Limpeza de fossas: uma revisão dos melhores métodos + eliminação de assoreamento

Mesmo o tipo mais simples de sistema de esgoto com fossa pode aumentar significativamente o nível de conforto em uma área suburbana.No entanto, esta solução tem uma desvantagem significativa - o recipiente para acumulação e processamento primário de águas residuais requer a remoção periódica do conteúdo. Concordo, a limpeza das fossas deve ser feita de acordo com as normas para que nenhum dano seja causado ao meio ambiente.

Para proprietários de casas particulares e chalés de verão não ligados a redes de esgoto centralizadas, oferecemos informações sistemáticas e escrupulosamente verificadas sobre os métodos e especificidades da limpeza. Com a nossa ajuda, você poderá escolher a melhor opção de descarte de acúmulos de efluentes e saber como implementá-la.

Uma descrição detalhada dos métodos utilizados na prática baseia-se na experiência pessoal dos proprietários de famílias. Os requisitos dos padrões de utilidade são levados em consideração. A informação é confirmada por aplicativos de fotos e vídeos.

Remoção de esgoto acumulado

Princípio da Operação fossa é simples - as águas residuais fluem através de um cano de esgoto para um recipiente destinado a ele e se acumulam nele. Se esta for uma versão selada da estrutura, ela se enche rapidamente.

Em caso de uso fossa sem fundo com um poço de absorção conectado a ele, a remoção de resíduos não será necessária com tanta frequência, pois parte dos resíduos líquidos flui pelas paredes filtrantes e filtro de fundo, sendo processado no interior do solo.

Em qualquer caso, estas acumulações não aromáticas, que se acumulam no fundo sob a forma de sedimentos insolúveis, devem ser eliminadas periodicamente.

Os residentes de verão e proprietários modernos têm três maneiras principais de fazer isso:

  • remoção de esgoto por bombeamento;
  • utilização de preparações para decomposição biológica de resíduos;
  • limpeza química.

Ao descobrir como limpar efetivamente uma fossa, você deve considerar as especificidades do uso de cada um desses métodos. Dependendo da situação, apenas um deles pode ser necessário, mas muitas vezes é necessário realizar atividades de limpeza em conjunto. Por exemplo, após o uso de medicamentos biológicos, pode ser necessário bombeamento adicional de esgoto.

Quando as atividades de limpeza devem começar? A estratégia de trabalho deve ser pensada na fase de criação de uma rede de esgoto, por exemplo, disponibilizando vias de acesso para um caminhão de esgoto.

Não há necessidade de esperar até que os ralos preencham o último centímetro cúbico do recipiente. O enchimento excessivo da fossa aumenta várias vezes a probabilidade de contaminação da área. Se dois terços do tanque estiverem ocupados por águas residuais, é hora de reduzir o seu nível utilizando os meios disponíveis.

Método #1 - esvaziar e bombear a fossa

Se desejar, a fossa pode até ser limpa manualmente, usando um balde comum preso a uma corda. Os proprietários de pequenas casas de verão fazem exatamente isso. Este trabalho é extremamente desagradável e requer preparação. Primeiro, você deve usar um traje de proteção ou outra roupa que não se importe de sujar. Isso é necessário para proteger a pele, os drenos podem ser bastante agressivos.

Limpeza mecânica de fossa
Para a limpeza mecânica das fossas, são utilizadas máquinas especiais - bombas de sucção, que bombeiam o conteúdo do recipiente e o levam para descarte.

Então é preciso cuidar da proteção do trato respiratório, e não é só o mau cheiro característico. Os vapores que emanam do esgoto contêm metano, cuja inalação é extremamente perigosa para os seres humanos. Pelo mesmo motivo, não é recomendável realizar trabalhos de limpeza sozinhos, principalmente se os trabalhos forem planejados dentro da fossa.

Se a pessoa abaixo ficar inconsciente por causa da fumaça tóxica, um parceiro pode ajudá-lo. Além de traje de proteção e respirador, é necessário usar botas altas de borracha ou protetores de sapato, além de luvas.

Você também precisará de um recipiente lacrado no qual o conteúdo da fossa será descartado. Posteriormente, esse esgoto deverá ser levado ao local designado para seu descarte.

Limpeza do reservatório com bomba de sucção
A distância entre o caminhão de esgoto e a fossa não deve ser superior a quatro metros. Este ponto deve ser levado em consideração na escolha do local para a rede de esgoto, bem como durante a requalificação do local.

A limpeza manual é uma tarefa longa, perigosa e desagradável. Se o seu orçamento permitir, é melhor usar um especial para bombear esgoto em um recipiente, não em um balde. bomba fecal.

As coisas serão muito mais rápidas e haverá significativamente menos contactos perigosos com muitas águas residuais. Mas neste caso não devemos esquecer as medidas de segurança.

Bomba fecal
Para limpar a fossa com as próprias mãos, você pode usar uma bomba fecal. Esta bomba precisa ser lavada periodicamente, pois fica entupida com resíduos sólidos.

É muito mais conveniente limpar a fossa com equipamento especializado, por exemplo, um sugador de lodo.Esta é uma máquina que chega ao local e bombeia as águas residuais através de uma mangueira larga especial.

A distância entre a bomba de sucção e o objeto de limpeza não deve ser superior a quatro metros. Esta técnica não atende poços com mais de três metros de profundidade, mas essas estruturas profundas geralmente não são encontradas.

Limpeza manual de uma fossa
Por uma questão de segurança, ao limpar manualmente uma fossa, é melhor realizar todos os procedimentos em conjunto: um trabalha por baixo e o segundo segura por cima

Mesmo na hora de construir uma fossa, deve-se levar em consideração esta nuance: os aspiradores cobram não pelo volume de resíduos bombeados, mas por cada visita. Para reduzir custos, é necessário calcular o volume da fossa para que seja destinada ao bombeamento uma quantidade de efluente múltiplo da capacidade da bomba de sucção. Ao mesmo tempo, é preciso lembrar que o bombeamento começa se o poço estiver dois terços cheio e não “até a capacidade”.

Método #2 – decomposição biológica de águas residuais

O processo de reciclagem de águas residuais com a ajuda de microrganismos é amplamente utilizado em diversas fossas sépticas e COV industriais. Mas hoje, mesmo para fossas, foi desenvolvida uma linha de produtos biológicos que pode fazer o que não é possível no esvaziamento de fossas - reduzir ou eliminar completamente o odor desagradável característico dos esgotos.

Tratamento biológico de fossa
Dependendo da forma de liberação dos preparados para tratamento biológico, pode ser necessário seu preparo preliminar. Normalmente os grânulos ou pó só precisam ser dissolvidos em uma pequena quantidade de água

O caminhão de coleta de esgoto sai e um espírito de esgoto sufocante paira sobre o local por mais algumas horas, ou até dias. O uso de medicamentos biológicos melhora significativamente a situação.

Para isso, é necessário escolher um produto adequado e utilizá-lo de acordo com as instruções. Liberar bactérias para fossas na forma de géis, líquidos, pós, grânulos, etc.

Os microrganismos decompõem o conteúdo do esgoto em água e lodo ambientalmente neutro. Do poço permeável, a água flui para o solo circundante e o lodo se acumula gradualmente. Naturalmente, o grau dessa purificação é inferior ao dos COV de alta tecnologia; a água não pode ser usada para irrigação e os sedimentos não podem ser usados ​​como fertilizante. Mas a velocidade de enchimento da fossa é significativamente reduzida.

É claro que o sedimento da própria estrutura de esgoto não irá a lugar nenhum, ele também precisa ser removido ou bombeado pelo método descrito acima em caminhões de esgoto. Há mais uma nuance importante - nem todas as águas residuais podem ser processadas com bactérias.

Preparações biológicas para esgoto
Preparações especiais destinam-se à limpeza biológica de fossas. Alguns deles são projetados para reciclar papel higiênico dissolvido em ralos

Os resíduos inorgânicos que entram no esgoto acumulam-se no fundo e reduzem a quantidade de espaço livre no tanque de armazenamento. Produtos químicos domésticos agressivos, como aqueles que contêm cloro, podem criar um ambiente prejudicial aos microorganismos. Os proprietários de máquinas de lavar e lava-louças devem ter cuidado a esse respeito.

Método #3 – uso de produtos químicos

Se o tratamento biológico é apenas um feriado para o meio ambiente, então o uso de produtos químicos pode representar uma ameaça.

Para remover resíduos de fossas, os seguintes são mais usados:

  • preparações de formaldeído;
  • oxidantes de nitrato;
  • sais de amônio.

Mesmo quem está longe da química sabe que o formaldeído é uma substância perigosa. Sua única vantagem é o preço relativamente baixo. Este medicamento é tóxico e pode causar câncer. Por esses motivos, o formaldeído praticamente não é utilizado na limpeza de fossas.

Os produtos de limpeza à base de oxidantes de nitrato apresentam características de segurança muito melhores. Sua composição está próxima dos componentes de fertilizantes deste tipo, ou seja, Se a dosagem estiver correta e as instruções forem seguidas, este limpador é totalmente seguro. Esses medicamentos têm um preço elevado, o que se justifica plenamente pela sua alta eficiência.

Cristais de sal de amônio
Os sais de amônio são um produto químico eficaz para a limpeza de fossas, mas esses produtos químicos devem ser usados ​​com cautela, de acordo com as instruções.

Quando adicionado ao esgoto, o medicamento dilui efetivamente os resíduos, ao mesmo tempo que neutraliza odores desagradáveis. Após o término do efeito da droga, o conteúdo processado da fossa pode ser rapidamente bombeado e descartado.

Outra propriedade útil dos produtos de limpeza à base de nitrato é que sua eficácia não diminui mesmo quando em contato com os produtos químicos domésticos mais agressivos.Produtos deste tipo são adequados para a limpeza não só da fossa, mas também de todo o sistema de esgoto.

Atualmente não há dados precisos sobre o quão seguros são os medicamentos à base de sais de amônio. Portanto, ao usar este produto, como qualquer produto químico agressivo, é necessário estudar cuidadosamente as instruções e segui-las à risca.

A presença de agentes contendo cloro nas águas residuais pode enfraquecer o efeito do uso deste medicamento, mas de acordo com as avaliações, ele lida bem com odores desagradáveis.

Fossa cheia
Esperar até que a fossa séptica esteja cheia é uma má estratégia. A limpeza deve começar quando a quantidade de esgoto for 60-70% do volume do contêiner

Ao escolher um método de limpeza de esgoto, você deve levar em consideração sua situação específica. Por exemplo, se você precisar limpar uma fossa sob um vaso sanitário separado, preste atenção aos produtos que podem dissolver não apenas os ralos, mas também o papel higiênico.

Resolvendo o problema do assoreamento

O assoreamento é um problema sério para áreas permeáveis filtrar bem, e para uma fossa selada. No primeiro caso, a parte líquida do sedimento não conseguirá entrar no solo devido à densa camada de lodo que cobre as paredes internas da estrutura. No segundo caso, o esgoto deverá ser bombeado com mais frequência, pois os depósitos reduzirão o volume do contêiner.

Um dos sinais de formação de lodo dentro de uma fossa é o aparecimento de um odor desagradável característico - vapor de sulfeto de hidrogênio. Ao descobrir como limpar uma fossa assoreada, é preciso lembrar que neste caso é preciso fazer mais do que apenas neutralizar os resíduos ou bombear o conteúdo.

Fossa com transbordamento
Se a sua fossa encher muito rapidamente ou ficar assoreada com frequência, você pode querer considerar atualizá-la com um contêiner adicional e transbordar

Toda placa deve ser removida das paredes e do fundo do recipiente. Para fazer isso, são usados ​​produtos químicos ou métodos de limpeza química, mas uma combinação desses métodos costuma ser mais eficaz. Durante a limpeza mecânica, a maior parte do esgoto é primeiro bombeada. Depois disso, é necessário fornecer água sob forte pressão usando uma mangueira para o recipiente.

A superfície interna da fossa é tratada com jato de forma a quebrar o sedimento sedimentar e desmembrá-lo em pequenas partículas individuais. O processamento é realizado até que o recipiente esteja cheio em aproximadamente 25%. Depois disso o conteúdo bombeado com uma bomba ou um sugador de lodo e depois descartado.

Para limpar quimicamente uma estrutura assoreada, são usados ​​produtos de limpeza químicos projetados para dissolver inclusões sólidas – os oxidantes de nitrato já descritos acima. Eles geralmente também lidam com depósitos de sedimentos.Depois de algum tempo, todo ou quase todo o conteúdo se tornará líquido e poderá ser bombeado sem problemas.

Fundo do filtro do poço de absorção
Após a limpeza do poço de absorção, recomenda-se a substituição do fundo do filtro: retirar o aterro antigo e preencher novamente o espaço vago com camadas de areia, brita e brita

Vale ressaltar que o uso de produtos químicos será muito mais caro do que o esvaziamento por bombeamento, mas esta operação é mais fácil de realizar e levará menos tempo. No processo de remoção física do lodo, você terá que aguentar uma grande quantidade de sujeira, que geralmente vem acompanhada desse procedimento.

Em fossas sem fundo, também será necessário limpar ou atualizar o filtro de areia e cascalho localizado no fundo. O mais seguro seria retirar todo o conteúdo do filtro e reinstalar os componentes limpos: uma camada de areia, brita e/ou cascalho com cerca de 40 centímetros de espessura.

Para evitar o assoreamento da fossa, recomenda-se drenar a água dela para um campo de filtração. É melhor fazer isso na fase de criação da estrutura, mas se desejar, você pode realizar esta operação posteriormente. Para fazer isso, você precisa instalar um horizontal tubulação de esgoto para eliminação de resíduos líquidos.

Fossa assoreada
Se a fossa estiver assoreada, ela deve ser imediatamente bombeada e as paredes limpas com raspador ou produtos químicos, como oxidantes de nitrato

Para instalar um campo de filtração, é necessário escavar o solo até o nível de assentamento do tubo de saída. Uma camada de agrofibra é colocada e a pedra britada é colocada por cima. Sobre esta “almofada” é colocado um cano que sai da fossa. O tubo deve ser perfurado, bastando fazer furos em distâncias iguais.

Outra camada de brita é colocada em cima do tubo e depois coberta novamente com agrofibra. Acontece que o tubo é cercado por todos os lados por materiais filtrantes. Isso garantirá a rápida remoção do conteúdo líquido da fossa e seu descarte seguro no solo.

Algumas recomendações valiosas

Se os problemas com a fossa começarem a ocorrer com mais frequência, faz sentido melhorar o funcionamento da estrutura de forma acessível. Alguns estão satisfeitos fossa com transbordamento, que funciona como uma fossa séptica. Para isso, ao lado do container existente, colocam outro, aproximadamente igual.

O primeiro recipiente deve ser hermético e o segundo permeável ou sem fundo. É possível tornar o segundo recipiente hermético, mas então deve-se prever que os sucos sejam descarregados em um campo de filtração ou em um poço de drenagem. O transbordamento entre estas duas seções é instalado com ligeira inclinação no terço superior dos contêineres.

Primeiro, as águas residuais fluirão para o primeiro compartimento, onde se depositarão, os resíduos sólidos irão para o fundo e o componente líquido do conteúdo do esgoto transbordará quando atingir o nível desejado.

O segundo compartimento receberá principalmente resíduos líquidos, que irão rapidamente para o campo de filtração para posterior descarte. Como resultado, o poço terá que ser limpo com muito menos frequência e a probabilidade de assoreamento da estrutura diminuirá sensivelmente.

Congelamento de uma tubulação de esgoto
O congelamento de canos de esgoto ocorre com mais frequência devido a falhas durante a instalação. Se isso acontecer, o tubo precisa ser aquecido para restaurar o sistema de esgoto.

No inverno, a drenagem da fossa pode congelar, o que causará problemas no funcionamento da rede de esgoto. Para corrigir a situação, a massa congelada deve ser descongelada.Tradicionalmente isso é feito usando pistola de calor ou seu análogo caseiro. Se não houver fonte de alimentação, acendem-se fogueiras perto do poço congelado, usa-se um maçarico, etc.

Para artesãos que têm pelo menos um pouco de experiência em trabalhar com eletricistas, está disponível outro método de descongelamento de fossa - aquecimento direto com corrente elétrica. Um pino de metal é colocado no meio da fossa congelada até aproximadamente a profundidade de congelamento.

Então você precisa pegar um cabo elétrico de comprimento adequado. Sua extremidade é desencapada e conectada ao pino, e a alimentação de 220 V é fornecida à extremidade oposta.

O descongelamento completo da estrutura pode demorar bastante, às vezes é preciso esperar cerca de um dia, tudo depende do tamanho da cava. Ao realizar este tipo de trabalho, é imprescindível cumprir os requisitos de segurança elétrica, por exemplo, usar luvas de proteção de borracha, sapatos, etc.

Se não é a fossa que congela, mas sim a tubulação de esgoto que leva a ela, isso indica falhas na instalação das comunicações, por exemplo, a vala não era profunda o suficiente ou não havia isolamento. Esses problemas podem ser corrigidos no verão, mas no tempo frio deve-se ter cuidado para descongelar as tubulações.

A corrente elétrica também pode ser usada para isso. No final do cabo você precisa descascar uma seção igual à circunferência do tubo. Para calcular este valor, basta multiplicar o diâmetro do tubo por 3,14, ou seja, ao número “pi”.

O fio protegido é então enrolado no tubo congelado. A energia é fornecida ao cabo, após algumas horas desse aquecimento, o conteúdo do tubo derreterá e a operação do sistema de esgoto será retomada.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Uma opção prática para limpeza de fossa assoreada é apresentada neste vídeo:

Aqui demonstramos o procedimento para bombear resíduos de uma fossa usando uma bomba fecal, que deve ser lavada periodicamente:

O processo e o resultado do uso de um bioativador para limpeza de fossa podem ser vistos neste vídeo:

Embora uma fossa seja uma opção muito simples para um sistema de esgoto autônomo, ela requer manutenção adequada e limpeza oportuna. Os meios modernos permitem eliminar os resíduos acumulados num edifício de forma rápida e eficiente.

Ainda tem dúvidas sobre limpeza de fossas? Ou talvez você conheça outros métodos igualmente eficazes e já os tenha experimentado na prática? Tire suas dúvidas e compartilhe sua experiência no bloco localizado no final do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Semyon

    A melhor maneira é cavar um novo :-)
    Não, mas agora é um método mecânico, na minha opinião, o mais acessível é de 800 rublos por metro cúbico de bombeamento, é mais fácil encontrar de 3 a 4 mil rublos do que mergulhar nesse assunto sozinho.
    Afinal, a limpeza não é um processo tão frequente para uma casa particular, onde 4 a 5 pessoas vão ao banheiro.
    Nas aldeias de lá, as fossas debaixo dos sanitários estão cheias há décadas e os resíduos normalmente vão para o solo.

  2. Daniel Demônio

    Ah, esse tipo de trabalho não é para mim. Eu não mergulharia nessa merda, não tenho esse terno. É melhor pagar alguns milhares a essas pessoas infelizes do que fazer esse trabalho sujo. Mas se você não liga para tudo isso e quer apenas economizar, então a bandeira está nas suas mãos. Faça tudo conforme escrito acima e tudo dará certo. Meu amigo estava limpando, mas ele tinha um traje profissional para tal atividade, e eu teria escalado nele.No mínimo, prefiro cavar um novo poço de lixo.

  3. Sergei

    Embora existam vários métodos para limpar uma fossa de esgoto, eu uso o método antigo e comprovado. Chamo uma máquina especializada e uso uma mangueira para bombear os resíduos acumulados para um tanque instalado no caminhão aspirador. Eles entregam. Claro, isso é caro, mas é eficaz. Não há nada que você possa fazer a respeito do cheiro depois de bombeá-lo, mas ele desaparecerá.

  4. Bóris

    Apoio totalmente todos os comentaristas acima. Hoje em dia é mais fácil chamar um aspirador de pó do que entrar você mesmo em uma fossa. Nas aldeias escavam novas e nas áreas urbanas utilizam os serviços.

  5. Sergets

    Pessoas interessantes vocês são! Neste artigo, ninguém incentiva ninguém a entrar em uma fossa. Parece que você nem leu o artigo!

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica