Como fazer uma cadeira com tubos de polipropileno com as próprias mãos: instruções passo a passo de fabricação

Como regra, após a substituição ou construção de um sistema de abastecimento de água, muitas vezes permanecem tubos e acessórios de plástico.É claro que esse material não é mais adequado para remontar redes de comunicação, mas pode ser usado para fazer diversos artesanatos decorativos e coisas práticas.

Se desejar e tiver tempo livre, você pode fazer com as próprias mãos uma cadeira com tubos de polipropileno - a tecnologia de montagem é muito simples e pode ser feita por qualquer artesão doméstico. Quer colecionar móveis originais, mas não sabe por onde começar? Nós o ajudaremos a realizar seus planos.

O artigo descreve em detalhes três tecnologias para fazer diversos artesanatos. Seguindo as instruções, você poderá montar com suas próprias mãos uma cadeira alta infantil, um banco de cozinha e uma cadeira portátil de pescador.

Chamamos sua atenção para um artigo sobre como fazer uma mesa para uma criança com as próprias mãos.

Variedade de produtos plásticos

Há algo de atraente em móveis feitos de sucata. Assim, os tubos de plástico permitem produzir estruturas com formas geométricas ideais. Eles irão adicionar entusiasmo ao interior da sala. Além disso, o proprietário desses móveis terá uma excelente chance de mostrar aos amigos a obra-prima que criou com as próprias mãos.

Cadeiras feitas de tubos de plástico apresentam as seguintes vantagens:

  • facilidade;
  • compacidade;
  • força;
  • facilidade de fabricação.

E o mais importante é que você pode construí-los com as próprias mãos em um tempo relativamente curto. Isso exigirá um conjunto mínimo de ferramentas e materiais e um pouco de paciência.

Você precisa começar a fazer uma cadeira de polipropileno escolhendo o design do produto e sua implementação de design. Nesse caso, é preciso partir da função que o móvel irá desempenhar.

Cadeira feita de canos
Se sobrarem muitos restos de canos, você poderá usá-los para construir uma cadeira ou banco de bar chique e criativo. Para fixar as peças não é necessário ter ferro de soldar, isso pode ser feito com cola especial

Decidido isso, passam a selecionar os parâmetros do produto: o tamanho da futura estrutura, seu tipo (dobrável ou maciço), a forma de ligação das peças. É necessário fazer um esboço do futuro produto para entender quanto e que material será necessário para a obra.

O design das cadeiras de PVC é limitado apenas pela imaginação humana. Para ter ideias, você pode consultar revistas de design de interiores ou catálogos de móveis. Você não precisa olhar apenas para produtos de plástico; você pode ter ideias observando móveis feitos de qualquer material.

Os bancos feitos de tubos de plástico podem ser colocados na cozinha, na varanda do campo, na garagem e apenas no quintal - em todos os lugares terão um aspecto elegante e original.

Para passeios para churrasco ou pesca, você pode construir cadeiras dobráveis ​​​​que são fáceis de guardar e transportar quando dobradas e que não ocupam muito espaço de armazenamento.

Você pode fazer cadeiras confortáveis ​​​​e luminosas para crianças cobrindo uma moldura feita de tubos de polipropileno com um tecido de cores vivas.

O processo de construção de uma cadeira

Criar uma cadeira original a partir de tubos de plástico está ao alcance de qualquer artesão ou artesã doméstica. Para funcionar, você precisará de um conjunto mínimo de ferramentas, que provavelmente serão encontradas em todas as casas e, claro, restos de tubos de polipropileno.

Passo 1 - desenho da futura cadeira

Numa primeira fase, é necessário decidir a finalidade da cadeira e o seu design. Se você decidir fazer uma cadeira alta brilhante para uma criança, definitivamente deve levar em consideração a altura do pequeno proprietário.

Se você pretende usar o banquinho na cozinha ou no chalé, para não se confundir com o tamanho, meça a altura dos móveis existentes.

Aqueles que decidiram experimentar este trabalho criativo e criativo pela primeira vez podem querer começar fazendo o design mais simples - um banquinho. Isso não requer muitas habilidades e materiais e, tendo cumprido essa tarefa, você pode começar a fabricar estruturas mais complexas.

Mesa e cadeiras feitas de tubos de PVC
Um banquinho feito de cachimbos de plástico será um excelente complemento para uma mesa ou escrivaninha feita do mesmo material. Este conjunto de móveis terá uma aparência elegante e original.

Para quem já está um pouco familiarizado com a tecnologia de trabalhar com tubos de plástico, pode experimentar fazer uma cadeira dobrável. Na hora de montar um produto tão caseiro, é preciso levar em consideração o peso do proprietário para que a estrutura não quebre durante o uso.

Além disso, cadeiras dobráveis ​​​​são utilizadas em diversas superfícies irregulares (solo solto, costa arenosa, encostas), portanto a estrutura deve ser estável.

Decidida a opção caseira, pode-se passar para a próxima etapa.

Etapa 2 - preparação de ferramentas e materiais

Dependendo do tipo de cadeira que se decidiu montar, o conjunto de ferramentas e materiais pode variar um pouco.

Mas, basicamente, para trabalhar você precisará de:

  • Tubos de PVC com diâmetro de 25 a 32 mm - necessário para criar uma moldura estrutural;
  • acessórios de conexão – para unir peças plásticas;
  • ferro de solda para tubos de plástico - se não tiver, pode usar um isqueiro;
  • pedaço de madeira compensada grossa ou tecido grosso - dependendo do tipo de cadeira escolhida;
  • parafusos ou parafusos auto-roscantes – para fixar o assento (no caso de criar um banco);
  • fita métrica e lápis – realizar as medições necessárias;
  • cortadores de tubos — esta ferramenta pode substituir uma serra ou uma faca normal.

Além desse conjunto de ferramentas e materiais, você pode precisar de linhas para costurar tecidos (é melhor levar linhas reforçadas, pois a cadeira suporta cargas maiores). Também é melhor escolher um tecido denso.

Cola para cachimbo
As peças para cadeiras feitas de tubos de plástico não precisam ser unidas com ferro de soldar. Para isso, você pode usar cola especial.

Se no caso de criar cadeiras infantis você pode usar chita comum, então para bancos dobráveis para os adultos, é melhor escolher um tecido mais durável - como capa de chuva ou lona.

Etapa 3 - montagem do produto

Depois de preparar todos os materiais necessários, fazer um desenho e todas as medidas necessárias, pode-se começar a cortar tubos e montar a estrutura.

Para deixar mais claro, veremos o processo de fabricação de cadeiras de polipropileno com as próprias mãos usando o exemplo dos três designs mais comuns.

Opção nº 1 - banco de cozinha

Não será difícil construir um banco de cozinha, mesmo para quem nunca segurou um ferro de soldar para cachimbo nas mãos.

Para construir este produto caseiro você precisará do seguinte conjunto de materiais:

  • tubos de polipropileno com diâmetro de 25 mm - o comprimento dependerá da altura do produto;
  • acessórios de conexão: cruzeta – 2 peças, tees – 8 peças, plugues – 8 peças; é melhor levar este último sem fio;
  • pedaço de madeira compensada ou uma prancha de tamanho adequado ao assento de uma cadeira;
  • parafusos auto-roscantes para proteger o assento;
  • verniz ou tinta sombra adequada.

Depois de preparar todos os materiais necessários e munido de um conjunto de ferramentas, você pode começar a fazer um banco de cozinha.

Progresso de trabalho:

  1. A base da cadeira é a travessa. Para fazer isso, você precisa conectar uma cruz, 4 pedaços de tubo e 4 tees. O comprimento do tubo deve ser medido com margem, levando em consideração a distância de soldagem das peças. Em tamanho, a cruz deve ser ligeiramente menor que o tamanho do assento
  2. O próximo passo é fazer a moldura do banquinho. Para isso, utilizando tubos de polipropileno do comprimento necessário, conectamos as duas cruzes. A presença de plugues permite ajustar a altura do produto caso haja imprecisões nos cálculos
  3. O assento do banco pode ser feito de um pedaço de compensado ou tábua, previamente lixado. Decidido o tamanho, o assento com o formato desejado é recortado com um quebra-cabeças e depois lixado em todo o perímetro. Para fixar na moldura, são feitos 4 furos para parafusos auto-roscantes para que coincidam com a moldura
  4. Na última etapa, aparafusamos o assento à estrutura com parafusos auto-roscantes e verificamos a estabilidade da cadeira. Se desejar, o produto pode ser envernizado ou pintado na cor adequada ao interior.

Via de regra, o tamanho padrão do assento de uma cadeira é 35*35 ou 30*30 cm.Para cortar é melhor usar um quebra-cabeças, mas se você não tiver um na fazenda, uma serra comum serve.

As bordas do assento devem ser lixadas com lixadeira ou lixa grossa comum. Isso é feito com cuidado especial para que não fiquem cortes irregulares que possam causar ferimentos ou lascas.

As peças são conectadas por meio de um ferro de soldar especial para tubos. Se não estiver, você pode tentar conectar as peças aquecendo-as com um isqueiro. É melhor comprar um ferro de soldar, principalmente porque não é muito caro.

A presença de tampões para as pernas facilita o ajuste da altura do banco. Assim, se o produto ficar muito baixo, os plugues podem ser soldados, aumentando assim a altura. Se a altura for escolhida corretamente, os plugues são cortados ligeiramente no comprimento.

Opção nº 2 – cadeira infantil com encosto

Este produto caseiro certamente agradará o pequeno brincalhão. Além disso, existem muitas, muitas ideias para cadeiras altas para crianças.Neste material vamos descobrir como fazer uma cadeira com assento de tecido esticado.

Para fazer uma cadeira alta você precisará preparar os seguintes materiais e ferramentas:

  • Tubo PP 3 m de comprimento e diâmetro mínimo de 13 mm;
  • ângulos de tubo diâmetro adequado na quantidade de 8 peças;
  • Camisetas de PVC - 6 peças são suficientes;
  • tesoura máquina de corte de tubos ou serra;
  • cola para tubos de polipropileno ou ferro de soldar;
  • pedaço de roupa cores brilhantes do tamanho necessário.

Depois de preparar tudo o que precisa, você pode começar a cortar tubos. Assim, para uma cadeira infantil você precisará cortar 2 pedaços de tubo de 15 cm cada, 7 - 25 cm cada, 4 - 10 cm cada e mais 4 pedaços de 10 cm cada.

Elementos estruturais da cadeira
As letras A na figura indicam a estrutura do encosto e do assento, B - as pernas da estrutura, C - os apoios de braços e D - a base do futuro encosto

Em seguida, você pode começar a montar a estrutura. Olhando para a figura apresentada acima, conectamos as seções correspondentes dos tubos com tês e cantos. Primeiro montamos o encosto e depois o assento, após o que verificamos a estabilidade da estrutura.

Não se deve soldar ou colar imediatamente as peças - se cometer um erro não será possível corrigi-lo. Se tudo estiver em ordem com estabilidade, você pode prender um pedaço de tecido para sentar.

Para isso, é necessário costurar um retângulo de tamanho adequado, deixando furos para as travessas. Desmontamos o produto caseiro e esticamos o tecido nas travessas correspondentes. Agora você pode conectar as partes estruturais soldando ou usando cola.

Como você pode ver, não há nada complicado em montar uma cadeira infantil com peças de PVC. Além disso, usando o mesmo princípio, você pode construir uma cadeira para adultos, mas, levando em consideração o peso de um adulto, é necessário levar tubos de maior diâmetro.

Opção nº 3 – cadeira de pesca dobrável

Se você não consegue imaginar sua vida sem pescar, ou se algum de seus parentes ou amigos gosta de pescar, então este produto caseiro será muito útil.

Cadeira de pesca dobrável
Fazer uma cadeira dobrável leve com tubos de polipropileno não é difícil, mesmo para um artesão novato. Este produto certamente será útil em casa, especialmente porque você precisa de muito pouco espaço de armazenamento

Para construir uma cadeira de pesca dobrável você vai precisar de: tubos de PVC, um pequeno pedaço de tecido denso, linha reforçada, acessórios de tamanho adequado, furadeira ou chave de fenda, cola para plástico.

A autoconstrução de um banco dobrável para pesca custará várias vezes menos do que comprá-lo em uma loja especializada. É necessário um mínimo de materiais e eles não são muito caros.

Outra coisa boa é que você pode construir um produto caseiro em apenas algumas horas. Ou você pode envolver os membros da sua família no processo - então as coisas serão mais rápidas.

Preparamos uma série de artigos dedicados à criação de diversos artesanatos a partir de tubos de plástico. Idéias fotográficas interessantes irão inspirá-lo a fazer coisas decorativas e práticas, e as instruções propostas irão ajudá-lo a concretizar sua ideia mais ousada.

Aconselhamos você a ler:

  1. Artesanato DIY com tubos de propileno: opções caseiras para casa
  2. Tela feita de tubos de plástico: tipos de divisórias + instruções passo a passo de fabricação
  3. Cabide para tubos de PVC: opções populares + instruções passo a passo

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Você pode aprender como construir uma cadeira com encosto de tubos de PVC de forma independente no vídeo a seguir:

O processo de construção de uma cadeira dobrável de pesca:

Como construir um banco dobrável com tubos de polipropileno com suas próprias mãos:

Como você pode ver, não há nada complicado no processo de criação de cadeiras tubulares PP. Todos os materiais e ferramentas necessários podem ser adquiridos na loja a preços acessíveis. Além disso, os móveis feitos por você não serão apenas motivo de orgulho para amigos e parentes, mas também um ótimo complemento para o interior.

Você tem experiência em fazer uma cadeira ou outro móvel com tubos de polipropileno? Por favor, conte aos leitores sobre seu método de construção. Comente a postagem, participe de discussões e adicione fotos de seus produtos caseiros.O bloco de feedback está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Na verdade, algo útil pode surgir da sucata. Ainda tenho muitos canos depois de substituir o abastecimento de água. Eu queria jogar fora, mas minha mão não se levantou; mesmo assim paguei o dinheiro. Uma boa cadeira sempre será útil em casa. Peguei 2 peças, fiz dobráveis, como as de pesca, costurei o tecido para dar mais força e deixei na garagem. Eles ficaram bons, mas ainda não os compre.

  2. Timur T.

    Seleção muito informativa de fotografias e descrições. Em geral, coleciono materiais que mostram ideias para a criação de móveis a partir de consumíveis que parecem não se destinar a esse fim. Faço mesas, cadeiras e bancos personalizados e baratos para meus vizinhos no campo sempre que eles precisam. Todo mundo na área já sabe que se precisar de algo barato e rápido sou eu)))

    Cadeiras feitas de tubos de plástico devem ser muito práticas. Você pode lavar, eles não têm medo de água, você pode desmontar e montar de novo... É uma ideia muito legal, com certeza vou usar.

  3. Alexandre

    Absurdo!!! Pescador dobrável - instruções: 4 x 40cm, 4 x 20cm. Como um quadro se encaixará em outro? o vídeo não é nada, não mostra quanto cortar, como colar com ferro de soldar, como enquadrar um no outro, esses são os detalhes mais importantes

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica