Banqueta dobrável faça você mesmo: desenho, materiais, instruções de criação

Para os moradores de uma casa de campo ou amantes da recreação ao ar livre, um pequeno móvel para sentar é algo insubstituível.Um banquinho dobrável se tornará um fiel assistente nas tarefas domésticas. O banco não ocupa muito espaço, pode ser guardado no corredor, garagem ou despensa. Se o proprietário costuma pescar ou sair de férias, esse item dobrável pode caber facilmente no porta-malas de um carro.

Desenho de cadeira de banquinho

Para a montagem, você precisará de um diagrama detalhado de um banco dobrável. Depois de estudá-lo cuidadosamente, você deverá obter uma peça de mobiliário bonita e confiável.

Desenho de cadeira de banquinho

Quais materiais e ferramentas serão necessários

Antes de começar a fazer um banquinho, você precisa preparar materiais e ferramentas. Para criar um banco dobrável, você deve cortar ou comprar blocos de madeira na quantidade necessária.

O melhor material para a produção desses móveis dobráveis ​​​​é a madeira. Uso recomendado:

  • faia;
  • lariço;
  • bétula;
  • carvalho.

As espécies de árvores nomeadas são enormes, resistentes à luz e à umidade. Os produtos dobráveis ​​pintados feitos com eles podem ser deixados ao ar livre por muito tempo, na chuva ou no sol, e durarão muitos anos. Essas características são especialmente importantes para a fabricação de móveis que não serão utilizados em ambientes internos.

Para fazer um banquinho dobrável com as próprias mãos, você também pode usar madeira compensada. A escolha depende da preferência do artesão e da finalidade pretendida da invenção. Os especialistas não recomendam o uso de matéria-prima de pinho na produção de móveis desse tipo devido às características da madeira.

Depois de feita a escolha do tipo de madeira, é necessário preparar a ferramenta:

  • parafusos auto-roscantes;
  • parafuso – 4 unid. 40x6mm;
  • ferramenta de serra elétrica;
  • ferramenta para aparafusar parafusos;
  • furar;
  • unhas;
  • martelo;
  • chaves de fenda correspondentes às cabeças dos parafusos;
  • massa para trabalhar madeira;
  • lixa;
  • verniz acrílico.

Instruções de criação passo a passo

Você deve preparar os detalhes do futuro banco dobrável usando blocos de madeira de tamanho 40x20 mm. É necessária a criação de blanks para montagem do produto. Para torná-lo dobrável Cadeira faça você mesmo, precisa cortar (peças.):

  • travessas sob o assento – 4;
  • pernas – 4;
  • pátios de assentos - 6;
  • gaveta transversal – 1;
  • pequenos suportes para pernas – 2;
  • grandes suportes para pernas – 2.

Instruções passo a passo:

  1. Em todas as 4 travessas, a uma distância de 2 cm da borda, faça um furo em cada uma para os parafusos aparafusados.
  2. Nas pernas propostas bem no centro vale a pena fazer uma marca com um lápis.
  3. Após 3 cm do meio, perfure a rocha.
  4. Dê às bases das pernas uma forma arredondada usando um quebra-cabeças.
  5. Trate todos os componentes preparados com lixa (após massa, se necessário).
  6. Aplique verniz acrílico.
  7. Deixe por um tempo para permitir que todas as peças sequem.

Montando a base

A montagem do banco é a etapa principal de todo o processo de fabricação. Instruções passo a passo:

  1. Dobre as pernas transversalmente e conecte-as com parafusos axiais através dos orifícios perfurados.
  2. Para tornar mais confortável o uso de um banco dobrável no futuro, é recomendável colocar arruelas adicionais entre todas as peças fixadas com parafusos.
  3. Depois disso, aparafuse a extremidade superior da perna na barra transversal sob o assento do banco. A melhor maneira de fazer isso é da seguinte maneira: prenda uma barra transversal na parte interna da cadeira e a outra na parte externa. Anexe cada perna de acordo com este diagrama.

Montando o banquinho

Se durante o processo de fabricação você quiser que o banco de madeira fique mais alto do que a amostra originalmente concebida, você pode pegar outra viga e colocá-la no centro entre o suporte do assento. Desta forma, o banco mudará visualmente de altura.

Tsarga

Esta é a barra transversal que conecta as pernas das cadeiras dobráveis ​​(e das mesas também). A resistência e estabilidade de toda a estrutura no futuro dependem da correção da sua fixação. Utilize parafusos auto-roscantes sob o assento, entre as travessas internas, para fixar a gaveta. A seguir, proceda à fixação dos suportes sob as pernas do banco:

  1. Dobre a cadeira.
  2. Afaste-se 8-10 cm da parte inferior da perna.
  3. Fixe os suportes por dentro com parafusos auto-roscantes.

Manipulações idênticas são realizadas por fora, primeiro virando o produto.

Fazendo o assento de um banquinho dobrável

Execução passo a passo:

  1. Conecte as 3 primeiras vigas com pregos para fixar o futuro assento às travessas internas. A fixação é feita movendo-se da borda para o meio.
  2. Em seguida, pegue mais 3 ripas e fixe-as nas travessas pelo lado de fora. Para evitar que os detalhes dos pregos fiquem muito visíveis no assento, pode-se usar massa para madeira.
  3. Perfure as tampas do material o mais profundamente possível na rocha e esfregue-as com massa.

Um banco dobrável feito por você mesmo está quase pronto - é fácil de montar e desmontar.

Recomenda-se que o local onde serão fixadas as pernas da cadeira não seja colocado bem no centro, mas ligeiramente deslocado para cima.Isso deve ser feito para que o banco não balance e fique firme em qualquer superfície.

Como tratar ou pintar um banquinho

Um banquinho de madeira comum parece feio e simples demais. Você pode adicionar interesse visual alterando a cor, por exemplo. Como uma das opções de design de móveis campestres, recomenda-se a utilização de um método. Molhe e seque cada parte 2 a 3 vezes. Assim o relevo da rocha mudará e ela ficará mais aberta.

Os elementos secos deverão ser lixados com lixa de fino calibre. O toque final será a cobertura decorativa e protetora do banco. Não economize nos consumíveis envernizando a cadeira 2 a 4 vezes. Cada camada deve secar completamente antes de aplicar a próxima.

Ideias originais

Alguns artesãos querem agregar conforto ao uso de seu produto e revestir o assento com tecido tipo tapeçaria. Se houver alguma imagem nele, você pode bordar o estojo com um padrão ou colar um aplique.

Um banco dobrável combinado com uma mesa feita na mesma técnica terá uma aparência original. Você pode fazer acessórios campestres para sua cadeira com sobras de madeira e acessórios para recreação ao ar livre ou trabalho no campo:

  • uma caixa para transporte e armazenamento de ferramentas;
  • suporte térmico;
  • lâmpada do país.

Você precisa “despertar” sua imaginação e então poderá criar toda uma coleção de itens de interior em madeira.

Depois de estudar previamente os desenhos dos bancos, você poderá criar móveis que atendam ao gosto do veranista. Não há nada complicado na fabricação, principalmente porque as instruções passo a passo acompanham os desenhos. Um banco dobrável pode ser usado para o fim a que se destina, por exemplo, levado para um piquenique.Ou você pode encontrar uma aplicação mais prática e usar o produto como escadote.

De que material você fez o banco e o que usou para cobrir o produto final? Compartilhe o link nas redes sociais e marque o artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Alexandre Vasilievich

    Se estou fazendo na garagem, costumo pintar com tinta para chão. Para a casa, claro, compro um verniz bom, além de passar massa.

  2. Gennady

    Fabricamos todos os móveis em faia. Temos uma floresta próxima. Minha esposa pinta os padrões antes de envernizar, fica muito lindo.

  3. Dimon

    Os bancos de carvalho são atemporais. Se também forem envernizados em 2 a 3 camadas, durarão mais do que qualquer marca de móveis famosa.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica