Como escolher um aquecedor a óleo: dicas para compradores e uma análise das melhores opções

Não importa se você mora em um apartamento ou em sua própria casa de campo, problemas de aquecimento podem surgir em qualquer lugar e, via de regra, nos momentos mais inoportunos. E eles terão que ser resolvidos com urgência. Se você não quer que esse problema o pegue de surpresa, você deve tomar cuidado antes de adquirir uma fonte de calor confiável.

Com o artigo que apresentamos você aprenderá como escolher um aquecedor a óleo. Para os futuros proprietários do aparelho, disponibilizamos todos os critérios que influenciam na determinação do melhor modelo para você. Levar em consideração nossas recomendações eliminará e evitará todos os erros possíveis.

Como funciona um aquecedor a óleo?

O radiador, como você pode imaginar, é a parte mais importante de qualquer aquecedor a óleo. É feito de metal ferroso. A espessura das paredes do radiador é de 0,8-1 mm. Todos os componentes deste produto devem ter dimensões precisas, portanto, o corte de metal a laser é utilizado no corte.

Esta tecnologia permite tornar as bordas das peças uniformes e suaves. Pequenos elementos do radiador são feitos por estampagem e equipamentos de dobra de chapas são usados ​​para fazer ângulos retos.

Qual aquecedor a óleo é melhor escolher?
Um aquecedor a óleo é um dispositivo muito prático e amplamente utilizado em nosso país como fonte de aquecimento adicional durante o período de entressafra.

Como se trata de um dispositivo de aquecimento no qual será derramado óleo, suas seções devem estar absolutamente vedadas. Este parâmetro é alcançado pelo método de microssoldagem por pontos de peças individuais entre si, seguida de prensagem.

Para que as seções possam ser conectadas entre si, são fornecidos furos especiais em seu design. O radiador é montado usando uma conexão de niple confiável que não permite vazamentos.

Um revestimento durável é aplicado ao radiador acabado usando tecnologia de pó, na qual a tinta polimeriza como resultado do aquecimento em um forno especial.

O óleo mineral do transformador é um enchimento derramado no radiador do aquecedor montado. Era uma vez, os primeiros aquecedores a óleo eram abastecidos com óleo através de uma válvula especial. Agora, o enchimento dos recipientes é feito durante a montagem do aparelho.

Como funciona um aquecedor a óleo?
Não há nada no design deste dispositivo que possa causar confusão ou perplexidade: é conveniente e simples, compacto e transportável

Sem quebrar a estanqueidade do dispositivo, nele é inserido um aquecedor elétrico, após o qual são fixados na parte externa painéis laterais superiores de metal e plástico. O painel frontal contém um termostato, proteção contra superaquecimento e um regulador de energia. Resta conectar um cabo com plugue ao dispositivo acabado, o que garantirá sua alimentação.

Quando já tiver sido determinado um local específico da sala para o aquecedor, é necessário fixar as rodas com um suporte na parte inferior do corpo.Isso é feito por meio de fixadores especiais com porcas incluídas na embalagem do dispositivo.

Ele se familiarizará com os lados positivos e negativos de radiadores elétricos de todos os tipos, incluindo dispositivos à base de óleo. próximo artigo, que recomendamos a leitura.

Princípio de funcionamento do dispositivo de aquecimento a óleo

Em primeiro lugar, ligamos o aquecedor à rede e, em seguida, utilizamos o termóstato para regular a temperatura do ar para um nível que garanta um ambiente confortável na sua divisão. O que acontece com o próprio dispositivo?

O processo de aquecimento consiste em várias etapas e é assim:

  • Primeiro, o elemento de aquecimento (aquecedor elétrico) aquece;
  • do elemento de aquecimento, a energia térmica é transferida para o óleo mineral - o refrigerante;
  • o óleo aquece a carcaça do radiador;
  • o corpo do aparelho, como um radiador convencional, aquece o ar do ambiente.

Na verdade, o aquecimento da sala é feito por convecção. Acredita-se que a temperatura máxima que pode ser alcançada aquecendo a carcaça do radiador do aparelho seja de 150 graus. Nem todos os modelos são capazes de aquecer assim, mais frequentemente o limite de aquecimento é ainda mais baixo. Mas a temperatura da caixa não ultrapassará o máximo especificado.

Recomenda-se que modelos econômicos sem sistema de controle de temperatura integrado sejam equipados com termostatos na tomada. Você aprenderá como escolhê-los e usá-los em nosso artigo recomendado.

Princípio de funcionamento do aquecedor a óleo
O aquecedor a óleo funciona a partir da rede elétrica: um elemento de aquecimento é aquecido dentro de seu corpo, que transfere energia para o refrigerante, que ilumina as seções metálicas do dispositivo e aumenta a temperatura ambiente através delas

Para que o ar da sala aqueça mais rápido, é necessário acelerar o processo de mistura da massa fria com as correntes aquecidas. É por esta razão que vários fabricantes fornecem ventiladores aos seus modelos. Esse aquecedor a óleo aquecerá o ambiente muito mais rápido.

Se o seu modelo não vier com ventilador, você pode usar o seu próprio, com o qual lutou contra o calor no verão. O efeito será o mesmo. A vantagem de um ventilador independente é que ele pode ser orientado para a área da sala onde precisamos principalmente de calor.

Recursos adicionais que valem a pena considerar

Modelos avançados de aquecedores a óleo possuem funções adicionais que melhoram o desempenho do dispositivo, ao mesmo tempo que aumentam ligeiramente seu custo.

Controle remoto
Estamos acostumados ao controle remoto de vários dispositivos e estamos convencidos de que isso é realmente conveniente, por isso o controle remoto do aquecedor a óleo ficará ao lado da televisão e do ventilador

Aqui estão alguns exemplos de funções adicionais exigidas pelos clientes:

Número 1. Umidificação do ar. Ao usar dispositivos de aquecimento, o ar da sala geralmente fica seco e a umidade adicional seria muito útil. Vários aquecedores elétricos a óleo são equipados com um dispositivo simples que ajuda a umidificar o ar.

Normalmente este é um recipiente no qual os próprios proprietários devem despejar água. Quando o aparelho aquece, a água do recipiente evapora, compensando assim a falta de umidade. Caso esta função útil não esteja prevista no modelo, é aconselhável adquirir umidificadorpara manter o nível de umidade necessário para respirar.

A compra aumentará significativamente o nível de conforto umidificador-purificador de ar. Além de aumentar a umidade, este aparelho também elimina a poeira suspensa no ar - tradicional companheiro do aquecimento convectivo.

Nº 2. Maior segurança. Se estiver frio em uma casa ou apartamento, nos esforçamos para aumentar a temperatura do ar principalmente nos cômodos onde as crianças dormem ou brincam.

Um radiador quente é um perigo potencial para as crianças, por isso é melhor cobri-lo com uma capa protetora. Deve-se levar em conta que o invólucro também apresenta desvantagens: dificulta o processo de convecção. Porém, a segurança da criança vale a pena.

Número 3. Programação e controle remoto. Se um controle remoto estiver incluído com o aquecedor, o dispositivo poderá ser controlado à distância. Se o radiador tiver um temporizador embutido que liga e desliga o aparelho dependendo do grau de aquecimento, seu ambiente ficará quente e aconchegante sem custos desnecessários de eletricidade.

Você pode programar o aparelho para ligar meia hora antes de você acordar, para que a temperatura do ar na casa ao acordar seja a mais confortável possível.

Número 4. Facilidade de movimento. Via de regra, os rolos estão incluídos no pacote básico de um aquecedor a óleo. Usar ou não é decisão do dono do aparelho, pois é ele quem vai parafusar esse aparelho na parte inferior do aparelho.

Capa protetora
A segurança do funcionamento dos dispositivos de aquecimento é um ponto importante que nunca deve ser esquecido, especialmente se o aquecedor estiver localizado no quarto ou na sala de jogos de uma criança.

A lista de elementos adicionais com os quais os fabricantes de radiadores equipam seus dispositivos não está completa. Pode ser uma secadora de roupas, mecanismos de proteção contra superaquecimento e tombamento, etc. Em qualquer caso, é o comprador quem faz a escolha final das funções para as quais gostaria de doar o seu dinheiro.

Principais critérios de seleção

Escolhendo o melhor aquecedor - uma tarefa bastante complexa, cuja solução depende em grande parte dos objetivos que o comprador se propôs. Mas existem critérios-chave para os quais gostaria de chamar sua atenção:

Secador aquecedor
Um excelente complemento à função de aquecimento ambiente é secar roupas, o que pode ser problemático se o tempo estiver ruim lá fora e os radiadores da casa ainda estiverem frios

Número 1. Parâmetros técnicos. A principal atenção deve ser dada à potência do dispositivo. Esta característica será discutida mais adiante. Aqui basta mencionar que a potência deve estar interligada com o tamanho da sala que necessita de aquecimento.

Precisamos de um radiador para criar conforto na casa, por isso deve-se dar preferência a um modelo mais potente.Afinal, é muito decepcionante quando, depois de comprar um modelo de baixo consumo de energia, você continua congelando. Um produto bastante potente que possui pelo menos 2 modos de aquecimento, um controlador de temperatura e um termostato embutido merece atenção.

Número 2. Tamanhos de seção. Geometricamente, os parâmetros do dispositivo também são importantes. Seções estreitas aquecem mais rápido, usando menos eletricidade para esse processo, mas sua área superficial total é pequena. Portanto, aquecer o ar da sala com a ajuda deles não acontecerá muito rapidamente.

Seções largas podem ser rapidamente resfriadas pelo ar, portanto será necessária mais eletricidade para aquecê-las. Ao escolher os parâmetros das secções, está essencialmente a fazer uma escolha entre a velocidade de aquecimento da divisão e a poupança.

Número 3. Peso. Não compre um aparelho muito leve e com dimensões impressionantes. Este efeito pode ocorrer se o metal usado na fabricação do radiador for muito fino ou por algum motivo não houver óleo suficiente no dispositivo.

Nº 4. Elementos adicionais. Na entressafra, quando já está frio lá fora e está chovendo, e você nem pensou em ligar o aquecimento, é preciso resolver de alguma forma o problema de secar a roupa. Não pode ser colocado diretamente no aquecedor, como em um radiador normal. Mas comprar um aparelho diretamente com uma secadora é uma excelente saída. É melhor ignorar opções desnecessárias.

Número 5. Aparência. Qualquer dispositivo não deve apenas executar as funções que lhe são atribuídas, mas também ser agradável à vista. Se um designer trabalhou arduamente no interior da sua casa de campo, seria uma pena arruinar todos os seus esforços adquirindo uma peça que não combina com o espaço envolvente.

Além disso, há muito por onde escolher: as lojas apresentam-nos modelos de diferentes fabricantes, cores, formatos e tamanhos.Existem também produtos neutros que cabem em quase todos os interiores.

Variedade de modelos
Graças à concorrência implacável no mercado de eletrodomésticos, estão surgindo diversos modelos de aquecedores, o que permite escolher um produto não só pelas suas funções, mas também pela cor, tamanho e outros parâmetros.

Um aquecedor a óleo é um dispositivo que deve servir por muitos anos. Ao adquiri-lo, não se esqueça de preencher corretamente todos os documentos que lhe permitirão solicitar reparos em garantia caso haja necessidade.

Cálculo dos requisitos de energia do dispositivo

Se não quisermos pagar a mais pelo excesso de potência do dispositivo, devemos conhecer nossa real necessidade desse parâmetro do radiador. Esta característica depende diretamente do volume da sala que precisa ser aquecida.

Existe uma regra que deve ser usada quando calculando a potência do dispositivo de aquecimento qualquer tipo. É o seguinte: para aquecer cada dez metros quadrados de uma sala você precisará de apenas 1 kW de energia emitida pelo seu radiador.

Embora tenhamos denominado esta condição de universal, é importante referir que se trata de apartamentos cujo pé-direito tem altura padrão de 2,75 metros. Como calcular a necessidade de energia do aparelho se os tetos do seu apartamento estão localizados a uma distância diferente do chão?

Oferecemos o seguinte algoritmo que pode ser usado neste caso:

  • multiplique o comprimento da sala pela sua largura, calculando a área da sala;
  • multiplique o resultado resultante pela altura real da sala, determinando o volume da sala;
  • Vamos dividir o volume calculado por 25, obtendo um valor correspondente à quantidade de kW que serão necessários para aquecer a nossa sala.

A divisão é feita precisamente por 25, pois acredita-se que para aquecimento 25 m3 Será necessário 1 kW de energia.

Para resumir os cálculos e raciocínios, digamos que para um quarto standard, cuja área seja próxima de 20 metros quadrados. metros, um radiador de 1,5 kW será suficiente. Se a sala for maior, você precisa escolher um modelo mais potente.

Nas lojas modernas, os aquecedores a óleo, cuja potência não ultrapassa 2,5 kW, são apresentados de forma ampla o suficiente para que você possa escolher o aparelho que melhor se adapta a você.

Características de operação e cuidados

Os aquecedores a óleo não requerem cuidados extensos e complexos ou manutenção especial. Para limpar a superfície do aparelho, basta passar um pano macio e seco.

Características de operação
O aquecedor a óleo não causa dificuldades de operação e manutenção: basta lembrar que ele só funciona na posição vertical, e também garantir que o temporizador de desligamento esteja funcionando corretamente

Agentes abrasivos não podem ser usados ​​para limpá-lo.

Ao utilizar este tipo de dispositivo de aquecimento, alguns cuidados devem ser tomados:

  • Não deve ser utilizado em ambientes com alta umidade, a menos que os dispositivos estejam equipados com proteção especial, cuja informação consta no passaporte do produto.
  • O cabo de alimentação não deve entrar em contato com o corpo do radiador, pois as altas temperaturas podem derreter o isolamento do fio, o que é perigoso!
  • O aquecedor só pode ser operado quando estiver posicionado estritamente na vertical, não deve ser virado!
  • O aquecedor não deve ser colocado perto de equipamentos elétricos ou de tomadas elétricas!
  • Ao conectar o equipamento à rede, não se deve utilizar extensão, pois durante o funcionamento pode superaquecer e pegar fogo.
  • O dispositivo não deve ser instalado perto de móveis, têxteis ou outros materiais inflamáveis ​​ou fusíveis.
  • O radiador deve ser transportado segurando-o pela pega especial: é proibido puxá-lo pelo cabo!
  • Um aquecedor a óleo não pode ser guardado na varanda, na garagem ou no galpão, pois nessas condições de armazenamento poderá falhar precocemente.
  • Não use o dispositivo em salas designadas para armazenamento de materiais explosivos!
  • Um aquecedor a óleo só pode ser utilizado durante o período especificado no passaporte do fabricante.
  • Se o aparelho estiver vazando, não se apresse em mandá-lo para conserto: é melhor comprar um novo, pois o refrigerante novo não será mais bombeado para o recipiente e, devido ao vazamento, sua quantidade agora não corresponde aos parâmetros técnicos indicados.

Gostaria de chamar mais uma vez a sua atenção para os perigos do funcionamento inadequado deste aparelho eléctrico. Se você ligar um aquecedor a óleo na posição “deitado”, o óleo quente pode romper a carcaça e causar incêndio. Afinal, o óleo mineral não enche o recipiente até o topo.

Quando o aparelho está deitado de lado, o elemento de aquecimento fica parcialmente exposto, o que significa que está em contato com um ambiente agressivo ao oxigênio. A temperatura operacional do dispositivo de aquecimento aumentará e o líquido refrigerante começará a queimar.

A fuligem aparecerá nas paredes internas, impedindo a transferência normal de calor. O aparelho terá que funcionar com carga aumentada, por isso irá falhar muito antes do prometido pelo fabricante.

Também é indesejável que o aquecedor funcione quando o sensor de superaquecimento estiver com defeito.Neste caso, o aquecimento não será interrompido quando a temperatura crítica máxima for atingida. O dispositivo não desligará, mas aquecerá até queimar.

As piores previsões prometem um incêndio que se transformará em incêndio se ninguém o impedir em tempo hábil. Um risco de incêndio pode ser criado por itens pendurados para secar em um radiador a óleo.

O aquecedor pode superaquecer facilmente e causar incêndio. As mesmas consequências serão causadas por objetos estranhos nas saídas e aberturas de ventilação. Se você ouvir nossos conselhos, compre um aparelho confiável e de alta qualidade que irá atendê-lo por muitos anos, sempre auxiliando quando necessário.

Revisão dos melhores modelos

Muitas empresas nacionais e estrangeiras estão envolvidas na produção de aquecedores a óleo. Os produtos mais populares são da DeLonghi (Itália), Bimtek (Alemanha) e General Climate (Holanda). Este fato não significa que os produtos de outros fabricantes sejam ruins.

As empresas listadas são simplesmente as melhores do mercado mundial hoje. Amanhã a situação pode mudar.

Se falamos do mercado interno, convidamos você a se familiarizar com os melhores modelos de radiadores a óleo apresentados em diferentes categorias de preços.

Critérios de seleção para comparação

Para comparar dispositivos de aquecimento entre si, escolhemos as seguintes características:

  • poder;
  • segurança e confiabilidade na operação;
  • parâmetros corporais;
  • presença de funções adicionais.

Já falamos sobre potência e funções adicionais acima e não vamos nos repetir. Vamos falar sobre confiabilidade e segurança dos produtos.

Critérios de escolha
Como os produtos que entram no mercado interno são fabricados na China, ainda que sob licença de países europeus, não se deve prestar atenção ao país de origem indicado nos folhetos publicitários

O mercado interno está repleto de produtos fabricados na China. Existem, claro, modelos feitos em conjunto. Além disso, a produção chinesa é frequentemente realizada com base em licenças concedidas por empresas europeias. No entanto, estes factos não afectam de forma alguma a qualidade do que está nas nossas prateleiras.

Portanto, excluiremos o argumento do nome do fabricante do conceito de “confiabilidade” e focaremos nossa atenção em funções que podem aumentar a segurança de utilização do produto em uma casa ou apartamento.

Quanto aos parâmetros do corpo do modelo, este indicador é de grande importância. Afinal, a temperatura de seu aquecimento depende do tamanho do aparelho. Se você comparar dois radiadores com a mesma potência, certifique-se de que o menor aqueça primeiro.

Mas uma vez aquecida, uma área de superfície maior permanece quente por mais tempo.Portanto, o próprio comprador deverá avaliar esse parâmetro com base nos objetivos que pretende alcançar.

Os melhores modelos baratos

Os modelos foram selecionados com base nas avaliações dos clientes entre modelos baratos, cujo preço está na faixa de 2.300 a 2.600 rublos.

Modelo SUPRA ORS-07-SN
Este é um aquecedor a óleo SUPRA ORS-07-SN barato, mas de altíssima qualidade, que merece o primeiro lugar no grupo de aparelhos acessíveis: é compacto, possui todas as funções necessárias e é fácil de usar

A lista de líderes em termos de demanda é encabeçada por:

  • SUPRA ORS-07-SN. Este é um pequeno dispositivo que faz bem o seu trabalho e não está sobrecarregado com funções desnecessárias. Porém, tem tudo que você precisa: regulador, luz indicadora de energia, rodas e compartimento para cabos. SUPRA ORS-07-SN está protegido contra superaquecimento. Este modelo não tem desvantagens significativas.
  • Hyundai H-HO1-05-UI550. Este modelo foi projetado para funcionar em uma sala cujo tamanho não exceda 14 m2. Pode funcionar como aquecimento adicional ou pode ser utilizado para aquecimento local, localizado, por exemplo, junto ao local de trabalho do proprietário. A vantagem do Hyundai H-HO1-05-UI550 é o seu baixo peso (5 kg), além da presença de proteção contra superaquecimento e gelo.
  • Timberk TOR 21.1005 SLX. O aparelho tem potência de 1,8 kW, mas, com base nos dados do passaporte, é capaz de aquecer uma sala de 24 m2. O aquecedor é equipado com controle eletrônico e tem efeito lareira. As desvantagens incluem o forte aquecimento do case, cuja superfície pode até queimar.

Com o uso adequado, os modelos comprovados na prática durarão tanto quanto os fabricantes prometeram.

Categoria de preço médio

Se você está disposto a gastar um pouco mais na organização de um ambiente confortável em sua casa, pode considerar vários modelos da categoria de preço médio, em que o custo varia de 3.400 a 3.500 rublos.

Modelo Resanta-OM-7NV
Se você deseja obter um modelo com um design atraente, então Resanta-OM-7NV é exatamente o que você deveria estar interessado

Lista dos representantes mais populares do segmento de preço médio:

  • Resanta-OM-7NV. Este modelo irá deliciar os estetas com sua aparência atraente: o corpo cinza-azulado do aparelho é equipado com elementos brilhantes. Com uma potência de 1,9 kW, aquece rapidamente a divisão graças ao ventilador incorporado. As vantagens incluem a confiabilidade deste produto.
  • Polaris PRE M 0920. Ao ligá-lo pela primeira vez, você poderá notar um leve odor de plástico, que desaparecerá à medida que você continuar a usar o aquecedor. O aparelho possui três modos de operação e aquece tão bem que você só precisará de aquecimento máximo quando o gelo começar ou quando o aquecimento estiver completamente desligado.
  • Clima Geral NY23LA. Digamos desde já que não existe temporizador no design do dispositivo. Esta é sua única desvantagem. Agora vamos passar para as vantagens. Este produto com corpo durável está equipado com dois elementos de aquecimento.

O aquecedor externo descrito pode ser utilizado para operar em condições de temperaturas iniciais abaixo de zero, devido à presença de uma função de proteção contra congelamento. Se você executá-lo em modo automático, manterá a temperatura ambiente de +5ºС.

Dispositivos caros com funções adicionais

Se suas finanças permitirem que você compre o que quiser, você pode adquirir um dos caros dispositivos milagrosos (preço a partir de 3.700 rublos), que, além do aquecimento, irá encantá-lo com seus recursos adicionais.

Modelo Electrolux EOH/M-1221
O modelo Electrolux EOH/M-1221 é a própria exceção às regras gerais de que falamos acima: possui propriedades únicas, graças às quais pode trabalhar em condições de alta umidade

As fileiras dos equipamentos de elite são lideradas por:

  • Electrolux EOH/M-4209. Este dispositivo aquecerá rapidamente o seu ambiente graças ao efeito lareira. Este é o nome do aumento da tração, que é criado graças às ranhuras especiais localizadas na carcaça do radiador. O aquecedor é equipado com compartimento para o cabo, não emite odores e desliga quando superaquecido.
  • Rolsen ROH-D9. Este modelo possui apenas sete seções, mas com a ajuda de um ventilador embutido aquece rapidamente uma sala de até 20 m2. É aconselhável utilizá-lo para aquecimento adicional de instalações em edifícios de apartamentos.
  • Electrolux EOH/M-1221. Embora este modelo não possua temporizador, suas vantagens são grandes: pode ser utilizado com segurança em ambientes com alta umidade. Se você comprar este aparelho, nunca terá que tomar banho em uma sala fria.

Vamos dar uma olhada mais de perto no terceiro modelo. Se o radiador for derrubado acidentalmente, o dispositivo será desligado imediatamente.

Está protegido contra sobreaquecimento, tem efeito lareira e está equipado com rodas que podem rodar em diferentes direcções.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Neste vídeo, chama-se a atenção dos compradores para os parâmetros de compra que não consideramos neste artigo para evitar duplicação de informações. Isso o ajudará a evitar erros e a conseguir o que precisa.

Não importa se você compra um de nossos modelos de aquecedores a óleo recomendados ou escolhe outro. Se você leu este artigo, então sabe como escolher e quais critérios deve seguir para entender qual aquecedor a óleo é melhor para você. Então, guiado por esses critérios e pelo bom senso, você fará a escolha certa.

Conte-nos como você selecionou um aquecedor a óleo para sua casa de campo/escritório/apartamento. Compartilhe qual foi o fator decisivo na hora de realizar uma compra. Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos relacionadas ao tema do artigo e tire dúvidas sobre pontos de interesse.

Comentários dos visitantes
  1. Valentina

    Temos uma casa de campo de dois cômodos - uma dacha, onde vamos nos finais de semana. O aquecimento é sempre um problema. Usamos um aquecedor antes, mas nem tudo foi satisfatório. Fez um barulho muito alto, como um aspirador de pó. E o ar estava seco, às vezes cheirava a queimado. Eles estavam com medo de deixá-lo sozinho. Agora compramos um resfriador de óleo, não chinês, caro. Tem uma desvantagem: demora muito para aquecer, mas aquece bem o ambiente. Agora que nos ajustamos, logo ao chegar ligamos e vamos trabalhar no quintal ou jardim. E quando entramos em casa já está quentinho lá. É bom que seja sobre rodas, para que possamos movê-lo de sala em sala.

  2. Dasha

    Há 12 anos que usamos um radiador a óleo em nosso apartamento. Comprei uma vez e parece que nunca quebra. Está equipado com uma ventoinha, que utilizamos direcionalmente quando queremos aquecer rapidamente os pés, por exemplo. O radiador possui as funções mais necessárias - um termostato e dois modos de energia. Utilizamo-lo apenas nas épocas mais frias, quando o aquecimento central não é suficiente.Ele consome muita eletricidade.

  3. Vitaly

    O que é melhor levar - aquecedores a óleo ou convector elétrico? Aquecerei a casa de campo na primavera e no outono, não há outro aquecimento lá. Ouvi dizer que algumas pessoas têm dores de cabeça por causa de aquecedores a óleo, então, por enquanto, estou mais inclinado a usar um convector.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica