Antisséptico para banheiros no país: uma revisão de produtos químicos e bioativadores
Mais cedo ou mais tarde, todos os proprietários de casas de campo enfrentam o problema da reciclagem de águas residuais, resíduos e fezes.Um anti-séptico devidamente selecionado para o banheiro do país ajudará a resolver esse problema, livrando-se de microorganismos nocivos e do mau cheiro.
O artigo fornece uma visão geral detalhada dos diferentes tipos de anti-sépticos, descreve seus recursos de aplicação, vantagens e desvantagens. Para facilitar a escolha do medicamento certo, listamos os principais critérios para uma compra inteligente e também identificamos os melhores fabricantes de agentes biológicos e químicos.
O conteúdo do artigo:
O papel dos anti-sépticos nos sistemas de esgoto
O acúmulo de águas residuais e fezes não só produz um odor desagradável, mas pode causar a contaminação do solo com substâncias tóxicas ou tornar-se um terreno fértil para microrganismos nocivos.
Para eliminá-los, são utilizados diversos métodos de desinfecção e reciclagem de resíduos, que podem ser utilizados em diversos tipos de redes de esgoto.
Produtos para fossas e fossas sépticas
Há muito tempo, moradores de pequenos assentamentos utilizam armários de rua equipados com fossas de drenagem, que exigem bombeamento periódico por meio de máquinas de esgoto. Os anti-sépticos podem facilitar significativamente este processo, reduzindo a frequência de remoção de resíduos.
Hoje em dia, as residências costumam ser equipadas com sistemas de esgoto local com fossas sépticas - módulos especiais onde os resíduos são acumulados e descartados.
Existem muitos opções de fossa séptica para chalés e casas que podem ser localizadas tanto no solo como no terreno. Geralmente consistem em várias câmaras, uma das quais é um reservatório, onde se acumula a água de esgoto que passa pela tubulação.
Nos compartimentos dos módulos ocorre a filtração primária das massas acumuladas. Aqui é adicionado um anti-séptico através do orifício de drenagem, com o qual os resíduos se decompõem, restando apenas um resíduo mineral ou lodo.
Tipos de anti-sépticos para banheiros rurais
Todos os meios de desinfecção e reciclagem de resíduos podem ser divididos em duas grandes categorias:
- produtos químicos baseado em vários componentes;
- bioativadores, cujo agente ativo são bactérias.
Os anti-sépticos diferem em sua composição, mecanismo de ação, propriedades e escopo de aplicação.
Segundo os amantes da vida no campo, os seguintes medicamentos são reconhecidos como os mais eficazes:
Rápido e eficaz: produtos químicos
Produtos químicos agressivos têm sido usados há muito tempo para desinfetar e eliminar odores de esgoto. Essas preparações permitem destruir micróbios, suavizar odores e liquefazer parcialmente a massa de fezes, celulose e outras substâncias orgânicas, o que facilita o bombeamento.
Ao mesmo tempo, a maioria das composições químicas não são capazes de decompor completamente os resíduos, cujos restos devem ser removidos regularmente da casa de verão.
Tipos de produtos químicos domésticos
A classificação dos produtos químicos depende da substância ativa, que determina as características da composição. Os medicamentos mais comuns são os seguintes.
Pó descolorante. Um medicamento acessível e barato que tem sido usado há muito tempo para desinfetar latrinas. A composição desinfeta eficazmente os tanques, evitando a propagação de bactérias patogênicas. Embora esta substância seja bastante tóxica, continua a ser utilizada até hoje, tomando os devidos cuidados.
Produtos de formaldeído. Apesar da comprovada toxicidade e carcinogenicidade de tais compostos, eles são frequentemente utilizados para limpar vasos sanitários porque combinam baixo custo com alta eficácia.
Para evitar a contaminação do solo e outras consequências negativas, tais preparações devem ser manuseadas com cuidado, seguindo todas as instruções que as acompanham.
Agentes de amônio. As composições para limpeza de fossas de drenagem, cujo principal componente é o amônio, caracterizam-se por ação rápida e alta eficiência.
No entanto, existe uma desvantagem significativa: são extremamente sensíveis às influências ambientais externas e reagem com outros produtos químicos domésticos. Por exemplo, com uma solução de sabão em pó, que pode ir para o esgoto após a lavagem.
Preparações de nitrato. Esses produtos para limpeza de fossas sépticas e fossas são considerados os mais ecológicos. As composições contêm surfactantes que podem diluir os resíduos, eliminando radicalmente os odores desagradáveis.
De todos os tipos de produtos químicos, as preparações de nitrato são mais frequentemente utilizadas em fossas sépticas. Além disso, os resíduos tratados com determinados medicamentos deste grupo não podem ser retirados do local, mas sim utilizados para regar fossas de compostagem. Os compostos de nitrato têm apenas uma desvantagem: alto custo.
Vantagens e desvantagens dos produtos químicos
Uma variedade de produtos químicos para fossas de drenagem e vasos sanitários no país tem pontos fortes e fracos.
Vamos primeiro listar suas qualidades positivas:
- Reação rápida. A limpeza do esgoto começa imediatamente após a aplicação do medicamento, enquanto o processamento de resíduos com o auxílio de bactérias requer tempo para a adaptação da microflora e a proliferação de microrganismos.
- Variabilidade das temperaturas operacionais — os agentes de limpeza podem operar em uma ampla faixa de temperatura.
- Grande escolha. O mercado oferece uma ampla gama de composições químicas com diversos elementos ativos.
- Ação em qualquer ambiente. A eficácia desses anti-sépticos praticamente não depende da qualidade da água, podendo ser utilizados independentemente do nível de dureza.
Como podemos ver, esses anti-sépticos apresentam muitas vantagens, mas também apresentam desvantagens significativas, a saber:
- Alguns medicamentos são altamente tóxicos, o que cria um risco de envenenamento do solo se substâncias perigosas entrarem nele.
- Vários desses produtos têm um efeito agressivo no metal, por isso é melhor não usá-los em sistemas de ferro fundido. É melhor substituir esses equipamentos por tanques e tubos feitos de polímeros.
- Os produtos químicos destroem a microflora prejudicial e benéfica. Colônias de bactérias patogênicas podem se estabelecer no espaço desocupado.
É importante observar que muitos fatores negativos podem ser evitados tomando precauções e agindo estritamente de acordo com as instruções.
Características do uso de produtos químicos
Para o uso eficaz e seguro de antissépticos químicos, é importante seguir as seguintes regras:
- Todo o conteúdo das fossas e compartimentos da fossa séptica deve ser retirado do local (com exceção das águas residuais tratadas com compostos de nitrato).
- É necessário inspecionar regular e minuciosamente o conteúdo da fossa séptica, evitando que transborde e prontamente limpar a fossa. O aumento dos níveis de escoamento pode levar à contaminação da camada superficial do solo com toxinas.
- No processamento de fossas, é necessário utilizar equipamentos de proteção especiais: roupas fechadas que evitem o contato de substâncias com a pele, máscara (respirador) e luvas grossas de borracha.
- A câmara de descarte da fossa séptica deve ser dotada de orifício de ventilação para retirada dos gases resultantes. Na sua ausência, uma liberação espontânea pode destruir a estanqueidade da estrutura e os gases que penetram nas fissuras criarão perigo de explosão.
Para tratar sistemas de esgoto, é preferível utilizar produtos de fabricantes renomados, que devem ser utilizados estritamente de acordo com as instruções.
Escolhendo um medicamento: quais fatores devem ser levados em consideração
Para decidir pela compra de antissépticos químicos, é importante levar em consideração fatores como o modo de utilização do sistema de esgoto (permanente, sazonal, periódico) e o tipo de sistema utilizado (fossa, diversos modelos de fossas sépticas).
Preciso saber disso fossas sem fundo, fossas sépticas com descarga de líquido no solo não são adequadas para composições que contenham substâncias tóxicas, pois existe o risco de entrada de componentes nocivos no solo. Para esta opção, compostos de nitrato e amônio são mais adequados, e para fossas sépticas - bioativadores.
Os melhores fabricantes de anti-sépticos químicos
Lojas especializadas oferecem uma variedade de produtos químicos de fabricantes russos e globais.
Entre as empresas mais conceituadas estão:
- Reakor LLC é um grande fornecedor russo de todos os tipos de produtos químicos, incluindo composições para limpeza de fossas e fossas sépticas.
- "Quimoptovik" – empresa especializada na produção de produtos químicos industriais e domésticos, incluindo desinfetantes e produtos de limpeza de esgoto.
- Septifos Vigor é uma conhecida empresa francesa que fornece produtos químicos orgânicos/inorgânicos destinados à limpeza de fossas de drenagem.
- "Eco-Química-Vostok" – fabricante de produtos químicos ecológicos usados para tratar instalações de esgoto.
- Roebic é uma empresa laboratorial americana, importante fornecedora de produtos químicos domésticos e industriais.
Além das empresas listadas, você também pode encontrar à venda produtos de alta qualidade de outros fabricantes.
Bioativadores: bactérias servem às pessoas
Um método mais moderno de limpeza de instalações de esgoto são os bioativadores. Essas preparações contêm colônias de micróbios especialmente cultivados que, quando liberados nos esgotos, garantem a decomposição e fermentação de substâncias orgânicas e também deslocam bactérias patogênicas.
Composição de produtos biológicos para jardim
Os agentes biológicos utilizados nos banheiros rurais têm uma composição bastante complexa.
Em primeiro lugar, podem incluir diferentes tipos de bactérias:
- Bactérias anaeróbicas, que prosperam na ausência de oxigênio.Distinguem-se pela elevada produtividade, o que permite a sua utilização tanto na limpeza de esgotos de dachas e casas de campo, como em redes de esgotos locais de pensões e parques de campismo.
- Micróbios aeróbicos. Como só podem existir e se reproduzir na presença de oxigênio, a rede de esgoto deve ser equipada com meios de ventilação forçada. Com a injeção constante de ar, essas bactérias fazem um excelente trabalho na limpeza de fossas/fossas sépticas, mas em caso de falhas técnicas, sua produtividade cai drasticamente.
Via de regra, os produtos biológicos modernos utilizam simultaneamente vários tipos de microflora, pertencentes a grupos aeróbicos e anaeróbicos. Isso permite aumentar a eficiência dos produtos e promover a limpeza uniforme de todo o volume da rede de esgoto.
Nesse caso, bactérias que necessitam de oxigênio processam resíduos localizados na superfície, enquanto microrganismos anaeróbios corroem as massas compactadas do fundo.
Além das bactérias, os produtos biológicos para vasos sanitários do país incluem enzimas que aceleram os processos de fermentação e decomposição, além de enzimas que potencializam o efeito da microflora sobre a matéria orgânica e substâncias auxiliares.
Tipos de bioativadores para vasos sanitários e fossas sépticas
Os produtos biológicos podem ser produzidos em diversas formas: líquido, pó, cápsulas, comprimidos, grânulos.
Formulações líquidas. São soluções prontas que contêm um grande número de bactérias.Tais preparações não requerem preparação adicional, podendo ser utilizadas imediatamente, simplesmente despejando o líquido em uma fossa ou fossa séptica.
Preparações secas. Os bioativadores também podem ser produzidos na forma de grânulos, pó, comprimidos, onde as bactérias são mantidas em estado “adormecido”. Esses produtos são compactos, econômicos, fáceis de armazenar e reciclar.
Os pós e grânulos devem ser dissolvidos em água antes do uso (a quantidade e a temperatura, bem como o tempo de retenção, geralmente estão indicados nas instruções anexas). Após o despertar da bactéria, o medicamento é despejado na rede de esgoto, onde a microflora imediatamente começa a se multiplicar, conquistando novos espaços.
Os bioativadores em forma de comprimido incluem no máximo vários componentes. Eles são os mais convenientes de usar: você pode simplesmente jogar o disco no vaso sanitário ou jogá-lo em um buraco.
Dicas para escolher agentes biológicos
Para que os produtos biológicos para fossas e banheiros rurais atuem de forma rápida e eficaz, é necessário escolher o bioativador certo.
É necessário levar em consideração as características de sua ação:
- Concentrados líquidos adequado para processar grandes volumes de águas residuais. Eles são distribuídos de forma rápida e uniforme em grandes fossas e grandes ralos.
- Pós e grânulos, diluído em água, é aconselhável utilizá-lo no tratamento de uma pequena rede de esgoto.
- Bioativadores em forma de comprimido costumam ter espectro de ação universal, pois possuem composição complexa.
Na hora de escolher é importante ficar atento às recomendações dos fabricantes. Alguns medicamentos são universais, outros visam resolver problemas específicos.
Também é importante encontrar nas embalagens informações sobre a vida útil dos microrganismos: ao entrarem no meio nutriente, começam a se multiplicar por conta própria, sem necessidade de adição de medicamentos. No entanto, o desenvolvimento bacteriano pode ser inibido pela geada ou pela interrupção do fornecimento de oxigênio aos micróbios aeróbios.
Vantagens e desvantagens dos bioativadores
Entre os pontos fortes dos antissépticos bacterianos estão:
- Segurança para pessoas e animais: os produtos não são tóxicos, não causam alergias ou irritações.
- Sem efeitos agressivos em tubulações e tanques de metal, concreto, polímeros, o que garante o correto e duradouro funcionamento da rede de esgoto local.
- Eficácia. Destruição quase completa do cheiro desagradável do esgoto: a microflora incluída nesses produtos pode deslocar quase completamente os microrganismos putrefativos responsáveis pela ocorrência do mau cheiro.
- Frequência de bombeamento reduzida fossas devido ao processamento completo de uma certa proporção de matéria fecal. Ao se decomporem, obtêm-se água, gases, além de composto ou lodo, que podem ser utilizados como fertilizantes orgânicos.
- Eliminação da microflora patogênica, incluindo bactérias patogênicas.
O respeito ao meio ambiente e a segurança de tais produtos agradarão os consumidores, no entanto, os produtos biológicos também apresentam desvantagens.
Entre eles estão:
- Condições exigentes. Possibilidade de utilização apenas em temperaturas positivas: já a +3 graus, as bactérias morrem, interrompendo as atividades de processamento de resíduos. Se a fossa séptica não estiver isolada, após o inverno será necessário pensar em atualizar a população de microrganismos.
- Sensibilidade química: águas residuais contendo soluções de sabão, álcalis, ácidos, aldeídos ou outras substâncias podem retardar o processo de decomposição ou até mesmo provocar a morte da microflora.
- A necessidade de cálculo preciso. Cada pacote de bioativador é projetado para um determinado volume de águas residuais. Para obter um efeito rápido e duradouro, é importante calcular rigorosamente a concentração de bactérias por unidade de volume, bem como seguir rigorosamente as instruções do medicamento.
Se você seguir rigorosamente as instruções, todos esses problemas poderão ser evitados.
Regras para o uso de agentes bacterianos
O componente ativo do bioativador são microrganismos vivos, para garantir sua atividade vital é importante seguir uma série de regras:
- É necessário observar o regime de temperatura, pois a microflora pode existir em temperaturas que variam de +3°C a +35°C. Ao utilizar o esgoto no inverno, é necessário considerar um sistema de isolamento.
- Como a maioria dos produtos químicos causa a morte de bactérias, é importante evitar que entrem no poço de drenagem.
- É necessário organizar a ventilação do vaso sanitário, além de monitorar o nível do líquido no orifício de drenagem: deve ficar 20 cm acima do sedimento sólido acumulado.
- A embalagem do produto biológico é projetada para um determinado volume de resíduos. Se um número insuficiente de micróbios for introduzido no esgoto, eles não conseguirão lidar com a tarefa de processamento de resíduos e morrerão.
- Deixar os vasos sanitários sem uso por muito tempo pode causar a morte de bactérias, por isso este método não é muito adequado para casas de campo com visitas periódicas dos proprietários. Se você planeja ficar ausente por mais de 10 dias, é melhor alimentar a microflora com antecedência, adicionando esterco ou outra matéria orgânica ao esgoto.
Deve-se lembrar também que os bioativadores modernos são projetados para processar não apenas matéria fecal, mas também outras matérias orgânicas: papel, folhas caídas, tecido.
Os bioativadores mais populares
À venda você pode encontrar uma grande variedade de preparações bacterianas modernas de fabricantes russos e estrangeiros. Como exemplo, vamos citar várias formulações populares.
"Atmosbio" - um produto em pó francês projetado para decompor sedimentos de fundo. A composição é um excelente ativador de composto, que pode ser usado como fertilizante valioso. A desvantagem é o curto período de validade (apenas 6 meses).
"Sanex" - um produto popular de um fabricante polonês. O pó laranja possui amplo espectro de ação. O produto é indicado para limpeza de superfícies, remoção de entupimentos em tubulações, desinfecção, neutralização de odores e limpeza de vasos sanitários.
"Pinho Verde" – Bioativador belga feito de bactérias liofilizadas que podem decompor fezes e gorduras. O sedimento resultante pode ser usado como fertilizante. Uma vantagem indiscutível é o agradável aroma de agulhas de pinheiro que enche o banheiro rural após o tratamento.
"Tamir" – um excelente produto nacional que contém mais de 80 variedades de microflora, além de enzimas que aceleram sua ação. O bioativador lida perfeitamente com as tarefas mais difíceis: graças a ele, em apenas duas semanas você pode transformar o conteúdo de uma fossa de drenagem em um composto útil.
Bio favorito – líquido produzido nos EUA para limpeza de banheiros em casas de campo e chalés. O produto combate radicalmente os odores desagradáveis, garante um cuidado eficaz e seguro e decompõe fezes, gorduras e papel.
Microenzima SEPTI TRIT. O produto biológico da empresa russa RSE-trading é criado à base de farinha de milho, complementada com saprófitas e enzimas.
O produto processa matéria orgânica, compostos de fósforo e nitrogênio, o que permite eliminar completamente o mau cheiro. Como resultado da ação desse bioativador, obtém-se lodo de resíduos, que serve como excelente fertilizante.
Além dos fundos listados, eles são populares entre os residentes de verão bactérias "Doutor Robik". A linha de produtos inclui preparativos para inicialização de fossa séptica, limpeza de fossas e tubulações de esgoto.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Abaixo disponibilizamos um vídeo que permite conhecer melhor os antissépticos modernos:
Qual antisséptico deve ser escolhido depende de uma série de fatores em cada caso específico. Deve-se levar em consideração o modo de uso do banheiro no país, as características da rede de esgoto e as preferências pessoais.
Compartilhe com os leitores sua experiência no uso de drogas para manter os sistemas de esgoto do país e recomende um anti-séptico eficaz para banheiros rurais.Deixe comentários sobre o artigo e faça perguntas de seu interesse. O bloco de feedback está localizado abaixo.
O anti-séptico é um componente importante de um banheiro externo em uma casa de campo. Por exemplo, adicionamos um anti-séptico para eliminar o odor e facilitar a extração do conteúdo do tanque de armazenamento. Mas nossos vizinhos não, o banheiro deles tem um cheiro horrível. Tanto que é impossível estar lá dentro, e muitas vezes retiram o seu conteúdo e enterram-no no chão. É muito mais fácil convivermos com um antisséptico, tomamos em pó.
Já se foi o tempo em que você não podia ir ao banheiro do campo por causa do mau cheiro e depois tinha que ventilar meia hora para voltar a entrar em casa e não assustar sua família com seu “aroma”. Usamos produtos biológicos. Sim, eles não começam a funcionar imediatamente, mas são absolutamente seguros para o meio ambiente. Geralmente tomamos na forma líquida, é mais conveniente.
Bioativadores não são adequados para mim. Nossos invernos são rigorosos e não é possível isolar um banheiro a tal ponto que fique -30 no exterior, mas não abaixo de +3 no interior. Estou interessado em saber se os anti-sépticos de base química funcionarão no inverno?
Em geral, expressarei imediatamente a minha admiração pela sua coragem de ir ao banheiro ao ar livre a uma temperatura de -30*C :)
Posso oferecer várias opções para resolver seu problema:
1. Faça um buraco mais profundo, bem abaixo da área de congelamento do solo, para que a temperatura na fossa não caia abaixo de +3*C no inverno, onde as bactérias morrem;
2. Uma alternativa é um banheiro de turfa. Em anexo está um diagrama da implementação de tal projeto.
Em qualquer caso, basta isolar o vaso sanitário, o que pode ser feito de forma rápida e econômica com folhas de espuma plástica, por exemplo.