Dreno de transbordamento da banheira: princípio de funcionamento, diagrama de instalação e regras de instalação

A disposição de uma sala higiênica esconde muitas sutilezas e nuances.Não se trata apenas da compra e instalação de instalações hidráulicas e acessórios, mas também de dispositivos externamente quase invisíveis, mas importantes. Um desses dispositivos é o ralo e o transbordamento da banheira, cujas características de operação e instalação valem a pena se familiarizar.

O artigo que apresentamos descreve detalhadamente o princípio de funcionamento de um ralo com transbordamento e examina as variedades utilizadas no dia a dia. Contaremos tudo sobre os critérios de seleção e os principais fabricantes do segmento. Nossas recomendações para cuidados e operação ajudarão você a evitar problemas e prolongar sua vida útil.

Tipos e princípio de funcionamento dos equipamentos

O dreno de transbordamento remove o líquido usado e evita que a tigela transborde devido ao abastecimento descontrolado de água. A estrutura oferece dois furos - na parte inferior e na parede da banheira. São fornecidos com mangueiras interligadas conectadas ao esgoto.

Características de dispositivos mecânicos

Existem três opções de sistemas de drenagem e transbordamento à venda. A diferença entre eles está no método de remoção do tampão que bloqueia o orifício de drenagem. Se você está planejando comprar um ralo e transbordador para banheira e não tem certeza de qual é melhor escolher, preste atenção ao modelo da sua banheira e à sua localização no ambiente.

O tipo de dispositivo mais simples é determinado pelo design tradicional, encontrado em quase todos os apartamentos. Não possui componentes móveis ou alavancas. A água é aspirada quando o tampão é fechado e liberada quando é aberto.

Encaixe mecânico para banheira
Os produtos mecânicos raramente quebram e duram muito tempo. O tampão é preso à grelha de drenagem por uma corrente, removido e colocado manualmente na abertura

Os produtos desta categoria diferem no tipo de conexão ao esgoto, na vedação das conexões e no formato do tubo. Os dispositivos incluem os seguintes elementos:

  1. Gargalo de drenagem. Instalado em furo feito na parte inferior. Consiste em um funil cromado que “captura” grandes partículas de detritos e um tubo expansível com uma porca embutida. As peças são unidas com parafuso metálico reforçado. Um anel de vedação de borracha é responsável pela impermeabilidade.
  2. Pescoço de transbordamento. Inserido na parede da banheira. O desenho é semelhante a um dreno, mas é adjacente ao contorno geral da rede através de um sistema de drenagem lateral, em vez de direto.
  3. Sifão. Um tubo removível em arco projetado para atuar como selo d'água. Bloqueia tentativas de odores desagradáveis ​​de esgoto entrarem no banheiro. Conecta mecanismos entre si e com a rede de esgoto. Disponível em uma variedade de configurações. Modelos com veneziana profunda que comporta pelo menos 300 ml de líquido são considerados ideais.
  4. Conectando tubo corrugado. Desvia a água que entra pelo transbordamento para o sifão. Conecta-se a outros componentes com tubos.
  5. Tubo auxiliar - macio ou duro. Fornece drenagem do sifão para a tubulação de esgoto.

O kit também inclui peças de conexão que aumentam a estanqueidade do sistema.São juntas planas e cônicas usadas em conjunto com uma porca de capa. Os produtos cônicos são montados a partir de uma porca com ponta afiada para que a parte fina fique dentro do elemento oposto.

Banheira com distância média do ralo ao transbordamento
Os aparelhos não equipados com mecanismos são produzidos em tamanhos universais e são projetados para banheiras com distância média do centro do transbordamento ao ralo não superior a 57,5 ​​centímetros

Vantagens da cintagem manual: preço acessível, algoritmo de montagem/instalação mais simples, avarias raras, fiabilidade. Entre as desvantagens, deve-se destacar o rápido desgaste das vedações.

Características dos dispositivos semiautomáticos

Uma modificação posterior do design tradicional é um sistema semiautomático. Ele contém o maior número de componentes. É complementado por uma unidade de controle que levanta/abaixa o obturador, uma válvula obturadora e um cabo que controla sua posição.

Transbordamento de drenagem semiautomático
A unidade de controle é implementada na forma de manípulo, válvula, anel rotativo, botão. Você pode operá-lo girando a alavanca 90 graus ou pressionando um botão sem se curvar até o fundo da banheira. Assim, a haste de fechamento sobe e desce, abrindo ou fechando a válvula

O sistema é acionado apertando e soltando um cabo auxiliar localizado dentro ou fora do tubo de transbordamento. A primeira opção parece mais esteticamente agradável, mas é muito mais difícil de reparar.

Vantagens das máquinas semiautomáticas:

  • Comodidade de fechar o ralo (sem precisar se curvar ou molhar as mãos);
  • gestão e operação confortáveis;
  • design elegante.

As desvantagens do dispositivo incluem uma estrutura complexa com muitos componentes móveis e de conexão e o risco de o cabo encravar ao longo do tempo.Em sistemas semiautomáticos, os orifícios de transbordamento ficam escondidos atrás da unidade de controle. Os detalhes visíveis desempenham uma função decorativa no interior graças a um design inteligente.

Quais são os benefícios dos drenos e transbordamentos automáticos?

Uma característica distintiva dos sistemas automáticos é sua estrutura complexa com botão de válvula click-clack, equipado com trava e mola embutida.

Dispositivo com mecanismo automático
Nos sistemas automáticos, o botão, assim como nos mecânicos, é acionado manualmente (ou pressionando o calcanhar do pé durante o banho). Quando pressionado, o bujão desce, fechando a abertura de drenagem. Se repetir a manipulação novamente, ela sobe, iniciando o escoamento da água

Os botões são projetados em estilos elegantes de alta tecnologia, modernos e retrô. Eles são feitos de latão e cobre, revestidos com cromo ou níquel.

Vantagens dos dispositivos automatizados:

  • ergonomia e aparência apresentável;
  • compacidade;
  • drenagem conveniente.

As desvantagens também são muitas: o alto custo das propostas, a vulnerabilidade da mola que segura a válvula, as dificuldades na substituição do botão, a instalação meticulosa, muitas vezes exigindo intervenção profissional.

O dreno automático pode ser equipado com a funcionalidade de coleta de água. É considerado se é impossível colocar racionalmente uma torneira no banheiro.

O diagrama inclui tubos para o liner, que são conectados ao orifício de transbordamento. O enchimento da cuba é feito através do conector superior, o que evita alagamentos, pois o fluxo é interrompido automaticamente quando há excesso de água.

Produtos adaptados aos modelos
Além dos tipos usuais de acessórios, existem produtos separados adaptados às características de modelos específicos de banheiras

De que são feitos os sistemas de drenagem?

Na produção de dispositivos são utilizados materiais resistentes à corrosão, substâncias alcalinas e ácidas e água quente. No século passado, quando a gama de equipamentos hidráulicos era bastante estreita, os sistemas de drenagem eram feitos principalmente de metais ferrosos.

Embora este material perca rapidamente sua estética original, ele funciona bem por muito tempo, suportando bravamente altas pressões e mudanças de temperatura. Apesar das vantagens, hoje os fabricantes ainda dão preferência aos metais não ferrosos e ao plástico.

Os chicotes de plástico são atraentes por um preço acessível. São apropriados em banheiras equipadas tela decorativa. Suas dimensões universais adaptam-se a saídas de esgoto e drenos não padronizados.

Sistemas feitos de materiais plásticos
Os produtos plásticos são leves, fáceis de montar e não sofrem deformação devido à interação da umidade e das impurezas nele contidas

Os objetos de metal estão significativamente à frente dos de plástico em termos de resistência, vida útil e design. Os produtos mais comuns são feitos de latão, bronze e cobre. O cromo ou o níquel são aplicados às grades de drenagem e a certas partes delas usando técnicas de galvanoplastia.

Desde que os dispositivos sejam limpos em tempo hábil e as juntas da arruela sejam desmontadas, ao contrário do plástico, é improvável que falhem mesmo depois de décadas.

Você pode entender de que tipo de metal a estrutura é feita examinando cuidadosamente o tubo que conecta os orifícios de drenagem e transbordamento. O cobre é reconhecível pela sua tonalidade avermelhada, ductilidade e suavidade. O latão é uma liga amarela durável de zinco e cobre. O bronze é um material marrom escuro bastante duro que contém cobre e estanho.

Cintas de metal não ferroso em design de interiores
Os acabamentos em bronze e latão ficam ótimos em interiores clássicos e retrô. Eles parecem muito elegantes e arrumados, o que é especialmente valioso quando a banheira está no centro da sala

Principais critérios de seleção

Ao escolher um dispositivo, os compradores são guiados por necessidades e desejos pessoais. Não é menos importante avaliar o produto que você gosta levando em consideração outros critérios sérios.

Por exemplo:

  1. Categoria de preço. Para um orçamento baixo, os equipamentos plásticos com drenagem manual são ideais. Um dispositivo mais caro com mecanismos automáticos/semiautomáticos é adequado para quem procura uma solução com um estilo original e um design moderno e prático.
  2. Material. O indicador de qualidade do propileno é uma casca densa, o latão é uma superfície perfeitamente lisa, o ferro fundido é a ausência das menores fissuras, pois não podem ser reparadas.
  3. Opções adicionais. Os sifões podem ter diversas entradas para ligação de outros consumidores além do banho. Não podem ser utilizados fechando-os com uma porca. No futuro, esta medida cuidadosa lhe dará a chance de economizar dinheiro em ralos ramificados sob a pia, máquina de lavar e lava-louças.
  4. Correspondência de diâmetro - no sifão e tubulação de esgoto. Se as seções forem incompatíveis, você precisará selecionar adaptadores de borracha ou plástico.
  5. Completude. O kit de qualquer sistema deve incluir todos os elementos de conexão, O-rings, gaxetas para tubulações e transbordamentos para evitar vazamentos.

Outro critério que está longe de ser menos importante é o fabricante das instalações hidráulicas. A vida útil e o funcionamento adequado do sistema de drenagem selecionado dependem disso.

Classificação dos melhores fabricantes

Para não ter problemas e não sofrer com um produto problemático de qualidade duvidosa, deve adquirir produtos de empresas europeias conhecidas e confiáveis. Eles produzem equipamentos de acordo com padrões e normas internacionais geralmente aceitos.

Geberit. Uma marca suíça de alta qualidade com uma ampla gama de produtos a preços médios. O produto é fácil de usar e se adapta bem a tamanhos fora do padrão.

Resíduos e transbordamentos Geberit
A maioria dos projetos possui um bujão de ajuste próximo ao orifício de transbordamento que abre o bujão de drenagem

Alcaplast. Um dos maiores fabricantes de louças sanitárias da Europa Central e Oriental. A marca checa produz dispositivos com design especial e construção simples, que desempenham as suas tarefas funcionais de forma estável e silenciosa durante toda a sua vida útil, independentemente da influência de fatores ambientais agressivos.

Kaiser. Fabricante alemão que produz acabamentos para banheiras modernas. Os produtos da empresa permitem ajustar o comprimento do sifão em uma ampla faixa, o que possibilita sua fácil instalação, inclusive em modelos de tigela profunda.

Viega. Uma empresa alemã que se consolidou no mercado como fabricante de produtos hidráulicos seguros e da mais alta qualidade que podem durar cerca de meio século. Eles combinam com sucesso ideias de design e engenharia.

O sortimento inclui sistemas de drenagem com diferentes formatos, materiais e variações de cores. Eles são caracterizados por um preço relativamente baixo e instalação simples.

Modelo com funcionalidade de enchimento de água
Muitos modelos Viega possuem função de enchimento de água. São convenientes para ambientes onde não há espaço suficiente para instalar uma torneira.

Hansgrohe. Outro representante da boa qualidade alemã. Os chicotes da empresa são confiáveis, eficientes e apresentam uma estrutura complexa e de alta tecnologia. Em interiores são valorizados pela sua funcionalidade e excelente desempenho decorativo.

Regras para trabalho de instalação

Tendo experiência na instalação de dreno mecânico em um banheiro, você não precisará de um circuito para um semiautomático - é quase idêntico. Mesmo sem as habilidades, você pode dominá-lo com as próprias mãos, mas antes é aconselhável ler as instruções e documentos que acompanham o kit.

Recomendações do fabricante em relação instalação de guarnição de banho devem ser seguidos com precisão. Caso contrário, o dispositivo poderá não funcionar ou funcionar incorretamente. Não é recomendável utilizar sistemas automáticos: após a instalação sem a participação de um especialista, a garantia do aparelho deixa de ser válida.

Na primeira etapa, o sifão antigo, se houver, é removido e o interior do tubo e as áreas de junção são cuidadosamente limpos. Em seguida, o overflow inferior é instalado. Um colar de vedação é colocado na saída, após o qual é colocado contra a abertura de drenagem.

Distância do fundo da banheira ao chão
Antes de instalar o ralo e o transbordamento, não custa nada verificar se a banheira está posicionada corretamente, estável e nivelada e que a distância do furo de ralo até o chão é de pelo menos 15 centímetros

Outra junta é colocada no interior do furo, a tampa com a grelha é aparafusada e fixada com um parafuso. Os punhos tipo cone são colocados com a borda grossa voltada para a porca e a borda estreita voltada para o pescoço.

Após verificar se a conexão está correta, aperte o parafuso com uma chave de fenda. O overflow superior é instalado usando um método semelhante.

Instalando um ralo embaixo da banheira
Amarrar embaixo da banheira é bastante difícil.Muito provavelmente, você terá que assumir uma posição estranha para chegar aos lugares certos. Para fixação das partes interna e externa da estrutura de drenagem, é aconselhável trabalhar em parceria

A próxima etapa é anexar o transbordamento ao ralo. Para fazer isso, é mais conveniente usar uma mangueira corrugada flexível que se estique até um tamanho que caiba facilmente no tubo. Cada junta é cravada com uma porca e espaçadores.

Em seguida, é instalado um vidro para moldagem selo d'água. Os locais para juntas são primeiro limpos de defeitos com uma lima. A válvula também é conectada com uma porca de capa com vedação plana ou cônica.

Ao final, a saída do sifão é conectada ao esgoto por meio de um tubo de drenagem. Isto é feito através do colar de vedação ou diretamente no soquete. Para evitar vazamentos devido ao desgaste dos manguitos, eles são tratados com lubrificante de silicone.

Detalhes do sistema de drenagem-transbordamento
Ao realizar a instalação, não utilize força física excessiva. Por causa disso, os elementos de cintagem podem estourar e você terá que comprar peças novas.

Terminado o trabalho de instalação, é necessário verificar a qualidade da montagem tapando o ralo com uma rolha e abrindo a água. O piso embaixo do banheiro é coberto com papel, o ralo e as conexões são inspecionados. Quando são detectados vazamentos, as porcas são apertadas.

Dicas de cuidado e uso

Todos os sistemas de drenagem e transbordamento requerem cuidados adequados. Só assim é possível preservar o seu estado e desempenho originais, garantindo durabilidade e elevada eficiência. Os dispositivos devem ser inspecionados regularmente para garantir que não haja danos mecânicos ou vazamentos.

Além disso, não devemos esquecer eventos adicionais:

  • para evitar o acúmulo de depósitos e incrustações, o sifão é lavado trimestralmente com água quente com adição de ácido cítrico ou oxidantes químicos adequados;
  • aproximadamente a cada seis meses, são substituídas juntas de borracha finas que perderam suas propriedades elásticas;
  • O selo d'água, que coleta diversos contaminantes e detritos, é limpo periodicamente.

Se forem detectadas lascas e rachaduras durante uma inspeção visual, o sifão deverá ser substituído. Tais avarias provocam inundações de instalações e não podem ser reparadas.

Irá familiarizá-lo com os meandros da instalação de um sifão convencional em uma banheira próximo artigo, cujo conteúdo aconselhamos que você se familiarize.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Princípios de funcionamento de sistemas automáticos em vídeo:

No vídeo há uma visão geral da drenagem e transbordamento semiautomático:

A escolha competente do sistema de drenagem garante o funcionamento completo, confortável e de alta qualidade da banheira. A sua instalação não é difícil de realizar, o principal é montar corretamente as peças e vedar bem as zonas de junção. Se ainda surgirem problemas estranhos, é sempre melhor recorrer a profissionais.

Você gostaria de compartilhar sua experiência adquirida durante a instalação de um sistema de drenagem e transbordamento? Você tem informações que podem ser úteis para os visitantes do site? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos relacionadas ao tema do artigo e tire dúvidas.

Comentários dos visitantes
  1. Máx.

    Se tudo fica claro com o ralo, e a necessidade dessa função da banheira não levanta dúvidas para NINGUÉM, então, para minha surpresa, a mesma necessidade e importância do transbordamento não é reconhecida por todos. Encontrei apartamentos onde, no lugar do orifício de transbordamento, havia simplesmente um tampão de metal sólido, um tampão.É mais bonito assim. E quanto à função protetora do transbordamento, eles descartaram “mas... não vai inundar”. Tudo o que restou foi encolher os ombros.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica