Qual piso aquecido escolher: qual opção é melhor + avaliação dos fabricantes

As vantagens dos pisos aquecidos são óbvias.Um moderno sistema de piso radiante distribui o calor uniformemente por toda a divisão, aquece rapidamente uma grande área e garante uma temperatura confortável na casa.

Para decidir qual piso aquecido escolher, você precisa conhecer as características e características de todos os tipos deste equipamento e descobrir o que os fabricantes oferecem hoje.

Instalação de sistemas de aquecimento de piso

O sistema de piso aquecido está longe de ser uma invenção moderna. Foi experimentado pela primeira vez pelos visitantes dos antigos banhos romanos e turcos há muitos milhares de anos. A fonte de calor naquela época era o ar aquecido que passava por canais feitos no chão de pedra.

Este sistema foi utilizado até o início do século XX, quando surgiram as primeiras bombas e o ar foi substituído por água aquecida. A partir de meados do século passado, começaram a ser utilizadas estruturas de cabos. Mas os pisos aquecidos tornaram-se mais difundidos há cerca de quinze anos.

Um piso aquecido moderno é um sistema de piso radiante embutido. É uma espécie de bolo de camadas, cujo recheio é um sistema de cabos ou tubos com isolamento térmico, camadas de vapor e impermeabilizantes.

O bolo é colocado principalmente sobre uma base de concreto. Uma camada de nivelamento e um revestimento de piso frontal são instalados no topo da estrutura.

Design de piso quente
Pisos quentes podem ser colocados em qualquer base. Os elementos de aquecimento estão localizados sobre uma camada de isolamento térmico e fixados no topo com uma régua de cimento

Mais frequentemente colocado piso radiante sob ladrilhos cerâmicos em casas de banho, cabinas de duche, cozinhas, onde serve para aquecimento adicional. Também está instalado sob laminado e linóleo, menos frequentemente debaixo do carpete. O equipamento é frequentemente utilizado como único sistema de aquecimento, substituindo os radiadores tradicionais.

Existem dois tipos principais de pisos aquecidos: água e elétrica. No primeiro caso, são utilizadas tubulações de água para aquecimento, por onde circula constantemente água quente. Nos pisos elétricos, a superfície é aquecida por meio de cabo elétrico, filme infravermelho ou hastes de carbono.

Tipos de pisos aquecidos
O diagrama mostra diferentes tipos de pisos aquecidos. Ao escolher um determinado sistema, deve-se proceder a partir dos parâmetros da sala em que será instalado (+)

Em cada sistema você pode encontrar aspectos positivos e negativos. A escolha do projeto depende do local de instalação, das características individuais e do tamanho da sala, do tipo de revestimento do piso, da capacidade financeira dos proprietários e de outros fatores.

Vantagens de um sistema de piso radiante

Pisos quentes são uma alternativa válida sistema de aquecimento do radiador. As principais desvantagens dos radiadores: secar o ar e criar correntes de convecção de ar quente na sala, passando do chão ao teto e vice-versa.

Essa circulação não permite que todo o ambiente aqueça de maneira uniforme, pois o calor vai para o teto e cria-se uma temperatura não totalmente confortável no chão.

Os sistemas de piso modernos são completamente desprovidos dessas desvantagens: eles distribuem o calor uniformemente por toda a sala, com uma diferença mínima de temperatura entre o teto e o piso da sala. Neste caso, o ar mais quente permanece no fundo e o ar mais frio sobe.

A eficiência da transferência de calor depende em grande parte do tipo de revestimento de piso utilizado.Assim, não é recomendada a instalação de pisos aquecidos sob carpetes, principalmente sob carpetes, bem como pisos de madeira natural, que apresentam baixa condutividade térmica.

Diagrama de distribuição de calor
O padrão de distribuição do fluxo de ar quente para radiadores e piso radiante demonstra claramente a eficácia do sistema de piso aquecido

Outra vantagem indiscutível de um sistema de piso radiante é a capacidade de ajustar a temperatura. Pode ser aumentado ou diminuído para os valores desejados apenas girando o botão do termostato.

Isto permite não só criar o ambiente mais confortável na divisão, mas também poupar significativamente o consumo de energia. As vantagens e desvantagens de cada tipo de piso aquecido são apresentadas a seguir.

Características do projeto de água

Um piso aquecido a água é um sistema de tubulação colocado entre o teto e o revestimento do piso. A sala é aquecida por água quente que flui pelos canos. O fluido é fornecido diretamente do sistema de aquecimento central ou de uma caldeira de aquecimento elétrico ou a gás.

Piso aquecido a água
Para a colocação da tubulação são utilizados tubos de polímero, que são conectados ao coletor. Seu layout depende do tamanho e das características individuais da sala.

A eficácia do piso d'água é mais óbvia quando usado em chalés com grande área. Um sistema de água pode reduzir significativamente os custos de energia.

A economia é alcançada devido à baixa temperatura do refrigerante, que não ultrapassa 50 graus. Se for utilizada uma caldeira a gás ou combustível sólido para aquecer água, os custos serão ainda menores.Mas esta está longe de ser a sua única vantagem.

Outras vantagens dos pisos de água incluem:

  • compatível com diversos tipos de revestimentos de piso, exceto madeira;
  • pode ser instalado em áreas muito úmidas;
  • não volátil, pode operar tanto com eletricidade quanto com caldeiras a gás ou combustível sólido.

Os pisos de água são instalados principalmente em residências particulares e muito raramente em edifícios de vários andares. Existe uma explicação simples para isso. Sobre fundo de água é aplicada uma camada muito espessa de argamassa de concreto, que exerce pressão sobre os tetos entre pisos (até 200 kg/1 m2). Como resultado, a carga aumenta significativamente, o que é extremamente perigoso.

Existem também desvantagens no piso radiante a água:

  • complexidade de projeto e alto custo de instalação;
  • difícil ajuste de temperatura quando conectado ao aquecimento central;
  • muito tempo para aquecer o ambiente (até 4 horas).

Além disso, como resultado da operação, os tubos podem ser danificados e vazar. Caso ocorra esse acontecimento desagradável, a água fluirá diretamente para os vizinhos e todo o revestimento do piso deverá ser totalmente desmontado.

Portanto, é proibida a utilização de sistema de água em edifícios de vários andares devido a indicadores técnicos. A sua instalação requer autorização da sociedade gestora.

Características dos sistemas elétricos

Pisos aquecidos elétricos são universais. Podem ser instalados em edifícios privados e de vários andares sem qualquer aprovação. Sua instalação é simples e muito mais rápida que as de água. Pisos elétricos fácil de ajustar, você pode definir a temperatura necessária com precisão de um grau.

Tipos de pisos elétricos
Os principais tipos de modernos sistemas elétricos de piso radiante com vários tipos de elementos de aquecimento apresentados no mercado russo (+)

Existem dois tipos de piso radiante que requerem eletricidade para funcionar. Estes são convecção e infravermelho. A principal diferença reside no princípio do aquecimento. No primeiro, o elemento de aquecimento é um cabo de aquecimento, que é produzido em bobinas ou em termofixos.

Embora os pisos infravermelhos pertençam a sistemas elétricos, eles representam um grupo separado. Os elementos de aquecimento neles são filmes térmicos ou hastes especiais de carbono.

Piso de cabo elétrico

O piso de cabos quentes foi um dos primeiros a aparecer, mas hoje é tão relevante quanto antes. Possui design simples, baixo custo de materiais e instalação, podendo ser instalado em qualquer ambiente como aquecimento principal ou adicional. A vida útil do sistema chega a vinte anos.

Piso aquecido por cabo
O cabo de aquecimento é colocado entre a base de concreto e o revestimento do piso sobre uma camada de isolamento térmico. Sua principal função é converter energia elétrica em energia térmica, com a qual a superfície é aquecida (+)

No entanto, apesar do custo relativamente baixo de instalação, os sistemas de cabos eléctricos requerem custos financeiros consideráveis ​​para a sua manutenção. O cálculo e a instalação dos cabos requerem cuidados especiais. Cálculos incorretos e instalação descuidada podem causar lesões elétricas, o que é especialmente perigoso em ambientes úmidos.

Também é impossível não notar uma desvantagem como a presença de radiação eletromagnética, que é criada na sala devido ao uso de um cabo de aquecimento.

Um revestimento de piso elétrico mais moderno e aprimorado são os termomatos, que são uma malha de fibra de vidro na qual é fixado um cabo de aquecimento. O custo do material é mais caro que o preço de um cabo de aquecimento em bobina, mas devido ao cálculo preciso da quantidade necessária e à facilidade de instalação, o preço final do piso não é muito superior ao da opção anterior.

Termomatos elétricos
A largura padrão dos tapetes é de 0,5 m, comprimento - de 20 a 24 m. Um rolo é suficiente para cobrir uma área útil de até 12 m2. A potência dos produtos, dependendo do modelo e fabricante, varia de 100 a 200W/m2

Colocar tapetes não é particularmente difícil, mesmo um não profissional pode fazê-lo. Se necessário, a malha pode ser facilmente cortada em pedaços do tamanho desejado e com qualquer formato. As esteiras não requerem a aplicação de uma camada espessa de betonilha e, quando instaladas sob ladrilhos, podem ser colocadas diretamente sob o adesivo para ladrilhos.

Piso aquecido infravermelho

Os sistemas infravermelhos são o tipo mais avançado de piso aquecido.Eles apareceram há relativamente pouco tempo, mas já se tornaram bastante populares. Eles usam tecnologias inovadoras.

Dissipação de calor pisos infravermelhos até 97%, são seguros para humanos e não criam radiação eletromagnética. A falha de todo o sistema é eliminada, uma vez que é utilizada a conexão paralela de blocos.

O princípio de funcionamento de um sistema de piso radiante é o seguinte: uma corrente eléctrica passa pelos elementos de aquecimento incorporados, o que faz com que a radiação infravermelha transmita energia. O piso infravermelho está disponível em dois tipos: filme de aquecimento e hastes de carbono.

Em um piso de filme, o elemento de aquecimento é de carbono ou fibra bimetálica, envolto em duas camadas de filme polimérico, que possui boas propriedades dielétricas. O rolo é colocado pelo método seco sem betonilha; pisos quentes tipo filme são geralmente colocados sob laminado, linóleo e parquet

Piso infravermelho de filme
O piso infravermelho de filme é vendido em rolos com largura de 500, 800 e 1000 mm. O filme pode ser cortado em locais estritamente definidos, indicados por uma linha

O sistema de piso radiante mais avançado é o piso infravermelho com hastes de carbono. O piso da haste possui capacidade de autorregulação, o que evita o superaquecimento do sistema.

Graças a isso, pode ser instalado sob uma grande variedade de revestimentos de piso. Pode ser instalado em ambientes com níveis de umidade muito elevados. O material inovador tem alto custo, mas requer custos mínimos durante a operação.

Piso infravermelho de haste
Os rolos de barras de carbono têm largura padrão de 83 cm, as barras de aquecimento ficam localizadas a uma distância de 9 ou 10 cm umas das outras. O comprimento do rolo não excede 20 m.O produto pode ser cortado entre hastes condutoras

Pontos-chave na escolha de um projeto de aquecimento

Para decidir sobre a escolha do sistema de piso radiante e compreender qual o piso aquecido mais adequado para instalação num determinado caso, é necessário considerar os seguintes fatores:

  1. A área e altura do piso da sala onde será instalada a estrutura.
  2. Para que finalidade deve ser utilizado o sistema de aquecimento de piso: será a única ou adicional fonte de aquecimento.

Para aquecer uma casa de campo, a melhor opção é pisos aquecidos a água. Podem ser instalados tanto na fase de construção como na casa acabada. A complexidade da instalação será compensada por pequenos custos de energia durante a operação do sistema.

Piso aquecido a água na casa
O piso d'água é uma opção econômica para a construção de moradias privadas. Permite-lhe organizar um sistema de aquecimento autónomo eficaz para a sua casa sem utilizar eletricidade.

Porém, aqui é necessário levar em consideração fatores como o clima, os indicadores de temperatura da área e o grau de isolamento térmico da casa. Pisos tipo água quente podem ser usados ​​​​como principal equipamento de aquecimento apenas em edifícios bem isolados. Noutros casos, é melhor utilizá-los como forma adicional de aquecer divisões individuais da casa.

Para instalar aquecimento de piso adicional em um apartamento, é melhor escolher cabo ou filme projeto elétrico. Um piso infravermelho é adequado como a única fonte de calor em qualquer ambiente.

Porém, é preciso levar em consideração que um piso elétrico, principalmente um piso de cabos, consome muita energia elétrica durante o funcionamento, por isso é necessário primeiro calcular o quão lucrativa será sua instalação.

Um parâmetro igualmente importante para determinar o tipo de piso radiante é a situação da própria divisão. Todos os sistemas, exceto o de haste, não suportam superaquecimento.

Móveis e eletrodomésticos pesados ​​​​criam pressão na estrutura e aumentam a temperatura do sistema. Portanto, os pisos aquecidos devem ser instalados em locais livres de objetos pesados.

Piso aquecido elétrico
Ao projetar o piso, é necessário contornar as áreas onde serão colocados os móveis, caso contrário o sistema poderá falhar

Deve-se notar que todas as estruturas de aquecimento de piso afetam, de uma forma ou de outra, a altura dos tetos. Na instalação de pisos de água é necessária a camada mais espessa de betonilha - até 15 cm; o piso de cabos reduz a altura do teto em média 5 cm. Nos pisos de filme infravermelho esse número é minimizado, pois são os únicos colocados sem mesa.

Uma característica como a facilidade de manutenção do sistema é a mesma para todos os pisos aquecidos. Em caso de avaria, todos requerem a desmontagem completa do revestimento do piso. Também não é fácil determinar a localização da área danificada, porque... a mesa não permite o acesso aos elementos do sistema. A exceção são os pisos de filme instalados a seco.

Se focarmos na velocidade do trabalho, os três primeiros serão termomatos, filme infravermelho e pisos de haste. A instalação desses sistemas é concluída em um dia. No entanto, o pavimento só pode ser ligado depois de a betonilha estar completamente seca.

A estrutura elétrica pode ser ligada após sete dias, mas para pisos de vigas os fabricantes estabelecem o limite de 28 dias. Também aqui o melhor desempenho é alcançado pelo piso de filme, que pode ser usado um dia após a instalação.

Além dos indicadores acima, há muitos outros fatores que precisam ser levados em consideração na escolha de um piso aquecido: compatibilidade com o acabamento do piso, local de instalação, custo dos materiais, custo-benefício de uso.

Os melhores fabricantes de equipamentos

Um critério essencial para a escolha de um sistema de piso radiante é o seu fabricante. Decidir qual empresa escolher um piso aquecido não é fácil, uma vez que existem muitos modelos dignos de empresas nacionais e estrangeiras no mercado russo. Vamos conhecer o melhor deles.

A empresa finlandesa Devi é considerada líder reconhecida na produção de pisos aquecidos. Os sistemas de piso elétrico, feitos com qualidade escandinava impecável, também são acessíveis. Estão equipados com termostato com temporizador inteligente, graças ao qual o sistema funciona com economias significativas.

Piso quente Devi
A gama de produtos é representada por duas variedades: cabos de aquecimento e esteiras elétricas, para as quais o fabricante oferece vinte anos de garantia

O fabricante finlandês Ensto produz produtos igualmente confiáveis ​​e de alta qualidade. O piso de cabos elétricos e os termomatos Ensto provaram-se nas condições operacionais mais desfavoráveis. No sortimento da empresa você encontra modelos de diversas faixas de preço, cujo custo depende da potência do equipamento.

Piso quente Ensto
Os pisos quentes de uma empresa finlandesa são adequados para ambientes secos e úmidos, bem como para edifícios sem aquecimento. Podem ser instalados sob azulejos, em locais com mau isolamento térmico e até em pisos de pedra

Os produtos da empresa inglesa Energy são muito populares entre os consumidores russos. A linha de modelos inclui seis modelos de esteiras de aquecimento com cabos de núcleo simples e duplo. O desenvolvimento inovador do fabricante foram os pisos de água, que são um sistema de tubulações com aquecimento elétrico embutido.

Energia de piso quente
Os termomatos energéticos têm potência reduzida, o que permite sua instalação sob ladrilhos e pisos de madeira, além de serem utilizados para aquecimento de solo em estufas

Os pisos quentes produzidos sob a marca Rehau são produzidos com a verdadeira qualidade alemã. A empresa é especializada na produção de pisos de água e esteiras de aquecimento elétrico com cabo de dois núcleos.O fabricante oferece um conjunto completo de equipamentos e consumíveis necessários para a instalação do sistema.

Piso quente Rehau
Os termomatos Rehau são equipados com um cabo durável com trança Kevlar e duplo grau de proteção, o que os torna resistentes a quaisquer mudanças de temperatura e deformações

A lista de fabricantes estrangeiros ficaria incompleta sem citar a sul-coreana Unimat, que tem cativado compradores de todo o mundo com seus termomatos infravermelhos. Juntamente com indicadores de alta qualidade, eficiência e confiabilidade, o piso aquecido desta marca tem um custo acessível e uma longa vida útil.

Piso quente Unimat
O piso infravermelho com hastes de carbono Unimat pode ser instalado em qualquer ambiente, incluindo banheiros, saunas e até mesmo ao ar livre

Entre os fabricantes nacionais de sistemas de piso radiante, destaca-se a fábrica de Sistemas e Tecnologias Especiais, que produz pisos aquecidos sob duas marcas: Teplolux e National Comfort.

Os produtos da empresa são exportados para quarenta países, o que fala por si. Os pisos quentes distinguem-se pela sua fiabilidade, acabamento de alta qualidade e baixo custo.

Piso quente Teplolux
Uma gama incrivelmente ampla de produtos é produzida sob a marca Teplolux: tubulações de dois núcleos, esteiras de aquecimento, pisos de água quente, adequados para uma ampla variedade de condições de operação

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo nº 1. Você pode aprender sobre os recursos de diferentes sistemas de piso elétrico no vídeo a seguir:

Vídeo nº 2. O vídeo explica como instalar um piso d'água:

Vídeo nº 3. Como escolher um piso de filme infravermelho, assista ao vídeo:

Pisos aquecidos ajudam a criar um ambiente confortável na casa, mas somente quando o sistema é selecionado corretamente, os cálculos corretos são feitos e o equipamento é instalado profissionalmente. Portanto, você não deve confiar em seus conhecimentos às vezes superficiais, é melhor consultar um profissional e confiar todo o trabalho a especialistas.

Por favor, escreva comentários, faça perguntas, poste fotos no bloco abaixo. Conte-nos como você escolheu um sistema de piso radiante para sua casa de campo ou chalé. Talvez você tenha informações úteis que gostaria de compartilhar com os visitantes do site e conosco?

Comentários dos visitantes
  1. Nina Ivanovna

    Tem havido um problema de aquecimento em meu apartamento desde que apareceu uma floricultura no térreo. E como eles adoram o frio, a dona de casa recusou-se a aquecer, e agora no meu quarto o termômetro não passa dos 18 graus. Decidi que um piso quente me aliviaria do frio, já que os radiadores comuns não dão conta da sua tarefa. Fiquei atraído pelo sistema de piso infravermelho com hastes de carbono, seria uma opção ideal, mas o autor escreve que não é barato. Esse sistema pode se tornar a única fonte de calor no apartamento? Gostaria de esquecer para sempre as imperfeições do aquecimento central.

  2. Maria

    Estava visitando um amigo e assim que tirei os sapatos a primeira coisa que me impressionou foi o piso quente. É como andar descalço no chão no verão. Mas ainda está quente no apartamento dela, a temperatura oscila entre 26-28 graus, um pouco abafado para mim, mas confortável para minha amiga e sua família.Entendi bem que ela tem piso de cabo elétrico instalado? Eu gostaria de ter um sistema de aquecimento assim em minha casa, mas que não afetasse significativamente a temperatura geral do ambiente.

    • Anton

      Se um amigo mora em um apartamento, então este é um piso aquecido elétrico ou infravermelho. Você os sente imediatamente - quentes e confortáveis ​​sob seus pés. Em qualquer caso, um piso quente aumentará a temperatura do ambiente. Tudo depende da potência de aquecimento que você definir. Muitos sistemas estão conectados a um controlador, no qual você pode definir a potência desejada ou a temperatura na qual o ambiente será aquecido.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica