Como limpar cano de esgoto entupido em casa: soluções + dicas de prevenção
Nem todo proprietário sabe como limpar um cano de esgoto entupido em casa. Nem todo mundo sabe como fazer esse trabalho de forma rápida e eficiente, principalmente se for a primeira vez que se depara com esse problema. Qualquer problema com esgoto é estressante para os proprietários, principalmente congestionamentos persistentes, certo?
Nós vamos ajudá-lo a resolver este problema. O artigo que apresentamos descreve detalhadamente métodos para determinar a localização de um engarrafamento e métodos comprovados para se livrar dele. Para ajudar os encanadores independentes, há recomendações de fotos e vídeos para limpeza de canos por meios improvisados.
O conteúdo do artigo:
Causas do bloqueio de esgoto
Se você achar que a água não está escoando bem e há um odor desagradável, a culpa é do entupimento que se formou. Quanto menor o problema, mais fácil e simples será livrar-se dele. Portanto, primeiro você precisa determinar a causa do congestionamento de lixo.
Problema nº 1 – gordura acumulada
A gordura da louça que se deposita nas paredes dos canos causa a maioria (cerca de 70%) dos engarrafamentos.Na maioria das vezes, esse tipo de bloqueio aparece na cozinha: a pia e o ralo da máquina de lavar louça são as áreas mais problemáticas.
Esses acúmulos se formam lentamente: sua camada interna é gelatinosa e a externa, adjacente aos tubos, é mais compactada. Neles são formados, além da gordura, partículas de alimentos, fios, etc.
Problema #2 – desperdício pesado
Partículas pesadas provocam o aparecimento de bloqueios artificiais. Do total de causas, elas não passam de 10% e aparecem com mais frequência em prédios de apartamentos.
São considerados pesados: areia, entulhos de reformas, soluções mal drenadas, areia para animais de estimação, produtos de higiene, trapos, lenços umedecidos, papel higiênico e jornais que caem no esgoto pelo vaso sanitário.
Além disso, resíduos orgânicos - cascas de vegetais, cascas de cebola, partículas de alimentos - podem “organizar” um tampão mecânico nas tubulações. Freqüentemente, as causas dos bloqueios podem ser brinquedos infantis - elementos Lego, miçangas e quaisquer pequenos objetos que tenham caído acidentalmente no esgoto.
Sifão entupido é frequentemente a principal causa de entupimentos, tanto na cozinha como na casa de banho. Ele precisa ser limpo aproximadamente uma vez a cada 2-3 meses.
Problema nº 3 – ser atingido por objetos duros
Danos na tubulação podem causar bloqueio devido à entrada de partículas sólidas de diferentes tamanhos no sistema. Por exemplo, um pedaço de madeira, plástico, que pode ficar preso em algum lugar no meio do cano.
Lá, outros detritos e gordura serão colocados em camadas sobre este item. São eles que vão provocar o crescimento de um grande engarrafamento, que não é tão fácil de romper.Em uma residência particular, a causa pode ser a deformação de uma tubulação adjacente ao esgoto principal ou a pressão externa de um objeto grande.
Problema nº 4 – instalação não profissional
A instalação não profissional de canos de esgoto em um apartamento ou casa pode criar grandes problemas para os proprietários na forma de bloqueios frequentes.
Por exemplo, instalar tubos em ângulo muito acentuado ou, inversamente, com inclinação insuficiente; um grande número de vincos, seção transversal de tubos muito pequena, folgas entre tubos, peças selecionadas incorretamente ou ausência delas.
Problema nº 5 – vida útil e manutenção
A longa vida útil dos tubos pode causar bloqueios. Mas os tubos de PVC praticamente não estão sujeitos a esse desgaste.
Isso é mais verdadeiro para tubos de ferro fundido, pois sua superfície interna apresenta alguma rugosidade. É suscetível à corrosão e fica com resíduos da passagem de detritos e esgoto. Com o tempo, os sedimentos se acumulam e são comprimidos, diminuindo a permeabilidade dos tubos.
A falta de manutenção necessária e limpeza rotineira dos encanamentos também é uma causa comum de engarrafamentos. Para tubos de ferro fundido, essas limpezas devem ser realizadas uma vez a cada 2-3 meses, e para tubos de plástico - pelo menos uma vez por ano. Determinada a causa do bloqueio, é necessário saber a sua localização.
Localização do bloqueio
Descobrir a localização exata do plugue é importante para escolher o produto certo para limpeza de canos de esgoto. Primeiro é preciso abrir todas as torneiras: do banheiro, da cozinha, do chuveiro e dar descarga.Onde a água não escoa bem para os canos, um odor característico aparecerá e um tampão se formará ali.
Se a água ficar estagnada em um lugar: por exemplo, na pia da cozinha ou no banheiro, então este é um problema local, mas se a água não fluir bem em todos os pontos, todo o sistema estará entupido.
Decidida a localização e a causa do bloqueio, vamos considerar como lidar com os engarrafamentos.
Métodos e meios de limpeza
Dependendo do grau de contaminação e da localização do bloqueio, ajudaremos você a escolher um método de trabalho. A seguir falaremos sobre folk, químico e mecânico métodos de limpeza de esgoto.
Remédios populares para limpeza rápida
Experimente despejar 2 a 3 litros de água fervente na pia se o problema for apenas uma barra de sabão presa. Para limpar rapidamente obstruções mais complexas, mas não graxa ou sujeira comprimida, você pode usar diferentes misturas à base de refrigerante. Antes de usar esta mistura, primeiro limpe a superfície do ralo e seque-o.
Refrigerante e sal. Despeje uma mistura seca de sal e refrigerante (1/2 xícara cada) no ralo e deixe por pelo menos 10 horas, ou melhor ainda, durante a noite.
Refrigerante e vinagre. Misture meia xícara de vinagre e a mesma quantidade de refrigerante, a mistura resultante deve ser despejada com cuidado no ralo, tapar com uma rolha e deixar por no mínimo 40 minutos, no máximo várias horas.
Ao adicionar vinagre, feche imediatamente com uma tampa. Se você não conseguir atingir a estanqueidade máxima, o resultado será zero. Depois de limpar desta forma, certifique-se de lave o ralo bastante água quente.
Refrigerante e água fervente. Dilua 1 xícara de refrigerante em 3 xícaras de água fervente e despeje a solução no orifício de drenagem.
Refrigerante calcinado. Aqueça 150 g de bicarbonato de sódio por 15 minutos em uma frigideira de ferro fundido. Em seguida, esfrie e dilua com água fria, despeje a mistura resultante no ralo. Após 2 horas, enxágue com água fervente.
Além disso, o sabão em pó comum pode lidar com pequenos bloqueios. Despeje 2-3 colheres ou 1 xícara de pó no ralo e deixe correr água quente por 5 minutos, ou você pode simplesmente colocar 2 baldes de água quente. Se tudo mais falhar, use produtos comprados em lojas.
Produtos químicos de ação rápida
Se você precisar de resultados rápidos, use produtos químicos domésticos. Existe uma grande variedade de produtos disponíveis nas prateleiras das lojas que podem ser usados para limpar os ralos da sua casa.. Tais preparações podem ser: ácidas e alcalinas, secas ou em grânulos, géis e líquidos.
Leia atentamente as instruções antes de comprar, pois diferentes produtos são utilizados para diferentes tipos de tubos e bloqueios. Preste atenção às recomendações do fabricante - se for um produto preventivo ou apenas contra tampões gordurosos, não use em outros casos. Caso contrário, você corre o risco de danificar ou arruinar completamente o esgoto ou o encanamento.
Produtos com álcalis ajudam a eliminar obstruções de gordura na cozinha, enquanto substâncias ácidas são mais utilizadas para tampas de lixo no banheiro. Afinal, aqui a causa de um ralo entupido geralmente é sabão ou cabelo.
Qual limpador de ralos Seja qual for a sua escolha, tome alguns cuidados: use luvas, não se incline sobre o ralo ao despejar o medicamento. Nunca use produtos ácidos e alcalinos ao mesmo tempo.
Aqui estão alguns dos medicamentos mais populares para combater diferentes tipos de engarrafamentos:
- Verruga e suas variações - turbo ou profissional, gel ou proshok. Um remédio universal perfeito para prevenir e remover bloqueios existentes. Você pode derramar ou adormecer durante a noite, deixando a janela aberta.
- Tiret Turbo - de acordo com as avaliações dos clientes, ele funciona melhor com tampões de gordura na cozinha. Tem um odor pungente.
- Domestos - este “soldado universal” é familiar a todas as donas de casa. Pode ser deixado ligado a noite toda. Adequado para todos os canos e pias, além de tampões, mata germes e placas.
- Senhor Músculo - uma droga universal que lida com qualquer engarrafamento. Suas substâncias ativas agem muito rapidamente - cerca de 1-2 horas, embora os especialistas recomendem despejá-lo durante a noite. Não há cheiro ou vapores perigosos.
- Insetos Pothan - um produto químico poderoso que pode lidar até mesmo com engarrafamentos antigos. Deve ser usado com o máximo cuidado devido à reação ativa e ao odor pungente: despeje com o braço esticado com uma luva, vire a cabeça e coloque uma máscara. Se você tem alergia, é melhor não usar este medicamento.
Ao utilizar qualquer um dos produtos descritos, certifique-se de usar luvas de borracha e, se possível, máscara protetora.Além disso, não exponha demais o medicamento além do tempo especificado, pois isso só prejudicará os canos.
Depois de trabalhar com qualquer produto químico, ventile o ambiente. Se depois de usar essas preparações a água ainda não desaparecer, use produtos de encanamento.
Revisão de métodos técnicos
Se nem os métodos tradicionais nem os produtos químicos ajudaram a lidar com o congestionamento dos esgotos, então tudo o que resta é testar os métodos técnicos. Esses produtos incluem ferramentas de encanamento que ajudarão a lidar com bloqueios de qualquer complexidade.
Método número 1 - use um êmbolo
Este dispositivo simples consiste em uma tigela de borracha e um cabo de madeira. Se forem instaladas duas pias, dois êmbolos deverão ser usados simultaneamente. Quando não houver um segundo êmbolo, feche bem o outro ralo com um pano úmido.
Para limpar, instale o êmbolo de forma que cubra completamente o ralo, despeje um pouco de água na pia. Em seguida, você deve mover vigorosamente a alça para cima/para baixo pelo menos 10 a 15 vezes. Depois disso, a água deve fundir-se completamente com um som característico. Se isso não acontecer, repita os passos.
O êmbolo não pode ser usado em lavatórios montados na parede - eles não suportam pressão e, além disso, o dispositivo não rompe obstruções compactadas de longa data. Como removê-lo ralo da pia entupido, você aprenderá com o artigo que recomendamos.
Observe que após esta limpeza, os tubos devem ser purificar ainda mais cabo ou produtos químicos e enxágue com bastante água morna.
Método número 2 - limpeza do sifão
Um sifão de garrafa padrão tem um diâmetro de 30-45 mm - quanto menor, mais rápido entope. A parte removível, em formato de tigela, pode ser facilmente desparafusada.
Antes de limpar o sifão, coloque uma tigela com água embaixo da pia e use luvas. Em seguida, desparafuse-o com cuidado, usando um cabo ou fio especial para retirar todo o excesso. Lave o sifão, seque-o e aperte-o. Verifique o seu trabalho: você deve colocar água na pia e se ela sair rapidamente, não há mais entupimento.
Se você tiver um tipo diferente de sifão instalado, por exemplo, tubo, corrugado ou triplo, prossiga para o próximo método.
Método número 3 - pegue um cabo de encanamento
Se você tiver tubos de plástico instalados, qualquer cabo de encanamento deve ser usado com extremo cuidado.
Em outros casos, siga estas instruções:
- Coloque uma bacia ou balde embaixo da pia.
- Separadamente, encha qualquer recipiente com água para limpar o cabo.
- Em seguida, desenrole o sifão. Enxágue e limpe.
- Segure a alça do cabo; se não houver nenhuma, faça uma com um anel dobrado.
- Insira a extremidade do dispositivo no tubo. Em seguida, comece a girá-lo lentamente, empurrando-o mais fundo - para isso, gire a alça. Faça isso com o máximo de cuidado possível para não danificar o tubo.
- Em intervalos regulares, retire-o e limpe-o da sujeira em um recipiente pré-preparado. Se você encontrar uma compactação, isso é um bloqueio.
- Enrosque um sifão limpo e seco.Verifique todos os detalhes.
- Enxágue a tubulação com água fervente.
Essas etapas simples e repetíveis ajudarão você a lidar até mesmo com bloqueios compactados.
Se não houver cabo, como alternativa, pode-se usar um fio grosso, formando um gancho na ponta.
Às vezes, o cabo pode ser construído a partir de um cabide de metal: usando uma ferramenta, por exemplo, um alicate, é necessário cortar suas pontas para obter um gancho para remover a sujeira.
Método nº 4 - recorrer à hidrodinâmica
Este é o método mais eficaz para casos “graves”. Somente profissionais o utilizam. Por exemplo, para trabalhar com tampões rígidos no meio de uma tubulação, para limpar esgotos em residências particulares ou esgotos principais. Um dispositivo hidrodinâmico profissional é utilizado para limpar tubos com diâmetro de 5 a 150 mm.
A limpeza é realizada graças a um tubo com diversos tipos de bicos para pulverização de água sob alta pressão - até 200 atmosferas. São utilizadas água quente e fria.
Cabe a você decidir qual método técnico de tratamento de resíduos de esgoto você usa. Se o bloqueio for antigo ou os tubos forem muito antigos, use o método tudo-em-1.
Método número 5 - resolvemos o problema radicalmente
Um método universal ou pré-fabricado ajudará na luta até mesmo contra os bloqueios mais “prejudiciais”. O método consiste em várias etapas.
Se o primeiro em limpeza de esgoto não ajudou, então prossiga para o próximo, e assim por diante, até que não haja mais vestígios da rolha:
- preparo - escoar a água, retirar restos de comida e detritos, secar o ralo;
- despeje bicarbonato de sódio e água fervente em um ralo seco;
- use o êmbolo e depois o cabo;
- despeje um produto químico, por exemplo, Mister Muscle ou Mole, durante a noite;
- Despeje uma grande quantidade de água fervente no ralo, cerca de 1 balde, ou abra a torneira por alguns minutos.
Este método quase certamente irá salvá-lo desse problema irritante.
Como proteger seu esgoto de bloqueios?
A seguir damos algumas dicas que ajudarão a evitar a formação de congestionamentos de lixo no futuro:
- Uma vez a cada 2-3 meses, faça uma limpeza leve nos canos com remédios populares ou deixe correr água fervente pelos canos todos os dias no final do dia.
- Antes de lavar a louça, retire os restos de comida dos pratos, limpe o excesso de gordura e jogue no lixo.
- Não jogue no vaso sanitário produtos de higiene, lenços umedecidos e de papel, areia para gatos, areia ou resíduos inorgânicos.
- Nunca limpe os sapatos na pia. Tente remover o máximo de sujeira possível de cima da lata de lixo.
- Depois de lavar pisos e superfícies muito sujas, despeje a água no vaso sanitário, mas não na pia.
- Coloque um balde para papel no vaso sanitário, não desperdice água na descarga e não jogue no vaso sanitário resíduos técnicos e de construção - cola, areia, cimento, além de grandes resíduos orgânicos. Para limpar o banheiro, use produtos anti-incrustantes especiais.
Preste atenção aos meios técnicos que protegerão os tubos dos bujões de lixo.
Devem ser instaladas telas especiais em cada ralo: pia de cozinha, chuveiro, banheira. Eles reterão resíduos orgânicos, parcialmente gordura, cabelos, areia, fios e outros pequenos objetos.
Para evitar a formação de depósitos de gordura, use um dispositivo especial: caixa de gordura. O dispositivo é produzido para uso industrial e doméstico e consiste em duas seções. Princípio de funcionamento: as águas residuais que passam pelo sistema de filtragem no primeiro recipiente são eliminadas de grandes detritos. No segundo, filtros especiais limpam a gordura da água.
Para triturar lixo orgânico, instale embaixo da pia moedor de lixo. É montado embaixo da pia, conectado ao esgoto e conectado à rede. O dispositivo pode funcionar em vez de um sifão. Recomenda-se colocar a tomada fora da pia para protegê-la de molhar.
Compactar moedor de lixo irá lidar com todos os resíduos, desde aparas de vegetais, sementes, até aves e espinhas de peixe. Não jogue cabelos, pedaços de tecido ou lã nele, caso contrário o dispositivo simplesmente quebrará.
Todos os dispositivos técnicos descritos são malhas, caixa de gordura, moedor de lixo, Após o uso, lave bem e mantenha limpo.
Ele apresentará os métodos e recursos tecnológicos para eliminar bloqueios no vaso sanitário. próximo artigo, em que todas as opções testadas na prática são analisadas e descritas detalhadamente.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Como evitar bloqueios por meios improvisados:
Vídeo nº 2. Aprenda como usar corretamente um êmbolo para limpar canos:
Vídeo nº 3. O cabo é o primeiro auxiliar na limpeza de esgotos em cabana:
Vídeo nº 4. Como usar um cabo para limpar o ralo de um apartamento:
Agora você sabe como lidar com qualquer tipo de bloqueio não só em um apartamento, mas também em uma casa particular. Às vezes você precisará usar vários métodos para alcançar o resultado desejado. Mas munido de nossas dicas simples, você poderá superar facilmente as dificuldades que surgirem.
Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas e poste fotos sobre o tema do artigo. Conte-nos como você conseguiu se livrar de forma rápida e eficaz de um entupimento em seu sistema de esgoto. É possível que você tenha um método especial que só você conhece e que vale a pena compartilhar com os visitantes do site.
Várias seções aconselham o uso de água fervente (com ou sem aditivos?). Gostaria de entender o quão seguro isso é para tubos e sifões de plástico? Por exemplo, tive um caso em que uma peça de plástico (torneira/interruptor de chuveiro) de uma torneira derreteu e ficou deformada. Depois desse incidente, fico de alguma forma cauteloso com água muito quente.
É absolutamente seguro. Os tubos de plástico mantêm com segurança temperaturas de até 140 graus e começam a derreter a 175. Ou seja, eles só podem ser derretidos com água no estado de vapor, e água fervente não causará danos.
Toda esta limpeza dos sifões da cozinha não é particularmente difícil. Mas a limpeza na junção com o acesso público e as tubulações dos apartamentos pode ser problemática. A propósito, fiquei intrigado com o conselho que sugere a limpeza de canos de esgoto em ferro fundido a cada 2-3 meses.Gostaria de alguns esclarecimentos: como é possível desmontá-los ou o quê? Se você planeja derramar algum tipo de “toupeira” neles, ele simplesmente vazará sem limpar as paredes do tubo.
Quanto ao ferro fundido, tudo depende das camadas que nele se formam ao longo de muitos anos de uso. Se você não limpar um tubo de ferro fundido por muitos anos, haverá alguns centímetros de depósitos nele, o que bloqueará quase completamente o fluxo de água. Aqui, qualquer remédio resolverá o problema. A única coisa que vai ajudar é furar com cabo, ou melhor ainda, puncionar hidráulico. Mas se for como medida preventiva, a toupeira fará um excelente trabalho na remoção de depósitos mínimos de gordura em plástico e ferro fundido.
Olá! Haverá vazamento se você continuar derramando água enquanto enxagua o tubo do produto. Mas se você derramar durante a noite, por exemplo, ele permanecerá e se dissolverá em pequenos bloqueios, que são exatamente o que causa o acúmulo de grandes depósitos. Também é recomendado enxaguar com água quente. Se você não jogar lixo doméstico grande, guardanapos e papel higiênico no ralo, essas medidas preventivas durarão muito tempo.