Como fazer a casinha de passarinho certa com suas próprias mãos: tipos, tamanhos, desenhos, instruções
Muitas vezes surge a pergunta: por que fazer uma casinha de passarinho com as próprias mãos se você pode comprar uma já pronta.Provavelmente porque os alojamentos para pássaros, construídos de acordo com o design clássico, são muito mais convenientes do que produtos de baixa qualidade, mas a um preço acessível. Além disso, esta também é uma boa maneira de fazer o dever de casa para a escola. Não se trata apenas de artesanato, muitas vezes são projetos reais com cálculos e novas ideias.
O conteúdo do artigo:
Qual material é melhor para uma casinha de passarinho?
As moradias para pássaros não podem ser feitas com o primeiro material que estiver à mão. Os adeptos da observação de aves podem confirmar que todos eles, seja um estorninho, um pardal ou um chapim, evitam materiais frios e com odores fortes.
A madeira é melhor, em qualquer formato, mas de preferência não compensado ou OSB comprado na loja de ferragens mais próxima. Também podem ser utilizadas para coberturas, mas antes da construção as telhas deverão ser lavadas com água, secas e expostas ao sol para que o cheiro de fenol desapareça.
Os melhores materiais para construir uma casinha de passarinho:
- As placas não são tratadas e são secas naturalmente. Você pode usar os antigos, com vários furos de pregos e parafusos. É claro que os fixadores devem ser removidos antes da construção. Você não pode usar placas envernizadas, pintadas ou gravadas de quaisquer contêineres ou paletes.
- OSB é comum, não impermeável, sem impregnação.
- Cartão grosso ou fibra.
- Contraplacado colado sem impregnações impermeáveis.
- Tábua de terraço. Ele irá para o telhado ou parte inferior da casa de passarinho.
- Garrafas PET de 5 litros para água potável engarrafada.
É claro que deveria haver apenas água no recipiente. Não faz sentido fazer uma casa de passarinho com uma garrafa na qual foram armazenados óleo, cerveja, leite, gasolina ou qualquer produto químico. A garrafa é usada como forro de reparo dentro de uma velha casa de passarinho.
Os pássaros distinguem bem os odores, por isso o material para construir uma casinha de passarinho deve estar limpo. Os mais perigosos são o aglomerado e o compensado “fresco”. Eles têm um índice fenólico muito alto. Isso deve ser lembrado antes de fazer uma casa de passarinho. A caixa ficará muito bonita, mas os pássaros evitarão esse tipo de alojamento. Para o telhado, pode-se usar compensado antigo, mas ainda não delaminado.
Também não é recomendado usar sem preparação quaisquer tábuas ou compensados que estejam armazenados no apartamento há algum tempo, um ano ou seis meses. Principalmente se houver animais de estimação em casa. Esse material deve primeiro ser lavado e exposto ao sol por pelo menos uma semana.
Muitas vezes você pode encontrar instruções passo a passo para fazer abrigos em uma árvore oca, como no vídeo:
O abrigo é quase invisível nos galhos das árvores, mas apenas para os humanos. Gatos, esquilos, furões e aves de rapina encontram facilmente locais de nidificação pelo cheiro. Portanto, um abrigo não é o melhor projeto de casinha de passarinho para construir com suas próprias mãos.
O papelão (somente embalagens de papelão ondulado marrom) é utilizado principalmente como isolamento dentro da caixa. As casas de pássaros antigas não precisam ser desmontadas em partes, basta colocar embalagens de papelão dentro.
Conselho! Para cortar espaços em branco para uma casinha de passarinho, é aconselhável usar ferramentas manuais: uma serra, uma furadeira, um suporte.As ferramentas elétricas geralmente ficam com graxa nas pontas, deixando um odor desagradável para os pássaros.
Se for planejada a instalação de gaiolas para pássaros no jardim em árvores frutíferas, o tratamento de copas, galhos e folhagens com produtos químicos terá que ser abandonado até que os filhotes voem. Se as aves já estiverem instaladas na casinha, é estritamente proibido retirar a caixa, cobri-la com filme e tentar fixar qualquer coisa na estrutura.
Para construir uma casa de passarinho com suas próprias mãos, uma tábua regular com bordas de 20 a 25 mm de espessura, lixada ou sem tratamento, é a mais adequada. É melhor não usar madeira de coníferas por causa da resina. A melhor opção é construir em bétula ou álamo tremedor.
A pior casa de passarinho é feita de sucata. É melhor não experimentar MDF, aglomerado, OSB, painel de fibra, mas comprar uma placa de bétula normal. Além disso, não é necessária muita madeira para construir moradias para estorninhos.
Esquemas e desenhos de casas de pássaros
Existem algumas opções de casas para pássaros. Muitos desenhos aparecem de forma arbitrária, no processo de criatividade de crianças ou adolescentes. Mas apesar da abundância de esquemas, apenas alguns criaram raízes na prática. Se uma opção de design incomum não for necessária, é melhor construir uma casa de passarinho no formato de uma caixa retangular com um telhado simples.
Versão clássica
Casa de passarinho retangular (paralelepípedo) com telhado plano inclinado do mesmo material do corpo.
O orifício de entrada - uma torneira (45 mm de diâmetro) - é cortado na parede frontal a uma altura de 90 mm do telhado. Acredita-se que, levando em consideração a saliência frontal do telhado de 70 mm, isso seja suficiente para proteger os moradores da gaiola do ataque de um gato ou esquilo.
A casinha de passarinho não tem poleiro.Essa também é uma das formas de proteger os habitantes da gaiola dos inimigos naturais. Os pássaros se acostumam facilmente com o tamanho da entrada e podem facilmente ficar sem poleiro, enquanto gatos e furões não conseguirão subir do telhado para a casa dos pássaros.
A profundidade da casa é de 160 mm. Esta é a distância mínima que garante a proteção dos estorninhos da chuva e do vento. A inclinação do telhado pode ser aumentada e a saliência pode ser aumentada para 100 mm. Mas não deve ser muito grande, pois o telhado vai atrapalhar quando instalado em uma árvore.
Versão Pioneer com teto removível
O esquema mais simples é com telhado plano. Anteriormente, as gaiolas eram construídas de acordo com este desenho durante as aulas de educação para o trabalho. No entanto, o design continua popular para instalação em áreas urbanas.
Uma característica distintiva da casa de passarinho é o seu telhado plano horizontal de 150x200 mm. Ele é preso ao corpo por meio de uma barra de espiga. Ou seja, o telhado pode ser retirado se necessário para higienizar o espaço interior.
Essa casa de passarinho pode ser instalada na loggia do primeiro ou segundo andar, em uma haste independente ou na parede da casa. A instalação em árvores ou cercas não é recomendada, o nível de proteção da casinha de passarinho “pioneira” é muito inferior ao do design clássico.
Casa de passarinho com telhado de duas águas
A estrutura mais complexa de construir, mas ao mesmo tempo a mais segura. A casinha de passarinho tem cobertura com duas vertentes, inclinada em grande ângulo. Saliências salientes e um grande ângulo de telhado proporcionam boa proteção contra gatos e furões, mas são praticamente inúteis contra pica-paus.
A salvação das aves de rapina é de grande profundidade - 160 mm, mas não pode ser feita mais, pois os filhotes não conseguirão sair da caixa.Em alguns modelos, o fundo e o teto são removíveis para que no final do verão possam ser higienizados com uma solução “Branca”. O produto mata bem carrapatos e parasitas, é praticamente inofensivo para as aves e o cheiro desaparece duas semanas após a higienização.
Além disso, o modelo tem um design mais atraente, muitas vezes é instalado próximo à caixa de correio sob o telhado da varanda ou na cerca da casa.
Independentemente do desenho do corpo, uma regra geral se aplica a todos os tipos de gaiolas. No inverno, eles precisam ser retirados, processados, secos e escondidos em sala aquecida até fevereiro-março do próximo ano.
A razão é bastante simples - a madeira sem pintura não tolera bem umidade, geada ou ventos fortes, então as paredes e o telhado geralmente ficam cobertos de rachaduras. Se a casa do passarinho for feita de madeira compensada, o material delaminará rapidamente. Além disso, corvos ou esquilos podem “alugar” a casa.
Instruções passo a passo
Para construir uma casa de passarinho com telhado plano, você precisará de:
- tabuleiro 20x130 cm;
- serra manual, chave de fenda;
- broca de anel e centro;
- fixador
Se a placa estiver muito seca, você precisará estocar uma broca de 2,5-3 mm. Será necessário pré-perfurar um furo para o parafuso auto-roscante.
Como prender
Normalmente, ao fazer pequenos artesanatos em madeira, sem pensar, utilizam parafusos de carpintaria pretos com 15-25 mm de comprimento. Mas no caso de uma casinha de passarinho, os fechos pretos não funcionam, é melhor usar parafusos amarelos.
Graças à camada protetora (zinco + cádmio), não enferrujam nem no telhado, o que significa que a casa dos estorninhos durará bastante tempo.
Cortando o material
Para construí-la, você precisará cortar a tábua conforme mostrado no desenho da casinha de passarinho.Você precisará cortar com cuidado, as extremidades das peças devem ser perpendiculares ao plano das peças, caso contrário, após a montagem da casa, grandes lacunas se formarão nas juntas.
Um furo de torneira é imediatamente marcado na placa da parede frontal e um furo é feito com uma broca circular.
Após a perfuração, é necessário chanfrar a borda do furo para que os pássaros não machuquem as patas. Se possível, é necessário remover todas as rebarbas nas extremidades e laterais do telhado.
Quando a marcação é feita corretamente, o material do cartão é consumido de forma bastante econômica.
Montando uma casa de passarinho
Agora conectamos a parede posterior com a lateral. Antes de apertar os fixadores, a moldura lateral deve ser apoiada em um suporte e devem ser feitos furos de centralização nos locais de aparafusamento dos parafusos.
A espessura da tábua é de apenas 25 mm, por isso é necessário furar, caso contrário pode partir a madeira.
A seguir, aparafusamos a segunda parede e a placa frontal da casinha de passarinho. Então o telhado é costurado. Além da cobertura da entrada, será necessário fazer uma pequena saliência na parede posterior, que será útil posteriormente na preparação para fixar a casinha de passarinho na árvore.
Na fachada em frente à entrada costuramos um pequeno poleiro. Suas dimensões foram reduzidas ao mínimo. O formato mudou - em vez do tradicional alfinete, é utilizada uma prateleira de dimensões reduzidas.
Este projeto não permite que pássaros grandes pousem: pegas, corvos, corujas.
Por último, o fundo é pregado e embutido no corpo da casa. A parte inferior é fixada com apenas dois parafusos auto-roscantes, portanto, se necessário, a parte inferior pode ser facilmente retirada do corpo.
Características de construção de uma casa de passarinho com telhado duplo
Em geral, a tecnologia de uma casa com telhado de duas águas é a mesma da versão clássica. A única diferença é a sequência de montagem do telhado:
- Primeiro, fixamos uma das rampas ao corpo da casa de passarinho. A borda deve coincidir com a cumeeira.
- Colocamos a segunda rampa no corpo com uma sobreposição na extremidade da anteriormente colocada. O parafuso auto-roscante deverá ser aparafusado ao longo da fibra da madeira, por isso é necessário pré-perfurar o furo.
- Os próximos dois parafusos auto-roscantes são aparafusados no telhado para que caibam nas paredes traseira e frontal (frontal) da casa de passarinho.
Os pontos para fixadores devem ser feitos com broca de centragem. Em seguida, aprofunde com uma broca fina de 50 mm. Só depois disso você pode apertar o parafuso. Se você tentar aparafusá-lo sem preparação, o parafuso ficará torto e sairá na superfície externa ou interna do corpo.
Outra característica é que no planejamento de uma casinha de passarinho com telhado de duas águas, é preferível fazer beirais e beirais com saliência aumentada para 70-80 mm. Isso protegerá a parede frontal de se molhar durante a chuva.
Não há necessidade de selar costuras e juntas. Se pretende instalar a casinha de passarinho ao sol, então na parte superior da parede posterior (sob o próprio telhado) será necessário fazer um orifício de ventilação e cobri-lo com uma rede.
Na fase final, é necessário fixar um trilho vertical na parede posterior. Este será o suporte para instalação da casa. O peso da caixa com telhado será de no mínimo 1,5-2 kg, dependendo da espessura das paredes e do tamanho do telhado.
Portanto, para fazer um estande, selecione um trilho com seção transversal de pelo menos 40x40 mm, de preferência pinho ou abeto. O trilho é colocado “na parte de trás” da casa de passarinho de forma que a borda superior (extremidade) encoste na inclinação traseira do telhado, após o que é fixada com parafusos auto-roscantes de 50 mm.
Qual é o melhor lugar para pendurá-lo?
Terminada a montagem, a superfície externa da caixa pode ser lixada com uma máquina manual para remover bordas e deixar a madeira mais lisa.As casinhas de jardim não são pintadas, se o elemento de instalação, por exemplo, estiver localizado em frente ao portão do local, é melhor pintar a caixa e o telhado com tinta acrílica.
Ninguém alugará uma casa para estorninhos durante o inverno, ela ficará no quintal por muitos anos. Mas caso os pássaros se instalem nele (os pardais muitas vezes “visitam”), ainda é melhor pintá-lo com acrílico em vez de esmalte nitro.
Instalação externa
Freqüentemente, casas para estorninhos e outras aves são instaladas deliberadamente próximas às árvores, mas separadas da copa. Um poste de cerca ou um tronco velho de uma árvore outrora murcha (sem copa e galhos) pode servir de suporte.
Não é recomendado fixar uma casinha de jardim diretamente em um suporte de madeira. Você precisa encontrar um cano de aço, com pelo menos um metro de comprimento, talvez um cano de água. Ele é preso a um suporte de madeira por meio de arame de aço, e a própria casinha de passarinho é inserida em seu interior e fixada com algumas cunhas.
Conselho! Nenhum comedouro ou garrafa de comida deve ser instalado sob a gaiola.
A altura de uma casa de passarinho adequada ao nível do solo deve ser de pelo menos 2,5 M. Um tubo de aço com um metro de comprimento garante que nenhum gato, furão, doninha, muito menos um rato, alcance a casa de passarinho.
Mas a instalação em um poste tem uma desvantagem: as paredes da casa e o telhado ficarão muito quentes sob os raios solares. Portanto, a superfície externa é selada com papel leve (mas não com papel alumínio) ou a madeira é branqueada com água oxigenada (alvejante) na fase de construção.
Montagem em madeira
A instalação na copa de uma árvore é considerada mais comum. O mais difícil é escolher o local certo para a montagem. O melhor lugar é considerado uma bifurcação entre dois galhos horizontais grossos que se estendem do tronco.
Neste caso, uma placa de jumper é montada (amarrada) entre os galhos, à qual é fixado o suporte. É importante que não haja galhos à esquerda, à direita ou abaixo que possam ser usados pelos predadores como apoio antes do ataque. A parede frontal com entrada deve ser voltada na direção do tronco da árvore.
Além disso, duas voltas são enroladas no telhado e dois ou três trechos são feitos em grandes galhos localizados acima. Tal montaria resistirá até mesmo aos ventos mais fortes e garantirá a proteção das aves contra predadores.
Parede da casa
As casas de pássaros costumam ser colocadas lado a lado, diretamente na alvenaria de uma casa particular. É claro que neste caso a casa não é destinada aos estorninhos, eles não suportam ficar perto dos humanos. Uma casa de passarinho provavelmente será habitada por chapins ou, menos comumente, andorinhas e andorinhões.
A caixa é simplesmente pregada com buchas atrás do poste vertical. Se as saliências do telhado se estenderem o suficiente, nenhuma ação adicional será necessária. Com saliências curtas sobre a casa, será necessário fazer um dossel. Caso contrário, quando chover, a casa do passarinho ficará inundada com água espirrando das calhas. Geralmente é uma folha de borracha ou plástico costurada acima do telhado na parede acima da casa.
Resultados
Fazer uma casa de passarinho com as próprias mãos não será difícil se você não economizar nos materiais e não tentar dar-lhe um formato incomum ou implementar “novas” ideias de design. A casinha de passarinho clássica padrão tem servido como lar para pássaros há décadas, e ninguém jamais inventou nada melhor do que os clássicos.
Conte-nos sobre sua experiência construindo casas. Que erros você deve evitar primeiro? Adicione também o artigo aos favoritos e compartilhe-o nas redes sociais.
Ainda é melhor colar um filme autoadesivo no telhado. Pela minha experiência, direi que na maioria das vezes as gaiolas desmoronam devido a rachaduras no telhado ou na parede traseira.
Você pode vender até 100 casas de pássaros por temporada. Esses modelos com certeza são legais, levam de 3 a 4 peças por jardim. Se for para crianças, você precisa colori-lo com personagens de desenhos animados, por exemplo, Cheburashka ou Gena, o crocodilo. Os de plástico podem ser vendidos no máximo de 4 a 5 peças em dois meses.