Como mover uma tomada: instruções para mover uma tomada para outro local
A operação confortável de aparelhos elétricos depende em grande parte da conveniência da colocação da tomada elétrica.Muitas vezes acontece que quando o interior muda e surgem novos equipamentos, a disposição anterior dos pontos de ligação já não é satisfatória.
Você pode resolver o problema sozinho. Vamos dar uma olhada em como mover uma tomada para outro local e o que considerar ao conectá-la. Para auxiliar o artesão caseiro, o material contém fotografias e vídeos temáticos.
O conteúdo do artigo:
Precauções de segurança ao mover a tomada
O trabalho de movimentação de tomadas não apresenta nenhuma dificuldade particular, nem organizacional nem técnica.
Mas ao lidar com os elementos Fiação elétrica É importante garantir o nível máximo de segurança.
Ao se conectar, é importante seguir quatro regras principais:
- A conexão de uma tomada elétrica de apartamento pode ser feita usando um cabo de alimentação VVGng com seção transversal de pelo menos 1,5 mm2.
- De acordo com NBP e GOST, a colocação de cabos é permitida apenas nas direções vertical e horizontal.As vias horizontais são colocadas a uma distância de 200 mm do nível do teto e 100 mm das vigas e cornijas, e as vias verticais são colocadas a uma distância de 100 mm das aberturas de portas e janelas, bem como dos cantos das salas.
- Os dispositivos estão localizados a uma altura do nível do chão entre 50-80 cm, não sendo permitido colocá-los a menos de meio metro de radiadores, tubulações de aço e fogões a gás.
- Todas as ligações e ramificações do cabo elétrico devem ser feitas através de cabos projetados para esse fim. caixas, ou nas caixas dos dispositivos de instalação elétrica, que incluem tomadas.
Antes de mover a tomada para outro local, é necessário decidir onde está localizada a caixa de distribuição, de onde o “ponto antigo” é alimentado. O tipo de metal de que são feitos os núcleos da fiação elétrica antiga também é de fundamental importância.
Para simplificar a instalação, antes de iniciar o trabalho, artesãos experientes recomendam traçar esquema preliminar. Isso permitirá que você determine a opção mais racional para colocar o ponto de conexão. Com base no diagrama, será fácil determinar a área dentro da qual a fiação oculta não está instalada.
Conhecendo o layout e os parâmetros operacionais básicos da fiação elétrica interna, o trabalho de instalação pode ser concluído com custos financeiros e trabalhistas mínimos.
Métodos para transferir um ponto de conexão
Existem dois métodos simples que permitem transferir tomadas sem destruir o acabamento da parede:
- Criando um loop – envolve a criação de um jumper do “ponto” antigo para o novo ponto de conexão.
- Ao estender o fio – envolve estender a linha elétrica na cavidade da nova ranhura.
Se o novo local escolhido for muito mais distante que o anterior, pode-se fazer uma substituição completa de toda a linha colocando um fio separado da caixa de distribuição localizada a uma pequena distância. Mas, ao contrário dos dois métodos descritos acima, estabelecer uma nova linha requer reparos em grande escala.
Escolhendo método de loop Ao conectar uma nova tomada, lembre-se de que tal conexão não é confiável para a instalação de três ou mais pontos de energia. Se uma seção ou soquete estiver danificado, toda a cadeia sequencial de dispositivos ficará inoperante.E, de acordo com as normas da PUE, não é permitido o uso para alimentar aparelhos elétricos potentes: micro-ondas, fogões elétricos, geladeiras, máquinas de lavar, etc.
Outro lado negativo é que quando duas tomadas são conectadas com um único cabo, a carga de corrente passa sequencialmente de um dispositivo para outro. Portanto, quando vários dispositivos são conectados em tomadas conectadas através de jumpers ao mesmo tempo, pode não haver tensão suficiente para seu funcionamento.
Opções de extensão de fio
Ao estender um novo fio, as extremidades podem ser conectadas usando um dos vários métodos aceitáveis. A escolha do método de instalação depende do material de que são feitos os núcleos, da sua seção transversal e do número de condutores.
Opção nº 1 – usando terminais
Os dois métodos de conexão mais fáceis envolvem o uso terminais de mola e blocos terminais. Os terminais de mola são equipados com um mecanismo tipo alavanca.
Os terminais de mola podem ser usados para condutores de cobre e alumínio. À venda estão almofadas descartáveis que não podem ser restauradas e tampões de mola reutilizáveis, com os quais você pode desconectar repetidamente o contato sem impedimentos.
Os blocos terminais devem ser selecionados com um orifício de entrada cujo diâmetro corresponda à seção transversal especificada dos núcleos.
Os blocos terminais não devem ser usados para conectar cabos de alumínio.O alumínio é um metal frágil que pode ser danificado ao apertar os parafusos.
Opção nº 2 - fixação com tampas plásticas
Este método envolve a instalação de fios de conexão nas extremidades dos núcleos. braçadeiras isolantes (EPI). As tampas plásticas são confeccionadas em material incombustível, o que elimina a possibilidade de combustão espontânea da fiação no ponto de torção dos fios.
O uso de tampas de diferentes tonalidades é conveniente para criar marcações coloridas ao conectar os condutores “fase”, “zero” e “terra”.
Opção nº 3 - torcendo e soldando
A mais alta qualidade de todos os métodos de conexão de núcleos é a soldagem. Mas para implementá-lo é preciso saber trabalhar com ferro de soldar.
Para isso, descasque as pontas do cabo a ser conectado, torça-as e mergulhe-as na solda derretida. As pontas entrelaçadas são baixadas no banho de solda e, após esfriarem, são enroladas com fita isolante.
Alguns “artesãos”, para acelerar o processo de resfriamento da solda, mergulham-na em água fria. Isso não deve ser feito porque quando ocorre uma diferença de temperatura, aparecem microfissuras na superfície do metal, que deterioram a qualidade da ligação.
Tecnologia de criação de loop
O método loop é o mais seguro de todas as opções. Envolve não simplesmente mover a saída antiga para cima ou para baixo, mas criar um novo “ponto” próximo ao antigo.
A única desvantagem desta conexão é que o cabo de tomada a tomada é colocado horizontalmente. Sabendo que tradicionalmente a ramificação para os mesmos interruptores e tomadas é colocada no sentido vertical, por esquecimento você pode danificar inadvertidamente o fio.
Além disso, se um dos núcleos estiver danificado no ponto de comutação, todos os elementos que o seguem deixarão de funcionar. Portanto, quanto menos pontos de conexão o sistema incluir, mais confiável ele será.
Seleção de materiais necessários
Ao usar este método, os custos de material são minimizados.
Além de adquirir o mais novo ponto de trabalho, você precisa preparar:
- fio de seção correspondente;
- caixa de tomada de plástico;
- perfurador com coroa D70 mm;
- chave de fenda indicadora;
- alicate;
- martelo;
- chave de fenda plana;
- ferramenta de remoção de trança.
O fio em si não é necessário deitar em um sulco, ou você pode colocá-lo de forma aberta usando um canal a cabo.
A escolha do modelo da caixa de encaixe depende do material de base no qual ela será enterrada. Para paredes de concreto e tijolo, são escolhidos “vidros” de plástico comuns, e para bases de gesso cartonado – modelos equipados com pernas espaçadoras.
Fazendo um nicho e instalando uma caixa de encaixe
Antes de mover a tomada oculta para outro local, é necessário preparar um local para a instalação de uma caixa de tomadas e fazer uma ranhura para colocar um trecho da rede elétrica. Depois de delinear a localização do futuro ponto de conexão, use uma coroa para fazer um furo.
Na ausência de uma, você pode usar uma furadeira de impacto equipada com uma furadeira de impacto ou uma esmerilhadeira. Neste caso, os furos são primeiro feitos ao longo do contorno de marcação e, em seguida, fragmentos individuais do material da parede são cortados com um cinzel.
Um “copo” está imerso no nicho preparado. O cabo elétrico que sai da caixa de junção é inserido pela parede posterior.
A caixa de encaixe é fixada em parede de concreto com argamassa de gesso. Após o endurecimento da mistura, o produto é limpo de resíduos de gesso e suas paredes internas são limpas com restos de tecido. Para fixar a caixa de encaixe em uma base de gesso cartonado ou madeira, o “vidro” é imerso no nicho confeccionado e fixado por meio de abas espaçadoras laterais
Conectando um novo ponto
Tendo medido o cabo com o comprimento necessário para alimentar o novo ponto, uma extremidade dele é conectada aos blocos de terminais da tomada antiga e a outra à parte de contato do novo “ponto”. Os fios neutro, fase e terra são conectados em paralelo diretamente aos contatos do soquete.
Para evitar curtos-circuitos entre os condutores, cada núcleo é isolado com uma trança plástica. Ao conectar o cabo, ele deve ser removido. Para facilitar a tarefa, use uma faca cruzada, que pode facilmente remove o isolamento sem danificar o núcleo.
O trabalho de decapagem da trança deve ser feito com o máximo de cuidado possível, pois se o núcleo estiver danificado ou defeituoso, certamente “provará” seu valor muito em breve.
Ao se tratar de um condutor PE, lembre-se que de acordo com o PUE é importante manter sua continuidade. Afinal, se o condutor de aterramento de uma das tomadas quebrar, todos os outros dispositivos ficarão sem aterramento.
Ligados os condutores neutro, fase e aterramento, resta fixar a parte funcional do produto na caixa de instalação e instalar a tampa decorativa.
Movendo um soquete estendendo o fio
Em um esforço para simplificar o trabalho de movimentação de uma tomada, costuma-se usar um método em que o fio é estendido até o comprimento necessário e o “vidro” da tomada antiga é usado como caixa de distribuição auxiliar.
A fiação de alumínio é usada em casas mais antigas. Mas os requisitos modernos ditam a colocação de cabos com seção transversal de 1,5 mm2 com condutores de cobre, incluindo aterramento.
A extensão da linha elétrica em uma nova ranhura não pode ser realizada sem destruição parcial da parede. Mas mesmo sob esta condição, esta opção para mover o soquete é mais preferível do que o método em cadeia.
Sequência de ações ao estender o fio:
- Desconecte o grupo de tomadas da rede desligando o disjuntor da placa do apartamento.
- Usando uma chave de fenda indicadora, verifique a ausência de corrente nos terminais.
- A tampa decorativa é removida do soquete antigo e o corpo é puxado para fora da ranhura.
- Usando um lápis simples, marque a linha para fazer as ranhuras.
- Uma ranhura é feita ao longo da linha pretendida usando um martelo perfurador ou esmeril.
- Usando uma coroa, é feito um furo para a instalação de uma caixa de encaixe.
- Ao conectar os fios, a linha é estendida.
- No lugar do antigo bloco de montagem, é instalada uma caixa de distribuição, em cuja cavidade são colocados os locais dos condutores fixados.
- Uma caixa de encaixe é instalada no furo feito.
- As extremidades livres do fio estendido são conectadas aos terminais do bloco de soquetes.
- O bloco de soquete conectado está enterrado no “vidro”.
- Um painel decorativo é montado no soquete instalado.
Ao usar uma caixa de tomadas antiga como caixa de distribuição para extensão de fios, evite o contato da conexão com o material de massa.
Para isso, alguns artesãos cortam uma placa de gesso no tamanho do “vidro”. Primeiro, ele é fixado na borda frontal da caixa de encaixe com pregos líquidos e, em seguida, uma camada líquida de solução de massa é aplicada por cima.
O principal erro que os artesãos novatos cometem é quando o condutor “estendido” é colocado de volta na ranhura antiga e depois coberto com argamassa de gesso ou alabastro.Mas, ao bloquear o acesso às conexões, não levam em conta que se um trecho da rede quebrar e ficar inoperante, não será possível corrigir rapidamente a situação.
Se surgir uma situação em que o ponto de conexão precise ser movido para mais perto da caixa de junção, o trabalho será ainda mais fácil. Afinal, o fio só terá que ser encurtado. Para isso, é feito um furo na parede para instalação do bloco de montagem. Usando uma faca, encurte a linha previamente traçada. A instalação do produto é realizada de acordo com as recomendações descritas acima.
Saída de uma nova filial
Este método requer mais tempo e esforço, mas permite a transferência mais segura de uma tomada elétrica.
O método, que envolve a instalação de uma nova linha, é muito utilizado em casas de painéis, onde os fios ficam literalmente murados em uma parede de concreto e, portanto, não é possível removê-los. Nesta situação, eles são simplesmente desenergizados e deixados no lugar, e uma ranhura separada é colocada para alimentar a nova tomada.
Grelhar a parede e instalar o “vidro”
Para instalar uma nova linha, o primeiro passo é desligar a energia elétrica do ambiente onde será realizada a obra. Na parede, com régua e lápis, marque o percurso ao longo do qual será feita a nova ranhura.
Usando um martelo perfurador ou esmeril, uma ranhura é feita na parede ao longo da rota pretendida. A profundidade da ranhura é feita de forma que o fio colocado em sua cavidade não se projete acima da superfície após a conclusão da instalação.
Para instalar um novo ponto de conexão no local pretendido, utilizando um martelo perfurador equipado com coroa, faça um “ninho” com 50 mm de profundidade.As paredes do nicho são completamente limpas de lascas de construção e poeira.
O “vidro” instalado não deve se projetar acima da superfície. Se a profundidade do nicho não for suficiente, você pode cortar cuidadosamente a parede traseira da caixa de encaixe.
Colocação de cabos e conexões de terminais
O cabo é colocado na reentrância criada, fixando-o a cada 5-7 cm com pinças de plástico ou alabastro.
Tendo aberto a caixa de junção de onde era alimentado o “ponto antigo”, eles encontram a junção do cabo de saída com o fio que vai para a tomada anterior e desconectam os fios. Depois disso, a linha antiga é desmontada junto com o soquete. Se a ranhura antiga foi aberta, após a retirada do fio ela é selada com gesso ou argamassa de alabastro.
A unidade conectada é enterrada na caixa de montagem e fixada com parafusos. Ao instalar a tomada, é importante não permitir a menor folga. Caso contrário, com o tempo, ele cairá da “tomada” junto com o plugue.
Como é difícil garantir um encaixe perfeito dos fios dentro da caixa, é aconselhável conectar os fios não torcendo, mas instalando blocos de terminais, terminais de mola ou tampas plásticas.
Ao colocar um novo condutor, você precisa garantir que haja uma pequena margem em ambas as extremidades. Será necessário para criar uma conexão elétrica de alta qualidade.
As extremidades desencapadas livres dos condutores são conectadas ao bloco de soquete da nova “ponta” através de terminais de parafuso ou mola. Ao conectar via terminais, eles são guiados pela regra de que o fio de fase seja instalado no terminal esquerdo e o fio neutro no direito. O condutor de aterramento é conectado a um terminal equipado com antenas, localizado no corpo do dispositivo.
A unidade de trabalho conectada é instalada na caixa de soquete e fixada com espaçadores e parafusos de fixação. Um painel decorativo é montado na parte superior.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo falará sobre como mover uma tomada sem poeira:
O que considerar ao mover um ponto de conexão:
Não há nada complicado em mudar uma tomada para um novo local. O principal é seguir as recomendações de eletricistas experientes listadas no artigo e observar as precauções de segurança.
Se, ao ler as informações, você tiver dúvidas ou recomendações que ajudarão um mestre novato a lidar com a movimentação do soquete, escreva-as no bloco abaixo.
Recentemente nos mudamos para um novo apartamento. As divisórias interiores são painéis, exceto a casa de banho com sanita, tem mais alguma coisa lá (ainda não descobrimos). É claro que nem todas as tomadas estão instaladas e, em alguns lugares, há catastroficamente poucas delas. Eu ia mover algumas peças e fazer algumas extras na cozinha. Mas um representante da sociedade gestora, a quem pedi um diagrama da cablagem do apartamento, disse-me que era absolutamente proibido bater nas paredes para passar fios! Não pude me referir aos regulamentos, mas disse que ele informaria a administração sobre meus planos e que poderia haver problemas.Diga-me, é realmente impossível cortar canais e tomadas para tomadas em paredes de painéis? Ou fui enganado ao encomendar este trabalho a um eletricista do Reino Unido?
Se você tem uma casa de painéis, então ele está certo - você não pode abandonar as paredes em tal situação. Os painéis suportam carga e se cada inquilino fizer furos, será ruim. Em Moscou, isso é diretamente proibido pelo decreto governamental “Sobre o procedimento para reorganização de instalações...” cláusula 11.11, em outras regiões, eu acho, também.
Bom dia, Sérgio. O representante da empresa está justamente preocupado em manter a capacidade de carga das paredes. Em vez de negociações verbais, você terá que obter permissão oficial. Você deve fazer um projeto preliminar para mover ou instalar tomadas adicionais.
Na hora de elaborar o projeto, lembre-se que existe um conjunto de normas 256.1325800.2016, que estipula as condições para colocação de fios. As regras de Moscou são ainda mais rígidas - proíbem tocar, por exemplo, nas costuras horizontais dos painéis internos. Você pode ler os detalhes na captura de tela anexada à minha resposta.
Materiais úteis. Eu próprio trabalho nesta área há vários anos, mas não sabia muitas coisas. É interessante ler e aprender algo novo por si mesmo. Por exemplo, a tecnologia em cadeia para mover tomadas elétricas é apresentada com muita competência, de modo que até mesmo um aluno pode entendê-la e implementá-la. Hoje em dia existem muitos sites com temas semelhantes, mas ainda vou considerar este como um lápis.
Em geral, por exemplo, nunca gostei da localização das tomadas no apartamento. É verdade que eu realmente não entendo isso, então não me preocupei em mudar isso de alguma forma. Sim, ouvi dizer que os serviços de eletricista são caros hoje em dia.Depois de ler este material, fiz muitas anotações. Talvez um dia eu consiga fazer isso e reinstalá-lo. Acho que nem todos estão satisfeitos com a forma como estão localizados.