Como funciona uma fossa com transbordamento: diagramas e tecnologia de construção
Uma estação de tratamento independente em uma área suburbana permitirá resolver o problema de eliminação de resíduos de forma correta.É relevante para assentamentos não conectados a redes centrais. Se a conexão não estiver planejada nos próximos anos, uma fossa com transbordamento será a melhor solução. Um benefício útil da civilização servirá como opção urbana. É confortável, você não concorda?
Você aprenderá como fazer uma estrutura de limpeza com transbordamento lendo nosso artigo. Examina minuciosamente as opções de projeto do sistema e descreve a tecnologia de construção. As vantagens que um sistema de esgoto autônomo proporcionará estão listadas.
As informações apresentadas sobre as especificidades da construção de fossas de transbordamento e as características de seu funcionamento são baseadas em documentos normativos e na experiência de construtores independentes. Adições valiosas e valiosas ao texto são coleções úteis de fotos, diagramas e tutoriais em vídeo.
O conteúdo do artigo:
Princípio de funcionamento e dispositivo
O projeto da fossa mais simples com poço de transbordamento inclui dois objetos conectados entre si por um pedaço de tubo.
O primeiro é um contêiner selado de grande porte, construído segundo o princípio de um tanque de armazenamento com paredes e fundo impenetráveis.
A segunda parte da estrutura está disposta exatamente da mesma forma que a versão filtrante do poço de esgoto. Isso significa que não possui um fundo monolítico impenetrável. Em vez de uma laje maciça de concreto, é construída uma espécie de filtro com espessura de 1 m ou mais na área onde é construído o fundo condicional.
O filtro é feito em forma de aterro feito de materiais com altas propriedades de filtração: brita, escória, cascalho e/ou areia.
As paredes podem ser sólidas ou com furos para aumentar a taxa de remoção dos resíduos processados do poço filtrante, também chamado de poço de absorção.
Conecte a fossa e filtrar bem overflow - um tubo localizado em ângulo em direção ao absorvedor. A profundidade de sua colocação depende dos dados climáticos da região, ou seja, como qualquer tubulação colocada no solo, o transbordamento deve estar abaixo do nível de congelamento sazonal do solo.
Uma tubulação de esgoto é conectada ao tanque de armazenamento, através da qual as águas residuais fluirão do sistema de esgoto interno para o tanque de armazenamento.
Acima da fossa é instalado um teto com escotilha destinada ao bombeamento do conteúdo. O tubo de ventilação é montado de forma que a borda inferior fique acima do horizonte de drenagem em qualquer grau de enchimento. A segunda extremidade do tubo é trazida à superfície.
Para uma fossa com um poço filtrante, pode-se construir apenas um duto de ventilação, mas é melhor equipar cada compartimento de uma estação de tratamento simples com ventilação própria.
Este design torna o processo de tratamento de águas residuais mais eficiente e rápido. Primeiro, todos os resíduos entram na primeira câmara selada. Aqui eles se acumulam e se decompõem sob a influência de bactérias. Aos poucos, há mais resíduos, o nível do líquido na câmara sobe e chega ao transbordamento.
A parte insolúvel do efluente deposita-se no fundo, e a parte parcialmente clarificada com a participação de bactérias e componente líquido sedimentado, à medida que enche, atinge o nível da instalação de transbordamento e se desloca por gravidade para o poço de absorção, no qual a massa de esgoto é ainda mais purificado.
Em um poço filtrante, o efluente passa pela camada de drenagem e entra no solo, sendo novamente purificado por meio de um filtro natural de barro. E os resíduos sólidos na forma de depósitos de lodo acumulam-se em um compartimento lacrado da fossa, de onde são posteriormente retirados e, se desejado, utilizados pelos proprietários como matéria-prima para o preparo do composto.
Por que tais complicações são necessárias, já que é mais fácil bombear a massa de esgoto da fossa e assim se livrar dela? A presença de dois contêineres aumenta significativamente o tamanho da rede de esgoto, parte do efluente, após tratamento natural, é transferida para o solo, reduzindo significativamente o número de chamadas de caminhões de esgoto.
À medida que o número de poços de transbordamento aumenta, o esquema torna-se um pouco mais complicado. No entanto, isto aumenta o tempo desde a recepção dos resíduos no recipiente até à transferência do componente líquido para o solo. Isso permite melhorar a qualidade do tratamento de águas residuais e torná-lo mais seguro para o meio ambiente.
A prática mostra que uma estação de tratamento composta por dois ou mais poços produz significativamente menos odores desagradáveis do que uma versão convencional deste tipo de construção. Geralmente não há odores ou são insignificantes. Ajudará a melhorar a situação com o processamento do lodo de esgoto e a eliminação de odores. uso de bactérias especiais.
Os desagradáveis sons de esmagamento que uma fossa superlotada emite estão ausentes em um projeto com transbordamento. Os proprietários de tais estruturas geralmente não precisam economizar recursos de esgoto. Eles podem aproveitar a água sem se preocupar com o transbordamento do esgoto.
Números e padrões básicos
Antes de iniciar as obras, deve-se escolher um local adequado para a cava com transbordamento. Os padrões para a distância de uma estrutura de outros objetos no local são aproximadamente os mesmos que para fossa comum, uma vez que o problema da poluição das águas subterrâneas ainda é relevante.
Você também deve levar em consideração as características do solo do local. Quanto maior a permeabilidade do solo, maior deverá ser a distância que separa osfossa de duas câmaras de outros edifícios.
Dependendo do tipo de solo, recomenda-se localizar a estrutura de esgoto distante do edifício residencial:
- não inferior a 15 m — para solos arenosos, britados, seixos e cascalhos;
- pelo menos 10 metros - para margas arenosas.
As fossas com efeito de transbordamento são instaladas apenas em solos com altas qualidades de filtração. Se a base da estrutura de absorção for argilosa, rochosa ou semi-rochosa, a construção de uma estação de tratamento com tal desenho deverá ser abandonada.
O espaço que separa a fonte de água potável e a rede de esgoto deve ser sólido:
- não inferior a 50 m - para areias;
- pelo menos 30 metros - para margas arenosas.
Como a criação de uma estrutura composta por duas câmaras exige mais tempo e esforço do que a construção de uma fossa convencional, não faz sentido fazer uma estrutura de pequeno volume. A capacidade mínima recomendada da estrutura é de 2 metros cúbicos. metros. Tais parâmetros garantem uma capacidade de esgoto na faixa de 0,2-0,5 metros cúbicos. m/h.
Ao projetar a estrutura, também é recomendável levar em consideração alguns parâmetros. Por exemplo, a distância ideal entre as câmaras de uma fossa é de um metro. Embora também existam estruturas em que as câmaras são separadas simplesmente por uma parede espessa. Há um buraco para o transbordamento nesta parede adjacente. Mas esta opção é considerada menos eficaz.
Recomenda-se dar ao transbordamento uma inclinação padrão para tubulações de esgoto para facilitar a movimentação de resíduos líquidos para o poço do filtro.O cano de esgoto que sai da casa é colocado em uma inclinação semelhante - 1,5 cm de altura por metro de cano é suficiente.
Se o sistema de esgoto estiver instalado corretamente, não haverá problemas. No entanto, recomenda-se verificar regularmente o nível de enchimento da estrutura. Caso sejam instalados filtros no interior da estrutura, seu estado deve ser monitorado pelo menos uma vez por mês.
Opções para construção de estações de tratamento
Na escolha do local para a fossa, é necessário prever vias de acesso para equipamentos especiais. Se isso não for possível, ao instalar um sistema de esgoto, você terá que realizar manualmente extensos trabalhos de escavação para cavar um poço. Pode ser ainda mais difícil e completamente desagradável. procedimento de limpeza manual instalação de armazenamento de dejetos humanos.
Para fazer uma fossa de duas câmaras, você pode usar uma variedade de ferramentas. Claro, é importante que proporcionem estanqueidade ao primeiro compartimento da estrutura e permeabilidade ao segundo. A versão mais comum de tais estruturas é fossa feita de anéis de concreto.
Na primeira câmara o fundo é concretado ou colocada uma laje de concreto; na segunda câmara o fundo é coberto com uma camada de material filtrante de um metro de comprimento: brita, cascalho e/ou areia. Adequado para a construção de fossa e tijolo. O fundo do compartimento de tijolos selado também deve ser concretado. A alvenaria é feita nesta base.
O fundo da segunda seção da fossa fica livre e, assim como nos anéis de concreto, é coberto com brita ou cascalho.Na verdade, essa camada de filtração é usada em qualquer versão da seção permeável da fossa. A alvenaria aqui pode ser feita com vãos para tornar as paredes permeáveis. Isso reduzirá o consumo de tijolos e o tempo de trabalho.
Outra maneira de criar uma fossa selada é preenchê-la com concreto. Para isso é necessário fazer torneamento e reforçar as paredes da estrutura com reforço. Este é um método bastante trabalhoso e caro e não é usado com frequência.
As possibilidades de criação de uma parte filtrante de uma fossa são mais variadas. Aqui você pode instalar perfurados recipiente de plástico ou até mesmo fazer poço de resíduos de pneus. Alguns usaram grandes recipientes galvanizados instalados na cava, distantes um do outro, para construir ambos os compartimentos.
Ao utilizar os materiais disponíveis para a realização de uma rede de esgoto, deve-se lembrar que eles devem ficar muito tempo em contato com um ambiente úmido e agressivo. Somente os materiais resistentes a tais condições podem ser considerados aceitáveis.
Design de três câmaras
Se as dimensões das propriedades rurais permitirem, é melhor fazer não dois, mas três poços de transbordamento para limpar as águas residuais de uma fossa. Todos esses departamentos, é claro, estão conectados por um excesso. Neste caso, a distância entre as câmaras pode ser menor - apenas 70 cm.Recomenda-se que o tamanho de cada câmara, por exemplo, o diâmetro dos anéis de concreto, seja de no mínimo um metro.
Os dois primeiros poços são destinados ao processamento de águas residuais e o último é à filtragem do componente líquido da massa de esgoto que passou por duas etapas de purificação. Seu fundo e/ou paredes são permeáveis, como na construção de uma rede de esgoto de duas câmaras.
As águas residuais tratadas podem ser redistribuídas não apenas para as camadas subjacentes, mas também descarregadas em valas de esgoto ou reservatórios não utilizados. O efluente de uma estação de tratamento pode ser transportado para os campos de filtração por meio de drenos - tubos com furos para liberação do componente líquido purificado.
Os drenos são colocados em solos sedimentares, não coesos, de densidades variadas, de preferência sem camadas de argila. O sistema de drenagem é construído a uma profundidade abaixo do nível de congelamento do solo pela espessura real do tubo. Os ralos são recobertos com uma camada de geotêxtil e posteriormente recobertos com brita ou brita com enchimento de areia.
A presença de três câmaras aumenta o volume de esgoto e melhora significativamente o processamento de águas residuais. O líquido resultante pode ser utilizado para diversas necessidades técnicas, geralmente para irrigação.
Etapas de construção de um sistema monolítico
Aqueles que desejam preencher fossa séptica de concreto monolítico Eles economizarão significativamente em custos, mas a construção demorará muito mais para quem decidir comprar anéis de concreto prontos. Resumidamente sobre o processo do dispositivo na seleção de fotos:
Procedimento de instalação para um poço de duas câmaras
As obras de construção de uma rede de esgoto de duas câmaras começam com a marcação. É necessário determinar a localização e configuração de ambos os poços.Você pode cavar um buraco grande, instalar contêineres nele e depois preencher o espaço entre eles com terra, mas geralmente isso só aumenta os custos e o tempo das obras.
Normalmente, um buraco é cavado com uma escavadeira. Se você decidir cavar manualmente, use uma pá e um balde preso a uma corda para remover a terra. Ao usar anéis de concreto, cavar um buraco pode ser feito da seguinte forma: primeiro instale um anel no lugar certo, depois comece a cavar por dentro, minando gradativamente o solo sob as paredes do anel.
Gradualmente, o anel descerá pelo eixo cilíndrico. Este método é especialmente adequado em solos leves, pois evita o colapso das paredes da cava. Em todos os outros casos, recomenda-se dar às paredes da cava uma ligeira inclinação para que não desmoronem ou desmoronem.
Depois que os poços forem cavados, é necessário organizar o fundo, ou seja, preencha-o com betonilha. Pedra britada é adicionada à solução para tornar o fundo mais durável. Se os anéis de concreto já tiverem sido colocados, a concretagem é feita dentro do círculo.
Caso se opte pela utilização de um recipiente plástico como câmara estanque, a base para sua instalação é concretada. O contêiner é baixado na cova sobre uma laje de concreto endurecido e cuidadosamente coberto com terra.
À medida que for enchendo o recipiente, recomenda-se despejar água aos poucos para que grande quantidade de terra não esmague a estrutura.A água equilibrará a pressão interna e externa.
Na segunda câmara, como já mencionado, em vez de uma solução de concreto, é despejada uma camada de material filtrante. A tecnologia de construção desta parte da estrutura praticamente não difere da construção de um poço de absorção convencional e depende do tipo de material: tijolo, pneu, madeira, etc.
Agora você precisa conectar um cano de esgoto à primeira câmara da fossa e também instalar um transbordamento. O tubo é colocado na vala de forma que fique abaixo do nível de congelamento do solo.
Recomenda-se a utilização de materiais de isolamento térmico como proteção adicional contra congelamento.
O transbordamento também é instalado com declive. É feito de um pedaço de tubo de plástico com diâmetro de 100 mm. O transbordamento é colocado de forma que partes do tubo se projetem para dentro dos recipientes.
Você pode instalar seções verticais perpendiculares do mesmo tubo para melhorar o funcionamento do sistema de esgoto.
Na mesma etapa são instalados filtros de malha que, conforme mencionado acima, devem ser inspecionados regularmente e, se necessário, limpos. No entanto, poços com transbordamento na forma de um simples pedaço de tubo também funcionam com bastante sucesso.
Se a água for drenada do filtro através de drenagem adicional, este tubo também deve ser colocado no solo sobre uma camada de brita. Ambas as câmaras da fossa devem estar bem fechadas. Isso geralmente é feito usando lajes de concreto com furos de serviço redondos ou quadrados.
Os furos são fechados com tampas especiais produzidas para instalações de esgoto. Agora precisamos resolver o problema da ventilação. Para uma fossa tradicional do tipo armazenamento, é necessário remover uma parte significativa dos gases fétidos do recipiente.
O método de remoção dos gases metano gerados durante o tratamento de águas residuais depende do tipo de bactéria envolvida na construção. Alguns deles já estão presentes nas águas residuais por razões naturais, mas o processo de processamento é muito mais eficiente se preparações bacterianas especiais forem adicionadas à seção de armazenamento da estação de esgoto.
Existem microrganismos aeróbicos e anaeróbicos. Os primeiros precisam de um fornecimento constante de ar fresco, ou seja, eles funcionam apenas na presença de oxigênio. As bactérias anaeróbicas não precisam de acesso ao ar. São esses microrganismos que podem realizar o processo de processamento de águas residuais em um recipiente lacrado.
Caso ainda seja necessário fornecer ventilação à estrutura de esgoto, é feito um furo especial na tampa do compartimento para sua disposição. Nele deve ser instalado um tubo com diâmetro de cerca de 100 mm. A parte superior do tubo é fechada com uma tampa cônica especial para evitar que a precipitação entre na fossa.
O processo de criação de uma estrutura de fossa composta por três compartimentos não difere muito da tecnologia descrita acima. Eles apenas fazem três em vez de dois poços. Conseqüentemente, serão necessários três poços, não dois. Ambos os primeiros compartimentos são selados e o último compartimento é deixado permeável.
Produzido fossas sépticas industriais também trabalham com base no princípio do processamento de águas residuais em vários estágios usando microorganismos. Mas são considerados mais eficientes, produtivos e na saída permitem obter uma quantidade significativa de líquido purificado adequado para uso técnico.
A instalação de uma fossa séptica é feita por especialistas e leva relativamente pouco tempo. Mas dado o custo da estrutura, ela deve ser complementada com o pagamento dos serviços de instalação para se ter uma visão completa.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O diagrama para instalação rápida de fossa é apresentado claramente no vídeo a seguir:
Uma fossa de transbordamento é, obviamente, uma versão mais moderna e conveniente de uma fossa convencional. É claro que criar uma estrutura de duas ou mesmo três câmaras requer mais custos de material, tempo e esforço. Mas tudo isso terá mais do que retorno no futuro, quando os moradores da casa sentirem o efeito do uso de um sistema de esgoto confiável que requer manutenção mínima.
Se você tem experiência na construção de fossas de transbordamento ou já se deparou com esse problema e tem algo para compartilhar com nossos leitores, deixe suas dúvidas ou dicas valiosas abaixo nos comentários.
Olá! Apelo àqueles que já conseguiram fazer por conta própria uma fossa com transbordamento. Estou planejando começar a construí-lo em minha casa de verão, mas temo que isso me custará muito dinheiro. Quanto dinheiro pode ser gasto nos materiais necessários e na própria obra? P.S. Não há prazos.
Vasily, em geral, sua pergunta, infelizmente, não tem resposta, pois você não indicou quais materiais deseja utilizar, profundidade, etc.
Posso lhe dizer como economizar dinheiro usando o exemplo do meu amigo. A fossa séptica custou 40 mil “chave na mão”. Um tratorista local cavou com ele e encontrou um manipulador para pegar os anéis comprados em um anúncio. Novamente, eles compraram outros materiais, canos, lá. O resultado é 20 mil. Mas os preços regionais para tudo às vezes diferem muito.
Mas, novamente, você mesmo pode cavar um buraco, uma trincheira... Você pode colocar rodas, um recipiente de plástico. Então, realmente, cinco mil funcionarão dentro do orçamento. Meus amigos simplesmente fizeram isso minuciosamente, para uma família grande e para uso permanente, e não para uso no campo, como o seu.
Nikolai, boa tarde. Temos o mesmo problema, cavamos uma fossa séptica que transbordou de 3 contêineres. Mas há água nos três!(((Já concretamos várias vezes... Mesmo assim, a água vai se acumulando aos poucos. Não podemos começar. O solo é argiloso. Você pode nos contar o nosso erro?
Você pode gastar dois mil rublos, dos quais precisará comprar um recipiente cilíndrico de metal com diâmetro de 1,5 metros, profundidade de 2,5 metros e um tubo de plástico - ralo.É necessário fazer vários furos no recipiente com um moedor para permitir que o líquido escoe para o solo, e no segundo furo de 2x2 metros, jogar brita no fundo quase até o topo, e em cima de pedrinhas ou pedra - entulho, o segundo buraco nunca será preenchido. Esse tipo de sistema de esgoto em si: eu bombeio uma vez a cada 7 anos, só na primeira fossa!
Olá. Nem sempre relevante. Se o nível do lençol freático em toda a área for alto, como, por exemplo, na nossa dacha, o enchimento da segunda fossa será frequente sazonalmente e os seixos impedirão o uso da bomba.
No ano passado foi necessária a ampliação da fossa. Tive que sofrer muito tempo, pois tudo era feito à mão e com sucata. Cavei um buraco e usei pneus grandes e velhos para construir a câmara. O maior problema foi que o buraco foi cavado a 7 metros do existente, pois não havia espaço. E a principal dificuldade foi conectar o cano. Não foi fácil, mas ainda assim consegui completar a tarefa.
7m não são suficientes para transbordar? Estou com um problema parecido, estou pensando na opção de transbordar, mas a distância do furo existente (antigo) também será em torno de 7-8m, não é demais?
Bom dia, Sérgio. Não, não é muito. A distância é determinada com base nas condições do terreno. O principal é manter a inclinação, veja a Figura 1. Preste atenção na mudança dos parâmetros dependendo do diâmetro dos tubos.
Como a distância planejada é bastante grande, não negligencie os padrões. Muita inclinação pode causar bloqueios porque o fluxo de água se moverá em uma velocidade maior, não tendo tempo para carregar fezes/resíduos grandes pelo ralo.
O ponto de saída do tubo do primeiro contêiner provavelmente estará localizado acima do ponto de congelamento do solo, por isso é aconselhável isolar pelo menos os primeiros 4 metros.
Não se esqueça também de preparar uma almofada de areia sob o tubo em todo o seu comprimento.
Olá. Em geral, é desejável que a distância seja de no mínimo 0,5 m, pois as águas residuais, contendo gorduras e outras substâncias, podem depositar-se nas paredes das tubulações, o que não será fácil de limpar. Além disso, será necessário um isolamento mais cuidadoso do tubo: o congelamento no inverno é possível com pouco fluxo de água. Mas se o espaço não permitir, não há nada que você possa fazer a respeito.
Olá! Diga-me, vi isso em alguns diagramas... Por que eles fazem um transbordamento no fundo de uma fossa séptica de duas ou três câmaras? Está claro de cima, mas por que de baixo?
Dinara, vou assumir que o transbordamento na parte inferior é feito para economizar no preenchimento de resíduos fecais limosos, que, via de regra, ficam no fundo. Acontece que eles são despejados em outro barril e vão para o fundo do filtro.
Boa tarde, Dinara. Olha, qualquer fossa séptica precisa de manutenção e consiste principalmente em bombear os depósitos de lodo que se acumulam no fundo.
O transbordamento na parte inferior tem como objetivo aumentar a área útil, reduzindo assim a frequência de bombeamento de sedimentos. Esse esquema permite que você ligue com menos frequência para o caminhão de esgoto, economizando no orçamento familiar.
Olá, diga-me, eventualmente você terá que bombear a água do poço? A questão é que queremos usar esse sistema para uma cafeteria, apenas para resíduos de cozinha, mas não poderemos dirigir até a cafeteria para bombear, já que esta é uma área de parque. Ou talvez haja uma opção onde possamos dispensar o bombeamento porque a quantidade de resíduos de cozinha será pequena?
Por favor, informe. A cova da dacha adquirida é um anel de concreto, com 2,5 m de diâmetro e aproximadamente 1,2 m de altura, instalado sem fundo vedado. Obviamente para resíduos de construção.. Solo aluvial. A drenagem foi interrompida. Seria eficaz instalar um transbordamento e um filtro bem próximo para bombeamento menos frequente?
Olá, diga-me o quanto o tubo de transbordamento deve estar mais baixo em relação ao tubo de esgoto. Isso é regulamentado de alguma forma? E é possível selar os furos com espuma? Os construtores selaram com espuma e fizeram os canos no mesmo nível. Entendo a “confiabilidade e desempenho” de tal shambo, mas simplesmente não consigo fazer com que corrijam, não sei a que se referir, mas dizem que nada é regulamentado.
Boa noite !
Por favor me diga que estou sozinho e não entendo como construir uma fossa séptica corretamente, todo mundo diz coisas diferentes...
Embora haja um buraco para uma fossa séptica de três anéis, eles estão oferecendo um segundo poço de 5 anéis próximo, correto!??
E como isso está correto?
Obrigado !
Olá!
Os especialistas escrevem que é impossível construir um transbordamento em argila e águas subterrâneas altas. Pergunta 1: é realmente impossível conseguir a estanqueidade absoluta de poços de águas subterrâneas usando, por exemplo, anéis de areia polimérica?
Pergunta 2: se a resposta à pergunta anterior for “possível”, então também é possível vedar o último poço e simplesmente forçar a saída do líquido quando estiver cheio?