Cabide para tubos de PVC: opções populares + instruções passo a passo
A casa começa com o corredor. Assim que uma pessoa cruza a soleira de sua casa, ela começa a procurar um lugar onde possa pendurar suas roupas.Se não houver espaço para acomodar um armário padrão no corredor, um cabide compacto seria a melhor solução. Este elemento pode não só cumprir a sua tarefa principal, mas também tornar-se uma decoração da divisão.
Designers e artesãos estão cada vez mais coletando utensílios domésticos feitos de materiais não tradicionais - o que lhes permite obter um produto original a um preço acessível. Por exemplo, um cabide feito de tubos de PVC com suas próprias mãos não custará muito - você pode usar os restos que sobraram após a instalação do gasoduto. Idéia interessante, não é?
Convidamos você a considerar uma seleção de vários cabides e racks feitos de tubos de PVC. Além disso, preparamos instruções detalhadas para a confecção de duas versões de produtos, que não serão difíceis de montar mesmo para um artesão novato. Para fazer isso você precisará de um conjunto mínimo de ferramentas e um pouco de paciência.
O conteúdo do artigo:
Variedade de formas e designs
Os cabides de chão são parte integrante da nossa vida diária. Eles podem ser encontrados não apenas em residências, mas também em bares, restaurantes e escritórios. Dificilmente existe um local onde não haja dispositivo para guardar roupas.
Agora há uma enorme variedade desses designs. Eles podem ser feitos de quase qualquer material, e qualquer artesão ou artesã pode construir independentemente um cabide com tubos de polipropileno.
Se você não tem absolutamente nenhuma ideia de como seria o seu cabide, poderá obtê-lo observando designs feitos de vários materiais, não necessariamente de plástico.
Para estabilidade, um cabide feito de tubos de plástico pode ser aparafusado na parede, um espaçador pode ser inserido entre as pernas ou os tubos podem ser preenchidos com enchimento em forma de areia ou pedrinhas.
Se necessita de um cabide funcional para vestidos/camisas, então deve optar por um desenho em forma de U, em que os postes verticais são ligados por jumpers horizontais. Para evitar que a barra superior ceda sob o peso das roupas, você pode inserir uma haste de metal nela.
Para um corredor ou casa de campo, é adequada uma opção em forma de suporte de chão com ganchos para roupas. Este produto pode ser facilmente colocado no canto da sala, de forma que não ocupe muito espaço.
Instruções passo a passo para construir um cabide
Antes de começar a construir um cabide, você precisa estocar as ferramentas e os materiais necessários para o trabalho. De qualquer forma, você precisará comprar tubos e conexões de polipropileno tamanho adequado, tinta, se quiser deixar o cabide original.
Além disso, você precisará de: um cortador de tubos ou serra para metal, ferro de solda tubos ou cola especial para plástico, chave de fenda ou furadeira, parafusos.
Diremos em que etapas consiste o processo de construção de um cabide, usando o exemplo dos dois designs mais simples.
Opção nº 1 - rack para agasalhos
Este produto certamente será útil no corredor, especialmente se o espaço for limitado. Além disso, existem muitas vantagens em um cabide de plástico.
Vamos listar apenas alguns deles:
- mobilidade — tal estrutura é fácil de mover de um lugar para outro;
- compacidade — o produto não ocupará muito espaço;
- disponibilidade — o design é feito de materiais baratos;
- facilidade de execução - até mesmo um mestre inexperiente pode lidar com a tarefa.
Antes de começar a construir um rack para agasalhos, é preciso decidir sua localização para calcular corretamente o tamanho do produto.
Então, para trabalhar você precisará do seguinte conjunto de ferramentas: fita métrica, serra ou tesoura para cortar tubos, lixa, cola especial, areia ou pedrinhas, pinte se pretende pintar.
Os materiais que você precisará adquirir são:
- tubo de polipropileno com diâmetro mínimo de 25 mm (é melhor levar 32 mm) - 2,5 m;
- cantos para tubos de diâmetro correspondente - 10 peças;
- camisetas – 6 peças;
- plugues para tubos – 8 peças.
Depois de preparar tudo que você precisa, você pode começar a trabalhar.
Para simplificar o processo de montagem da estrutura, é necessário distribuir todas as peças em grupos: blanks para a base, para os galhos (braços de cabide) e para o rack. O primeiro grupo incluirá: 4 conexões de cotovelo, 3 tees e 6 tubos de 12 cm cada.
Para montar um galho você vai precisar de um tubo de 15 cm de comprimento, uma cantoneira e um tee, sendo três desses galhos no total. Serão utilizados tubos de 20, 30 e 80 cm para montagem do rack.
Os plugues são colocados nas extremidades das pernas do cabide, nos galhos e na parte superior do rack. Após a montagem e colagem do produto, deve-se aguardar no mínimo 24 horas e só então iniciar a utilização.
Como você pode ver, não há nada complicado em montar um cabide.
Opção nº 2 - cabide para roupas infantis
Este produto exigirá um pouco mais de materiais e tempo para ser montado. Mas seu filho certamente apreciará este design. Você pode até envolver seu bebê na montagem.
Tal como acontece com o cabide, você precisará de um conjunto semelhante de ferramentas. A quantidade de consumíveis deverá ser calculada de forma independente, dependendo do local onde será instalada a estrutura e da sua altura.
Para montar um cabide infantil dos tamanhos especificados, você precisará preparar: um tubo com o diâmetro selecionado, bem como os tês, ângulos, adaptadores, plugues correspondentes, cola para tubos de PVC ou um ferro de solda. Para calcular a quantidade necessária de consumíveis, é aconselhável retratar o projeto em papel.
Aliás, não é necessário preencher a base desta estrutura com areia ou seixos, ela acaba sendo leve e estável, para que a criança possa movê-la de forma independente de um lugar para outro.
Depois de esperar cerca de um dia, você pode começar a usar o produto. Aqui você pode pendurar não apenas agasalhos, mas também guarda-chuvas, chapéus e mochilas.
Recentemente, virou moda colecionar cabides para roupas do dia a dia. Eles podem não apenas economizar espaço, mas também se tornar uma solução de design original para o interior. Além disso, a sua criação não requer conhecimentos ou habilidades especiais.
Preparamos uma série de artigos dedicados à confecção de diversos artesanatos com tubos de plástico. Aconselhamos você a ler:
- Como fazer uma cadeira com tubos de polipropileno com as próprias mãos: instruções passo a passo de fabricação
- Tela feita de tubos de plástico: tipos de divisórias + instruções passo a passo de fabricação
- Artesanato DIY com tubos de propileno: opções caseiras para casa
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como construir um cabide com tubos de polipropileno será discutido no vídeo a seguir:
Outra opção para criar um cabide a partir de canos de água será discutida abaixo:
Como você pode ver, não há nada complicado em criar um cabide com tubos de polipropileno. Basta estocar ideias, preparar a opção desejada e a solução de design original já está pronta.Resta apenas trazê-lo à vida.
Conte aos seus leitores sobre sua experiência na construção de vários artesanatos com tubos de plástico. Deixe comentários no artigo, tire dúvidas, participe de discussões e adicione fotos de seus produtos caseiros. O formulário de contato está localizado abaixo.
Os próprios tubos de PVC são um excelente material para todos os tipos de artesanato, desde que as mãos cresçam no lugar certo. O material é plástico, moderadamente duro e durável. Vi na garagem do meu amigo um cabide feito de canos de PVC, um pequeno pendurado na parede, mas não fazia ideia que existiam tantas opções diferentes de cabides. O que mais me atraiu foi a rapidez de produção e durabilidade - não oxida, não apodrece e não precisa ser pintado. Boa ideia!
Idéia interessante. Sim, eu faria esse cabide para o meu apartamento apenas como uma opção temporária, no entanto, a estética de tal design não é suficiente para o meu gosto. Mas para uma dacha ou garagem, é uma solução muito boa - funcional e fácil de montar, feita com material barato. A única coisa, conforme está escrito no material, é que um corta-tubos é muito desejável, e nem todo mundo possui essa ferramenta.
Em vez de um cortador de tubos, você pode usar um quebra-cabeças com uma lima de metal. É assim que os encanadores serram canos.