10 melhores renovadores residenciais: análise, prós e contras, qualidade e preço
O renovador pode ser chamado com segurança de uma ferramenta única que será útil em uma oficina doméstica ou profissional.O dispositivo tem muitos nomes, mas um dos mais comuns é ferramenta multifuncional ou IMF. O aparelho surgiu recentemente, mas vem ganhando popularidade mundial entre profissionais reconhecidos e substitui cerca de 10 ferramentas utilizadas em reparos.
O conteúdo do artigo:
O que procurar ao escolher
O princípio de funcionamento da ferramenta multifuncional é a utilização de um acionamento oscilante. Visualmente, assemelha-se a uma pequena esmerilhadeira ou a uma furadeira angular especial para trabalhar em espaços confinados. Mas, ao contrário desses dispositivos, que são projetados para um pequeno número de tarefas, o renovador possui uma ampla lista de funções:
- Usado como serra ou serras para vários materiais. Adquirem acessórios especiais (dependendo da configuração podem ser incluídos no conjunto com o renovador). Para serrar estruturas de madeira, os dentes da serra são altos e espalhados para os lados. Antes de cortar o metal, insira uma broca de dentes finos. A parte cortante é endurecida neste último caso.
- Com a ajuda de um renovador, os elementos colados são arrancados e a superfície também é limpa de diversos revestimentos, como tinta. As vibrações, juntamente com a superfície áspera do bico e uma grande área de contato permitem limpar uniformemente o papel de parede da parede, remover o gesso e também remover a ferrugem.
- Uma tarefa popular para a qual um renovador é usado é esmerilhamento. Com acessórios especiais é fácil lixar e limpar diversas superfícies. O renovador não lustra, por exemplo, um farol até obter um brilho perfeito, mas uniformiza pequenas áreas de metal e lascas de madeira.
- O renovador faz furos de diferentes profundidades e diâmetros, adequados para fixação de tomadas, fechaduras e maçanetas. Selecione bicos alongados levando em consideração o diâmetro do corpo para fazer um recesso do tamanho desejado.
- É conveniente para o renovador limpar costuras e juntas ao trabalhar com ladrilhos. Lascas em cerâmica são consideradas uma “dor de cabeça” para os instaladores. O renovador irá lidar com inclusões superficiais.
Vantagens de um renovador:
- Uma grande e óbvia vantagem em poupança. Uma ferramenta inclui vários dispositivos, o que é econômico. Você não precisa ter uma furadeira, um quebra-cabeças ou uma serra em seu arsenal apenas para consertar o rodapé ou instalar uma tomada adicional uma vez por ano.
- Os modelos equipados com bateria funcionam independentemente da localização da fonte de alimentação.
- Via de regra, o peso de um renovador é de 1 a 2,5 kg, o que significa que trabalha muito tempo sem se cansar.
- Uma variedade de acessórios diferentes é útil para vários trabalhos.
Eles observam que o MFI não substituirá dispositivos de perfil estreito e não é adequado para materiais maciços. Isso se deve ao fato dos renovadores serem produzidos com potência média de até 500 W, o que não é suficiente para realizar tarefas de grande porte. A ferramenta multifuncional é dividida em 4 grupos de acordo com o volume de potência:
- Até 100 W. Renovadores “fracos”, adequados para lixar superfícies não ásperas, polir ou cortar materiais macios como borracha, linóleo ou papelão.
- Até 200 W. Uma ferramenta com tal potência é adequada para realizar pequenos trabalhos em materiais macios, alguns tipos de metal.
- Até 400 W. Refere-se a renovadores semiprofissionais. Power permite que você trabalhe com materiais macios e duros.
- Mais de 400 W. Modelos poderosos que funcionam igualmente bem com madeira e metal.
Para um renovador de uma pequena oficina doméstica e de um pequeno trabalho único, observe as seguintes características:
- Os renovadores estão disponíveis com potência de 200-600 W. Para trabalhar com materiais leves, como madeira ou plástico, modelos de até 300 W são adequados. Se for necessário processar materiais ásperos e pesados (tijolo, metal ou concreto), adquira uma ferramenta mais potente com valor máximo de até 600 W (não vendem ferramentas mais potentes no mercado russo).
- Velocidade das revoluções. Quase todos os modelos possuem controle de frequência de oscilação integrado e a faixa de velocidade é de 6 a 25 mil rpm. Alterar a velocidade permite alternar rapidamente entre tarefas e trabalhar de forma produtiva com diferentes materiais.
- Existem 2 tipos de fonte de alimentação MFI: bateria, com fio. O primeiro tipo é sem fio e funciona com bateria embutida. Este renovador é fácil de usar, principalmente em locais de difícil acesso. O segundo tipo é clássico - alimentado pela rede. Para tal renovador, é necessário adquirir separadamente um cabo de extensão, pois o cabo do aparelho é curto.
- Funções adicionais. Isso inclui proteção adicional contra superaquecimento (permite trabalhar com segurança e sem interrupções), conexão a um aspirador de construção (um recurso conveniente ao trabalhar com concreto, ladrilho ou pedra), suporte para uma determinada velocidade com potência.
- Equipamento. Tal como acontece com outros instrumentos, existem diferentes configurações. Via de regra, os conjuntos diferem no número de anexos e na presença de itens adicionais necessários ao trabalhar com IMFs.
Isso é útil! Como pendurar ferramentas na parede da garagem.
A principal vantagem de uma ferramenta multifuncional é uma grande variedade de acessórios que permitem realizar diversos trabalhos. Tipos, funcionalidade dos kits:
- Serras de madeira.Este tipo de bico vem em diferentes formatos - reto, trapezoidal ou semicircular. Eles também diferem no comprimento dos dentes, na afiação (0,7-2,6 mm) e no tipo de material a ser processado (madeira macia ou dura). Usar uma IMF como quebra-cabeças permitirá que você execute confortavelmente trabalhos de corte fino, que incluem aparar molduras de portas ou cortar rodapés.
- Para concreto. Abrasivos especiais com revestimento de diamante ou carboneto, concebidos para trabalhar ladrilhos ou grés porcelânico, betão ou tijolo, bem como pedra.
- Para lixar superfícies. Esses acessórios têm o formato de um círculo ou triângulo, aos quais são fixadas folhas de lixa abrasivas especiais ou esponjas de polimento. Nos renovadores eles são usados para lixar, polir e remover sujeira.
- Para metais. Serras especiais para corte de peças metálicas de formato plano ou semicircular. Esses acessórios são adequados para cortar pregos, cortar tubos pequenos (até 30 mm) e hastes de metal.
- Bocal de portão especial. Nos renovadores, assemelha-se a um raspador, adequado para remover diversos contaminantes de superfícies (por exemplo, espuma de poliuretano, selantes ou cola).
- Faca de corte. Bocal pontiagudo com bordas duplas. Conveniente para cortar materiais macios como linóleo, borracha ou papelão.
Os bicos são adquiridos separadamente, mas observe as marcações, que indicam quais materiais são adequados para trabalhar:
- Metal duro - revestimento de metal duro para trabalhos em metal;
- BIM - bicos bimetálicos para elementos de metal macio ou madeira;
- HCS - aço macio com alto teor de carbono para madeira, plástico e diversos materiais artificiais;
- HSS - aço para corte de metais;
- HM - bicos de metal duro para ladrilhos e grés porcelanato, concreto aerado ou fibra de vidro;
- CV - aço cromo vanádio para trabalhar metais macios.
Ao determinar qual acessório renovador é melhor comprar, é necessário verificar as marcações, comparando-as com os materiais pretendidos. Para evitar o recebimento de um dispositivo com defeito, você deve primeiro prestar atenção às características:
- Para um renovador de qualidade, o peso deve ser igualmente centrado para evitar distorções e “bicadas” durante o trabalho. Isso pode causar transtornos e cortes de baixa qualidade.
- Nos modelos clássicos, o fio deve estar bem preso, sem danos visíveis. Nas ferramentas sem fio, a bateria fica bem inserida nas ranhuras e não sai voando.
- Mudança de velocidade. O botão de ajuste deve estar localizado no corpo para evitar acelerações/frenagens acidentais durante a operação do renovador. Além disso, este elemento não deve “grudar” e ser fácil de trocar.
- Ao adquirir modelos com fio, leve em consideração o comprimento do cabo para que, se necessário, você possa adquirir imediatamente uma extensão.
Isto virá a calhar! 14 melhores exercícios de impacto para casa. As melhores chaves de fenda sem fio.
Classificação dos melhores renovadores
Se precisa do melhor renovador, não se esqueça de mais um critério - a correspondência entre preço e qualidade. Com base em avaliações de clientes e especialistas, a melhor classificação inclui 10 modelos de diferentes fabricantes e preços adequados para iniciantes e profissionais.
BOSCH PMF
A marca BOSCH é conhecida pela qualidade. O renovador deste fabricante de ferramentas elétricas e eletrodomésticos não foge à regra. Um dispositivo confiável com potência de 130 W é adequado para trabalhos de pequena e grande escala. Um controlador de velocidade de 0 a 20.000 rpm está convenientemente instalado no corpo da MFI.O peso da ferramenta é pequeno (1,1 kg), por isso é fácil e confortável de trabalhar. No entanto, o preço é alto e atinge em média 16.500 rublos.
Vantagens:
- ajuste de frequência de vibração;
- bons equipamentos (caixa e acessórios);
- marca comprovada;
- facilidade de controle.
Imperfeições:
- o renovador não é compatível com acessórios de outros fabricantes;
- Preço Alto.
MakitaTM3000C
Potente ferramenta profissional (320 W) do fabricante japonês Makita. O melhor entre os renovadores de redes profissionais. O corpo do aparelho pesa 1,4 kg com confortáveis inserções de borracha, permitindo trabalhar por muito tempo e com conforto, sem interrupções. Alta potência e frequência de vibração ajustável na faixa de 6.000 a 20.000 rpm garantem um trabalho igualmente produtivo com materiais macios e duros. O preço da IMF nos mercados de massa da construção e nas lojas online é de cerca de 11.500 rublos.
Vantagens:
- a ferramenta não superaquece e pode ser usada sem interrupção quase o dia todo;
- alto poder;
- corpo ergonômico confortável;
- instalação de acessórios de outras marcas;
- sistema de amortecimento de vibrações no renovador.
Imperfeições:
- equipamento mínimo;
- Preço Alto.
DeWALT DWE315
Uma ferramenta adequada para realizar trabalhos de diversos tamanhos. Em um corpo ergonômico conveniente, que lembra visualmente uma retificadora, há um controlador de velocidade na faixa de 0-22.000 rpm. A potência de 300 W é produtiva para diversos tipos de trabalho com materiais duros e macios. Além disso, o renovador é equipado com uma lanterna para iluminação adicional da superfície a ser tratada. O preço médio é de 11.000 rublos.
Vantagens:
- alto poder;
- proteção adicional contra superaquecimento;
- fixação conveniente de anexos;
- instalação de acessórios de outras marcas;
- conjunto de kits;
- iluminação adicional.
Imperfeições:
- Preço Alto.
Metabo MT400
Um renovador potente e ao mesmo tempo compacto numa caixa ergonómica da marca Metabo. Uma boa escolha para iniciantes e profissionais. A qualidade não é inferior aos análogos populares. Além da operação com bateria, a ferramenta pode ajustar o ângulo de corte. Isso torna conveniente trabalhar com peças de perfil. Com controles claros. A alta potência de 400 W e a frequência de oscilação de até 18.500 rpm permitem trabalhar por muito tempo sem interrupções e cortar materiais duros e macios. O preço do aparelho é de 20.000 rublos.
Vantagens:
- potência acima da média;
- função adicional de manutenção de energia;
- compatibilidade de acessórios de outras marcas;
- conectar um aspirador de pó.
Imperfeições:
- Preço Alto.
DECKER MT300KA
Um renovador de uma marca americana que alia qualidade ao preço. Alta potência de 300 W, frequência de oscilação de 10.000-22.000 rpm, baixo peso de 1,5 kg e bom equipamento, composto por 11 acessórios adicionais, permitem trabalhar de forma produtiva com diversos tipos de materiais praticamente sem interrupções. O renovador possui uma conexão adicional a um aspirador industrial.
A remoção de cavacos torna o trabalho com ladrilhos, porcelanatos, concreto e tijolos livre de poeira. O corpo ergonômico permite trabalhar mesmo em locais de difícil acesso. O preço das IMFs em mercados conhecidos varia de 8.000 a 10.000 rublos.
Vantagens:
- alta potência e velocidade;
- corpo compacto;
- preço acessível;
- facilidade de troca de bicos;
- bom equipamento.
Imperfeições:
- vibração sensível ao operar em altas velocidades.
Martelo LZK500
Um renovador barato que justifica o custo. Adequado para pequenos trabalhos na oficina doméstica, melhor revisado.A potência de 250 W e a velocidade na faixa de 11.000 a 21.000 rpm permitirão que você trabalhe eficientemente com materiais macios. No entanto, o dispositivo não é adequado para trabalhos em metal. O conjunto completo do renovador permite começar a trabalhar imediatamente sem adquirir ferramentas adicionais. O preço do aparelho em lojas de construção e online é de 5.500 rublos.
Vantagens:
- preço baixo;
- correspondência entre preço e qualidade;
- bom equipamento;
- compacidade.
Imperfeições:
- não existe apego universal aos apegos;
- não é adequado para trabalhos em metal.
Enkor 400E
Um cortador universal econômico de uma marca pouco conhecida está merecidamente na lista dos melhores renovadores junto com empresas como Makita e BOSCH. Muitas críticas positivas dos artesãos, corresponde à relação preço/qualidade. A alta potência de 400 W e a velocidade ajustável na faixa de 12.000 a 20.000 rpm permitem trabalhar de forma igualmente produtiva com materiais macios, como borracha ou plástico, e duros, como metal ou concreto.
Além disso, este renovador tem a função adicional de manter a velocidade de rotação e proteção contra superaquecimento. O preço desta ferramenta é em média cerca de 5.000 rublos.
Vantagens:
- baixo custo;
- Proteção contra o superaquecimento;
- ajuste do ângulo do bico;
- sofisticado sistema de refrigeração adicional do motor;
- sistema de manutenção de velocidade.
Imperfeições:
- fixando os acessórios com um parafuso.
Makita DTM50Z
Um dos melhores cortadores universais semiprofissionais com proteção adicional do motor contra superaquecimento. Permite trabalhar sem interrupção quase o dia todo com diversos materiais. Além disso, esta ferramenta compacta não tem fio e funciona com bateria de 18V.Também é possível conectar elementos potentes, o que permite trabalhar com conforto mesmo em locais de difícil acesso. O custo não é muito diferente dos análogos com fio e é em média de 13.000 rublos.
Vantagens:
- operação com bateria;
- botão iniciar conveniente;
- iluminação adicional;
- iniciando a limitação atual.
Imperfeições:
- pacote “fraco” sem carregador e bateria.
RYOBI R18MT
Mais um de uma análise dos melhores renovadores. Recarregável, universal de marca menos conhecida. No entanto, a qualidade não é inferior aos análogos populares. Além da operação fora da rede elétrica, o renovador de bateria pode ajustar o ângulo dos bicos. Isso torna conveniente trabalhar em locais de difícil acesso. Até mesmo um iniciante pode compreender facilmente os controles intuitivos e começar a trabalhar imediatamente. A caixa ergonômica permite trabalhar em locais de difícil acesso. O preço de um renovador nos mercados populares é de 12.000 rublos.
Vantagens:
- alterando o ângulo dos bicos;
- controles convenientes e compreensíveis;
- fácil troca de equipamentos;
- sensibilidade mínima à vibração;
- desempenho.
Imperfeições:
- poucos anexos incluídos;
- A bateria sobressai muito.
ELITECH 18SL
Em termos de relação qualidade-preço, um bom renovador. O pacote, ao contrário de análogos de outras marcas caras, inclui bateria e carregador de boa qualidade. Isso permite que você economize em compras adicionais de componentes necessários. A alta potência com velocidade ajustável permite trabalhar igualmente rapidamente com materiais de madeira, borracha ou placas de plástico.
Metal duro ou concreto podem ser cortados com uma leve pressão.Além disso, o renovador possui conexão adicional a um aspirador industrial, o que torna confortável o trabalho com ladrilhos, grés porcelanato, concreto e tijolo. O preço médio desta ferramenta multifuncional em lojas de construção e online é de 8.500 rublos.
Vantagens:
- equipamento;
- carregamento rápido;
- iluminação adicional;
- conexão adicional ao aspirador.
Nenhuma deficiência foi encontrada na ferramenta.
A ferramenta multifuncional é um dispositivo verdadeiramente único que pode substituir cortadores de perfil estreito de baixa e média potência. É um item indispensável em uma pequena oficina doméstica. Um grande número de acessórios é útil para trabalhar com materiais macios e duros. O renovador será um presente maravilhoso para artesãos iniciantes e permitirá que você economize na compra de ferramentas individuais.
Que ferramenta você usa quando precisa cortar um rodapé ou fazer um furo de perfil em uma mesa fina? Compartilhe o link nas redes sociais e marque o artigo.
O BOSCH PMF tem baixa potência, mas as altas rotações compensam. É conveniente trabalhar nos cantos na instalação de rodapés.
Peguei um Makita TM3000C especialmente poderoso. Possui velocidades baixas, apenas o suficiente para trabalhar devagar, mas com menos poeira.
Passei muito tempo escolhendo, e o DeWALT DWE315 acabou sendo um meio-termo entre os “palitos” chineses e o Dora Makita. Ideal para casa.