Instalando um sifão em uma banheira: como montar e instalar corretamente um sifão
No domínio da protecção da casa de banho da penetração de odores e gases desagradáveis do colector, a correcta instalação do sifão na banheira é de grande importância.É uma espécie de amortecedor entre o tanque de banho e o esgoto.
A sua compra deve ser precedida de uma análise dos principais critérios que influenciam a escolha correta. Neste material falaremos sobre tipos populares de sifões e descobriremos como escolher o dispositivo certo. Também contaremos alguns segredos para instalar esses dispositivos de encanamento.
O conteúdo do artigo:
Tipos de sifões de banho
Entre os sifões modernos, 4 tipos são os mais comuns: corrugado, cotovelo ou tubular, com frasco, plano. Selecionado corretamente tanto em termos de design quanto do material de que é feito, o sifão garantirá uma operação confiável e de longo prazo.
Prós e contras do sifão corrugado
Dentre os tipos listados, o desenho de um sifão corrugado é o mais simples. Consiste em 2 unidades principais - uma saída ligeiramente curva e um tubo com moldura.
A facilidade de instalação é a principal vantagem do dispositivo. O tubo corrugado pode ser colocado em qualquer plano. A sua desvantagem é que se, em caso de entupimento, tal sifão tiver que ser limpo, isso deverá ser feito manualmente, após a desmontagem da estrutura.
Formar de forma independente e selo d'água. Este tipo é utilizado se o sistema de esgoto tiver um projeto não padronizado.
Na sua “forma pura”, um sifão corrugado, que forma uma vedação de água simplesmente dobrando um tubo, não é instalado sob a banheira.Tal solução ameaçaria a formação frequente de congestionamentos e não agradaria com a dificuldade de compensação:
Sifão tipo tubo
O formato da estrutura inflexível lembra uma ferradura ou a letra S na posição horizontal. Uma barreira à propagação de odores desagradáveis do esgoto é a água, que está constantemente presente na curva da tubulação.
Os sifões de alta qualidade possuem um tampão na parte inferior do cotovelo para facilitar a limpeza. Se não houver tal peça, será difícil libertar o sistema dos detritos acumulados.
Sifões de metal fazem parte de encanamentos caros. Nesses sistemas, os projetistas nunca usam plástico. Eles são feitos de latão, bronze ou aço inoxidável. Os primeiros 2 materiais oxidam se não forem revestidos com um composto especial.
Sifão com frasco ou garrafa
Sifões com frasco são mais frequentemente usados para instalação embaixo da pia e menos frequentemente embaixo da banheira.Recebeu esse nome devido à presença de uma espécie de garrafa para armazenar água. Coloque o frasco estritamente oposto ao orifício de drenagem, conectando-o através de um tubo rígido ou corrugado.
Se o tubo de drenagem for flexível, utiliza-se um sifão de garrafa independente da localização da entrada do esgoto. O ralo rígido é adequado para instalação no banheiro sob o lavatório.
Sifão plano moderno
Este tipo de sifão é semelhante aos dispositivos de cotovelo ou tubo. A diferença está na presença de selo d'água e saída plana horizontal projetada para acumular detritos.
Antes de instalar este sifão embaixo do banho, é preciso levar em consideração que só pode ser utilizado quando a alimentação do coletor estiver na horizontal.
A vantagem é a instalação rápida e a capacidade de limpar os tubos de maneira conveniente. Separadamente, você pode adquirir uma malha especial para drenar este sifão. Isso protegerá adicionalmente o sistema contra a entrada de pequenos detritos.
Classificação dos sifões de acordo com o desenho do dreno
De acordo com o seu design, todos os sifões podem ser divididos nos seguintes tipos:
- Mecânico. Possuem uma rolha de plástico ou borracha para permitir o bloqueio do canal de drenagem. Aqui todas as manipulações são realizadas sem o uso de alavancas ou automação - manualmente. O aparelho é muito simples, por isso tem uma longa vida útil.
- Semiautomático. Trata-se de uma estrutura complexa que possui uma válvula de corte controlada por mecanismos de cabo ou alavanca. Este ajuste geralmente é colocado no orifício de transbordamento acima do nível da água. A confiabilidade deste tipo de chicote é um pouco menor devido à presença de várias peças móveis e conjuntos.
- Automático. Neste caso, o sifão faz parte do mesmo sistema do dispositivo de enchimento. Tudo é controlado por um microprocessador integrado. O sistema inclui uma válvula Click-clack fácil de operar.
A automação permite encher a banheira com água a uma determinada temperatura e mantê-la. Quando a temperatura cai, a água é drenada e o banho é reabastecido com água morna até o volume definido.
O design click-clack inclui uma tampa de travamento presa a um pino. Ele sobe quando uma certa coluna de água o pressiona e forma uma lacuna por onde sai o excesso de água. Os sifões automáticos são feitos de ligas de metais não ferrosos.
Os sifões semiautomáticos são produzidos em 3 versões. No primeiro, o orifício de transbordamento é aberto pressionando o bujão de drenagem. Para retirar a água usada, basta pressionar a tampa para acionar o tampão de transbordamento.
O design do sifão semiautomático inclui uma alça especial com função de tampão para o orifício de transbordamento. Para abrir ou fechar, altere a posição da alça. O bujão está equipado com um mecanismo especial, ao pressionar o qual é possível abrir e fechar o ralo. Com o tempo, a qualidade do trabalho diminui devido à formação de uma camada de calcário.
Se houver máquina de lavar instalada no banheiro, para conectá-la o sifão deve ser de metal, pois o plástico pode não suportar altas temperaturas. Também recomendamos que você leia os detalhes de instalação sifão para máquina de lavar.
Ao escolher um sifão, não se deve partir do design do produto. A primeira coisa que o sifão deve garantir é o funcionamento ininterrupto visando o escoamento de águas residuais de alta qualidade para o coletor.
Como montar e conectar um sifão?
Para fazer a ligação ao esgoto do banheiro, como acontece com qualquer outro encanamento, é necessário montar o sifão. Os aparelhos são vendidos em kits, onde todas as peças ficam espalhadas.
A instalação do tipo mais simples de sifão de banho envolve uma série de etapas padrão:
Para saber montar qualquer modelo de sifão de banho, é necessário estudar o diagrama de montagem. É idêntico para todos os tipos.
A tecnologia de montagem é a seguinte:
- O novo sifão deve ser desembalado e a qualidade das conexões roscadas verificada. Lascas e rebarbas são inaceitáveis. Antes da montagem, é necessário dispor as peças na ordem em que serão conectadas posteriormente.
- O tampão é preso à tampa de transbordamento por meio de uma corrente.
- Instale uma grade protetora e uma junta de borracha flexível no orifício de drenagem.
- Uma junta é inserida na parte superior do tubo de saída, a seguir o tubo é pressionado com força contra o corpo da banheira para que a junta fique na posição desejada e se encaixe o mais firmemente possível.
- Com a outra mão, insira o parafuso de conexão na grade e fixe-o com uma porca usando uma chave de fenda larga.
- Uma porca de acoplamento de plástico é colocada no tubo. Uma vedação cônica de borracha é instalada sob ela, com o lado mais largo voltado para a porca.
- Insira o tubo no cotovelo e aperte a porca até parar.
- Uma junta cônica é inserida na porca de acoplamento e o cotovelo é conectado ao adaptador. Usando um adaptador, a altura do sifão pode ser ajustada.
- Insira a junta na porca oposta do adaptador e conecte este à saída de esgoto.
- A ondulação é fixada na saída de transbordamento por meio de uma gaxeta plana ou cônica e uma porca de acoplamento.
- Conecte a corrugação ao tubo de transbordamento usando outra porca com gaxeta no corpo da banheira.
- Uma junta é fixada no topo do tubo de transbordamento.
Nenhuma peça extra está incluída no kit. Quando algo permanece após a montagem, isso indica que algum ponto foi perdido. Se as conexões do sifão não estiverem apertadas, poderão ocorrer vazamentos. Para evitar isso, cubra as juntas com selante.
No processo de conexão de um sifão semiautomático, é instalado um botão, com o qual o bujão de drenagem é controlado. O cordeiro é colocado no orifício de transbordamento conectando-se a ele um tubo pré-corrugado na parte de trás da tigela:
Você pode fortalecer a conexão roscada enrolando estopa ou fita de silicone. A pasta é aplicada sobre o enrolamento e as peças são apertadas.
Deve haver apenas 1 vedação por conexão. Jogar pelo seguro instalando duas juntas leva ao efeito oposto - o aperto das juntas é quebrado. As porcas de acabamento e os espaçadores não devem ser apertados demais, mas apertar demais pode danificar as peças. É melhor apertar as porcas não com uma chave inglesa, mas com a mão.
Existem também outros artigos em nosso site que descrevem detalhadamente o processo de conexão de sifões a vários encanamentos:
- Sifão para lavatório: tipos, critérios de seleção + regras de montagem
- Instalação de sifão na cozinha: como montar e instalar o aparelho + diagramas e exemplo de instalação
- Sifão para base de ducha: design, finalidade, recursos de instalação
- Sifão para lavagem: design, finalidade, recursos de instalação faça você mesmo
- Sifão para cabine de duche com base baixa: tipos, regras de seleção, montagem e instalação
Características de montagem de um sifão semiautomático
A montagem de um sifão semiautomático é complicada pela presença de peças adicionais. No topo da estrutura tubular está uma haste de controle de aço inoxidável. É fixado com 3 parafusos do mesmo material. O arejador também está localizado aqui.
Sua instalação requer um mínimo de espaço. Apenas a cabeça do sifão é visível de cima. A água é fornecida lateralmente por meio de uma conexão roscada.
O sifão tubular semiautomático tem bom rendimento e uma vedação de água confiável.Um dispositivo de alta qualidade é projetado de forma que a água nunca escorra pela parede do banheiro.
A montagem é realizada de acordo com o seguinte esquema:
- O tubo coletor é conectado ao transbordamento central, empurrando o tubo até o fim. A junta na junta já está instalada, portanto não há necessidade de inserir nada adicional.
- Também é montado um filtro metálico no transbordamento, tendo previamente instalada uma vedação dupla no ralo.
- Tampas metálicas planas são conectadas ao cabo de ajuste móvel e depois fixadas ao orifício de drenagem. A montagem é conectada ao transbordamento por meio de uma conexão aparafusada.
As juntas devem ser equipadas com gaxetas adequadas - as laterais com vedação fina comum e as centrais com gaxeta “borboleta”.
Verificando a confiabilidade das conexões
Após a instalação do sifão, é necessário realizar uma verificação de controle de todas as juntas. Para isso, encha a banheira com água para garantir que o gargalo de drenagem esteja conectado corretamente. Se não houver vazamento neste local, nenhum erro foi cometido durante a instalação.
As conexões restantes são verificadas quanto à confiabilidade removendo o bujão do dreno. Se for detectado vazamento de líquido em qualquer ponto, a água do banho é completamente esvaziada. Depois disso, a junta é desmontada e remontada, prestando especial atenção à posição das juntas e porcas.
Segundo os profissionais, a causa do vazamento na maioria das vezes é o desalinhamento da conexão da porca ou seu aperto insuficiente.
Algumas dicas úteis de instalação
Antes de montar e instalar o dispositivo de drenagem, é necessário verificar o nível da banheira, o diâmetro e a posição do tubo de drenagem. Então você deve ler as instruções para levar em conta todas as nuances possíveis.
Ao instalar o dispositivo em uma banheira antiga de metal ou acrílico moderno, verifique os orifícios de drenagem. Se for encontrada alguma rugosidade neles, eles são eliminados com lixa.
Se o dreno for áspero, é impossível garantir que o sifão se encaixe perfeitamente nele. Antes do aperto final do dispositivo, deve-se verificar a correta montagem; as juntas requerem atenção especial. Eles se movem com frequência, por isso é melhor aplicar um selante especial neles.
A inclinação correta do tubo também garante o funcionamento normal do dreno. O tubo de drenagem deve ser direcionado diretamente para o coletor. Se o sifão estiver equipado com várias entradas para ramificação do dreno para o coletor, mas não se destinam ao uso, devem ser tampadas com uma porca especial.
Na hora de adquirir um sifão, sua característica importante é a qualidade do material, e se for plástico o principal aqui é a espessura da parede e a tecnologia de processamento. Quanto mais densas forem as paredes do dispositivo de drenagem, melhor resistirá ao estresse.
A presença de fissuras, mesmo disfarçadas, é inaceitável em ralo de ferro fundido. Se tais defeitos forem encontrados, ele deverá ser substituído. A superfície do sifão de latão deve ser absolutamente lisa, caso contrário deverá ser limpa com freqüência.
Para evitar vazamentos, as vedações do ralo são trocadas em média uma vez a cada seis meses, e as instaladas entre as tubulações - a cada 3 meses. Para evitar depósitos de calcário nas paredes, a cada poucos meses é aconselhável enxaguar o aparelho com água quente com um aditivo em forma de ácido cítrico.
Se os produtos de limpeza químicos não forem contra-indicados para o material, você poderá usar “Mr. Muscle”, “Ruff”, “Phlox” e similares.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Master class do autor sobre como instalar um sifão:
Você economizará tempo gasto na tubulação do banheiro visualizando este material:
Um sifão devidamente instalado é garantia de conforto e tranquilidade. A pressa ao instalá-lo sozinho é inadequada. Se, mesmo depois de ler as instruções detalhadas, ainda houver pontos obscuros, é melhor entrar em contato com encanadores profissionais.
Se você tem experiência pessoal na instalação de um sifão de banheiro, compartilhe seu conhecimento com nossos leitores. Talvez você também tenha seus próprios segredos de edição? Escreva seus comentários e tire dúvidas no bloco abaixo do artigo.
Eu tinha sifões tubulares no meu antigo apartamento. Eles duraram pouco e tiveram que ser substituídos com bastante frequência. Quando uma casa particular foi construída recentemente, já instalei aqui papelão ondulado. Eles são mais fortes e até se adaptam melhor inicialmente. Em teoria, eles deveriam ser muito mais duráveis. Mas, como dizem, tudo precisa ser testado na prática. Além disso, muito pode depender do fabricante.
E acho que os sifões tubulares são os melhores. Sim, eles precisam ser trocados com mais frequência, sim, são menos duráveis, e assim por diante, mas se algo acontecer, é mais fácil devolver os itens acidentalmente levados pelo jato. E não devemos esquecer que ao mesmo tempo é o mais barato dos sifões apresentados e geralmente existentes. Claro, é improvável que seja adequado para uma versão oculta, mas em nossos apartamentos comuns apenas é necessária uma versão tubular.
Qual é o mais barato?
Se você precisar de um sifão de banho barato, recomendo considerar opções de fabricação russa e ucraniana. Esta é uma qualidade de construção aceitável de sifões a um custo adequado.
Aqui estão algumas opções simples, baratas e práticas:
1. Sifão de banho Orio A-60089 - fabricado na Rússia, selo de água úmida sem membrana, possui transbordamento;
2. Sifão de banho Water House SV 01 - fabricado na Ucrânia, selo de água úmida sem membrana, possui transbordamento;
3. Sifão de banho SoloPlast P-0110 - fabricado na Ucrânia, selo de água úmida sem membrana, possui transbordamento.
O custo desses modelos é de cerca de 6 dólares.
Olá, estou pensando em fazer uma pergunta. Instalaram uma banheira e um sifão plano para mim. Agora a grelha de esgoto fica sempre imersa na água do esgoto, isso é normal, ou é preciso arrancar os ladrilhos e levantar a banheira um ou dois centímetros para que quando não estiver em uso a água escoe completamente e a grelha fique seco?