Como escolher o esmalte para restauração de banho: uma revisão comparativa de produtos populares

Mais cedo ou mais tarde, tudo fica em mau estado. Isso se aplica não apenas às coisas, mas também aos equipamentos de encanamento.A banheira, que recentemente brilhava de brancura, depois de algum tempo inevitavelmente amarelará, perderá o brilho e ficará coberta por uma rede de fissuras.

Concordo, uma substituição completa de acessórios de encanamento é uma tarefa cara e problemática. Se a integridade da tigela for preservada, você poderá prolongar sua vida útil repintando a superfície da banheira. Este serviço pode ser encomendado a uma empresa especializada ou você mesmo pode fazer o trabalho. O principal é escolher uma composição de alta qualidade.

Antes de escolher o esmalte para restauração de banheiras, você precisa saber mais informações sobre os produtos disponíveis nas lojas de encanamento. Descrevemos detalhadamente os prós e contras, bem como as especificidades da aplicação de diferentes composições.

Para facilitar sua escolha, sugerimos que você se familiarize com uma análise de esmaltes populares que receberam muitos comentários positivos dos consumidores. Entre eles estão produtos de empresas nacionais e estrangeiras.

O que é esmalte de banho?

Cada banheira de ferro fundido passa por um complexo procedimento de esmaltação durante o processo de fabricação. Na verdade, o esmalte em sua superfície é uma substância vítrea especial, que sob condições especiais é aplicada na superfície da tigela. Isso acontece em várias etapas pelo método de pulverização.

O pó de esmalte é aplicado na superfície interna muito aquecida do banho. Sob a influência da alta temperatura durante a queima, é assado.

Esmaltando uma banheira em produção
Na produção, o esmalte é aplicado na superfície da tigela sob altas temperaturas, resultando em um revestimento muito durável e resistente ao desgaste.

Este procedimento é repetido várias vezes até que seja obtido um revestimento de esmalte durável e com espessura suficiente. É claro que é impossível repetir este procedimento em casa.

No entanto, os fabricantes oferecem produtos para a chamada esmaltação a frio. Ela assume que o esmalte será aplicado sem queima. O revestimento resultante só pode ser chamado condicionalmente de esmalte, pois terá diferentes características de desempenho.

Restauração residencial: prós e contras

Antes de decidir esmaltar uma banheira em casa, seus proprietários, via de regra, encontram muitas críticas positivas e negativas de quem já o fez. Vamos tentar sistematizá-los.

Portanto, as vantagens da autoesmaltação incluem:

  1. Estética. A capacidade de obter um banho atualizado sem desmontar equipamentos antigos e sem realizar reparos relacionados.
  2. Disponibilidade. O custo do produto de restauração é relativamente baixo.
  3. Possibilidade de autopintura. Se desejar, você mesmo pode realizar o trabalho de esmaltação a frio de uma banheira, economizando nos serviços de especialistas.
  4. Variabilidade de cores. O esmalte aplicado na tigela pode ser de quase qualquer cor. É obtido por meio de um agente tintométrico, que acompanha o esmalte ou adquirido separadamente.
  5. Capacidade de manutenção. O revestimento obtido durante a esmaltação a frio pode ser restaurado.

O esmalte caseiro também tem suas desvantagens.

Deve-se notar que eles são bastante significativos:

  1. Fragilidade. A vida útil do revestimento aplicado é muito menor que a do esmalte de fábrica. Depende do material com que a banheira é revestida. Em média, esse esmalte dura de 5 a 8 anos, após os quais você pode aplicar uma nova camada de produto restaurador.
  2. Baixa estabilidade a vários danos mecânicos. Mesmo um objeto não muito pesado caindo de uma pequena altura na banheira pode danificar o revestimento.
  3. Sensibilidade química. Alvejantes, tintas, fotoreagentes, etc. as composições provocam mudança na tonalidade do esmalte.
  4. Requisito de cuidado. EM limpando produtos Não deve haver abrasivos ou alvejantes. O ideal é que o banho seja lavado com água e sabão comum.

Listamos as principais vantagens e desvantagens da esmaltação doméstica. O que supera, cada um decide por si.

Esmaltando uma banheira em casa
A chamada esmaltação a frio em casa é realizada de forma completamente diferente da produção. O revestimento resultante é semelhante ao esmalte de fábrica apenas na aparência. O desempenho varia significativamente

A única coisa que gostaria de prestar atenção especial é a correção restauração de banheira. Se todos os requisitos do fabricante do produto não forem rigorosamente atendidos, o novo revestimento não apresentará as características de desempenho declaradas, será frágil e não durará muito.

O processo de aplicação de um revestimento de esmalte na superfície interna da tigela dos encanamentos favoritos de todos inclui várias etapas padrão:

O que você precisa saber sobre esmaltes

Existem muitos restauradores de esmalte para banhos. Eles diferem não apenas na composição, mas também no método de aplicação.

O esmalte pode ser aplicado na base com pincel ou rolo. Neste caso, a composição deve ser bem espessa. O melhor é usar uma escova dura para facilitar a fricção do esmalte na base. É aconselhável que as cerdas não saiam da escova, pois isso prejudicará o aspecto atraente da tigela.

O uso de rolo facilita a aplicação do esmalte. Distribui a composição da forma mais uniforme possível, mas é impossível processar completamente a tigela inteira com um rolo. Onde dobrar você precisará de um pincel.

Outro método de aplicação de esmalte é a pulverização. Os profissionais costumam usar uma pistola em seu trabalho. Nele é despejada uma composição líquida, que é aplicada em várias camadas. Para não profissionais, esta opção é muitas vezes inaceitável devido à sua complexidade.

Restaurando uma banheira usando um borrifador
Talvez a melhor forma de aplicar esmalte para restauração de banheiras seja usar um borrifador. É exatamente assim que profissionais experientes trabalham

Você pode usar uma lata aerossol com esmalte especial. Quando aplicado corretamente, o resultado é um revestimento bastante durável e uniforme. Se o trabalho for executado de maneira incorreta, a coloração pode ficar irregular e aparecerão manchas de diferentes tonalidades na superfície da tigela.

Alguns especialistas acreditam que o esmalte em forma de aerossol é melhor usado para mascarar pequenos defeitos, mas não para restaurar toda a banheira.

Ao adquirir um produto, você deve prestar atenção ao seu conteúdo. É melhor incluir um pré-tratamento na tigela, talvez até uma ferramenta de aplicação especial.

É aconselhável que o kit inclua compostos tintométricos que permitam obter qualquer tonalidade desejada. Se você comprar esmalte de dois componentes, observe a cor do endurecedor.Cores escuras não são recomendadas. Eles podem conferir uma tonalidade indesejável ao produto acabado.

Variedades de composições para esmaltação a frio

A restauração da banheira pode ser realizada com diferentes composições. Vejamos os principais tipos de tintas e vernizes utilizados para esses fins.

Esmalte epóxi bicomponente

É uma suspensão contendo resina epóxi, cargas e pigmentos. A peculiaridade do material é que ele possui uma composição bicomponente, portanto, antes da aplicação, um endurecedor é adicionado à solução e bem misturado.

A composição pronta para uso deve ser usada por um período limitado de tempo, pois endurece rapidamente.

Aplicando esmalte com pincel
Para aplicar esmalte epóxi de dois componentes, costuma-se usar um pincel. Este método permite aplicar o revestimento da forma mais uniforme possível, sem respingos.

As vantagens do esmalte epóxi incluem:

  • após o endurecimento da composição, obtém-se um revestimento uniforme, brilhante e muito liso;
  • boa adesão a ferro fundido e outros metais;
  • alta resistência ao desgaste e resistência - um revestimento aplicado corretamente pode ser limpo com agentes abrasivos e durará cerca de 15 anos;
  • o esmalte epóxi é insensível a álcalis e ácidos;
  • o custo do material é relativamente baixo.

Este esmalte também apresenta desvantagens significativas. Em primeiro lugar, é tóxico e tem um odor forte e desagradável. Ao trabalhar com a composição, é necessário usar respirador e luvas protetoras de borracha. O material tem tendência a flacidez, por isso deve-se seguir rigorosamente as recomendações do fabricante quanto à consistência da solução.

Dada a alta taxa de endurecimento do esmalte epóxi, é necessário trabalhar com ele rapidamente.Isso pode ser inconveniente para quem está tentando reformar uma banheira velha pela primeira vez. Outra desvantagem é que com o tempo o revestimento pode ficar amarelo, isto é especialmente verdadeiro para composições com endurecedor de cor escura.

Produtos em aerossol

Diferentes esmaltes podem ser produzidos em forma de aerossol: epóxi, acrílico, monocomponente e bicomponente. Isso deve ser levado em consideração na hora da compra. A composição da lata está totalmente pronta para aplicação, bastando agitar bem.

Vantagens de usar aerossóis:

  • aplicação simples e rápida da composição - não são necessárias ferramentas;
  • o esmalte aerossol adere bem, o revestimento é liso e brilhante;
  • aditivos especiais nas composições permitem imitar diferentes texturas e obter uma superfície perolada ou fluorescente;
  • Esmaltes deste tipo requerem várias horas para curar completamente.

As desvantagens incluem a pequena espessura da camada aplicada. A composição da lata é muito líquida, devido às peculiaridades de sua aplicação. Contém uma grande quantidade de solvente.

Portanto, o esmalte fica na superfície em uma camada muito fina, que desaparece rapidamente. Pelo mesmo motivo, a base deve ser cuidadosamente preparada.

Esmalte aerossol
O esmalte em forma de aerossol é muito fácil de aplicar na tigela, mas a camada de revestimento será muito fina e não cobrirá nem mesmo pequenos defeitos na base

O esmalte em spray não cobrirá pequenos defeitos na tigela, como lascas ou rachaduras. Não é permitida a mistura de composições de latas diferentes para obter uma nova tonalidade. Se as exigências do fabricante não forem seguidas na aplicação do esmalte, ele ficará irregular. Podem aparecer listras ou estrias.

Esmalte látex ou acrílico

Também conhecido como líquido ou acrílico autonivelante. O material é um esmalte acrílico de dois componentes, por isso precisa ser bem misturado antes do uso. Como resultado do uso da composição, obtém-se um revestimento brilhante e uniforme.

As vantagens do acrílico líquido são:

  • alta resistência à abrasão, bem como diversos danos mecânicos;
  • o coeficiente de condutividade térmica é baixo, o que permite reter bem o calor;
  • Com o tempo, o revestimento não perde a brancura;
  • uma tigela revestida com acrílico torna-se antiderrapante e, portanto, segura para uso;
  • boa adesão a substratos de diversos materiais: ferro fundido, aço, acrílico;
  • facilidade de atendimento.

O revestimento também apresenta desvantagens. O material tem um odor pungente, portanto você só pode trabalhar com respirador. Os esmaltes acrílicos não aderem bem a uma base plástica. Para melhorar a adesão, será necessário realizar trabalhos preparatórios adicionais e aplicar o primer na base.

A tigela está preparada de qualquer maneira. Se for mal feito, o revestimento começará a descascar com o tempo.

Método de preenchimento
O esmalte acrílico ou látex é aplicado somente por vazamento, o que envolve um consumo significativo de material. As informações de consumo podem ser encontradas na embalagem

O acrílico líquido é aplicado na tigela pelo método de vazamento. Isso significa que a composição espessa é cuidadosamente despejada na lateral, de onde flui sozinha para a tigela, formando uma nova camada.

Por aqui aplicação de acrílico líquido requer grande quantidade de material, portanto seu consumo é muito maior do que quando aplicado com rolo ou pincel. Conseqüentemente, os custos financeiros de aquisição de esmalte são bastante significativos.

Para cobrir uma banheira com acrílico líquido, você precisa realizar uma série de etapas tradicionais:

Revisão de esmaltes populares para restauração de banhos

A gama de materiais para restauração de tigelas é grande, por isso é muito difícil dizer qual esmalte de banho é considerado o melhor. Para cada banho, a composição deve ser selecionada individualmente, levando em consideração as características de um determinado produto. A prática mostra que tais composições são mais procuradas pelos consumidores.

Reflex 50 da famosa marca Tikkurila

Material epóxi de dois componentes desenvolvido para a restauração de banheiras esmaltadas. Pode ser usado em piscinas de concreto. Disponível em branco, alto brilho. O fabricante alerta que a composição pode amarelar com o tempo. Apenas solvente é usado para diluir a composição Nova varíola.

O esmalte pode ser aplicado sobre a base por diversos métodos: com rolo ou pincel, bem como por pulverização sob baixa ou alta pressão. Para cada tipo de aplicação, é selecionada uma determinada espessura do material. Antes do trabalho você precisa preparar a composição.

Para isso, misture quatro partes de esmalte e uma parte de endurecedor. A solução pode ser usada por quatro horas após a mistura.

Esmalte Reaflex de Tikkuril
Quando usado corretamente, o esmalte Reaflex dá um resultado muito bom - uma camada uniforme e uniforme. É com isso que os profissionais preferem trabalhar.

A composição demora bastante para secar. A secagem “do pó” ocorre em uma hora e o endurecimento completo da camada leva de oito horas a dois dias. Após este tempo, cada camada subsequente é aplicada. Após a restauração, a banheira estará pronta para uso total somente após sete dias.

Antes de iniciar o trabalho, a superfície esmaltada antiga é limpa, lixada até ficar fosca, lavada e desengordurada.A seguir, deve-se realizar o primer com esmalte diluído em 20%. Reflexo.

Depois disso, se necessário, os defeitos da base são reparados. Oito horas após a aplicação do primer, você pode começar a aplicar o esmalte. É colocado em pelo menos duas camadas.

Epoksin 51 e sua variedade Epoksin 51C

Esmaltes bicomponentes à base de resina epóxi. Um endurecedor transparente incolor do tipo amina é usado como segundo componente, que protege o revestimento acabado do amarelecimento.

Como resultado da aplicação Epóxi É formado um revestimento brilhante e uniforme. A composição de trabalho é bastante espessa, por isso pode mascarar pequenos defeitos na base.

Epoxina
O esmalte Epoxi é produzido com um endurecedor transparente, para que o revestimento restaurado não amareleça durante a operação. Todos os componentes estão em pacotes diferentes

A solução é misturada imediatamente antes da aplicação. As proporções exatas de mistura estão indicadas na embalagem do material. A composição pode ser diluída com os solventes R-12, 647 e 646. Para aplicar o esmalte pode-se usar pincel ou rolo.

Após a adição do endurecedor, a composição deve ser utilizada por 50-60 minutos, após os quais fica inutilizável. O fabricante recomenda diluir o esmalte separadamente para cada camada aplicada.

Antes de iniciar o trabalho de aplicação do esmalte, a tigela deve ser bem limpa até que o brilho brilhante seja completamente removido. Em seguida, lixe todas as áreas defeituosas presentes até obter um brilho metálico. Recomenda-se massajar o maior deles.

A superfície do banho restaurado é liberada de poeira e lavada. Depois disso, para aquecer, coloca-se água quente na tigela por cinco minutos. Isso é necessário para que o banho seque rapidamente.

Após a drenagem da água quente, a tigela é limpa e seca. A primeira camada do produto é aplicada sobre a superfície assim preparada com um pincel chato. A composição é espessa, o que dificulta a aplicação, pois aparecem facilmente gotas. Eles precisam ser esfregados imediatamente com uma escova.

Após a secagem da primeira camada, o que leva cerca de uma hora, a segunda camada é aplicada. O endurecimento completo do esmalte ocorre em um dia.

Aerossol KU-130 da KUDO

O esmalte é feito à base de resinas artificiais modificadas. Projetado para restauração de revestimentos esmaltados e cerâmicos. O revestimento de esmalte se distingue pela alta resistência, boa adesão a diversos substratos, resistência a detergentes e longa vida útil.

O esmalte está totalmente pronto para uso, antes de aplicá-lo o recipiente é bem agitado.

Esmalte para restauração de banheiras KUDO
O esmalte restaurador de banho KUDO é muito fácil de usar. Pode ser usado para restaurar instalações sanitárias esmaltadas e cerâmicas

O fabricante não recomenda trabalhar com a composição em temperaturas ambientes abaixo de +10°C. A superfície da tigela deve ser bem limpa e lixada antes de aplicar o esmalte. Todos os defeitos de base devem ser massajados.

A composição é líquida, por isso não cobre nem mesmo pequenas falhas na superfície. A base deve ser desengordurada. Para isso é recomendado usar uma solução "Removedor de silicone" a mesma marca.

O esmalte é aplicado sobre a base preparada em duas ou três camadas a uma distância de 0,25-0,3 m, após a aplicação de cada camada deixa-se secar por 20-25 minutos, após o que é aplicada a próxima.

O esmalte seca completamente em um dia.Você pode usar um banheiro restaurado com esta composição três dias após a aplicação da composição.

Acrílico líquido da empresa EcoVanna

O fabricante produz diversas formulações que se diferenciam em aditivos adicionais. A linha inclui revestimento antimicrobiano, de secagem rápida e bactericida. Todos os materiais são esmaltes de dois componentes e requerem mistura antes de serem aplicados na tigela.

Acrílico líquido de EcoBanhos tem um leve odor, não é tóxico e é totalmente ecológico.

Acrílico líquido da EcoVanna
Usar acrílico líquido como material para restauração de banheiras dá um resultado muito bom, desde que aplicado corretamente na tigela

Para aplicar a composição, utiliza-se o método de vazamento, o que requer certas habilidades. A consistência do esmalte é tal que é aplicado sem bolhas ou estrias. Não há impurezas na solução.

O revestimento aplicado corretamente durará até 15 anos. Você pode trabalhar com a composição somente em temperaturas de +21°C a +26°C, a temperatura deve ser de +23°C a +25°C.

Antes de aplicar o esmalte, a banheira é bem limpa, lavada para retirar poeira e sujeira e depois desengraxada com acetona. A tigela está seca e você pode começar a aplicar a composição. É despejado em círculo nas laterais da banheira e, se necessário, distribuído com uma espátula de borracha macia.

Depois de aplicar o esmalte na tigela, ele deve secar por 24 horas, após o qual você pode instalar dreno e transbordamento.

Alguns esmaltes anunciados como adequados para restauração de banheiras, na verdade, não são. Estes incluem compostos alquídicos. Teoricamente, eles podem ser aplicados em metal, mas a superfície deve ser preparada e preparada com especial cuidado.

Além disso, as tintas alquídicas são propensas à formação de gotejamentos, que são bastante difíceis de tratar. Esta composição deve ser aplicada em pelo menos três a quatro camadas. Neste caso, a vida útil do revestimento será de apenas 5 a 6 anos.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Assistir ao vídeo é uma ótima oportunidade para ver a aplicação prática da esmaltação de banheiras antigas e aprender habilidades básicas.

Como restaurar adequadamente uma banheira usando esmalte e escova:

Restauramos a banheira com um aerossol:

Qual é o método de vazamento - todos os detalhes do procedimento:

Por fim, gostaria de aconselhá-lo mais uma vez a escolher com muito cuidado um produto para restauração de banho. A abundância de tais compostos pode ser enganosa. É importante que o material seja de alta qualidade.

Existe uma certa garantia na compra de esmalte de uma marca popular.Caso contrário, todo o trabalho árduo de preparação da tigela e aplicação da composição não dará o resultado esperado e você terá que fazer tudo de novo ou, o que realmente não quer, trocar a banheira por uma nova.

Você tem experiência em restaurar uma banheira velha e usar esmalte? Informe aos nossos leitores qual produto você utilizou, compartilhe suas observações quanto à qualidade e facilidade de aplicação da composição. Deixe comentários e participe de discussões - o formulário de feedback está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Você abriu meus olhos. Há muito que queria mudar o esmalte da minha banheira. Achei que se você “pintasse” o esmalte duraria uns 20 anos, não quero jogar fora uma boa tigela de ferro fundido. Também ouvi falar de um método como o forro acrílico “banho no banho”. Bom ou não? Para algo acessível e fácil de fazer, quase todo mundo gosta de pintar sua banheira com spray. Provavelmente usarei esse método. Simples e barato.

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Olá. A pintura em aerossol é um dos métodos de aplicação mais complexos e sutis. Sobre forros acrílicos Aqui.

  2. Não é melhor cobrir a banheira com acrílico? Quanto a mim, é muito mais prático que o esmalte e mais bonito. Embora o processo de inscrição seja mais complicado. Existe tal artigo no site?

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Aqui cada um decide a seu critério qual a melhor forma de cobrir uma banheira de ferro fundido durante a restauração. O esmalte é mais fácil de aplicar, com o acrílico há muitas nuances que precisam ser levadas em consideração. Quanto aos artigos do site sobre esse tema, existem mais de um. Na minha opinião Este artigo descreve melhor o processo, especialmente os vídeos anexados.

      Mas na hora de restaurar uma banheira de ferro fundido é preciso levar em consideração que com o passar dos anos qualquer revestimento aplicado ainda ficará amarelado, seja acrílico ou esmalte - não há diferença. Portanto, uma vez a cada 5-6 anos você terá que repintá-lo ou preenchê-lo com acrílico novo. Não há nada que você possa fazer a respeito, essas são as características das vans de ferro fundido.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica