O que determina a vida útil de uma caldeira a gás em uma residência particular: o que afeta + dicas para prolongar a vida útil

Comprar uma caldeira de aquecimento a gás não é um prazer barato.Ao fazer essa compra, você não quer que o referido equipamento quebre depois de apenas algumas temporadas, certo? E tal incômodo pode realmente ser evitado se você tiver conhecimento sobre os fatores que afetam a vida útil de uma caldeira a gás em uma residência particular. Bem como informações sobre a possibilidade de prevenir avarias prematuras.

É a estas questões que se dedica o nosso artigo, no qual examinamos detalhadamente os fatores que afetam diretamente a vida útil dos equipamentos a gás. Complementamos o material apresentado com materiais fotográficos visuais e vídeos temáticos úteis.

O que determina a vida útil?

A vida útil de qualquer caldeira a gás é tradicionalmente influenciada por vários fatores. O que é aconselhável levar em consideração antes de adquirir um equipamento.

Vamos dar uma olhada nos principais pontos que afetam a durabilidade:

  1. Tipo de caldeira a gás.
  2. Tipo de queimador de gás.
  3. Eficiência e funcionalidade da eletrônica.
  4. Categoria de preço.
  5. Termos de uso.
  6. Comissionamento incorreto.
  7. Instalação de sistemas de aquecimento de má qualidade.
  8. Escolha errada de caldeiras.

Além disso, cada ponto contém muitas nuances significativas que devem ser tratadas detalhadamente.

Manutenção de caldeira de aquecimento
As caldeiras a gás são sempre afetadas por um grande número de fatores negativos que podem reduzir significativamente a sua vida útil. Se isso se tornará realidade ou não, depende apenas do proprietário do equipamento

Fator #1 – material do trocador de calor

As caldeiras a gás modernas são montado na parede ou montado no chão. Os primeiros são compactos e leves, por isso são convenientes para uso em espaços limitados. A segunda categoria de equipamento é enorme e grande.

As características listadas acima não são apenas características das caldeiras, mas fatores que afetam diretamente a vida útil.

A razão é que os desenvolvedores estão conseguindo leveza e compactação de caldeiras montadas, reduzindo o peso e as dimensões de um elemento de design tão importante como trocadores de calor. Como resultado, as paredes dos corpos dos modelos montados são mais finas e propensas a superaquecimento, têm menos resistência à corrosão e não suportam efetivamente as cargas devido a mudanças na pressão do líquido refrigerante.

Reparação e limpeza de caldeiras
Para que o equipamento a gás funcione por muito tempo, os trabalhos de instalação e manutenção necessários devem ser realizados por especialistas. Isto reduzirá a probabilidade de erros e, portanto, prolongará a vida útil da caldeira.

Além disso, diferentes materiais são utilizados para a fabricação de trocadores de calor para ambos os tipos de equipamentos. Por exemplo, para caldeiras montadas é mais frequentemente usado cobre - como o metal mais leve de todos os adequados para esses fins.

E esta é a única vantagem, porque as características de desempenho deste material são quase medíocres. Como evidenciado pela sua tendência à oxidação e não pelas melhores qualidades de proteção contra mudanças de pressão e suas consequências.

Muitas vezes, as caldeiras de chão (menos frequentemente montadas na parede) são equipadas com trocadores de calor feitos de de aço inoxidável. Mas mesmo com o mesmo material de fabricação, a confiabilidade do projeto nem sempre é a mesma - as paredes dos trocadores de calor de produtos terrestres costumam ser muito mais espessas, o que prolonga a vida útil.

O metal mais confiável utilizado na fabricação de trocadores de calor é ferro fundido. É resistente à corrosão e se estiver protegido contra mudanças significativas de pressão no sistema de aquecimento e martelo hidráulicosurgindo neste caso, o metal especificado proporcionará a vida útil mais longa para caldeiras de aquecimento.

Contaminação do trocador de calor
Ao utilizar uma caldeira, uma quantidade significativa de produtos de combustão é sempre depositada na superfície do seu trocador de calor, que deve ser removida. Caso contrário, podem causar sobreaquecimento e avarias. E nem sempre será racional substituir esta unidade. Por exemplo, o custo de um trocador de calor bitérmico pode chegar a impressionantes 50% do preço de toda a caldeira a gás.

As características listadas levam ao fato de que a diferença na vida útil pode ser impressionante.

Fator #2 – tipo de queimador de gás

A energia térmica nas caldeiras é gerada pela combustão de combustível. Para garantir este procedimento, são utilizados dispositivos de queima de gás.

Nomeadamente as seguintes variedades:

  • queimador atmosférico;
  • queimador de ar forçado.

Caldeiras equipadas com equipamentos do primeiro tipo têm vida útil menor - queimador atmosférico. O motivo é a qualidade insuficiente de combustão da mistura gás-ar. Como resultado, permanece uma grande quantidade de fuligem, que se deposita na superfície do trocador de calor, dutos de ar e outros elementos estruturais.

E se a manutenção da caldeira não for feita em tempo hábil, depois de algum tempo a camada de produtos de combustão torna-se suficiente para reduzir a transferência de energia para o refrigerante. E a caldeira, para cumprir os modos indicados, tem que funcionar mais. O que leva ao desgaste acelerado e subsequente quebra.

Trocador de calor sujo
A foto mostra um trocador de calor de caldeira cujos proprietários não tomaram nenhuma medida para prolongar sua vida útil. Como resultado, os canais ficaram quase completamente obstruídos com sujeira. E como com isso a troca de calor diminuiu, a caldeira teve que trabalhar mais, o que levou ao superaquecimento das superfícies do trocador de calor

Caldeiras equipadas com queimadores de ar forçado. Porque uma quantidade muito maior de ar é fornecida aqui para a combustão do combustível.

Isso leva à sua combustão completa, ou seja, forma-se uma quantidade mínima de fuligem. Isto significa que as superfícies dos elementos estruturais permanecem limpas e a caldeira não necessita de resolver o problema de aquecimento das instalações à custa do desgaste das suas próprias peças.

Fator #3 – Funcionalidade eletrônica

Hoje, a vida útil das modernas caldeiras a gás utilizadas em sistemas de aquecimento depende diretamente de sua automação.

Porque a eletrônica executa as seguintes funções:

  • seleciona modos de operação ideais, o que reduz horas de operação e cargas;
  • realiza autodiagnóstico;
  • evita situações de emergência que muitas vezes causam avarias (por exemplo, sobreaquecimento);
  • protege as bombas de circulação contra bloqueios.

A automação de uma caldeira a gás permite realizar uma série de outras tarefas importantes. O que, em última análise, prolonga a vida útil, evitando avarias.

Quanto mais avançada a eletrônica, mais funções ela executa. E a probabilidade de erros e falhas que levem a consequências negativas é menor.

Fator #4 – preço e marca da caldeira

No campo dos equipamentos de aquecimento a gás, aplica-se uma regra bem conhecida - barato não pode ser bom. Portanto, é mais provável que os produtos de marcas europeias e japonesas conhecidas resistam a muitos anos de operação sem avarias.

Chaminé entupida
As chaminés devem ser verificadas anualmente, antes do início da estação de aquecimento. Mas muitos proprietários, bem como inspetores, abordam esse requisito formalmente. O resultado da inação pode ser visto na foto, que mostra uma chaminé quase totalmente entupida

A razão é que os produtos desses fabricantes são projetados para atender às rigorosas exigências dos mercados nacionais. E materiais de alta qualidade são usados ​​na produção. Além disso, empresas com boa reputação estabeleceram controle de qualidade, o que reduz o número de caldeiras não conformes que saem da fábrica.

Fator #5 – condições de operação do equipamento

A qualidade do refrigerante tem um impacto significativo na vida útil. Portanto, se a água for dura, altamente ácida e contiver várias impurezas e partículas estranhas, não há dúvida de que em alguns anos os canais do trocador de calor estarão obstruídos com incrustações ou corroídos pela corrosão. O que levará à falha precoce da caldeira de aquecimento.

Igualmente importante para garantir a longevidade é a quantidade e a qualidade do ar utilizado para queimar o gás. Discutimos detalhadamente as razões para isso acima, no parágrafo “Tipo de queimador de gás”.

A principal forma de prolongar a vida útil é a manutenção regular das caldeiras. Este procedimento requer habilidades e ferramentas especiais, portanto, nem todos podem realizar o trabalho necessário por conta própria. Preferencialmente celebrar um acordo de manutenção com a companhia de gás.

Manutenção de caldeiras
Apesar dos custos extras (pagamento dos serviços de um técnico que faz a manutenção da caldeira), não se deve economizar na manutenção, pois a manutenção pode não só prolongar a vida útil, mas também garantir a segurança de quem mora na casa

Os seguintes pontos também podem levar ao desgaste prematuro:

  • aumento da humidade na divisão onde está instalada a caldeira de aquecimento;
  • temperaturas altas/baixas, suas diferenças.

Além disso, todos estes factores influenciam activamente a durabilidade, tanto durante o funcionamento em tempo frio como após o final da estação de aquecimento.

Fator #6 – erros durante a instalação do sistema

A má instalação das caldeiras faz com que não funcionem em condições óptimas. Freqüentemente, o ar entra nos canais do trocador de calor e a poeira se acumula nas superfícies dos queimadores. O que leva a um maior desgaste.

Uma causa comum de quebras de caldeiras é a instalação incorreta de radiadores e outros produtos com os quais funcionam equipamentos de aquecimento.

Por exemplo:

  • Dispositivos de aquecimento montados no ângulo errado causam cargas pesadas nas caldeiras. Além disso, aparece ar em seus canais, cuja presença leva à corrosão.
  • Instalado no lugar errado saída de ar não funcionará corretamente. O que leva ao arejamento do sistema e, consequentemente, à diminuição do seu recurso.

Como resultado, por mais caro e problemático que seja, as deficiências cometidas durante a instalação de radiadores e tubulações devem ser eliminadas.

Fator #7 – escolha errada da caldeira

A falta de produtividade leva ao aumento de cargas no trocador de calor, queimador, bombas, o que, por sua vez, leva ao seu posterior desgaste.

Escolhendo uma caldeira a gás
A durabilidade das caldeiras a gás depende em grande parte da sua confiabilidade estrutural. Cujo estoque só pode ser fornecido por fabricantes conhecidos e de boa reputação

Uma questão igualmente problemática é o excesso de poder. É por isso que as caldeiras são frequentemente ligadas/desligadas. E condições operacionais instáveis ​​são um caminho direto para o desgaste prematuro.

Recomendamos que você leia critério de seleção a melhor caldeira a gás.

Recomendações para prolongar a vida útil

Para garantir que a vida útil padrão das caldeiras domésticas a gás, estabelecida pelo fabricante, não seja significativamente reduzida devido aos problemas listados no artigo, é necessário realizar uma série de operações.

Primeiramente, antes mesmo de adquirir o aparelho, você deve determinar sua potência ideal. A reserva deve ser de 10 a 15%. Ou seja, se uma capacidade de aquecimento de 13 kW for suficiente para o aquecimento, então é mais aconselhável adquirir uma caldeira cujo parâmetro especificado será em torno de 15 kW.

Em segundo lugar, antes de ligar a unidade, é aconselhável faça uma verificação elétrica E Sistemas de aquecimento. E, se forem identificadas deficiências na forma de quedas de pressão e tensão, elas deverão ser eliminadas. Além disso, é necessário lavar radiadores e tubulações. E também cuide da disponibilidade aterramento.

Como prolongar a vida útil de uma caldeira
Substituir um produto antigo por um novo pode não resolver todos os problemas de aquecimento.Portanto, antes da instalação, é necessário realizar uma verificação de alta qualidade dos sistemas de remoção de fumaça, aquecimento e redes elétricas e eliminar quaisquer deficiências identificadas.

Em terceiro lugar, é imperativo realizar verificando o refrigerante. E, se a água for dura e contiver impurezas, deve-se ter o cuidado de instalar filtros no sistema com grau de purificação suficiente, que pode ser grosso ou fino. Muitas vezes é necessário utilizar os dois tipos de equipamento. Os filtros magnéticos removem com eficácia as partículas metálicas.

Em quarto lugar, você não deve economizar instalação de caldeira, deve ser realizado por especialistas qualificados. A partir do momento do teste de inicialização da unidade, para protegê-la, utilize Regulador de voltagem.

Também é aconselhável usar:

  • fonte de energia ininterrupta — em caso de corte de energia, este dispositivo permitirá eliminar a falha do sistema;
  • inserções dielétricas - eliminarão a interação da corrente elétrica com o gás e as consequências disso.

Em quinto lugar, as caldeiras são desejáveis use regularmente. Ou seja, não os desligue ao sair para o trabalho ou mesmo durante uma ausência prolongada.

A vida útil da caldeira será prolongada com a sua utilização fora de época. Por que você precisa escolher o modo mais econômico?

Em sexto lugar, não negligencie manutenção de caldeira - esta é a medida mais importante para prolongar a sua vida útil. De acordo com os documentos regulamentares, deve ser realizada antes do início de cada estação de aquecimento. Mas é melhor que os proprietários realizem os procedimentos necessários 2 ou até 3 vezes por ano.

E não formalmente, mas com limpeza de canais de caldeiras, tubulações, radiadores, superfícies de trocadores de calor, queimadores.Além de substituir filtros, verificando o funcionamento da mecânica e eletrônica das unidades.

Em sétimo lugar, deveria responder prontamente a quaisquer sinais de alerta eletrônicos durante a operação.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O primeiro vídeo ajudará você a entender como o proprietário da caldeira pode influenciar a duração de sua vida útil:

O vídeo a seguir lhe dará a oportunidade de aprender mais sobre o que contribui para a longevidade de uma unidade de aquecimento:

Muitos fatores afetam negativamente a vida útil das caldeiras, incluindo o funcionamento adequado e a manutenção regular.

Lidar com todos os factores nem sempre é fácil e muitas vezes dispendioso. Mas você deve se lembrar do resultado - com uso e cuidado adequados, o equipamento a gás durará muito tempo e com segurança.

Que métodos você usa para prolongar a vida útil de sua caldeira a gás? Compartilhe seus segredos operacionais pessoais e observações úteis com outros usuários - deixe seus comentários no bloco abaixo do artigo.

Se você tiver dúvidas sobre como prolongar a vida útil dos equipamentos a gás, pergunte no formulário de feedback - nossos especialistas e outros visitantes do site tentarão ajudá-lo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica