Compressor para fossa séptica: princípio de funcionamento, como escolher + regras de funcionamento
Ao escolher entre um sistema de esgoto autônomo caseiro e uma cara estação de tratamento local, o proprietário de uma casa particular pode se perguntar: é realmente necessário um compressor para uma fossa séptica?
Este dispositivo é usado em muitos modelos industriais de VOC, mas não é usado com muita frequência em aplicações simples de esgoto. Neste artigo, procuramos apresentar da forma mais clara possível informações sobre o projeto e as características de funcionamento de um compressor para fossa séptica.
O conteúdo do artigo:
Características de funcionamento de fossas sépticas caseiras
Dois tipos de bactérias estão envolvidos no processamento de águas residuais produzidas por estações de tratamento locais: aeróbicas e anaeróbicas.
A primeira espécie só pode viver e atuar em um ambiente saturado de oxigênio, a segunda existe de forma excelente e desempenha funções vitais em um espaço livre de oxigênio.
Para proteger o solo da contaminação por esgoto não processado, os compartimentos da fossa séptica são herméticos. Suas paredes não só impedem a penetração de bactérias e impurezas no solo, mas também bloqueiam o acesso de oxigênio ao sistema.
Nessas condições, apenas os anaeróbios podem existir, e os aeróbios precisam garantir o fornecimento de gás vital.
Uma fossa séptica para as necessidades de uma pequena família consiste em duas ou três seções. Na primeira seção são decantadas as águas residuais, fermentadas por anaeróbios, e realizada a filtração mecânica da massa sedimentada.
Nos compartimentos seguintes o processo se repete, mas o resultado da separação em vários estágios em casos raros chega a 65 - 70%. Portanto, o sistema de esgoto com tanques de decantação é complementado com dispositivos de tratamento de solo - infiltradores, poços de absorção, campos de filtro.
Para aumentar o grau de processamento e garantir a possibilidade de descarga livre da água da fossa séptica para o terreno, são necessários microrganismos anaeróbios e sua capacidade de digerir matéria orgânica, purificando as águas residuais em 95-97%. E os organismos aeróbicos requerem um fornecimento regular de O2. Leia mais sobre bactérias para fossas sépticas Avançar.
Por que você precisa de um compressor?
Este dispositivo é necessário para formar e movimentar um fluxo de ar comprimido na direção desejada. Os compressores são utilizados em diversas áreas, mas especificamente em uma fossa séptica é necessário oxigenar as águas residuais que sofreram oxidação e fermentação com a ajuda de anaeróbios.
Como já foi observado, um sistema de esgoto autônomo é um dispositivo selado. Naturalmente, quase nenhum oxigênio contido no ar chega aqui.
A presença de um compressor em uma fossa séptica elimina o problema de falta de oxigênio2. O fornecimento de oxigênio permite que microrganismos aeróbios sejam incluídos no processo de tratamento de águas residuais.O grau de purificação, clarificação e desinfecção das águas residuais aumenta significativamente.
A água resultante não só pode ser eliminada no solo, mas também utilizada para irrigação ou outras necessidades técnicas, embora, obviamente, não seja adequada para cozinhar. Se for instalado um compressor em uma fossa séptica artesanal e for feito um compartimento para armazenamento de água purificada, é melhor verificar sua qualidade em laboratório antes de utilizar esse líquido.
Com um alto grau de purificação, é possível utilizar não só a água da fazenda, mas também o lodo ativado acumulado na fossa séptica. Esta substância é um bom fertilizante. Estruturas de esgoto feitas pelo próprio não podem garantir o mesmo grau de limpeza que as certificadas. modelos de produção industrial.
O risco de infecção é baixo, mas é melhor ter cautela. Além de fornecer oxigênio, o compressor desempenha outra função útil. O fluxo de ar comprimido entra nas águas residuais de forma a exercer um efeito mecânico ativo sobre elas.
Como resultado, o efluente se mistura, o que provoca a trituração das inclusões sólidas e aumenta a velocidade de seu processamento.
Assim, a presença de um compressor em uma fossa séptica aumenta a eficiência de seu funcionamento e o grau de tratamento de águas residuais. Mas, ao mesmo tempo, deve-se levar em consideração a necessidade de fornecer energia à fossa séptica. Com isso, perde-se a principal vantagem das fossas sépticas caseiras - a independência energética.
Mas é pouco provável que surjam problemas devido a cortes de energia, especialmente se tais situações ocorrerem raramente. Se o compressor ficar desligado por algum tempo, o sistema de esgoto funcionará como antes e o dispositivo geralmente não corre o risco de transbordar. Embora durante longos cortes de energia, o nível de águas residuais nas estações de tratamento de águas residuais deva ser monitorado.
Procedimento de instalação do dispositivo
Não é difícil complementar o projeto de uma fossa séptica com um compressor, mas você ainda terá que trabalhar muito. Se fossa séptica de duas câmaras, então é melhor adicionar um terceiro compartimento, projetado para aeração de águas residuais e denominado tanque de aeração. É aqui que as águas residuais serão saturadas com ar e purificadas por meio de microrganismos aeróbios.
Para isso, você terá que passar por todas as etapas da criação de uma fossa séptica: cavar uma fossa, instalar uma selada recipiente de plástico, concreto ou outro material adequado, conecte-o ao cano de esgoto que sai da casa, conecte-o com transbordamento a outras seções da fossa séptica, instale uma tampa, etc.
É melhor montar o compressor na parte superior do recipiente, e não no exterior, para que o dispositivo fique protegido de forma confiável contra intempéries. Para isso, é feita uma prateleira especial no interior, ao lado da tampa, sobre a qual é posteriormente colocado o compressor.
Seria ainda mais seguro fazer um compartimento mais isolado para proteger o dispositivo contra umidade acidental e outros danos.
É necessário fazer um furo na tampa para a fiação elétrica do compressor. Você também precisará de outro orifício através do qual o ar fluirá para dentro do compressor.
Você precisa instalar um tubo de plástico dentro do tanque de aeração. Sua extremidade inferior deve ser hermeticamente fechada e as paredes perfuradas. Normalmente basta fazer cerca de trezentos furos ou um pouco menos.
É melhor fazer isso com uma furadeira com broca de dois milímetros. Através desses orifícios, o ar comprimido entrará na espessura do efluente, saturando-o com oxigênio e triturando grandes resíduos sólidos. Os orifícios devem estar a uma distância aproximadamente igual entre si para que o ar seja distribuído uniformemente. A parte superior do tubo é conectada ao compressor por meio de uma mangueira.
Quando todos os elementos estiverem preparados, devem ser seguidos os seguintes passos:
- Abaixe o arejador no tanque de aeração.
- Instale o compressor no local designado.
- Conecte o arejador com uma mangueira à saída do compressor.
- Conecte o dispositivo à fonte de alimentação.
- Ligue o compressor.
- Feche a tampa da fossa séptica.
Agora só falta inspecionar regularmente o aparelho e periodicamente, aproximadamente duas vezes por ano, limpar o filtro de ar. Esta operação não é difícil de realizar. A localização do filtro está indicada no diagrama do dispositivo nas instruções do fabricante.
Você precisa desparafusar a tampa protetora; ela geralmente é mantida no lugar por meio de parafusos de montagem. Em seguida, retire cuidadosamente o filtro, enxágue-o e seque-o.Depois disso, o cartucho é colocado em seu lugar original e fechado com uma tampa.
Se, ao inspecionar a fossa séptica, for descoberto que o compressor em funcionamento está mais barulhento do que o normal ou for detectada a presença de algum ruído estranho, isso é motivo de preocupação. Se você deixar tudo como está, o compressor logo quebrará.
Às vezes, a limpeza padrão do filtro de ar ajuda. Mas se o ruído não diminuir, convide um especialista para diagnosticar o problema ou solicitar o serviço de garantia.
Se a fossa séptica estiver localizada em uma casa de campo ou em uma casa de campo onde a rede de esgoto não é utilizada o ano todo, é necessário realizar conservação de fossa séptica, com desligamento e retirada obrigatória do compressor.
Como escolher o modelo certo?
Os requisitos para um compressor projetado para funcionar em uma fossa séptica não são tão grandes. A qualidade do ar de saída pode ser quase qualquer, o principal é que contém o oxigênio necessário para as bactérias. Portanto, modelos caros, equipados com filtros e automação complexa, podem nem ser considerados.
Considerando as condições em que o compressor deverá operar, são impostas altas exigências a características como:
- confiabilidade;
- capacidade de tolerar influências externas negativas;
- resistência à corrosão;
- de facil operação;
- preço razoável;
- manutenibilidade;
- baixo nível de ruído, etc.
Além disso, é necessário levar em consideração o desempenho do compressor, suas características de projeto e princípio de funcionamento, bem como a pressão de saída ou taxa de compressão.
O fato é que o fluxo de ar que vem do compressor para o arejador sofre resistência da coluna de água que está localizada em seu interior.
Se a taxa de compressão for baixa, o ar simplesmente não consegue vencer a resistência da água, ou seja, as águas residuais não serão arejadas ou o processo não será suficientemente intenso.
Quanto mais profunda for a fossa séptica, maior será a resistência que o compressor terá que superar. Calcular a resistência é simples: para cada metro de profundidade do tanque é necessária uma pressão de saída de uma atmosfera.
A profundidade da fossa séptica raramente ultrapassa dois metros, portanto você pode escolher com segurança um compressor com uma taxa de compressão de cerca de duas atmosferas. O desempenho do compressor é um indicador que reflete quanto ar o dispositivo pode movimentar por unidade de tempo.
Quanto maior esse indicador, mais potente é o motor utilizado no aparelho e mais eletricidade ele consome.
Embora normalmente o consumo de energia para tais dispositivos seja relativamente pequeno. Até agora, ninguém faliu na manutenção de uma fossa séptica. Um compressor com baixo desempenho não é adequado para uma fossa séptica. Se a velocidade do fluxo de ar for baixa, as águas residuais não estarão suficientemente saturadas com oxigênio.
Como resultado, o ambiente dentro da fossa séptica será inadequado para bactérias aeróbicas; os microrganismos não serão capazes de processar os resíduos e morrerão com o tempo.Você não deve comprar um compressor com desempenho excessivamente alto. Tais dispositivos são mais caros e podem complicar a operação das instalações de tratamento.
Se o ar for bombeado muito rapidamente para um tanque de aeração selado, o excesso de pressão se acumulará no interior. Este ambiente também pode ser prejudicial para bactérias aeróbicas. Caso seja necessário utilizar um compressor de alto desempenho, ele deve ser utilizado por curtos períodos, ligando e desligando constantemente.
Isso cria um risco maior de quebra do dispositivo e é simplesmente inconveniente. Você pode usar um compressor de alto desempenho apenas como opção temporária; no futuro, ele deverá ser substituído por uma unidade mais adequada. Para determinar o desempenho do compressor, é necessário levar em consideração o volume da câmara do tanque de aeração.
Você pode se concentrar nos seguintes indicadores:
- Para um tanque de aeração de 2 a 3 metros cúbicos, você precisa de um compressor com capacidade de 60 l/min ou menos;
- Para um tanque de aeração de 4 a 5 metros cúbicos, é necessário um compressor com capacidade de 80 l/min;
- Para um tanque de aeração de 6 metros cúbicos ou mais, é necessário um compressor com capacidade de pelo menos 120 l/min.
Se o compressor for selecionado corretamente, ele precisará ficar ligado por um longo período. Antes de comprar, certifique-se de que o modelo selecionado foi projetado para este modo de operação específico. Dependendo do princípio de operação, os compressores de pistão, centrífugos, de membrana e de parafuso são diferenciados.
Dispositivos de pistão movem o ar usando um pistão que se move dentro da carcaça. Este é um dispositivo simples e não muito exigente em termos de condições de operação. Mas as unidades de pistão superaquecem rapidamente, têm baixa eficiência e são muito barulhentas. Não é a melhor escolha para uma fossa séptica.
Os compressores centrífugos apresentam excelentes características e seriam bastante adequados para esgotos autônomos, se não fosse pelo seu grande tamanho. Dispositivos compactos deste tipo são raros e caros, por isso esta opção quase nunca é considerada. Os compressores de parafuso são muito mais adequados para tais fins.
O elemento de trabalho aqui são dois rotores helicoidais que movem efetivamente os fluxos de ar dentro de uma câmara especial. Eles são caracterizados por um alto grau de compressão de ar e excelente eficiência. Eles são confiáveis e lucrativos e podem trabalhar 24 horas por dia. Mas apesar de todas as suas vantagens, os compressores de parafuso têm um preço elevado.
Nos dispositivos de membrana, o ar é movido por uma membrana ou diafragma controlado por um eletroímã. Esta é outra ótima opção para fossa séptica. O dispositivo é mais barato que os análogos de parafuso. Sua taxa de compressão é baixa, mas atenderá plenamente às necessidades da fossa séptica.
Esses compressores são fáceis de operar, resistem bem a fatores externos, têm desempenho adequado e são compactos em tamanho. Para fossas sépticas caseiras, os compressores de membrana são mais usados.
Os compressores mais populares no mercado são os compressores Hiblow de fabricação japonesa. Eles são amplamente utilizados em estações de limpeza industriais locais e são adequados para tanques de aeração caseiros.
Esses dispositivos são altamente confiáveis, sua produtividade pode chegar a 200 l/min, mas também existem modelos menos potentes que são adequados para fossas sépticas convencionais.
Os compressores alemães Thomas são tradicionalmente confiáveis e duráveis. Suas vantagens incluem maior nível de impermeabilização, bem como redução do consumo de energia.Opções menos caras incluem produtos AirMac fabricados na Coreia. Em termos de qualidade, eles não são inferiores aos análogos caros: os fabricantes de VOC equipam seus dispositivos de boa vontade com eles.
Avarias e reparos comuns
A falha do compressor pode ser causada por vários motivos:
- Mudanças frequentes e repentinas de tensão na rede elétrica.
- Fossa séptica transbordando ou inundando.
- Desgaste natural de elementos individuais.
Freqüentemente, os dispositivos ficam inutilizáveis devido a danos mecânicos: remoção descuidada da fossa séptica antes de armazenar o sistema para o inverno, quedas, etc.
Eliminar o impacto negativo dos picos de tensão na rede elétrica é relativamente simples. Para fazer isso, basta instalar um estabilizador.
Os proprietários de compressores de membrana são forçados a substituir a membrana aproximadamente uma vez a cada cinco anos, o que falha devido ao desgaste natural.
É perfeitamente possível realizar esses reparos seguindo estas etapas:
- Desconecte o compressor da fonte de alimentação e do arejador.
- Desaparafuse os parafusos de montagem e remova a tampa da caixa do dispositivo.
- Remova a tampa à prova de som.
- Remova os elementos que bloqueiam o acesso à membrana.
- Desaparafuse os fixadores que prendem a tampa da membrana.
- Remova a capa.
- Desaparafuse a porca central.
- Remova o bloco de membrana e desmonte-o.
- Substitua as membranas gastas por novos elementos.
- Monte o bloco de membrana e instale-o em seu lugar original.
- Remonte o compressor na ordem inversa.
Recomendações detalhadas de reparo e descrições de nuances podem ser encontradas nas instruções e na ficha técnica do produto.Para muitos modelos, são vendidos kits de reparo especiais contendo um conjunto de novas membranas. Como ferramenta para substituir a membrana, uma chave de fenda comum ou Phillips geralmente é suficiente.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Uma visão geral de um dos modelos de compressor Нiblow pode ser encontrada aqui:
Este vídeo apresenta uma experiência comparando diferentes modelos de compressores:
Como substituir você mesmo a membrana em um compressor Нiblow:
Um compressor é uma ótima maneira de atualizar uma fossa séptica normal de duas ou três câmaras. Um modelo escolhido corretamente melhorará significativamente o funcionamento dos sistemas autônomos de esgoto e melhorará a qualidade do tratamento de águas residuais. Mas é preciso levar em conta que o trabalho adicional na criação de um tanque de aeração pode exigir muito tempo e esforço.
Após a leitura do material, surgiram dúvidas sobre como escolher ou consertar um compressor para fossa séptica? Por favor, escreva-os nos comentários deste artigo e tentaremos respondê-los prontamente.
Boa tarde Existe uma fossa séptica de três câmaras feita de anéis de concreto, cada câmara possui 6 anéis. Um compressor e arejador são instalados na primeira câmara, no transbordamento da 2ª câmara para o 3º biofiltro.
Pergunta para os especialistas: é necessário arejador na 2ª câmara? E em que profundidade é correto instalar o arejador?
Em primeiro lugar, anexarei um diagrama de três fossas sépticas com instruções detalhadas para torná-lo mais visual e compreensível. É possível que no futuro alguém tenha uma dúvida semelhante.
Agora as explicações reais do diagrama:
1. Tubo de saída para águas residuais;
2.Tee para tubos HDPE;
3. Tanque de decantação primário;
4. Aerotanque;
5. Drenagem bem;
6. Tubo HDPE com o diâmetro necessário;
7. Cascalho e brita.
Também anexei um diagrama do sistema de aeração:
1. Compressor;
2. Tubos de silicone;
3. Difusor de membrana.
Os difusores de membrana devem estar localizados a um metro do fundo do tanque de aeração, levando em consideração o desempenho do sistema, seu número pode chegar a três peças. Eu recomendo difusores de membrana que são usados em bacias de piscicultura.
Boa tarde Diga-me, o que é melhor, um compressor ou uma bomba para poluição do ar?
Bom dia, Natália.
Um compressor não pode ser melhor ou pior que uma bomba e vice-versa. Eles têm finalidades diferentes:
1. O compressor é projetado para bombear oxigênio para a seção de bioprocessamento de águas residuais. Necessário para microrganismos aeróbicos, que por sua vez proporcionam limpeza profunda de até 98%. Mais detalhes podem ser encontrados no artigo “Bactérias para fossas sépticas«.
2. A bomba em fossas sépticas é usada para bombear águas residuais já tratadas para uma vala ou filtrar bem desde que haja uma contra-inclinação para a descarga.
A segunda opção de aplicação é como bombeamento de emergência para uma grande descarga única, a fim de proteger o equipamento elétrico de curto-circuito se for instalado diretamente em uma fossa séptica.
Os tipos e características das bombas de esgoto podem ser encontrados no artigo sobre bombas de esgoto, diretrizes para sua seleção e recursos operacionais.
Boa tarde Quero fazer uma fossa séptica com três ou quatro barris de plástico com capacidade de 240 litros cada. Você obterá uma fossa séptica de três ou quatro câmaras. Arejar. Do último barril, a água é retirada por uma bomba para uma vala. Questões:
Uma fossa séptica funcionará com essa capacidade?
Qual compressor e arejador escolher?
Residência permanente para 3 pessoas.
Adequado para uma pessoa. Para três, multiplique por 3. 200 litros por pessoa. Diz-se que os aeromicróbios são processados em 24 horas, e o dispositivo é muito mais difícil do que inserir uma mangueira com ar. Não vai funcionar!
Um pequeno ajuste na pressão ao escolher um compressor - 1 m de profundidade é de aproximadamente 0,1 atm,
Boa tarde. É apropriado usar compressor e arejador se houver fossa (anéis de concreto armado de 8 anéis) para remover odores?
Você já tentou adicionar microorganismos uma vez por mês? Com a aeração, os micróbios devem viver na carga, e isso é apenas ventilação)
Olá. Eu tenho uma fossa séptica feita de anéis de concreto, a primeira seção tem 4 anéis. Posso instalar esse arejador se estiver escrito “profundidade recomendada de 1,5 m?”
Fabricante: Matala
Modelo: MDB11
Diâmetro: 225
Material: Borracha de silicone
Compressores: 60 l/m, 80 l/m
Profundidade recomendada: até 1,5 m.
A pressão na água é de 1 atm. a 10 metros de profundidade, ou seja, a 1 metro a bomba deve criar uma pressão não de 1, mas de 0,1 atm. Autor, corrija o artigo, caso contrário são 2 atmosferas, é muito legal - é quase como uma roda de carro.