Como conservar uma fossa séptica para o inverno: instruções passo a passo
Uma fossa séptica de um sistema de esgoto em constante funcionamento não requer conservação - seu funcionamento no inverno não difere do trabalho em qualquer outra estação. Mas uma estação de tratamento em uma casa de campo, onde as pessoas só visitam de vez em quando, requer atenção especial.
Se você não cuidar da estrutura, na primavera a casa poderá perder o sistema de esgoto. Vamos descobrir como conservar uma fossa séptica para o inverno, quais regras devem ser seguidas e quais medidas devem ser abandonadas para não provocar o colapso do sistema autônomo de esgoto.
O conteúdo do artigo:
Por que interromper o funcionamento da fossa séptica do país?
A preservação de uma fossa séptica é a suspensão temporária do seu funcionamento durante o período de inverno com possibilidade de reiniciá-la quando as condições climáticas forem mais adequadas para tal. É necessário manter a funcionalidade da estrutura.
Se a fossa séptica for utilizada no inverno para o fim a que se destina, tudo ficará bem, mas para o esgoto rural são necessárias medidas de conservação. Caso contrário, o corpo da fossa séptica pode ser danificado.
Muitas vezes isso termina com o aparecimento de vazamentos internos e externos, paralisação parcial ou total da estrutura.
O objetivo da conservação é suspender o funcionamento do sistema para que possa ser facilmente retomado.O sistema funciona graças a agentes de decomposição naturais – bactérias anaeróbicas e aeróbicas. A rapidez e eficiência do tratamento de esgoto dependem do seu tipo e quantidade.
Nas fossas sépticas convencionais, as águas residuais são purificadas em aproximadamente 50-75%, e nas estações de tratamento biológico - em 95-98%. Ao preservar, é necessário criar condições nas quais os microrganismos que habitam diferentes tipos de fossas sépticas, permanecerá vivo e capaz de reprodução.
Isso significa que eles devem ter nutrientes e as bactérias aeróbicas também devem receber oxigênio.
Alguns modelos de fossas sépticas utilizam filtros biológicos que melhoram a qualidade do tratamento de águas residuais. Eles substituem com sucesso campos de filtro, no entanto, os proprietários por vezes têm de limpar ou substituir os sistemas e utilizar produtos biológicos especiais.
Além do alto custo das próprias estruturas, é preciso investir constantemente no seu desempenho, cuidar do preparo adequado para o frio e manutenção de fossa séptica no inverno.
Bombear completamente o tanque é um erro fatal
Um erro comum cometido pelos proprietários de fossas sépticas durante a conservação é bombear as fossas. Se não sobrar líquido, as bactérias morrem rapidamente por falta de comida. Nesse caso, na primavera você poderá encontrar grandes problemas durante o funcionamento da rede de esgoto se não forem tomadas medidas em tempo hábil para aumentar o número de microrganismos.
A estação de tratamento deixará de cumprir as suas funções: a água irá para o solo simplesmente clarificada e não purificada. Isto ameaça a contaminação de solos férteis, a propagação de bactérias patogénicas e até casos de doenças entre pessoas e animais domésticos.
Se um aquífero subterrâneo num local chegar perto da superfície, a infiltração é possível: as bactérias fecais acabarão rapidamente em poços de água e começarão a espalhar-se ainda mais. Em circunstâncias desfavoráveis, isto é repleto de epidemias reais e pestes pecuárias.
A lógica dos proprietários de fossas sépticas que drenam a água para o inverno é clara: eles temem que o líquido congele e rompa o corpo da fossa, mas se a estrutura for instalada corretamente, essa probabilidade é extremamente baixa.
Os danos que podem ser causados pelo bombeamento completo das câmaras de uma fossa séptica podem ser muito maiores, portanto você não deve cometer esse erro.
Se você retirar a água das câmaras de uma fossa séptica de plástico ou fibra de vidro, poderá ter uma surpresa desagradável na primavera: a estrutura irá flutuar até a superfície, rompendo tubulações e levantando solo. A instalação correta reduz o risco de flutuação, mas não tão criticamente quanto os proprietários esperam.
Instruções de instalação passo a passo são fornecidas abaixo.
Os solos não são estáticos, seus movimentos são sempre possíveis, principalmente durante períodos de mudanças bruscas de temperatura, mudanças no nível do lençol freático ou sob a influência de outros fatores. As cargas nas paredes laterais e no fundo do tanque podem aumentar significativamente.
Sob pressão do solo, uma fossa séptica vazia pode flutuar ou ficar deformada. Em ambos os casos, você terá que despender esforço, tempo e dinheiro para restaurar o sistema de esgoto. Se o edifício não puder ser reparado, será necessário comprar uma nova instalação de tratamento.
Todos estes problemas, despesas desnecessárias e preocupações são fáceis de evitar. Basta conservar adequadamente a fossa séptica e levar em consideração que no inverno poderá ser necessário colocá-la novamente em funcionamento.
Se o proprietário planeja visitar uma casa de campo ou dacha pelo menos uma vez por mês, a estação de tratamento pode ser deixada “como está” - totalmente funcional. Mesmo uma fossa séptica dependente de energia com compressores em funcionamento não sobrecarregará muito o orçamento.
Regras para a conservação de instalações de tratamento
Normalmente, o funcionamento da fossa séptica é interrompido com o primeiro frio - assim que a temperatura cai para 0°C. É importante não esperar pela geada e começar a preservar a estação de tratamento antes que o solo comece a congelar.
Este período é considerado o melhor, pois o nível do lençol freático já caiu para o nível mínimo e o solo se estabilizou, o que significa que os movimentos estão praticamente excluídos.
Se todas as medidas de preservação da fossa séptica para o inverno forem realizadas corretamente, permanecerão nas fossas bactérias viáveis suficientes, que começarão a se multiplicar rapidamente assim que chegar o primeiro esgoto com as substâncias orgânicas necessárias.
Muito rapidamente, eles serão capazes de processar as águas residuais no nível adequado, embora a princípio a qualidade do tratamento não seja das mais altas. Para “ajudar” as bactérias, você pode adicionar um medicamento à fossa séptica antes de iniciar o sistema "Doutor Robik".
Método 1: preparação de fossas sépticas industriais
As fossas sépticas produzidas industrialmente são convenientes não apenas na instalação e operação. O procedimento para sua conservação está descrito detalhadamente na documentação técnica.
Cada modelo possui características próprias, portanto, antes de interromper o trabalho, leia atentamente as instruções.
Existem várias regras gerais que devem ser seguidas ao desativar qualquer estação de tratamento de águas residuais dependente de energia:
- Queda de energia. As estações de tratamento biológico estão conectadas à rede elétrica. Eles são ligados e desligados por meio de um interruptor automático especial na casa e/ou um botão no painel de controle.
- Desmontagem parcial de equipamentos elétricos. É imprescindível remover o compressor montado no compartimento de trabalho. Para fazer isso, você precisa desconectar os clipes de retenção.
- Desmontando a bomba. Alguns modelos possuem uma bomba instalada para bombeamento forçado de água filtrada. Também precisa ser removido, inspecionado, limpo e, se necessário, reparado.
- Medição do nível de água. Para conservação é necessário que as fossas sépticas sejam preenchidas até 2/3 ou 3/4 do volume total. Se não houver líquido suficiente, será necessário adicionar a quantidade que falta.
- Isolamento térmico da cobertura de um edifício. Este é um evento opcional.É realizado somente se houver risco de congelamento da fossa séptica. O telhado é isolado com qualquer material disponível - espuma de poliestireno extrudado, espuma de poliestireno, palha, grama seca, serragem, etc.
Uma fossa séptica devidamente preservada não flutuará e não sofrerá instabilidade do solo. Pode ser colocado em operação quase instantaneamente - imediatamente após a instalação e conexão do compressor.
Antes de parar a fossa séptica para o inverno, é recomendável limpar as pontes aéreas e as câmaras e remover os depósitos de lodo.
Em regiões de clima rigoroso, faz sentido instalar vários flutuadores nas câmaras com líquido, que protegerão contra danos à parede da caixa devido à crosta de gelo.
Fazer flutuadores para uma fossa séptica é muito fácil. Para fazer isso, pegue várias garrafas plásticas de bebidas com um volume de 1,5-2 litros e despeje areia nelas até um nível que os recipientes fiquem cerca de metade imersos no líquido e não afundem.
Os flutuadores acabados são amarrados a uma longa corda de náilon para que possam ser facilmente puxados, se necessário. A corda em si está firmemente presa por fora.
Método 2: interromper o design caseiro
Uma fossa séptica industrial é conveniente, eficaz, mas cara. Muitos proprietários de chalés de verão escolhem estruturas caseiras mais baratas. Normalmente são estruturas não voláteis, cuja conservação pode não apresentar dificuldades particulares.
A fossa séptica está limpa de lodo. Caso haja algum equipamento elétrico instalado (compressores, bombas, etc.), ele é desmontado e realizada manutenção preventiva. Se necessário, reabasteça o nível do líquido da mesma forma que no caso de uma fossa séptica industrial - em 2/3 ou 3/4 do volume das câmaras.
Nível de água em fossa séptica feita de anéis de concreto não é importante, uma vez que a flutuação de tal estrutura é impossível devido ao peso da estrutura.
Se for necessário isolamento, use materiais especiais ou palha, folhas secas, areia. Se você usar placas de espuma de poliestireno, polietileno ou outros isolantes que não permitam a passagem de ar, vários furos devem ser feitos para que as bactérias aeróbicas recebam o oxigênio necessário para sua vida.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Existem muitos tipos de fossas sépticas. Nem sempre é fácil mantê-los e prepará-los para o inverno. Os proprietários podem ter dúvidas relacionadas à verificação do nível de fluido em modelos sem sensores especiais. Muitas vezes surgem problemas com o autobombeamento de lodo ativado.
Oferecemos vídeos que simplificarão a tarefa de preservação das estações de tratamento de águas residuais.
Se precisar instalar um sensor que sinalize um nível alto de água na fossa séptica, você mesmo pode montá-lo. O especialista explica como fazer isso:
Instruções detalhadas em vídeo para preservar uma fossa séptica:
Como fazer a manutenção de uma fossa séptica Topas sem recorrer à ajuda de uma empresa especializada:
A reabertura da estação de tratamento na primavera é simples. É necessário retirar camadas de isolamento, retirar flutuadores, instalar compressores e bombas. Resta conectar a fossa séptica à rede elétrica e ela funcionará.
Dentro de alguns dias ou semanas, as bactérias “cairão em si” e a eficiência do sistema de tratamento será a mesma de antes da conservação. A probabilidade de os microrganismos terem de ser “reanimados” é pequena.
Você tem experiência pessoal na preparação de uma fossa séptica para o inverno? Quer compartilhar seus próprios métodos ou fazer perguntas sobre o assunto? Por favor, deixe comentários - o formulário de feedback está localizado abaixo.
Proprietários de dachas ou casas de campo onde moram apenas no verão precisam preservar a fossa séptica. Os iniciantes pensam em bombear completamente sem encher os tanques de trabalho com água após a lavagem. E como resultado, eles flutuam na primavera devido à pressão da água do degelo, caso não tenham sido ancorados durante a instalação. Assim que chega o tempo frio, a bomba e os compressores são desmontados. Em regiões com invernos gelados, as fossas sépticas são isoladas com espuma de poliestireno ou remédios populares: palha, serragem. Se tudo for feito corretamente, a fossa séptica durará muito tempo.
Sua crítica provavelmente é boa, porque é apenas uma releitura do que já foi dito acima. Você acha que as pessoas não conseguem processar informações na primeira vez? Acho que quem usa constantemente a dacha nem pensa nesse problema. Mais uma vez, parece que você deixou um guia útil para quem mora apenas no verão. Mas esta é uma parte mínima e banal desta informação.
Você não deveria reagir exageradamente. Sim, a pessoa resumiu um pouco o material apresentado no artigo e compartilhou sua experiência pessoal. Para que mais são necessários comentários? Aqui muitas pessoas compartilham suas experiências pessoais, o que, aliás, é muito bom.
Posso acrescentar também que a maneira mais fácil de isolar uma fossa séptica é com penoplex - barato e alegre, como dizem. Não é difícil recortar as peças no formato desejado, fixá-las com parafusos auto-roscantes e o isolamento da fossa séptica está pronto.
Quanto à ancoragem de fossas sépticas, este é um problema comum quando as próprias pessoas fazem a instalação. Na primavera, muitas pessoas enfrentam problemas quando as fossas sépticas flutuam devido às águas subterrâneas e ao degelo. É brega, mas é um fato!