Rodapé quente: o que são radiadores de aquecimento de rodapé e como instalá-los corretamente
Uma tecnologia de aquecimento invulgar, fundamentalmente diferente dos sistemas habituais com radiadores sob as janelas, chegou-nos recentemente de países europeus, embora aí seja utilizada há mais de vinte anos. O nome da inovação fala por si - rodapé aconchegante, a demanda por ele é crescente devido às suas vantagens técnicas e design moderno.
Você aprenderá tudo sobre os tipos de aquecimento de rodapé e as características de seu funcionamento lendo o artigo que propomos. Falaremos sobre as especificidades do projeto e as regras para a construção de todos os tipos de sistemas de aquecimento de rodapé. Aqui você descobrirá onde são usados rodapés de aquecimento e quais modelos são populares entre os consumidores.
O conteúdo do artigo:
O princípio do aquecimento do rodapé
Um aquecedor de rodapé é um dispositivo de aquecimento com 140 mm de altura e 30 mm de espessura, colocado ao longo das paredes acima do chão em torno do perímetro da sala.
Imagine que o grande radiador de aquecimento que todos conhecemos foi reduzido e esticado - o design pode ser descrito de forma simplificada assim mesmo.
Os materiais utilizados para a produção são os mais condutores de calor e, portanto, caros - alumínio, cobre, latão.Externamente, o termoplinto é uma caixa de alumínio, no seu interior é colocado um elemento de aquecimento - dois tubos de cobre com placas (lamelas) de latão, cobre ou alumínio amarradas neles.
Dependendo do refrigerante, os rodapés quentes líquidos e elétricos são diferenciados:
- em líquidos líquidos circula água ou anticongelante, há 0,34 litros de líquido por 1 metro linear, a faixa de temperatura é de 50 a 85 °C, a temperatura é ajustada manualmente no coletor ou automaticamente;
- nos eléctricos, os elementos de aquecimento são ligados em paralelo e o seu funcionamento é regulado por um termóstato com sensor de temperatura incorporado que determina o grau de aquecimento do ar da divisão.
Os módulos de aquecimento cabem em uma placa traseira de alumínio montada na parede diretamente acima do chão. Do lado de fora, a estrutura é coberta por uma placa frontal, também em alumínio.
O refrigerante é fornecido pelo coletor de distribuição. O coletor de distribuição está equipado com medidores de vazão, torneiras (drenagem, fechamento), respiradouros automáticos, termômetros, manômetros - tudo isso é necessário para controlar e ajustar o sistema de aquecimento. O aquecimento seguro da superfície do rodapé é de 40°C, o máximo é de 80°C, o ar na sala aquece até 20-24°C.
Existem slots nas partes inferior e superior. O fluxo de ar frio entra na carcaça por baixo, aquece ali, passando entre as placas quentes, e sai novamente, mas pela fenda superior.
Os fabricantes de equipamentos de aquecimento de rodapé afirmam a transferência de calor dentro de 200 W por 1 metro de comprimento, mas para atingir esse valor em um sistema líquido, a temperatura do refrigerante deve ser elevada para 65 ºС, e tal aquecimento do painel frontal não pode ser chamado de seguro .
Leia o material: Como substituir o rodapé.
Características de aquecimento de rodapé
Desde a sua invenção até aos dias de hoje, o aquecimento foi dividido em dois tipos - convecção e painel radiante. No primeiro caso, o ar é primeiro aquecido a partir da superfície quente do dispositivo de aquecimento (bateria do radiador, convector), após o que circula na sala e aquece gradualmente.
No segundo caso, os objetos da sala são inicialmente aquecidos, e o ar deles é aquecido por radiação infravermelha útil, que não seca o ar nem remove o oxigênio dele, e esse processo é secundário.
Entre os exemplos antigos estão os fogões nas casas de aldeia, os fogões de cerâmica nas mansões antigas, numa interpretação moderna - pisos aquecidos, mas e o aquecimento de rodapé e a que tipo de aquecimento pertence?
Voltemos novamente à opinião dos fabricantes. Eles afirmam por unanimidade que o calor irradiado ao longo do perímetro sobe do chão ao teto ao longo das paredes, aquece-as uniformemente e cria uma espécie de cortina contra o frio que penetra de fora. Depois de aquecidos o suficiente, eles próprios começam a liberar calor.
Na verdade, a temperatura das paredes em diferentes alturas oscila entre 26-30 ºС e, para que o calor seja transferido delas, a superfície deve ser aquecida com muito mais força.Portanto, falar sobre o cobiçado calor infravermelho que emana das paredes não é tanto verdade, mas uma jogada de marketing.
É mais correto dizer que os rodapés térmicos também são convetores com alta temperatura superficial. Acontece que a sala é aquecida de forma mais uniforme pelas correntes de ar quente, que emanam diretamente para a sala e sobem pelas paredes. Paredes aquecidas são uma garantia de que você não encontrará umidade ou mofo em nenhum lugar delas.
Também é justo notar que à medida que você sobe, a quantidade de calor diminui, e isso é bom. Distribui-se uniformemente pela divisão nas zonas inferior e média, atingindo em menor medida o tecto. Para as pessoas, esse microclima é considerado o mais confortável - elas não congelam nem sentem frio, mas ao mesmo tempo respiram ar fresco e fresco.
Objetivamente sobre todas as vantagens e desvantagens
O fluxo de calor ascendente, de acordo com a lei física de Coanda, é pressionado contra a parede. Sem se misturar com o resto do ar da sala, aquece a superfície vertical. A uma altura de até um metro e meio, a temperatura da parede é vários graus mais alta do que a da sala, o que cria conforto térmico para as pessoas que nela se encontram.
Durante a estação de aquecimento, o sistema de aquecimento é usado de 6 a 8 horas todos os dias. Multiplicando a potência total pelo número de horas trabalhadas por mês, obtemos o indicador mensal de consumo de energia.
Os aquecedores de rodapé realmente economizam recursos energéticos devido à baixa temperatura do refrigerante?
A resposta seria este exemplo:
- Área da sala - 3,5m x 5m (17,5 m²), perímetro - 17 m (menos a porta - 16 m).
- Volume da sala com pé-direito de 2,7 m: 17,5 * 2,7 = 47,25 metros cúbicos. metros
- A temperatura externa no inverno é em média de -10 ºC.
- Para manter +20-22ºC numa sala com isolamento térmico normal, são necessários 1,5 kW/hora. O aquecimento funcionará 7 horas por dia.
Levando em consideração 200 W por 1 metro de comprimento ao aquecer o refrigerante a 65 ºС (veja acima), obtemos 200 W * 16 m = 3200 W ou 3,2 kW. Como esta vazão é duas vezes maior (3,2 kW/1,5 kW = 2,1), é possível reduzir a temperatura do líquido refrigerante na mesma proporção: 65 ºС / 2,1 = 31 ºС.
Vamos calcular o consumo mensal de eletricidade: 1,5 kW/hora * 7 horas. * 30 dias = 315 kW. Resultados mais confiáveis são obtidos por cálculos detalhados de engenharia térmica baseados em dados iniciais completos do objeto.
Se compararmos a eficiência de pisos e rodapés aquecidos, podemos argumentar, pelo menos porque os convetores do piso aquecem imediatamente o ar, e parte do ar quente do rodapé é absorvido pela parede externa, que é constantemente alimentado pelo frio lá fora.
O calor gasto no aquecimento constante das paredes externas frias é uma espécie de perda. A secura, a falta de mofo e a umidade são uma compensação para isso? Também há debate sobre esta questão: uns dizem que sim, outros apontam que a humidade da sala é regulada fornecimento e ventilação de exaustão, não aquecendo.
Quanto à aparência, as caixas de rodapé que cobrem o aquecimento ficam realmente lindas no interior, mas quando há móveis de gabinete na sala surgem problemas - não é possível contorná-los pela frente, e atrás dele o ar quente faz não ter liberdade de movimento.
E quanto à ausência absoluta de poeira no ar, vale a pena objetar - talvez seja menor do que na circulação de ar nos sistemas de aquecimento tradicionais, mas existe, pois a convecção está presente.
De uma forma geral, podemos concluir que os radiadores de aquecimento de rodapé já têm compradores e com o tempo o seu número aumentará. O fator limitante é o custo excessivamente elevado dos equipamentos, que se explica pela utilização de cobre, latão, alumínio na produção, ou seja, materiais caros.
E a instalação, se encomendada a profissionais, não é barata. O roteamento dos rodapés é o mais complexo de todos os circuitos de aquecimento de água disponíveis, mas também existem muitas nuances na montagem dos rodapés elétricos.
Instalação de rodapé quente
Para a instalação você precisará de ferramentas: chaves ajustáveis em conjunto, uma furadeira com função de impacto (ou furadeira), um martelo, alicate, alicate, tesoura (para cortar plástico). Um sistema de aquecimento de rodapé pode ser instalado rapidamente se os pontos de conexão forem preparados com antecedência.
Antes mesmo de adquirir o equipamento necessário, é preciso planejar, que potência os elementos de aquecimento precisam? e como colocá-los ao redor do perímetro da sala.
Montagem de sistema de aquecimento de água
Estágio 1. Medimos a distância do ponto onde estará localizado coletor de distribuição, para a localização do pedestal. Cortamos dois pedaços de tubo de proteção e dois com folga de 20 cm para o tubo de conexão. Inserimos o conector no protetor e selamos as pontas com fita adesiva para protegê-lo da sujeira.
Etapa 2. Puxamos os tubos ao longo do chão sem tensão para que, se forem necessárias extensões, um ou mais possam ser colocados nas proximidades. Fixamos com fitas de montagem, cobrimos com uma solução protetora, protegendo-o de danos, e colocamos no lugar certo na parede 6 cm acima do chão e 10-15 cm da borda da parede ou canto, fixamos com cimento.
Etapa 3. Após a colocação do piso acabado, continuamos o trabalho. Colamos uma tira isolante em todo o comprimento. Esticamos o rebordo de alumínio (também ao longo de todo o comprimento do aquecimento), cobrindo a junção da parede com o chão. Aparafuse ou fixe com fita adesiva ou silicone.
Etapa 4. Colocamos um perfil especial ao longo da linha superior, colocamos suportes a uma distância de 15 cm dos cantos e a cada 40 cm ao longo da parede.
Etapa 5. Para conectar tubos de aquecimento e elementos de aquecimento, utilizamos acoplamentos com porcas, buchas e gaxetas, tubos giratórios de canto de 90º nos cantos, tubos giratórios de extremidade de 180º e plugues nas extremidades. Conectamos as seções térmicas com adaptadores.
Etapa 6. Pressionamos cuidadosamente as seções de aquecimento conectadas nos suportes.Colocamos painéis decorativos (fixamos com parafusos ou encaixes) e elementos decorativos de canto. Conectamos o sistema ao coletor, enchemos com água e testamos na pressão operacional e máxima.
Como todos os sistemas coletores, o rodapé de aquecimento requer Bomba de circulação, estimulando o movimento do refrigerante. Sem bomba, é difícil que a água aquecida circule ao longo de um circuito prolongado. No entanto, a utilização de dispositivos técnicos afecta o custo global do sistema.
O pedestal funcionará se todas as operações tecnológicas forem realizadas sem violações. Se houver vazamento, as conexões problemáticas deverão ser apertadas com uma chave inglesa. O refrigerante é fornecido através do coletor por uma bomba de circulação da caldeira ou de um sistema de aquecimento geral (centralizado).
Montagem do sistema de aquecimento elétrico
Para um rodapé quente no painel elétrico, você precisa fazer um rodapé separado disjuntor. A sua potência é determinada pelo número de módulos de aquecimento.
Estágio 1. Fornecemos energia para a caixa de distribuição, que deve ficar próxima ao local do sistema, a uma altura de 4 a 6 cm do chão.
Etapa 2. Aplique fita isolante na parede.
Etapa 3. Instalamos o perfil de alumínio inferior (rebordo) e o superior, sobre os quais colocamos os suportes à mesma distância da rede de água - 15 cm dos cantos e em incrementos de 40 cm ao longo da parede. Instalamos um termostato remoto.Deve estar localizado a uma altura de cerca de 1,5 m em frente aos módulos do sistema e a uma distância de pelo menos 2 metros deles.
Etapa 4. Inserimos elementos de aquecimento elétrico (elementos de aquecimento) no tubo inferior do módulo de aquecimento, fixamos os módulos nos suportes para que não toquem na parede.
Os contatos elétricos dos elementos de aquecimento possuem uma rosca, duas porcas, um anel de retenção em uma mola e um tubo termorretrátil para isolamento adicional. Os módulos são conectados em paralelo usando um cabo de alimentação resistente ao calor revestido com silicone e resistente ao calor até 180°C.
Etapa 5. Fechamos o sistema com uma caixa plástica por cima.
É preferível confiar a ligação do sistema de aquecimento instalado à alimentação eléctrica a um electricista. Ele verificará a confiabilidade do isolamento com instrumentos de medição, fornecerá eletricidade e ajustará os termostatos.
Design, escopo, preço
Aquecedores finos e elegantes que se harmonizam com a decoração geral permitem implementar as ideias de design mais fora do padrão.
A peculiaridade do sistema de aquecimento de rodapé é que não ocupa nenhum espaço livre da sala e pode ser colocado próximo a móveis, antiguidades, eletrodomésticos e instrumentos musicais.
O material do qual o piso e as paredes são feitos também não importa - não haverá danos ou danos.
Uma paleta de centenas de cores e tonalidades permite escolher o aspecto da caixa ao seu gosto. A textura pode ser uma superfície plana e lisa ou uma imitação de pedra de granito, mármore ou madeira.
Onde quer que seja utilizado aquecimento de rodapé - em estufas e jardins de inverno, piscinas e ginásios, em edifícios de museus, salas de concerto, etc. A construção panorâmica está na moda, mas ao longo da parede, que é de vidro maciço, radiadores regulares você não vai colocar.
O aquecimento tradicional também perde em ambientes com pé direito alto. Não importa o quanto você os aqueça com radiadores, o ar quente ainda subirá para o teto, deixando a zona inferior fria, e com a ajuda de um rodapé térmico a situação pode ser facilmente corrigida.
Quanto ao preço, a compra e instalação de rodapés aquecidos é comparável ao custo pisos aquecidos. Ambos não serão mais baratos do que instalar um sistema de aquecimento clássico com baterias.
Infelizmente, todos os dispositivos com eficiência energética não podem ser chamados de baratos, mas os custos valem a pena. Para não pagar a mais, é necessário completar o sistema com antecedência - cada um de seus elementos tem seu preço. Somente um especialista pode fazer isso corretamente.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Como funciona um rodapé quente:
Vídeo nº 2. Instalação de sistema de aquecimento de rodapé:
Para resumir: um rodapé quente é um tipo de equipamento de aquecimento novo, estético e confiável que merece atenção.
Gostaria de nos contar como montou e instalou o radiador de rodapé? Quer compartilhar suas impressões sobre o uso do aquecimento de rodapé ou fazer uma pergunta? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo.
Vi rodapés assim na casa de um amigo na França. Para ser sincero, o inverno deles não se compara ao nosso, mas ainda parecia frio no apartamento. Eles são realmente terrivelmente econômicos, então provavelmente os ligam duas horas por dia. A propósito, não entendo, é regulado de acordo com a temperatura definida ou você mesmo pode ligar o aquecimento? Na Europa, estão habituados a 20 graus ser a temperatura ideal, mas para mim está muito frio. Mas as vantagens ainda são grandes - para casas de campo, onde ajuda a combater a umidade nas paredes, gostei da ideia nesse aspecto.
Pelo que entendi é possível regular a temperatura, o ajuste é feito como nos radiadores convencionais por meio de termostato. Para fazer isso, você precisa instalar uma válvula de corte e controle na linha de alimentação ou retorno. Isto se houver um rodapé térmico líquido. Com o elétrico, acho que está tudo claro - tem um termostato no qual você pode definir manualmente a temperatura desejada.
Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer aos criadores do sistema de aquecimento “rodapé quente” e informar os leitores sobre a sua elevada eficiência no aquecimento de edifícios no inverno.Afinal, aquela camada quente que se forma entre a parede e o ar da sua sala protege de forma realmente confiável contra o resfriamento e permite que o calor permaneça dentro da sala. Para ser sincero, estou muito feliz por ter sucumbido à persuasão da minha esposa e concordado em instalar este sistema de aquecimento em vez do clássico. Além de fácil de instalar, também é bastante econômico. E isto permite-nos poupar no pagamento do aquecimento da nossa casa.
Funciona bem, aquece. Compramos um apartamento de revenda em Moscou com este rodapé como sistema de aquecimento principal. No começo fui um pouco infiel. O apartamento como um todo ficou perfeito, compramos no verão, e aqui está esse pedestal. Eu nunca o tinha visto em lugar nenhum antes. Portanto, você entende, esperamos a temporada com um rodapé lindo, sem radiadores, mas um pouco no placar.
No final das contas deu tudo certo, a traição foi falsa. O ar no apartamento é realmente fresco, a umidade no inverno está no nível de 47-49 por cento, a julgar pelas medições do medidor de umidade, e de alguma forma nos tornamos mais saudáveis)
Minha experiência é oposta. Primeiro comprei, depois comecei a pesquisar. Não sou fã de escrever resenhas, mas para quem duvida será útil. Eu também duvidaria. Tudo funciona bem)