Como fazer dois de um soquete e como conectar corretamente um soquete de um soquete

Você precisa de tomadas adicionais, mas uma grande reforma ainda não está planejada? O custo de chamar um eletricista profissional é alto, mas você não confia em técnicos baratos e quer resolver o problema sozinho?

A perspectiva de sofrer sem uma tomada elétrica vital pelos próximos anos enquanto espera pelos reparos não é nada atraente, certo? Mas sem a experiência adequada, é difícil descobrir imediatamente como fazer dois em uma tomada e por onde começar?

Mostraremos como você pode resolver esse problema sozinho, sem chamar um eletricista - o artigo mostra maneiras populares de instalar uma tomada adicional a partir de uma existente. São consideradas as ferramentas e correspondentes consumíveis necessários à instalação, que podem ser úteis no processo de trabalhos de instalação elétrica.

As opções para instalação de uma tomada adicional são acompanhadas de fotografias visuais e recomendações de vídeos informativos.

Devo conectar o soquete do soquete ou não?

A opção de instalar uma tomada adicional ajudará a eliminar brigas entre familiares que necessitam de pontos elétricos para ligar diversos eletrodomésticos.

Esse problema surge de forma especialmente aguda na cozinha com a compra de novos equipamentos - liquidificador, miniprocessador, iogurteira, máquina de fazer pão, multicooker e outros eletrodomésticos.

Acontece que as tomadas existentes já não conseguem dar conta das suas responsabilidades - o seu número é fisicamente insuficiente para satisfazer as necessidades de todos os agregados familiares. Há um artigo inteiro em nosso site dedicado à seleção e colocação tomadas de cozinha.

Portanto, seria aconselhável decidir instalar uma tomada adicional a partir de uma já existente.

Tomadas em cozinha tecnicamente equipada
Uma cozinha tecnicamente equipada necessita de um número suficiente de pontos de ligação eléctrica. Isto deve ser lembrado na fase de elaboração de um projeto de design de interiores para futuras instalações.

Mas aqui você pode enfrentar um problema real - nem sempre é possível concluir tal tarefa. Existem uma série de restrições quando é categoricamente impossível realizar tal modernização da rede elétrica existente:

  • se precisar de tomada para fogão elétrico;
  • quando você decidiu conectar uma caldeira à máquina de lavar;
  • se a potência total dos dispositivos for superior a 2,2 kW.

Nas casas ou apartamentos onde os proprietários adquiriram um novo fogão elétrico em substituição ao antigo fogão a gás, será necessária uma nova tomada para conectá-lo. Em tal situação, é impossível conectar outro de uma tomada comum para ligar este poderoso dispositivo.

Aqui você precisará instalar uma ramificação separada da caixa de distribuição, ou melhor ainda, do painel. Sim, e um dispositivo de corrente residual para equipamentos potentes precisa ser instalado. Para conhecer as regras de conexão de tomada de fogão elétrico, recomendamos a leitura este material.

Outro exemplo infeliz é quando o banheiro só tem saída para máquina de lavar. Mas com o tempo compramos uma caldeira. Leia sobre como posicionar e conectar corretamente as tomadas no banheiro Avançar.

Esses dispositivos não podem ser conectados a uma tomada dupla ao mesmo tempo - a fiação pode queimar.Será sempre problemático controlar a ordem de ligação da caldeira e da máquina de lavar.

Resultado da sobretensão da rede
O resultado de uma sobretensão na rede pode ser desastroso - é bom quando o problema foi descoberto a tempo ou o disjuntor disparou e um incêndio foi evitado

Também é necessário, antes mesmo de iniciar os trabalhos de instalação de outra tomada, calcular a potência esperada dos dispositivos que serão incluídos simultaneamente no novo bloco de tomadas.

Freqüentemente, eles planejam atualizar o ponto de conexão à rede elétrica, que é alimentado por um fio com seção transversal de 1,5-2,5 mm2. Portanto, a potência total dos dispositivos pode ser ligeiramente superior a 2 kW.

Não é possível conectar uma caldeira e uma máquina de lavar à mesma tomada.
Não é possível ligar uma máquina de lavar louça, um forno e um aquecedor, ou uma caldeira e uma máquina de lavar ao mesmo tempo nessas tomadas vizinhas, alimentadas por um núcleo.

Opções para organizar duas tomadas de uma

Tendo decidido instalar de forma independente uma tomada elétrica adicional, você precisará aprender como instalar corretamente uma nova tomada a partir de uma tomada existente e familiarizar-se com as recomendações e conselhos de artesãos experientes.

Se você não confia em suas próprias habilidades, é melhor convidar um eletricista que tenha considerável experiência prática.

Ao instalar você mesmo uma tomada adicional, você deve decidir como será:

  • novo ponto, distante do existente por alguns metros;
  • modelo gêmeo em vez de solteiro;
  • bloco inteiro de 3-6 pontos.

Dependendo de suas necessidades individuais, você deve escolher a opção mais adequada. Se simplesmente não houver mais um ponto elétrico suficiente para ligar todos os dispositivos necessários, então é mais conveniente e fácil instalar um modelo duplo.

Mesmo um iniciante que não tem experiência ou conhecimento especial em trabalhos de instalação elétrica pode implementar tal solução.Mas se esta é a primeira vez que você conecta tomadas, recomendamos que você primeiro estude o seguinte material, que fornece instruções passo a passo sobre como conectar pontos elétricos.

Tomada separada para fogão elétrico
O fogão elétrico requer um cabo de alimentação separado que possa suportar uma carga grande

Quando você muda o sofá da sala e muda a localização da TV, ou compra um PC para crianças mais velhas, não dá para conviver com tomada dupla. Você precisará instalar um ou dois novos adicionais.

E se as necessidades de consumo de energia forem maiores, mas a espessura da seção transversal do fio permitir, é melhor instalar um bloco com 4-6 slots. Esta solução pode caber harmoniosamente no interior sem sobrecarregar as paredes com detalhes desnecessários.

Regras para conectar um soquete a um soquete

Tendo lidado com o necessário tipo de soquete, que será conectado a um existente, você terá que adquirir os materiais necessários e levar ferramentas que serão úteis durante a obra. Também temos que resolver a questão do mascaramento do fio.

Regra nº 1 – esconda o fio corretamente

O fio de alimentação que conectará o ponto elétrico existente ao que está sendo instalado precisa ser escondido em algum lugar. Esta é uma questão não só de design, mas também de segurança das instalações.

Esconda o fio na ranhura
É bom quando o problema com outra tomada é resolvido na fase de reparos brutos. Neste momento é mais fácil esconder o fio na ranhura

O comprimento do fio e a opção de mascará-lo serão diferentes em diferentes casos. Então, se houver fiação escondida na sala, você terá que escondê-la na parede, fazendo uma ranhura para isso.

Este método é extremamente caro - porque a decoração da parede pode ser seriamente danificada.Portanto, em situações difíceis, quando o ambiente passa por uma bela reforma, optam por algo menos destrutivo para que as paredes e o papel de parede não sejam danificados.

Como opção, coloque a tomada a 15-30 cm do chão e esconda os fios em um pedestal largo especial, fácil de instalar com as próprias mãos.

Quando a tomada está localizada acima do tampo da mesa, é conveniente usar um modelo duplo ou colocar um segundo próximo a ele. É desejável que tenha o mesmo desenho e cor. Com esta instalação, os fios ficarão perfeitamente escondidos atrás das tampas.

Outra opção é a fiação aberta. Isso é verdade se a sala estiver decorada em estilo retrô - o belo entrelaçamento de fios que levam a tomadas e interruptores ecoa harmoniosamente outros itens do interior.

Não há necessidade de esconder nada e, caso seja necessário substituir alguma área, o acesso não é difícil.

Regra nº 2 - sutilezas da instalação de um modelo duplo

Uma maneira rápida e fácil de transformar um soquete em dois é remover o acabamento decorativo, desparafusar o antigo mecanismo de trabalho e retirá-lo da caixa de soquete. Em vez disso, você deve instalar um novo soquete com 2 soquetes funcionais.

Difere de um único em 2 assentos que podem suportar uma corrente total de até 16 A.

Este modelo é instalado em uma caixa de soquete. Seu mecanismo de funcionamento difere de um único pela presença de 2 blocos terminais, separados em direções diferentes.

Mecanismo de soquete duplo
O mecanismo de roseta dupla é visualmente diferente do modelo único. O principal é que todos os fios estejam conectados corretamente

Para instalação você precisará de:

  • desligar a energia elétrica de toda a casa/apartamento;
  • certifique-se de que a casa esteja realmente desenergizada;
  • retire uma única tomada, liberando os fios de seu mecanismo de funcionamento;
  • corte as pontas desgastadas dos fios expostos;
  • retire o isolamento das pontas cerca de 1 cm;
  • insira o fio marrom da fase no contato direito do mecanismo;
  • insira o fio zero azul no contato esquerdo;
  • insira o fio terra amarelo-verde no contato central de aterramento;
  • Aperte todos os contatos do mecanismo de operação do soquete com uma chave de fenda;
  • dobre os fios como um acordeão na caixa de tomadas e insira o mecanismo de trabalho por cima;
  • fixe tudo com parafusos auto-roscantes;
  • coloque a tampa decorativa do soquete e aperte o parafuso de fixação no centro.

Após concluir o trabalho de transformar um soquete em 2, é necessário verificar seu funcionamento. Se tudo funcionar, você pode ligar a eletricidade do apartamento/casa. Você pode ler mais sobre como conectar um soquete duplo em uma caixa de soquete neste material.

Regra nº 3 - nuances da instalação de uma nova tomada próxima

A opção de instalar um novo ponto elétrico a uma certa distância do existente exigirá mais tempo e esforço. Aqui, como na versão anterior, é necessário desligar a energia da casa/apartamento e só então iniciar os trabalhos.

Ao entrar em contato com uma fase, a lâmpada acende
Para ter certeza de que o fio marrom é uma fase, você pode usar uma chave de fenda indicadora especial. Ao entrar em contato com uma fase, sua lâmpada acende

Em seguida, você precisa marcar o local da implantação futura. Agora você precisa desmontar o soquete antigo removendo seu mecanismo. Para ser feito de maneira final conectar a ele está o fio de alimentação do novo soquete.

Os fios são fixados da mesma forma que em uma tomada dupla. Uma diferença é que 2 fios idênticos são inseridos em cada contato e os fechos são apertados com uma chave de fenda. Para pegar um trem.

O fio terra precisa ser dividido em dois - prenda 2 pedaços amarelo-esverdeados, coloque uma luva na junção, prenda-o com um alicate de pressão e coloque um tubo termorretrátil por cima para isolamento.

Uma ramificação será inserida no mecanismo do soquete antigo e a segunda no novo. O núcleo de alimentação de 3 fios é estendido até o comprimento necessário.

Conectando dois pedaços de fio
Você pode usar uma tampa especial para conectar dois pedaços de fio - essa conexão é confiável, mas para removê-la você terá que arrancar parte do fio

É feito um furo na parede para instalar uma caixa de tomadas - a parede terá que ser furada. Em seguida, o fio de alimentação é enfiado por dentro e o vidro é fixado com uma mistura de alabastro. Resta conectar o mecanismo de funcionamento do soquete - os passos são os mesmos do soquete duplo.

Após a instalação da tampa decorativa, resta apenas esconder ou disfarçar o fio, utilizando a opção mais adequada para isso.

Regra nº 4 - recursos de conexão do bloco

Quando a espessura do núcleo principal for suficiente e os dispositivos potenciais que serão alimentados por soquetes futuros tiverem potência moderada, em vez de um soquete antigo, você poderá construir um bloco de soquetes em uma estrutura modular. Podem ser 2 seguidas, 3, 4, 5 ou 6 peças.

Para dar uma aparência estética a esse bloco, compre uma moldura modular decorativa. Além disso, a cor e o material podem ser selecionados de acordo com as preferências pessoais.

Para conectar esta versão de tomadas, você deve primeiro desligar a energia da sala. Ou melhor ainda, todo o apartamento/casa.

Instalando um bloco de saída
Ao instalar um bloco de tomadas em vez de um, deve-se manter claramente a distância entre elas para que posteriormente a moldura decorativa oculte todos os desnecessários

Então você terá que realizar ações semelhantes à instalação da segunda tomada. A única diferença é que a distância entre a caixa de tomadas dos pontos elétricos antigos e novos será mínima.

Seus parâmetros exatos dependem do tamanho do próprio vidro e da largura do forro decorativo da tampa.

Depois de conectar todos os fios em série a cada uma das novas tomadas da futura unidade, e conectar o terra aos mecanismos de trabalho, o trabalho de instalação deve ser concluído, semelhante à instalação de uma segunda tomada localizada distante da antiga. .

Verificando a funcionalidade da nova tomada
Após a instalação, é importante verificar o funcionamento da nova tomada - a luz deve acender

Agora você pode ligar a energia - todo o trabalho está concluído. Com esta opção de instalação de outra tomada, não há necessidade de esconder os fios, pois todos cabem nas caixas de tomadas. Recomendamos que você leia mais sobre como conectar o bloco de tomadas neste material.

Erros ao conectar o soquete

E embora instalar uma tomada adicional seja uma tarefa simples, os iniciantes muitas vezes cometem erros.Um mal-entendido tão infeliz como a instalação incorreta de um novo ponto elétrico pode resultar em grandes problemas.

Por isso, é importante ter atenção especial aos erros mais comuns e tentar evitá-los.

Primeiro, você precisa usar um fio para conectar a nova tomada que tenha a mesma espessura da existente. Caso contrário, não pode haver dúvida de operação correta.

Em segundo lugar, é aconselhável utilizar fios do mesmo material - se a tomada for alimentada por fio de cobre, a segunda também deve ser conectada com fio de cobre do mesmo diâmetro.

O terceiro erro cometido ao conectar de forma independente é violar a ordem de conexão dos fios. Para evitar que isso aconteça, você precisa entender claramente a finalidade de cada um e determinar corretamente o local de sua fixação.

Por conveniência, é aconselhável dar uma olhada no antigo, desmontando-o antes de comprar um novo ponto de venda. Isso é feito estritamente após desligar a fonte de alimentação.

Você deve prestar atenção à presença de um fio terra - se não houver nenhum, o que é frequentemente encontrado em edifícios da era Khrushchev e outros edifícios antigos, então é melhor levar o fio para a nova tomada sem aterramento. Como proceder no caso de conectar uma tomada com aterramento está escrito aqui.

O quarto erro é uma conexão incorreta ou insuficientemente forte dos fios ao mecanismo de funcionamento da tomada. Aqui, sem experiência, é bastante difícil encontrar o equilíbrio.

Portanto, para minimizar o trabalho a seguir, é aconselhável realizar um ensaio de conexão dos fios em uma seção sobressalente de fios. Você pode usar uma lâmpada para verificar a qualidade da ligação.

Opção de fixação de fio
Você pode escolher a opção mais conveniente para prender os fios - você precisa comprar blocos de terminais originais ou outros produtos, temendo falsificações

O quinto erro foi quando o fio foi passado na diagonal. Isso é inaceitável e proibido pelos padrões de fiação elétrica - o fio deve ser colocado verticalmente. Embora os artesãos ainda não sejam capazes disso.

Você não deve fazer isso - se os reparos cosméticos forem realizados em alguns anos, será extremamente problemático encontrar a localização exata do fio e ele poderá ser danificado acidentalmente.

Fixando o fio no contato
Os fios no contato do mecanismo de trabalho também devem ser fixados de forma eficiente. Você precisará de uma chave de fenda para isso.

O sexto erro, ou melhor, um incômodo, é um desenho escolhido sem sucesso da sobreposição decorativa do soquete. Este ponto não afetará de forma alguma o desempenho do mecanismo - será apenas visível, destacando-se do conceito geral de design da sala.

Para evitar tal dissonância, você deve selecionar antecipadamente o modelo mais adequado que se encaixe harmoniosamente na composição de estilo existente.

Escolhendo um modelo de soquete que corresponda à cor e formato
Agora não é difícil escolher um modelo de soquete adequado em cor e formato - os fabricantes estão competindo entre si para oferecer as opções mais sofisticadas. É importante que o produto não seja falso

Conhecendo as principais áreas problemáticas dos próximos trabalhos de instalação de uma tomada adicional, será mais fácil evitar erros comuns. É claro que essas nuances não se aplicam ao trabalho dos eletricistas profissionais - os especialistas farão tudo certo na primeira vez.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Para fazer dois soquetes de um soquete, você pode usar o método mais simples possível - instale um modelo duplo em vez de um único. Esta opção é demonstrada passo a passo no vídeo:

O videoclipe descreve brevemente os princípios básicos da conexão de tomadas em série:

Antes de começar a trabalhar na tomada, você deve determinar claramente qual fio é responsável por quê. O tutorial em vídeo mostrará como fazer isso corretamente, sem qualquer experiência prática:

Revisão em vídeo de conectores populares usados ​​​​para conectar fios entre si:

Tendo considerado a viabilidade de construir uma nova tomada a partir de uma já existente e tomado a decisão sobre a sua instalação, será necessário considerar cuidadosamente todas as etapas da obra.

No futuro, você terá que seguir rigorosamente as regras de operação da nova tomada elétrica para evitar sobrecarregar a linha - você não pode conectar simultaneamente 2 dispositivos bastante potentes nessas tomadas.

Decidimos nos conectar tomada dupla de um ou de um para dois, mas não tem certeza se está fazendo tudo certo? Ou você já fez esse tipo de trabalho e pode dar conselhos úteis aos visitantes do nosso site? Por favor, deixe seus comentários, participe de discussões, tire dúvidas.

Comentários dos visitantes
  1. Eugênio

    Já encontrei situações “um milhão” de vezes. quando pessoas que não entendiam um único grama de eletrônica tentaram fazer uma modificação aparentemente simples, por assim dizer, na rede elétrica doméstica. Eles instalam uma tomada dupla e carregam a rede. e aí eles me convidam (especialistas) e falam que os engarrafamentos estão eliminados. Portanto, é melhor apertar o hardware e só então fazê-lo!

    • Anatólia

      Já encontrei situações “um milhão” de vezes em que pessoas que não entendem um único grama de eletrônica tentaram fazer uma modificação aparentemente simples, por assim dizer, na rede elétrica doméstica. Eles instalam uma tomada dupla e carregam a rede. E aí eles me convidam (especialistas) e falam que os engarrafamentos estão eliminados. Portanto, é melhor apertar o hardware e só então fazê-lo!

    • Você, “especialista”, faria bem em primeiro aprender a diferença entre eletrônica e elétrica, caso contrário não ficará melhor do que aqueles que o convidam mais tarde. Primeiro, aperte você mesmo o hardware e depois escreva...

  2. Vencedor

    Por alguma razão, não vi nenhuma recomendação sobre a seleção da seção transversal do fio para conectar os soquetes ou conselhos sobre a substituição da fiação de alumínio por cobre. Evgeniy: bem, quem vai mexer na tomada de casa além do dono? Não ligue para seu marido “por uma hora” por causa dela e não pague a ele 500-1000 rublos por isso. Aliás, na hora de instalar blocos e precisar cinzelar as paredes, instalar tomadas não é uma tarefa totalmente trivial - é uma tarefa bastante complexa e trabalhosa.

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Olá, Vitor. O site possui uma seção “Instalação de fiação", contendo muitos artigos respondendo a perguntas semelhantes. Por exemplo, "Cálculo da seção transversal do cabo por potência e corrente" ou "Qual cabo usar para fiação em um apartamento».

      Neste artigo, observo, há um alerta de que a carga na rede de abastecimento deve ser levada em consideração. Por exemplo, uma tomada existente não pode alimentar outra tomada que forneça energia para um fogão elétrico.

      Resumindo as opções possíveis, o autor observa que se a potência total dos receptores elétricos ultrapassar 2,2 quilowatts, será necessária uma nova fiação. Este é o décimo parágrafo - leia com atenção.

  3. Vladimir

    “Em vez disso, temos que instalar um novo soquete com 2 soquetes funcionais. Difere de um único por possuir 2 sedes que podem suportar uma tensão total de até 16 A.” Corrija para “corrente total até 16A”.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica