Sifão para base de ducha: design, finalidade, recursos de instalação
Escolher sifão para cabine de ducheAcontece que não é tão simples.Surgem uma série de questões: qual a sua função, quais variedades estão à venda, como seus designs diferem e quais parâmetros você deve prestar atenção na hora de comprar?
Tentaremos ajudá-lo a lidar com todas essas questões - em nosso artigo você encontrará informações sobre os tipos de sifões, suas características de design, os prós e os contras de cada tipo. Bem como recomendações para escolher a opção adequada para o seu chuveiro e instruções detalhadas de instalação passo a passo.
O conteúdo do artigo:
Para que serve um sifão?
Não só a base de duche, mas também todas as outras instalações sanitárias devem ser ligadas ao ralo através de um sifão. A tarefa deste elemento de drenagem é garantir o escoamento desimpedido da água do box do chuveiro para o esgoto.
Os fabricantes estão desenvolvendo modelos novos e aprimorados que não apenas drenam a água, mas facilitam sua rápida remoção em questão de segundos.
Isso cria um tampão de água que evita que os odores do esgoto passem do cano para a sala. Informações mais detalhadas sobre selo d'água para esgoto revisado aqui.
Um selo d'água é um projeto especial de sifão. Se você não usar o chuveiro por um longo período, o tampão de água poderá secar. Se isso acontecer, o banheiro ficará cheio de um odor desagradável.
Para corrigir a situação é muito simples - abra a água. Uma nova vedação hidráulica é formada e o problema desaparece.
Classificação de sifões por design
Com base em suas características de design, existem vários tipos de sifões:
- tipo de garrafa;
- cano;
- ondulado;
- seco.
Separadamente, deve-se destacar a presença ou ausência de overflow no projeto. Todos eles podem ser utilizados na conexão de uma base de ducha. Ao escolher um tipo específico, é necessário levar em consideração a presença de um orifício de transbordamento no desenho da panela.
Se a bandeja da cabine estiver equipada com transbordamento, você definitivamente precisa de um sifão adequado, pois quando a bandeja transborda, a água simplesmente escorrerá pelo orifício para o chão.
Esses acessórios podem ser de qualquer uma das variedades acima. Uma característica distintiva é a presença de um tubo adicional conectando a estrutura do sifão e o transbordamento.
Via de regra, o furo superior tem diâmetro menor - cerca de 4 cm A mangueira de conexão é flexível - a partir de um tubo corrugado, já que a localização do transbordamento pode variar dependendo do tipo de box de chuveiro, e o sifão deve caber mais modelos.
Agora vamos dar uma olhada nos principais tipos de sifões. Para entender como funcionam, é preciso se familiarizar com as características de cada tipo, bem como suas desvantagens e vantagens.
Tipo #1 – sifão de garrafa
O primeiro tipo de sifão é o tipo garrafa. Em seu design lembra um frasco. Um dreno de uma panela com uma grade de filtro (saída) é conectado em uma extremidade e um cano de esgoto na outra extremidade.
A vedação hidráulica é formada devido ao fato da saída do sifão estar localizada acima da borda do tubo de entrada.
O dispositivo é feito de plástico. O sedimento se acumula no fundo e deve ser removido periodicamente.
Para limpar um modelo de garrafa, os acessórios de drenagem devem ser acessíveis por baixo, e o design das bases de chuveiro padrão raramente requer uma altura confortável. Por esta razão, o formato clássico da garrafa não pode ser utilizado para bandejas baixas.
Tipo #2 - versão de tubo com selo d'água
Uma opção igualmente comum é um sifão tubular. É um tubo curvo feito de plástico rígido. É necessária uma curva.
Na maioria das vezes, os modelos de tubos são feitos no formato da letra “S” ou da letra “U”. Esta configuração garante a formação natural de um tampão de água nas curvas.
Os sifões de tubo são compactos e cabem facilmente sob o box do chuveiro. Existem modificações para paletes de qualquer altura, mesmo os mais baixos. Graças à superfície interna lisa do plástico com que é feito o aparelho, os contaminantes não se acumulam nas paredes, mas vão direto para o ralo.
As principais vantagens deste tipo de drenagem são a durabilidade e a ausência da necessidade de limpezas frequentes.
Tipo #3 – sifão corrugado
Os sifões mais populares para paletes baixas são feitos de tubo corrugado. De acordo com o princípio de funcionamento, são idênticos aos modelos de tubos convencionais, mas sua principal característica está contida em uma ondulação flexível e elástica: o sifão pode ser ajustado manualmente em qualquer formato adequado.
Esta versatilidade torna os modelos corrugados adequados para todas as cabines de duche.
A principal desvantagem deste projeto é causada pela estrutura da mangueira corrugada. Como toda a sua superfície interna consiste em pequenas dobras, nelas se acumula sujeira.
Além disso, para garantir a flexibilidade necessária, a espessura das paredes da mangueira é bastante baixa, o que também afeta a durabilidade do dispositivo. O sifão quebra rapidamente e requer limpeza.
Tipo #4 – versão com sifão seco
Para garantir a altura mínima possível do sifão, os fabricantes abandonaram o selo d'água convencional em favor de uma nova tecnologia de proteção contra “odores” de esgoto - uma membrana de silicone.
Os modelos com esse sistema são chamados de sifões secos, porque a água não permanece neles, mas vai direto para o ralo. A membrana de silicone atua como uma válvula, permitindo que a água flua na direção desejada, mas retendo os gases do ralo.
Parece um tubo de polímero bem enrolado, que se endireita e deixa passar o fluxo de água e, assim que para, retorna à posição original.
Esse recurso desempenha um papel importante em ambientes com aquecimento intermitente, por exemplo, em um balneário independente ou sauna no campo. Nesta situação, a presença de um sifão, que não precisa ser “preservado” todas as vezes para não rachar devido ao gelo devido à água que nele permanece, é uma vantagem significativa.
Esse tipo de sifão é o mais caro, mas sua eficiência justifica o alto preço. As ferragens com vedação a seco são instaladas mesmo sob as bases de ducha mais baixas, onde é impossível instalar outros modelos.
Além do alto custo do próprio aparelho, se a membrana ficar suja ou danificada, os reparos também serão caros.
Revisamos informações mais detalhadas sobre os tipos de ralos de chuveiro Neste artigo.
Tipos de sifões de acordo com o método de controle de drenagem
O sifão da bandeja faz parte do projeto do dreno. Muitas vezes é necessário deixar um pouco de água na panela. Para isso, feche a saída do sifão.
Existem várias opções de como fazer isso:
- usando uma rolha;
- usando uma alavanca;
- pressionando o botão.
Vejamos todos os métodos de controle de drenagem para entender como eles funcionam.
A cortiça como mecanismo de controlo
A opção elementar mais primitiva é um design com plugue. Esta saída não possui válvula, a água simplesmente sai da panela pelo orifício e vai direto para o sifão. Para coletar a água, o orifício de drenagem é fechado manualmente por meio de um tampão.
Este design não apresenta nenhuma complexidade. Essa técnica é familiar a todos, pois é utilizada em banheiras e pias comuns. Nos chuveiros modernos, os ralos comuns são cada vez menos usados.
O conceito de “tampão de drenagem” em breve desaparecerá completamente da vida cotidiana e será substituído por novos dispositivos automáticos.
Controle de drenagem usando uma alavanca
Uma saída com válvula inferior automática é muito mais conveniente do que um sistema de “plug” convencional. Não há necessidade de procurar constantemente esse mesmo tampão, o orifício fecha automaticamente quando você gira a alavanca.
O design é bastante simples, a alavanca geralmente fica localizada na área do misturador.A válvula e o misturador são vendidos e instalados juntos, o que não é muito conveniente.
Botão click-clack para liberação de água
Separadamente do misturador, você pode adquirir uma válvula de drenagem automática do sistema Click-clack, também conhecida como Push&Open. A válvula é um botão grande que pode ser pressionado com o pé.
Quando pressionado uma vez, o dreno fecha; quando pressionado novamente, ele abre. Usar tal dispositivo é tão fácil quanto descascar peras, e sua instalação é muito mais fácil e rápida do que uma válvula de alavanca automática.
Características de escolha de acessórios de drenagem para chuveiros
Escolher o sifão certo para uma base de duche não é uma tarefa tão simples como parece à primeira vista.
Fatores decisivos a considerar na escolha:
- dimensões geométricas - diâmetro e altura do furo;
- qualidade do material;
- características técnicas - rendimento e desempenho;
- complexidade de instalação;
- características operacionais.
Depois de avaliar exaustivamente o modelo que você gosta com base em todos os indicadores, você pode finalmente fazer sua escolha.
Geometria e aparência do dispositivo
A altura de instalação é selecionada em função do desenho da palete e do método de instalação. Se o chuveiro for instalado em uma superfície elevada, a gama de tamanhos aumenta significativamente.
Na maioria das vezes existem sifões com altura de 8 a 20 cm.O mais difícil é escolher a opção certa para paletes baixos instalados diretamente no chão. Recomendamos que você leia as informações sobre como escolher o caminho certo sifão para bandeja baixa.
De acordo com as normas, o diâmetro do furo de drenagem pode ser:
- 52mm;
- 62mm;
- 90 milímetros.
Aqui a escolha é óbvia - o diâmetro da grade de entrada das conexões de drenagem deve coincidir com o orifício na panela. Ao comprar, avalie a qualidade da construção e das próprias peças.
A caixa de plástico não deve apresentar danos visíveis: rachaduras, arranhões, lascas, amassados. Quaisquer vestígios de deformação do produto afetarão, sem dúvida, a estanqueidade das conexões e se manifestarão por um vazamento precoce.
Parâmetros técnicos e características operacionais
A vazão do sifão mostra quantos litros de água vão para o esgoto por segundo. Esse indicador é importante para box de chuveiro, pois a profundidade da bandeja geralmente não é grande e se consome muita água.
Para garantir que a panela não inunde e que a água tenha tempo de escoar, as conexões de drenagem devem ser selecionadas em conjunto com o misturador e seu desempenho.
O rendimento é calculado de acordo com a altura do próprio palete e o diâmetro do orifício de saída do sifão.O diâmetro de saída de 5,2 e 6,2 cm permite coletar até 12 cm de água na panela, o diâmetro de 9 cm – até 15 cm.
Características de desempenho e complexidade de instalação
A instalação dos modelos de sifão de plástico é realizada com um mínimo de ferramentas. O principal é manter o aperto de todas as conexões.
De acordo com a documentação regulamentar, as conexões do ralo devem ser facilmente desmontadas manualmente, o que é muito importante em situações de emergência quando o ralo está entupido ou quebrado.
A principal dificuldade na operação dos sifões de bandeja é a limpeza. Na hora de escolher um sifão, analise a facilidade de acesso e se isso é possível sem desmontar toda a cabine.
Algumas conexões com diâmetro de saída de 90 mm podem ser limpas diretamente pelo orifício de drenagem. Seu tamanho permite desmontar e retirar todos os elementos necessários e depois instalá-los na ordem inversa. Existem também modelos autolimpantes.
Instruções de instalação do sifão
A instalação de um sifão para box de chuveiro com base pode ser realizada sem o envolvimento de um encanador profissional. Você pode fazer isso sozinho, pois não são necessárias ferramentas ou habilidades especiais.
O processo de instalação pode ser descrito da seguinte forma:
- Coloque o palete na base. Recomendamos observar as instruções passo a passo para instalação de paletes.
- As medições são feitas.A altura do furo de drenagem do box do chuveiro deve ser vários centímetros maior que a altura da entrada da tubulação de esgoto. É necessário manter uma inclinação de 2 a 3 graus.
- Se a panela estiver instalada corretamente, prossiga com a instalação do sifão. Para começar, deve ser desmontado de acordo com as instruções.
- Todas as conexões devem ser cobertas com selante para evitar vazamentos.
- Uma grelha e uma junta são instaladas no orifício de drenagem.
- Se houver transbordamento, instale uma junta cônica e uma porca no tubo corrugado. Conecte uma extremidade da corrugação ao orifício de transbordamento e a outra ao sifão.
- Aparafuse o sifão montado na saída e transborde. Uma junta de borracha e uma porca de capa são colocadas no tubo flexível. Torça com força.
- Um elemento com um tubo é cortado na tubulação de esgoto. Examinamos com mais detalhes o processo de conexão do banheiro às comunicações. em outro artigo.
- Conecte os acessórios ao esgoto.
Após a instalação, faça um teste. Se houver válvula inferior automática, verifique seu funcionamento. Encha a panela e escorra a água. Via de regra, caso ocorra despressurização, quando uma grande quantidade de água é drenada (sob a pressão do próprio peso), o vazamento pode ser facilmente identificado.
Podem aparecer gotas na junção - isso é um mau sinal. Nesse caso, você terá que começar tudo de novo e dedicar mais tempo ao isolamento.
Outra dica importante: não aperte demais as porcas. Uma conexão apertada demais pode causar deformação da junta. Neste estado, não consegue desempenhar plenamente a sua função, o que se torna uma causa comum de piso molhado sob o sifão.
A seleção de fotos a seguir demonstrará brevemente o processo de instalação e conexão de um sifão para chuveiro:
Cuidados e operação após a instalação
A operação do sifão se resume ao monitoramento e limpeza, se necessário.
Para garantir que as conexões falhem o menos possível, é recomendável fazer uma lavagem preventiva uma vez a cada seis meses. Isso é feito com produtos químicos especiais adequados para tubos de plástico.
Outro método de limpeza inaceitável é soprar com ar comprimido sob alta pressão. Um sifão para base de ducha consiste em vários componentes. Seu ponto fraco são as conexões.
A alta pressão quase certamente causará despressurização e falha de todo o sistema.
O cuidado oportuno com encanamentos, acessórios e canos de esgoto o ajudará a evitar muitos problemas no futuro. Caso contrário, você pode acabar com um ralo entupido.
Temos vários artigos úteis em nosso site sobre como escolher o melhor produto e métodos para remover bloqueios. Recomendamos que você se familiarize com eles:
- Como escolher um limpador de canos de esgoto: uma revisão comparativa de todos os tipos de produtos
- Como limpar cano de esgoto entupido em casa: soluções + dicas de prevenção
- Limpeza de canos de esgoto: análise de todos os métodos de limpeza com instruções passo a passo
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Para evitar dúvidas sobre a estrutura e sequência de instalação de sifões de diversas modificações, assista aos vídeos de análises e instruções propostas.
A estrutura do sifão click-clack:
Montagem do modelo de garrafa:
Guia passo a passo para desmontar o sifão antigo e instalar um novo:
O sifão de drenagem da base é uma parte essencial do box. Depois de se familiarizar com sua finalidade, variedades e características de design, você poderá facilmente fazer a escolha certa no momento da compra e realizar a instalação por conta própria.
Você mesmo instalou um sifão em sua base de ducha? Conte-nos que tipo de sifão você escolheu e encontrou alguma dificuldade durante a instalação?
Você está satisfeito com o seu sifão ou talvez queira substituí-lo por um novo com um tipo de design diferente - compartilhe sua experiência nos comentários do nosso artigo.
Tivemos uma solução mal sucedida ao instalar uma hidrobox. A ligação ao cano de esgoto era tão baixa que era impossível instalar um sifão normal no ralo da panela, mesmo a menor opção vendida nas lojas não cabia em altura. Tive que fazer algo como dobrar um cano corrugado para criar uma vedação d'água, mas ele fica constantemente entupido e é muito difícil de limpar, pois não tem acesso. Então acabamos usando todos os tipos de solventes.
Precisei que a soleira do box do chuveiro tivesse uma altura mínima devido ao fato de haver uma pessoa com deficiência na família. Por isso colocaram direto no chão. Escolhi um sifão com diâmetro máximo de encaixe para que pudesse ser limpo por fora com um cabo. Como todas as tubulações são novas, é improvável um vazamento; espero que nada precise ser desmontado nos próximos anos.
Você pode recomendar algum fabricante específico? Vale a pena pagar a mais por Geberit ou Viega, ou comprar algo mais simples por um preço mais acessível? Eu tenho um canto de chuveiro Appollo.
Se você planeja instalar um sifão de chuveiro normal, que não terá vários dispositivos na forma de um moedor e outras coisas, então não há diferença. Isto se você comparar as principais marcas com as populares.
Você nem sequer considera opções francamente baratas; descreverei imediatamente uma série de problemas resultantes no sentido literal da palavra:
- selos de má qualidade;
— plástico frágil;
- fio torto;
- defeitos na forma da estrutura.
Nos sifões de orçamento você já tem esse conjunto de “dores de cabeça” desde o início, paga do próprio bolso e depois sofre. Neste caso, é verdade o que dizem: o avarento paga duas vezes. Os sifões Radaway provaram-se muito bem, já os trato há muito tempo e nunca houve surpresas desagradáveis. A Alca Plast tem opções mais acessíveis.