Poços de esgoto de plástico: variedades + recursos de instalação

A instalação de esgoto envolve a instalação de poços para atender o sistema.Se antes esta tarefa era realizada por estruturas de concreto armado, hoje, devido ao peso das estruturas e à complexidade de sua instalação, foram substituídas por análogos poliméricos.

Como os poços de esgoto de plástico se beneficiam das estruturas hidráulicas tradicionais e quais recursos de instalação eles exigem, consideraremos no artigo.

Escopo de aplicação de poços de plástico

No espaço pós-soviético poços de esgoto foram construídos principalmente a partir de anéis de concreto armado. Para aumentar a estanqueidade da estrutura, as juntas entre elas foram seladas com argamassa de cimento e seladas com fibras de linho industrial.

Mas sob a influência de flutuações de temperatura e outras influências ambientais, a vedação da junta rachou com o tempo, anéis de concreto deslocados um em relação ao outro, como resultado, o eixo perdeu sua estanqueidade e desabou parcialmente.

Os poços de plástico modernos não enfrentam tais problemas. A solidez do produto permite conexões estanques.

Alta estanqueidade da estrutura
Devido à alta estanqueidade das paredes das estruturas, o risco de acidentes na utilização de tanques plásticos é mínimo

Recipientes de esgoto de plástico prontos podem ser usados ​​​​tanto como estruturas independentes quanto como complemento de poços prontos feitos de anéis de concreto.

Na segunda opção, eles atuam como um confiável impermeabilização de poços de esgoto. Uma inserção selada de plástico em um poço feito de concreto ou tijolo protege o solo de maneira confiável contra infiltração de águas residuais.

O principal objetivo dos poços de polímero é conectar as linhas de esgoto entre si.

Mas graças às características de design, além da função principal, a sua utilização permite resolver vários problemas ao mesmo tempo:

  • fornecer condições para monitoramento do estado técnico da tubulação na junção, mudança de direção ou diâmetro da tubulação;
  • criar condições para a colocação de ramais de tubulações de esgoto em diferentes níveis;
  • reduzir/aumentar a vazão de águas residuais;
  • garantir o acesso ao trecho de esgoto encerrado no poço para inspeção e manutenção.

Em poços coletores de esgoto de grande porte, são colocados equipamentos e bombas de fechamento e regulagem caso haja necessidade técnica de estimular a movimentação dos fluxos.

Essas estruturas hidráulicas são utilizadas tanto para estruturas de esgoto industrial quanto para assentamento de serviços públicos, pluviais, redes de drenagem.

Recursos de design e padrões de produção

Independentemente do tipo de material utilizado, o projeto dos poços de esgoto é o mesmo. A estrutura é um fuste cilíndrico cravado no solo, no fundo do qual existe uma kineta - bandeja para duas ou três tubulações com águas residuais.

Instalação de estrutura plástica
Uma das condições obrigatórias para a utilização e disposição de poços plásticos para esgoto é garantir a livre circulação da água

O comprimento da estrutura pode ser ajustado por meio de extensões e eixos retráteis. Para obter o comprimento necessário da estrutura, eles são unidos, criando uma conexão forte e hermeticamente fechada.

Muitas vezes, modelos de extensão deslizante são usados ​​para expandir a estrutura. Atuando como elementos de ligação, paralelamente a isso servem como continuação da parede da estrutura.

Forma e tamanho dos tubos conectados
Dependendo das condições de operação, os tubos de esgoto podem ter diferentes formatos, curvas e ser equipados com diferentes ramificações.

A parte superior do poço é dotada de teto com portinhola. Ao instalar poços de plástico, é uma escolha lógica hachuras de polímero, graças ao qual é possível garantir durabilidade igualmente maior de toda a estrutura.

As dimensões dos modelos de plástico correspondem às dimensões dos seus homólogos de ferro fundido. Ao escolher uma hachura, eles se orientam por sua funcionalidade.

Dependendo do grau de carga suportada, todos tipos de bueiros de esgoto dividido em 4 categorias:

  • Padrão "A15" utilizado para instalação em áreas verdes e caminhos pedonais. Pode suportar até uma tonelada e meia.
  • "B125" instalados em calçadas e em áreas de parques e estacionamentos onde o peso da carga não ultrapasse 12,5 toneladas.
  • "S250" utilizado na construção de esgotos, que são colocados sob as estradas da cidade. Os produtos podem suportar cargas de até 25 toneladas.
  • "D400" as estruturas mais duráveis, capazes de suportar até 40 toneladas, são projetadas para rodovias.

As escotilhas do padrão “A15” podem ser instaladas diretamente no poço, e seus análogos das categorias “B125”, “C250” e “D400” podem ser instalados em um anel de descarga ou tubo telescópico retrátil.

Tampa de esgoto em polímero
A tampa do bueiro evita que grandes detritos de construção e outros objetos estranhos entrem no poço, tornando a operação da estrutura mais segura

O pescoço é um elemento de transição entre o eixo e a escotilha. Sua principal finalidade é aceitar e compensar cargas externas que possam danificar a mina e as tubulações que a ela conduzem. Por isso é uma estrutura ondulada ou telescópica.

A parte telescópica do eixo pode ser estendida, assumindo a posição mais conveniente para inspecionar o estado da superfície da parede e proporcionando acesso durante os trabalhos de reparo. O anel de alívio é rosqueado em ambas as extremidades, tornando a conexão o mais firme possível.

Existem furos nas paredes da estrutura para ligação das tubulações de entrada e saída.

Opção de arranjo de poço
Para evitar a infiltração de águas subterrâneas na cavidade do poço ou a infiltração de águas residuais, as paredes do poço são vedadas

Dependendo do tamanho da estrutura, os poços são de dois tipos:

  1. Diâmetro até 1 m com um eixo autônomo. Estruturas de inspeção compactas são instaladas em profundidades rasas.
  2. Diâmetro superior a 1 m. O projeto permite fácil manutenção do equipamento e, se necessário, reparo da estrutura.

O poço em si é feito do mesmo material usado na produção de canos de esgoto comuns. Pode ser policloreto de vinila (PVC) estruturado ou de duas camadas, polietileno (PE), polipropileno (PP).

Segurança ambiental da estrutura
Os polímeros criados com tecnologias modernas são materiais quimicamente resistentes e, portanto, não representam perigo para o meio ambiente

Os modelos feitos de plástico corrugado não são menos populares. Esta solução simplifica a tarefa de ajuste da altura do tanque e permite compensar parcialmente a carga no fundo, prolongando significativamente a vida útil da estrutura.

Ambos os tipos de poços estão disponíveis com paredes simples e duplas. Para resistir à compressão externa do solo, os produtos são equipados com reforços.

Vantagens e desvantagens dos modelos de plástico

As estruturas feitas de compósitos à base de polímero não são de forma alguma inferiores aos tradicionais módulos em forma de anel de concreto armado. E em alguns aspectos, os poços de polietileno e cloreto de polivinila são ainda superiores.

Dentre as vantagens inegáveis ​​​​dos poços plásticos para a disposição de rede de esgoto, vale destacar:

  1. Preço acessível. O preço, dependendo das dimensões da estrutura, tipos de plástico e quantidade de tubos, varia de 5 a 50 mil rublos.
  2. Design leve. O peso de um produto, mesmo com diâmetro superior a um metro, não ultrapassa 100 kg.
  3. Alta resistência à compressão. As paredes da estrutura são capazes de suportar altas pressões criadas tanto interna quanto externamente.
  4. Fácil de transportar e instalar. A instalação da estrutura pode ser concluída sem o envolvimento de mão de obra adicional e o uso de mecanização em pequena escala.
  5. Baixa condutividade térmica. As formações poliméricas são resistentes a altas temperaturas. A parte da bandeja da estrutura também é caracterizada por maior resistência ao desgaste. A única exceção é o assoreamento e o crescimento excessivo de elementos.
  6. Resistência à corrosão e ao gelo. Um poço de plástico ou revestimento de polímero fabricado de acordo com as normas pode suportar até -60°C sem perda de qualidades práticas.

Com o uso adequado, os produtos poliméricos podem durar mais de meio século.

Polímero corrugado bem
Muitos proprietários de casas de campo valorizam os modelos de plástico pela facilidade de instalação, facilidade de manutenção e custo razoável.

Não faz muito tempo, os produtos feitos de cloreto de polivinila não eram considerados suficientemente fortes e resistentes ao gelo em comparação com estruturas de concreto. Mas as composições modernas resistem facilmente a geadas até -70°C, pelo que podem ser utilizadas em qualquer zona climática.

A única desvantagem das estruturas plásticas é que, embora possuam paredes espessas e nervuras de reforço adicionais, sua instalação deve ser realizada com extremo cuidado, pois existe o risco de deformação do recipiente.

Além disso, na maioria dos casos eles podem ser reparados. Qualquer lasca ou rachadura na parede acarretará no descarte do produto. Por esse motivo, é extremamente importante escolher apenas produtos duráveis ​​e de alta qualidade.

Tipos de poços de esgoto

De acordo com sua finalidade, os poços de esgoto poliméricos são divididos em três tipos: inspeção, absorção e captação de água.

Visualizando modelos com kinets

Os modelos de inspeção são montados em seções potencialmente perigosas da tubulação. Sua principal finalidade é fornecer acesso para monitoramento do estado do sistema, colocação de equipamentos especiais e necessidade de manutenção da estrutura. Nem um único gasoduto de esgoto pode viver sem eles.

Devem ser instalados nos seguintes locais:

  • virando a rodovia;
  • conexões de ramificação;
  • alterando a inclinação e o diâmetro dos tubos.

Um poço de inspeção pode combinar até três ou quatro fluxos de tráfego.

Diagrama dos principais elementos da estrutura
O elemento principal do poço de inspeção é um pequeno poço, cuja parte superior é equipada com uma escotilha e a parte inferior é equipada com uma bandeja com ranhuras especiais (+)

Na instalação de rede de esgoto, os poços de inspeção plástica são colocados distantes uns dos outros, regulamentados por documentação normativa. Quanto maiores forem os diâmetros das estruturas hidráulicas instaladas, maior será a distância normativamente permitida entre elas.

Informações adicionais sobre diferentes tipos de poços de inspeção de esgoto são apresentadas em Este artigo.

Estruturas de drenagem de absorção

Estruturas deste tipo são instaladas onde não é possível escoar facilmente as águas residuais. São eixos cilíndricos de plástico com dois metros de profundidade e um metro e meio de diâmetro.

Ao contrário dos poços de inspeção, os modelos do tipo absorção não requerem a instalação de chuveiros. Em vez disso, o fundo dos tanques é dotado de malha ou forrado com materiais com efeito drenante: cascalho, brita ou tijolo britado.

O mesmo material também é utilizado como revestimento das paredes externas do poço.

Construção de um tanque de absorção
As águas residuais, que entram no tanque de absorção, são filtradas através de uma camada de drenagem revestida no fundo e, de forma purificada, escoam gradativamente para o solo

A altura mínima para inserção de tubos de drenagem nas paredes de um poço de plástico é de 40 cm. Graças a esta solução, o fundo do tanque, além de sua função principal, funciona como um coletor de areia, que captura partículas de areia sedimentadas e outras inclusões presente na água.

Um poço de drenagem simples pode ser construído com suas próprias mãos, mais detalhes no artigo - Como fazer um poço de drenagem com as próprias mãos e conectar tubos a ele

Tanques de armazenamento de recebimento de água

A principal função dos poços de captação de água é acumular águas residuais até que sejam bombeadas, retiradas e transferidas para estações de tratamento. A opção “destino final” depende do grau de contaminação da água.

Como os tanques de armazenamento são projetados para conter toneladas de líquido, eles têm um tamanho bastante impressionante.

Dimensões e dimensões de recipientes acabados
Os parâmetros dimensionais da estrutura plástica são determinados pela produtividade diária da rede de esgoto e pelo volume de água que entra

Os tanques plásticos que recebem água têm paredes e fundo completamente vedados.Um dos pré-requisitos para a instalação de poços de captação de água é que a tampa esteja vedada.

Isso é necessário para evitar o transbordamento do esgoto após fortes chuvas.

Critérios para escolher sabiamente

O preço dos poços de polímero consiste em três parâmetros principais:

  1. Qualidade do material e espessura da parede.
  2. Dimensões da estrutura (diâmetro interno e altura).
  3. Número de tubos.

À venda encontram-se modelos monolíticos e pré-fabricados. O preço dos produtos monolíticos é uma ordem de grandeza inferior ao dos produtos pré-fabricados.

Poços com corpo monolítico são utilizados nos casos em que é necessário garantir alta resistência à compressão das paredes da estrutura.

Tanques com corpo monolítico
O corpo monolítico do poço de plástico é altamente durável e vedado, mas não pode ser expandido para aumentar a produtividade da estrutura

Devido ao volume interno estático da estrutura, ao escolher poços com corpo monolítico, é importante avaliar corretamente o volume de água que nele fluirá.

Observe que existem modelos em que os tubos de entrada já estão embutidos. Mas também existem opções em que você mesmo precisa inserir os tubos de entrada e saída.

Estruturas pré-fabricadas permitem criar poços de qualquer altura. São constituídos por componentes, cada um dos quais equipado com um O-ring que garante a estanqueidade da estrutura.

Estruturas pré-fabricadas
A flexibilidade e estanqueidade da estrutura dependem do número de peças: quanto mais elementos estruturais, maior será a flexibilidade, mas também maior será a probabilidade de fugas.

Ao adquirir um poço plástico para drenagem de resíduos técnicos, preste atenção ao tipo de material utilizado.Deve ser resistente a ambientes agressivos, pois durante o funcionamento estará exposto aos solventes orgânicos nele presentes.

Os modelos feitos de cloreto de polivinila são famosos por sua não inflamabilidade e alta resistência a produtos químicos. Se você precisa de alta estanqueidade e resistência às mudanças de temperatura, deve escolher modelos feitos de polietileno. Eles compensam perfeitamente a pressão do solo na estação fria.

Uso de produtos poliméricos em todas as estações
Mesmo que a água na cavidade dos tanques de cloreto de polivinila congele, eles não violam sua integridade e, após o descongelamento do líquido, retornam à sua forma original

Em solos moles, onde existe grande probabilidade de carregamento nas paredes de uma estrutura hidráulica, recomenda-se a instalação de poços de polipropileno. Eles têm alta resistência ao desgaste e ductilidade. Eles podem ser soldados.

Você não deve tentar reduzir despesas recusando-se a comprar uma kineta. O dano causado a essas “poupanças” é muitas vezes maior do que o benefício financeiro direto.

A ausência de bandeja de águas residuais dificulta a remoção das águas residuais do poço. Na maioria dos casos, isso leva à contaminação frequente do sistema com resíduos grossos, o que resulta em grande resistência ao fluxo de águas residuais e, como resultado, a estrutura se desgasta rapidamente e falha.

Poços de polietileno de dimensões padrão podem ser adquiridos em lojas de ferragens. Um eixo com dimensões especificadas também pode ser encomendado de acordo com um projeto individual.

Regras básicas de instalação

A tecnologia de instalação de poços de polímero não difere muito do processo de instalação de estruturas de esgoto semelhantes feitas de outros materiais.

O trabalho é realizado em várias etapas:

  1. Cavando um buraco. Depois de medir as dimensões da estrutura a ser instalada, cave um buraco com 10-20 cm de largura.
  2. Preparando a base. Na construção de uma estrutura de armazenamento, o fundo da cava é forrado com uma camada de seixos de 20 centímetros e depois cimentado. Para a construção de uma estrutura de drenagem, o fundo é concretado apenas em todo o perímetro, e o interior é forrado com uma camada de cascalho ou brita de 40 centímetros.
  3. Bem instalação. Usando tripé, cordas e cabos, o contêiner é baixado até o fundo do poço. Para evitar deslocamentos e aumentar a confiabilidade da fixação, ele é fixado em uma determinada posição com correntes ou cintos metálicos.
  4. Conectando canos de esgoto. Para vedar as conexões e dar-lhes resistência ao conectar as saídas dos tubos, são utilizados colares de vedação.
  5. Execute o preenchimento. Antes do enchimento, se o recipiente não estiver protegido por nada externo, para evitar deformações devido a mudanças de pressão, recomenda-se encher o tanque com água.
  6. Instalação de escotilha. Primeiramente é instalado um anel de suporte, no qual existem furos tecnológicos, e a seguir a tampa é colocada no anel para que fique alinhada com as ranhuras correspondentes.

O suporte de informações durante o trabalho deve ser o SNiP atual para trabalhar em instalação de sistemas de esgoto.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

A tecnologia de instalação passo a passo é claramente apresentada no vídeo:

Tecnologia para criação de poços de esgoto de plástico:

A utilização de poços plásticos para construção de esgoto facilita e reduz significativamente o custo da obra. Esta é uma alternativa válida às estruturas convencionais de concreto armado. Os elementos resistentes ao calor, selados e fáceis de instalar são fáceis de montar, rápidos de instalar e praticamente não requerem manutenção.

Você está procurando um modelo de poço de esgoto adequado? Ou você tem experiência no uso de tais instalações? Deixe comentários sobre o artigo, faça perguntas e compartilhe suas habilidades de instalação de poços.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica