completa se toda a superfície interna (incluindo as laterais) ficar levemente áspera, sem lascas ou bordas salientes do revestimento de esmalte de fábrica.

Lavar e secar louças sanitárias

Após a limpeza com aparelhos elétricos manuais, o ar da sala ficará muito empoeirado. Para remover a poeira, deixe correr água quente da torneira sobre a banheira e a parede de azulejos ao seu redor. Quanto mais quente a água, mais vapor ela produz, melhor.

Desengordurando o banho
Em princípio, você pode usar bicarbonato de sódio para essa finalidade. Mas é melhor e mais correto desengordurar a banheira com solvente e usar refrigerante para lavar a bacia da banheira

Remova as partículas de poeira o mais completamente possível dos azulejos das paredes ao redor da bacia, da grade da cortina do chuveiro, das superfícies da pia, da máquina de lavar, da torneira e de outros objetos.É expressamente proibido deixar poeira - a menor corrente de ar e ela voará, depositando-se no revestimento acrílico recém-aplicado.

Limpe completamente a superfície de quaisquer partículas de poeira acumuladas após a limpeza. Enxágue a banheira com água de mangueira, use detergentes líquidos sem partículas abrasivas. Observação: quanto mais limpa a tigela, mais firmemente o esmalte acrílico irá aderir a ela.

Depois de terminar o enxágue, feche completamente as torneiras de água da batedeira. Retire a mangueira do chuveiro (vai ter uma gaxeta aí, não a perca), coloque em outro cômodo.

Nem uma única gota de água deve acabar na banheira. Se a torneira estiver vazando, embrulhe-a com filme plástico ou, como último recurso, feche o abastecimento de água por meio de válvulas de corte nas tubulações de água.

Removendo o acabamento do banheiro
Com o passar dos anos de uso, o dreno e o transbordamento podem ficar firmemente presos aos orifícios de drenagem; será necessário aparar e retirar. Mas proceda com cuidado, caso contrário a banheira de ferro fundido ficará seriamente danificada

Retire o ralo-transbordamento com cautela - após a pintura deve ser recolocado. Sob o orifício de drenagem é necessário instalar um recipiente adequado com volume de pelo menos meio litro, no qual será drenado o excesso de acrílico líquido durante o processo de vazamento da composição do esmalte.

Aumente o orifício no cotovelo do tubo de esgoto onde o tubo de drenagem do transbordamento foi inserido anteriormente. Caso contrário, a água poderá vazar ao drenar pela pia da cozinha.

Seque a tigela, as paredes de azulejos, acima da banheira e as superfícies adjacentes. Após a lavagem, haverá gotas de água sobre eles. Use um pano de algodão sem fiapos e, se possível, um secador de cabelo.

Seque com especial cuidado as áreas adjacentes às laterais da banheira, pois ali permanecem sempre gotas de água.Se as rachaduras nessas áreas forem difíceis de secar, use um secador de cabelo desenvolvido para secar cabelos.

Colocar piso e desengordurar a banheira

O processo de aplicação do revestimento acrílico é acompanhado de manchas nas laterais. Você precisará colocar jornais e filme de polímero no chão - coloque-os sobrepostos, sobrepondo as bordas. É muito difícil remover gotas de acrílico do chão, então tente bloquear de forma confiável o acesso delas ao revestimento do piso.

Secando o banho
A menor umidade na banheira impedirá que a mistura acrílica forme um revestimento durável. É especialmente difícil remover manchas molhadas nas laterais ao longo do perímetro da junção com a parede - você precisa de um secador de cabelo, pelo menos um doméstico

As paredes adjacentes às laterais também devem ser cobertas com papel e fita adesiva, colocando primeiro fita adesiva em cada lado. Se a lateral larga possuir tela deslizante, é necessário desmontá-la totalmente. Se a tela for ladrilhada, cubra-a com jornais (filme).

Se houver lascas profundas no esmalte dos encanamentos, elas deverão ser bem massajadas. Use massa automotiva de secagem rápida - lojas de esmaltes automotivos vendem. Para trabalhar com massa, siga as instruções do fabricante indicadas na embalagem.

A última etapa do preparo para a esmaltação é o desengorduramento das superfícies. Molhe um pano sem fiapos com solvente e limpe toda a banheira o mais completamente possível. Resta apenas coletar partículas de poeira e fiapos remanescentes após a limpeza e desengorduramento.

Com a mão aberta, seca e limpa, caminhe pelas laterais e laterais da banheira, descartando os detritos para o fundo. Em seguida, use a mão para empurrar os detritos do fundo para o orifício de drenagem.

Preparando acrílico líquido para aplicação

Antes de misturar o esmalte acrílico, os recipientes com os componentes devem ser mantidos aquecidos por um dia em temperatura ambiente.A melhor temperatura operacional é 24-26°C.

Se no momento do trabalho de fundição do acrílico a sala estiver mais fria (menos de 20°C), é necessário aquecer a mistura colocando-a em uma tigela com água morna. Aqueça o acrílico líquido a uma temperatura superior a 26°C não deveria ser.

Misturando acrílico com endurecedor
Após abrir a lata, o acrílico líquido precisa ser mexido, só então despeje o endurecedor. O esmalte pronto para fundição terá consistência cremosa.

Abra o balde de acrílico, o frasco de endurecedor (usando luvas de látex!) E despeje o endurecedor no frasco de acrílico. A seguir misture com uma espátula de madeira (plástico), seguindo as instruções do fabricante. Observe que eles fornecem tempos diferentes para o processo de mistura.

Por exemplo, “Plastol Premium” deve ser agitado por 12 minutos, depois deixado repousar por 3 minutos e agitado novamente por 3 minutos. E “Stakryl” após dez minutos de agitação e três minutos de sedimentação pode ser derramado nas paredes da banheira.

Para tingir o esmalte acrílico, após misturar a composição por três minutos, despeje gotas de cor sem parar de misturar. Mas não mais que 5 gotas - a massa acrílica vai engrossar e será impossível trabalhar com ela. A cor saturada para o esmalte protetor decorativo é impossível, apenas tons claros.

Ao mexer, faça movimentos circulares, mudando periodicamente de direção. Durante a mistura, passe uma espátula nas laterais e no fundo do balde, removendo o acrílico que não reagiu e combinando-o com o endurecedor.

Não tenha pressa, mova a espátula suavemente - bolhas de ar são inaceitáveis. Você não pode usar um misturador em uma furadeira, porque... a mistura incluirá muito ar.

Verifique o tempo necessário para a mixagem estritamente pelo mostrador do relógio ou pela tela do smartphone.Os minutos indicados pelo fabricante para o processo de preparo da mistura devem ser rigorosamente observados.

Fundindo esmalte acrílico em uma banheira

O balde de acrílico líquido é muito grande para derramar o esmalte diretamente. Você precisa preparar um pequeno recipiente de plástico, por exemplo, o mesmo frasco de endurecedor. Corte ao meio e seque com um pano.

Fundindo acrílico líquido em uma banheira
A capacidade do recipiente onde será despejada a mistura acrílica não deve ultrapassar um litro. Embarcações maiores são mais difíceis de trabalhar devido ao tamanho e peso

Após 40-60 minutos a partir do momento em que a mistura for concluída, a mistura acrílica começará a endurecer e será impossível trabalhar com ela. Não perca seu tempo. Coloque o pote de acrílico na banheira, próximo ao recipiente preparado para fundição. Preencha este último com massa acrílica e inicie a aplicação.

Fique firme ao lado da banheira para poder alcançar qualquer borda dela sem alterar a posição das pernas. Não coloque os pés diretamente na borda lateral - o acrílico pode cair sobre eles.

A primeira etapa - lados

Comece a derramar acrílico líquido a partir da borda esquerda da banheira, movendo gradualmente a mão para a direita. As laterais devem ser preenchidas com tanto esmalte que cubra completamente as superfícies e não seja necessário reenchimento. Adicione acrílico ao recipiente quando ele ficar vazio.

Fundição de banheira com esmalte acrílico
Ao derramar acrílico líquido nas laterais, você precisa balançar o recipiente para a esquerda e para a direita ao longo da lateral. Não se preocupe se a mistura não chegar ao fundo - ela fluirá ali mesmo

Tenha cuidado - se você derramar muito acrílico, ele escorrerá pelas laterais para o chão e pode não haver esmalte suficiente para todo o banho. Se houver áreas vazias nas laterais, aplique a composição em uma espátula e utilize-a para cobrir as áreas não preenchidas.

Segunda etapa - paredes

Eles precisam ser revestidos com o composto em duas passagens.Faça a primeira passagem a partir da borda posterior da bacia da banheira (área onde a parede fica totalmente vertical) no sentido da esquerda para a direita. Não economize na composição do esmalte, o excesso vai escorrer para o fundo, mas ainda precisa ser pintado.

Esvaziar um pote de acrílico líquido
Não raspe a mistura restante do recipiente. Basta colocar um pote invertido no fundo da banheira,
para que os resíduos móveis do esmalte acrílico fluam por conta própria

A primeira passagem pelas paredes irá cobri-las quase até a metade. Tenha cuidado - as gotas do recipiente de enchimento não devem cair em superfícies já revestidas com a composição. Caso contrário, as gotas ficarão visíveis.

Derrame principalmente muito acrílico na parte de trás da banheira, é menos vertical e a composição escoará lentamente. Retire o balde de acrílico do recipiente a ser tratado.

Faça a segunda passagem na mesma direção da primeira. Despeje o esmalte somente a partir do nível em que a composição acrílica foi drenada na passagem anterior. Então o acrílico líquido cobrirá completamente as paredes, em toda a altura.

A composição que escorreu para o fundo tentará escorrer para o orifício de drenagem - não deixe isso, use uma espátula para movê-la para o centro do fundo da banheira. Escorra o restante da massa acrílica diretamente do frasco para o fundo da bacia da banheira e, em seguida, retire o recipiente vazio para o lado e afaste-o para não interferir.

Não há necessidade de raspar o balde debaixo do acrílico líquido para coletar toda a composição e transferi-la para o banho! Nestes locais há muito material que não se mistura ao endurecedor e, ao colocá-lo na bacia da banheira, são inevitáveis ​​estrias e áreas amareladas.

A terceira etapa - selar carecas

Se encontrar áreas nas paredes que não estão totalmente vedadas com o composto, não se preocupe, isso é normal. Use uma espátula para raspar uma pequena quantidade de material do fundo e depois derrame nas áreas descobertas.O acrílico derramado neles deve ser suficiente para fluir até o nível inferior.

Revestir paredes de banheiro com esmalte
Para garantir que o material acrílico cubra completamente as paredes laterais, utilize uma espátula. É necessário coletar o esmalte dos locais de maior acúmulo e transferi-lo para áreas vazias

Inspecione as paredes, procure por erros - em algum lugar onde você tocou no revestimento aplicado ou se formou um gotejamento por falta de material líquido. Com uma espátula, cubra as áreas defeituosas com acrílico em um volume que permita que escorra para o fundo. Então todos os erros serão nivelados.

A quarta etapa - revestir o fundo com acrílico

Há material líquido suficiente aqui - ele pingou das paredes e foi derramado da jarra. Com uma espátula, nivele o revestimento acrílico na parte inferior, certificando-se de que a camada fique uniforme a olho nu. Proceda com cuidado, não prendendo os setores de transição do fundo para as paredes. Agora o excesso de esmalte pode escorrer pelo ralo, não evite isso.

A gravidade forçará o acrílico líquido a fluir para o fundo, mas a camada em si será irregular. Usando movimentos leves da espátula, é necessário nivelar visualmente o revestimento de esmalte

Para nivelar completamente a camada de esmalte, passe a borda da espátula ao longo da superfície inferior - desenhe uma treliça com ela. Em seguida, deixe o banho sozinho por 15 minutos e o revestimento acrílico se nivelará sozinho.

Resta apenas usar uma espátula para coletar gotas de acrílico penduradas na borda inferior da lateral. Mova a espátula com cuidado, sem prender o plano principal da lateral da banheira. Aguarde 10-15 minutos - podem formar-se gotas novamente.

Como secar uma banheira com fluxo livre

O revestimento acrílico endurece gradualmente, cada vez mais a cada hora. Ao examinar meticulosamente os resultados do vazamento do esmalte, os trabalhadores às vezes notam pequenos defeitos e tentam apagá-los com acrílico das áreas vizinhas. Você não pode fazer isso!

É isso, o esmalte já endureceu bastante e qualquer toque só vai piorar a situação. Aguarde a secagem preliminar (polimerização) e utilize o kit de reparo de fábrica.

Removendo o excesso de acrílico das bordas
Os respingos de mistura acrílica que escorrerem da lateral da banheira para o piso assentado devem ser removidos. Caso contrário, o esmalte pode vazar pelas folhas de jornal e manchar gravemente o piso. E é muito difícil limpá-lo do chão.

Após 48 horas a partir do momento em que a composição acrílica é aplicada na superfície do recipiente sanitário, ocorrerá sua polimerização preliminar.

Até esse momento, ninguém - nem você, nem outros membros da família, nem animais de estimação - deve entrar no banheiro. Caso contrário, cada grão de poeira, cada fio de cabelo trazido pelo fluxo de ar pela porta aberta irá grudar e estragar a aparência da tigela recém-pintada.

Para evitar a propagação de poluentes pelo ar, não toque em jornais com manchas acrílicas colocados no chão. É mais seguro retirá-los posteriormente, após aguardar 48 horas de polimerização.

É hora de instalar o arnês

A nova camada de esmalte está completamente seca, não há necessidade de esperar mais. Lugar tubulação de drenagem e transbordamento, tendo primeiro retirado o acumulador de acrílico e cortado as manchas secas com uma faca de papel de parede. Antes da montagem, verifique a adequação das juntas do chicote - caso tenham perdido flexibilidade, lubrifique-as com selante antes do trabalho.

Depois de instalado o dreno e o transbordamento, gire o tubo de drenagem para a posição anterior - o orifício de entrada é girado “para a banheira” horizontalmente. Conecte o chicote a ela, retire a película protetora da batedeira e abra a água - é preciso ter cuidado para que o ralo não vaze. Só isso, a banheira está consertada e pronta para uso.

Para que seus encanamentos permaneçam atraentes por mais tempo, você deve seguir as regras básicas de cuidado do revestimento e escolher o correto. limpador de banho.

Deve-se observar que tigelas com rachaduras não podem ser restauradas. Portanto será necessário escolha um novo banho e realizar sua instalação.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Esmaltar uma tigela com acrílico que foi previamente pintada com outro esmalte e requer massa em áreas individuais:

Instruções em vídeo para restaurar o acabamento de uma banheira com acrílico líquido do fabricante de composições restauradoras "Plastol":

O vídeo a seguir descreve o processo de instalação da guarnição, que foi desmontada antes da aplicação do esmalte acrílico:

Seguindo as instruções do artigo, você mesmo restaurará o revestimento de esmalte da banheira. O contêiner atualizado durará enquanto for cuidadosamente reparado.

Observe que os acabamentos acrílicos autonivelantes requerem uma limpeza cuidadosa. Não se pode usar produtos abrasivos, apenas líquidos, substâncias que contenham solvente também não são adequadas.

Compartilhe com os leitores sua experiência na restauração de uma antiga banheira de ferro fundido. Deixe comentários sobre o artigo, tire dúvidas de seu interesse, participe de discussões e anexe fotos de seu encanamento atualizado. O formulário de feedback está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. A banheira já nos serve fielmente há cerca de dez anos. E recentemente, infelizmente, notei danos no esmalte dele. Eu queria comprar um novo, mas você leu maneiras interessantes de dar vida a encanamentos antigos.Os métodos são simples, você mesmo pode fazer tudo em casa e é muito mais barato do que comprar uma banheira nova, até porque os preços atuais dos equipamentos de encanamento não são muito propícios para uma compra extraordinária.

  2. Igor Kapralov

    Há muito que sonhei em restaurar uma banheira em casa, mas as empresas especializadas no assunto cobram de 5 a 7 mil rublos. Digamos desde já que o serviço não é barato. Agora é mais provável que eu mesmo decida atualizar a banheira. Vi vidro na maioria das lojas de ferragens da cidade. A única dúvida: no nivelamento da camada nas paredes laterais usa-se uma espátula - é silicone ou borracha?

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Uma espátula de borracha, de tamanho pequeno e médio, é utilizada para nivelar o acrílico. Em princípio, uma escova durável também será adequada para esta finalidade. Mas ainda recomendo usar uma espátula.

  3. Catarina

    Olá. O mestre restaurou muito mal nossa banheira com acrílico líquido: não aplicou massa nas lascas profundas ao redor do ralo, preencheu as laterais de maneira irregular, deixando vazios entre a parede e a lateral.

    É possível usar um kit de reparo para eliminar esses defeitos ou é melhor reabastecer o banheiro? E se ainda precisar recarregar, é preciso retirar o revestimento acrílico feito pelo mestre (tem apenas três dias), ou pode lixar e preencher por cima?

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Olá, Ekaterina. Comece registrando uma reclamação junto ao profissional que fez a restauração da sua banheira. É sua responsabilidade fazer seu trabalho com eficiência! Se você tiver estimativas e recibos, será mais fácil pressioná-lo.

      Quanto ao vazamento, deve ser feito imediatamente, de uma só vez, para que o acrílico fique uniformemente assentado. Se for corrigir defeitos, o local precisa ser preparado: limpo, desengraxado e coberto com fita especial. Depois disso, aplica-se o acrílico e seca por no mínimo 16 horas. Mas ainda assim, no final, a diferença de cor será perceptível após esse trabalho.

      Fotos anexadas:
  4. Irina

    Boa tarde
    Um gato caminhou ao lado da banheira recém-cheia (cerca de 6 horas depois).
    Marcas de lhama (amassados) permanecem.
    Surgiu a ideia de pintar a lateral com acrílico, usando um pincel para suavizar a transição, deixando-a suave (sem limite claro).
    A questão é: isso vai durar? ou O embarque e a transição para baixo são pontos fracos para tais manipulações.
    Mesma questão. É possível misturar parte do acrílico do pote e parte do endurecedor (e deixar o restante “de reserva”

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica