Colocação e instalação de tomadas na cozinha: os melhores diagramas + instruções de instalação
O consumidor mais ativo de eletricidade em uma casa ou apartamento são os eletrodomésticos de cozinha.Portanto, é importante que todas as tomadas da cozinha estejam posicionadas corretamente. Isso garantirá facilidade de uso e proteção. Afinal, uma tomada instalada incorretamente pode trazer muitas consequências negativas, inclusive causar um incêndio.
Apresentaremos todas as opções de design de pontos de energia usados atualmente e tipos de produtos de instalação elétrica. Descrevemos escrupulosamente as tecnologias de instalação e listamos os erros comuns que um artesão inexperiente pode cometer.
Oferecemos os melhores planos de layout para visitantes interessados. Levando em consideração as informações apresentadas, você poderá facilmente escolher um local e projetar um ponto de venda. O texto é complementado com ilustrações e instruções em vídeo.
O conteúdo do artigo:
Recursos de uso de tomadas de cozinha
O número de pontos de ligação à rede eléctrica depende da dimensão do espaço da cozinha e das funções que irá desempenhar. Em cozinhas muito pequenas é problemático colocar um grande número de aparelhos eléctricos.
Instalações com uma área maior proporcionam uma oportunidade para a imaginação e os desejos do proprietário da casa/apartamento correrem soltos.
Independentemente do tamanho da cozinha, da presença de eletrodomésticos e do número de tomadas instaladas, existem requisitos gerais que devem cumprir:
- segurança de uso;
- Acesso livre;
- instalação de alta qualidade.
Não se esqueça que cozinhar aumenta o nível de umidade e o uso de diversos equipamentos potentes sobrecarrega a rede elétrica. Portanto, é importante que todas as tomadas instaladas na cozinha cumpram as normas de segurança.
Em primeiro lugar, você não pode colocá-los acima do fogão e da pia. Esta regra é importante seguir no planejamento e escolha de um conjunto de móveis. Se houver mudanças drásticas no design durante a reforma da cozinha e a tomada sair diretamente acima do fogão, ela deverá ser movida. Você não deve colocar sua vida em perigo e esperar que tudo dê certo de alguma forma.
Em segundo lugar, se acontecer de os pontos eléctricos de ligação dos electrodomésticos e electrodomésticos ficarem escondidos debaixo do lava-loiça, é aconselhável colocá-los por cima do sifão. O grau de proteção contra umidade de tais tomadas deve ser de pelo menos IP44.
Em terceiro lugar, se no apartamento/casa moram crianças pequenas, este fato deve ser levado em consideração. É melhor comprar tomadas especiais com cortinas e outras opções de proteção infantil. Além disso, providencie uma disposição tal que os pontos elétricos fiquem mais altos que a altura da criança.
Em terceiro lugar, independentemente de quem instalou as tomadas - um especialista chamado ou todo o trabalho foi realizado por conta própria, ao conectar/desconectar dispositivos, nada deve ficar pendurado, brilhar ou cheirar a plástico queimado.
Em quarto lugar, para cada aparelho eléctrico potente deve ser fornecido linha separada e ponto de conexão.
Tipos de tomadas para cozinha
A funcionalidade da divisão e o seu aspecto dependem da correta localização das tomadas na cozinha e do cumprimento das tecnologias de instalação. Os fabricantes oferecem muitas soluções diferentes para a cozinha:
- modelos de designer aéreo;
- opções integradas montadas dentro da parede;
- tomadas ocultas escondidas em gavetas, armários, armários ou bancadas;
- canto com ou sem ejetor de garfo.
Opção tomadas suspensas menos frequentemente escolhido para a cozinha. Afinal, quando todo o mecanismo é protegido de influências externas apenas pela própria caixa da tomada, isso levanta preocupações quanto à segurança de seu uso.
Construídas em modelos aterrados Eles são frequentemente usados para conectar aparelhos de cozinha potentes, posicionando-os de forma que haja fácil acesso. Os fabricantes oferecem muitos modelos diferentes que podem se encaixar harmoniosamente no estilo de qualquer design de interiores.
Montado em bancada soquetes ocultos ficam embutidos em móveis de cozinha, escondidos em gavetas que saem do armário e servem como pontos de conexão adicionais para eletrodomésticos raramente usados.
Eles são uma adição elegante a quase qualquer design de interiores, permitindo economizar espaço útil.
Uma tendência moderna e funcional no mundo das tomadas são os modelos de canto. Eles vêm com ou sem ejetor de garfo.Esta opção permite aproveitar o espaço livre nos cantos entre duas paredes ou entre uma parede e uma bancada.
Os fabricantes oferecem soluções fortes e atraentes que complementam harmoniosamente o interior da cozinha.
Melhores opções de hospedagem
A questão da instalação de tomadas eléctricas na cozinha surge no limiar da renovação. Sua decisão deve ser abordada com cautela para evitar problemas no futuro. Primeiro você precisa planejar que tipo de equipamento será instalado na cozinha. Você também precisa considerar os aparelhos elétricos que serão utilizados.
Depois é importante decidir o modelo do móvel de cozinha, comparando as suas dimensões reais com as do quarto que está a ser remodelado. Na hora de escolher os móveis é preciso levar em consideração todos os desejos e necessidades, para que depois de um mês, quando todo o trabalho duro já estiver feito, você não mude repentinamente de ideia.
Se, no entanto, for tomada a decisão de alterar radicalmente o design e encomendar móveis diferentes, é imprescindível reconsiderar o esquema anterior de colocação de tomadas eléctricas na cozinha. Se as tomadas instaladas não couberem na nova disposição dos móveis de cozinha, é melhor movê-las por motivos de segurança.
Ao planejar os locais de instalação de pontos elétricos para conexão de utensílios de cozinha, é aconselhável utilizar a regra de zoneamento vertical.
Assim, para consumidores de eletricidade localizados acima - exaustor, iluminação de armário de cozinha, TV, fontes de luz adicionais - devem ser fornecidas tomadas de nível superior. Eles estão localizados a uma altura de 5 a 10 cm da borda superior do armário de parede.
Nível médio – pontos elétricos para conexão de utensílios de cozinha de baixo consumo. Eles são convenientemente colocados acima da bancada para fornecer acesso mais fácil e rápido. A distância preferida é de 10 a 30 cm do nível do tampo da mesa. Por questões de segurança, as tomadas deste nível devem ser retiradas do fogão e afundadas a uma distância de cerca de 60 cm.
Para eletrodomésticos de cozinha encastrados, devem ser fornecidas tomadas de nível inferior. Eles estão localizados a uma distância de 30 a 60 cm do chão. Na maioria das vezes, eles são colocados em armários e armários adjacentes, cortando os orifícios correspondentes na parede posterior.
A opção de instalação de tomada atrás do fogão ou da própria máquina de lavar louça é considerada inaceitável pela falta de livre acesso à mesma.
Ao concluir seu planejamento, você precisa adicionar mais alguns pontos de conexão sobressalentes ao número total de pontos de conexão necessários. Além disso, não se esqueça da necessidade de ligar periodicamente o inalador, carregadores de gadgets, laptops e outros equipamentos portáteis. Para tais dispositivos, é conveniente usar modelos retráteis e tomadas embutidas na bancada.
Leia sobre como mover um ponto elétrico para outro local. artigo em nosso site.
Instruções detalhadas de instalação
O mais importante na instalação de tomadas é aprovar o número e a localização. Esta é a questão que precisa ser abordada primeiro. Depois de decidir um plano para colocar tomadas elétricas em sua cozinha, você pode começar o seguinte trabalho.
Primeiro você tem que fazer marcações, indicando exatamente onde e quantas tomadas você precisa instalar. Próxima pavimentação cabo de alimentação para cozinha. Aqui é necessário levar em conta o número de poderosos consumidores de energia.
Por exemplo, uma caldeira, fogão elétrico ou forno requerem fios separados para conexão. Sua alta potência requer o uso de cabo de cobre confiável e de alta qualidade com seção transversal de 6 mm2 para circuito de tensão monofásico e seção transversal de 4 mm2 para trifásico.
Ao colocar cabos para instalando uma tomada para um fogão elétrico Devem ser instalados disjuntores de 40 A ou fusíveis de 32 A. Para consumidores de eletricidade menos potentes, utilizar um condutor de cobre com seção transversal de 2,5 mm2 e, dependendo da carga total da linha, instalar dispositivos de proteção de 16 A ou 25 A.
Ao escolher entre fiação de alumínio barata e fiação de cobre mais confiável, mas cara, é melhor pagar a mais pela confiabilidade.Os condutores de cobre podem suportar cargas pesadas, o que é especialmente importante para a cozinha. Além disso, ao instalar o cabo de alimentação, não se esqueça do isolamento confiável.
É importante considerar o material da parede aqui:
- é feito um recesso nas paredes de concreto e tijolo, nele é colocado um cabo de alimentação, embalado em um tubo corrugado de plástico de alta qualidade;
- para paredes de madeira, esta opção não só será inaceitável, mas também extremamente perigosa;
- se as paredes forem revestidas com gesso cartonado, não será necessário cortar nada - a fiação se encaixa perfeitamente nos vazios das paredes;
- Outra opção é usar um rodapé de plástico decorativo com canais a cabo para a fiação.
Se as últimas opções forem as mais simples, para colocar a fiação oculta em uma parede de concreto você terá que trabalhar duro - faça canais especiais para os fios. Você não pode fazer isso sem um martelo perfurador ou esmeril. Você também precisará de um acessório especial para que o martelo perfurador forme furos para caixas de soquete.
Concluídas as ranhuras da parede, é necessário colocar o cabo de alimentação nas reentrâncias resultantes, conduzindo-o até os locais planejados das tomadas da cozinha. Então você deve limpar a poeira do canal de fiação. Agora sele cuidadosamente com gesso ou argamassa de alabastro.
Os furos para as caixas de encaixe são preenchidos com uma solução de acordo com o mesmo princípio.Primeiro, tudo é limpo de detritos, pedras e poeira, e o cabo de alimentação é enfiado no próprio vidro. Para uma fixação confiável, todas as fissuras entre a caixa de encaixe e a parede são totalmente preenchidas com alabastro ou argamassa de gesso. Basta esperar que seque completamente.
Esses trabalhos, se desejar e se você tiver as ferramentas adequadas, podem ser feitos por conta própria. Na maioria das vezes, especialistas com considerável experiência e destreza são convidados a instalar a fiação, deixando para si o trabalho de conexão das tomadas.
Quando os terminais para instalação de tomadas de cozinha estiverem prontos, você poderá iniciar a instalação. Para isso, é necessário levar ferramentas, e os soquetes adquiridos devem primeiro ser desmontados removendo o acabamento decorativo frontal e separando o mecanismo.
Usando uma chave de fenda indicadora, você definitivamente deve verificar se há tensão na rede - ela não deveria estar lá! Antes de instalar a tomada, é importante certificar-se de que todos os fios com os quais você irá trabalhar estão desenergizados.
Depois de certificar-se de que não há corrente, você pode começar a conectar o mecanismo do soquete e os fios do cabo de alimentação. Para fazer isso, remova a trança protetora do cabo, despojado com uma stripper bordas de cada um dos 3 fios a uma distância de 1 cm da borda, livrando-os do isolamento.
Os fios expostos são conectados um por um ao mecanismo de soquete. Cada um dos fios desempenha o seu papel;
- amarelo-verde é o aterramento. Conecta-se ao contato central;
- azul (pode ser branco-azul) é um zero funcional. Deve ser conectado ao contato extremo do mecanismo de soquete;
- o terceiro fio pode ser de qualquer cor variada - bege-marrom, vermelho, preto ou apenas branco.Este é o fio de fase que se conecta ao segundo contato mais externo.
O tipo de conexão depende da tomada utilizada. Pode ser do tipo mola, quando a conexão ocorre pressionando uma chave especial, ou do tipo parafuso, se os fios forem fixados com pinças roscadas entre as placas.
Depois de conectar todos os fios, você precisa fixar firmemente o mecanismo do soquete à caixa do soquete com parafusos. Então você deve verificar com um nível se tudo está centralizado uniformemente. Se tudo estiver em ordem, você pode aparafusar a parte frontal do soquete e verificar a qualidade do seu trabalho com uma lâmpada ou outro dispositivo em funcionamento. Não se esqueça de ligar a corrente nesta linha primeiro.
A seleção a seguir irá familiarizá-lo com os recursos de conexão de acessórios elétricos com terminais de parafuso:
Se a luz acender, a instalação da tomada de cozinha foi concluída com sucesso. Caso contrário, será necessário desmontar tudo e reconectar, não esquecendo de desligar a energia da linha antes de iniciar o trabalho.
Você também pode instalar modelos de soquete de encaixe.Para fazer isso, você precisa fazer furos cuidadosamente na bancada ou gabinete usando ferramentas especiais. Nas instruções anexas, o fabricante indica detalhadamente como conectar e usar corretamente seu produto.
Também pode recorrer aos serviços de especialistas para realizar todos os trabalhos de instalação - depende da vontade, competências e ferramentas disponíveis do proprietário da casa/apartamento.
Freqüentemente, consumidores poderosos estrangeiros exigem uma tomada com conector Euro. Abaixo segue a sequência de trabalho para sua instalação:
Erros básicos na colocação de soquetes
A importância da correta localização e conexão das tomadas da cozinha não pode ser superestimada. Qualquer cozinha, mesmo a mais original, deve antes de mais nada ser segura. Não é incomum que os proprietários subestimem esse requisito. Isso acontece principalmente por inexperiência, pois não fazem uma reforma completa do local todos os meses.
Entre os erros cometidos na colocação de tomadas de cozinha, existem alguns francamente grosseiros e insignificantes. Se pequenos defeitos trazem apenas inconvenientes e algum desconforto durante a operação, falhas graves podem causar muitos problemas.
O pior é a negligência das regras de segurança. Isto é, quando a fiação é instalada incorretamente, o material das paredes e a opção de isolamento necessária em um caso particular não são levados em consideração. Tal negligência traz consigo consequências desastrosas - se houver um curto-circuito, a casa inteira ficará em cinzas em questão de minutos.
A segunda violação grave ocorre quando todas as instalações elétricas são alimentadas por um cabo de alimentação.Esta disposição das tomadas na cozinha não resiste às críticas, porque a linha simplesmente não aguenta a tensão.
O resultado é uma sala totalmente não funcional. Você deve sempre certificar-se de que apenas um dispositivo poderoso ou 2-3 dispositivos de baixo consumo de energia estejam ligados. Isto é inaceitável para a cozinha.
O terceiro erro é não ter sido alocada uma linha separada para o fogão elétrico, proveniente do painel. Este poderoso consumidor de corrente elétrica funcionará de forma eficiente somente se estiver conectado corretamente.
Em quarto lugar, todas as tomadas escondidas debaixo da pia devem ter um grau adequado de proteção contra umidade - pelo menos IP44. Os grupos de pontos elétricos localizados na área de livre acesso das crianças devem ser equipados com cortinas de proteção.
Em quinto lugar, para todos os aparelhos que funcionam com água, por exemplo, uma máquina de lavar loiça ou uma máquina de lavar roupa, é importante fazer uma linha de abastecimento separada. Deve ser dotado de dispositivo de corrente residual, sendo aconselhável instalar as tomadas com ligação à terra. No caso de um curto-circuito, estas medidas ajudarão a proteger a sua casa contra danos, desligando a linha.
Pequenos erros na colocação de tomadas de cozinha incluem a localização inconveniente de alguns de seus grupos. Também é ruim quando você se esquece de fornecer alguns pontos sobressalentes, por exemplo, para um carregador de telefone ou laptop.
Outra desvantagem desagradável é quando a cor e o formato do corpo das tomadas instaladas se destacam no design geral da sala. Isso geralmente acontece se os proprietários mudam muitas vezes o conceito geral da cozinha.Tendo adquirido os materiais necessários, decidem repentinamente mudar o esquema de cores ou encomendar outros móveis, esquecendo-se das tomadas já instaladas.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Qual a melhor forma de organizar as tomadas de cozinha, bem como enfatizar os principais erros na sua colocação:
Vídeo nº 2. Características da fiação elétrica na cozinha e locais de tomadas:
Vídeo nº 3. Um vídeo visual sobre como conectar um bloco de soquete integrado:
Vídeo nº 4. Revisão do soquete retrátil embutido no tampo da mesa:
Levando em consideração as recomendações básicas para a colocação de tomadas de cozinha, você pode projetar o espaço de trabalho, relaxamento e área de alimentação mais conveniente. Uma cozinha acolhedora, onde é confortável não só cozinhar, mas também reunir-se para um jantar em família, pode tornar-se um dos locais preferidos da casa. É ótimo quando as coisas necessárias ocupam o seu lugar e estão sempre à mão.
Aguardamos as suas histórias sobre a sua experiência pessoal na escolha do local e instalação de tomadas na cozinha. Comente no bloco localizado abaixo do texto do artigo. Aqui você pode tirar dúvidas e apontar deficiências caso tenham sido descobertas durante a revisão do material.
Inicialmente cometi o erro de instalar tomadas sem cortinas. Quando meu filho começou a se movimentar pelo apartamento, tive que comprar com urgência plugues para tomadas. E também não deu muito certo com o fogão elétrico - eles reorganizaram e tiveram que colocar um cabo para ele. Agora estamos em processo de renovação novamente. Agora levo em consideração todas essas nuances de segurança.
As tomadas na cozinha são uma grande dor de cabeça. Existem muitos aparelhos e eletrodomésticos diferentes, mas não há tomadas suficientes; você não pode pendurar tomadas por toda a parede.E quando você muda para um apartamento novo, é absolutamente terrível! Quando minha esposa e eu compramos um apartamento de revenda e arrumamos os móveis e eletrodomésticos da cozinha não da mesma maneira que os proprietários anteriores, mas à nossa maneira, ficamos horrorizados ao descobrir que ambas as tomadas precisavam ser movidas. Por conta disso, tive que fazer reformas não planejadas na cozinha.
Quem te ensinou a colocar tomadas embaixo da pia??? Quem???!!!! Isto é PROIBIDO, assim como acima da pia, e você deve se afastar pelo menos 50 cm da tubulação de gás.
Você tem razão, colocar uma tomada embaixo e acima da pia é expressamente proibido no parágrafo 14.29 do SP 31-110 2003. Infelizmente, agora vejo muitas vezes que as pessoas negligenciam a segurança por causa do desejo de colocar todos os eletrodomésticos na cozinha.
Olá. Você está certo ao dizer que isso pode ser inseguro, mas não interpretou corretamente o objetivo da joint venture.
«14.29 A distância das tomadas destinadas à conexão de fogões elétricos de cozinha estacionários e condicionadores de ar às carcaças desses aparelhos não é padronizada. Neste caso, não é permitida a colocação de tomadas embaixo e acima das pias. A distância do corpo de um fogão elétrico de cozinha estacionário às partes aterradas de equipamentos de encanamento, tubos de aquecimento de aço, abastecimento de água quente e fria, pias e radiadores não é padronizada«.
“... fogões elétricos e condicionadores de ar fixos para cozinha” - nem uma palavra sobre geladeiras, lâmpadas e outros eletrodomésticos.
Ou talvez a mesma imagem, apenas para fogão ou fogão a gás. E também é tedioso conectá-lo à eletricidade