Bactérias para fossas sépticas “Doctor Robik”: conselhos de compra e instruções de uso

Qualquer proprietário de uma casa particular com sistema de esgoto autônomo enfrenta a questão do descarte civilizado de resíduos.Concordo, para economizar orçamento, gostaria de reduzir o número de chamadas para equipamentos de esgoto sem comprometer as características operacionais da estação de tratamento.

Para reduzir o custo de manutenção, você pode usar bactérias para fossas sépticas “Doctor Robik” - são bioativadores que aceleram o processamento de resíduos. Contaremos como funcionam os produtos, quais tipos de limpadores existem e também daremos dicas de escolha e utilização dos produtos.

Como você pode limpar uma fossa séptica?

Independentemente do tipo de fossa séptica utilizada, ela requer cuidados, o que aumentará significativamente a vida útil da estação de tratamento local.

Além disso, há uma série de outros problemas. Um deles é um odor desagradável que é sentido periodicamente no recipiente.

A situação mais difícil é com sistemas sépticos. As fossas são mais fáceis de manter nesse aspecto.

Mas para ambos, o mesmo métodos de limpeza:

  1. Bombeamento de resíduos usando equipamento de esgoto.
  2. Bombeamento usando bombas individuais.
  3. Tratamento biológico de águas residuais com recurso a bactérias com posterior descarga no solo ou no terreno.
  4. Processamento químico utilizando aditivos absorventes especializados.

A purificação do componente líquido das águas residuais por meio de microrganismos é um caso raro quando o cuidado com o ecossistema traz benefícios. As bactérias podem ser utilizadas em fossas e fossas sépticas de qualquer tipo.

Qual é a aparência das bactérias sob um microscópio
Dependendo da necessidade de fornecimento de oxigênio da bactéria, as bactérias são divididas em anaeróbias e aeróbias.Os primeiros existem em recipientes fechados que impedem a penetração de oxigênio. O oxigênio é necessário para garantir a vida do segundo

Em casos com estações de tratamento autônomas de alta tecnologia como Tank, esses aditivos podem prolongar a vida útil, pois reduzem significativamente a carga nos filtros.

Ao usar bioativadores, a necessidade de bombeamento com equipamentos de esgoto é significativamente reduzida.

Por que as bactérias são necessárias para fossas sépticas?
A utilização de produtos biológicos permite a forma mais simples e eficaz de limpar e desinfetar as águas residuais que entram no sistema de esgoto autónomo (+)

O mercado oferece uma ampla gama produtos de tratamento biológico. Uma das marcas populares é "Doutor Robic" Os produtos são produzidos por um grande fabricante americano, que possui escritório de representação na Rússia.

É capaz de limpar sistemas sépticos de complexidade variada e, ao mesmo tempo, eliminar o odor desagradável de esgoto. Algumas colônias de microrganismos evitam a formação de entupimentos nas tubulações.

Âmbito de aplicação dos produtos Doctor Robik
Os produtos da marca Doctor Robik cobrem todos os tipos de estruturas autônomas de esgoto. A empresa produz produtos eficazes para o processamento de águas residuais em fossas e fossas sépticas (+)

Antecedentes históricos da produção

A Roebic Corporation realiza pesquisas laboratoriais desde 1959. Inicialmente, a empresa se dedicava à seleção e cultivo de colônias de microrganismos para fornecer produtos ecologicamente corretos ao mercado consumidor interno dos EUA. Os desenvolvimentos foram baseados em tipos conhecidos de bactérias de decomposição e decomposição.

Ao selecionar e crescer num ambiente alcalino, as bactérias tornaram-se resistentes a várias composições de águas residuais.Graças ao seu sucesso na criação, a Roebic tornou-se um fornecedor líder de produtos patenteados e acessórios para encanamento em todos os Estados Unidos.

Posteriormente, a corporação ingressou no nível internacional e passou a fornecer mercadorias para o mercado externo. A ROEBIC Corporation desenvolveu e patenteou linhas de culturas bacterianas que digerem ativamente resíduos de gorduras, óleos, proteínas, amido e celulose.

Linha de bactérias para fossas sépticas e fossas Doutor Robik
Variedade de medicamentos biológicos. A foto mostra toda a linha de produtos da empresa. Além de produtos para tratamento de esgoto e tratamento de fossas sépticas, a empresa está se desenvolvendo em áreas como a produção de produtos para aceleração de compostagem

A principal linha de produtos da corporação consiste nos cinco agentes biologicamente ativos mais populares. A gama completa de produtos inclui mais de 35 itens. Eles são usados ​​não apenas em residências particulares, mas também em indústrias altamente especializadas.

Todos os produtos são ecologicamente corretos. É certificado por organizações ambientais internacionais. A qualidade dos produtos é controlada pela corporação e é constantemente aprimorada por meio de atividades científicas.

Independentemente do grau de limpeza realizado, todas as fossas sépticas e fossas devem ser limpas com aspiradores de pó, e os sistemas de tratamento do solo devem ser limpos pelos proprietários. Ao utilizar bactérias, os períodos entre as chamadas de aspiradores aumentam significativamente (+)

Princípio geral do tratamento biológico

A vida das bactérias está diretamente relacionada ao processamento de resíduos: quanto mais alimento houver, mais rápido elas se multiplicam, formando colônias. Multiplicados até a quantidade necessária, eles são capazes de processar até vários quilogramas de resíduos sólidos insolúveis contidos nas águas residuais domésticas por dia.

Bactérias e fungos ocupam um nicho especial na estrutura do ecossistema. Eles apoiam o ciclo das substâncias na natureza. As plantas sintetizam substâncias orgânicas a partir de substâncias inorgânicas. Por exemplo, o oxigênio é obtido a partir do dióxido de carbono e os elementos químicos são convertidos em orgânicos.

Por sua vez, as substâncias orgânicas resultantes são consumidas por animais superiores e convertidas em compostos mais complexos. As bactérias transformam resíduos orgânicos, decompondo-os em elementos simples. Fechando assim o ciclo das substâncias.

Participantes do ecossistema
A figura mostra claramente o papel de cada participante no ecossistema. As plantas produzem substâncias necessárias à vida dos animais, que por sua vez as consomem e transformam. As bactérias decompõem compostos orgânicos complexos, fornecendo alimento às plantas (+)

Se o alimento para bactérias e outros decompositores acabar, seu número diminuirá rapidamente. As bactérias moribundas abrem espaço para as plantas, que por sua vez recebem um meio nutriente para existir.

Assim, o lodo do fundo da fossa ou tanque onde foram utilizadas as bactérias serve como excelente fertilizante.

A água processada em fossa séptica não tem cheiro de esgoto e pode ser usada para regar as plantas do jardim. Porém, é importante ressaltar que as bactérias devem ser resistentes aos produtos químicos domésticos.

Os ralos contêm grande quantidade não só de substâncias orgânicas, mas também de resíduos de detergentes utilizados em qualquer família. As bactérias para fossas sépticas "Doctor Robik" são criadas levando em consideração o aumento do teor de álcalis nas águas residuais.

Isso significa que eles são capazes de sobreviver e processar não apenas matéria orgânica, mas também vários aditivos espumantes.Isso torna o fabricante líder na produção de produtos de limpeza bacterianos.

Que problemas o Doutor Robik resolve?

Revisão dos produtos fabricados pela empresa. Entre eles estão os produtos mais populares que podem ser encontrados à venda no mercado russo.

"Doutor Robik 109" - o produto mais popular produzido pela corporação. Ele é projetado para sistemas sépticos simples e fossas. Uma saqueta contém 5% de bactérias e 95% de fertilizante. Uma vez por mês, é necessário colocar um pacote do produto na fossa séptica.

"Doutor Robik 509" – usado para complexos entupimentos em canos de esgoto. Via de regra, são causadas por resíduos de fibras de tecidos, cabelos, papel e outras matérias orgânicas.

Bactérias para tratamento de águas residuais em fossas sépticas roebic 509
O volume do frasco é de 798 ml. Projetado para fossas sépticas com volume de até 2.000 litros. O produto mais caro da série para uma casa particular

Além disso, o bioativador, uma vez na fossa, é capaz de destruir antigos depósitos fossilizados de lodo no fundo da fossa séptica. Contém microrganismos anaeróbios, por isso sua vida útil é muito maior e chega a um ano.Usado em sistemas complexos e estações de tratamento autônomas Fossas sépticas tipo “tanque”.

Meios para fossas
O volume do frasco é de 798 ml. Projetado para recipientes de até 2.000 litros. O produto pode ser utilizado em caso de formação de tampão estagnado em tubulações raramente utilizadas

"Doutor Robik 409" – usado para um sistema de esgoto fechado, onde componentes líquidos e maiores de águas residuais são mesclados. Esse recipiente é bombeado à medida que é enchido. Não há possibilidade de escoamento de água para o solo. Para saída fora do site são usados bombas de esgoto ou caminhões de esgoto.

A composição desses micróbios está envolvida no processamento de resíduos em composto inerte. Adequado para fossas ou digestores - fossas sépticas privadas de oxigênio.

Produto com bactérias para fossas sépticas roebic 309
O volume do frasco é de 798 ml. Projetado para recipientes de até 2.000 litros. Evita que os furos de drenagem nas tubulações fiquem entupidos

"Doutor Robik 309" – uma preparação biológica contendo bactérias aeróbias. Anaeróbios podem opcionalmente estar presentes.Usado para purificar água com acesso limitado a oxigênio e abundância de líquido. Adequado para fossa séptica, poços de transbordamento de concreto, plástico e outros materiais.

Preparação com bactérias para fossas sépticas Doutor Robik
O volume do frasco é de 798 ml. O produto limpa os tubos dos depósitos de sabão que se formaram neles, o que reduz sua permeabilidade

"Doutor Robik 809" – não utilizado para fossas sépticas. Sua finalidade é limpar canos de esgoto. A limpeza ocorre devido ao fato do produto conter microrganismos anaeróbios.

Eles se reproduzem em ralos com sabão. Capaz de processar reagentes sintéticos sem ameaça ambiental ao ecossistema.

Dicas para adquirir bioativadores

É necessário selecionar um bioativador adequado com base no tipo de sistema séptico e na frequência de seu uso.

Não adianta comprar “Doctor Robik 509” se a rede de esgoto estiver instalada na casa de campo e for utilizada apenas na estação quente. Neste caso, opte por um bioativador mais econômico, por exemplo, Doctor Robik 109.

Definitivamente, você precisa prestar atenção à qualidade da embalagem. Isso irá protegê-lo de comprar um produto de baixa qualidade. Os produtos populares são frequentemente falsificados. É aconselhável comprar produtos biológicos em lojas especializadas de confiança e que cumpram as normas de armazenamento de microrganismos.

Você não pode comprar medicamentos vendidos por vendedores ao ar livre durante a estação fria. Além disso, você não deve comprar medicamentos expostos ao sol durante a estação quente. As flutuações de temperatura matam as bactérias e reduzem seu número. O que inevitavelmente leva à falta de efeito na limpeza do sistema séptico.

Revisões detalhadas e comparações de produtos de limpeza para fossas sépticas e fossas são fornecidas nos artigos:

  1. Antisséptico para banheiros no país: uma revisão de produtos químicos e bioativadores
  2. Qual produto é melhor para fossas: uma revisão de bactérias vivas, anti-sépticos e produtos químicos

Instruções para uso de bactérias

Qualquer medicamento biologicamente ativo precisa ser usado corretamente. Se não cumprir, existe o risco de não obter o efeito esperado.

Se todas as ações e preparativos forem realizados corretamente, o odor desagradável diminuirá em poucas horas. O efeito do uso da droga pode ser avaliado após uma semana.

Sequência de preparação do produto

As preparações à base de bactérias são produzidas na forma de líquidos e misturas em pó. Utilizar um produto líquido não é difícil e não requer preparo especial, ao contrário das misturas. Basta despejar a quantidade necessária de líquido na pia ou vaso sanitário e enxaguar com água morna.

Os produtos em pó devem ser manuseados de forma diferente. Se você abrir a embalagem, sentirá o cheiro de farelo de pão. Esta substância é alimento para bactérias e contém uma variedade de nutrientes.

Enquanto as bactérias estão em animação suspensa (sono é sono), elas não precisam de comida. Mas assim que essa substância entra na água, eles acordam e começam a consumir a ração. Durante este período ocorre sua reprodução ativa.

Médico de fossa séptica Robik com bactérias
É assim que as bactérias se parecem em estado de animação suspensa. Grânulos grandes visíveis a olho nu - suplemento de farelo. Como o conteúdo de microrganismos não ultrapassa 5% do volume de toda a embalagem, é necessário criar condições favoráveis ​​​​para eles

Antes de introduzir culturas bacterianas em uma fossa séptica ou reservatório, ele deve ser esvaziado.Apesar da sua resistência aos álcalis, as bactérias são sensíveis ao cloro e outros desinfetantes agressivos. Esses produtos incluem cloro e compostos de limpeza contendo cloro.

Se as águas residuais que contêm estas substâncias não forem bombeadas, a introdução de bactérias não será bem sucedida e levará à morte de microrganismos. O tanque vazio deve ser enchido com um pouco de água morna.

Após a abertura do saco e a preparação da fossa séptica, o conteúdo deve ser despejado em um balde com água morna. O volume do balde não deve ultrapassar dez litros. A densidade das bactérias deve ser suficiente para a rápida saída do estado de dormência e posterior uso de fertilização.

A temperatura ideal para a reprodução de bactérias é de +5°C a +10°C. Em temperaturas mais altas, alguns tipos de microrganismos sensíveis às flutuações de temperatura podem morrer.

Preparação de bactérias Dr. Robik
Após o uso, o recipiente deve ser bem lavado. Não há necessidade de adicionar substâncias estranhas à água. O conteúdo de um pacote será suficiente

Após os microrganismos serem colocados em ambiente aquoso, o recipiente deve ser colocado em local escuro. Isto é necessário para preservar microorganismos sensíveis à luz.

Eles são criados para viver em condições onde não há luz do dia e sua presença pode afetar negativamente suas vidas. Além disso, é necessário observar o regime de temperatura. Não guarde o recipiente num ambiente cuja temperatura esteja fora da faixa de +5°C a +20°C. O recipiente deve repousar por pelo menos 6 horas.

Durante este tempo, deve começar a liberação de pequenas bolhas de gás. Isto indica que os microrganismos foram armazenados em boas condições.Neste caso, podem ser colocados em recipiente ou fossa séptica.

Depois de algumas horas, o número de microrganismos começará a se multiplicar ativamente. O cheiro desagradável de esgoto do esgoto será visivelmente reduzido. Ao mesmo tempo, terá início o processo de limpeza das paredes e do fundo do recipiente de depósitos de gordura e outros resíduos orgânicos.

O vídeo mostra o processo de introdução de microrganismos na fossa de drenagem:

Recursos e métodos de armazenamento

Para manter o efeito de limpeza no nível adequado, é necessário adicionar bactérias periodicamente aos tanques de armazenamento e fossas sépticas. Para misturas em pó é necessário manter a faixa de temperatura de +5°C a +25°C e a integridade da embalagem. Não é recomendado armazenar o produto por mais de 3 anos a partir da data de fabricação.

Os produtos líquidos em vasilhames plásticos também devem ser armazenados em local escuro, evitando a exposição ao sol. Como os microrganismos contidos no recipiente são anaeróbicos, a tampa deve estar bem fechada.

Isso reduzirá a quantidade de oxigênio e aumentará a vida útil. Assim como para misturas a granel, é necessário manter uma faixa de temperatura de +5°C a +25°C.

Como prolongar o efeito do tratamento biológico?

Como qualquer outro microrganismo, as bactérias do Doutor Robik requerem condições especiais para manter a atividade vital e se reproduzir.

O cumprimento de uma série de regras melhorará a eficiência e a duração dos microrganismos:

  1. O nível de água na fossa séptica ou recipiente deve ser de pelo menos um terço do volume da fossa. Caso contrário, não haverá espaço necessário para o desenvolvimento.
  2. O regime de temperatura deve ser observado. Isto significa que as águas residuais não devem congelar.No caso de fossas rasas, isso é inevitável e, portanto, no inverno não haverá efeito do trabalho dos microrganismos.
  3. Não escoar água cuja temperatura exceda +60°C. Isso levará à morte de microorganismos.
    A fossa séptica deve ser usada constantemente. Caso contrário, as bactérias não terão alimento suficiente, o que levará à redução da colônia e à extinção durante períodos prolongados de inatividade.
  4. Não jogue nenhum medicamento restante na fossa séptica, pois os microrganismos não são resistentes a antibióticos e outros agentes.
  5. O uso frequente de alvejantes e outros produtos que contenham cloro deve ser evitado.

Seguindo essas recomendações, você pode aumentar significativamente a vida útil dos microrganismos, além de economizar no bombeamento de águas residuais com máquina de esgoto.

Água purificada enriquecida com minerais pode ser utilizada para regar plantas de terreno pessoal, desde que a quantidade de impurezas nocivas não ultrapasse os padrões sanitários e epidemiológicos. Se houver uma fossa no local, o lodo do fundo será adequado como fertilizante orgânico.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Recomendações práticas para o uso de bactérias na limpeza de fossas sépticas, um método eficaz de preparação do pessoal de trabalho para o lançamento:

As bactérias são uma boa forma de prolongar a vida útil da sua fossa séptica e também uma excelente forma de se livrar de odores desagradáveis. Seu uso reduz a frequência de limpeza completa do tanque de armazenamento de esgoto.

Você tem experiência na operação e manutenção de uma fossa séptica? Diga-nos, que produto biológico você usa para decompor os resíduos? Você pode tirar dúvidas e deixar comentários sobre o artigo no formulário abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Fedor

    Essas bactérias não funcionam para mim. Servi um pacote, depois outro e outro - não funcionaram. Olhei a data de produção na embalagem - tudo parecia estar bem, não vencido. Então um pensamento surgiu em minha mente: talvez essas bactérias tenham morrido ou talvez tenham me vendido algum tipo de falsificação. Por favor, deixe-me saber se alguém encontrou uma situação semelhante. Ou talvez eu tenha feito algo errado, não sei. Mas servi de acordo com as instruções, não há truques aí.

    • Valen

      Talvez seja a qualidade dessas bactérias. De todos os produtos biológicos testados, o “Bogatyr Russo” apresentou os melhores resultados. O cheiro desapareceu já no segundo dia, bombeamos com muito menos frequência, porque... Após a ação das bactérias há poucos sedimentos. Aconselho a todos, a droga é produtiva.

    • Use bactérias rotuladas como “iniciar” ou “para uso inicial” primeiro. Bem, lembre-se de que a água sanitária e outros produtos químicos domésticos matam as bactérias.

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      Olá. Você está despejando produtos químicos na fossa? As bactérias são mortas por águas residuais de máquinas de lavar, produtos de limpeza de banheiro, sabão e assim por diante.

    • Anatólia

      você dissolveu ou despejou direto?

  2. Tenho uma fossa longe do portão. Você não pode conseguir um caminhão de esgoto para bombeá-lo. Foi aqui que pessoas experientes me falaram sobre bactérias que processam águas residuais. Agora recebi algumas informações úteis. Na primavera começarei a abordar a questão de forma abrangente. E posso dizer ao autor do comentário anterior que as bactérias são utilizadas junto com a água. Você precisa encher um balde de água com as bactérias. E eles não funcionam no inverno.

  3. Svetlana

    Comprei o pó - um vizinho recomendou.Fiquei muito satisfeito! Experimentei na casa da minha mãe - coloquei o pó no vaso sanitário e lavei com água. Depois de 2 horas o cheiro desapareceu, assim como o banheiro externo. O produto é excelente, fiquei muito satisfeito, para esgoto em apartamentos é preciso selecionar...

  4. Tatiana Leonidovna

    Olá queridos especialistas, estou com um problema com lesmas lusitanas. Anteriormente, eu jogava meus resíduos de turfa em uma fossa de compostagem e não sentia dor. Mas agora que estes moluscos povoaram a área, estou a combatê-los e já não posso fazer isto. Você tem que jogar o lixo na fossa do banheiro da rua. Já existe turfa com bactérias (foto). Sua composição: microrganismos termofílicos, enzimas, nutrientes. O Robik 109 funcionará em tal ambiente e a turfa interferirá na limpeza desta fossa?

    Agradecemos antecipadamente pela sua atenção. Tatiana Leonidovna.

    Fotos anexadas:
  5. Sergei

    Comprei 609 e fiz tudo conforme as instruções, quanto tempo leva para bombear o poço?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica