Aulas de lavagem em máquinas de lavar: como escolher equipamentos com as funções necessárias

É difícil compreender a grande variedade de modelos de equipamentos domésticos sem ter uma ideia das capacidades técnicas de uma determinada unidade. É difícil imaginar o que o número de rotações do tambor e a velocidade de rotação podem proporcionar a um proprietário em potencial.

Mas uma pista segura serão as aulas de lavagem em máquinas de lavar. Essa característica informa diretamente sobre os indicadores de qualidade das operações realizadas. Falaremos sobre como é determinada a “classe” do equipamento de lavagem e mostraremos como navegar corretamente nela.

Princípio e propósito da classificação

A divisão das unidades de lavagem em classes torna muito mais fácil escolher uma máquina com as capacidades necessárias e suficientes. Quanto mais altos, melhor será a lavagem, mas mais dinheiro o comprador da máquina de lavar terá que pagar. Notemos desde já que para resolver os problemas do quotidiano não são necessários indicadores de qualidade máxima.

A classificação também é feita de acordo com os critérios de centrifugação e consumo de energia, critérios não menos interessantes que a qualidade da lavagem. Por analogia, vale a pena decidir sobre eles com antecedência para não pagar a mais em vão por características ultra-elevadas, bem como por funções que não encontraram utilidade.

Na década de 90 do século passado, foram desenvolvidos adesivos informativos para alertar os potenciais proprietários de máquinas de lavar sobre a eficiência do aparelho.

As aulas são representadas neles com listras coloridas e letras latinas de "A", atribuído a equipamentos com desempenho máximo, até "G", marcando a unidade com menor pontuação.

As letras e a gradação correspondente são válidas em todas as opções de classificação realizadas para cada marca e modelo de máquina de lavar pelo fabricante, que segue as regras internacionais de teste e controle.

Observe que a grande maioria das máquinas de lavar colocadas à venda estão marcadas com as letras "A" ou "EM". Os próprios fabricantes não veem sentido em produzir e vender dispositivos ineficazes. Porém, as nuances dessa divisão devem ser compreendidas nos mínimos detalhes.

Estudando documentação técnica
Além de se familiarizar com as informações coloridas indicadas nos adesivos, antes de comprar você deve estudar atentamente a documentação técnica que acompanha o equipamento.

O processo de determinação da classe de lavagem

Para determinar as características de qualidade da operação de lavagem, foi desenvolvida e adotada uma tecnologia regulamentada por uma norma europeia EN 60456-A11.

Preparativos antes do teste

Antes do teste, as peças de linho de algodão são lavadas. Lençóis de algodão e outras roupas de cama, toalhas de mesa de cozinha e toalhas waffle são adequados.

Os testes de controle para a realização de uma aula de lavagem são realizados em várias etapas:

  1. Preparando a roupa. Aqueles. lavagem em água sem detergentes e secagem nas condições especificadas pela norma.
  2. Processamento em máquina de lavar. É realizada cinco vezes, incluindo a lavagem propriamente dita, seguida de enxágue, centrifugação e secagem. A lavagem é feita a uma temperatura de 60°C.
  3. Avaliando pesquisas pela média. Via de regra, a lavagem inicial não é avaliada porque dá os melhores resultados. A determinação é realizada com base em uma das quatro lavagens experimentais restantes.

Para determinar com precisão a eficácia da lavagem, são utilizados 20 critérios diferentes. A análise é realizada de acordo com indicadores organolépticos e físico-químicos.

Roupa íntima para testes de controle
Para realizar os testes de teste, é preparado linho de algodão. A peça de trabalho é dividida em quatro partes, três das quais são envelhecidas artificialmente até vários graus de desgaste através de lavagens repetidas

O linho de algodão é preparado de maneira especial para os próximos trabalhos de teste. Está dividido em quatro partes de igual peso, cada uma pesando no mínimo 5 kg.

A primeira parte fica completamente nova, a segunda passa por 20 ciclos de lavagem. Um terço das roupas são lavadas 40 vezes. O quarto lote é o mais “sofredor” - é carregado na máquina 60 vezes.

A lavagem preparatória é realizada em água limpa. Antes de novos trabalhos experimentais, as coisas são armazenadas em ambientes fechados a 20 ° C, o nível de umidade nesse período deve ser igual a 65%. Depois de concluir a lavagem e a secagem seguindo rigorosamente as condições descritas, comece a testar a unidade de lavagem.

Testando uma máquina de carregamento superior
Todos os modelos de máquinas de lavar são submetidos a testes de controle, independente do tipo e volume de carga. O processo de teste experimental é realizado de acordo com um esquema semelhante a todos os tipos.

Detergente para teste

Os testes de controle são realizados com detergente produzido pela empresa "Henkel". O produto destinado ao teste contém pelo menos 77% de sabão em pó. A proporção de enzimas é exatamente 20%, a proporção de alvejante é de 3%. Não contém fragrâncias ou agentes condicionantes.

O detergente descrito acima não está disponível para venda, onde é improvável que haja procura. É produzido propositadamente para fabricantes de máquinas de lavar e fornecidos às empresas envolvidas na sua produção.

A ferramenta de teste não é fornecida em formato misto, mas na forma de componentes separados listados acima. Imediatamente antes da lavagem de teste, eles devem ser misturados em proporções medidas com precisão; devem ser carregados 180 gramas.

Até o teste, os ingredientes são armazenados separadamente em um recipiente hermético destinado a cada um deles.

Sabão em pó para teste
O detergente para lavagens de controle não contém aditivos aromatizantes ou corantes. Misturado e derramado imediatamente antes do teste

Tiras para testar o funcionamento da máquina

Além de um detergente específico, são necessários padrões para estudos de controle. Estes também são produtos não destinados ao consumidor médio. São produzidos em laboratórios na Alemanha (WFK) e na Suíça (EMPA) especificamente para fabricantes de máquinas de lavar.

O padrão para teste é uma tira de cinco pedaços de tecido costurados com vários contaminantes. As opções de poluição são selecionadas dentre aquelas encontradas com mais frequência em condições típicas da vida cotidiana. São tiras - quadrados de tecido de algodão com 15 cm de lado.

Uma das abas está perfeitamente limpa. Todas as outras quatro peças estão manchadas com substâncias e produtos de difícil remoção: vinho tinto, cacau com leite, óleo mineral com fuligem, sangue de porco.

Tiras para avaliar a aula de lavagem
Além de lotes de linho novo e envelhecido artificialmente, para experimentos de controle precisamos de tiras - pedaços de tecido com contaminantes característicos das condições cotidianas

Como após a lavagem todos os trapos de referência ficam quase brancos, a técnica organoléptica dá apenas uma ideia superficial da qualidade do processo de lavagem.

Informações detalhadas são obtidas por meio de um equipamento de alta precisão - um espectrofotômetro, que permite avaliar com máxima clareza a eficácia da medição quantitativa.

O principal método de teste é determinar a porcentagem de reflexão da luz, com base na capacidade do branco de refletir completamente os raios de luz e do preto de absorvê-los inteiramente.

Para obter o valor, encontre a porcentagem de intensidade de luz refletida nas diferentes manchas de teste. Em seguida, o valor obtido é comparado com a roupa lavada com o próximo padrão.

Unidade de referência para pesquisa

Nesta fase, a roupa lavada numa máquina de lavar de referência é utilizada como referência de teste. "Esvagador". Serve como equipamento de controle sob demanda DIN EN 60456.

Esta unidade é utilizada exclusivamente para determinar as características de qualidade das máquinas de lavar produzidas por fabricantes de diversos países nos últimos anos.

Unidade de lavagem para teste
A determinação da classe de lavagem é realizada simultaneamente nas máquinas de teste e de referência. A norma realiza cada lavagem com características equivalentes

Este é o carro mais comum, não produzindo mais de 800 rotações por minuto. O potencial técnico não é levado em consideração aqui - a estabilidade das operações realizadas é importante.

A cada vez, o dispositivo de referência lava os itens nele carregados com absolutamente a mesma qualidade, por isso é utilizado no formato de uma determinada medida para determinar as características de desempenho de outras máquinas.

A unidade padrão leva exatamente 5 kg de roupa e pesa de forma independente, porque O modelo possui um dispositivo embutido. A lavagem dura exatamente 79 minutos a uma temperatura de 60 °C.É ativado por cartão magnético com processo de lavagem programado que atende aos requisitos da UE.

Etapas de teste

A máquina de referência e de teste são iniciadas simultaneamente. A roupa é carregada nos tambores do equipamento de forma especial. Por exemplo, se um item for colocado com uma dobra para fora a partir do fundo do tanque, o próximo item após ele deverá ser colocado com uma dobra voltada para dentro.

Carregando roupa para teste
Para realizar o teste, a roupa é carregada de forma que o sabão em pó e as operações realizadas pela unidade afetem uniformemente toda a massa carregada no tambor

Junto com a roupa, são colocadas no tambor tiras com abas de referência. Se 6 kg de roupa forem carregados no equipamento em teste, por exemplo, uma tira adicional será fixada nele. Durante o funcionamento da unidade de lavagem, também é avaliado o seu consumo de energia.

No final do ciclo, a roupa é retirada das máquinas de lavar e dela são separadas as abas de referência. As peças lavadas são secas e a qualidade do enxágue é determinada de forma puramente visual.

A característica do enxágue geralmente não aparece na classificação, mas para quem sofre de alergias e crianças pequenas não tem pouca importância. Com efeito, em contacto direto com a pele, sensível a irritantes, o pó que fica nas fibras do tecido pode causar danos reais.

A seguir, a equipe do laboratório começa a estudar os retalhos. Eles são secos e passados ​​a ferro e depois examinados com um espectrofotômetro para determinar o grau de reflexão. Os dados do espectrofotômetro são transferidos para um computador com software projetado para processá-los.

Avaliação da remissão de luz difusa
Após a conclusão da lavagem e do enxágue, os auxiliares de laboratório avaliam os parâmetros refletivos dos lençóis e das tiras que estiveram tanto na máquina de referência quanto no equipamento que está sendo testado.

Na verdade, como resultado da pesquisa, obtém-se um valor quantitativo para a eficiência da máquina de lavar. Literatura "A" a unidade em teste poderá obtê-lo se lavar peças de tecido contaminadas 3% melhor do que a máquina padrão, "G" será atribuído aquele que conseguiu lavar 12% pior que o equipamento padrão.

A influência da classe de eficiência energética na escolha

As máquinas de lavar controladas eletronicamente diferem significativamente de seus antecessores históricos. O proprietário da unidade pode, a seu critério, definir o modo de temperatura, selecionar ou desativar as funções de enxágue ou centrifugação, definir um atraso de ativação, etc.

Observe que quanto mais operações uma máquina de processamento de roupas realiza, mais energia ela consome. Da mesma forma, o consumo de energia elétrica é afetado pela opção de centrifugação e pela temperatura de lavagem: quanto mais alta, mais você terá que pagar.

Painel de máquina de nova geração
Em vez de um sistema complexo de seleção de funções, as unidades de lavagem de nova geração possuem símbolos simplificados. A própria máquina determina os modos de operação e a capacidade de economizar energia

Devido à introdução de numerosas funções executadas em diferentes modos, o aparelho de comando electrónico tornou-se desnecessariamente complexo. Para não incomodar os proprietários unidades de lavagem informações desnecessárias, muitos fabricantes mudaram para um novo esquema - Fuzzy Logic, que traduzido para a nossa língua significa “lógica fuzzy”.

Graças ao novo princípio de controle, você só precisa selecionar o tipo de tecido no painel. A máquina determinará ela mesma todos os outros parâmetros de lavagem e procedimentos relacionados após analisar a situação. A unidade selecionará de forma independente o modo de consumo de energia ideal e mais econômico.

Pôster explicando os símbolos dos adesivos
Além da categoria de eficiência energética, classes de lavagem e centrifugação, a etiqueta indica o consumo de água, energia elétrica e o peso da roupa carregada

As máquinas de lavar com o sistema básico descrito são cerca de US$ 150 mais caras que as análogas convencionais. No entanto, o pagamento indevido é mais do que coberto pela poupança se a unidade for utilizada ativamente. Os custos são reduzidos em até 20%. Além disso, as unidades desta categoria também economizam no consumo de água.

Portanto, você deve decidir com antecedência quanto pretende gastar na compra. melhor máquina de lavar e compare com a economia potencial de recursos que o modelo que você gosta proporcionará como resultado de vários anos de operação.

Nem sempre é aconselhável pagar vários milhares a mais por uma classe superior. Afinal, praticamente não terá efeito na qualidade da lavagem. É difícil para um usuário comum, e mesmo “a olho nu”, determinar a diferença sem equipamento técnico. Sem dispositivos não é possível verificar a qualidade das lavagens correspondentes às classes “A” e “B”.

O consumo de energia das máquinas convencionais que não possuem uma função designada é determinado pelo consumo de eletricidade durante uma lavagem padrão a 60 °C. Quanto menos energia a unidade consumir, maior será sua classe.

Se o futuro proprietário não for muito exigente com a redução de custos que não é muito grande à primeira vista, e no caso do consumo de energia, não há necessidade particular de pagar a mais apenas pela “classe”.

Padronização de parâmetros de consumo de energia
A padronização dos parâmetros de consumo de energia é necessária para que o futuro proprietário possa comparar várias unidades diferentes com base nas características de eficiência energética

Para atribuir uma classe, a avaliação é realizada durante o processo de lavagem em diferentes modos com diferentes níveis de carga.Acredita-se que em um ano a máquina deva funcionar pelo menos 220 ciclos completos. Em média, a unidade de referência gasta 1,52 kW/h para uma lavagem de uma hora. O consumo anual é calculado em 334 kW.

Tabela com classes de máquinas de lavar
É importante saber que nem sempre a compra de uma máquina de lavar de primeira linha se justifica para uso em ambiente doméstico. Antes de comprar, você deve pensar se o móvel estará totalmente carregado de trabalho e se os proprietários precisam do mais alto desempenho na lavagem

Desde 2010, as fichas técnicas das máquinas de lavar indicam o índice de eficiência energética. Este é o significado Índice de Eficiência Energética indicado por abreviatura EEI. Isso torna muito mais fácil para o comprador escolher um modelo que atenda aos seus desejos em termos de classe de eficiência energética.

Para o cálculo do índice, multiplica-se o consumo anual de referência pelo coeficiente correspondente à classe de consumo energético e depois divide-se por 100.

As unidades mais econômicas são classificadas como classe “A+” ... “A+++”. A redução de custos é um parâmetro importante, mas só se justificará se a máquina for utilizada ativamente. Em caso de uso pouco frequente, não faz sentido correr atrás das vantagens, pois... você também terá que pagar uma quantia significativa por eles.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Os criadores do vídeo compartilham com potenciais compradores recomendações valiosas para a escolha de uma máquina de lavar:

A história discute as principais características que influenciam a escolha de uma máquina de lavar:

Nesta difícil forma experimental, são encontrados parâmetros para classificação de máquinas de lavar, e o comprador é apresentado apenas com designações que facilitam significativamente a escolha do modelo.

A principal tarefa do usuário é determinar por si mesmo a importância da classe do futuro assistente antes de comprar, comparando a economia potencial no futuro com o valor do pagamento a maior por “elegância”.

Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas e poste fotos sobre o tema do artigo. Diga-nos qual classe de máquina de lavar você preferiu comprar. Compartilhe por que você comprou esta opção específica.

Comentários dos visitantes
  1. Marina

    Li com interesse sobre como as máquinas de lavar são testadas para determinar se atendem a uma classe ou outra. Surgiu uma dúvida: essas unidades são produzidas em vários países, algumas são marcas conhecidas, outras são exatamente o contrário. Todos os fabricantes aderem a esses métodos e padrões de teste? Ou, tendo comprado um carro de marca desconhecida, você não deveria confiar nos adesivos da classe?

    • Dmitry

      É uma boa pergunta, claro. É especialmente relevante para os modelos chineses e domésticos, uma vez que eu e muitas outras pessoas somos muito sensíveis à escolha dos eletrodomésticos e naturalmente prestamos atenção à classe das máquinas de lavar. Todo mundo quer comprar mais barato, mas de classe superior. E aqui existe uma manobra para enganar. No entanto, tenho a certeza que na maioria dos casos este exame é obrigatório para todos os fabricantes e, acima de tudo, também é independente.

    • Especialista
      Evgenia Kravchenko
      Especialista

      Olá. Se você comprar qualquer máquina de fabricação duvidosa que não tenha sido comprovada, poderá se deparar com uma falsificação, falta de padrão e falsificação inescrupulosa de certificados.Assim como um dispositivo de marca, no momento da compra é melhor verificar a autenticidade por meio de números de série individuais e ligando para o serviço de suporte do fabricante.

  2. Marina

    Para mim, como mãe, é muito importante que a máquina de lavar tenha o modo “Infantil”, bem como a possibilidade de iniciar a função de enxaguamento potente. Porque meu filho é alérgico e preciso que a roupa seja bem enxaguada para que não fique nenhum vestígio de detergente. Também é melhor que a máquina esteja equipada com o modo “Rápido”, quando as coisas são lavadas em menos tempo, ou seja, não precisam de uma lavagem completa, mas apenas de refrescância.

  3. Trabalhei em uma loja de eletrodomésticos e recebemos seminários sobre venda de máquinas de lavar. Aconselhei a todos na hora de comprar uma máquina de lavar, ao ligar a máquina pela primeira vez, simplesmente passar pó e um pano ruim, para tirar os óleos de fábrica do tambor, não é necessário adicionar nenhum adicional pós especiais. Definir a velocidade de rotação para 1000 rpm, mais ou menos não faz sentido.

  4. Diana

    Eu precisava mais da configuração de "lavagem rápida". Caso contrário, sem quaisquer requisitos adicionais. Peguei indesit, carregamento superior, como o da minha mãe. Já está em serviço há três anos.

  5. Eu escolhi aqueles com maior carga. Como resultado, um ponto quente. Até 10 kg! Uma das coisas úteis é a autolimpeza. Um recurso verdadeiramente necessário.

  6. Karina Sabirova

    A Whirlpool lava e torce bem. Com a máquina de lavar anterior, eu tinha medo de definir velocidades altas - muitas vezes rasgava a roupa. Mas aqui não existe tal coisa. Coloquei a velocidade no máximo e as roupas não ficam muito amassadas, intactas e não demoram muito para secar.

  7. Eveline

    Excelente artigo informativo, obrigado ao autor! Pessoalmente, levamos o Hotpoint para 16 programas e 6 kg de carga. Sempre houve funções e modos suficientes e não pensávamos em quantos havia.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica