Banho de inserção ou de vazamento - o que é melhor? Comparação de características tecnológicas e técnicas

A questão da instalação de uma nova banheira não seria difícil se não acarretasse muitos problemas.Afinal, não se trata apenas de gastar com um novo produto e sua entrega, mas também de desmontar o encanamento antigo e instalar um novo.

Portanto, para alguns usuários, restaurar uma banheira antiga é a solução mais acessível. Resta decidir se será usado um forro ou um banho de vazamento para atualização. Vamos descobrir isso juntos.

Tudo sobre restauração pelo método “encher banho”

Uma banheira de acrílico autonivelante é considerada a maneira mais conveniente de atualizar uma banheira antiga de forma rápida e sem destruição.

Mas mesmo esta tecnologia moderna tem as suas desvantagens. Quais são os prós e os contras do método, consideraremos mais adiante.

Método de banho de inundação
Você pode restaurar uma banheira com acrílico autonivelante - esta é uma das maneiras mais fáceis. Ao mesmo tempo, é possível escolher qualquer cor do revestimento

Argumentos a favor do acrílico

O acrílico é um material relativamente novo que começou a ser utilizado na década de 90 do século passado graças aos fabricantes finlandeses. A sua utilização permite criar uma superfície perfeitamente plana, muito lisa, sem poros ou riscos.

As propriedades positivas que distinguem o acrílico de outros materiais para restauração (por exemplo, do esmalte epóxi) são as seguintes:

  • é durável, mantém características de desempenho por até 15 anos;
  • desde que o trabalho seja executado corretamente, a tinta cobre bem a superfície, preenchendo todas as fissuras e rugosidades, criando uma camada absolutamente uniforme;
  • Até um não profissional pode aplicar acrílico líquido, porém, para evitar erros incômodos, é preciso conhecer algumas nuances;
  • comparado com esmalte, que seca até 7 dias, a secagem do acrílico dura cerca de 3 dias;
  • O método do banho de vazamento pode ser utilizado para produtos de ferro fundido, aço, plástico, de qualquer tamanho e configuração.

O acrílico autonivelante tem boa aderência. Esta propriedade é especialmente importante se a casa tiver uma banheira de boa qualidade, feita de material de qualidade, mas que perdeu a aparência.

Banho de forro ou transbordamento
As banheiras antigas de ferro fundido são muito boas em termos de características de desempenho: a espessa camada de ferro fundido não dobra com o peso e tem baixa condutividade térmica. Ao atualizar a aparência, você pode prolongar significativamente a vida útil do produto.

Desvantagens de um banho autopreenchível

Ao cobrir uma banheira com acrílico, podem surgir alguns inconvenientes. Por exemplo, ao lixar uma banheira, a casa fica cheia de fumaça e poeira, e o solvente que alguns artesãos usam para lixar tem um odor forte. Portanto, durante o trabalho, é melhor enviar crianças e familiares com tendência a reações alérgicas a amigos ou parentes.

Ao realizar a restauração, é preciso ter muito cuidado.Embora o acrílico seja mais fácil de trabalhar do que o esmalte, mesmo artesãos experientes às vezes têm problemas: os ladrilhos adjacentes às laterais podem ficar sujos e a superfície da banheira pode ficar irregular.

Outro problema que pode surgir ao tratar uma banheira com acrílico é o tratamento de superfície de baixa qualidade antes de aplicá-la. Como resultado, ocorre uma má conexão entre dois materiais homogêneos ou diferentes, e o revestimento começa a inchar, amarelar e formar rachaduras e bolsas.

A água entra sob as camadas danificadas e isso piora as condições sanitárias do banheiro, pois o desenvolvimento ocorre em locais de difícil acesso. bactérias e fungos.

Descascando acrílico
É preciso escolher com muito cuidado a tinta acrílica para restauração de banheiras; o material barato pode acabar sendo falso e desfazer todo o trabalho: o acrílico ficará coberto de bolhas, amarelará e começará a descascar

Realizando restauração com acrílico líquido

Mesmo um não profissional pode renovar uma banheira com acrílico líquido. Mas, como acontece com qualquer outro trabalho, você não pode prescindir dos segredos e nuances que o ajudarão a evitar erros irritantes.

Etapa nº 1 - trabalho preparatório

Para se proteger tanto quanto possível da propagação de poeira e odores fortes, deve ser fornecida ventilação.

Para realizar o trabalho serão necessárias ferramentas, por isso é melhor se preparar com antecedência:

  • componentes para preparação de acrílico líquido;
  • lixa impermeável nº 1;
  • chave de fenda, alicate, alicate;
  • furadeira ou moedor, secador de cabelo;
  • luvas e respirador;
  • espátula, massa.

O acrílico líquido em si praticamente não tem odor, mas os produtos usados ​​para limpar e desengordurar a superfície podem liberar substâncias voláteis agressivas. Portanto, é melhor se proteger e usar respirador durante o trabalho.

A preparação para a aplicação do acrílico também envolve uma limpeza completa do ambiente.Todos os objetos são retirados do banheiro, são lavadas as superfícies onde algo pode derramar na banheira. Para proteger as torneiras e chuveiros cromados da exposição a vapores nocivos, eles são removidos e retirados do ambiente. A máquina de lavar é cuidadosamente embrulhada em celofane.

Etapa nº 2 - limpar a banheira e tirar o brilho

Antes de aplicar um novo revestimento é necessário preparar a superfície. É limpo com "Pemoluxa" ou outro agente de limpeza ativo. Você pode usar ácido oxálico se tiver um respirador. Prepare uma pasta com o produto, esfregue nas paredes e deixe agir por 15 minutos, depois enxágue e encha a banheira com água. Eles a liberam após 20 minutos.

Os entalhes são aplicados na camada superior do banho de ferro fundido usando uma retificadora e discos especiais de carboneto de silício. Você também pode usar uma furadeira elétrica com escova de cabo. As paredes de uma banheira de acrílico são limpas até obter um acabamento fosco liso e uniforme. Se a banheira for de estanho, remova qualquer vestígio de ferrugem, tomando cuidado para não esfregar o material.

Para processamento abrasivo é necessário utilizar lixa nº 1. O material grosso pode criar microfissuras que dificultam a penetração da tinta e se tornam áreas de descascamento.

O tratamento com material abrasivo é realizado para melhorar a adesão e o ajuste perfeito do acrílico à superfície. Áreas com fissuras e lascas profundas são massajadas antes da pintura.

Criando uma superfície áspera
O tratamento de superfície é um processo bastante trabalhoso, por isso é melhor usar ferramentas elétricas. Uma rebarbadora ou uma furadeira com acessórios especiais podem ser adequadas para esses fins.

Você pode verificar a qualidade da preparação da superfície usando uma lanterna - não deve haver brilho do antigo revestimento brilhante.

Ao destacá-lo, eles verificam tudo centímetro por centímetro. Você pode passar a unha pela superfície - ela não deve deslizar, mas esticar.

A banheira foi pintada várias vezes
Se algum revestimento já tiver sido aplicado na banheira (diferente do original de fábrica), ele deverá ser totalmente removido

Etapa nº 3 - desengorduramento da superfície

É necessário coletar o pó da banheira com aspirador de pó e desengordurar bem com produtos de base ácida, como "Sanox" E "Adrilana". São aplicados com pincel novo ou esponja doméstica, tomando cuidado para não perder nenhuma área. A amônia é usada ao redor do dreno e do transbordamento.

O processo de desengorduramento é muito importante para o sucesso do trabalho, pois qualquer gordura remanescente causará má aderência à superfície. Com o tempo, é nesses locais que a camada acrílica começará a descascar.

Limpeza de superfícies
Nesta fase, não se deve tocar com as mãos na superfície a ser tratada. Você só pode trabalhar com luvas. O menor contato com sebo levará a uma má adesão do acrílico à superfície da banheira

A banheira, coberta com uma substância ácida, deve repousar cerca de uma hora e meia, depois é enchida com água. Depois disso, a superfície da banheira deve ficar muito quente. Caso isso não aconteça, adicione mais meia garrafa da substância à água.

Quando a água do banheiro esfria, ela é drenada. Para não molhar as mãos numa solução agressiva, a rolha é arrancada com uma corrente ou linha de pesca amarrada.

Existem também produtos especiais para desengorduramento de superfícies, produzidos por fabricantes de acrílico líquido. Seu uso é mais simples e não requer muito tempo e esforço.

Você pode verificar a qualidade do desengorduramento com um jato de água, que deve fluir em camada uniforme e não se acumular em gotas.A limpeza pode ser verificada com um pano com solvente - se depois de limpar cuidadosamente a superfície ela permanecer limpa, a limpeza foi bem-sucedida.

Agora você precisa remover o ralo e o transbordamento e tratar as áreas que estavam escondidas embaixo deles. Se não for possível removê-los, envolva o excesso com fita adesiva - isso evitará que a tinta entre. Um copo de plástico é colado na grade de drenagem com selante de encanamento.

secagem
Secar bem a superfície é tão importante quanto desengordurar. Em áreas úmidas, o acrílico pode não endurecer ou endurecer, mas com o tempo começará a descascar.

Etapa nº 4 - preparação de componentes para aplicação

Escolha acrílico autonivelante É aconselhável seguir o princípio: quanto mais caro, melhor. A banheira atualizada deve ser usada por pelo menos mais 15 anos, então não economize – o material de baixa qualidade pode anular todo o esforço despendido. Entre as marcas mais famosas estão "Ecobanho", "YarLi", e o mais popular Stacril e Plastall.

Para proteger a banheira pintada de gotas de água que podem se acumular como condensação, a torneira é embrulhada em um saco plástico. Os ladrilhos do piso são protegidos da tinta espalhando celofane ou jornais em todo o perímetro da banheira.

A parede próxima às laterais é coberta com fita adesiva. Para que seja confortável trabalhar com acrílico líquido, é necessário que a temperatura ambiente seja de 24-26 °C. Antes disso, os materiais são levados para a sala e mantidos por pelo menos 24 horas para que sua temperatura se iguale à temperatura ambiente.

A mistura de trabalho é preparada da seguinte forma: o endurecedor é colocado no balde com a base e misturado com uma espátula de madeira por cerca de 10-12 minutos.Neste caso, usar uma furadeira com acessórios do tipo misturador é ineficaz. As paredes e o fundo do recipiente precisam receber atenção especial.

Antes de misturar a base, retire-a das paredes com uma espátula e deixe escorrer. É necessário respeitar rigorosamente as proporções estabelecidas pelo fabricante.

Para garantir que a tinta se misture bem, ela pode ser levada à temperatura ambiente em banho-maria, mas não superaquecida, pois o acrílico excessivamente quente pode escorrer. Isso resultará em uma camada de tinta muito fina, resultando em áreas amareladas e descascadas do revestimento. Cubra a mistura finalizada com uma tampa e deixe descansar por cerca de 15 minutos para ativar as propriedades do endurecedor.

acrílico autonivelante
A mistura acrílica preparada não pode ser armazenada, deve-se começar a trabalhar imediatamente e utilizá-la em até 1,5 horas

Etapa nº 5 - aplicação de acrílico na banheira

Antes de aplicar o acrílico autonivelante, coloque um recipiente com volume de cerca de meio litro sob o ralo da banheira - o excesso de tinta escorrerá para ele. Mexa o material novamente por cinco minutos. Para aplicação, utilize um copo plástico limpo de meio litro.

Aplique a mistura nas laterais da banheira, começando pelo canto mais distante. A tinta, fluindo lentamente, cobre toda a superfície e se acumula no fundo, onde forma uma camada de até 5 milímetros. Para distribuir o acrílico de maneira uniforme, use uma espátula de metal. Eles são passados ​​​​na parte inferior em zigue-zague.

Ao final da aplicação, a composição se nivela. Para avaliar o resultado, pegue uma lanterna e verifique se toda a superfície está pintada de maneira uniforme. Se forem encontrados vazios, use uma espátula para puxar a tinta do fundo e conduzi-la até a área não preenchida. Ao final do trabalho, retire as gotas de acrílico não curadas das laterais da banheira com uma espátula.

Após 48 horas, você pode retirar o filme e instalar o sifão e o transbordamento. A secagem final ocorrerá após mais 48 horas. Então você pode usar o banho para a finalidade pretendida.

Você pode ler instruções detalhadas sobre o uso de acrílico líquido para restauração de banheiras Aqui.

Características e instalação do liner acrílico

O forro acrílico é uma banheira de 4 a 6 mm de espessura, sem pés ou furos para drenagem. É colocado em cima do antigo e fixado com espuma de poliuretano especial.

Na instalação do liner, a banheira antiga serve de suporte para o mesmo e por isso sua configuração deve ser exatamente a mesma. A menor discrepância causará problemas durante a operação.

Selecionando fones de ouvido
As inserções são essencialmente a mesma banheira de acrílico, mas sem pernas e furos para drenagem e transbordamento. Eles são produzidos em uma ampla variedade de cores e tonalidades

Todos os prós e contras da instalação

As principais vantagens deste método são as seguintes:

  • a vida útil do produto atualizado é de cerca de 15 anos;
  • não há necessidade de se livrar da banheira velha;
  • a superfície brilhante do liner não retém sujeira e bactérias;
  • A camada acrílica é resistente à abrasão.

Mas um dos principais argumentos a favor é o desejo de preservar uma base sólida de ferro fundido, porque essas banheiras praticamente não são mais produzidas ou são produzidas, mas não são baratas.

Inserção de forro
A correta instalação do liner acrílico exige sua total conformidade com a configuração da banheira. Portanto, todas as inserções são produzidas para produtos padrão. Se a banheira tiver formato fora do padrão - redonda, triangular, com bordas largas - então esta opção de restauração deve ser descartada incondicionalmente

Se a banheira antiga for instalada com a lateral embutida na parede, será necessário fazer uma ranhura na parede ou, se forem instalados ladrilhos, remover a borda de ladrilho ou a fileira adjacente de ladrilhos. Naturalmente, então você terá que restaurar a aparência anterior da sala.

A realização deste trabalho torna a restauração de uma banheira com forro menos lucrativa do que o método da banheira com vazamento, especialmente se você contratar artesãos em vez de fazer tudo sozinho.

Muitas vezes acontece que os artesãos corrigem a discrepância entre os parâmetros do forro e da banheira com espuma, preenchendo os vazios com ela. Isso leva a uma vedação de baixa qualidade, resultando no descascamento da camada superior e na formação de rachaduras.

As desvantagens mais significativas de um liner acrílico podem ser atribuídas à instalação inadequada, mas não ao material ou produto em si. A causa dos problemas também pode ser o uso de selante de baixa qualidade.

Como remover o forro antigo?

Devido aos danos, a água entra sob o revestimento e começa a deteriorar-se.O cheiro do líquido estagnado se intensifica cada vez mais e só é possível combatê-lo por meio da desmontagem.

O trabalho para remover o revestimento antigo ocorre na seguinte sequência:

  1. Usando uma rebarbadora (rebarbadora), com cuidado, sem tocar na superfície da banheira, corte o fundo do forro.
  2. Para simplificar a desmontagem, corte o revestimento em pequenos segmentos e remova as camadas uma a uma.
  3. Limpe a espuma restante das paredes e remova a água estagnada.

Depois de limpar completamente a banheira de vestígios de instalação do forro antigo, você pode prosseguir com o trabalho.

Removendo o forro
Remover o revestimento antigo é um trabalho muito preciso - o menor movimento errado pode causar danos à base, o que é muito indesejável

Preparação para instalação do produto

Antes de adquirir um forro, é necessário tirar medidas da banheira antiga de acordo com os seguintes valores: comprimento (incluindo laterais e sem), largura (em dois pontos), profundidade. A profundidade é medida a cinco centímetros do ralo. Para isso, coloque um objeto plano e plano sobre a banheira e, abaixando a ponta da fita métrica até o fundo, faça as medições.

Medidas do banheiro
Medições precisas ajudarão a garantir que a banheira antiga tenha dimensões padrão para as quais o fabricante produz revestimentos. É aqui que a regra se torna útil: “meça sete vezes...”

Se a banheira tiver fundo inclinado ou laterais estreitas, é melhor perguntar ao vendedor: é possível que tais configurações não estejam à venda. Os modelos mais produzidos têm 1,7 e 1,5 metros de comprimento.

Como o forro é instalado nas laterais livres da banheira, é necessário liberá-los. Para fazer isso, use um martelo e um cinzel para cortar uma fileira de bordas do ladrilho. Em seguida, retire as grades de drenagem e transbordamento, bem como o acabamento antigo.

A preparação da superfície antiga para a instalação do liner é realizada quase da mesma forma que no método do banho de vazamento. É desengordurado, a camada superior brilhante é removida, prestando especial atenção às transições do fundo para as paredes.

corte de borda
O avanço tecnológico necessário para o transporte seguro do produto é cortado do novo liner. A nova banheira é colocada na antiga, os locais de drenagem e transbordamento são marcados com precisão e furos são feitos.

Restauração pelo método “banho a banho”

Na superfície preparada da banheira antiga é aplicada uma espuma especial de poliuretano de dois componentes, que não se expande nem deforma o forro. É muito importante aplicar uniformemente em toda a superfície.

O selante de silicone é aplicado ao redor do dreno e do transbordamento.Isso impedirá que a água entre no espaço entre a banheira nova e a antiga. Em seguida, instale o liner, pressione-o com as mãos e bata com um martelo de borracha. É dada especial atenção ao fundo e à transição para os lados.

Imediatamente após instalar o liner, instale o dreno e o transbordamento. Isso ajudará a fixar o forro e protegê-lo contra vazamentos, pois o próximo passo é encher a banheira com água fria. A água, devido ao seu peso, ajuda a criar uma pressão uniforme nas paredes e no fundo até que a espuma endureça.

A etapa final pode ser considerada a instalação de bordas de plástico ou ladrilho. Sem este elemento é difícil conseguir a estanqueidade das juntas entre a parede e a banheira.

Também recomendamos que você leia as instruções passo a passo para instalação de forro acrílico, que está em nosso site.

7 critérios para comparar métodos de restauração

Para avaliar diferentes formas de atualizar uma banheira antiga e tomar a decisão certa, você pode usar um conjunto de critérios que o ajudarão a identificar as vantagens e desvantagens de cada método.

A tabela irá ajudá-lo a comparar visualmente as vantagens e desvantagens dos métodos de restauração de uma banheira instalando um forro e aplicando um enchimento.

Banho de enchimentoForro acrílico
Configuração de banhoQualquerSomente modelos padrão
Vida15 anos15-20 anos
Jornada de trabalhoAté 5 horasAté 3 horas
Tempo de secagem1 diaAté 4 dias
Removendo ladrilhos perto das bordasNãoSim
Custo de materiaisRelativamente pequeno50% mais caro que a granel

Cada método de restauração tem seus prós e contras. Você pode tomar a decisão certa apenas com base em uma situação específica.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo detalhado sobre a restauração de uma banheira pelo método “banheira de preenchimento”:

A instalação do liner acrílico é descrita detalhadamente neste vídeo:

Qualquer que seja o método de restauração que você escolher - um banho de vazamento ou um revestimento acrílico - eles têm o mesmo material e, portanto, o seu cuidado também. Os produtos acrílicos são resistentes a detergentes agressivos e produtos que contenham abrasivos. Mesmo esponjas com cerdas duras não são recomendadas.

Nenhum objeto de metal é colocado na banheira e os animais são banhados apenas em um tapete protetor. Você também não deve usar água muito quente ou fria. Seguindo as recomendações, você poderá manter sua banheira de acrílico em perfeitas condições por muitos anos.

Você já teve que restaurar uma banheira e pode dar alguns conselhos práticos aos nossos leitores? Deixe comentários, compartilhe sua experiência e tire dúvidas sobre o tema do artigo no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Maria

    O primeiro método de restauração com acrílico líquido, na minha opinião, é o mais demorado e trabalhoso na fase de preparação do recipiente. Além da remoção do esmalte antigo, após o qual há muito pó, detritos e desengorduramento. Acho que é mais fácil instalar um liner acrílico, tem muito mais benefícios. O principal é que ele seja um mestre experiente, então a qualidade do trabalho atenderá a todas as expectativas. Este tipo de restauração pode ser mais cara, mas não me arrependo de ter escolhido este método. A banheira agora está como nova!

  2. Foi útil ler, é bom que sejam destacadas as vantagens e desvantagens de ambos os métodos e indicada a vida útil. Com base nos resultados, percebi que precisava escolher uma pastilha.
    Não tenho para onde levar minha família e, principalmente, meu velho pai, para fora de casa durante as reformas. Cheiros e ruídos são as principais desvantagens deste método para mim. Outra coisa é o forro, eu mesmo posso instalar, principalmente porque a banheira é padrão. E vai durar mais que o acrílico.

  3. Anton

    Eu encontrei os dois métodos. O preparo, o cheiro e o tempo são aproximadamente os mesmos - você pode usar em cerca de um dia ou um pouco mais. 15 anos, claro, não faz sentido - qualquer acrílico fica amarelo e arranha depois de 4 a 6 anos, dependendo dos cuidados dos proprietários. A inserção é um pouco mais cara - essa é toda a diferença.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica