Como limpar canos de esgoto em uma residência particular: tipos de bloqueios e métodos de limpeza
A rede de esgotos é parte integrante e muito importante de qualquer edifício moderno, tanto de apartamentos como privado. Devido ao uso constante, existe sempre o risco de entupimento.
É claro que a ocorrência de uma situação desagradável pode ser evitada, mas não existem métodos ou garantias absolutas. Portanto, é sempre importante saber como limpar canos de esgoto em uma residência particular e quais ferramentas são necessárias para isso.
O conteúdo do artigo:
Determinando a localização do bloqueio
Prevenir um problema é sempre mais fácil, e muitas vezes mais barato, do que eliminá-lo, isso é claro para muitos. E os problemas de esgoto em uma casa particular não são exceção. As medidas preventivas minimizarão a probabilidade de entupimento dos tubos se forem realizadas de forma regular e sistemática.
Muitas vezes, um problema significativo pode ser criado pela própria busca pelo local onde ocorreu o problema. Esta pode ser uma tarefa desafiadora para um não especialista.
Normalmente, os tubos não entupem imediatamente, mas os detritos se acumulam gradualmente. Acumula-se na tubulação, impedindo a livre passagem da água. Respectivamente O principal sinal de bloqueio é a má drenagem da água.
Na presença de selo d'água, um odor desagradável nas tubulações devido à sujeira e sólidos coletados em seu interior só pode aparecer em casos muito avançados.Caso contrário, a fonte é algo diferente de um plug de lixo.
Se houver um entupimento pesado, a água simplesmente para de fluir e fica na pia ou no vaso sanitário. Muitas vezes, isso pode acontecer devido à lavagem irresponsável de pequenos resíduos domésticos, até mesmo de papel simples. O problema precisa ser resolvido o mais rápido possível antes que piore.
O selo d'água é fornecido por:
- Existem sifões em pias, pias, banheiras e bases de chuveiro.
- Nos banheiros, lavabos, lavanderias e garagens, são instalados ralos no piso.
- Os vasos sanitários possuem cotovelo embutido.
- Em máquinas de lavar louça e máquinas de lavar, o selo d'água é criado colocando uma mangueira de drenagem com elevador ou usando um dispositivo especial.
Entre outras coisas, os selos d'água são o local mais comum para a ocorrência de congestionamentos de lixo.
Estão presentes em qualquer rede de esgoto, com exceção de sistemas de drenagem muito primitivos, que se encontram em algumas dachas. Esta é também a situação mais simples, que na maioria das vezes pode ser resolvida sozinho.
Os principais culpados de canos entupidos
Para garantir que o tampão de detritos seja removido de forma garantida e segura para os próprios tubos, é importante primeiro determinar a causa da sua formação. Depois de descobrir o motivo, será possível dizer exatamente como limpar com as próprias mãos os canos de esgoto de uma casa particular.
Os culpados pela formação desses mesmos coágulos sanguíneos no sistema de comunicação podem ser vários objetos e até sabonete comum. Vamos dar uma olhada mais de perto nos tipos de bloqueios.
Tipo nº 1 - objeto estranho
Um cano entupido pode ocorrer devido à entrada de algum objeto bastante grande nele, que, ficando preso dentro dele, torna-se um local para o acúmulo de outros detritos.
Cabelo preso na banheira ou na pia também pode ser um problema. Em grande número, eles formam um nó tão sério que simplesmente não é possível lidar com água quente.
É possível eliminar esse tampão do cabelo removendo-o mecanicamente ou com um agente de limpeza.
Papel comum, até mesmo papel higiênico simples, jogado no vaso sanitário, pode se tornar uma causa séria de entupimento de canos de esgoto.
Tipo nº 2 - depósitos de sal e gordura
O estreitamento das paredes dos tubos pode ocorrer devido ao acúmulo de depósitos sólidos sobre elas. Freqüentemente, são formados a partir de vários resíduos. Os resíduos podem ser de origem orgânica e inorgânica.
A formação de um espesso depósito de gordura no interior das tubulações pode ser facilitada pela adesão e sedimentação de numerosas partículas de gordura na rede de esgoto.
O uso de água dura é uma das causas comuns de entupimentos em canos. Água com alta dureza forma depósitos de sal muito mais rápido. Os tubos de metal são especialmente vulneráveis à água dura.
Para evitar que este problema surja, os especialistas recomendam a instalação Armadilhas de graxa para o esgoto.Eles filtram efetivamente a água usada e não ocupam muito espaço.
Tipo nº 3 - rolha de sabão
Obstruções de sabão se formam quando você usa água com sabão com frequência na pia e na banheira. É difícil se livrar dele porque a água com sabão, uma vez no esgoto, geralmente se mistura bem com outros detritos e endurece formando um tampão denso.
A causa de um esgoto entupido também pode ser erros cometidos durante o projeto e/ou instalação de comunicações. Criam áreas problemáticas para a passagem de água, nas quais existe sempre um risco elevado de congestionamentos de lixo.
Nesses casos, são necessários reparos significativos, a menos que reinstalação todo o sistema novamente, é claro, se você não quiser lidar regularmente com as consequências desses erros.
Maneiras eficazes de remover obstruções
Se as medidas preventivas não conseguirem evitar a ocorrência do engarrafamento, será necessário proceder à sua eliminação.
Os próprios métodos para lidar com bloqueios de esgoto podem ser divididos em vários tipos:
- térmico;
- químico;
- mecânico;
- hidrodinâmico.
Todos eles têm suas próprias nuances, características e abordagens para eliminar não apenas a causa do bloqueio, mas também o próprio bloqueio. Você também pode combinar alguns deles na limpeza de esgotos de uma casa de campo ou de uma casa particular, principalmente em caso de problemas graves.
Método número 1 - água quente
Nas casas de banho, podem acumular-se depósitos de sabão nas tubagens; estes podem ser eliminados de forma muito eficaz enxaguando com água quente, de preferência com adição de refrigerante, para maior eficiência.
Nesse caso, o bloqueio provavelmente não causará muitos problemas. Basta levar em conta que para enxaguar com água quente você vai precisar de bastante - vários baldes. Da mesma forma, é perfeitamente possível lidar com depósitos de gordura no encanamento da cozinha.
Se não houver possibilidade ou desejo de desmontar os canos para se aproximar da área problemática, pode-se usar uma mangueira para colocar água quente profundamente no cano.
Método número 2 - remoção mecânica
Se não foi possível enxaguar com água fervente, será necessário usar um êmbolo, mas primeiro certifique-se de que quaisquer outros orifícios do esgoto estejam bem fechados.
Quando este procedimento não trouxer o resultado desejado, será necessário recorrer ao uso de cabo hidráulico.
Nem todo mundo consegue lidar com o cabo sozinho, então talvez você precise ligar para um especialista ou pelo menos ligar para um parceiro para obter ajuda. Dos métodos de limpeza de esgoto que você mesmo pode fazer, este é o mais complexo e exigirá uma descrição mais ampla.
Os cabos são diferentes. Eles podem diferir em vários parâmetros:
- por tamanho - comprimento, diâmetro;
- na aparência - feito como um cabo ou como uma mola torcida;
- dispositivos adicionais - com pontas em forma de bola, em forma de espiral ou sem nenhuma.
Cabos espirais Eles aparafusam bem no bloqueio e muitas vezes permitem que você simplesmente puxe-o para fora do tubo. Cabo com bola basicamente eles tentam empurrar ainda mais o bloqueio, quebrando-o em pedaços.
Os especialistas também possuem um anexo para cabos em forma de friso ou coroa, que permitem eliminar o bloqueio.
Você deve ter muito cuidado ao realizar movimentos rotacionais, principalmente se tiver canos de esgoto de plástico. Deve-se levar em consideração que o cabo não passa por voltas de 90 graus, assim como por sifões.
Portanto, é introduzido através do local de ligação do encanamento ao esgoto ou através de revisões especiais (T com bujão) instaladas nas tubulações de esgoto.
Se o cabo tiver um diâmetro pequeno em comparação com o tubo, ele poderá passar por curvas de 90 graus na tubulação, mas parecerá que o cabo está apoiado em algo sólido e, após passar pela curva, ele se moverá livremente novamente.
Você precisa agir em etapas:
- Desenrole o cabo e insira-o em um orifício adequado na tubulação de esgoto.
- Você precisa empurrá-lo com um leve giro até atingir o bloqueio. É importante aqui não confundir a área problemática com a conexão do tubo.
- Para entender que você atingiu a meta e não atingiu uma junta de tubo ou uma curva de 90 graus, você deve realizar um movimento de vaivém com o cabo enquanto torce.Se fosse uma junta ou uma volta do tubo, logo o cabo se moveria suavemente ao longo do tubo. Se esta for uma área obstruída, o cabo começará a resistir aos movimentos rotacionais.
- Se estiver usando uma ferramenta com bola ou sem ponta, tente empurrar ainda mais a rolha, quebrando-a. Você pode verificar se o bloqueio foi quebrado apenas enchendo cuidadosamente o cano com água.
- Se você estiver usando um cabo com extremidade em espiral, tente prender o entupimento nele e puxá-lo para fora do tubo.
- Superado o problema, o cabo é retirado com cuidado e o tubo é tratado com água fervente e/ou produto químico para eliminar completamente os vestígios de contaminação.
Ao utilizar um dispositivo em forma de mola, não deve permitir que ele torça, pois isso tentará discriminação ou dispostos em espiral dentro do tubo, o que não ajudará na limpeza, mas apenas causará problemas adicionais.
Recomendamos também a leitura do artigo onde descrevemos detalhadamente os tipos de cabos para limpeza de canos de esgoto e fornecemos instruções para seu uso. Mais detalhes - acesse link.
Método número 3 - produtos químicos
O método de limpeza química tem maior probabilidade de ser preventivo ou final após a limpeza por outro método para consolidar o resultado.
Porém, para segurança da saúde e para evitar quaisquer danos, uma série de regras e cuidados devem ser observados:
- Devido à composição específica, diferentes produtos podem prejudicar as próprias comunicações. Isso deve ser levado em consideração na escolha de um produto para um tipo específico de tubo.
- Certifique-se de seguir os cuidados necessários ao trabalhar, geralmente eles estão escritos diretamente nas embalagens dos produtos químicos, pois muitos deles podem conter gases tóxicos.
- Limpe os bloqueios em uma área bem ventilada.
Ao comprar produtos químicos para encanamento em uma loja, leia atentamente as instruções: o volume de dosagem prescrito do produto é despejado no ralo.
Em seguida, decorrido o tempo especificado nas instruções, o ralo é lavado com jato forte de água. Pode ser frio ou quente, dependendo das recomendações do fabricante.
Sob nenhuma circunstância deve ser diferente produtos químicos, uma vez que as consequências disso podem ser completamente imprevisíveis.
Além disso, remédios caros e anunciados nem sempre são eficazes.
Método nº 4 - limpeza hidrodinâmica
Se você não consegue lidar com o entupimento de uma tubulação de esgoto por qualquer método, só pode recorrer ao último método mais radical - o hidrodinâmico. Trata-se de remover o bloqueio com um jato de água sob alta pressão.
Claro que existem formas caseiras de fazer isso sozinho em casa (com consequências imprevisíveis), mas é aconselhável fazer isso com equipamentos que estão à disposição dos especialistas da área.
Prevenção e prevenção de bloqueios
Atualmente, existem muitos métodos diferentes para combater eficazmente os congestionamentos de lixo.Mas é mais importante não deixar a situação piorar e não deixar o sistema de esgoto entupir.
Qualquer equipamento técnico e qualquer comunicação necessita de cuidados e prevenção oportuna, as tubulações de esgoto não são exceção.
Basta seguir as regras habituais e acessíveis, mas eficazes:
- Não descarte substâncias que não se dissolvam facilmente no ralo. Eles pertencem à lata de lixo, não aos canos.
- Ao instalar canos de esgoto, é necessário instalá-los sob uma pequena declive, e cantos grandes também devem ser evitados, pois podem acumular-se bloqueios neles.
- Pelo menos uma vez por semana, e de preferência com mais frequência, você precisa enxaguar o esgoto com água fervente por vários minutos.
- Grades especiais devem ser instaladas nos drenos para evitar que detritos entrem na tubulação e a obstruam. É mais fácil limpar a própria grelha do que remover os resíduos do tubo.
- Nunca deixe pequenos objetos, sacos ou trapos nas imediações do ralo - eles podem facilmente acabar no cano e causar sérios problemas para você.
Ao realizar obras de reforma ou construção em sua casa, preste atenção redobrada às questões de drenagem.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Você pode aprender como usar corretamente um cabo de encanamento no vídeo a seguir:
Seguir regras e precauções simples minimizará o risco de bloqueios no sistema de esgoto, desgaste, danos causados por produtos químicos e, geralmente, prolongará sua vida útil.
Ao evitar bloqueios e evitar operações trabalhosas para removê-los, você pode economizar não apenas muito tempo, mas também dinheiro.
E o que método de limpeza de esgoto Você usa? Por favor, conte-nos sobre isso na seção de comentários. Lá você também terá a oportunidade de tirar dúvidas sobre o tema do artigo, e tentaremos respondê-las prontamente.
Segundo a experiência, a forma mais eficaz e eficiente é a ação mecânica sobre o bloqueio por meio de um cabo hidráulico. Desta forma é possível romper 95% dos bloqueios; não conseguirá enfrentar apenas os mais difíceis. Enxaguar com água quente nunca me ajudou, mas os produtos químicos domésticos funcionaram bem. Eu uso o velho e barato Mole. Você preenche durante a noite e pela manhã o bloqueio se dissolverá. Porém, devemos lembrar que não é adequado para tubos de plástico, pois irá dissolvê-los junto com o bloqueio.
Gostaria de receber conselhos sobre como combater o bloqueio deliberado de esgotos de apartamentos por parte da sociedade gestora. Esta ação (bloqueio) por si só é ilegal e pode levar à inundação de apartamentos e danos à propriedade dos moradores. Portanto, a oposição é bastante aceitável. É possível, em princípio, desbloquear você mesmo um ralo de esgoto?
Se você está perguntando sobre o bloqueio do esgoto em um apartamento separado do devedor, isso já é praticado há muito tempo. Por exemplo, usando o dispositivo Chop-2008 e similares. A legalidade deste método é controversa, embora não represente uma ameaça para outros vizinhos que pagam serviços públicos regularmente.
Na verdade, se abordarmos do ponto de vista jurídico, então tal desligamento deve ser realizado por decisão judicial. Se não existisse essa solução, você poderá desbloquear o esgoto do seu apartamento sem quaisquer consequências. Aqui está um vídeo sobre como remover o plugue e também um truque sobre como evitar sua instalação no futuro.
Essencialmente, trata-se de uma divisória feita de um parafuso longo que impedirá a instalação de um plugue.
Olá. Infelizmente, nem sempre tudo é tão simples como Nikolai descreveu. Freqüentemente, os desligamentos são feitos por meio de uma sonda com plugue, que é baixada através de um riser comum até as tubulações de um apartamento separado. As tentativas de removê-lo por conta própria raramente levam a bons resultados - ou nada funcionará ou o mecanismo do plugue será quebrado, com consequências nos termos do Artigo 15 do Código Civil da Federação Russa. O plugue só poderá ser retirado após o pagamento integral de todas as dívidas ou durante a reestruturação da dívida e para o trabalho de desbloqueio serão necessários 5 mil rublos pela complexidade e uso de equipamentos caros.
Quanto à legalidade, as ações são legais conforme PP nº 354, art. 119, ZhK 153, 155.