Tela feita de tubos de plástico: tipos de divisórias + instruções passo a passo de fabricação
Uma tela é uma solução muito eficaz para zonear uma sala.Mas o custo astronômico de tal partição em estúdios de arte inspira criatividade, certo? Uma tela feita por você mesmo feita de tubos de plástico pode se tornar uma peça de mobiliário multifuncional em um quarto, estúdio, quarto de criança e muito mais.
Quer fazer uma divisória com as próprias mãos, mas não sabe por onde começar? Nós o ajudaremos a lidar com esse problema - o artigo fornece recomendações para a criação de um projeto de design de tela e a preparação de materiais adequados para ele.
O processo de confecção de uma divisória a partir de tubos também é descrito em detalhes, são consideradas opções de fotos de telas que podem ser feitas com as próprias mãos a partir de materiais improvisados. Como auxílio visual, foram selecionados materiais de vídeo temáticos com instruções para autoprodução.
O conteúdo do artigo:
Tipos de telas e sua finalidade
O desenho da futura divisória depende totalmente das funções que irá desempenhar e do tempo disponível para a implementação das ideias.
Dependendo da finalidade, as telas podem executar as seguintes funções:
- decorativo – a divisória serve para decorar o interior da sala, sendo um objeto desenhado artisticamente;
- divisão do espaço – a tela divide visualmente a sala em zonas, o que é frequentemente usado por designers em salas grandes;
- implementação de ideias criativas – uma pequena tela feita de tubos funciona como equipamento teatral quando as apresentações são encenadas em casa.
O tamanho do futuro produto também é importante para o projeto, portanto você deve decidir imediatamente sobre sua função. Na maioria das vezes, as divisórias são feitas de plástico para um grupo de jardim de infância, para brincar de teatro de fantoches de mesa, para atender às necessidades domésticas, para zonear um apartamento de um cômodo, tentando separar um escritório de um quarto ou sala de estar.
E também, este é um ofício preferido de artesãs criativas e artísticas que preferem fazer algo inusitado e completamente único com as próprias mãos.
Em princípio, não é nada difícil comprar uma tela para todos os gostos e tamanhos - os fabricantes oferecem uma enorme variedade de finalidades diferentes a partir de uma ampla variedade de materiais.
As soluções prontas oferecidas pelos estúdios de arte não são muito caras. Portanto, é muito mais interessante construir você mesmo uma partição.Além disso, sempre há materiais improvisados que vão funcionar, basta mostrar a imaginação.
Você deve pensar imediatamente no design - divisória móvel (sobre rodas), portátil ou estacionária. Também é importante se dobra ou não.
Todos esses pontos precisam ser considerados com atenção, pois deles depende o projeto da futura tela caseira.
Processo de fabricação de tela
Criar uma tela original com o tamanho necessário é uma tarefa bastante viável não apenas para o artesão doméstico, mas também para a dona de casa criativa.
Além disso, você pode usar materiais improvisados para fazer uma divisória caseira, caso não seja possível alugar uma ferramenta especializada para trabalhar com tubos plásticos.
Passo #1 – criando um projeto de tela caseiro
Se for necessário fazer uma estrutura divisória para uso infantil, então suas dimensões devem ser selecionadas levando em consideração a altura dos futuros usuários.
E para usar como elemento decorativo em um ambiente, é importante determinar as dimensões necessárias - se você construir uma divisória muito pequena, não trará o resultado desejado.
Além disso, é necessário decidir o formato da tela, a quantidade e as dimensões das folhas, bem como o tipo de produto caseiro - dobrável, móvel, fixo, etc.
A maneira mais fácil para iniciantes é fazer uma versão simples da divisória com uma combinação de tubo de plástico + tecido. Ou uma opção muito original - apenas canos.
A vantagem de usar apenas plástico é a resistência à umidade. Esse produto pode ser colocado com segurança em um banheiro combinado, sem medo de que respingos estraguem a aparência de sua obra-prima.
Passo #2 – preparando os materiais necessários
Trabalhar com tubos de metal-plástico ferramentas especializadas serão úteis. Caso não os tenha, você pode alugar ou usar ferramentas improvisadas.
Então, em primeiro lugar, você precisará de tubos de plástico. Seu diâmetro e comprimento dependem do desenho da futura tela - a forma, altura, comprimento e largura das folhas.
Uma ferramenta para soldar e cortar tubos também é útil - um ferro especial e cortador de Tubos.
Se estiver fora de estoque ferro de solda ou uma tesoura para cachimbo, um isqueiro e uma faca afiada comum ou serra de metal bastam.Além disso, se as bordas aquecerem, elas não precisarão ser processadas adicionalmente.
Passo #3 – montagem do produto caseiro conforme projeto
Em princípio, o conjunto de ferramentas e materiais depende do desenho da tela planejada.
Dependendo da sua finalidade, os produtos podem ser não apenas funcionais, mas também decorativos.
Aliás, a última versão da tela pode ser feita em tamanho grande para encenar performances com a participação de atores ao vivo, ao invés de fantoches.
A seguir consideraremos duas opções de divisórias feitas de tubos de plástico, cujos princípios de fabricação são radicalmente diferentes.
Opção nº 1 – tela sobre rodas
Se você decidir fazer uma versão de design para ambientes úmidos, deverá decidir a profundidade da divisória e sua funcionalidade.
A profundidade mínima deve ser de cerca de 5 cm - é inconveniente trabalhar com materiais mais estreitos. Se você planeja colocar revistas e outras coisinhas úteis nas células da divisória, poderá adicionar mais 10-15 cm.
Para fazer uma versão de design da tela, primeiro você terá que cortar os tubos em pedaços do mesmo comprimento - essa será a profundidade do produto caseiro. É aconselhável levar tubos de diâmetros diferentes.
É importante tratar as áreas cortadas - afinal, elas estarão abertas, por isso devem ficar bonitas e seguras. Para que é adequado um ferro comum e papel manteiga?
Em seguida, todos os trechos de tubos preparados devem ser colocados no chão ou em papelão de forma caótica, escolhendo o local mais favorável. Esta é exatamente a aparência da sua tela no futuro.
Quando o design desejado é alcançado, resta apenas fixar todos os elementos entre si. Para que serve a cola?
Após aguardar o número recomendado de minutos após a aplicação da cola, você pode começar a pintar a estrutura acabada na cor desejada - carmesim, verde claro, prata. Ou deixe a tela branca.
Por fim, resta proteger a partição ou deixá-la móvel. Por que você pode usar rodas para móveis do tamanho certo. Eles podem ser fixados diretamente nas seções de tubo da linha inferior.
Ou primeiro prenda as rodas a uma placa de madeira ou superfície de plástico e depois cole-as na linha inferior de tubos de plástico.
Opção nº 2 – partição portátil
Para fazer uma tela portátil, você precisará do mesmo conjunto de ferramentas da versão anterior.
Quanto aos materiais, em primeiro lugar serão necessários tubos com diâmetro de 20-25 mm. O seu consumo depende inteiramente do número de folhas - se forem 3 folhas e uma altura de até 1 metro, então pelo menos 10 metros. Para aderir é conveniente aquecê-los com ferro.
Você também precisará dos seguintes materiais:
O procedimento para fazer uma tela de três folhas é simples. Primeiro você precisa cortar as seções necessárias do tubo - 0,6-0,8 me 1,0-1,2 M. Neste caso, as bordas não devem ser processadas.
Em seguida, você precisa fazer o seguinte:
- Aqueça as bordas de uma peça e o encaixe do canto - eles precisam estar conectados entre si.
- Como alternativa usando acessórios conecte todos os espaços em branco em quatro seções, formando uma moldura retangular.
- Fixe “paredes” de tecido equipadas com janela, bolso ou inserção de malha em cada moldura usando velcro ou botões. O velcro deve primeiro ser costurado/colado no tecido.
- Conecte as portas de tela entre si usando fixadores de dupla face.
Neste ponto, o processo de fabricação da divisória montada está pronto. Pode ser utilizado para brincadeiras no jardim, para aulas ou para encenar uma performance com fantoches se adicionar uma janela ao design.
Se você usar a malha como material para uma moldura de plástico, as crianças poderão facilmente se envolver na criatividade independente, tecendo nela um padrão original de fitas coloridas.
Se você aumentar a altura da tela caseira para 1,6-1,7 metros e usar tecidos com motivos apropriados como decoração, poderá acabar com uma linda divisória para o quarto, escondida atrás da qual será agradável trocar de roupa.
Existem vários outros artigos em nosso site onde examinamos detalhadamente vários produtos caseiros feitos de tubos de plástico. Recomendamos lê-los também:
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Recomendações de vídeo sobre como criar você mesmo uma partição a partir de pipes:
Uma divisória feita de tubos de plástico pode se tornar não apenas um participante ativo em brincadeiras infantis ou uma divisória de ambiente, mas também um elemento eficaz no design de interiores.
Além disso, é perfeitamente possível fazer uma tela decorativa com as próprias mãos. Por que você pode usar tubos de plástico e materiais disponíveis? E também mostre um pouco de imaginação.E então o resultado com certeza irá agradar você.
Você já teve que construir uma tela com tubos de PVC? Compartilhe fotos de seus próprios produtos caseiros e instruções para prepará-los. Deixe seus comentários no bloco abaixo.
Gosto muito da aparência da tela feita de tubos de plástico cortados em anéis - muito estilosa e moderna. O preto da foto acima é especialmente bonito. Mas o autor escreveu tudo corretamente sobre limpeza. Você pode atirar em quantos planos horizontais existem.
Todas as outras opções, quando tubos são usados especificamente para a estrutura, não são particularmente impressionantes. Pode parecer incomum, mas ao mesmo tempo parece barato no mau sentido da palavra. Espero não ofender ninguém. Cercar algo no quintal ou na dacha no verão é uma opção e tanto. Fazer uma tela para jogos infantis também é bem possível. Principalmente quando você considera que as crianças quebram metade do que veem))) A quebra não custará muito. Mas voltar para casa “permanentemente” como decoração - não... Algo está errado. Repito: com exceção da tela, que é toda feita de anéis. Este é simplesmente lindo!
Acho que esses produtos são feitos principalmente para dacha/garagem. Embora eu não concorde que pareça barato. Com a habilidade adequada, mesmo que não seja a primeira vez, você ainda pode obter telas bonitas.
Que tal enfiar na banheira e molhar no chuveiro?
E a ideia é, em princípio, excelente e bastante original! Da categoria “a necessidade de invenção é astuta”. Não é difícil fazer você mesmo uma tela, se quiser, se tiver vontade. Mas pessoalmente eu não faria isso, não existe energia proveniente de produtos plásticos, acho que simplesmente não existe.Prefiro produtos de madeira, de materiais naturais, são “quentes e vivos”, embora sejam mais caros, trazem verdadeiro conforto para a casa.
Quanto mais barato é isso do que uma tela normal? O jogo vale a pena, como dizem?
Vamos realmente examinar esse problema. Não sei por que o artigo não lista os preços das telas feitas de tubos de plástico, mas esta é uma omissão grave.
Acabei de olhar o preço atual:
1. 10 m2 de tecido (pegamos o poliéster mais barato) – $17;
2. 12 m de tubo PVC d20 – $6;
3. Cotovelo para tubo de PVC d20, 6 unid. — 0,7$;
4. Tee para tubo de PVC d20, 6 unid. – $ 0,9
5. Fixação de tubo de PVC d20, embalagem - $ 1,5.
Total: $ 26,1.
Uma opção bastante acessível. Também esbocei um diagrama aproximado com cálculos para maior clareza, à mão, então estou aguardando uma foto sua da tela finalizada.
Você pode emprestar de alguém uma máquina para soldar tubos de plástico; caso contrário, fixe-a na cola por meio de adaptadores.
E se você coletar restos de canos de seus amigos/vizinhos, é um bom dinheiro de qualquer maneira :)